Entre os maiores desafios ético-políticos da historio- grafia no século XXI estão as práticas de ... more Entre os maiores desafios ético-políticos da historio- grafia no século XXI estão as práticas de falsificação e manipu- lação do passado. Este artigo propõe a categoria distorcionismo, assinalando sua particularidade em relação ao revisionismo e negacionismo e oferecendo exemplos de sua aplicabilidade, ten- do a ditadura militar brasileira como campo de análise. Proble- matiza e sugere um remanejamento dos significados atribuídos a esses conceitos, buscando precisar as fronteiras entre opera- ções legítimas e abusivas no exame do passado. Justifica a perti- nência da categoria distorcionismo argumentando que ela per- mite dar maior precisão conceitual na tarefa de caracterizar e historicizar as estratégias retóricas utilizadas para deturpar a história, as quais não se reduzem a operações de negação de eventos e processos históricos consolidados ou de revisão inter- pretativa do passado.
A chegada de Jair Bolsonaro à presidência da república deu ensejo a muitas análises empenhadas em... more A chegada de Jair Bolsonaro à presidência da república deu ensejo a muitas análises empenhadas em compreender a relação do político com o passado da ditadura militar – tema fortemente reivindicado em seus discursos e falas públicas. Neste artigo problematizamos as noções de temporalidade envolvidas nesse retorno ao passado, discutindo as noções de historicismo e de atualismo e situando as falas bolsonaristas sobre a ditadura e, mais precisamente, sobre a repressão política, dentro do leque mais amplo dos discursos públicos dos militares brasileiros sobre a violência do Estado. Nossa tese é a de que Bolsonaro, embora se apresente como herdeiro dos militares que participaram da repressão política, representa uma ruptura radical em relação às estratégias discursivas desse setor. Concluímos que ele rompe um enquadramento discursivo que nega o emprego sistemático da tortura e, ao fazer a defesa explícita da violência como instrumento de poder, retoma a ditadura não como um passado, mas como um projeto inacabado, a ser atualizado no presente.
RESUMO Com base em documentos de agências governamentais, este artigo analisa a política dos EUA ... more RESUMO Com base em documentos de agências governamentais, este artigo analisa a política dos EUA em relação aos golpes militares perpetrados no Brasil (1964), no Chile (1973) e na Argentina (1976) em um período em que o tema dos direitos humanos emergia na esfera pública, desafiando a lógica de contrainsurgência da Guerra Fria. Argumenta-se que o dilema criado pelo dano à imagem dos EUA devido à associação com regimes autoritários foi encarado com base na avaliação, caso a caso, sobre os riscos que um recuo traria para seus interesses econômicos, políticos e de segurança. Em um processo histórico que levaria posteriormente à eleição de Jimmy Carter, a linguagem dos direitos humanos foi sendo progressivamente incorporada na política externa estadunidense, primeiro a contragosto, em seguida de forma estratégica, em momentos quando se avaliou que nem os negócios nem a segurança estadunidense estavam ameaçados.
Las dictaduras argentinas y brasileña en acción. De la violencia represiva a la búsqueda de consentimiento, 2023
El texto trata de las modalidades de ejercicio de la violencia estatal en las dictaduras de Brasi... more El texto trata de las modalidades de ejercicio de la violencia estatal en las dictaduras de Brasil (1964-1985) y Argentina (1976-1983), atendiendo a una serie de claves explicativas en diversas temporalidades y escalas de observación. Son analizados, en cada caso, los contextos previos a los golpes de Estado, así como la periodización y duración de las dictaduras, en busca de elementos que permitan explicar las características de la violencia estatal. Con respecto a las estrategias represivas implementadas, se focaliza en los procesos de conformación de organismos y dispositivos represivos, en los represores y el perfil de las víctimas en perspectiva comparada, así como en la presencia de conexiones o articulaciones entre las dictaduras.
The arrival of Jair Bolsonaro to the presidency of the republic gave rise to many analyzes commit... more The arrival of Jair Bolsonaro to the presidency of the republic gave rise to many analyzes committed to understanding the relationship between the politician and the past of the military dictatorship - a theme strongly claimed in his public speeches. In this article we think about the notions of temporality involved in this return to the past, discussing the notions of historicism and updatism situating the Bolsonarist speeches about the dictatorship and, more precisely, about political repression, within the broader range of public discourses of the Brazilian military. on state violence. Our thesis is that Bolsonaro, although he presents himself as the heir of the military who participated in the political repression, represents a radical rupture in relation to the discursive strategies of this sector. Our conclusion is that he breaks a discursive framework that denies the systematic use of torture and, by explicitly defending violence as an instrument of power, takes up the dictatorship not as a past, but as an unfinished project, to be updated in the present.
Entrevista com Luc Capdevila. Luc Capdevila é professor na Universidade Rennes 2, na Fran... more Entrevista com Luc Capdevila. Luc Capdevila é professor na Universidade Rennes 2, na França, e membro da Unidade Mista de Pesquisa 6051 Arènes, vinculada ao Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e dedicada à pesquisa interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais. Entre seus eixos de pesquisa, destaca-se a atenção às questões do tempo presente concernentes às dinâmicas sociais, culturais e de gênero de sociedades em guerra, particularmente no mundo ocidental e na América Latina. Temas como violências, identidades, memórias e gênero, perpassam seus trabalhos publicados nos últimos anos. Destaca-se, em sua produção, o livro Femmes, armée et éducation dans la guerre d’Ágerie, lançado em 2017 e Paraguay y sus guerras: Historia, memoria y construcción política, siglos XIX/XX, em 2021.Em novembro de 2019, o professor Luc Capdevila esteve em Florianópolis para a realização de uma série de atividades promovidas pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UniversidadeFederal de Santa Catarina (UFSC). Na mesma ocasião, proferiu a palestra intitulada “Mulheres, exército e educação na guerra da Argélia: objetos e métodos da História do tempo presente (1954/1962 –2019)”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade de Estado de Santa Catarina (UDESC). Após a palestra, concedeu a presente entrevista às professoras Mariana Joffily e Caroline Jaques Cubas. Nesta, fala de sua trajetória e atuação como historiador interessado pelas questões do Tempo Presente e da América Latina, destacando os métodos, conceitos e categorias que conformam, ao longo do tempo, suas práticas de pesquisa, bem como suas colaborações com colegas historiadores e de outras áreas das ciências humanas.
En 2014 el agente represivo de la dictadura militar brasileña Paulo Malhães prestó d... more En 2014 el agente represivo de la dictadura militar brasileña Paulo Malhães prestó declaraciones a las comisiones de verdad nacional y del estado de Río de Janeiro. Partiendo de la hipótesis de que se movió entre la voluntad de exponer sus hechos en el campo de la inteligencia y el temor de romper el pacto de silencio y traicionar a sus colegas, problematizamos el valor de su palabra, describimos su derrotero pro-fesional y analizamos sus declaraciones. Ponemos particular atención en el tema de los centros clan-destinos de tortura y muerte y sus «productos»: la conversión de militantes políticos en infiltrados y la desaparición de aquellos a los que se quería aniqui-lar. Concluimos que a pesar los intentos de manipu-lación, su habla tiene un valor sustancial tanto por las informaciones que aporta para el conocimiento de la represión política como por su valor simbólico en términos de admitir públicamente torturas, ase-sinatos y desapariciones.
Este artigo trata de uma documentação excepcional digitalizada pelo projeto “Abrindo os Arquivo... more Este artigo trata de uma documentação excepcional digitalizada pelo projeto “Abrindo os Arquivos: documentando relações Estados Unidos-Brasil, 1960-1980” (Opening the Archives: Documenting U.S.-Brazil Relations, 1960s-80s): 419 dossiês produzidos por diferentes setores da administração militar e diplomática estadunidense e enviados ao Departamento de Estado, relativos a oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica brasileira, entre o final da década de 1950 e o final da década de 1970. O projeto é uma iniciativa da Universidade de Brown (Estados Unidos), em colaboração com a Universidade de Maringá (Paraná), de digitalizar, indexar e colocar à disposição do público os documentos relativos ao Brasil do período da ditadura militar constantes nos Arquivos de Segurança Nacional e Registros Administrativos (National Security Archives and Records Administration - Nara).
Documenter les violences. Usages publics du passé dans la justice transitionnelle, 2020
Ce chapitre explore les modalités de l’affrontement entre les agents répressifs de la dictature m... more Ce chapitre explore les modalités de l’affrontement entre les agents répressifs de la dictature militaire brésilienne (1964-1985), appelés à témoigner devant la Commission Nationale de la Vérité, et leurs membres. Il interroge aussi la valeur donnée à la parole du personnel répressif dans le cadre institutionnel de la commission. Il s’agit donc non seulement d’analyser les propos des témoins, leurs stratégies rhétoriques et mémorielles, mais aussi l’espace que les membres de la CNV leur ont proposé : quel regard est-il possible de porter publiquement sur des récits du passé si discordants avec la vérité historique que la commission se proposait d’établir?
Nas últimas décadas, em distintos momentos, foi reiterada a interpretação de que a Lei de Anistia... more Nas últimas décadas, em distintos momentos, foi reiterada a interpretação de que a Lei de Anistia, promulgada em 1979, seria o resultado de um pacto social e de que nela está contido o perdão aos repressores. Esse texto discute as razões pelas quais, 40 anos depois, apesar das trajetórias dos países vizinhos, das evoluções da justiça internacional, de três mandatos e meio de governos progressistas e de uma Comissão Nacional da Verdade, a autoanistia imposta pela ditadura militar ainda prevalece. O argumento central é o de que a correlação de forças políticas no Brasil ao longo desse período, no qual os setores liberais funcionaram como uma espécie de fiel da balança, foi um fator determinante a impedir que a sociedade brasileira confrontasse de frente o seu passado.
Este texto trata de la inserción de agentes represivos de la dictadura militar brasileña en la ... more Este texto trata de la inserción de agentes represivos de la dictadura militar brasileña en la contra-insurrección transnacional. Se trata de un primer intento de sistematizar informaciones aisladas y dispersas que reunimos respecto a agentes que estuvieron en el exterior, tomando cursos cuyos contenidos fueron reproducidos en Brasil o, en el sentido inverso, compartiendo su savoir faire colaborando en operaciones de terreno con colegas extranjeros en el mundo transnacional de la Guerra Fría.
O historiador do tempo presente investiga um tempo ao qual pertence, o que torna sua prática inev... more O historiador do tempo presente investiga um tempo ao qual pertence, o que torna sua prática inevitavelmente política e o obriga em certa medida a lidar com as expectativas e interpretações sociais em relação ao passado, bem como aos usos (e abusos) que dele se faz, seja pelos cidadãos comuns, seja por instituições ou pelo Estado. Este capítulo aborda a interface da História do Tempo Presente com outros campos da História: a História Política, que viveu uma renovação importante nas últimas décadas, a História Social, em seu olhar para a agência de setores subalternos, a História Cultural, atenta à diversidade das fontes e a importância desse universo para a compreensão das sociedades e a História Pública, preocupada com o público receptor como dimensão inescapável da atividade do historiador. Mais do que demarcar as singularidades da História do Tempo Presente, pretendemos investigar convergências e intersecções com outros campos da História.
A modernização dos serviços de informações foi uma preocupação importante dos militares brasileir... more A modernização dos serviços de informações foi uma preocupação importante dos militares brasileiros que chegaram ao poder pelo golpe de Estado de abril de 1964. A partir de arquivos de escolas militares e de centros de treinamento, assim como do acompanhamento da carreira de certos agentes, esse texto mostra como constituiu-se no Brasil uma "comunidade de informações" nos anos 1960 e 1970. De início improvisada, a formação de agentes aperfeiçoou-se de forma original, integrando a doutrina francesa, os cursos estadunidenses e o savoir-faire acumulado pelos órgãos repressivos brasileiros.
“Lutar como uma garota para mim agora é um sinônimo de força”: essa é uma das falas que abre ... more “Lutar como uma garota para mim agora é um sinônimo de força”: essa é uma das falas que abre o documentário Lute como uma menina, produzido em 2016 e dirigido por Beatriz Alonso e Flávio Colombini, com imagens de Caio Castor. O filme, construído com cenas registradas pelas diretoras ou cedidas pelas estudantes em um mês e meio de movimento, acompanha 12 escolas ocupadas e as manifestações de rua. Elegemos essa obra, em particular as falas das meninas que participaram do movimento, como uma espécie de janela de acesso a essa experiência de rebelião estudantil. Nosso intuito é discutir três aspectos desse movimento: o protagonismo feminino e seus reflexos nas relações de gênero durante as ocupações, as novas experiências de sociabilidade e de cultura escolar, com destaque a seu caráter pedagógico e, por fim, a despeito da alegada inexperiência das ativistas, a influência de uma tradição revolucionária sobre o movimento secundarista paulista.
‘Exact’ anniversary dates of the 1964 coup—those marking the passage of each decade—have served a... more ‘Exact’ anniversary dates of the 1964 coup—those marking the passage of each decade—have served as moments of spirited public and academic debate about the military dictatorship. This article discusses some of these controversies, particularly concerning the following themes: the nature of the coup, the nature of the regime, the relationship between civil society and the dictatorship, the role of the armed struggle, and the periodization of the dictatorship. The purpose is to historically situate the emergence and development of each of these debates, in addition to discussing their political repercussions. The article analyzes the longevity and endurance of some of these debates, as well as the growth of academic and public interest in the military dictatorship and its legacies.
Nas últimas décadas, diversos documentos provenientes de agências
governamentais estadunidenses t... more Nas últimas décadas, diversos documentos provenientes de agências governamentais estadunidenses têm sido disponibilizados para consulta pública pelo National Security Archive, organização de pesquisa independente, em alguns casos sob demanda de países como a Argentina, o Chile ou o Brasil, com vistas a embasar processos judiciários ou trabalhos de comissões da verdade, relacionados a violações dos direitos humanos pelas ditaduras militares nesses países. Este artigo traz reflexões sobre alguns desafios metodológicos colocados por esses acervos e fontes relativos à integração das múltiplas dimensões temporais, ao papel dos indivíduos e das estruturas, à articulação das esferas nacionais e transnacionais e ao viés aportado por uma documentação produzida por agências governamentais estadunidenses.
Programa del curso del programa de Maestría (UDELAR) DICTADURA BRASILEÑA (1964-1985): TEMAS, MARCOS Y DEBATES, 2018
Panorama de los estudios sobre la dictadura militar brasileña. El curso tiene como propósito of... more Panorama de los estudios sobre la dictadura militar brasileña. El curso tiene como propósito ofrecer una mirada sobre distintos aspectos del período autoritario en Brasil – las izquierdas, la sociedad, la represión, la transición – además de reflexionar sobre como estos aspectos están siendo abordados por la historiografía reciente. Propone una incursión a los principales marcos históricos, los debates historiográficos que han pautado las investigaciones académicas y sus implicaciones políticas en la escena pública. Discute, asimismo, las especificidades de la dictadura brasileña frente a otras del Cono Sur y las particularidades del proceso de transición democrática, contribuyendo para mayor conocimiento de la evolución de la memoria social sobre ese pasado reciente, así como la importancia del tema en la actualidad.
Based on documents from governmental agencies, this paper analyses Us policy regarding the milita... more Based on documents from governmental agencies, this paper analyses Us policy regarding the military coups in Brazil (1964), Chile (1973) and Argentina (1976) in a period when concerns about human rights were rising in the Us public sphere, challenging the Cold War logic of counterinsurgency. We argue that the dilemma created by the damage to the image of the Us due to its association with authoritarian regimes was addressed in terms of a case- -by-case evaluation of the risks a retreat would pose to the economic, political and security interests of the Us. In a historical process that would later lead to Jimmy Carter’s election, the language of human rights was progressively incorporated into Us foreign policy, first unwillingly and then strategically, at moments when neither the businesses nor the security of the Us were threatened.
Más allá de las semejanzas de la violencia ejercida por el Estado durante las dictaduras del Co... more Más allá de las semejanzas de la violencia ejercida por el Estado durante las dictaduras del Cono Sur, basadas en la teoría de guerra antisubversiva francesa y en la Doctrina de Seguridad Nacional, Brasil ha tenido sus rasgos particulares. En este artículo se describe abreviadamente la cronología de la persecución política – pensada sobretodo en términos de detenciones, torturas, asesinatos y desapariciones –y sus características principales, para enseguida presentar en líneas generales los temas contemplados por la historiografía, las obras dedicadas a cada uno de ellos y algunos de los debates historiográficos existentes. Se plantea aquí que una de las cuestiones más complejas y urgentes a investigarse, aún escasa en la bibliografía, son las interrelaciones entre una represión social de largo plazo y la represión política más circunscrita al período dictatorial.
Entre os maiores desafios ético-políticos da historio- grafia no século XXI estão as práticas de ... more Entre os maiores desafios ético-políticos da historio- grafia no século XXI estão as práticas de falsificação e manipu- lação do passado. Este artigo propõe a categoria distorcionismo, assinalando sua particularidade em relação ao revisionismo e negacionismo e oferecendo exemplos de sua aplicabilidade, ten- do a ditadura militar brasileira como campo de análise. Proble- matiza e sugere um remanejamento dos significados atribuídos a esses conceitos, buscando precisar as fronteiras entre opera- ções legítimas e abusivas no exame do passado. Justifica a perti- nência da categoria distorcionismo argumentando que ela per- mite dar maior precisão conceitual na tarefa de caracterizar e historicizar as estratégias retóricas utilizadas para deturpar a história, as quais não se reduzem a operações de negação de eventos e processos históricos consolidados ou de revisão inter- pretativa do passado.
A chegada de Jair Bolsonaro à presidência da república deu ensejo a muitas análises empenhadas em... more A chegada de Jair Bolsonaro à presidência da república deu ensejo a muitas análises empenhadas em compreender a relação do político com o passado da ditadura militar – tema fortemente reivindicado em seus discursos e falas públicas. Neste artigo problematizamos as noções de temporalidade envolvidas nesse retorno ao passado, discutindo as noções de historicismo e de atualismo e situando as falas bolsonaristas sobre a ditadura e, mais precisamente, sobre a repressão política, dentro do leque mais amplo dos discursos públicos dos militares brasileiros sobre a violência do Estado. Nossa tese é a de que Bolsonaro, embora se apresente como herdeiro dos militares que participaram da repressão política, representa uma ruptura radical em relação às estratégias discursivas desse setor. Concluímos que ele rompe um enquadramento discursivo que nega o emprego sistemático da tortura e, ao fazer a defesa explícita da violência como instrumento de poder, retoma a ditadura não como um passado, mas como um projeto inacabado, a ser atualizado no presente.
RESUMO Com base em documentos de agências governamentais, este artigo analisa a política dos EUA ... more RESUMO Com base em documentos de agências governamentais, este artigo analisa a política dos EUA em relação aos golpes militares perpetrados no Brasil (1964), no Chile (1973) e na Argentina (1976) em um período em que o tema dos direitos humanos emergia na esfera pública, desafiando a lógica de contrainsurgência da Guerra Fria. Argumenta-se que o dilema criado pelo dano à imagem dos EUA devido à associação com regimes autoritários foi encarado com base na avaliação, caso a caso, sobre os riscos que um recuo traria para seus interesses econômicos, políticos e de segurança. Em um processo histórico que levaria posteriormente à eleição de Jimmy Carter, a linguagem dos direitos humanos foi sendo progressivamente incorporada na política externa estadunidense, primeiro a contragosto, em seguida de forma estratégica, em momentos quando se avaliou que nem os negócios nem a segurança estadunidense estavam ameaçados.
Las dictaduras argentinas y brasileña en acción. De la violencia represiva a la búsqueda de consentimiento, 2023
El texto trata de las modalidades de ejercicio de la violencia estatal en las dictaduras de Brasi... more El texto trata de las modalidades de ejercicio de la violencia estatal en las dictaduras de Brasil (1964-1985) y Argentina (1976-1983), atendiendo a una serie de claves explicativas en diversas temporalidades y escalas de observación. Son analizados, en cada caso, los contextos previos a los golpes de Estado, así como la periodización y duración de las dictaduras, en busca de elementos que permitan explicar las características de la violencia estatal. Con respecto a las estrategias represivas implementadas, se focaliza en los procesos de conformación de organismos y dispositivos represivos, en los represores y el perfil de las víctimas en perspectiva comparada, así como en la presencia de conexiones o articulaciones entre las dictaduras.
The arrival of Jair Bolsonaro to the presidency of the republic gave rise to many analyzes commit... more The arrival of Jair Bolsonaro to the presidency of the republic gave rise to many analyzes committed to understanding the relationship between the politician and the past of the military dictatorship - a theme strongly claimed in his public speeches. In this article we think about the notions of temporality involved in this return to the past, discussing the notions of historicism and updatism situating the Bolsonarist speeches about the dictatorship and, more precisely, about political repression, within the broader range of public discourses of the Brazilian military. on state violence. Our thesis is that Bolsonaro, although he presents himself as the heir of the military who participated in the political repression, represents a radical rupture in relation to the discursive strategies of this sector. Our conclusion is that he breaks a discursive framework that denies the systematic use of torture and, by explicitly defending violence as an instrument of power, takes up the dictatorship not as a past, but as an unfinished project, to be updated in the present.
Entrevista com Luc Capdevila. Luc Capdevila é professor na Universidade Rennes 2, na Fran... more Entrevista com Luc Capdevila. Luc Capdevila é professor na Universidade Rennes 2, na França, e membro da Unidade Mista de Pesquisa 6051 Arènes, vinculada ao Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e dedicada à pesquisa interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais. Entre seus eixos de pesquisa, destaca-se a atenção às questões do tempo presente concernentes às dinâmicas sociais, culturais e de gênero de sociedades em guerra, particularmente no mundo ocidental e na América Latina. Temas como violências, identidades, memórias e gênero, perpassam seus trabalhos publicados nos últimos anos. Destaca-se, em sua produção, o livro Femmes, armée et éducation dans la guerre d’Ágerie, lançado em 2017 e Paraguay y sus guerras: Historia, memoria y construcción política, siglos XIX/XX, em 2021.Em novembro de 2019, o professor Luc Capdevila esteve em Florianópolis para a realização de uma série de atividades promovidas pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UniversidadeFederal de Santa Catarina (UFSC). Na mesma ocasião, proferiu a palestra intitulada “Mulheres, exército e educação na guerra da Argélia: objetos e métodos da História do tempo presente (1954/1962 –2019)”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade de Estado de Santa Catarina (UDESC). Após a palestra, concedeu a presente entrevista às professoras Mariana Joffily e Caroline Jaques Cubas. Nesta, fala de sua trajetória e atuação como historiador interessado pelas questões do Tempo Presente e da América Latina, destacando os métodos, conceitos e categorias que conformam, ao longo do tempo, suas práticas de pesquisa, bem como suas colaborações com colegas historiadores e de outras áreas das ciências humanas.
En 2014 el agente represivo de la dictadura militar brasileña Paulo Malhães prestó d... more En 2014 el agente represivo de la dictadura militar brasileña Paulo Malhães prestó declaraciones a las comisiones de verdad nacional y del estado de Río de Janeiro. Partiendo de la hipótesis de que se movió entre la voluntad de exponer sus hechos en el campo de la inteligencia y el temor de romper el pacto de silencio y traicionar a sus colegas, problematizamos el valor de su palabra, describimos su derrotero pro-fesional y analizamos sus declaraciones. Ponemos particular atención en el tema de los centros clan-destinos de tortura y muerte y sus «productos»: la conversión de militantes políticos en infiltrados y la desaparición de aquellos a los que se quería aniqui-lar. Concluimos que a pesar los intentos de manipu-lación, su habla tiene un valor sustancial tanto por las informaciones que aporta para el conocimiento de la represión política como por su valor simbólico en términos de admitir públicamente torturas, ase-sinatos y desapariciones.
Este artigo trata de uma documentação excepcional digitalizada pelo projeto “Abrindo os Arquivo... more Este artigo trata de uma documentação excepcional digitalizada pelo projeto “Abrindo os Arquivos: documentando relações Estados Unidos-Brasil, 1960-1980” (Opening the Archives: Documenting U.S.-Brazil Relations, 1960s-80s): 419 dossiês produzidos por diferentes setores da administração militar e diplomática estadunidense e enviados ao Departamento de Estado, relativos a oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica brasileira, entre o final da década de 1950 e o final da década de 1970. O projeto é uma iniciativa da Universidade de Brown (Estados Unidos), em colaboração com a Universidade de Maringá (Paraná), de digitalizar, indexar e colocar à disposição do público os documentos relativos ao Brasil do período da ditadura militar constantes nos Arquivos de Segurança Nacional e Registros Administrativos (National Security Archives and Records Administration - Nara).
Documenter les violences. Usages publics du passé dans la justice transitionnelle, 2020
Ce chapitre explore les modalités de l’affrontement entre les agents répressifs de la dictature m... more Ce chapitre explore les modalités de l’affrontement entre les agents répressifs de la dictature militaire brésilienne (1964-1985), appelés à témoigner devant la Commission Nationale de la Vérité, et leurs membres. Il interroge aussi la valeur donnée à la parole du personnel répressif dans le cadre institutionnel de la commission. Il s’agit donc non seulement d’analyser les propos des témoins, leurs stratégies rhétoriques et mémorielles, mais aussi l’espace que les membres de la CNV leur ont proposé : quel regard est-il possible de porter publiquement sur des récits du passé si discordants avec la vérité historique que la commission se proposait d’établir?
Nas últimas décadas, em distintos momentos, foi reiterada a interpretação de que a Lei de Anistia... more Nas últimas décadas, em distintos momentos, foi reiterada a interpretação de que a Lei de Anistia, promulgada em 1979, seria o resultado de um pacto social e de que nela está contido o perdão aos repressores. Esse texto discute as razões pelas quais, 40 anos depois, apesar das trajetórias dos países vizinhos, das evoluções da justiça internacional, de três mandatos e meio de governos progressistas e de uma Comissão Nacional da Verdade, a autoanistia imposta pela ditadura militar ainda prevalece. O argumento central é o de que a correlação de forças políticas no Brasil ao longo desse período, no qual os setores liberais funcionaram como uma espécie de fiel da balança, foi um fator determinante a impedir que a sociedade brasileira confrontasse de frente o seu passado.
Este texto trata de la inserción de agentes represivos de la dictadura militar brasileña en la ... more Este texto trata de la inserción de agentes represivos de la dictadura militar brasileña en la contra-insurrección transnacional. Se trata de un primer intento de sistematizar informaciones aisladas y dispersas que reunimos respecto a agentes que estuvieron en el exterior, tomando cursos cuyos contenidos fueron reproducidos en Brasil o, en el sentido inverso, compartiendo su savoir faire colaborando en operaciones de terreno con colegas extranjeros en el mundo transnacional de la Guerra Fría.
O historiador do tempo presente investiga um tempo ao qual pertence, o que torna sua prática inev... more O historiador do tempo presente investiga um tempo ao qual pertence, o que torna sua prática inevitavelmente política e o obriga em certa medida a lidar com as expectativas e interpretações sociais em relação ao passado, bem como aos usos (e abusos) que dele se faz, seja pelos cidadãos comuns, seja por instituições ou pelo Estado. Este capítulo aborda a interface da História do Tempo Presente com outros campos da História: a História Política, que viveu uma renovação importante nas últimas décadas, a História Social, em seu olhar para a agência de setores subalternos, a História Cultural, atenta à diversidade das fontes e a importância desse universo para a compreensão das sociedades e a História Pública, preocupada com o público receptor como dimensão inescapável da atividade do historiador. Mais do que demarcar as singularidades da História do Tempo Presente, pretendemos investigar convergências e intersecções com outros campos da História.
A modernização dos serviços de informações foi uma preocupação importante dos militares brasileir... more A modernização dos serviços de informações foi uma preocupação importante dos militares brasileiros que chegaram ao poder pelo golpe de Estado de abril de 1964. A partir de arquivos de escolas militares e de centros de treinamento, assim como do acompanhamento da carreira de certos agentes, esse texto mostra como constituiu-se no Brasil uma "comunidade de informações" nos anos 1960 e 1970. De início improvisada, a formação de agentes aperfeiçoou-se de forma original, integrando a doutrina francesa, os cursos estadunidenses e o savoir-faire acumulado pelos órgãos repressivos brasileiros.
“Lutar como uma garota para mim agora é um sinônimo de força”: essa é uma das falas que abre ... more “Lutar como uma garota para mim agora é um sinônimo de força”: essa é uma das falas que abre o documentário Lute como uma menina, produzido em 2016 e dirigido por Beatriz Alonso e Flávio Colombini, com imagens de Caio Castor. O filme, construído com cenas registradas pelas diretoras ou cedidas pelas estudantes em um mês e meio de movimento, acompanha 12 escolas ocupadas e as manifestações de rua. Elegemos essa obra, em particular as falas das meninas que participaram do movimento, como uma espécie de janela de acesso a essa experiência de rebelião estudantil. Nosso intuito é discutir três aspectos desse movimento: o protagonismo feminino e seus reflexos nas relações de gênero durante as ocupações, as novas experiências de sociabilidade e de cultura escolar, com destaque a seu caráter pedagógico e, por fim, a despeito da alegada inexperiência das ativistas, a influência de uma tradição revolucionária sobre o movimento secundarista paulista.
‘Exact’ anniversary dates of the 1964 coup—those marking the passage of each decade—have served a... more ‘Exact’ anniversary dates of the 1964 coup—those marking the passage of each decade—have served as moments of spirited public and academic debate about the military dictatorship. This article discusses some of these controversies, particularly concerning the following themes: the nature of the coup, the nature of the regime, the relationship between civil society and the dictatorship, the role of the armed struggle, and the periodization of the dictatorship. The purpose is to historically situate the emergence and development of each of these debates, in addition to discussing their political repercussions. The article analyzes the longevity and endurance of some of these debates, as well as the growth of academic and public interest in the military dictatorship and its legacies.
Nas últimas décadas, diversos documentos provenientes de agências
governamentais estadunidenses t... more Nas últimas décadas, diversos documentos provenientes de agências governamentais estadunidenses têm sido disponibilizados para consulta pública pelo National Security Archive, organização de pesquisa independente, em alguns casos sob demanda de países como a Argentina, o Chile ou o Brasil, com vistas a embasar processos judiciários ou trabalhos de comissões da verdade, relacionados a violações dos direitos humanos pelas ditaduras militares nesses países. Este artigo traz reflexões sobre alguns desafios metodológicos colocados por esses acervos e fontes relativos à integração das múltiplas dimensões temporais, ao papel dos indivíduos e das estruturas, à articulação das esferas nacionais e transnacionais e ao viés aportado por uma documentação produzida por agências governamentais estadunidenses.
Programa del curso del programa de Maestría (UDELAR) DICTADURA BRASILEÑA (1964-1985): TEMAS, MARCOS Y DEBATES, 2018
Panorama de los estudios sobre la dictadura militar brasileña. El curso tiene como propósito of... more Panorama de los estudios sobre la dictadura militar brasileña. El curso tiene como propósito ofrecer una mirada sobre distintos aspectos del período autoritario en Brasil – las izquierdas, la sociedad, la represión, la transición – además de reflexionar sobre como estos aspectos están siendo abordados por la historiografía reciente. Propone una incursión a los principales marcos históricos, los debates historiográficos que han pautado las investigaciones académicas y sus implicaciones políticas en la escena pública. Discute, asimismo, las especificidades de la dictadura brasileña frente a otras del Cono Sur y las particularidades del proceso de transición democrática, contribuyendo para mayor conocimiento de la evolución de la memoria social sobre ese pasado reciente, así como la importancia del tema en la actualidad.
Based on documents from governmental agencies, this paper analyses Us policy regarding the milita... more Based on documents from governmental agencies, this paper analyses Us policy regarding the military coups in Brazil (1964), Chile (1973) and Argentina (1976) in a period when concerns about human rights were rising in the Us public sphere, challenging the Cold War logic of counterinsurgency. We argue that the dilemma created by the damage to the image of the Us due to its association with authoritarian regimes was addressed in terms of a case- -by-case evaluation of the risks a retreat would pose to the economic, political and security interests of the Us. In a historical process that would later lead to Jimmy Carter’s election, the language of human rights was progressively incorporated into Us foreign policy, first unwillingly and then strategically, at moments when neither the businesses nor the security of the Us were threatened.
Más allá de las semejanzas de la violencia ejercida por el Estado durante las dictaduras del Co... more Más allá de las semejanzas de la violencia ejercida por el Estado durante las dictaduras del Cono Sur, basadas en la teoría de guerra antisubversiva francesa y en la Doctrina de Seguridad Nacional, Brasil ha tenido sus rasgos particulares. En este artículo se describe abreviadamente la cronología de la persecución política – pensada sobretodo en términos de detenciones, torturas, asesinatos y desapariciones –y sus características principales, para enseguida presentar en líneas generales los temas contemplados por la historiografía, las obras dedicadas a cada uno de ellos y algunos de los debates historiográficos existentes. Se plantea aquí que una de las cuestiones más complejas y urgentes a investigarse, aún escasa en la bibliografía, son las interrelaciones entre una represión social de largo plazo y la represión política más circunscrita al período dictatorial.
Uploads
Papers by Mariana Joffily
governamentais estadunidenses têm sido disponibilizados para consulta pública pelo National Security Archive, organização de pesquisa independente, em alguns casos sob demanda de países como a Argentina, o Chile ou o Brasil, com vistas a embasar processos judiciários ou trabalhos de comissões da verdade, relacionados a violações dos direitos humanos pelas ditaduras militares nesses países. Este artigo traz reflexões sobre alguns desafios metodológicos colocados por esses acervos e fontes relativos à integração das múltiplas dimensões temporais, ao papel dos indivíduos e das estruturas, à articulação das esferas nacionais e transnacionais e ao viés aportado por uma documentação produzida por agências governamentais estadunidenses.
governamentais estadunidenses têm sido disponibilizados para consulta pública pelo National Security Archive, organização de pesquisa independente, em alguns casos sob demanda de países como a Argentina, o Chile ou o Brasil, com vistas a embasar processos judiciários ou trabalhos de comissões da verdade, relacionados a violações dos direitos humanos pelas ditaduras militares nesses países. Este artigo traz reflexões sobre alguns desafios metodológicos colocados por esses acervos e fontes relativos à integração das múltiplas dimensões temporais, ao papel dos indivíduos e das estruturas, à articulação das esferas nacionais e transnacionais e ao viés aportado por uma documentação produzida por agências governamentais estadunidenses.