Papers by Bruno N . Garcia
11O Congresso Internacional Da Rede Unida, Apr 29, 2014
Com o advento da Reforma Sanitaria e Psiquiatrica e a criacao do Sistema Unico de Saude (SUS), va... more Com o advento da Reforma Sanitaria e Psiquiatrica e a criacao do Sistema Unico de Saude (SUS), varios paradigmas foram revistos e novos pressupostos emergiram no campo da Saude Mental. A partir dai, outros saberes e praticas, inclusive o psicologico, se tornaram necessarios nesse novo contexto de cuidado. A atuacao multiprofissional e interdisciplinar passou a ser a imagem-objetivo do processo de trabalho em Saude Mental. A Psicologia enquanto profissao e campo de formacao, contudo, apresenta obstaculos historicos em sua constituicao enquanto praxis, sobretudo relacionadas a dimensao do elitismo, despolitizacao, tradicao clinico-centrada e individualismo, as quais dificultam sua insercao neste novo processo de trabalho. Como tencionamento de resposta a questao da formacao e desenvolvimento profissional para a montagem do projeto de integralidade na Atencao Psicossocial no SUS surge a proposta da Residencia Multiprofissional em Saude Mental. Enquanto residentes em Saude Mental Coletiva do programa de Residencias Integradas em Saude (RIS) da Escola de Saude Publica do Ceara (ESP-CE) e lotados no CAPS I do municipio de Horizonte-CE, iniciamos o processo de imersao neste programa ha sete meses, a partir de processo de territorializacao e prosseguimos com construcao coletiva de acoes. Sao ao todo cinco categorias profissionais de residentes no cenario (Psicologia, Enfermagem, Servico Social, Terapia Ocupacional e Educacao Fisica). Ao longo do processo, construimos uma serie de intervencoes coletivamente, tais como: efetivacao de grupos terapeuticos, parcerias intersetoriais, insercao comuniaria, emergencia do acolhimento e humanizacao, educacao em saude, fortalecimento da autonomia e empoderamento do usuario. A Psicologia, sobretudo em interface com as demais areas, mostrou-se uma categoria profissional fertil em contribuicoes teorico-praticas. A proximidade com as outras areas e saberes, bem como a insercao em espaco publico de pratica de saude, fortaleceu e deu subsidios singulares ao fazer psicologico. No cuidado em Saude Mental foi visivel que a multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, oportunizadas mediante ao espaco da residencia, foram fatores decisivos na qualidade e eficiencia da atencao a saude, assim como fortaleceram a dimensao da co-gestao e educacao permanente nos servicos.
This article aims to analyze the care practices in mental health of the elderly in Primary Health... more This article aims to analyze the care practices in mental health of the elderly in Primary Health Care (PHC), based on the perceptions of professionals in the Family Health Strategy (FHS). It is a qualitative, exploratory-descriptive study, carried out in a city in of Ceara and with data collection that is opportunized through the application of semi-structured interviews with FHS professionals. The results showed that attention to Mental Health of the elderly in PHC is characterized by outpatient care practices and the presence of a conceptual transition in the vision about the aging process and Mental Health. It was verified the need for strategies that stress work with a focus on integral care and health promotion.
A partir das contribuicoes da Reforma Sanitaria e Psiquiatrica e com o advento do Sistema Unico d... more A partir das contribuicoes da Reforma Sanitaria e Psiquiatrica e com o advento do Sistema Unico de Saude (SUS), uma serie de novas tecnologias de saber-fazer saude emergiram, em um vies universal, integral e com foco na promocao do cuidado. Dentre elas, temos a Terapia Comunitaria Integrativa (TCI) como ferramenta oportunizadora de relacoes interpessoais, da valorizacao de experiencias de vida e de fomento ao empoderamento. Partindo dessas questoes, este estudo teve o objetivo de analisar a TCI enquanto dispositivo de promocao do cuidado em Saude Mental. Trata-se de um relato de experiencia, de carater critico-interpretativo, que versa sobre a implantacao e conducao de 26 rodas de TCI em tres cenarios distintos de um municipio do Ceara dentro do contexto formativo-pedagogico de programa de Residencia em Saude de instituicao publica de ensino do Ceara. O material de base deste estudo foram as participacoes observantes, as fichas de apreciacao das rodas e os diarios de campo dos terap...
Revista Debates em Psiquiatria, 2022
Introdução: O transtorno bipolar (TB) é uma patologia que apresenta alto coeficiente de comorbida... more Introdução: O transtorno bipolar (TB) é uma patologia que apresenta alto coeficiente de comorbidade com outros quadros em saúde mental, implicando considerável complexidade no manejo clínico. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a condição psicopatológica de comorbidade entre TB e uso de drogas a partir de aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em artigos científicos em português. Método: Utilizou-se a revisão integrativa de literatura como delineamento metodológico. Na seleção dos manuscritos, adotou-se como critérios: intervalo temporal de 15 anos (2005 a 2020), idioma português, tipologia de produção artigos e área temática Ciências da Saúde. Foram acessadas as bases de dados Lilacs, Pepsic, Pubmed e Scielo. Resultado:Foram obtidos 13 artigos, os quais tiveram seus resultados analisados e debatidos. Observou-se que o TB é uma condição psicopatológica grave e com elevado coeficiente de comorbidades. A presença de uma condição comórbide por uso de drogas intensifica o quadro, bem como torna a condução terapêutica de difícil manejo. Aponta-se que 60% a 85% dos
pacientes com diagnóstico de TB já fez uso abusivo de alguma droga
durante o curso de vida. Dentre as mais utilizadas por pessoas com TB, o álcool representa a substância lícita de maior associação, atingindo cinco vezes mais o paciente com TB frente à população geral. Verificou-se escassez de pesquisas sobre a temática em língua portuguesa. Conclusão: Sugere-se o desenvolvimento de estudos que apontem dados clínico-terapêuticos específicos do TB em comorbidade com distintas drogas, analisando os efeitos das diferentes substâncias sobre a sintomatologia e condução terapêutica.
Revista de Psicologia da UFC, 2018
A partir das contribuições da Reforma Sanitária e Psiquiátrica e com o advento do Sistema Único d... more A partir das contribuições da Reforma Sanitária e Psiquiátrica e com o advento do Sistema Único de Saúde (SUS), uma série de novas tecnologias de saber-fazer saúde emergiram, em um viés universal, integral e com foco na promoção do cuidado. Dentre elas, temos a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) como ferramenta oportunizadora de relações interpessoais, da valorização de experiências de vida e de fomento ao empoderamento. Partindo dessas questões, este estudo teve o objetivo de analisar a TCI enquanto dispositivo de promoção do cuidado em Saúde Mental. Trata-se de um relato de experiência, de caráter crítico-interpretativo, que versa sobre a implantação e condução de 26 rodas de TCI em três cenários distintos de um município do Ceará dentro do contexto formativo-pedagógico de programa de Residência em Saúde de instituição pública de ensino do Ceará. O material de base deste estudo foram as participações observantes, as fichas de apreciação das rodas e os diários de campo dos terapeutas comunitários. Os resultados obtidos demonstraram que a TCI contribuiu como uma importante tecnologia de cuidado dentro do contexto da Saúde Mental, sobretudo na perspectiva de uma atenção extramuros direcionada à comunidade na produção de redes de vida.
Palavras-chave: Terapia comunitária integrativa; saúde mental; promoção de saúde.
Este artigo objetiva analisar as práticas de cuidado em Saúde Mental do idoso no âmbito da Atençã... more Este artigo objetiva analisar as práticas de cuidado em Saúde Mental do idoso no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), a partir das percepções de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratóriodescritivo, realizado em uma cidade do Ceará e com coleta de dados oportunizada mediante
aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto a profissionais da ESF. Os resultados obtidos demonstraram que a atenção à Saúde Mental do idoso na APS configura-se por práticas de cuidado ambulatoriais e pela presença de uma transição conceitual na visão acerca do processo de envelhecimento e Saúde Mental. Constatou-se a necessidade de estratégias que tensionem o trabalho com foco na integralidade do cuidado e promoção da saúde.
This study aims to examine the relationship between
the social representatio... more This study aims to examine the relationship between
the social representations of
professionals of the Family Health Strategy (ESF) o
n care in Mental Health and the
organization of practices and actions of attention
to Mental Health in the city of Horizonte-
CE. It is a qualitative research of exploratory and
descriptive held on 4 Basic Health Units
(UBS) in the city of Horizonte CE, of february to j
une of 2015, study participants are 26
professionals who make up the EqRSF and NASF who wo
rk in the selected UBS. The data
survey took place as from the Free Association of T
echnical Words (TALP), associated with
the application of semi-structured interviews and s
ystematic observation. To analyze the
information gathered was used as a reference the Co
ntent Analysis. As guiding of this study,
we chose the Theory of Social Representations and S
ocial Psychology. The study results
demonstrated social representations of care in ment
al health linked to welfare notion and
individual balance, to medicalized and ambulatory c
are practices and the idea of be
challenging and inefficient. With that, was observe
d direct affectations in the flow of RAPS,
with difficulties in communication between services
, restrictions in the implementation of
care integral technologies and care practices of te
ndency institutionalizing.
Thesis Chapters by Bruno N . Garcia
Dissertação de Mestrado em Psicologia - UFC, 2018
O comportamento antissocial é um conceito polissêmico que se encontra presente na prática e no co... more O comportamento antissocial é um conceito polissêmico que se encontra presente na prática e no corpus teórico de áreas como o Direito, a Psicologia, a Psiquiatria e a Sociologia, assumindo uma multiplicidade conceitual análoga aos seus vários campos de abordagem. Não há consenso sobre a natureza e dimensionalidade do comportamento antissocial, fazendo com que, nesse contexto plural, despontem uma série de modelos explicativos do fenômeno. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar a organização epistemológica das teorias explicativas do comportamento antissocial. Para tanto, apresenta-se delineado como revisão integrativa de literatura, buscando além de apresentar e descrever o fenômeno, conhecê-lo e analisá-lo dentro de seu contexto sócio-histórico. Para construção dessa revisão, foram selecionadas as bases de dados APA-PsycArticles, Lilacs e Redalyc. Da mesma forma, adotou-se os seguintes filtros: descritor único Antisocial Behavior; produções do tipo artigo de periódico; nos idiomas Português, Inglês e Espanhol; no intervalo temporal de 2006 a 2016; e nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. Como suporte ao processo de organização dos dados, foi feito uso do software Atlas.ti (versão 5). Selecionou-se um total de 95 artigos, detalhados da seguinte forma: em termos de bases de dados, obteve-se 26 artigos na APA-PsycArticles, 20 na Lilacs e 49 na Redalyc; no que se refere ao idioma, foram 35 em Inglês, 38 em Espanhol e 22 em Português; em relação ao método, 19 foram de natureza documental/revisional/teórico e 76 são estudos de campo/empíricos/experimental; em termos de amostra, destacou-se as que empregavam crianças e adolescentes em suas avaliações, com 48,6% do total de estudos de campo/empírico/experimental. Após analisados, os artigos foram organizados em função de sua fundamentação epistemológica, delineando-se em quatro grandes aproximações: clínico-psiquiátrica (27 artigos), comportamental (28 artigos), legal (17 artigos) e sociológica (23 artigos). Cada uma destas apresentou eixos temáticos próprios que foram discutidos, a fim de clarificar as abordagens mais proeminentes acerca do construto. Na parte final do estudo, em contraponto às aproximações expostas, apresentou-se os modelos integrativos de compreensão do fenômeno a partir de uma epistemologia pluralizada. Essa pesquisa construiu um vasto apanhado epistemo-metodológico dos modelos e teorias explicativas do comportamento antissocial, inédito em língua portuguesa, que se espera servir de referência aos estudos e trabalhos nas áreas multidisciplinares para as quais o tema surge como demanda relevante.
Uploads
Papers by Bruno N . Garcia
pacientes com diagnóstico de TB já fez uso abusivo de alguma droga
durante o curso de vida. Dentre as mais utilizadas por pessoas com TB, o álcool representa a substância lícita de maior associação, atingindo cinco vezes mais o paciente com TB frente à população geral. Verificou-se escassez de pesquisas sobre a temática em língua portuguesa. Conclusão: Sugere-se o desenvolvimento de estudos que apontem dados clínico-terapêuticos específicos do TB em comorbidade com distintas drogas, analisando os efeitos das diferentes substâncias sobre a sintomatologia e condução terapêutica.
Palavras-chave: Terapia comunitária integrativa; saúde mental; promoção de saúde.
aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto a profissionais da ESF. Os resultados obtidos demonstraram que a atenção à Saúde Mental do idoso na APS configura-se por práticas de cuidado ambulatoriais e pela presença de uma transição conceitual na visão acerca do processo de envelhecimento e Saúde Mental. Constatou-se a necessidade de estratégias que tensionem o trabalho com foco na integralidade do cuidado e promoção da saúde.
the social representations of
professionals of the Family Health Strategy (ESF) o
n care in Mental Health and the
organization of practices and actions of attention
to Mental Health in the city of Horizonte-
CE. It is a qualitative research of exploratory and
descriptive held on 4 Basic Health Units
(UBS) in the city of Horizonte CE, of february to j
une of 2015, study participants are 26
professionals who make up the EqRSF and NASF who wo
rk in the selected UBS. The data
survey took place as from the Free Association of T
echnical Words (TALP), associated with
the application of semi-structured interviews and s
ystematic observation. To analyze the
information gathered was used as a reference the Co
ntent Analysis. As guiding of this study,
we chose the Theory of Social Representations and S
ocial Psychology. The study results
demonstrated social representations of care in ment
al health linked to welfare notion and
individual balance, to medicalized and ambulatory c
are practices and the idea of be
challenging and inefficient. With that, was observe
d direct affectations in the flow of RAPS,
with difficulties in communication between services
, restrictions in the implementation of
care integral technologies and care practices of te
ndency institutionalizing.
Thesis Chapters by Bruno N . Garcia
pacientes com diagnóstico de TB já fez uso abusivo de alguma droga
durante o curso de vida. Dentre as mais utilizadas por pessoas com TB, o álcool representa a substância lícita de maior associação, atingindo cinco vezes mais o paciente com TB frente à população geral. Verificou-se escassez de pesquisas sobre a temática em língua portuguesa. Conclusão: Sugere-se o desenvolvimento de estudos que apontem dados clínico-terapêuticos específicos do TB em comorbidade com distintas drogas, analisando os efeitos das diferentes substâncias sobre a sintomatologia e condução terapêutica.
Palavras-chave: Terapia comunitária integrativa; saúde mental; promoção de saúde.
aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto a profissionais da ESF. Os resultados obtidos demonstraram que a atenção à Saúde Mental do idoso na APS configura-se por práticas de cuidado ambulatoriais e pela presença de uma transição conceitual na visão acerca do processo de envelhecimento e Saúde Mental. Constatou-se a necessidade de estratégias que tensionem o trabalho com foco na integralidade do cuidado e promoção da saúde.
the social representations of
professionals of the Family Health Strategy (ESF) o
n care in Mental Health and the
organization of practices and actions of attention
to Mental Health in the city of Horizonte-
CE. It is a qualitative research of exploratory and
descriptive held on 4 Basic Health Units
(UBS) in the city of Horizonte CE, of february to j
une of 2015, study participants are 26
professionals who make up the EqRSF and NASF who wo
rk in the selected UBS. The data
survey took place as from the Free Association of T
echnical Words (TALP), associated with
the application of semi-structured interviews and s
ystematic observation. To analyze the
information gathered was used as a reference the Co
ntent Analysis. As guiding of this study,
we chose the Theory of Social Representations and S
ocial Psychology. The study results
demonstrated social representations of care in ment
al health linked to welfare notion and
individual balance, to medicalized and ambulatory c
are practices and the idea of be
challenging and inefficient. With that, was observe
d direct affectations in the flow of RAPS,
with difficulties in communication between services
, restrictions in the implementation of
care integral technologies and care practices of te
ndency institutionalizing.