DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social – Rio de Janeiro – Reflexões na Pandemia, 2020
Este artigo visa fornecer um quadro acerca de um cenário integrado por ações, questões, tensões, ... more Este artigo visa fornecer um quadro acerca de um cenário integrado por ações, questões, tensões, significados e atores na sociedade brasileira que buscam confrontar a atual crise sanitária provocada pela Covid-19. Analiso como essa crise é articulada com a escravidão e o racismo, enfatizando os elementos que integram as reflexões e as ações dos atores envolvidos que ressaltam a reparação. Para a elaboração deste artigo, recorro a material jornalístico e também a uma pesquisa qualitativa, iniciada em 2015, sobre verdade e modos de reparar os efeitos da escravidão, e que neste momento tem continuidade a partir da observação de ações e debates realizados em plataformas digitais. Acompanhar o que ocorre e é veiculado pelas redes digitais tem possibilitado lidar com as práticas, os significados e as construções sociais pertinentes ao cenário pesquisado”
The Valongo Wharf: patrimonialization of places, objects and African cultural
heritage
In this ar... more The Valongo Wharf: patrimonialization of places, objects and African cultural heritage In this article we question different ways (cultural and religious) assigned to the Valongo Wharf, considered the main port of entry of enslaved Africans in Brazil, since it was rediscovered in the excavations and entered the revitalization project of the agenda of the area of the city of Rio de Janeiro. An “Africanism” cultural with specific religious connections, at first, became a symbol of the “African diaspora” without that this emphasis on religious references and then into a work performed by Wonder Porto, recovered in the process ongoing revitalization, and place of tourism promotion. Finally, we discussed how today segments of the black movement and religious leaders seek to maintain the religious character and sacralized Pier, there promoting “Wash Valongo Wharf”. Keywords: urban policies, religion, patrimony, black culture.
Abstract
The purpose of this paper is to analyze the different uses and appropriations that the V... more Abstract The purpose of this paper is to analyze the different uses and appropriations that the Valongo Wharf, ancient area where slaves disembarked in Rio de Janeiro, has been suffering during its transformation into “cultural heritage”. This process started with the wharf’s “rediscovery” in 2011, during the revitalization works in the city’s historic Port Area. We discuss how other voices, other uses of the heritage, and thus other memories are in permanent negotiation with the appropriation of the area by segments of the Black Movement. The paper was based in the material about the revitalization that has been distributed, as well as videographic registration and ethnographic material. Keywords: revitalization, heritage, memory, appropriation, African heritage.
Ao focalizar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cvenb), apoiada pela Ordem dos ... more Ao focalizar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cvenb), apoiada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), abordo sua formação e os instrumentos antirracistas que pautam sua atuação. Ainda apresento a reflexão sobre a inscrição da escravidão no contexto da Comissão da Verdade e como é realizada sua proximidade com outra catástrofe histórica. Reflito como a comissão compreende o multiculturalismo e como isso contribui para confrontar a narrativa oficial acerca da nação, que tem sido questionada por segmentos do Movimento Negro. Utilizo material proveniente de observação direta das atividades da Comissão, material de imprensa, vídeos e documentos produzidos pela Comissão.
Resumo O objetivo deste artigo é analisar as apropriações e os usos que diferentes atores sociais... more Resumo O objetivo deste artigo é analisar as apropriações e os usos que diferentes atores sociais fazem do Cais do Valongo, localizado na região portuária do Rio de Janeiro, revelando como o local condensa diversas representações e significações. Para isso, selecionamos algumas celebrações relacionadas com associações do movimento negro e do movimento afro-religioso. Consideramos que elas enfatizam como esse lugar de memória pode ser visto como um estímulo à constante reflexão acerca do passado escravista brasileiro e do reconhecimento do legado das populações negras, que foram aqui escravizadas, para a construção da identidade nacional. Dito de outra forma, por meio da análise de algumas celebrações que enfatizam a herança africana, nos propomos a discutir como são construídas diferentes narrativas sobre o local, que pode ser visto como um estímulo à constante reflexão acerca do passado e do presente, como lugar de engajamento, de luta contra todos os tipos de desigualdades, contra...
Textos escolhidos de cultura e arte populares, Oct 1, 2007
No campo religioso brasileiro existem multiplas agencias queproduzem cancoes e eventos direcionad... more No campo religioso brasileiro existem multiplas agencias queproduzem cancoes e eventos direcionados aos fieis. No meioevangelico, alguns produtores (artistas e empresarios) igualmenteapresentam bens e servicos religiosos pautados em expressoesmusicais contemporâneas como, por exemplo, o samba,o reggae, o pagode, o hip-hop e drum’n’bass. Eles viabilizamnegociacoes e estabelecem estrategias para a visibilidade demusicalidades subalternas e relacionadas aos povos dadiaspora negra. Os bens e os servicos apresentados aproximariaminstâncias que deveriam estar separadas como o sagrado/popular e o espiritual/terreno. Muito pode ser discutido,porem cabe refletir sobre a nocao de negritude e como elaevidencia a conexao entre o sagrado e o popular e, por fim,como contribui para a constituicao de arranjos musicais
Este artigo veicula uma reflexao sobre a contribuicao da antropologia e de seus conceitos para a ... more Este artigo veicula uma reflexao sobre a contribuicao da antropologia e de seus conceitos para a formacao de professores e de suas praticas pedagogicas. Considerando este objetivo, abordamos como os instrumentos conceituais favorecem ainda a intercessao entre a Antropologia e as Politicas Publicas de Educacao diante da focalizacao da Lei 10.639/03, que coloca a exigencia de incorporar no curriculo escolar da Educacao Basica o ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Isso possibilita a discussao sobre o que tem sido chamado de "intolerância religiosa" e sua ligacao com a vigencia de uma concepcao discriminadora, que define o que e plausivel de respeito ou de desrespeito e ataque.
Resumo: O artigo se dedica a refletir sobre como a rede de cursos Educacao e Cidadania de Afrodes... more Resumo: O artigo se dedica a refletir sobre como a rede de cursos Educacao e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) relaciona seu estudante num contexto de luta em defesa das politicas afirmativas. Para tanto, ela empreende acoes que corroboram experiencia social e politica para os estudantes, que se tornam militantes / ativistas . Utilizamos entrevistas em profundidade, descricao etnografica, analise de materiais audiovisuais e textuais, que evidenciam a concepcao e as interacoes narrativas e espaciais estabelecidas por essa rede de ensino em prol de politicas de acao afirmativa na educacao brasileira.
The Truth Commission (CV), a mechanism created to help manage the political transition from dicta... more The Truth Commission (CV), a mechanism created to help manage the political transition from dictatorship to democracy in Brazil, has been appropriated by lawyers and Black movement organizations in Brazil. This appropriation has allowed them to criticize slavery and question Brazilian society about the long-term effects of forced labor and about the persistence of racism towards Afro-Brazilians. In the present article, I seek to highlight how Black scholars connect personal knowledge and experience to theory for the purpose of reshaping the concept of slavery. I focus on documents and videos related to this scenario, as well as data taken from interviews and the direct observation of the activities I have researched. Slavery is defined as a crime. It thus emerges as a power that is capable of endangering the present and future of Brazilian society. The specialists I analyze here ascribe to a conception of time related to the tension established with the historiography of slavery, as...
Resumo Neste artigo problematizamos diferentes sentidos (culturais e religiosos) atribuídos ao Ca... more Resumo Neste artigo problematizamos diferentes sentidos (culturais e religiosos) atribuídos ao Cais do Valongo, considerado o principal porto de entrada dos africanos escravizados no Brasil, desde que foi redescoberto nas escavações e entrou na pauta do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. De uma “africanidade” cultural com nexos religiosos específicos, em um primeiro momento, transformou-se em símbolo da “diáspora africana”, sem que se desse destaque às referências religiosas e, depois, em uma obra realizada pelo Porto Maravilha, recuperada no processo de revitalização em curso, e lugar de promoção turística. Por último, discutimos como hoje segmentos do movimento negro e lideranças religiosas buscam manter o caráter religioso e sacralizado do Cais, promovendo ali a “Lavagem do Cais do Valongo”.
DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social – Rio de Janeiro – Reflexões na Pandemia, 2020
Este artigo visa fornecer um quadro acerca de um cenário integrado por ações, questões, tensões, ... more Este artigo visa fornecer um quadro acerca de um cenário integrado por ações, questões, tensões, significados e atores na sociedade brasileira que buscam confrontar a atual crise sanitária provocada pela Covid-19. Analiso como essa crise é articulada com a escravidão e o racismo, enfatizando os elementos que integram as reflexões e as ações dos atores envolvidos que ressaltam a reparação. Para a elaboração deste artigo, recorro a material jornalístico e também a uma pesquisa qualitativa, iniciada em 2015, sobre verdade e modos de reparar os efeitos da escravidão, e que neste momento tem continuidade a partir da observação de ações e debates realizados em plataformas digitais. Acompanhar o que ocorre e é veiculado pelas redes digitais tem possibilitado lidar com as práticas, os significados e as construções sociais pertinentes ao cenário pesquisado”
The Valongo Wharf: patrimonialization of places, objects and African cultural
heritage
In this ar... more The Valongo Wharf: patrimonialization of places, objects and African cultural heritage In this article we question different ways (cultural and religious) assigned to the Valongo Wharf, considered the main port of entry of enslaved Africans in Brazil, since it was rediscovered in the excavations and entered the revitalization project of the agenda of the area of the city of Rio de Janeiro. An “Africanism” cultural with specific religious connections, at first, became a symbol of the “African diaspora” without that this emphasis on religious references and then into a work performed by Wonder Porto, recovered in the process ongoing revitalization, and place of tourism promotion. Finally, we discussed how today segments of the black movement and religious leaders seek to maintain the religious character and sacralized Pier, there promoting “Wash Valongo Wharf”. Keywords: urban policies, religion, patrimony, black culture.
Abstract
The purpose of this paper is to analyze the different uses and appropriations that the V... more Abstract The purpose of this paper is to analyze the different uses and appropriations that the Valongo Wharf, ancient area where slaves disembarked in Rio de Janeiro, has been suffering during its transformation into “cultural heritage”. This process started with the wharf’s “rediscovery” in 2011, during the revitalization works in the city’s historic Port Area. We discuss how other voices, other uses of the heritage, and thus other memories are in permanent negotiation with the appropriation of the area by segments of the Black Movement. The paper was based in the material about the revitalization that has been distributed, as well as videographic registration and ethnographic material. Keywords: revitalization, heritage, memory, appropriation, African heritage.
Ao focalizar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cvenb), apoiada pela Ordem dos ... more Ao focalizar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cvenb), apoiada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), abordo sua formação e os instrumentos antirracistas que pautam sua atuação. Ainda apresento a reflexão sobre a inscrição da escravidão no contexto da Comissão da Verdade e como é realizada sua proximidade com outra catástrofe histórica. Reflito como a comissão compreende o multiculturalismo e como isso contribui para confrontar a narrativa oficial acerca da nação, que tem sido questionada por segmentos do Movimento Negro. Utilizo material proveniente de observação direta das atividades da Comissão, material de imprensa, vídeos e documentos produzidos pela Comissão.
Resumo O objetivo deste artigo é analisar as apropriações e os usos que diferentes atores sociais... more Resumo O objetivo deste artigo é analisar as apropriações e os usos que diferentes atores sociais fazem do Cais do Valongo, localizado na região portuária do Rio de Janeiro, revelando como o local condensa diversas representações e significações. Para isso, selecionamos algumas celebrações relacionadas com associações do movimento negro e do movimento afro-religioso. Consideramos que elas enfatizam como esse lugar de memória pode ser visto como um estímulo à constante reflexão acerca do passado escravista brasileiro e do reconhecimento do legado das populações negras, que foram aqui escravizadas, para a construção da identidade nacional. Dito de outra forma, por meio da análise de algumas celebrações que enfatizam a herança africana, nos propomos a discutir como são construídas diferentes narrativas sobre o local, que pode ser visto como um estímulo à constante reflexão acerca do passado e do presente, como lugar de engajamento, de luta contra todos os tipos de desigualdades, contra...
Textos escolhidos de cultura e arte populares, Oct 1, 2007
No campo religioso brasileiro existem multiplas agencias queproduzem cancoes e eventos direcionad... more No campo religioso brasileiro existem multiplas agencias queproduzem cancoes e eventos direcionados aos fieis. No meioevangelico, alguns produtores (artistas e empresarios) igualmenteapresentam bens e servicos religiosos pautados em expressoesmusicais contemporâneas como, por exemplo, o samba,o reggae, o pagode, o hip-hop e drum’n’bass. Eles viabilizamnegociacoes e estabelecem estrategias para a visibilidade demusicalidades subalternas e relacionadas aos povos dadiaspora negra. Os bens e os servicos apresentados aproximariaminstâncias que deveriam estar separadas como o sagrado/popular e o espiritual/terreno. Muito pode ser discutido,porem cabe refletir sobre a nocao de negritude e como elaevidencia a conexao entre o sagrado e o popular e, por fim,como contribui para a constituicao de arranjos musicais
Este artigo veicula uma reflexao sobre a contribuicao da antropologia e de seus conceitos para a ... more Este artigo veicula uma reflexao sobre a contribuicao da antropologia e de seus conceitos para a formacao de professores e de suas praticas pedagogicas. Considerando este objetivo, abordamos como os instrumentos conceituais favorecem ainda a intercessao entre a Antropologia e as Politicas Publicas de Educacao diante da focalizacao da Lei 10.639/03, que coloca a exigencia de incorporar no curriculo escolar da Educacao Basica o ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Isso possibilita a discussao sobre o que tem sido chamado de "intolerância religiosa" e sua ligacao com a vigencia de uma concepcao discriminadora, que define o que e plausivel de respeito ou de desrespeito e ataque.
Resumo: O artigo se dedica a refletir sobre como a rede de cursos Educacao e Cidadania de Afrodes... more Resumo: O artigo se dedica a refletir sobre como a rede de cursos Educacao e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) relaciona seu estudante num contexto de luta em defesa das politicas afirmativas. Para tanto, ela empreende acoes que corroboram experiencia social e politica para os estudantes, que se tornam militantes / ativistas . Utilizamos entrevistas em profundidade, descricao etnografica, analise de materiais audiovisuais e textuais, que evidenciam a concepcao e as interacoes narrativas e espaciais estabelecidas por essa rede de ensino em prol de politicas de acao afirmativa na educacao brasileira.
The Truth Commission (CV), a mechanism created to help manage the political transition from dicta... more The Truth Commission (CV), a mechanism created to help manage the political transition from dictatorship to democracy in Brazil, has been appropriated by lawyers and Black movement organizations in Brazil. This appropriation has allowed them to criticize slavery and question Brazilian society about the long-term effects of forced labor and about the persistence of racism towards Afro-Brazilians. In the present article, I seek to highlight how Black scholars connect personal knowledge and experience to theory for the purpose of reshaping the concept of slavery. I focus on documents and videos related to this scenario, as well as data taken from interviews and the direct observation of the activities I have researched. Slavery is defined as a crime. It thus emerges as a power that is capable of endangering the present and future of Brazilian society. The specialists I analyze here ascribe to a conception of time related to the tension established with the historiography of slavery, as...
Resumo Neste artigo problematizamos diferentes sentidos (culturais e religiosos) atribuídos ao Ca... more Resumo Neste artigo problematizamos diferentes sentidos (culturais e religiosos) atribuídos ao Cais do Valongo, considerado o principal porto de entrada dos africanos escravizados no Brasil, desde que foi redescoberto nas escavações e entrou na pauta do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. De uma “africanidade” cultural com nexos religiosos específicos, em um primeiro momento, transformou-se em símbolo da “diáspora africana”, sem que se desse destaque às referências religiosas e, depois, em uma obra realizada pelo Porto Maravilha, recuperada no processo de revitalização em curso, e lugar de promoção turística. Por último, discutimos como hoje segmentos do movimento negro e lideranças religiosas buscam manter o caráter religioso e sacralizado do Cais, promovendo ali a “Lavagem do Cais do Valongo”.
Trata-se de resenha de livro que busca focalizar criticamente os processos sociais arrolados na c... more Trata-se de resenha de livro que busca focalizar criticamente os processos sociais arrolados na constituição de uma personagem identificada como a víctima. Trata-se de uma figura com registro na vida contemporânea e que expõe na arena pública seu sofrimento.
Com a revitalização urbana na região portuária da cidade do Rio de Janeiro como parte do Projeto ... more Com a revitalização urbana na região portuária da cidade do Rio de Janeiro como parte do Projeto Porto Maravilha, iniciado em 2011, ocorreu a descoberta de sinais de um antigo cemitério de escravizados. Diante disso, organizações do movimento negro passaram a atuar para a preservação do local e também para que houvesse homenagem aos antepassados no espaço público. A partir de pesquisa qualitativa, uso de documentos e vídeos, contemplo como foi tornado corrente o uso de categorias relacionadas à investigação da verdade e promoção de reparação, para discutir a escravidão e o tráfico transatlântico. Além disso, cerimônias religiosas foram realizadas, a fim de reconhecer a energia do lugar e a força dos ancestrais, contribuindo para a composição local do debate acerca das tragédias e dores históricas.
Resumo O objetivo deste artigo é analisar os diferentes usos e apropriações que o Cais do Valongo... more Resumo O objetivo deste artigo é analisar os diferentes usos e apropriações que o Cais do Valongo, antigo local de desembarque de escravos, vem sofrendo no seu processo de patrimonialização, iniciado com a sua "redescoberta" em 2011, durante as obras de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Discutimos ainda como outras vozes, outros usos do patrimônio e, por conseguinte, outras memórias estão em permanente negociação com a apropriação do local por segmentos do Movimento Negro. O artigo resulta da leitura de materiais de divulgação do projeto de revitalização, de registro videográfico e da realização de etnografia.
O artigo busca apresentar novos elementos para discutir a transformação do meio evangélico brasil... more O artigo busca apresentar novos elementos para discutir a transformação do meio evangélico brasileiro. Para tanto, recorre à produção musical, especificamente à black music gospel / "música negra". Esta é baseada em musicalidades contemporâneas como, por exemplo, o hip-hop e o reggae , e efetivada por grupos independentes. Eles são formados por fiéis e não têm vínculos com empresas especializadas. Seus responsáveis apresentam bens e serviços que dialogam com as noções religiosas, principalmente com aquelas relacionadas ao contingente de fiéis afro-descendentes. Suas práticas e concepções caracterizam determinado estilo de participação e de pertencimento. Para a abordagem proposta, aplicam-se algumas noções como "negritude", "Atlântico negro" e "diáspora".
Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, 2007
No campo religioso brasileiro existem múltiplas agências que produzem canções e eventos direciona... more No campo religioso brasileiro existem múltiplas agências que produzem canções e eventos direcionados aos fiéis. No meio evangélico, alguns produtores (artistas e empresários) igual-mente apresentam bens e serviços religiosos pautados em ex-pressões musicais contemporâneas como, por exemplo, o sam-ba, o reggae, o pagode, o hip-hop e drum'n'bass. Eles viabilizam negociações e estabelecem estratégias para a visibilidade de musicalidades subalternas e relacionadas aos povos da diáspora negra. Os bens e os serviços apresentados aproxima-riam instâncias que deveriam estar separadas como o sagra-do/popular e o espiritual/terreno. Muito pode ser discutido, porém cabe refletir sobre a noção de negritude e como ela evidencia a conexão entre o sagrado e o popular e, por fim, como contribui para a constituição de arranjos musicais. Palavras-chave: SAGRADO, POPULAR, CONSUMO, NEGRITUDE, EVANGÉLICOS, BLACK MUSIC
Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, 2007
No campo religioso brasileiro existem múltiplas agências que produzem canções e eventos direciona... more No campo religioso brasileiro existem múltiplas agências que produzem canções e eventos direcionados aos fiéis. No meio evangélico, alguns produtores (artistas e empresários) igual-mente apresentam bens e serviços religiosos pautados em ex-pressões musicais contemporâneas como, por exemplo, o sam-ba, o reggae, o pagode, o hip-hop e drum'n'bass. Eles viabilizam negociações e estabelecem estratégias para a visibilidade de musicalidades subalternas e relacionadas aos povos da diáspora negra. Os bens e os serviços apresentados aproxima-riam instâncias que deveriam estar separadas como o sagra-do/popular e o espiritual/terreno. Muito pode ser discutido, porém cabe refletir sobre a noção de negritude e como ela evidencia a conexão entre o sagrado e o popular e, por fim, como contribui para a constituição de arranjos musicais. Palavras-chave: SAGRADO, POPULAR, CONSUMO, NEGRITUDE, EVANGÉLICOS, BLACK MUSIC
0. Teorías y prácticas emergentes en antropología de la religión, 2008
En los últimos años he investigado la dinámica del campo religioso brasileño, fundamentalmente la... more En los últimos años he investigado la dinámica del campo religioso brasileño, fundamentalmente las producciones musicales y de servicios dirigidos a los evangelistas y a los potenciales conversos. Las formulaciones musicales y artísticas componen la llamada "música gospel", denominación corriente desde la década de 1980. Integrada por expresiones musicales diversas como, por ejemplo, el funk, el rock, el samba y la balada romántica, la "música gospel" se ofrece a través de diversos medios-desde las iglesias, pasando por los eventos religiosos y la red electrónica. La modalidad musical contempla temas como la derrota del mal, la victoria del converso, las transformaciones en la vida del creyente, favoreciendo la actuación entre los diversos segmentos de fieles (Pinheiro, 2006). Considero que las iniciativas musicales permiten la investigación y discusión del campo religioso, en especial del medio evangélico. En este caso, pude observar dos vertientes de la producción de bienes y servicios. Una, constituida por la dimensión institucionalizada y la otra por acciones de fieles-entendidas como iniciativas autónomas, pues, muchas veces, son constituidas y realizadas sin el respaldo de la esfera religiosa formal. Las diferencias y proximidad entre las dos producciones son significativas y ellas permiten visualizar la diversidad que integra los nuevos modos de participación y de expresión. Por ejemplo, algunos consumidores de bienes y servicios, resultantes de acciones autónomas, afirman "ser modernos, no cuadrados" y, por lo tanto, capaces de dialogar con el "mundo" para
Resumo Este trabalho visa focalizar o âmbito de produção da "música negra", realizada por adeptos... more Resumo Este trabalho visa focalizar o âmbito de produção da "música negra", realizada por adeptos e pastores de igrejas evangélicas brasileiras. Estes divulgam ser a "música negra" pautada em expressões musicais que tenham "raiz africana". No citado meio religioso, as práticas culturais e religiosas afro-brasileiras e/ou consideradas ligadas à "África" são vistas negativamente, pois tomadas por poderes maléficos. Entende-se que o âmbito da "música negra" possibilita investigar os referenciais religiosos e étnicos e, assim, refletir sobre a crítica das relações raciais e, também, abordar a reelaboração da identidade entre os evangélicos brasileiros. Palavras-chave Música negra, igrejas evangélicas, identidade, afro-brasileiros Abstract This article focuses on Brazilian musical production, more specifically "black music" as performed by followers and priests of evangelic Brazilian churches. The latter claim that this "black music" is based on musical expressions with 'African' roots. In this religious environment, however, Afro-Brazilian cultural and religious practices are seen negatively because of their supposed connection with "evil powers". This article posits that a focus on "black music" opens up possibilities to investigate into the religious and ethnic references of these religious practitioners as well as the criticism in which racial relations are seen. The analysis of black music also makes it possible to analyze the re-elaborations of self-identity pursued by Brazilian evangelic people.
Congresso Internacional Música e Saberes em Trânsito. 'Música negra': sonoridades e inscrições identitárias entre os evangélicos brasileiros. , 2010
Resumo Este trabalho visa focalizar o âmbito de produção da "música negra", realizada por adeptos... more Resumo Este trabalho visa focalizar o âmbito de produção da "música negra", realizada por adeptos e pastores de igrejas evangélicas brasileiras. Estes divulgam ser a "música negra" pautada em expressões musicais que tenham "raiz africana". No citado meio religioso, as práticas culturais e religiosas afro-brasileiras e/ou consideradas ligadas à "África" são vistas negativamente, pois tomadas por poderes maléficos. Entende-se que o âmbito da "música negra" possibilita investigar os referenciais religiosos e étnicos e, assim, refletir sobre a crítica das relações raciais e, também, abordar a reelaboração da identidade entre os evangélicos brasileiros. Palavras-chave Música negra, igrejas evangélicas, identidade, afro-brasileiros Abstract This article focuses on Brazilian musical production, more specifically "black music" as performed by followers and priests of evangelic Brazilian churches. The latter claim that this "black music" is based on musical expressions with 'African' roots. In this religious environment, however, Afro-Brazilian cultural and religious practices are seen negatively because of their supposed connection with "evil powers". This article posits that a focus on "black music" opens up possibilities to investigate into the religious and ethnic references of these religious practitioners as well as the criticism in which racial relations are seen. The analysis of black music also makes it possible to analyze the re-elaborations of self-identity pursued by Brazilian evangelic people.
DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social – Rio de Janeiro – Reflexões na Pandemia, 2020
Introdução o Brasil, a situação da pandemia de Covid-19 está perto de completar 200 dias. Durante... more Introdução o Brasil, a situação da pandemia de Covid-19 está perto de completar 200 dias. Durante esse período, discussões e ações foram empreendidas, explicitando tensões, conflitos e negociações pelo país. Organizações civis e setores das camadas populares têm debatido sobre os efeitos do vírus, sobretudo as transformações promovidas no cotidiano, nas relações sociais, na educação escolar, no trabalho e na economia do país, que já enfrentava dificuldades, e das cidades. Enquanto alguns enfatizam como empresas têm sido afetadas, sobretudo com a adoção de medidas de distanciamento físico, outros destacam a fragilização das relações de trabalho e as incipientes medidas governamentais para aplacar o avanço da doença, principalmente entre os grupos sociais mais vulneráveis: indígenas e negros. Sobre o impacto da Covid-19 na população negra, maioria no país e muito afetada pela violência e pela precarização da saúde pública, diversos atores têm apontado o adoecimento e a significativa mortalidade nesse grupo, comparado aos brancos, como será visto. Diante disso, vê-se mobilizações de lideranças comunitárias e organizações do movimento negro com a finalidade de explicitar as consequências da doença causada pelo novo coronavírus e, ao mesmo tempo, amenizar seus efeitos em favelas, comunidades negras e bairros populares. Assim, ocorrem debates promovidos ou integrados por esses atores, apontando o passado de escravidão e o racismo como fatores que não podem ser menosprezados. Essas situações evidenciam que o vírus figura como o hóspede indesejado, afetando, de um lado, planejamentos empresariais e estatais e, de outro, o cotidiano e os planos das pessoas, bem como explicitando as desigualdades de cada país e o tratamento dado aos mais vulneráveis (BUTLER, 2020; MBEMBE, 2020; YAÑEZ GONZÁLEZ, 2020). Este artigo visa fornecer um quadro acerca de um cenário integrado por ações, questões, tensões, significados e atores na sociedade brasileira que buscam confrontar a atual crise sanitária provocada pela Covid-19. Analiso como essa crise é articulada com a escravidão e o racismo, enfatizando os elementos que integram as reflexões e as ações dos atores envolvidos que ressaltam a reparação. Para a elaboração deste artigo, recorro a material jornalístico e também a uma pesquisa qualitativa, iniciada em 2015, sobre verdade e modos de reparar os efeitos da escravidão, e que neste momento tem continuidade a partir da observação de ações e debates realizados em plataformas digitais. Acompanhar o que ocorre e é veiculado pelas redes digitais tem possibilitado lidar com as práticas, os significados e as construções sociais pertinentes ao cenário pesquisado. N REFLEXÕES NA PANDEMIA
RESUMO: Com a revitalização urbana na região portuária da cidade do Rio de Janeiro como parte do ... more RESUMO: Com a revitalização urbana na região portuária da cidade do Rio de Janeiro como parte do Projeto Porto Maravilha, iniciado em 2011, ocorreu a descoberta de sinais de um antigo ce-mitério de escravizados. Diante disso, organizações do movimento negro passaram a atuar para a preservação do local e também para que houvesse homenagem aos antepassados no espaço público. A partir de pesquisa qualitativa, uso de documentos e vídeos, contem-plo como foi tornado corrente o uso de categorias relacionadas à investigação da verdade e promoção de reparação, para discutir a escravidão e o tráfico transatlântico. Além disso, cerimônias reli-giosas foram realizadas, a fim de reconhecer a energia do lugar e a força dos ancestrais, contribuindo para a composição local do debate acerca das tragédias e dores históricas.
Uploads
Books by Márcia Pinheiro
heritage
In this article we question different ways (cultural and religious) assigned to the Valongo
Wharf, considered the main port of entry of enslaved Africans in Brazil, since
it was rediscovered in the excavations and entered the revitalization project of the
agenda of the area of the city of Rio de Janeiro. An “Africanism” cultural with specific
religious connections, at first, became a symbol of the “African diaspora” without that
this emphasis on religious references and then into a work performed by Wonder Porto,
recovered in the process ongoing revitalization, and place of tourism promotion.
Finally, we discussed how today segments of the black movement and religious leaders
seek to maintain the religious character and sacralized Pier, there promoting “Wash
Valongo Wharf”.
Keywords: urban policies, religion, patrimony, black culture.
The purpose of this paper is to analyze the different uses and appropriations that the Valongo Wharf, ancient
area where slaves disembarked in Rio de Janeiro, has been suffering during its transformation into “cultural
heritage”. This process started with the wharf’s “rediscovery” in 2011, during the revitalization works in the
city’s historic Port Area. We discuss how other voices, other uses of the heritage, and thus other memories
are in permanent negotiation with the appropriation of the area by segments of the Black Movement. The
paper was based in the material about the revitalization that has been distributed, as well as videographic
registration and ethnographic material.
Keywords: revitalization, heritage, memory, appropriation, African heritage.
Papers by Márcia Pinheiro
heritage
In this article we question different ways (cultural and religious) assigned to the Valongo
Wharf, considered the main port of entry of enslaved Africans in Brazil, since
it was rediscovered in the excavations and entered the revitalization project of the
agenda of the area of the city of Rio de Janeiro. An “Africanism” cultural with specific
religious connections, at first, became a symbol of the “African diaspora” without that
this emphasis on religious references and then into a work performed by Wonder Porto,
recovered in the process ongoing revitalization, and place of tourism promotion.
Finally, we discussed how today segments of the black movement and religious leaders
seek to maintain the religious character and sacralized Pier, there promoting “Wash
Valongo Wharf”.
Keywords: urban policies, religion, patrimony, black culture.
The purpose of this paper is to analyze the different uses and appropriations that the Valongo Wharf, ancient
area where slaves disembarked in Rio de Janeiro, has been suffering during its transformation into “cultural
heritage”. This process started with the wharf’s “rediscovery” in 2011, during the revitalization works in the
city’s historic Port Area. We discuss how other voices, other uses of the heritage, and thus other memories
are in permanent negotiation with the appropriation of the area by segments of the Black Movement. The
paper was based in the material about the revitalization that has been distributed, as well as videographic
registration and ethnographic material.
Keywords: revitalization, heritage, memory, appropriation, African heritage.