Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Wikivoyage:Hierarquia geográfica

Fonte: Wikivoyage
Esta página ainda não foi traduzida completamente de outro idioma-- confira a fonte na lista na página da Expedição de tradução. Se puder, complete a tradução ou reescreva a página, eliminando o texto em língua estrangeira que for traduzido. Por favor, não use tradutores automáticos.

As viagens são essencialmente ligadas à geografia. Assim, o Wikivoyage é também baseado na geografia, embora esta seja somente uma das formas de enxergar as viagens (veja Wikivoyage:outras maneiras de ver as viagens para detalhes).

Até o dia em que as viagens extraterrestres se tornem uma possibilidade prática para os não-bilionários, o Wikivoyage deverá tratar das viagens no planeta Terra. Nós adotamos, portanto, uma hierarquia mais ou menos rígida de áreas geográficas do mundo, que será detalhada abaixo. Cada nível da hierarquia merece, por si só, um artigo próprio. Os nomes são, infelizmente, um pouco forçados. Foram escolhidos apenas para facilitar a organização do guia e o acompanhamento dos leitores.

Finalidade

[editar]

Por que usamos uma hierarquia geográfica? A razão de adotar uma hierarquia não é preciosismo sobre detalhes geográficos, mas sim para organizar nosso trabalho. Sobre o que escrevemos artigos no Wikivoyage? Quais são os assuntos de nossas discussões? Que tipo do artigo eu escrevo sobre o assunto X? Quando escolhemos uma hierarquia de unidades geográficas, podemos usá-la para identificar as coisas sobre as quais escreveremos e, portanto, como escrevemos.

Considere, por exemplo, a Catalunha. Ao entender a hierarquia, um contribuinte saberá que a Catalunha é uma região. Isso dito, esse colaborador poderá imaginar que o artigo sobre a Catalunha deve começar com o modelo de artigo de região. O artigo deverá conter os links para as cidades da Catalunha, como Barcelona. Da mesma forma, um link para o artigo da Catalunha deve constar no artigo do país no qual ela está contida, isto é, a Espanha (sim, este é um exemplo politicamente carregado -- muito Catalães consideram sua região como seu próprio país). O autor saberá também o que não inserir -- a informação sobre a moeda utilizada, por exemplo, deverá aparecer no nível acima, o do país, e as listas de restaurantes e hotéis individuais devem aparecer no nível abaixo, nos artigos de cidades.

Tendo uma hierarquia, nós não precisaremos configurar e reconfigurar este tipo de informação para todas as regiões, como a Normandia, o Quebec ou a região sul do Brasil. Decerto, haverá algumas exceções, mas tendo as diretrizes rígidas, chegaremos a uma estrutura que poderá acomodá-las. Estes níveis da hierarquia não estão forjados a fogo, e estão abertos à revisão. Mas faz todo sentido que artigos em um dado nível da hierarquia tenham ligações ao nível abaixo na hierarquia, e que os artigos no mesmo nível de hierarquia sejam semelhantes.

A hierarquia

[editar]

A hierarquia geográfica do Wikivoyage é a seguinte:

A Terra contém:

  • Continentes, que contêm...
  • Seções continentais, que contêm...
  • Países, que contêm...
  • Regiões, que contêm...
  • Cidades, que contêm...
  • Distritos.

Os níveis na hierarquia podem ser ignorados se não fizerem sentido em determinado caso. Por exemplo, a América do Norte contém somente três países -- não precisa ser subdividida em seções continentais. A área de Andorra é de apenas alguns quilômetros quadrados – seria um desperdício escrever sobre as suas diversas regiões.

Continentes

[editar]

Os continentes são seções grandes do globo, como a Ásia, África, America do Norte e a Oceania. Por razões práticas, o Caribe também é descrito separadamente. Não há, de fato, muita informação prática de viagem que possa ser dada no nível continental, mas essa divisão fornece um suporte adequado para o nível seguinte da hierarquia.

Seções continentais

[editar]

Uma seção é uma divisão de um continente em partes que façam sentido para o viajante. Alguns exemplos clássicos são Sudeste Asiático ou Escandinávia. Às vezes as seções podem não fazer sentido, ou podem ser equivalentes às fronteiras nacionais. Por exemplo, é natural dividir América do Norte em Canadá, nos Estados Unidos da América, e no México.

Países

[editar]

Um país é um território de Estado reconhecido, como Djibuti, França, ou Brasil. Os países costumam ser o nível onde informações como a moeda corrente, a língua e a cultura começam a ser descritas.

Veja também: Wikivoyage:Modelo de artigo de país

Regiões

[editar]

Uma região é uma subdivisão de um país, seja climática, cultural, geográfica ou política. As regiões podem coincidir com as divisas subnacionais -- como estados nos EUA, províncias no Canadá, ou departamentos na França -- mas normalmente se encontram acima desse nível. Pode-se dividir o Vietnã, por exempo, em Norte do Vietnã (Hanoi e redondezas), Vietnã central (Danang, Hoi, Nha Trang), Sul do Vietnã (Saigon e proximidades), e o Delta do Mekong.

Não é impossível que as regiões ultrapassem fronteiras nacionais -- os Alpes são um bom exemplo disso -- mas o ideal é ter divisões abaixo do nível de nação. Da mesma forma, os corpos de água geralmente não são considerados regiões, mas algumas exceções podem ser feitas caso-a-caso.

Em países grandes, as regiões podem e devem conter outras regiões, a fim torná-los mas fáceis de compreender. Por exemplo, os Estados Unidos da América têm 50 divisões legais -- mais, se você contar territórios como o Distrito de Columbia ou Guam. São pedaços demais para que as pessoas se localizem de primeira. Os EUA, portanto, são divididos em várias regiões, cada uma delas contendo, por sua vez, um ou mais Estados. Pode ser razoável fazer isto em outros países também, embora (como notado acima) não seja sempre necessário dividir as regiões ao longo dos limites políticos.

Veja também: Wikivoyage:Modelo de artigo de região, Wikivoyage:Corpos de água

Cidades

[editar]

Uma cidade é, na realidade, a unidade geográfica do guia de viagem. É normalmente aonde você chega, aonde você vai ver as atrações, onde você encontra um hotel, onde você come em restaurantes, e de onde você parte quando termina tudo isso. As cidades podem ser cidades literalmente, mas também podem ser áreas metropolitanas maiores, com subúrbios e cidades-satélite. Los Angeles, São Paulo e Paris são exemplos bons deste caso. Se os subúrbios e as cidades-satélite precisam ter seus próprios artigos no Wikivoyage, é questão de escolha -- provavelmente dependerá da quantidade de informação interessante sobre esses lugares.

A maior parte da informação no Wikivoyage é sobre cidades específicas – as informações práticas sobre preços e endereços. Veja Wikivoyage:O que constitui um artigo? para saber como demarcar a linha entre as cidades e atrações nas cidades, bem como tratar de destinos não-urbanos, como os parques nacionais.

Veja também: Wikivoyage:Modelo de artigo de cidade pequena, Wikivoyage:Modelo de artigo de cidade grande, Wikivoyage:Modelo de artigo de metrópole

Distritos

[editar]

Algumas cidades são tão grandes e tão diversas que há informação demais para um único artigo do Wikivoyage. Faz sentido, então, subdividir a cidade em distritos, de modo que a informação prática - listas de hotéis, restaurantes, bares e atrações – possam ter seu destaque. Exemplos de distritos no Rio de Janeiro, por exemplo, seriam Rio de Janeiro/Centro, Rio de Janeiro/Zona Sul e Rio de Janeiro/Zona Norte.

Subdividir uma cidade em distritos é mais uma questão de organização do que do tamanho físico. A cidade de Lubbock, no Texas, é enorme geograficamente, mas não oferece material suficiente para um artigo que justificaria dividí-la em artigos de distrito.

Ver também

[editar]