Advances in public policy and administration (APPA) book series, 2020
The 1959 Cuban Revolution had intense and long-lasting repercussions in Brazil. To highlight this... more The 1959 Cuban Revolution had intense and long-lasting repercussions in Brazil. To highlight this, it is worth mentioning two recent events that occurred exactly 60 years after that revolutionary triumph: first, the release of the movie Marighella, directed by Wagner Moura, based on the life of the writer and former congressman of the Brazilian Communist Party (Partido Comunista Brasileiro, PCB) Carlos Marighella (1911-1969); second, the speech delivered by President Jair Messias Bolsonaro at the opening of the United Nations (UN) General Assembly, with abundant distribution of insults to the Cuban government.
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
O objetivo deste artigo é apresentar o testemunho do ator, autor e diretor Carlos Gregório, anali... more O objetivo deste artigo é apresentar o testemunho do ator, autor e diretor Carlos Gregório, analisando suas percepções sobre o período da ditadura militar iniciada em 1964 e a incidência do regime sobre a classe artística, com destaque para a atuação da censura. Contamos com entrevista realizada com o artista em 2018, segundo a metodologia da história oral, e também com pareceres emitidos pela Divisão de Censura da ditadura, atualmente sob a guarda do Arquivo Nacional de Brasília. Carlos Gregório inicia sua carreira no fim da década de 1960 e atravessa diferentes artes e atividades durante o regime e no pós-ditadura. Como ator, participou do filme “Prata Palomares” (1971), que ficou dez anos vetado pela censura. Também atuou na novela “Despedida de Casado” (1977) de Walter Durst, totalmente censurada.
The Covid-19 pandemic in Brazil has become a neuralgic point of
several crises in the political, ... more The Covid-19 pandemic in Brazil has become a neuralgic point of several crises in the political, economic, social and cultural fields whose beginning dates back to the 'Jornadas de Junho' of 2013. In the context of the pandemic, popular initiatives in a virtual environment have sought to reflect on the country's recent past in order to understand the complexity of these imbrications. This article draws from one of these digital projects, called 'História em Quarentena', which began in March 2020 and lasted a total of 20 weeks. After a consulting to the program's audience, two themes were chosen as being of great importance for Brazilian society: the memory of the military dictatorship and the development of feminisms and gender studies in the intellectual and social fields. Both themes, therefore, will be highlighted in this article.
Desde os anos 2000, a história oral, a memória e o testemunho vêm adquirindo maior espaço na hist... more Desde os anos 2000, a história oral, a memória e o testemunho vêm adquirindo maior espaço na historiografia brasileira da última ditadura, e contribuindo para a aproximação tensa e conflituosa deste campo com o espaço público, suas disputas políticas e processos de circulação e identificação cultural. O objetivo deste artigo é identificar e discutir os sentidos da memória nas produções historiográficas da ditadura nas duas últimas décadas trabalhando com a historiografia enquanto produtora de memória em estreita relação com o espaço público. Destacamos diferentes abordagens do chamado “dever de memória” em suas relações com as políticas públicas de memória no Brasil, os desdobramentos da consolidação da história do tempo presente para as relações entre história e memória, e os dissensos historiográficos a respeito das memórias revolucionárias e dos usos de categorias como trauma e frustração.
Este artigo tem o objetivo de apresentar olhares da grande imprensa colombiana sobre o golpe civi... more Este artigo tem o objetivo de apresentar olhares da grande imprensa colombiana sobre o golpe civil-militar brasileiro de 1964. Partimos daquele cenário histórico com suas especificidades políticas, para abordar a experiência jornalística do país relacionada ao golpe no Brasil. Para tanto, exploramos as divergências e as similitudes entre o discurso produzido pela imprensa colombiana e pela brasileira sobre 1964, tecendo relações entre o contexto global, regional e nacional na Colômbia e no Brasil em meados da década de 60. As fontes utilizadas integram coleta de publicações selecionadas em dois periódicos de ampla circulação na Colômbia: El Espectador e El Tiempo. A análise aponta para a construção de narrativas semelhantes, com destaque para o anticomunismo -, embora na Colômbia o regime democrático tenha se mantido formalmente durante todo o período.
1968. Perspectivas desde o tempo presente (ISBN: 9786586903003), 2020
Apresentar a trajetória e a produção intelectual de Ruy Mauro Marini no
exílio mexicano e sobre e... more Apresentar a trajetória e a produção intelectual de Ruy Mauro Marini no exílio mexicano e sobre elas refletir é o objetivo de Nashla Dahás no artigo “Escritos de Ruy Mauro Marini no ano de 1968: reflexões silenciadas sobre o Brasil e a América Latina”. Durante as revoltas globais de 1968, Marini escreveu dois artigos: “Subdesenvolvimento e Revolução na América Latina”, um de seus trabalhos mais conhecidos internacionalmente, e “Os estudantes e a vida política no Brasil”, cuja repercussão no México lhe rendeu perseguição política e novo exílio, dessa vez no Chile. No texto, a autora destaca temas candentes naquele momento de crise política e cultural – como subdesenvolvimento e revolução –, a partir da narrativa desse militante intelectual ainda pouco discutido no Brasil.
Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil / organizador Márcio Ananias Ferreira Vilela. Recife: Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, 2019., 2019
Resumo: Desde os anos 2000, a memória-como tema, problema, objeto ou fonte-vem adquirindo maior e... more Resumo: Desde os anos 2000, a memória-como tema, problema, objeto ou fonte-vem adquirindo maior espaço na historiografia brasileira da última ditadura, e contribuindo para a aproximação tensa e conflituosa deste campo com o espaço público e com as disputas políticas. Diante disso, o objetivo desta comunicação é produzir um panorama da produção historiográfica das ditaduras em Brasil, Chile, Argentina e Uruguai, explorando suas potencialidades comparativas, com destaque para a emergência da memória e usos do passado em seus pontos de contato e intersecção com as discussões públicas acerca do período autoritário em cada país. Embora consideremos as semelhanças dos ciclos políticos na região, além das condicionantes globais da economia capitalista, faremos uso da História Comparada como base teórica segundo a qual exemplos estrangeiros e suas historiografias constituem campos fundamentais para ampliação do horizonte das problemáticas. Destacaremos, assim, as diferenças e peculiaridades dos processos abordados. Também nos acompanharão as perguntas de José de Assunção Barros a respeito da aplicabilidade de uma visão histórica comparativa: o que comparar? Como comparar? E como lidar com os resultados da comparação? O tratamento dado à historiografia levará em conta reflexões de Paul Ricoeur e de Fernando Catroga a respeito das imbricações entre memória e história, do lugar da memória na historiografia contemporânea, assim como do papel historiográfico de produção, contestação e legitimação de representações do passado. Palavras-chave: ditaduras no Cone Sul, historiografia da ditadura, memória política
Resumo: O tema central deste artigo é o pensamento político revolucionário na América Latina dura... more Resumo: O tema central deste artigo é o pensamento político revolucionário na América Latina durante os anos de 1960 e 1970. Especificamente, reconstruímos parte da trajetória da Organização Revolucionária Marxista Politica Operária (ORM-Polop), criada oficialmente no Brasil em janeiro 1961, e do Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR), criado no Chile cerca de quatro anos depois, ambos situados em contextos democráticos. Discutimos o ineditismo do pensamento político construído pelas organizações, sua defesa de uma revolução socialista latino-americana e a questão da luta armada. Com isso, esperamos contribuir com o debate acerca dos radicalismos; memórias incômodas desde os golpes militares na região. Palavras-chave: Organização Revolucionária Marxista Política Operária. Movimiento de Izquierda Revolucionaria. Memória política.
Advances in public policy and administration (APPA) book series, 2020
The 1959 Cuban Revolution had intense and long-lasting repercussions in Brazil. To highlight this... more The 1959 Cuban Revolution had intense and long-lasting repercussions in Brazil. To highlight this, it is worth mentioning two recent events that occurred exactly 60 years after that revolutionary triumph: first, the release of the movie Marighella, directed by Wagner Moura, based on the life of the writer and former congressman of the Brazilian Communist Party (Partido Comunista Brasileiro, PCB) Carlos Marighella (1911-1969); second, the speech delivered by President Jair Messias Bolsonaro at the opening of the United Nations (UN) General Assembly, with abundant distribution of insults to the Cuban government.
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
O objetivo deste artigo é apresentar o testemunho do ator, autor e diretor Carlos Gregório, anali... more O objetivo deste artigo é apresentar o testemunho do ator, autor e diretor Carlos Gregório, analisando suas percepções sobre o período da ditadura militar iniciada em 1964 e a incidência do regime sobre a classe artística, com destaque para a atuação da censura. Contamos com entrevista realizada com o artista em 2018, segundo a metodologia da história oral, e também com pareceres emitidos pela Divisão de Censura da ditadura, atualmente sob a guarda do Arquivo Nacional de Brasília. Carlos Gregório inicia sua carreira no fim da década de 1960 e atravessa diferentes artes e atividades durante o regime e no pós-ditadura. Como ator, participou do filme “Prata Palomares” (1971), que ficou dez anos vetado pela censura. Também atuou na novela “Despedida de Casado” (1977) de Walter Durst, totalmente censurada.
The Covid-19 pandemic in Brazil has become a neuralgic point of
several crises in the political, ... more The Covid-19 pandemic in Brazil has become a neuralgic point of several crises in the political, economic, social and cultural fields whose beginning dates back to the 'Jornadas de Junho' of 2013. In the context of the pandemic, popular initiatives in a virtual environment have sought to reflect on the country's recent past in order to understand the complexity of these imbrications. This article draws from one of these digital projects, called 'História em Quarentena', which began in March 2020 and lasted a total of 20 weeks. After a consulting to the program's audience, two themes were chosen as being of great importance for Brazilian society: the memory of the military dictatorship and the development of feminisms and gender studies in the intellectual and social fields. Both themes, therefore, will be highlighted in this article.
Desde os anos 2000, a história oral, a memória e o testemunho vêm adquirindo maior espaço na hist... more Desde os anos 2000, a história oral, a memória e o testemunho vêm adquirindo maior espaço na historiografia brasileira da última ditadura, e contribuindo para a aproximação tensa e conflituosa deste campo com o espaço público, suas disputas políticas e processos de circulação e identificação cultural. O objetivo deste artigo é identificar e discutir os sentidos da memória nas produções historiográficas da ditadura nas duas últimas décadas trabalhando com a historiografia enquanto produtora de memória em estreita relação com o espaço público. Destacamos diferentes abordagens do chamado “dever de memória” em suas relações com as políticas públicas de memória no Brasil, os desdobramentos da consolidação da história do tempo presente para as relações entre história e memória, e os dissensos historiográficos a respeito das memórias revolucionárias e dos usos de categorias como trauma e frustração.
Este artigo tem o objetivo de apresentar olhares da grande imprensa colombiana sobre o golpe civi... more Este artigo tem o objetivo de apresentar olhares da grande imprensa colombiana sobre o golpe civil-militar brasileiro de 1964. Partimos daquele cenário histórico com suas especificidades políticas, para abordar a experiência jornalística do país relacionada ao golpe no Brasil. Para tanto, exploramos as divergências e as similitudes entre o discurso produzido pela imprensa colombiana e pela brasileira sobre 1964, tecendo relações entre o contexto global, regional e nacional na Colômbia e no Brasil em meados da década de 60. As fontes utilizadas integram coleta de publicações selecionadas em dois periódicos de ampla circulação na Colômbia: El Espectador e El Tiempo. A análise aponta para a construção de narrativas semelhantes, com destaque para o anticomunismo -, embora na Colômbia o regime democrático tenha se mantido formalmente durante todo o período.
1968. Perspectivas desde o tempo presente (ISBN: 9786586903003), 2020
Apresentar a trajetória e a produção intelectual de Ruy Mauro Marini no
exílio mexicano e sobre e... more Apresentar a trajetória e a produção intelectual de Ruy Mauro Marini no exílio mexicano e sobre elas refletir é o objetivo de Nashla Dahás no artigo “Escritos de Ruy Mauro Marini no ano de 1968: reflexões silenciadas sobre o Brasil e a América Latina”. Durante as revoltas globais de 1968, Marini escreveu dois artigos: “Subdesenvolvimento e Revolução na América Latina”, um de seus trabalhos mais conhecidos internacionalmente, e “Os estudantes e a vida política no Brasil”, cuja repercussão no México lhe rendeu perseguição política e novo exílio, dessa vez no Chile. No texto, a autora destaca temas candentes naquele momento de crise política e cultural – como subdesenvolvimento e revolução –, a partir da narrativa desse militante intelectual ainda pouco discutido no Brasil.
Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil / organizador Márcio Ananias Ferreira Vilela. Recife: Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, 2019., 2019
Resumo: Desde os anos 2000, a memória-como tema, problema, objeto ou fonte-vem adquirindo maior e... more Resumo: Desde os anos 2000, a memória-como tema, problema, objeto ou fonte-vem adquirindo maior espaço na historiografia brasileira da última ditadura, e contribuindo para a aproximação tensa e conflituosa deste campo com o espaço público e com as disputas políticas. Diante disso, o objetivo desta comunicação é produzir um panorama da produção historiográfica das ditaduras em Brasil, Chile, Argentina e Uruguai, explorando suas potencialidades comparativas, com destaque para a emergência da memória e usos do passado em seus pontos de contato e intersecção com as discussões públicas acerca do período autoritário em cada país. Embora consideremos as semelhanças dos ciclos políticos na região, além das condicionantes globais da economia capitalista, faremos uso da História Comparada como base teórica segundo a qual exemplos estrangeiros e suas historiografias constituem campos fundamentais para ampliação do horizonte das problemáticas. Destacaremos, assim, as diferenças e peculiaridades dos processos abordados. Também nos acompanharão as perguntas de José de Assunção Barros a respeito da aplicabilidade de uma visão histórica comparativa: o que comparar? Como comparar? E como lidar com os resultados da comparação? O tratamento dado à historiografia levará em conta reflexões de Paul Ricoeur e de Fernando Catroga a respeito das imbricações entre memória e história, do lugar da memória na historiografia contemporânea, assim como do papel historiográfico de produção, contestação e legitimação de representações do passado. Palavras-chave: ditaduras no Cone Sul, historiografia da ditadura, memória política
Resumo: O tema central deste artigo é o pensamento político revolucionário na América Latina dura... more Resumo: O tema central deste artigo é o pensamento político revolucionário na América Latina durante os anos de 1960 e 1970. Especificamente, reconstruímos parte da trajetória da Organização Revolucionária Marxista Politica Operária (ORM-Polop), criada oficialmente no Brasil em janeiro 1961, e do Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR), criado no Chile cerca de quatro anos depois, ambos situados em contextos democráticos. Discutimos o ineditismo do pensamento político construído pelas organizações, sua defesa de uma revolução socialista latino-americana e a questão da luta armada. Com isso, esperamos contribuir com o debate acerca dos radicalismos; memórias incômodas desde os golpes militares na região. Palavras-chave: Organização Revolucionária Marxista Política Operária. Movimiento de Izquierda Revolucionaria. Memória política.
Uploads
Papers by Nashla Dahás
several crises in the political, economic, social and cultural fields
whose beginning dates back to the 'Jornadas de Junho' of 2013. In the
context of the pandemic, popular initiatives in a virtual environment
have sought to reflect on the country's recent past in order to
understand the complexity of these imbrications. This article draws
from one of these digital projects, called 'História em Quarentena',
which began in March 2020 and lasted a total of 20 weeks. After a
consulting to the program's audience, two themes were chosen as being
of great importance for Brazilian society: the memory of the military
dictatorship and the development of feminisms and gender studies in
the intellectual and social fields. Both themes, therefore, will be
highlighted in this article.
exílio mexicano e sobre elas refletir é o objetivo de Nashla Dahás no artigo “Escritos de Ruy Mauro Marini no ano de 1968: reflexões silenciadas sobre o Brasil e a América Latina”. Durante as revoltas globais de 1968, Marini escreveu dois artigos: “Subdesenvolvimento e Revolução na América Latina”, um de seus trabalhos mais conhecidos internacionalmente, e “Os estudantes e a vida política no Brasil”, cuja repercussão no México lhe rendeu perseguição política e novo exílio, dessa vez no Chile. No texto, a autora destaca temas candentes naquele momento de crise política e cultural – como subdesenvolvimento
e revolução –, a partir da narrativa desse militante intelectual ainda
pouco discutido no Brasil.
several crises in the political, economic, social and cultural fields
whose beginning dates back to the 'Jornadas de Junho' of 2013. In the
context of the pandemic, popular initiatives in a virtual environment
have sought to reflect on the country's recent past in order to
understand the complexity of these imbrications. This article draws
from one of these digital projects, called 'História em Quarentena',
which began in March 2020 and lasted a total of 20 weeks. After a
consulting to the program's audience, two themes were chosen as being
of great importance for Brazilian society: the memory of the military
dictatorship and the development of feminisms and gender studies in
the intellectual and social fields. Both themes, therefore, will be
highlighted in this article.
exílio mexicano e sobre elas refletir é o objetivo de Nashla Dahás no artigo “Escritos de Ruy Mauro Marini no ano de 1968: reflexões silenciadas sobre o Brasil e a América Latina”. Durante as revoltas globais de 1968, Marini escreveu dois artigos: “Subdesenvolvimento e Revolução na América Latina”, um de seus trabalhos mais conhecidos internacionalmente, e “Os estudantes e a vida política no Brasil”, cuja repercussão no México lhe rendeu perseguição política e novo exílio, dessa vez no Chile. No texto, a autora destaca temas candentes naquele momento de crise política e cultural – como subdesenvolvimento
e revolução –, a partir da narrativa desse militante intelectual ainda
pouco discutido no Brasil.