Doutor em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor dos cursos de Graduação em Letras e Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto e investigador do Núcleo de Estudos Literários (NEL) dessa universidade, no âmbito do qual lidera o Grupo de Pesquisa sobre Poesia de Língua Portuguesa (GP-Plipo). É membro dos conselhos editoriais das revistas Nau Literária: Crítica e Teoria da Literatura em Língua Portuguesa, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Caletroscópio, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto. Seus interesses como docente se orientam em direção a pedagogias emancipadoras, com atenção para a qualidade dos processos e materiais didáticos, das avaliações e dos currículos. Seus interesses de investigação incluem poesia de língua portuguesa, relações entre memória e literatura, poéticas da modernidade, estudos pós-coloniais, estudos culturais e literatura comparada. Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De suas publicações, destacam-se artigos e capítulos de livro sobre Conceição Lima, Hilda Hilst, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e a poesia marginal.
Em “1953”, poema de A dolorosa raiz do micondó, de Conceição Lima, fala--se do Massacre de Batepá... more Em “1953”, poema de A dolorosa raiz do micondó, de Conceição Lima, fala--se do Massacre de Batepá, acontecimento que entrou para a história de São Tomé e Príncipe como marco para a imaginação de uma identidade coletiva, relacionada à luta pela libertação do país do domínio colonial. Trata-se de evento traumático, cuja violência a poesia de Lima trabalha para que não se esqueça, lançando luz sobre feridas que são parte constituinte de uma memória nacional. Feridas de natureza semelhante também são abordadas em outros poemas da autora, como na sessão de O país de Akendenguê intitulada “Os fantasmas elementares”. Tendo em vista o trânsito entre a violência de Batepá e a ação daqueles cujo legado pode apontar os caminhos do futuro, pretendo mostrar alguns dos diálogos que se estabelecem na poesia de Lima, projetando um mundo com mais espaço para a justiça e a solidariedade do que para a inimizade.
Fazendo um recorte na obra poética de Paula Tavares, apresento uma leitura de uma seleção de poem... more Fazendo um recorte na obra poética de Paula Tavares, apresento uma leitura de uma seleção de poemas de Ex-votos, primeiro livro publicado pela autora após o fim da longa guerra civil angolana. Guio-me pela tentativa de compreender o que diz a voz poética dos textos. Sugiro que o livro não apresenta um tratamento da guerra significativamente diferente do que se vê em outras obras da poeta, em que o tema está presente. Com relação a ele, o que procuro demonstrar é que a poesia de Tavares recusa a guerra. Seu chamamento é para a preservação da vida. É nesta direção que vai o canto de seus “pássaros certos”.
Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, 2011
Minha proposta e realizar uma analise dos dois principais textos de Afrânio Coutinho sobre Machad... more Minha proposta e realizar uma analise dos dois principais textos de Afrânio Coutinho sobre Machado de Assis, observando em que a posicao do autor se modifica, entre um e outro, em decorrencia da aquisicao de um novo arsenal de conceitos a respeito da critica literaria. Em concomitância com a referida analise, pretendo destacar tais conceitos, bem como a ausencia deles, indicando a sua importância para a renovacao das teorias que Coutinho iria defender ao longo da maior parte de sua carreira. My proposal is to conduct an analysis of the two main texts written by Afrânio Coutinho about Machado de Assis, noting how the author’s position changes, between one and another, as a result of acquiring an arsenal of new concepts about literary criticism. Concurrently with this analysis, I intend to highlight such concepts as well as their absence, indicating its importance for the renewal of the theories that Coutinho would defend in most part of his career.
In the work of Mario de Sa-Carneiro, I identify two types of tension that I think are recurring a... more In the work of Mario de Sa-Carneiro, I identify two types of tension that I think are recurring aspects which manifest themselves as central to his poetics. The first type would be formed by the movements of rising and falling; the second presents the opposition between conservation and dispersion. Focusing on two texts of Ceu em fogo, both marked by the fictional play with diary writing, I will try to highlight the second tension, noticing something of its nuances and thinking, particularly, about its relationship with the idea of transcendence, which, illuminating a certain transition to otherness, would prove to be a fundamental element of how the author thinks and writes about the subjective experience itself.
Em entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, d... more Em entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, de 1985, Paula Tavares falava da importância da região onde nasceu, a Huíla, no sul de Angola, para a configuração de sua poética. Nos seus termos, tratava-se de um lugar que "era o limite entre duas sociedades bem distintas: a sociedade europeia [...] [e] uma sociedade africana que era ignorada pela sociedade europeia". Da sociedade africana procurava se aproximar essa poesia, buscando alguma compreensão de coisas que "escapavam" à autora, mas que ela "desejava perceber". Apresentava-se, então, a poesia como instrumento para o conhecimento de um mundo que não se conseguia "compreender inteiramente". A partir de algumas sugestões que recolho em um texto de Amílcar Cabral ("O papel da cultura na luta pela independência") a respeito do conceito de cultura e da constituição das sociedades africanas modernas, bem como da análise de três poemas...
O artigo apresenta apontamentos acerca de traços característicos das poéticas de Paula Tavares e ... more O artigo apresenta apontamentos acerca de traços característicos das poéticas de Paula Tavares e Conceição Lima, com referências aos dois primeiros livros da angolana, Ritos de passagem (1985) e O lago da lua (1999), e ao segundo e ao terceiro da são-tomense, A dolorosa raiz do micondó (2006) e O país de Akendenguê (2011). Procuro pensar sobre como tais poetas lidam com a herança que seus predecessores lhes legaram, demonstrando de que forma, consciente e propositalmente conectadas com determinados lugares, ambas fazem também o elogio da travessia, constituindo-se como exemplares de uma postura avessa a qualquer monolitismo.
O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, 2007
Neste artigo, apresento uma análise do poema “Arquitetura na<br />ilha”, escrito por Eucana... more Neste artigo, apresento uma análise do poema “Arquitetura na<br />ilha”, escrito por Eucanaã Ferraz, um dos poetas brasileiros contemporâneos<br />de maior destaque. Para a leitura, aproveito, como referencial teórico, as<br />lições de Antonio Candido, expostas em seu livro O estudo analítico do<br />poema.
O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, 2013
O artigo tem por objetivo descrever alguns aspectos que envolvem a chamada poesia marginal brasil... more O artigo tem por objetivo descrever alguns aspectos que envolvem a chamada poesia marginal brasileira, em particular, em sua relação com a crítica literária e com as transformações por que esta passava no momento da eclosão do movimento, nos anos 1970. Como o título indica, procura-se pensar tal produção poética em termos de um enquadramento histórico, tendo em vista os princípios contrastantes que informavam as gerações anteriores e aquelas que acabariam por abrir o caminho para o fim do século XX, na cultura e na literatura nacionais. Pretende-se, ainda, enfatizar uma possibilidade de distinção, e mesmo a de um juízo, a partir da comparação entre dois importantes poetas do período.
Uma aproximação da poética de Hilda Hilst, abordando a suarelação com uma determinada tradição da... more Uma aproximação da poética de Hilda Hilst, abordando a suarelação com uma determinada tradição da modernidade, a suasingular trajetória e alguns de seus traços marcantes,observados a partir do livro Do desejo.
RESUMO: O artigo pretende pensar a perda como componente central da autobiografia Baratas, de Sch... more RESUMO: O artigo pretende pensar a perda como componente central da autobiografia Baratas, de Scholastique Mukasonga, considerando a história de Ruanda, marcada pela colonização, e a busca por uma memória ruandesa. Segundo Richard Oko Ajah (2015), as obras da escritora que tematizam o conflito étnico em Ruanda são narrativas de memória e trauma, as quais denunciam as condições que culminaram em um trauma estrutural, sofrido pelos tutsis ao longo de décadas de violência e se-gregação, até o genocídio de 1994. A perda e a ausência dos seus, assombrando a autora, narradora e personagem sobrevivente do massacre, fazem com que tome para si a tarefa de guardiã da memória de seu povo. Cogita-se que a experiência traumática, a caracterizar o teor testemunhal de Baratas, leva a escritora a buscar, através da rememoração (Gagnebin 2006), uma forma de agir no presente para lutar contra o esquecimento e a repetição dos horrores do passado, humanizando-se através da arte. ABSTRACT: The article intends to think of loss as a central component in the autobiography Cockroaches , by Scholastique Mukasonga, considering the history of Rwanda, marked by colonization, and the search for a Rwandan memory. According to Richard Oko Ajah (2015), the writer's works that address ethnic conflict in Rwanda are narratives of memory and trauma, which denounce the conditions culminating in a structural trauma suffered by Tutsis over decades of violence and segregation until the 1994 genocide. The loss and absence of her own, haunting the author, narrator and surviving character of the massacre, made her take the position of guardian of her people's memory. It is thought that the traumatic experience, characterizing the testimonial content of Cockroaches, leads the writer to seek, through remembrance (Gagnebin 2006), a way of acting in the present to fight the forgetfulness and the repetition of the horrors of the past, humanizing herself through art.
No presente artigo, buscamos problematizar algumas constatações que sugerem o excesso do uso da p... more No presente artigo, buscamos problematizar algumas constatações que sugerem o excesso do uso da primeira pessoa na literatura contemporânea como responsável por uma possível crise da ficção. Abordamos interseções que o universo literário mantém com o relato memorialístico, de maneira a destacar um tipo de relação que, com as experiências traumáticas do século XX, adquire mais ampla significação, sugerindo tanto uma instância fundamental para os indivíduos que viveram traumas, quanto para as culturas às quais pertencem. Com o foco na experiência africana, trazemos o exemplo de Sonhos em tempo de guerra, primeiro volume da trilogia autobiográfica de Ngũgĩ wa Thiong’o, que afirma a literatura como espaço de reconstrução do sujeito fragmentado a partir do relato autobiográfico, mas não narcísico.
Em entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, d... more Em entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, de 1985, Paula Tavares falava da importância da região onde nasceu, a Huíla, no sul de Angola, para a configuração de sua poética. Nos seus termos, tratava-se de um lugar que "era o limite entre duas sociedades bem distintas: a sociedade europeia [...] [e] uma sociedade africana que era ignorada pela sociedade europeia". Da sociedade africana procurava se aproximar essa poesia, buscando alguma compreensão de coisas que "escapavam" à autora, mas que ela "desejava perceber". Apresentava-se, então, a poesia como instrumento para o conhecimento de um mundo que não se conseguia "compreender inteiramente". A partir de algumas sugestões que recolho em um texto de Amílcar Cabral ("O papel da cultura na luta pela independência") a respeito do conceito de cultura e da constituição das sociedades africanas modernas, bem como da análise de três poemas de diferentes momentos da obra de Tavares, procuro observar alguns dos modos como a poética em questão realiza a aproximação que tem em vista, considerando-se certas potencialidades e limitações que aí entram em jogo.
eLyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics, 2019
Partindo de um intenso desgosto e de uma intensa inquietação com os rumos que tem tomado o país o... more Partindo de um intenso desgosto e de uma intensa inquietação com os rumos que tem tomado o país onde nasci, desde as últimas eleições presidenciais, procuro, neste artigo, pensar sobre como a poesia de Conceição Lima, visceralmente ligada a São Tomé e Príncipe, com cuja história e com cujo futuro se apresenta compromissada, afasta-se dos riscos que o nacionalismo comporta, recusando as dicotomias simplistas e o maniqueísmo típicos de uma "lógica da colonialidade", tão explícita, hoje, no Brasil. Para demonstrar tal afastamento, faço uso de conceitos caros a pensadores que, como eu, acreditam na necessidade de se recusar o fechamento das culturas em seu próprio universo, assim como a intolerância e o preconceito que advêm da crença em verdades absolutas e dogmas definitivos. Hibridismo e interculturalidade são alguns destes conceitos, os quais me fornecem sugestões para observar como a poesia de Lima ultrapassa certas fronteiras.
Em “1953”, poema de A dolorosa raiz do micondó, de Conceição Lima, fala--se do Massacre de Batepá... more Em “1953”, poema de A dolorosa raiz do micondó, de Conceição Lima, fala--se do Massacre de Batepá, acontecimento que entrou para a história de São Tomé e Príncipe como marco para a imaginação de uma identidade coletiva, relacionada à luta pela libertação do país do domínio colonial. Trata-se de evento traumático, cuja violência a poesia de Lima trabalha para que não se esqueça, lançando luz sobre feridas que são parte constituinte de uma memória nacional. Feridas de natureza semelhante também são abordadas em outros poemas da autora, como na sessão de O país de Akendenguê intitulada “Os fantasmas elementares”. Tendo em vista o trânsito entre a violência de Batepá e a ação daqueles cujo legado pode apontar os caminhos do futuro, pretendo mostrar alguns dos diálogos que se estabelecem na poesia de Lima, projetando um mundo com mais espaço para a justiça e a solidariedade do que para a inimizade.
Fazendo um recorte na obra poética de Paula Tavares, apresento uma leitura de uma seleção de poem... more Fazendo um recorte na obra poética de Paula Tavares, apresento uma leitura de uma seleção de poemas de Ex-votos, primeiro livro publicado pela autora após o fim da longa guerra civil angolana. Guio-me pela tentativa de compreender o que diz a voz poética dos textos. Sugiro que o livro não apresenta um tratamento da guerra significativamente diferente do que se vê em outras obras da poeta, em que o tema está presente. Com relação a ele, o que procuro demonstrar é que a poesia de Tavares recusa a guerra. Seu chamamento é para a preservação da vida. É nesta direção que vai o canto de seus “pássaros certos”.
Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, 2011
Minha proposta e realizar uma analise dos dois principais textos de Afrânio Coutinho sobre Machad... more Minha proposta e realizar uma analise dos dois principais textos de Afrânio Coutinho sobre Machado de Assis, observando em que a posicao do autor se modifica, entre um e outro, em decorrencia da aquisicao de um novo arsenal de conceitos a respeito da critica literaria. Em concomitância com a referida analise, pretendo destacar tais conceitos, bem como a ausencia deles, indicando a sua importância para a renovacao das teorias que Coutinho iria defender ao longo da maior parte de sua carreira. My proposal is to conduct an analysis of the two main texts written by Afrânio Coutinho about Machado de Assis, noting how the author’s position changes, between one and another, as a result of acquiring an arsenal of new concepts about literary criticism. Concurrently with this analysis, I intend to highlight such concepts as well as their absence, indicating its importance for the renewal of the theories that Coutinho would defend in most part of his career.
In the work of Mario de Sa-Carneiro, I identify two types of tension that I think are recurring a... more In the work of Mario de Sa-Carneiro, I identify two types of tension that I think are recurring aspects which manifest themselves as central to his poetics. The first type would be formed by the movements of rising and falling; the second presents the opposition between conservation and dispersion. Focusing on two texts of Ceu em fogo, both marked by the fictional play with diary writing, I will try to highlight the second tension, noticing something of its nuances and thinking, particularly, about its relationship with the idea of transcendence, which, illuminating a certain transition to otherness, would prove to be a fundamental element of how the author thinks and writes about the subjective experience itself.
Em entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, d... more Em entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, de 1985, Paula Tavares falava da importância da região onde nasceu, a Huíla, no sul de Angola, para a configuração de sua poética. Nos seus termos, tratava-se de um lugar que "era o limite entre duas sociedades bem distintas: a sociedade europeia [...] [e] uma sociedade africana que era ignorada pela sociedade europeia". Da sociedade africana procurava se aproximar essa poesia, buscando alguma compreensão de coisas que "escapavam" à autora, mas que ela "desejava perceber". Apresentava-se, então, a poesia como instrumento para o conhecimento de um mundo que não se conseguia "compreender inteiramente". A partir de algumas sugestões que recolho em um texto de Amílcar Cabral ("O papel da cultura na luta pela independência") a respeito do conceito de cultura e da constituição das sociedades africanas modernas, bem como da análise de três poemas...
O artigo apresenta apontamentos acerca de traços característicos das poéticas de Paula Tavares e ... more O artigo apresenta apontamentos acerca de traços característicos das poéticas de Paula Tavares e Conceição Lima, com referências aos dois primeiros livros da angolana, Ritos de passagem (1985) e O lago da lua (1999), e ao segundo e ao terceiro da são-tomense, A dolorosa raiz do micondó (2006) e O país de Akendenguê (2011). Procuro pensar sobre como tais poetas lidam com a herança que seus predecessores lhes legaram, demonstrando de que forma, consciente e propositalmente conectadas com determinados lugares, ambas fazem também o elogio da travessia, constituindo-se como exemplares de uma postura avessa a qualquer monolitismo.
O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, 2007
Neste artigo, apresento uma análise do poema “Arquitetura na<br />ilha”, escrito por Eucana... more Neste artigo, apresento uma análise do poema “Arquitetura na<br />ilha”, escrito por Eucanaã Ferraz, um dos poetas brasileiros contemporâneos<br />de maior destaque. Para a leitura, aproveito, como referencial teórico, as<br />lições de Antonio Candido, expostas em seu livro O estudo analítico do<br />poema.
O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, 2013
O artigo tem por objetivo descrever alguns aspectos que envolvem a chamada poesia marginal brasil... more O artigo tem por objetivo descrever alguns aspectos que envolvem a chamada poesia marginal brasileira, em particular, em sua relação com a crítica literária e com as transformações por que esta passava no momento da eclosão do movimento, nos anos 1970. Como o título indica, procura-se pensar tal produção poética em termos de um enquadramento histórico, tendo em vista os princípios contrastantes que informavam as gerações anteriores e aquelas que acabariam por abrir o caminho para o fim do século XX, na cultura e na literatura nacionais. Pretende-se, ainda, enfatizar uma possibilidade de distinção, e mesmo a de um juízo, a partir da comparação entre dois importantes poetas do período.
Uma aproximação da poética de Hilda Hilst, abordando a suarelação com uma determinada tradição da... more Uma aproximação da poética de Hilda Hilst, abordando a suarelação com uma determinada tradição da modernidade, a suasingular trajetória e alguns de seus traços marcantes,observados a partir do livro Do desejo.
RESUMO: O artigo pretende pensar a perda como componente central da autobiografia Baratas, de Sch... more RESUMO: O artigo pretende pensar a perda como componente central da autobiografia Baratas, de Scholastique Mukasonga, considerando a história de Ruanda, marcada pela colonização, e a busca por uma memória ruandesa. Segundo Richard Oko Ajah (2015), as obras da escritora que tematizam o conflito étnico em Ruanda são narrativas de memória e trauma, as quais denunciam as condições que culminaram em um trauma estrutural, sofrido pelos tutsis ao longo de décadas de violência e se-gregação, até o genocídio de 1994. A perda e a ausência dos seus, assombrando a autora, narradora e personagem sobrevivente do massacre, fazem com que tome para si a tarefa de guardiã da memória de seu povo. Cogita-se que a experiência traumática, a caracterizar o teor testemunhal de Baratas, leva a escritora a buscar, através da rememoração (Gagnebin 2006), uma forma de agir no presente para lutar contra o esquecimento e a repetição dos horrores do passado, humanizando-se através da arte. ABSTRACT: The article intends to think of loss as a central component in the autobiography Cockroaches , by Scholastique Mukasonga, considering the history of Rwanda, marked by colonization, and the search for a Rwandan memory. According to Richard Oko Ajah (2015), the writer's works that address ethnic conflict in Rwanda are narratives of memory and trauma, which denounce the conditions culminating in a structural trauma suffered by Tutsis over decades of violence and segregation until the 1994 genocide. The loss and absence of her own, haunting the author, narrator and surviving character of the massacre, made her take the position of guardian of her people's memory. It is thought that the traumatic experience, characterizing the testimonial content of Cockroaches, leads the writer to seek, through remembrance (Gagnebin 2006), a way of acting in the present to fight the forgetfulness and the repetition of the horrors of the past, humanizing herself through art.
No presente artigo, buscamos problematizar algumas constatações que sugerem o excesso do uso da p... more No presente artigo, buscamos problematizar algumas constatações que sugerem o excesso do uso da primeira pessoa na literatura contemporânea como responsável por uma possível crise da ficção. Abordamos interseções que o universo literário mantém com o relato memorialístico, de maneira a destacar um tipo de relação que, com as experiências traumáticas do século XX, adquire mais ampla significação, sugerindo tanto uma instância fundamental para os indivíduos que viveram traumas, quanto para as culturas às quais pertencem. Com o foco na experiência africana, trazemos o exemplo de Sonhos em tempo de guerra, primeiro volume da trilogia autobiográfica de Ngũgĩ wa Thiong’o, que afirma a literatura como espaço de reconstrução do sujeito fragmentado a partir do relato autobiográfico, mas não narcísico.
Em entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, d... more Em entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, de 1985, Paula Tavares falava da importância da região onde nasceu, a Huíla, no sul de Angola, para a configuração de sua poética. Nos seus termos, tratava-se de um lugar que "era o limite entre duas sociedades bem distintas: a sociedade europeia [...] [e] uma sociedade africana que era ignorada pela sociedade europeia". Da sociedade africana procurava se aproximar essa poesia, buscando alguma compreensão de coisas que "escapavam" à autora, mas que ela "desejava perceber". Apresentava-se, então, a poesia como instrumento para o conhecimento de um mundo que não se conseguia "compreender inteiramente". A partir de algumas sugestões que recolho em um texto de Amílcar Cabral ("O papel da cultura na luta pela independência") a respeito do conceito de cultura e da constituição das sociedades africanas modernas, bem como da análise de três poemas de diferentes momentos da obra de Tavares, procuro observar alguns dos modos como a poética em questão realiza a aproximação que tem em vista, considerando-se certas potencialidades e limitações que aí entram em jogo.
eLyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics, 2019
Partindo de um intenso desgosto e de uma intensa inquietação com os rumos que tem tomado o país o... more Partindo de um intenso desgosto e de uma intensa inquietação com os rumos que tem tomado o país onde nasci, desde as últimas eleições presidenciais, procuro, neste artigo, pensar sobre como a poesia de Conceição Lima, visceralmente ligada a São Tomé e Príncipe, com cuja história e com cujo futuro se apresenta compromissada, afasta-se dos riscos que o nacionalismo comporta, recusando as dicotomias simplistas e o maniqueísmo típicos de uma "lógica da colonialidade", tão explícita, hoje, no Brasil. Para demonstrar tal afastamento, faço uso de conceitos caros a pensadores que, como eu, acreditam na necessidade de se recusar o fechamento das culturas em seu próprio universo, assim como a intolerância e o preconceito que advêm da crença em verdades absolutas e dogmas definitivos. Hibridismo e interculturalidade são alguns destes conceitos, os quais me fornecem sugestões para observar como a poesia de Lima ultrapassa certas fronteiras.
Uploads
Papers by Bernardo Amorim