Doutora em Linguística pela USP; mestre em Linguística Aplicada pela UNITAU; estágio pós-doutoral na UFRJ e na UFT. Desenvolve pesquisas sobre discurso e questões raciais em Lima Barreto e na ditadura militar de 1964. É professora associada na Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT/UFNT.
Este trabalho tem como objetivo analisar a manifestação linguístico-discursiva a respeito de líng... more Este trabalho tem como objetivo analisar a manifestação linguístico-discursiva a respeito de língua, identidade linguística e cidadania presente na obra de Afonso Hen-riques de Lima Barreto, literato que viveu no Rio de Janeiro entre os anos de 1881 e 1922. De maneira específica, examina o significado da literatura militante do autor e sua crítica nas crônicas jornalísticas e ficcionais. Para isso, baseia-se nos pressupostos teóricos da história das ideias linguísticas, os quais dizem que o estudo de uma língua se vincula a assuntos relevantes da história e da constituição de determinada sociedade na tentativa de compreender o imaginário social que se constitui ao longo dessa história, chegando à identificação linguístico-cultural de um povo. Isso é possível, porque uma produção literária sempre está associada a um tempo e, portanto, reflete as angústias e os sonhos a ela contemporâneos, transformando-se em relato de determinado contato sócio-histórico. Nesse sentido, analisar a obra limiana possibilita a aquisição de um co-nhecimento sobre a história da língua portuguesa do Brasil.
Lima Barreto na Sala de Aula: primeiros escritos, 2021
Esta obra mergulha na interpretação de Lima Barreto, por meio de sua produção literária, sobre o ... more Esta obra mergulha na interpretação de Lima Barreto, por meio de sua produção literária, sobre o Brasil e sobre as ancoragens dessa sua construção. Através de gestos de leitura embasados em variadas perspectivas (literárias, históricas, sociológicas, filosóficas e linguísticas), os autores apontam imaginários, desfiando materialidades discursivas de textos de Lima Barreto a fim de compreender como os sentidos vão se (des/re)construindo e delineando mosaicos de um Brasil do passado que ainda mantém muitas das mesmas visões e práticas contestáveis quando se pensa em uma sociedade mais democrática e menos desigual.O leitor é convidado a revisitar Lima Barreto e a (re)tensionar suas posições sobre a construção do povo brasileiro e da política brasileira na modernidade, verificando o quanto esse imaginário, construído pela lavra de um escritor negro brasileiro, ainda se presentifica na contemporaneidade em muitas práticas danosas de nossa estrutura e pensamento sociais.
Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos, 2021
Este livro é uma obra que mergulha na interpretação de Lima Barreto, por meio de sua produção lit... more Este livro é uma obra que mergulha na interpretação de Lima Barreto, por meio de sua produção literária, sobre o Brasil e sobre as ancoragens dessa sua construção. Através de gestos de leitura embasados em variadas perspectivas, como literárias, históricas, sociológicas, filosóficas e linguísticas, os autores dos textos que compõem o presente estudo apontam imaginários, desfiando materialidades discursivas de textos de Lima Barreto (Romances, contos e principalmente crônicas), a fim de compreender como os sentidos vão se (des/re)construindo e nos delineando mosaicos de um Brasil do passado que, na contemporaneidade, ainda mantém muitas das mesmas visões e práticas contestáveis quando se pensa em uma sociedade mais democrática e menos desigual.
Entrevista com o professor Edgard Domingos Aparecida Tonolli Bedê, pesquisador e relator da Comis... more Entrevista com o professor Edgard Domingos Aparecida Tonolli Bedê, pesquisador e relator da Comissão da Verdade Dom Waldyr Calheiros, da cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. A entrevista realizada em maio/junho de 2021, por meio de e-mail em função mesmo da pandemia de Covid-19, objetivou compreender os processos que geraram o relatório que mobilizou 28 pesquisadores entre 2013 e 2015 e que leva o nome de Dom Waldyr, um dos principais atores da luta política na região sul do Vale do Paraíba.
Dominique Maingueneau é professor de Linguística no Departamento de Língua Francesa da Universida... more Dominique Maingueneau é professor de Linguística no Departamento de Língua Francesa da Universidade Paris IV-Sorbonne, pesquisador pelo CÉDITÉC (Centro de Estudos do Discurso, Imagens, Textos, Escritos, Comunicações) e membro do Institut Universitaire de France. Suas pesquisas dedicam-se à Análise do Discurso, área em que apresenta grandes contribuições e inovações teóricas, mas não só. Conforme declaram Soares, Sella e Costa-Hubes (2013, p. 261), Maingueneau “promove reflexões que transcendem um espaço único de discussão, devido ao compromisso de lidar com o funcionamento efetivo da linguagem, em seus mais variados acontecimentos”. O analista, sempre muito requisitado, é presença marcante em eventos brasileiros que reúnem importantes pesquisadores da área de Letras, como os promovidos pela Abralin. Além de apresentações, palestras, minicursos, publicações de livros e artigos, Maingueneau já concedeu inúmeras entrevistas em solo brasileiro e, portanto, domina o idioma português, motivo pelo qual decidiu conceder a entrevista que segue por escrito. Sendo assim, as respostas e comentários oferecidos ao leitor não sofreram influência interpretativa dos entrevistadores. Ao contrário, são fruto da elocução do próprio entrevistado.
Coleção Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos, 2021
Este capítulo descreve como a obra de Lima Barreto colabora para a consolidação
de uma língua por... more Este capítulo descreve como a obra de Lima Barreto colabora para a consolidação de uma língua portuguesa do Brasil. Para atingir esse objetivo, tomando como base a História das Ideias Linguísticas, recorta a discussão sobre a língua do Brasil a partir do século XIX, analisa o papel da crônica na literatura de Lima Barreto e, por último, apresenta uma seleção de crônicas em que o tema abordado, invariavelmente e sob diferentes formas, percorre a questão linguística. Ao identificar em Lima Barreto um escritor atual e como o conjunto de temas abordado em sua obra toca de perto a constituição da identidade brasileira, espera-se demonstrar que o referido literato pode estar presente em aulas de diferentes anos de escolaridade.
O ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interd... more O ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interdisciplinar, desinteressante, complexa e memorística, o que leva à aprendizagem mecânica. Define-se este tipo de aprendizagem como aquela na qual o sujeito aprende havendopouca ou nenhuma interação com seus conhecimentos prévios. Em contrapartida, a aprendizagem significativa (AS), segundo David Ausubel, ocorre quando um novo conceito é relacionado com um conhecimento prévio específico presente na estrutura cognitiva do aluno. Partindo-se desses pressupostos, neste trabalho, adotou-se a pesquisa-ação para investigar a possibilidade de alcançar a aprendizagem significativa em Química através da utilização de séries de TV em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Para tal, foidesenvolvida e aplicada uma UEPS com duração de 4h/aula, divididas em dois encontros, envolvendo o tema Radioatividade e as séries de televisão Flash e DC’s Legends of Tomorrow. Os resultados obtidos apontaram que as séries de TV utilizadas funcionaram como materiais potencialmente significativos, uma vez que,através de sua aplicação em uma unidade de ensino, os alunos demonstraram interesse e pré-disposição para aprender significativamente. Dessa forma, os estudantes assimilaram o conteúdo de forma não-arbitrária e não-literal, atribuindo novo significado a ele em sua estrutura cognitiva, podendo dizer que houve, pelo menos,indícios de aprendizagem significativa.
Neste trabalho temos o objetivo de rever nosso passado gramatical, descrevendo as categorias gram... more Neste trabalho temos o objetivo de rever nosso passado gramatical, descrevendo as categorias gramaticais elencadas e definidas por Dionísio de Trácia e Apolônio Díscolo, gramáticos que se baseiam nos conhecimentos de Aristóteles, observando as relações existentes entre suas propostas. Além disso, pretendemos descrever a organização da gramática de Jerônimo Soares Barbosa, atendo-nos à seção que versa sobre as partes do discurso. Dessa forma, estaremos realizando um percurso evolutivo nos estudos gramaticais, partindo de sua origem, no grego, até chegarmos aos estudos da língua portuguesa. O trabalho que aqui se oferece ancora-se nos pressupostos da História das Ideias Linguísticas, entendendo ideia linguística como todo saber construído em torno de uma determinada língua, num dado momento, como produto quer de uma reflexão metalinguística, quer de uma atividade metalinguística não explícita (Auroux, 1989). Assim, os principais autores que o norteiam são: Auroux (1989, 1992), Baratin (1989), Kristeva (1969), Lallot (1985), Swiggers (1997), Fávero (1996) e Neves (1987), Oliveira (2011) , Colombat, Fournier e Puech (2010-2017) e Isaac (2013-2014), Souza e Kemmler (2017).
A organização dos comunistas na região sul fluminense no período pré-golpe civil-militar (Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí), 2019
Neste artigo trataremos da organização dos comunistas na região do vale do Paraíba fluminense, ma... more Neste artigo trataremos da organização dos comunistas na região do vale do Paraíba fluminense, mais especificamente nos municípios de Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí, no período que antecede o golpe civil-militar de 1964. Esta região se encontrava com grande concentração de operários devido à presença, entre outras indústrias, da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a maior siderúrgica da América Latina, base da política do desenvolvimentismo nacional do governo Getúlio Vargas. Devido a essa concentração de trabalhadores, os comunistas procuraram se estabelecer a fim de criar bases partidárias. Também por esse motivo foi instalado, em Barra Mansa, o Primeiro Batalhão de Infantaria Blindada (1º BIB), com o objetivo de proteger as instalações industriais da região. A presença do 1º BIB na vida cotidiana dos habitantes desses municípios foi fator fundamental para apoiar o golpe civil-militar e reprimir os seus opositores, entre eles os comunistas.
RESUMO Este trabalho tem como objetivo geral analisar a manifestação linguístico-discursiva a res... more RESUMO Este trabalho tem como objetivo geral analisar a manifestação linguístico-discursiva a respeito de língua, identidade linguística e cidadania presente na obra de Lima Barreto, literato que viveu no Rio de Janeiro entre os anos de 1881 e 1922. De maneira específica, examina o significado da literatura militante do autor e sua crítica nas crônicas jornalísticas e ficcionais. Para isso, baseia-se nos pressupostos teóricos da História das Ideias Linguísticas, os quais dizem que o estudo de uma língua vincula-se a assuntos relevantes da história e da constituição de determinada sociedade na tentativa de compreender o imaginário social que se constitui ao longo dessa história, chegando à identificação linguístico-cultural de um povo. Isso é possível, porque uma produção literária sempre está associada a um tempo e, portanto, reflete as angústias e os sonhos a ela contemporâneos, transformando-se em relato de determinado contato sócio-histórico. Nesse sentido, analisar a obra limana possibilita a aquisição de um conhecimento sobre a história da língua portuguesa do Brasil. ABSTRACT The aim of this work is to analyze the linguistic-discourse occurrence of the language, linguistic identity and citizenship presented at Lima Barretos work, literate that lived in Rio de Janeiro by the years 1881 and 1922. Especially it examines the meaning of the militant literature of the author and his criticism that occurrence in the journalistic and fiction chronicles. To do it, it is based on the theoretical presumption of the History of the Linguistic Ideas which says that the study of a language is linked to the relevant subjects of the history and the constitution of a specific society trying to comprehend the social imaginary that is built along its history, in order to identify the linguistic-culture of a people. That is possible because a literary production is always linked to a time and, therefore, it shows its anxieties and dreams, changing into a relate of a specific social-historical contact. In this sense, the analysis of Lima Barretos work helps to acquire knowledge about the history of the Portuguese language in Brazil.
O objetivo da publicação científica é divulgar a pesquisa para a comunidade e, principalmente, di... more O objetivo da publicação científica é divulgar a pesquisa para a comunidade e, principalmente, difundir conhecimentos dentro da universidade, fazendo a interação entre esta e a comunidade. É por meio de livros e revistas, eletrônicas ou impressas, que os pesquisadores, com o apoio institucional, fazem circular e tornar visíveis os resultados de seu trabalho. É nessa diretriz que, neste momento, entregamos à comunidade acadêmica e aos professores da Educação Básica uma parte de nossas pesquisas e reflexões. Linguagem e ensino do texto: teoria e prática traz diferentes olhares sobre o trabalho com texto em sala de aula, e provoca reflexões que poderão levar ao desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e intervenções por parte de docentes e pesquisadores comprometidos com uma escola mais plural e de qualidade.
No final do século XIX, na Europa, surgem as histórias em quadrinhos. Naquele momento, os desenhi... more No final do século XIX, na Europa, surgem as histórias em quadrinhos. Naquele momento, os desenhistas desenvolviam ilustrações para compor um texto sem passagens escritas, somente visual. No Brasil, apesar de os primeiros quadrinhos datarem de 1869, com Angelo Agostini, criador do personagem Nhô Quim em viagem de Minas Gerais à corte no Rio de Janeiro, acredita-se que a revista Tico-Tico, lançada em 1905, tenha sido a primeira a apresentar histórias completas. Essa revista foi lançada pela editora O Malho, no dia 11 de outubro, marcando o início das publicações em quadrinhos dedicadas às crianças no Brasil. As histórias em quadrinhos consolidam-se, no Brasil e no mundo, como enredos narrados quadro a quadro, com ampla utilização de textos verbais e não-verbais, bem como do discurso direto, característico da língua falada. Constituem- se, portanto, como um gênero discursivo secundário que, de acordo com Bakhtin (1997), aparece, normalmente, em circunstâncias de comunicação cultural na forma escrita e engloba gêneros discursivos primários correspondentes a circunstâncias de comunicação verbal.
Este trabalho tem como objetivo analisar a manifestação linguístico-discursiva a respeito de líng... more Este trabalho tem como objetivo analisar a manifestação linguístico-discursiva a respeito de língua, identidade linguística e cidadania presente na obra de Afonso Hen-riques de Lima Barreto, literato que viveu no Rio de Janeiro entre os anos de 1881 e 1922. De maneira específica, examina o significado da literatura militante do autor e sua crítica nas crônicas jornalísticas e ficcionais. Para isso, baseia-se nos pressupostos teóricos da história das ideias linguísticas, os quais dizem que o estudo de uma língua se vincula a assuntos relevantes da história e da constituição de determinada sociedade na tentativa de compreender o imaginário social que se constitui ao longo dessa história, chegando à identificação linguístico-cultural de um povo. Isso é possível, porque uma produção literária sempre está associada a um tempo e, portanto, reflete as angústias e os sonhos a ela contemporâneos, transformando-se em relato de determinado contato sócio-histórico. Nesse sentido, analisar a obra limiana possibilita a aquisição de um co-nhecimento sobre a história da língua portuguesa do Brasil.
Lima Barreto na Sala de Aula: primeiros escritos, 2021
Esta obra mergulha na interpretação de Lima Barreto, por meio de sua produção literária, sobre o ... more Esta obra mergulha na interpretação de Lima Barreto, por meio de sua produção literária, sobre o Brasil e sobre as ancoragens dessa sua construção. Através de gestos de leitura embasados em variadas perspectivas (literárias, históricas, sociológicas, filosóficas e linguísticas), os autores apontam imaginários, desfiando materialidades discursivas de textos de Lima Barreto a fim de compreender como os sentidos vão se (des/re)construindo e delineando mosaicos de um Brasil do passado que ainda mantém muitas das mesmas visões e práticas contestáveis quando se pensa em uma sociedade mais democrática e menos desigual.O leitor é convidado a revisitar Lima Barreto e a (re)tensionar suas posições sobre a construção do povo brasileiro e da política brasileira na modernidade, verificando o quanto esse imaginário, construído pela lavra de um escritor negro brasileiro, ainda se presentifica na contemporaneidade em muitas práticas danosas de nossa estrutura e pensamento sociais.
Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos, 2021
Este livro é uma obra que mergulha na interpretação de Lima Barreto, por meio de sua produção lit... more Este livro é uma obra que mergulha na interpretação de Lima Barreto, por meio de sua produção literária, sobre o Brasil e sobre as ancoragens dessa sua construção. Através de gestos de leitura embasados em variadas perspectivas, como literárias, históricas, sociológicas, filosóficas e linguísticas, os autores dos textos que compõem o presente estudo apontam imaginários, desfiando materialidades discursivas de textos de Lima Barreto (Romances, contos e principalmente crônicas), a fim de compreender como os sentidos vão se (des/re)construindo e nos delineando mosaicos de um Brasil do passado que, na contemporaneidade, ainda mantém muitas das mesmas visões e práticas contestáveis quando se pensa em uma sociedade mais democrática e menos desigual.
Entrevista com o professor Edgard Domingos Aparecida Tonolli Bedê, pesquisador e relator da Comis... more Entrevista com o professor Edgard Domingos Aparecida Tonolli Bedê, pesquisador e relator da Comissão da Verdade Dom Waldyr Calheiros, da cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. A entrevista realizada em maio/junho de 2021, por meio de e-mail em função mesmo da pandemia de Covid-19, objetivou compreender os processos que geraram o relatório que mobilizou 28 pesquisadores entre 2013 e 2015 e que leva o nome de Dom Waldyr, um dos principais atores da luta política na região sul do Vale do Paraíba.
Dominique Maingueneau é professor de Linguística no Departamento de Língua Francesa da Universida... more Dominique Maingueneau é professor de Linguística no Departamento de Língua Francesa da Universidade Paris IV-Sorbonne, pesquisador pelo CÉDITÉC (Centro de Estudos do Discurso, Imagens, Textos, Escritos, Comunicações) e membro do Institut Universitaire de France. Suas pesquisas dedicam-se à Análise do Discurso, área em que apresenta grandes contribuições e inovações teóricas, mas não só. Conforme declaram Soares, Sella e Costa-Hubes (2013, p. 261), Maingueneau “promove reflexões que transcendem um espaço único de discussão, devido ao compromisso de lidar com o funcionamento efetivo da linguagem, em seus mais variados acontecimentos”. O analista, sempre muito requisitado, é presença marcante em eventos brasileiros que reúnem importantes pesquisadores da área de Letras, como os promovidos pela Abralin. Além de apresentações, palestras, minicursos, publicações de livros e artigos, Maingueneau já concedeu inúmeras entrevistas em solo brasileiro e, portanto, domina o idioma português, motivo pelo qual decidiu conceder a entrevista que segue por escrito. Sendo assim, as respostas e comentários oferecidos ao leitor não sofreram influência interpretativa dos entrevistadores. Ao contrário, são fruto da elocução do próprio entrevistado.
Coleção Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos, 2021
Este capítulo descreve como a obra de Lima Barreto colabora para a consolidação
de uma língua por... more Este capítulo descreve como a obra de Lima Barreto colabora para a consolidação de uma língua portuguesa do Brasil. Para atingir esse objetivo, tomando como base a História das Ideias Linguísticas, recorta a discussão sobre a língua do Brasil a partir do século XIX, analisa o papel da crônica na literatura de Lima Barreto e, por último, apresenta uma seleção de crônicas em que o tema abordado, invariavelmente e sob diferentes formas, percorre a questão linguística. Ao identificar em Lima Barreto um escritor atual e como o conjunto de temas abordado em sua obra toca de perto a constituição da identidade brasileira, espera-se demonstrar que o referido literato pode estar presente em aulas de diferentes anos de escolaridade.
O ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interd... more O ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interdisciplinar, desinteressante, complexa e memorística, o que leva à aprendizagem mecânica. Define-se este tipo de aprendizagem como aquela na qual o sujeito aprende havendopouca ou nenhuma interação com seus conhecimentos prévios. Em contrapartida, a aprendizagem significativa (AS), segundo David Ausubel, ocorre quando um novo conceito é relacionado com um conhecimento prévio específico presente na estrutura cognitiva do aluno. Partindo-se desses pressupostos, neste trabalho, adotou-se a pesquisa-ação para investigar a possibilidade de alcançar a aprendizagem significativa em Química através da utilização de séries de TV em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Para tal, foidesenvolvida e aplicada uma UEPS com duração de 4h/aula, divididas em dois encontros, envolvendo o tema Radioatividade e as séries de televisão Flash e DC’s Legends of Tomorrow. Os resultados obtidos apontaram que as séries de TV utilizadas funcionaram como materiais potencialmente significativos, uma vez que,através de sua aplicação em uma unidade de ensino, os alunos demonstraram interesse e pré-disposição para aprender significativamente. Dessa forma, os estudantes assimilaram o conteúdo de forma não-arbitrária e não-literal, atribuindo novo significado a ele em sua estrutura cognitiva, podendo dizer que houve, pelo menos,indícios de aprendizagem significativa.
Neste trabalho temos o objetivo de rever nosso passado gramatical, descrevendo as categorias gram... more Neste trabalho temos o objetivo de rever nosso passado gramatical, descrevendo as categorias gramaticais elencadas e definidas por Dionísio de Trácia e Apolônio Díscolo, gramáticos que se baseiam nos conhecimentos de Aristóteles, observando as relações existentes entre suas propostas. Além disso, pretendemos descrever a organização da gramática de Jerônimo Soares Barbosa, atendo-nos à seção que versa sobre as partes do discurso. Dessa forma, estaremos realizando um percurso evolutivo nos estudos gramaticais, partindo de sua origem, no grego, até chegarmos aos estudos da língua portuguesa. O trabalho que aqui se oferece ancora-se nos pressupostos da História das Ideias Linguísticas, entendendo ideia linguística como todo saber construído em torno de uma determinada língua, num dado momento, como produto quer de uma reflexão metalinguística, quer de uma atividade metalinguística não explícita (Auroux, 1989). Assim, os principais autores que o norteiam são: Auroux (1989, 1992), Baratin (1989), Kristeva (1969), Lallot (1985), Swiggers (1997), Fávero (1996) e Neves (1987), Oliveira (2011) , Colombat, Fournier e Puech (2010-2017) e Isaac (2013-2014), Souza e Kemmler (2017).
A organização dos comunistas na região sul fluminense no período pré-golpe civil-militar (Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí), 2019
Neste artigo trataremos da organização dos comunistas na região do vale do Paraíba fluminense, ma... more Neste artigo trataremos da organização dos comunistas na região do vale do Paraíba fluminense, mais especificamente nos municípios de Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí, no período que antecede o golpe civil-militar de 1964. Esta região se encontrava com grande concentração de operários devido à presença, entre outras indústrias, da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a maior siderúrgica da América Latina, base da política do desenvolvimentismo nacional do governo Getúlio Vargas. Devido a essa concentração de trabalhadores, os comunistas procuraram se estabelecer a fim de criar bases partidárias. Também por esse motivo foi instalado, em Barra Mansa, o Primeiro Batalhão de Infantaria Blindada (1º BIB), com o objetivo de proteger as instalações industriais da região. A presença do 1º BIB na vida cotidiana dos habitantes desses municípios foi fator fundamental para apoiar o golpe civil-militar e reprimir os seus opositores, entre eles os comunistas.
RESUMO Este trabalho tem como objetivo geral analisar a manifestação linguístico-discursiva a res... more RESUMO Este trabalho tem como objetivo geral analisar a manifestação linguístico-discursiva a respeito de língua, identidade linguística e cidadania presente na obra de Lima Barreto, literato que viveu no Rio de Janeiro entre os anos de 1881 e 1922. De maneira específica, examina o significado da literatura militante do autor e sua crítica nas crônicas jornalísticas e ficcionais. Para isso, baseia-se nos pressupostos teóricos da História das Ideias Linguísticas, os quais dizem que o estudo de uma língua vincula-se a assuntos relevantes da história e da constituição de determinada sociedade na tentativa de compreender o imaginário social que se constitui ao longo dessa história, chegando à identificação linguístico-cultural de um povo. Isso é possível, porque uma produção literária sempre está associada a um tempo e, portanto, reflete as angústias e os sonhos a ela contemporâneos, transformando-se em relato de determinado contato sócio-histórico. Nesse sentido, analisar a obra limana possibilita a aquisição de um conhecimento sobre a história da língua portuguesa do Brasil. ABSTRACT The aim of this work is to analyze the linguistic-discourse occurrence of the language, linguistic identity and citizenship presented at Lima Barretos work, literate that lived in Rio de Janeiro by the years 1881 and 1922. Especially it examines the meaning of the militant literature of the author and his criticism that occurrence in the journalistic and fiction chronicles. To do it, it is based on the theoretical presumption of the History of the Linguistic Ideas which says that the study of a language is linked to the relevant subjects of the history and the constitution of a specific society trying to comprehend the social imaginary that is built along its history, in order to identify the linguistic-culture of a people. That is possible because a literary production is always linked to a time and, therefore, it shows its anxieties and dreams, changing into a relate of a specific social-historical contact. In this sense, the analysis of Lima Barretos work helps to acquire knowledge about the history of the Portuguese language in Brazil.
O objetivo da publicação científica é divulgar a pesquisa para a comunidade e, principalmente, di... more O objetivo da publicação científica é divulgar a pesquisa para a comunidade e, principalmente, difundir conhecimentos dentro da universidade, fazendo a interação entre esta e a comunidade. É por meio de livros e revistas, eletrônicas ou impressas, que os pesquisadores, com o apoio institucional, fazem circular e tornar visíveis os resultados de seu trabalho. É nessa diretriz que, neste momento, entregamos à comunidade acadêmica e aos professores da Educação Básica uma parte de nossas pesquisas e reflexões. Linguagem e ensino do texto: teoria e prática traz diferentes olhares sobre o trabalho com texto em sala de aula, e provoca reflexões que poderão levar ao desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e intervenções por parte de docentes e pesquisadores comprometidos com uma escola mais plural e de qualidade.
No final do século XIX, na Europa, surgem as histórias em quadrinhos. Naquele momento, os desenhi... more No final do século XIX, na Europa, surgem as histórias em quadrinhos. Naquele momento, os desenhistas desenvolviam ilustrações para compor um texto sem passagens escritas, somente visual. No Brasil, apesar de os primeiros quadrinhos datarem de 1869, com Angelo Agostini, criador do personagem Nhô Quim em viagem de Minas Gerais à corte no Rio de Janeiro, acredita-se que a revista Tico-Tico, lançada em 1905, tenha sido a primeira a apresentar histórias completas. Essa revista foi lançada pela editora O Malho, no dia 11 de outubro, marcando o início das publicações em quadrinhos dedicadas às crianças no Brasil. As histórias em quadrinhos consolidam-se, no Brasil e no mundo, como enredos narrados quadro a quadro, com ampla utilização de textos verbais e não-verbais, bem como do discurso direto, característico da língua falada. Constituem- se, portanto, como um gênero discursivo secundário que, de acordo com Bakhtin (1997), aparece, normalmente, em circunstâncias de comunicação cultural na forma escrita e engloba gêneros discursivos primários correspondentes a circunstâncias de comunicação verbal.
Uploads
Papers by Lúcia Maria de Assis
de uma língua portuguesa do Brasil. Para atingir esse objetivo, tomando
como base a História das Ideias Linguísticas, recorta a discussão sobre a língua
do Brasil a partir do século XIX, analisa o papel da crônica na literatura de
Lima Barreto e, por último, apresenta uma seleção de crônicas em que o tema
abordado, invariavelmente e sob diferentes formas, percorre a questão linguística.
Ao identificar em Lima Barreto um escritor atual e como o conjunto de temas abordado em sua obra toca de perto a constituição da identidade brasileira,
espera-se demonstrar que o referido literato pode estar presente em aulas de
diferentes anos de escolaridade.
Linguagem e ensino do texto: teoria e prática traz diferentes olhares sobre o trabalho com texto em sala de aula, e provoca reflexões que poderão levar ao desenvolvimento
de novos projetos de pesquisa e intervenções por parte de docentes e pesquisadores comprometidos com uma escola mais plural e de qualidade.
As histórias em quadrinhos consolidam-se, no Brasil e no mundo, como enredos narrados quadro a quadro, com ampla utilização de textos verbais e não-verbais, bem como do discurso direto, característico da língua falada. Constituem- se, portanto, como um gênero discursivo secundário que, de acordo com Bakhtin (1997), aparece, normalmente, em circunstâncias de comunicação cultural na forma escrita e engloba gêneros discursivos primários correspondentes a circunstâncias de comunicação verbal.
de uma língua portuguesa do Brasil. Para atingir esse objetivo, tomando
como base a História das Ideias Linguísticas, recorta a discussão sobre a língua
do Brasil a partir do século XIX, analisa o papel da crônica na literatura de
Lima Barreto e, por último, apresenta uma seleção de crônicas em que o tema
abordado, invariavelmente e sob diferentes formas, percorre a questão linguística.
Ao identificar em Lima Barreto um escritor atual e como o conjunto de temas abordado em sua obra toca de perto a constituição da identidade brasileira,
espera-se demonstrar que o referido literato pode estar presente em aulas de
diferentes anos de escolaridade.
Linguagem e ensino do texto: teoria e prática traz diferentes olhares sobre o trabalho com texto em sala de aula, e provoca reflexões que poderão levar ao desenvolvimento
de novos projetos de pesquisa e intervenções por parte de docentes e pesquisadores comprometidos com uma escola mais plural e de qualidade.
As histórias em quadrinhos consolidam-se, no Brasil e no mundo, como enredos narrados quadro a quadro, com ampla utilização de textos verbais e não-verbais, bem como do discurso direto, característico da língua falada. Constituem- se, portanto, como um gênero discursivo secundário que, de acordo com Bakhtin (1997), aparece, normalmente, em circunstâncias de comunicação cultural na forma escrita e engloba gêneros discursivos primários correspondentes a circunstâncias de comunicação verbal.