Papers by Érica Sarsur
Revista Letras Raras, 2022
Este artigo se organiza em três partes: primeiramente, um panorama dos documentos de orientação q... more Este artigo se organiza em três partes: primeiramente, um panorama dos documentos de orientação que regulamentam os direitos linguísticos especificamente na Europa e no Brasil; em segundo lugar, a apresentação do programa de um curso de francês cujo fio condutor é “os direitos às (suas) línguas”, ministrado para um público universitário do Brasil; por fim, analisar esse programa, para indicar quais são suas contribuições para a formação dos estudantes. Seu objetivo é, assim, apontar em que esta concepção da disciplina pode contribuir para a promoção dos valores do plurilinguismo, no que tange aos direitos às línguas e às políticas linguísticas em prol da salvaguarda e da proteção das línguas do mundo. As bases teóricas da disciplina foram discutidas pelo grupo de estudantes e seguidas de seis palestras proferidas por convidados externos, vindos de horizontes geográficos e linguísticos muito diversificados, que falaram sobre diferentes situações linguísticas complexas que viveram e, principalmente, a violação dos direitos linguísticos em diferentes contextos sociais: escola, administração, serviços públicos, mídias, outros espaços de interações informais entre falantes, entre outros. Os resultados indicam que o contato com a legislação, com artigos científicos e a interação com indivíduos que viveram experiências linguísticas diversificadas contribui para a formação dos estudantes, em diferentes âmbitos: pessoal, cultural, profissional, científico e linguístico. O objetivo e a esperança é que, a partir dessa experiência formativa, esses estudantes serão, no futuro, profissionais conscientes e engajados na divulgação e na promoção dos direitos linguísticos, da diversidade linguística e dos valores do plurilinguismo.
PALAVRAS-CHAVE: Direitos linguísticos; Políticas linguísticas; Currículo; Formação de professores; Educação plurilíngue.
Revista Letras Raras, 2022
Cet article s’organise en trois parties : d’abord, un panorama des textes normatifs qui régulent ... more Cet article s’organise en trois parties : d’abord, un panorama des textes normatifs qui régulent les droits linguistiques spécifiquement en Europe et au Brésil ; ensuite la présentation du programme d’un cours de français dont le fil rouge est « les droits aux / à ses langues », mené auprès d’un public universitaire au Brésil ; enfin, l’analyse d’un tel programme pour en dégager ses atouts dans la formation des apprenants. Son objectif est donc d’indiquer en quoi une telle conception de cours peut contribuer à la promotion des valeurs du plurilinguisme, en ce qui concerne les droits aux langues et au regard des politiques linguistiques en faveur de la sauvegarde et de la protection des langues du monde. Les bases théoriques du cours ont été discutées par le groupe d’étudiants et suivie de six interventions d’invités venant d’horizons géographiques et linguistiques très diversifiés, qui ont parlé des différents enjeux linguistiques qu’ils ont connus et notamment de l’absence des droits linguistiques dans différents contextes sociaux, à savoir : l’école, l’administration, les services publics, les médias, les lieux informels d’échanges. Les résultats indiquent que le contact avec des textes d’orientation et des écrits scientifiques et l’interaction avec des individus ayant vécu des expériences linguistiques diversifiées contribuent à la formation des étudiants, aux niveaux personnel, culturel, professionnel, scientifique et linguistique. Notre pari est qu’ils seront, dans le futur, des professionnels conscients et engagés dans la diffusion et la promotion des droits linguistiques, de la diversité linguistique et des valeurs du plurilinguisme.
MOTS-CLÉS: Droits linguistiques; Politiques linguistiques; Curriculum; Formation d’enseignants; Education plurilingue.
Dossiê Especial PluEnPLi - Plurilinguismo, Ensino de línguas e Políticas Linguísticas , 2022
O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência de aplicação das abordagens plurais no ensin... more O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência de aplicação das abordagens plurais no ensino superior: a disciplina Intercompreensão em Línguas Românicas para alunos do curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP). Trazemos um panorama da inserção da disciplina de Intercompreensão em diferentes instituições de ensino superior brasileiras e, em seguida, a sua situação na USP. Apoiando-nos nas bases da Intercompreensão como abordagem didática (ALARCÃO et al., 2009; DE CARLO; ANQUETIL, 2019), o programa proposto para o 1º semestre de 2021 foi organizado em três módulos: sensibilização, panorama multilíngue brasileiro e a “viagem” por doze línguas românicas. A fim de compreender os impactos do contato com a abordagem intercompreensiva, analisamos trechos da Reflexão final individual solicitada ao final da disciplina. Os resultados apontam a Intercompreensão como vetor de transformações na autopercepção dos estudantes como sujeitos plurilíngues, em suas concepções sobre o ensino-aprendizagem de línguas e de suas representações sobre a família das línguas românicas.
Recherches en didactique des langues et des cultures - Les cahiers de l'Acedle, 2021
Cet article présente les résultats d'un projet mis en oeuvre auprès de 41 élèves préadolescents d... more Cet article présente les résultats d'un projet mis en oeuvre auprès de 41 élèves préadolescents d'un collège public situé dans une région socioéconomique défavorisée de Belo Horizonte, au Brésil. Le projet « Lire le monde » se base sur les approches plurielles des langues et des cultures, notamment l'éveil aux langues et l'intercompréhension. Son but est de favoriser l’ouverture d’esprit vers les langues et pays du monde et de contribuer à un changement positif de l'estime de soi chez les apprenants. Les instruments de recueil des données sont des entretiens, des questionnaires et le jounal de bord de l’enseignante. Une double analyse linguistique et de contenu est faite et on constate chez les élèves une prise de conscience de leurs compétences linguistiques, suivie d’une plus forte estime de soi. Les élèves se sont fortement engagés dans le projet et ont adhéré aux activités proposées, malgré le degré de difficulté qu’elles présentent et les compétences exigées pour leur accomplissement.
Este artigo apresenta os resultados de um projeto realizado junto a 41 alunos pré-adolescentes de uma escola pública situada em uma região socioeconômica desfavorecida da cidade de Belo Horizonte, no Brasil. O projeto “Ler o mundo” tem como base as abordagens plurais das línguas e culturas, especialmente o despertar para as línguas e a intercompreensão. Seu objetivo foi de
promover uma abertura de espírito diante das línguas e países do mundo, bem como contribuir para uma mudança positiva da autoestima dos alunos. Os instrumentos de geração de dados foram entrevistas, questionários e o diário reflexivo da professora. Uma dupla análise linguística e de conteúdo foi feita, e é possível observar uma tomada de consciência, pelos alunos, de suas
competências linguísticas, seguida de uma autoestima mais elevada. Os alunos se engajaram fortemente ao projeto e aderiram às atividades propostas, apesar do grau de dificuldade que elas apresentavam e das competências exigidas para sua realização.
Sisyphus - Journal of Education, 2022
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de despertar para as línguas (éveil aux langues... more Este artigo apresenta os resultados de um projeto de despertar para as línguas (éveil aux langues) e intercompreensão junto a 41 alunos pré-adolescentes de uma escola brasileira situada em meio socioeconômico desfavorecido. Por meio da análise de perguntas registradas pelos alunos ao longo do ano letivo, é possível observar como a proposta didática baseada nas abordagens plurais contribuiu para o despertar e para o fortalecimento de atitudes positivas dos alunos em relação à diversidade linguística e cultural. Com base em descritores do CARAP, o artigo mostra como as 44 perguntas registradas pelos alunos são indícios de interesse, curiosidade, estima e abertura dos pré-adolescentes às línguas do mundo. Também se discute a pertinência desse tipo de prática pedagógica no contexto educacional brasileiro.
PALAVRAS-CHAVE: despertar para as línguas; intercompreensão; atitudes; contexto escolar; Brasil.
ANAIS VIII SITRE 2020, 2021
Resumo: Este trabalho se insere no eixo das pedagogias alternativas e inovações sociais. No conte... more Resumo: Este trabalho se insere no eixo das pedagogias alternativas e inovações sociais. No contexto da educação básica brasileira, o ensino de línguas é tratado sob uma perspectiva singular, que as trata isoladamente, deixando de lado as relações entre elas e sem considerar o repertório linguístico dos alunos. No campo de estudos da didática das línguas, as abordagens plurais surgem com uma proposta de ampliação dessas práticas, na perspectiva de uma educação plurilíngue, que toma como base as relações entre as línguas e as relações dos indivíduos com elas. Nesse âmbito, quando a noção de biografia linguística passa a fazer parte dos trabalhos junto aos alunos, novos elementos vêm à tona, como as questões socio-afetivas que tangem à autoestima, às representações de si e do outro, das línguas, das próprias capacidades. Além disso, contribuem tanto para o desenvolvimento linguístico do aluno, quando para seu desenvolvimento humano, emocional, a partir da tomada de consciência de elementos que compõem sua identidade. Este artigo apresenta os resultados de uma experimentação em uma escola pública de ensino fundamental realizada em Belo Horizonte, junto a alunos do 6º ano em um contexto socioeconômico desfavorecido. No âmbito do projeto "Ler o mundo", foi realizada uma atividade em que os alunos trabalharam sua biografia linguística, por meio de um suporte, a Flor das Línguas. Os resultados apontam na mesma direção das pesquisas anteriores no campo da didática das línguas e encorajam uma reflexão sobre a utilização de tal prática pedagógica no contexto brasileiro.
O presente relato busca apresentar uma atividade de despertar para as línguas realizada
junto a t... more O presente relato busca apresentar uma atividade de despertar para as línguas realizada
junto a três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental (11-12 anos) de uma escola situada em
uma região socioeconomicamente desfavorecida da cidade de Belo Horizonte (Brasil).
Inserida no programa das aulas de Língua Portuguesa, cujo conteúdo programático era o
tipo textual narrativo, foram apresentadas aos alunos a letra e posteriormente o videoclipe de
duas músicas francesas. A partir da leitura e compreensão da música, os alunos as
retextualizaram, transformando-as em textos narrativos. O resultado foi positivo, no sentido
de a tarefa ter sido cumprida satisfatoriamente por quase a totalidade dos alunos e pelo fato
de eles terem se interessado e se envolvido emocionalmente com os enredos das canções.
RESUMO O Projeto "Ler o mundo" é desenvolvido em uma escola municipal de uma região socioeconomic... more RESUMO O Projeto "Ler o mundo" é desenvolvido em uma escola municipal de uma região socioeconomicamente desfavorecida de Belo Horizonte com alunos de 12-15 anos. Em 2017, quatro jovens franceses fizeram parte do cotidiano escolar durante dois meses. Com o respaldo das Abordagens Plurais, os alunos leram, em francês, a proposta do intercâmbio cultural. Antes da chegada dos jovens, os alunos temiam não conseguir se comunicar. Tinham a expectativa positiva de conhecê-los e aprender sua língua. Os jovens franceses ministraram aulas de língua e cultura francesa, em francês; os alunos ministraram aulas de língua e cultura brasileiras para os franceses. Os alunos se empenharam e realizaram satisfatoriamente todas as tarefas propostas. Eles também se esforçaram para estabelecer a comunicação com os jovens franceses. Estratégias de intercompreensão foram utilizadas nesses momentos. Houve clara transformação na autoimagem dos alunos, que se mostraram mais confiantes para interagir com os franceses. RÉSUMÉ Des personnes et des langues étrangères : un défi atractif pour des élèves du collège ( Ensino Fundamental) Le Projet « Lire le monde » a lieu dans une école municipale (collège) dans une région socioéconomiquement défavorisée de la ville de Belo Horizonte, au Brésil, auprès d'élèves entre 12 et 15 ans. Pendant deux mois de l'année 2017, quattre Français d'âge 21-14 ans ont participé des activités du quotidien scolaire. Basé sur les Approches Plurielles, les évèves ont lu une lettre, en français, qui leur proposait un échange culturel. Les jeunes Français ont fait cinq cours de langue et culture française aux élèves et eux, à son tour, ont fait aux jeunes des cours de langue et culture brésiliennes. Toutes les activités ont été réalisée par les élèves de façon appropriée, et tous ont fait des efforts pour promouvoir la communication et l'intercompréhension à partir de stratégies différentes. L'image de soi chez les élèves a été nettement transformée et ils se montraient à la fin des activités, plus confiants pour comprendre le français et pour se communiquer avec les visiteurs étrangers. PALAVRAS CHAVE: abordagens plurais, intercompreensão, despertar para as línguas, sentimento de autoeficácia, alunos adolescentes.
This research focused on the perception of the French front rounded vowel sounds by Brazilian Por... more This research focused on the perception of the French front rounded vowel sounds by Brazilian Portuguese native speakers. The work proposal was geared towards teaching foreign languages sounds that are not present in the learner's native language. The hypothesis of this research was that a phonetic-oriented intervention to the production of specific sounds of a foreign language may help to develop learners' perception of them. This study aimed to test the effectiveness of such intervention. We undertook two sound perception tests, on which the participants pointed out whether or not they were listening to a specific sound present in the Brazilian Portuguese sound repertoire. As a stimulus, the task uses a continuum of isolated vowel sounds throughout nine stages between [i-y], [e-ø], [-]. The experimental informant group was then submitted to a didactic-phonetic intervention in the interval between tests. The results seemed to confirm the hypothesis considering that in the post-test data the majority of the participants show impressive perceptual changes. The possible contribution of this study to the foreign language teaching relies on the demonstration of the impact of a didactic oriented intervention to teach pronunciation, making use of activities that shall promote sounds production.
Thesis Chapters by Érica Sarsur
Este trabalho se situa no campo da didática do plurilinguismo e tem como norte as abordagens plur... more Este trabalho se situa no campo da didática do plurilinguismo e tem como norte as abordagens plurais para o ensino de línguas e culturas, especificamente, o despertar para as línguas (éveil aux langues) e a intercompreensão entre línguas românicas. Essas abordagens contribuem para o desenvolvimento dos aprendizes nos campos dos saberes, das atitudes e das aptidões, favorecendo a tomada de consciência de sua realidade linguística e ampliando a abertura em relação à alteridade. O objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos das abordagens plurais na formação integral de pré-adolescentes de meio socioeconômico desfavorecido. Para tal, foi elaborado um projeto-piloto, intitulado “Ler o mundo”, com base nas abordagens plurais, para o público do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública situada na fronteira de um aglomerado subnormal de Belo Horizonte. Os dados analisados nesta pesquisa-ação são oriundos de dois questionários, um respondido pelos alunos e outro pelos professores; da produção dos alunos nas atividades realizadas em sala; de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os grupos de alunos; e do Diário reflexivo da professora. Esses dados foram analisados segundo o modelo da análise de conteúdo, com o suporte da análise temática e da enunciação. Foram feitos três tipos de análises. O primeiro focaliza os benefícios do projeto-piloto para a formação integral dos alunos e aponta resultados positivos e a tomada de consciência, pelos alunos, dos elementos que influenciam seu processo de aprendizagem. O segundo se organiza sobre a base de onze categorias, organizadas em três campos: saberes, atitudes e aptidões. Os resultados apontam para mudanças positivas na maior parte dos alunos que participaram do projeto. Também foram identificadas questões complexas que interferem no comportamento dos alunos na escola, o que evidencia a importância de se estabelecer diálogo mais estreito entre a escola e os dispositivos da Rede de Proteção à Criança e Adolescente da cidade. O terceiro tipo de análise se dedicou à verificação comentada da adequação das atividades propostas ao contexto da experimentação e da sua relação com o conjunto de descritores de recursos apresentados no quadro de referência para as abordagens plurais das línguas e culturas (CARAP). As atividades se mostraram adequadas, e há diferentes caminhos de aprofundamento e melhoria da forma de apresentá-las e conduzi-las. O trabalho trouxe contribuições práticas para o campo da didática do plurilinguismo, na medida em que apresenta um dispositivo estruturado e comentado, passível de ser utilizado em outros contextos escolares. Também trouxe contribuições teóricas, na medida em que propõe a inclusão de duas seções de descritores de recursos no CARAP: conhecimentos gerais e de mundo (campo dos saberes) e saber mediar conhecimento (campo das aptidões). Este trabalho corrobora os efeitos positivos das abordagens plurais para os aprendizes apontados por trabalhos anteriores realizados em diversos países e se apresenta como um contributo para fortalecer esse campo de estudos no contexto brasileiro.
This research is inserted within the context of phonetic studies and foreign language teaching an... more This research is inserted within the context of phonetic studies and foreign language teaching and focuses on the perception by Brazilian Portuguese native speakers of the French front rounded vowels sounds. The initial reason and work proposal are geared towards teaching foreign languages sounds that are not present in the learner’s native language. It is assume that a small attention is given to the pronunciation in the early stages of the foreign language studies. Thus, the description of French phonetic modes, the notion of acceptable
pronunciation, the elements of corrective phonetic, and the studies of speech perception formed the theoretical foundation for the data analysis. The hypothesis of this research is that a phonetic oriented intervention to the production of specific sounds of a foreign language
may help to develop the perception of those sounds by the learner. This study aims, therefore, to test the effectiveness of such intervention. In this regard, we undertook two sound perception tests, on which the participants pointed out whether they were listening or not to a specific sound present in the Brazilian Portuguese sound repertoire. As a stimulus, the task uses a continuum of isolated vowel sounds throughout nine stages between [i-y], [e-ø], [-]. The experiential informant group was then submitted to a didactic-phonetic intervention in the interval between tests. The results seemed to confirm the hypothesis considering that in the post-test data the majority of the participants showed impressive changes, which could be inferred by the results displayed in a curve of approximate answers to an enlarged Z. This indicates a categorical perception of French sound analyzed in the intervention. The possible contribution of this study to the foreign language teaching relies on the demonstration of the impact of a didactic oriented intervention to teach pronunciation, making use of activities that shall promote sounds production.
Keywords:
10, 1 (2022) by Érica Sarsur
Sisyphus – Journal of Education, 2022
[PT]
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de despertar para as línguas (éveil aux la... more [PT]
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de despertar para as línguas (éveil aux langues) e intercompreensão junto a 41 alunos pré-adolescentes de uma escola brasileira situada em meio socioeconômico desfavorecido. Por meio da análise de perguntas registradas pelos alunos ao longo do ano letivo, é possível observar como a proposta didática baseada nas abordagens plurais contribuiu para o despertar e para o fortalecimento de atitudes positivas dos alunos em relação à diversidade linguística e cultural. Com base em descritores do CARAP, o artigo mostra como as 44 perguntas registradas pelos alunos são indícios de interesse, curiosidade, estima e abertura dos pré-adolescentes às línguas do mundo. Também se discute a pertinência desse tipo de prática pedagógica no contexto educacional brasileiro.
[EN]
This paper presents a detailed explanation about two results successfully achieved by applying pluralistic approaches with 41 Brazilian middle-school students (6th grade) from disadvantaged backgrounds. Throughout the academic year, students brought several questions that were noted in a proper file. Analyzing these questions, it is observed that the didactic proposal, based on pluralistic approaches, contributed to the awakening and strengthening of students' positive attitudes towards linguistic and cultural diversity. Based on FREPA descriptors, this paper shows how the 44 questions noted by students are indicative signs of interest, curiosity, valorization and openness of pre-adolescents to the languages of the world. The relevance of this type of pedagogical practice in the Brazilian educational context is also discussed.
[ES]
Ese artículo presenta los hallazgos de un proyecto de éveil aux langues e intercomprensión realizado en una escuela brasileña con 41 alumnos preadolescentes de espacios socioeconómicos desfavorecidos. Por medio del análisis de preguntas hechas por los alumnos al largo del año escolar, se pudo observar que la propuesta didáctica de los abordajes plurales contribuyó al despertar y al fortalecimiento de actitudes positivas de los estudiantes en relación a la diversidad lingüística y cultural. Basado en descriptores del CARAP, el artículo muestra como las 44 preguntas registradas por los preadolescentes indican interés, curiosidad, estima y abertura a las lenguas del mundo. También viene discutida en el artículo la pertinencia de ese tipo de práctica pedagógica en el contexto educacional brasileño.
Uploads
Papers by Érica Sarsur
PALAVRAS-CHAVE: Direitos linguísticos; Políticas linguísticas; Currículo; Formação de professores; Educação plurilíngue.
MOTS-CLÉS: Droits linguistiques; Politiques linguistiques; Curriculum; Formation d’enseignants; Education plurilingue.
Este artigo apresenta os resultados de um projeto realizado junto a 41 alunos pré-adolescentes de uma escola pública situada em uma região socioeconômica desfavorecida da cidade de Belo Horizonte, no Brasil. O projeto “Ler o mundo” tem como base as abordagens plurais das línguas e culturas, especialmente o despertar para as línguas e a intercompreensão. Seu objetivo foi de
promover uma abertura de espírito diante das línguas e países do mundo, bem como contribuir para uma mudança positiva da autoestima dos alunos. Os instrumentos de geração de dados foram entrevistas, questionários e o diário reflexivo da professora. Uma dupla análise linguística e de conteúdo foi feita, e é possível observar uma tomada de consciência, pelos alunos, de suas
competências linguísticas, seguida de uma autoestima mais elevada. Os alunos se engajaram fortemente ao projeto e aderiram às atividades propostas, apesar do grau de dificuldade que elas apresentavam e das competências exigidas para sua realização.
PALAVRAS-CHAVE: despertar para as línguas; intercompreensão; atitudes; contexto escolar; Brasil.
junto a três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental (11-12 anos) de uma escola situada em
uma região socioeconomicamente desfavorecida da cidade de Belo Horizonte (Brasil).
Inserida no programa das aulas de Língua Portuguesa, cujo conteúdo programático era o
tipo textual narrativo, foram apresentadas aos alunos a letra e posteriormente o videoclipe de
duas músicas francesas. A partir da leitura e compreensão da música, os alunos as
retextualizaram, transformando-as em textos narrativos. O resultado foi positivo, no sentido
de a tarefa ter sido cumprida satisfatoriamente por quase a totalidade dos alunos e pelo fato
de eles terem se interessado e se envolvido emocionalmente com os enredos das canções.
Thesis Chapters by Érica Sarsur
pronunciation, the elements of corrective phonetic, and the studies of speech perception formed the theoretical foundation for the data analysis. The hypothesis of this research is that a phonetic oriented intervention to the production of specific sounds of a foreign language
may help to develop the perception of those sounds by the learner. This study aims, therefore, to test the effectiveness of such intervention. In this regard, we undertook two sound perception tests, on which the participants pointed out whether they were listening or not to a specific sound present in the Brazilian Portuguese sound repertoire. As a stimulus, the task uses a continuum of isolated vowel sounds throughout nine stages between [i-y], [e-ø], [-]. The experiential informant group was then submitted to a didactic-phonetic intervention in the interval between tests. The results seemed to confirm the hypothesis considering that in the post-test data the majority of the participants showed impressive changes, which could be inferred by the results displayed in a curve of approximate answers to an enlarged Z. This indicates a categorical perception of French sound analyzed in the intervention. The possible contribution of this study to the foreign language teaching relies on the demonstration of the impact of a didactic oriented intervention to teach pronunciation, making use of activities that shall promote sounds production.
Keywords:
10, 1 (2022) by Érica Sarsur
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de despertar para as línguas (éveil aux langues) e intercompreensão junto a 41 alunos pré-adolescentes de uma escola brasileira situada em meio socioeconômico desfavorecido. Por meio da análise de perguntas registradas pelos alunos ao longo do ano letivo, é possível observar como a proposta didática baseada nas abordagens plurais contribuiu para o despertar e para o fortalecimento de atitudes positivas dos alunos em relação à diversidade linguística e cultural. Com base em descritores do CARAP, o artigo mostra como as 44 perguntas registradas pelos alunos são indícios de interesse, curiosidade, estima e abertura dos pré-adolescentes às línguas do mundo. Também se discute a pertinência desse tipo de prática pedagógica no contexto educacional brasileiro.
[EN]
This paper presents a detailed explanation about two results successfully achieved by applying pluralistic approaches with 41 Brazilian middle-school students (6th grade) from disadvantaged backgrounds. Throughout the academic year, students brought several questions that were noted in a proper file. Analyzing these questions, it is observed that the didactic proposal, based on pluralistic approaches, contributed to the awakening and strengthening of students' positive attitudes towards linguistic and cultural diversity. Based on FREPA descriptors, this paper shows how the 44 questions noted by students are indicative signs of interest, curiosity, valorization and openness of pre-adolescents to the languages of the world. The relevance of this type of pedagogical practice in the Brazilian educational context is also discussed.
[ES]
Ese artículo presenta los hallazgos de un proyecto de éveil aux langues e intercomprensión realizado en una escuela brasileña con 41 alumnos preadolescentes de espacios socioeconómicos desfavorecidos. Por medio del análisis de preguntas hechas por los alumnos al largo del año escolar, se pudo observar que la propuesta didáctica de los abordajes plurales contribuyó al despertar y al fortalecimiento de actitudes positivas de los estudiantes en relación a la diversidad lingüística y cultural. Basado en descriptores del CARAP, el artículo muestra como las 44 preguntas registradas por los preadolescentes indican interés, curiosidad, estima y abertura a las lenguas del mundo. También viene discutida en el artículo la pertinencia de ese tipo de práctica pedagógica en el contexto educacional brasileño.
PALAVRAS-CHAVE: Direitos linguísticos; Políticas linguísticas; Currículo; Formação de professores; Educação plurilíngue.
MOTS-CLÉS: Droits linguistiques; Politiques linguistiques; Curriculum; Formation d’enseignants; Education plurilingue.
Este artigo apresenta os resultados de um projeto realizado junto a 41 alunos pré-adolescentes de uma escola pública situada em uma região socioeconômica desfavorecida da cidade de Belo Horizonte, no Brasil. O projeto “Ler o mundo” tem como base as abordagens plurais das línguas e culturas, especialmente o despertar para as línguas e a intercompreensão. Seu objetivo foi de
promover uma abertura de espírito diante das línguas e países do mundo, bem como contribuir para uma mudança positiva da autoestima dos alunos. Os instrumentos de geração de dados foram entrevistas, questionários e o diário reflexivo da professora. Uma dupla análise linguística e de conteúdo foi feita, e é possível observar uma tomada de consciência, pelos alunos, de suas
competências linguísticas, seguida de uma autoestima mais elevada. Os alunos se engajaram fortemente ao projeto e aderiram às atividades propostas, apesar do grau de dificuldade que elas apresentavam e das competências exigidas para sua realização.
PALAVRAS-CHAVE: despertar para as línguas; intercompreensão; atitudes; contexto escolar; Brasil.
junto a três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental (11-12 anos) de uma escola situada em
uma região socioeconomicamente desfavorecida da cidade de Belo Horizonte (Brasil).
Inserida no programa das aulas de Língua Portuguesa, cujo conteúdo programático era o
tipo textual narrativo, foram apresentadas aos alunos a letra e posteriormente o videoclipe de
duas músicas francesas. A partir da leitura e compreensão da música, os alunos as
retextualizaram, transformando-as em textos narrativos. O resultado foi positivo, no sentido
de a tarefa ter sido cumprida satisfatoriamente por quase a totalidade dos alunos e pelo fato
de eles terem se interessado e se envolvido emocionalmente com os enredos das canções.
pronunciation, the elements of corrective phonetic, and the studies of speech perception formed the theoretical foundation for the data analysis. The hypothesis of this research is that a phonetic oriented intervention to the production of specific sounds of a foreign language
may help to develop the perception of those sounds by the learner. This study aims, therefore, to test the effectiveness of such intervention. In this regard, we undertook two sound perception tests, on which the participants pointed out whether they were listening or not to a specific sound present in the Brazilian Portuguese sound repertoire. As a stimulus, the task uses a continuum of isolated vowel sounds throughout nine stages between [i-y], [e-ø], [-]. The experiential informant group was then submitted to a didactic-phonetic intervention in the interval between tests. The results seemed to confirm the hypothesis considering that in the post-test data the majority of the participants showed impressive changes, which could be inferred by the results displayed in a curve of approximate answers to an enlarged Z. This indicates a categorical perception of French sound analyzed in the intervention. The possible contribution of this study to the foreign language teaching relies on the demonstration of the impact of a didactic oriented intervention to teach pronunciation, making use of activities that shall promote sounds production.
Keywords:
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de despertar para as línguas (éveil aux langues) e intercompreensão junto a 41 alunos pré-adolescentes de uma escola brasileira situada em meio socioeconômico desfavorecido. Por meio da análise de perguntas registradas pelos alunos ao longo do ano letivo, é possível observar como a proposta didática baseada nas abordagens plurais contribuiu para o despertar e para o fortalecimento de atitudes positivas dos alunos em relação à diversidade linguística e cultural. Com base em descritores do CARAP, o artigo mostra como as 44 perguntas registradas pelos alunos são indícios de interesse, curiosidade, estima e abertura dos pré-adolescentes às línguas do mundo. Também se discute a pertinência desse tipo de prática pedagógica no contexto educacional brasileiro.
[EN]
This paper presents a detailed explanation about two results successfully achieved by applying pluralistic approaches with 41 Brazilian middle-school students (6th grade) from disadvantaged backgrounds. Throughout the academic year, students brought several questions that were noted in a proper file. Analyzing these questions, it is observed that the didactic proposal, based on pluralistic approaches, contributed to the awakening and strengthening of students' positive attitudes towards linguistic and cultural diversity. Based on FREPA descriptors, this paper shows how the 44 questions noted by students are indicative signs of interest, curiosity, valorization and openness of pre-adolescents to the languages of the world. The relevance of this type of pedagogical practice in the Brazilian educational context is also discussed.
[ES]
Ese artículo presenta los hallazgos de un proyecto de éveil aux langues e intercomprensión realizado en una escuela brasileña con 41 alumnos preadolescentes de espacios socioeconómicos desfavorecidos. Por medio del análisis de preguntas hechas por los alumnos al largo del año escolar, se pudo observar que la propuesta didáctica de los abordajes plurales contribuyó al despertar y al fortalecimiento de actitudes positivas de los estudiantes en relación a la diversidad lingüística y cultural. Basado en descriptores del CARAP, el artículo muestra como las 44 preguntas registradas por los preadolescentes indican interés, curiosidad, estima y abertura a las lenguas del mundo. También viene discutida en el artículo la pertinencia de ese tipo de práctica pedagógica en el contexto educacional brasileño.