Mestre em Teologia (PUCPR). Possui licenciatura em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo (2017) e graduação em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2016). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Pastoral e Direitos Humanos, e pesquisa sistema carcerário em perspectiva abolicionista.
Esta monografia analisou, a partir da teologia, o engajamento da PCr-CNBB por um mundo sem cárcer... more Esta monografia analisou, a partir da teologia, o engajamento da PCr-CNBB por um mundo sem cárcere. Apresentou-se um panorama histórico do cárcere como pena destacando o apoio material e ideológico da Igreja ao mito da ressocialização. Igualmente, se olhou para situação carcerária atual e a mudança da prática pastoral católica brasileira no cárcere com o surgimento da PCr-CNBB. Assim, demonstrou-se que a narrativa bíblica desvela um Deus que cria em liberdade e para geração de vida, que não deseja a violência sagrada como expiação do mal e que proclama a misericórdia como meio de superação dos conflitos, conforme a tradição profética da qual Jesus de Nazaré é herdeiro. Diante disso, foi possível criar diálogo com Antônio Torres Queiruga, René Girard e Loïc Wacquant.
A presente monografia trata do conceito da violência sagrada proposto por René Girard em sua obra... more A presente monografia trata do conceito da violência sagrada proposto por René Girard em sua obra A Violência e o Sagrado (1972), a fim de revelar a violência fundadora do Estado democrático de direito, especificamente, da instituição carcerária. Pretende-se apresentar um quadro geral da teoria mimética, localizando a vida e obra de seu autor, e compreender a continuidade entre o sacrifício arcaico, vingança e justiça punitiva, perpetuada no mecanismo do bode expiatório Trata-se, portanto, de fazer ver a lógica sagrada do cárcere no Estado secular, que sacrifica homens e mulheres marginalizados, a fim de manter a harmonia social.
This present study disposes about the concept of the sacred violence proposed by René Girard in his work The Violence and the sacred (1972). In order to reveal the foundation of violence in the democratic State, specifically, in the prison. It is intended to present a general screen of the mimetic theory, locating the life and work of its author, and to understand the continuity between the archaic sacrifice, revenge and punitive justice, perpetuated in the mechanism of the scapegoat. It is, therefore, to see the sacred logic of the prison secular State, which sacrifices marginalized men and women in order to maintain social harmony.
Violência, Sacralidade, Teoria Mimética, Bode Expiatório, Sacrifício, Vingança, Justiça, Cárcere.
Anais do 33º Congresso Internacional da SOTER, 2021
A presente comunicação é parte da pesquisa sobre prisões no âmbito da Teologia Pública, desenvolv... more A presente comunicação é parte da pesquisa sobre prisões no âmbito da Teologia Pública, desenvolvida no PPGT da PUCPR. A partir de Michelle Alexander e Angela Davis, que demonstram a continuidade da escravidão no atual fenômeno de encarceramento em massa, nos EUA, busca-se apresentar como na teologia católica isso pode ser verificado, no contexto brasileiro, sob a chave da humanização. Valendo-se da análise bibliográfica como metodologia, por meio de um procedimento hermenêutico das conclusões de Mariana Massimi, em contraste com iniciativas eclesiásticas de privação de liberdade no século XX. Destaca-se as relações de manutenção do status quo entre Igreja e Estado e o problema do reformismo sob o véu da humanização dos espaços. Conclui-se a necessidade da radicalidade das teologias negras para superação de discursos e práticas reformistas-humanizadoras, a fim de se pensar para além das prisões.
Anais do 32º Congresso Internacional da SOTER, 2019
A realidade carcerária constitui um dos grandes desafios para a humanidade do século XXI. A Igrej... more A realidade carcerária constitui um dos grandes desafios para a humanidade do século XXI. A Igreja, atenta à experiência humana, não é indiferente a esse drama. No Brasil, a Pastoral Carcerária da CNBB (PCr-CNBB) é a presença evangelizadora no cárcere, além de ser uma das principais organizações de Direitos Humanos que lutam pela abolição da privação de liberdade. Nesta comunicação busca-se fazer uma breve reflexão sobre o sistema carcerário, destacando o apoio material e ideológico (teologia) da Igreja à prisão no Brasil. Assim, pretende-se incluir a teologia no debate público sobre as prisões. Para tanto, analisa-se a origem da privação de liberdade como pena, e seu desenvolvimento histórico, a partir das teorias modernas, dando ênfase à experiência brasileira. Demonstra-se a influência católica para consolidação das instituições penais no Brasil, através do fundamento teológico e moral, doação de propriedades e gestão de unidades. E, finalmente, aponta-se um contraponto da práxis da PCr-CNBB, a partir da virada hermenêutica do Vaticano II, enraizado na teologia latino-americana e na defesa intransigente da dignidade da pessoa humana.
REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões
O presente artigo busca investigar as relações entre as prisões e as religiões no Brasil. Com bas... more O presente artigo busca investigar as relações entre as prisões e as religiões no Brasil. Com base em pesquisa bibliográfica e reflexão conceitual, desnaturaliza-se as prisões a partir de um olhar histórico, destacando a colaboração material e ideológica teologia católica para a formação das prisões. Apresenta-se também a atuação de grupos e lideranças religiosas no cárcere através do serviço legal de assistência religiosa, dando atenção à diversidade de abordagens, discursos e práticas das religiões cristãs e de matrizes africanas. E, finalmente, propõe-se um olhar crítico ao encarceramento a partir da superação de teologias justificadoras da violência estatal pelo de noções de liberdade, justiça e vida.
O presente texto é um estudo parcial de um projeto de pesquisa mais amplo sobre o cárcere no camp... more O presente texto é um estudo parcial de um projeto de pesquisa mais amplo sobre o cárcere no campo da Teologia Pública, que busca conciliar teorias e práticas disruptivas para a abolição dos aparelhos punitivos, por meio de análise bibliográfica, entendendo as razões e práticas punitivas ao longo da história e identificando sedimentos teológicos na estrutura prisional. Trata-se, aqui, apenas uma abordagem preliminar de investigação do status quaestionis dos estudos prisionais na área de Ciências da Religião e Teologia. Para tanto, fez-se necessário conhecer a pesquisa sobre prisão no quadro mais amplo das ciências jurídicas e sociais, realçando a importância da obra Surveiller et punir (1975) de Michel Foucault para a academia brasileira. Logo, passamos a focar em nossa área, destacando dissertações e teses recentes, publicações e eventos, tanto no contexto brasileiro como internacional, mapeados pela nossa pesquisa. Assim, foi possível analisar as produções, localizar encontros e d...
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a espiritualidade e o cui-dado dos educadores e... more O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a espiritualidade e o cui-dado dos educadores e das educadoras, principalmente neste período de pandemia da Covid-19, que revelou a fragilidade humana, a desigualdade social e a necessidade do cuidado consigo, com o outro e com a natureza. Para tanto, este texto busca colabo-rar, de forma teórica e prática, com o conhecimento e a vivência da espiritualidade e do cuidado no âmbito escolar. A partir do método ver, julgar e agir, este trabalho contextualiza e demonstra o descuido com a vida; define os termos “espiritualidade” e “cuidado”; e apresenta o cultivo da espiritualidade e do cuidado de quem educa por intermédio de um relato de experiência. Foi empregada como metodologia a pesquisa bibliográfica com um aporte reflexivo e crítico com base no pensamento de Casaldáliga e Vigil (1993), Boff (2013, 2014, 2020), Freire (1993, 2016), Noddings (2003), Mortari (2018), Santos (2020) e Villas Boas (2017). Desse modo, é evidente que não é possível trabalhar tais conceitos separados, visto que estão na constituição humana e vinculados à construção de uma sociedade fundamentada na responsabilidade e no cuidado com o ser humano, com os outros seres vivos e com os não vivos.
Reflexus - Revista Semestral de Teologia e Ciências da Religião, 2020
O presente artigo busca investigar as relações entre as prisões e as religiões no Brasil. Com bas... more O presente artigo busca investigar as relações entre as prisões e as religiões no Brasil. Com base em pesquisa bibliográfica e reflexão conceitual, desnaturaliza-se as prisões a partir de um olhar histórico, destacando a colaboração material e ideológica teologia católica para a formação das prisões. Apresenta-se também a atuação de grupos e lideranças religiosas no cárcere através do serviço legal de assistência religiosa, dando atenção à diversidade de abordagens, discursos e práticas das religiões cristãs e de matrizes africanas. E, finalmente, propõe-se um olhar crítico ao encarceramento a partir da superação de teologias justificadoras da violência estatal pelo de noções de liberdade, justiça e vida.
Resumo: O presente texto é um estudo parcial de um projeto de pesquisa mais amplo sobre o cárcere... more Resumo: O presente texto é um estudo parcial de um projeto de pesquisa mais amplo sobre o cárcere no campo da Teologia Pública, que busca conciliar teorias e práticas disruptivas para a abolição dos aparelhos punitivos, por meio de análise bibliográfica, entendendo as razões e práticas punitivas ao longo da história e identificando sedimentos teológicos na estrutura prisional. Trata-se, aqui, apenas uma abordagem preliminar de investigação do status quaestionis dos estudos prisionais na área de Ciências da Religião e Teologia. Para tanto, fez-se necessário conhecer a pesquisa sobre prisão no quadro mais amplo das ciências jurídicas e sociais, realçando a importância da obra Surveiller et punir (1975) de Michel Foucault para a academia brasileira. Logo, passamos a focar em nossa área, destacando dissertações e teses recentes, publicações e eventos, tanto no contexto brasileiro como internacional, mapeados pela nossa pesquisa. Assim, foi possível analisar as produções, localizar encontros e desencontros e apontar possíveis caminhos para o estudo crítico das prisões desde a tradição libertadora latino-americana como Teologia Pública. Palavras-chave: Estudos prisionais. Ciências da Religião e Teologia. Estado da questão. Teologia Pública. Abstract This text is a partial study of a broader research project on prison in the field of Public Theology, which seeks to reconcile disruptive theories and
Esta monografia analisou, a partir da teologia, o engajamento da PCr-CNBB por um mundo sem cárcer... more Esta monografia analisou, a partir da teologia, o engajamento da PCr-CNBB por um mundo sem cárcere. Apresentou-se um panorama histórico do cárcere como pena destacando o apoio material e ideológico da Igreja ao mito da ressocialização. Igualmente, se olhou para situação carcerária atual e a mudança da prática pastoral católica brasileira no cárcere com o surgimento da PCr-CNBB. Assim, demonstrou-se que a narrativa bíblica desvela um Deus que cria em liberdade e para geração de vida, que não deseja a violência sagrada como expiação do mal e que proclama a misericórdia como meio de superação dos conflitos, conforme a tradição profética da qual Jesus de Nazaré é herdeiro. Diante disso, foi possível criar diálogo com Antônio Torres Queiruga, René Girard e Loïc Wacquant.
A presente monografia trata do conceito da violência sagrada proposto por René Girard em sua obra... more A presente monografia trata do conceito da violência sagrada proposto por René Girard em sua obra A Violência e o Sagrado (1972), a fim de revelar a violência fundadora do Estado democrático de direito, especificamente, da instituição carcerária. Pretende-se apresentar um quadro geral da teoria mimética, localizando a vida e obra de seu autor, e compreender a continuidade entre o sacrifício arcaico, vingança e justiça punitiva, perpetuada no mecanismo do bode expiatório Trata-se, portanto, de fazer ver a lógica sagrada do cárcere no Estado secular, que sacrifica homens e mulheres marginalizados, a fim de manter a harmonia social.
This present study disposes about the concept of the sacred violence proposed by René Girard in his work The Violence and the sacred (1972). In order to reveal the foundation of violence in the democratic State, specifically, in the prison. It is intended to present a general screen of the mimetic theory, locating the life and work of its author, and to understand the continuity between the archaic sacrifice, revenge and punitive justice, perpetuated in the mechanism of the scapegoat. It is, therefore, to see the sacred logic of the prison secular State, which sacrifices marginalized men and women in order to maintain social harmony.
Violência, Sacralidade, Teoria Mimética, Bode Expiatório, Sacrifício, Vingança, Justiça, Cárcere.
Anais do 33º Congresso Internacional da SOTER, 2021
A presente comunicação é parte da pesquisa sobre prisões no âmbito da Teologia Pública, desenvolv... more A presente comunicação é parte da pesquisa sobre prisões no âmbito da Teologia Pública, desenvolvida no PPGT da PUCPR. A partir de Michelle Alexander e Angela Davis, que demonstram a continuidade da escravidão no atual fenômeno de encarceramento em massa, nos EUA, busca-se apresentar como na teologia católica isso pode ser verificado, no contexto brasileiro, sob a chave da humanização. Valendo-se da análise bibliográfica como metodologia, por meio de um procedimento hermenêutico das conclusões de Mariana Massimi, em contraste com iniciativas eclesiásticas de privação de liberdade no século XX. Destaca-se as relações de manutenção do status quo entre Igreja e Estado e o problema do reformismo sob o véu da humanização dos espaços. Conclui-se a necessidade da radicalidade das teologias negras para superação de discursos e práticas reformistas-humanizadoras, a fim de se pensar para além das prisões.
Anais do 32º Congresso Internacional da SOTER, 2019
A realidade carcerária constitui um dos grandes desafios para a humanidade do século XXI. A Igrej... more A realidade carcerária constitui um dos grandes desafios para a humanidade do século XXI. A Igreja, atenta à experiência humana, não é indiferente a esse drama. No Brasil, a Pastoral Carcerária da CNBB (PCr-CNBB) é a presença evangelizadora no cárcere, além de ser uma das principais organizações de Direitos Humanos que lutam pela abolição da privação de liberdade. Nesta comunicação busca-se fazer uma breve reflexão sobre o sistema carcerário, destacando o apoio material e ideológico (teologia) da Igreja à prisão no Brasil. Assim, pretende-se incluir a teologia no debate público sobre as prisões. Para tanto, analisa-se a origem da privação de liberdade como pena, e seu desenvolvimento histórico, a partir das teorias modernas, dando ênfase à experiência brasileira. Demonstra-se a influência católica para consolidação das instituições penais no Brasil, através do fundamento teológico e moral, doação de propriedades e gestão de unidades. E, finalmente, aponta-se um contraponto da práxis da PCr-CNBB, a partir da virada hermenêutica do Vaticano II, enraizado na teologia latino-americana e na defesa intransigente da dignidade da pessoa humana.
REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões
O presente artigo busca investigar as relações entre as prisões e as religiões no Brasil. Com bas... more O presente artigo busca investigar as relações entre as prisões e as religiões no Brasil. Com base em pesquisa bibliográfica e reflexão conceitual, desnaturaliza-se as prisões a partir de um olhar histórico, destacando a colaboração material e ideológica teologia católica para a formação das prisões. Apresenta-se também a atuação de grupos e lideranças religiosas no cárcere através do serviço legal de assistência religiosa, dando atenção à diversidade de abordagens, discursos e práticas das religiões cristãs e de matrizes africanas. E, finalmente, propõe-se um olhar crítico ao encarceramento a partir da superação de teologias justificadoras da violência estatal pelo de noções de liberdade, justiça e vida.
O presente texto é um estudo parcial de um projeto de pesquisa mais amplo sobre o cárcere no camp... more O presente texto é um estudo parcial de um projeto de pesquisa mais amplo sobre o cárcere no campo da Teologia Pública, que busca conciliar teorias e práticas disruptivas para a abolição dos aparelhos punitivos, por meio de análise bibliográfica, entendendo as razões e práticas punitivas ao longo da história e identificando sedimentos teológicos na estrutura prisional. Trata-se, aqui, apenas uma abordagem preliminar de investigação do status quaestionis dos estudos prisionais na área de Ciências da Religião e Teologia. Para tanto, fez-se necessário conhecer a pesquisa sobre prisão no quadro mais amplo das ciências jurídicas e sociais, realçando a importância da obra Surveiller et punir (1975) de Michel Foucault para a academia brasileira. Logo, passamos a focar em nossa área, destacando dissertações e teses recentes, publicações e eventos, tanto no contexto brasileiro como internacional, mapeados pela nossa pesquisa. Assim, foi possível analisar as produções, localizar encontros e d...
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a espiritualidade e o cui-dado dos educadores e... more O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a espiritualidade e o cui-dado dos educadores e das educadoras, principalmente neste período de pandemia da Covid-19, que revelou a fragilidade humana, a desigualdade social e a necessidade do cuidado consigo, com o outro e com a natureza. Para tanto, este texto busca colabo-rar, de forma teórica e prática, com o conhecimento e a vivência da espiritualidade e do cuidado no âmbito escolar. A partir do método ver, julgar e agir, este trabalho contextualiza e demonstra o descuido com a vida; define os termos “espiritualidade” e “cuidado”; e apresenta o cultivo da espiritualidade e do cuidado de quem educa por intermédio de um relato de experiência. Foi empregada como metodologia a pesquisa bibliográfica com um aporte reflexivo e crítico com base no pensamento de Casaldáliga e Vigil (1993), Boff (2013, 2014, 2020), Freire (1993, 2016), Noddings (2003), Mortari (2018), Santos (2020) e Villas Boas (2017). Desse modo, é evidente que não é possível trabalhar tais conceitos separados, visto que estão na constituição humana e vinculados à construção de uma sociedade fundamentada na responsabilidade e no cuidado com o ser humano, com os outros seres vivos e com os não vivos.
Reflexus - Revista Semestral de Teologia e Ciências da Religião, 2020
O presente artigo busca investigar as relações entre as prisões e as religiões no Brasil. Com bas... more O presente artigo busca investigar as relações entre as prisões e as religiões no Brasil. Com base em pesquisa bibliográfica e reflexão conceitual, desnaturaliza-se as prisões a partir de um olhar histórico, destacando a colaboração material e ideológica teologia católica para a formação das prisões. Apresenta-se também a atuação de grupos e lideranças religiosas no cárcere através do serviço legal de assistência religiosa, dando atenção à diversidade de abordagens, discursos e práticas das religiões cristãs e de matrizes africanas. E, finalmente, propõe-se um olhar crítico ao encarceramento a partir da superação de teologias justificadoras da violência estatal pelo de noções de liberdade, justiça e vida.
Resumo: O presente texto é um estudo parcial de um projeto de pesquisa mais amplo sobre o cárcere... more Resumo: O presente texto é um estudo parcial de um projeto de pesquisa mais amplo sobre o cárcere no campo da Teologia Pública, que busca conciliar teorias e práticas disruptivas para a abolição dos aparelhos punitivos, por meio de análise bibliográfica, entendendo as razões e práticas punitivas ao longo da história e identificando sedimentos teológicos na estrutura prisional. Trata-se, aqui, apenas uma abordagem preliminar de investigação do status quaestionis dos estudos prisionais na área de Ciências da Religião e Teologia. Para tanto, fez-se necessário conhecer a pesquisa sobre prisão no quadro mais amplo das ciências jurídicas e sociais, realçando a importância da obra Surveiller et punir (1975) de Michel Foucault para a academia brasileira. Logo, passamos a focar em nossa área, destacando dissertações e teses recentes, publicações e eventos, tanto no contexto brasileiro como internacional, mapeados pela nossa pesquisa. Assim, foi possível analisar as produções, localizar encontros e desencontros e apontar possíveis caminhos para o estudo crítico das prisões desde a tradição libertadora latino-americana como Teologia Pública. Palavras-chave: Estudos prisionais. Ciências da Religião e Teologia. Estado da questão. Teologia Pública. Abstract This text is a partial study of a broader research project on prison in the field of Public Theology, which seeks to reconcile disruptive theories and
Uploads
Drafts by Lucas Duarte
Torres Queiruga, René Girard e Loïc Wacquant.
especificamente, da instituição carcerária. Pretende-se apresentar um
quadro geral da teoria mimética, localizando a vida e obra de seu autor, e compreender a continuidade entre o sacrifício arcaico, vingança e justiça punitiva, perpetuada no mecanismo do bode expiatório Trata-se, portanto, de fazer ver a lógica sagrada do cárcere no Estado secular, que sacrifica homens e mulheres marginalizados, a fim de manter a harmonia social.
This present study disposes about the concept of the sacred violence proposed by René Girard in his work The Violence and the sacred (1972). In order to reveal the foundation of violence in the democratic State, specifically, in the prison. It is intended to present a general screen of
the mimetic theory, locating the life and work of its author, and to understand the continuity between the archaic sacrifice, revenge and punitive justice, perpetuated in the mechanism of the scapegoat. It is, therefore, to see the sacred logic of the prison secular State, which
sacrifices marginalized men and women in order to maintain social harmony.
Violência, Sacralidade, Teoria Mimética, Bode Expiatório, Sacrifício,
Vingança, Justiça, Cárcere.
Talks by Lucas Duarte
principais organizações de Direitos Humanos que lutam pela abolição da privação de liberdade. Nesta comunicação busca-se fazer uma breve reflexão sobre o sistema carcerário, destacando o apoio material e ideológico (teologia) da Igreja à prisão no Brasil. Assim, pretende-se incluir a teologia no debate público sobre as prisões. Para tanto, analisa-se a origem da privação de liberdade como pena, e seu desenvolvimento histórico, a partir das teorias modernas, dando ênfase à experiência brasileira. Demonstra-se a influência católica para consolidação das
instituições penais no Brasil, através do fundamento teológico e moral, doação de propriedades e gestão de unidades. E, finalmente, aponta-se um contraponto da práxis da PCr-CNBB, a partir da virada hermenêutica do Vaticano II, enraizado na teologia latino-americana e na defesa
intransigente da dignidade da pessoa humana.
Papers by Lucas Duarte
Book Reviews by Lucas Duarte
Torres Queiruga, René Girard e Loïc Wacquant.
especificamente, da instituição carcerária. Pretende-se apresentar um
quadro geral da teoria mimética, localizando a vida e obra de seu autor, e compreender a continuidade entre o sacrifício arcaico, vingança e justiça punitiva, perpetuada no mecanismo do bode expiatório Trata-se, portanto, de fazer ver a lógica sagrada do cárcere no Estado secular, que sacrifica homens e mulheres marginalizados, a fim de manter a harmonia social.
This present study disposes about the concept of the sacred violence proposed by René Girard in his work The Violence and the sacred (1972). In order to reveal the foundation of violence in the democratic State, specifically, in the prison. It is intended to present a general screen of
the mimetic theory, locating the life and work of its author, and to understand the continuity between the archaic sacrifice, revenge and punitive justice, perpetuated in the mechanism of the scapegoat. It is, therefore, to see the sacred logic of the prison secular State, which
sacrifices marginalized men and women in order to maintain social harmony.
Violência, Sacralidade, Teoria Mimética, Bode Expiatório, Sacrifício,
Vingança, Justiça, Cárcere.
principais organizações de Direitos Humanos que lutam pela abolição da privação de liberdade. Nesta comunicação busca-se fazer uma breve reflexão sobre o sistema carcerário, destacando o apoio material e ideológico (teologia) da Igreja à prisão no Brasil. Assim, pretende-se incluir a teologia no debate público sobre as prisões. Para tanto, analisa-se a origem da privação de liberdade como pena, e seu desenvolvimento histórico, a partir das teorias modernas, dando ênfase à experiência brasileira. Demonstra-se a influência católica para consolidação das
instituições penais no Brasil, através do fundamento teológico e moral, doação de propriedades e gestão de unidades. E, finalmente, aponta-se um contraponto da práxis da PCr-CNBB, a partir da virada hermenêutica do Vaticano II, enraizado na teologia latino-americana e na defesa
intransigente da dignidade da pessoa humana.