Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Sociologia na Universidade do Porto, em Portugal, e Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui publicações científicas no Brasil, em Portugal e na Argentina, e já apresentou trabalhos em congressos no Brasil, em Portugal, na Espanha e na República Tcheca. Realiza trabalhos voltados para os contatos entre os campos da Psicologia, da Sociologia e da Educação em contextos de estudos culturais.
O presente ensaio busca analisar como o gênero musical emergente hyperpop pode ser caracterizado,... more O presente ensaio busca analisar como o gênero musical emergente hyperpop pode ser caracterizado, mesmo com sua multiplicidade expressiva, para então percebê-lo no diálogo com processos contemporâneos como os de aceleração social e de performance de gênero. Para isso, após a contextualização da formação do gênero musical, foi apresentado o debate sobre a relação entre a formação da modernidade europeia e os processos de aceleração social, além da elaboração narrativa sobre estudos de gênero que podem inspirar análises que dimensionam os procedimentos realizados nas produções do hyperpop com os debates contemporâneos desses campos do conhecimento. Foi possível perceber como o hyperpop se relaciona de forma complexa com esses campos do estudo pois, ao passo que participa de processos que são inerentemente capitalistas, o gênero musical também permite constituir novos imaginários em torno do enquadramento do que se considera humano, atuando no processo de tornar mais vidas passíveis de serem vividas. É indicada a realização de mais estudos sobre o gênero musical, principalmente visando como ele pode se relacionar com outros campos da experiência cotidiana.
Considerando os debates emergentes envolvendo a ecologia, que ressalta a necessidade de trazer o ... more Considerando os debates emergentes envolvendo a ecologia, que ressalta a necessidade de trazer o debate ecológico enquanto elemento que atravessa as análises das realidades contemporâneas, o presente trabalho pretende analisar como diferentes epistemologias abordam essa questão, reinventando as formas de perceber o conhecimento, sua função na realidade, suas condições de constituição e os atores envolvidos na realidade cotidiana. Partindo da obra de Bruno Latour e de diversos autores que podem ser pensados enquanto compartilhando uma epistemologia ecológica decolonial, é refletido se a proposta ecológica nas Ciências Humanas e Sociais pode ser pensada a partir de uma epistemologia comum, ou se as diferenças em decorrência da tradição de pensamento local impossibilitam poder pensar uma proposta comum para a produção de conhecimento. Percebe-se que, ao passo que a descentralização dos agentes humanos é um ponto comum relevante, há limites nos debates sobre política e elementos que devem agregar na crítica ecológica.
Crítica Urbana. Revista de Estudios Urbanos y Territoriales., 2024
O livro Linhas do Tim Ingold permite, por sua qualidade antropológica, compreender diversos fenôm... more O livro Linhas do Tim Ingold permite, por sua qualidade antropológica, compreender diversos fenômenos da experiência humana a partir da história das linhas, e de seus diversos usos, descobertas e atravessamentos nas múltiplas trajetórias de vida, que, inclusive, também podem ser percebidas como linhas. Essa linha da trajetória de vida, porém, como as diversas no livro, não é percebida enquanto conexões de pontos nodais, com rigidez e diretividade entre eventos aparentemente relevantes. O que isso quer dizer? A vida das pessoas não apenas é caracterizada partir de eventos marcantes, como eventos centrais em que o resto é construído em torno, ou por uma sequência de eventos coerentes, que seriam pontos em que uma vida seria traçada por cima, gerando uma lógica ilusória, e apagando as diversas curvas que compõem uma vida. Pode ser feita a analogia desse processo a partir de uma malha, formada a partir do entrelaçamento, sobreposições, intersecções e conexões entre linhas compostas pelas diversas formas de vida. As linhas dos diversos seres vivos são formadas nos seus processos vitais, nas marcas que deixam no território, na cultura, no simbólico e no material, permitindo abandonar o olhar antropocêntrico para novas epistemologias, metodologias e olhares sobre os fenômenos que compõem o cotidiano.
O presente artigo pretende explorar pontos centrais na vivência de sujeitos que residiram de form... more O presente artigo pretende explorar pontos centrais na vivência de sujeitos que residiram de forma solitária, sem compartilhar o ambiente domiciliar, durante a pandemia do Covid-19 no Brasil durante os anos de 2020 e 2021. A pesquisa se deu a partir de entrevistas de cinco participantes, que descreveram, além das transformações de seus cotidianos pela pandemia, suas significações sobre os momentos de estar em silêncio, desde suas concepções sobre o que é estar em silêncio até sobre a função desses momentos em suas vidas. Foi percebido como a experiência do silêncio pode modificar as perspectivas que os sujeitos formavam sobre a própria identidade, e como houve uma reconfiguração de si a partir desse fenômeno. Também foi percebido como, para vários entrevistados, a prática musical se demonstrou central para a experiência do silêncio. Com o trabalho, pretende-se fomentar o debate e promover pontos para o desenvolvimento de possíveis investigações acerca da vivência do silêncio, que foi em geral percebido de forma positiva, e suas potencialidades, na realidade contemporânea. É proposto, também, um debate sobre os limites do que pode ser considerado estar em silêncio.
This article is an exploratory study of the local music scene in the city of Curitiba in the stat... more This article is an exploratory study of the local music scene in the city of Curitiba in the state of Paraná, in Brazil, and the impact Covid-19 has had on local musicians. A case study was carried out, in which three participants answered a semi-structured interview on how the dynamics between musicians and concert-goers have changed during the pandemic. The participants were selected using purposeful sampling and a thematic analysis was conducted through data interviews that were transcribed and analysed. It was possible to note how the music scene crosses different spheres of the lives of its participants, how their social lives and connections with the city are related to local music, and how the pandemic directly affected this consumption, mainly from the difficulties arising from transitioning the local experience to the digital world.
O presente trabalho pretende, a partir de uma revisão sistemática de literatura na língua inglesa... more O presente trabalho pretende, a partir de uma revisão sistemática de literatura na língua inglesa, investigar a produção científica realizada a partir da inserção do Luto Patológico na quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), junto da sua inclusão na décima primeira edição do Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-11). Compreendendo o período entre os anos de 2010 e 2020, o trabalho pretende perceber qual era o estado da arte sobre o conceito de Luto Patológico durante o início da pandemia do COVID-19, fenômeno que traz à tona a urgência de investigações sobre formas de luto e seus manejos. A revisão é realizada seguindo o protocolo PRISMA. Pretende-se, com o presente trabalho, fomentar cada vez mais o debate acerca da relação da sociedade contemporânea ocidental em sua evitação da morte, e de seus possíveis reflexos nos trabalhos psicológicos atuais. Como resultado, foi possível perceber um consenso sobre haver manifestações de luto de forma patológica, acompanhada por uma possível estigmatização, e também diversos relatos na dificuldade de estabelecer critérios diagnósticos para os casos, indicando formas de aprimorar a identificação dos casos. Foram expressadas críticas sobre fatores culturais na identificação dos casos, além do presente estudo ressaltar a necessidade de contemplar o caráter subjetivo da experiência do luto.
As Cozinhas Solidárias são um ativo das ocupações do MTST que oferecem alimentação gratuita. Essa... more As Cozinhas Solidárias são um ativo das ocupações do MTST que oferecem alimentação gratuita. Essas atuam contra a invisibilização do trabalho reprodutivo promovida pelo capitalismo e são exemplo de estratégia coletiva de autogestão que desassocia a reprodução social da acumulação de capital.
O presente ensaio busca, partindo de produções acadêmico-científicas na área da Psicologia acerca... more O presente ensaio busca, partindo de produções acadêmico-científicas na área da Psicologia acerca de processos clínicos contemporâneos, apropriar-se de conceitos do campo da Educação, nomeadamente da produção de bell hooks (amor) e de Paulo Freire (sonho e boniteza), para promover instrumentos teóricos que permitam abordar tópicos clínicos que decorrem de experiências cotidianas. O olhar transdisciplinar para as ciências humanas permite aumentar o leque de ferramentas na intervenção com sujeitos que vivenciam desafios comuns para profissionais que se dispõem a trabalhar com o objeto de relações interpessoais contemporâneas, permitindo que instrumentos sensíveis, afetivos e acessíveis sejam de imensa importância, independentemente do contexto profissional. A presente reflexão espera, além de promover a aplicação dos termos dispostos no trabalho em um contexto clínico, promover cada vez mais reflexões teórico-profissionais transdisciplinares no campo das ciências humanas.
ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, 2022
O presente trabalho pretende debater como um dos maiores potenciais de aprendizado no cotidiano u... more O presente trabalho pretende debater como um dos maiores potenciais de aprendizado no cotidiano urbano pode se configurar a partir de perceber as oportunidades de intervenção nas trajetórias cotidianas dos cidadãos. Considerando a importância do caminhar no que envolve o dia-a-dia dos trabalhadores em espaços urbanos, ocorrendo, por exemplo, em decorrência do uso do transporte público, torna-se essencial refletir acerca das potencialidades de intervenção nesses contextos a partir de práticas culturais, buscando democratização no acesso sobre uma educação que vai além dos limites institucionalizados. Portanto, após realizar uma revisão de literatura narrativa, apoiada por uma análise documental de notícias municipais curitibanas, sobre práticas de caminhada e processos educativos com enfoque no contexto urbano, é proposto refletir, partindo do exemplo da cidade de Curitiba-PR, como políticas municipais podem vir a afetar as possibilidades de promoção de ações culturais, que possuem como resultado uma educação popular, e a importância da correlação entre um pensar crítico sobre o espaço, a cultura e a educação. Com o trabalho, é possível perceber a relevância de olhar de forma descentralizada das instituições formas nas cidades urbanas brasileiras, permitindo complexificar essas práticas a partir da educação não-formal vinculada com o próprio fazer cultural que advém da realidade local.
O presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a produção teórica do pediatra e psicanali... more O presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a produção teórica do pediatra e psicanalista inglês Donald Woods Winnicott e do sociólogo francês Pierre Bourdieu, estruturando um campo comum a partir de suas respectivas propostas teórico-metodológicas com um enfoque na correlação entre seus conceitos de espaço potencial e espaço social. Partindo de um breve resumo dos principais pontos das obras de ambos os autores, o trabalho busca construir um olhar no qual as suas respectivas abordagens epistemológicas deixam de ser conflitantes mas tornam-se complementares nas análises dos escritos dos autores, sendo possível complementar as dinâmicas estruturais sociais e culturais com perspectivas psicodinâmicas e viceversa. Percebendo a formulação de ambos os espaços enquanto constructos que advém da estrutura social, na qual o indivíduo está inserido e que é apresentado e assegurado em primeira instância pela dinâmica familiar, ressalta-se a importância de descentralizar as análises dos cotidianos e seus respectivos afetos de uma estrutura puramente sociológica ou puramente psicanalítica.
O presente trabalho pretende, a partir de uma contextualização de características que compõem o p... more O presente trabalho pretende, a partir de uma contextualização de características que compõem o panorama das psicoterapias ocidentais contemporâneas, se apropriando do exemplo da Psicologia Positiva, debater os perigos de intervenções psicoterápicas que anulam o olhar sobre o sofrimento do sujeito. Para isso, é abordada a obra A Metamorfose, de Franz Kafka, enquanto uma narrativa com diversos potenciais de debate e de leituras para estabelecer diálogos sobre a importância do diálogo sobre o sofrimento e as transformações do sujeito que o vivencia, apresentando leituras possíveis da Fenomenologia e da Psicanálise para demonstrar outras formas de dialogar com casos de pacientes que buscam a psicoterapia. Espera-se, com o presente trabalho, fomentar debates acerca da instrumentalização de imagens e narrativas da literatura para a abordagem de casos clínicos contemporâneos, além de recuperar a importância de uma leitura crítica sobre o sofrimento contemporâneo na clínica em Psicologia.
Contradição - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais, 2022
O presente ensaio pretende, a partir da proposta fenomenológica do conceito contato vital de Eugè... more O presente ensaio pretende, a partir da proposta fenomenológica do conceito contato vital de Eugène Minkowski, e do olhar materialista acerca do conceito boniteza formulado por Paulo Freire, propor um olhar transdisciplinar em que ambos os termos são dinamizados entre si para perceber sua complementaridade possível. Sejam por seus respectivos caráteres afetivos ou por suas dinâmicas inerentemente interpessoais, busca-se reiterar o potencial de interação entre ambos os conceitos para intervenções na realidade das Ciências Humanas em suas diversas esferas como, no presente caso, em torno da psicoterapia e de processos educacionais. Espera-se, ao final desse ensaio, gerar uma melhor compreensão acerca de potenciais contatos entre diferentes epistemologias, além de fomentar maiores debates em torno dos dois autores presentemente discutidos.
O presente trabalho pretende discutir, a partir de reflexos decorrentes de um imaginário hegemôni... more O presente trabalho pretende discutir, a partir de reflexos decorrentes de um imaginário hegemônico brasileiro, com suas diversas especificidades de elementos de raça e classe, por exemplo, como há impedimentos para a criação de um sentimento de comunidade nas classes exploradas e periféricas. Pensar essa dinâmica é essencial, antes de iniciar qualquer trabalho de mudança estrutural nas realidades territoriais locais, o que leva ao uso de referências como Paulo Freire e bell hooks, para buscar elaborar ferramentas que possam resolver ou mitigar as desigualdades presentes em dinâmicas urbanas, gerando um ambiente que visa à emancipação opressiva da realidade, respeitando sua pluralidade. A partir das experiências da prática extensionista, metodologias de formação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e modelos alternativos de gestão de posse, como o Community Land Trust (CLT), alicerçado em uma base em torno de um arcabouço teórico pautado em práticas educacionais, espera-se fomentar o debate acerca do desenvolvimento de ferramentas em comunidade para realidades historicamente oprimidas no território urbano brasileiro.
O presente trabalho busca, a partir de uma ótica transdisciplinar de contato entre a Psicologia e... more O presente trabalho busca, a partir de uma ótica transdisciplinar de contato entre a Psicologia e a Educação, estabelecer um contato entre as conceitualizações em torno do termo amor entre o psicanalista Donald W. Winnicott e a educadora bell hooks para estabelecer uma ponte entre suas perspectivas: uma concepção de formação do sujeito a partir dos modos de vinculações afetivos parentais e um olhar do amor enquanto instrumento ativo emancipatório e crítico para transformação da realidade. O contato entre ambos os campos torna-se necessário para compreender os sujeitos cotidianos da sociedade contemporânea junto de seu potencial de transformação, centralizando no termo amor, conceito corriqueiro com grande potencial, para demonstrar a emergência dos contatos transdisciplinares para transformação da realidade. Busca-se, portanto, fomentar os debates que aproximem as formulações teóricas na Psicanálise, na Psicologia e na Educação para promover novas ferramentas de trabalho da realidade para ambos os campos do conhecimento.
O presente artigo se dispõe a discutir acerca das possíveis simbolizações a partir do evento de G... more O presente artigo se dispõe a discutir acerca das possíveis simbolizações a partir do evento de Gilberto Gil compor a música-tema da obra Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. A discussão se baseia a partir da complexidade que envolve o ato de um músico negro, reconhecido inclusive pela sua luta pela valorização da negritude, compor uma música para uma obra que possui diversos elementos racistas, resultando em diversas possíveis subversões no ato. A reflexão se apresenta após uma breve apresentação da biografia de Gilberto Gil e de Monteiro Lobato, além do disco Refavela de Gil, que em seu relançamento a música foi inserida como uma faixa extra, e da obra Sítio do Picapau Amarelo. Espera-se fomentar um debate acerca da subversão de obras e símbolos profundamente inseridos no cotidiano brasileiros, permitindo outros olhares e significações.
O presente trabalho se propõe a explorar como o consumo de discos de vinil atua na reconstrução i... more O presente trabalho se propõe a explorar como o consumo de discos de vinil atua na reconstrução identitária de seus consumidores, compreendendo suas demandas subjetivas e seus comportamentos vinculados com essa prática. A justificativa da pesquisa está atrelada ao aumento dos consumos de discos na contemporaneidade, tanto a nível nacional quanto global, exibindo novas características em seu consumo por conta das demandas atuais que revestem essas práticas. Partindo desse princípio, os principais fatores a serem investigados são os de memória, nostalgia e saudade, fenômenos vinculados intrinsecamente aos sentimentos sobre o passado, sendo ele vivenciado ou não, e como eles são atrelados com as práticas musicais a partir dos discos. O procedimento metodológico é estruturado a partir da coleta de dados por via de entrevistas, sendo a análise alinhada com a metodologia de análise de conteúdo. Espera-se, a partir do desenvolvimento da investigação, seja possível compreender de melhor forma as demandas subjetivas desse grupo social, caracterizado pelos consumidores, acerca da sua vivência cotidiana, e de que forma os discos atuam como ferramentas de reconstrução identitária nesse contexto.
O presente artigo radica na possibilidade de –a partir das letras de canções–, explorar diversas ... more O presente artigo radica na possibilidade de –a partir das letras de canções–, explorar diversas expressões urbanas subversivas e marginalizadas socialmente. Assim, e considerando o rap, especificamente a obra dos Racionais MC’s, partimos da proposição de que as suas narrativas são simultaneamente um espelho, mas também uma representação dos contextos brasileiros de marginalidade urbana avançada. A partir da escolha de uma canção de cada álbum de estúdio dos Racionais MC’s, foi realizada uma análise de conteúdo acerca das diversas dimensões da vida cotidiana das metrópoles brasileiras expressas pelo grupo –jovens delinquentes, desempregados, habitantes de guetos, negros, mulheres. Concomitantemente, e pela narração da sua complexidade vivencial e dos seus modos de sobrevivência, assumem as canções como forma de compreensão das diversas realidades, apresentando relatos diretos que dialogam com seus pares e com toda a estrutura social na qual estão inseridos.
O presente ensaio busca discutir como, a partir de trabalhos realizados acerca das relações entre... more O presente ensaio busca discutir como, a partir de trabalhos realizados acerca das relações entre infância, território e educação na cidade de CuritibaPR, é possível criar hipóteses de investigação acerca das dinâmicas de inserção no ensino superior na cidade. É possível perceber, a partir das desigualdades sociais que existem no território da cidade, que ainda há uma correlação forte entre local de moradia e condições de inserção na educação, além de possibilidades de lazer e cultura promovidos pelo município. Considerando que a cidade possui uma forte propaganda interna e externa de desenvolvimentismo e de alta qualidade de vida, cria-se no ambiente, em decorrência das ações afirmativas e de reparação histórica dos anos 2000 e 2010, as condições para perceber como se dá a inserção de indivíduos marginalizados em um contexto previamente dominado por quem vive nas áreas centrais da cidade. Busca-se, a partir dessa reflexão, promover investigações que pensem o sentimento de pertencimento no ensino superior e o fenômeno de permanência estudantil a partir dessa ótica.
Este artículo se basa en la posibilidad –a partir la letra de las canciones– de explorar las dive... more Este artículo se basa en la posibilidad –a partir la letra de las canciones– de explorar las diversas expresiones urbanas subversivas y socialmente marginadas. Así, y considerando el rap, específicamente el trabajo de Racionais Mc’s, partimos de la proposición de que sus narrativas son, simultáneamente, un espejo y también una representación de los contextos de la marginalidad urbana brasileña avanzada. A partir de la elección de una canción del disco de estudio de Racionais Mc’s, se realizó un análisis de contenido sobre las diferentes dimensiones de la vida cotidiana en las metrópolis brasileñas que expresa el grupo –jóvenes delincuentes, desempleados, guetos, negros, mujeres. Concomitantemente, y para la narración de su complejidad vivencial y sus formas de supervivencia, se abordan las canciones como una forma de entender las diferentes realidades, presentando subordinados directos que dialogan con sus pares y con toda la estructura social en la que viven.
O futuro se revela como uma entidade cada vez mais nebulosa e incerta para a sociedade contemporâ... more O futuro se revela como uma entidade cada vez mais nebulosa e incerta para a sociedade contemporânea. Diversos fenômenos contemporâneos estão na gênese da desesperança, no olhar limitado ao futuro, intrinsecamente modificando as formas de vivência social e de atitudes presentes. Na busca por esse futuro, a memória surge como uma ferramenta que, alicerçada na atividade musical, permite a ressignificação do presente e do passado, permitindo novos sentidos sobre o futuro. O presente artigo propõe uma análise de como diversas áreas do conhecimento agregam nessa correlação de memória, atividade musical e sentido, e de como esse diálogo é essencial para gerar reconfigurações identitárias possíveis para construir novos hori-zontes sobre o futuro.
O presente ensaio busca analisar como o gênero musical emergente hyperpop pode ser caracterizado,... more O presente ensaio busca analisar como o gênero musical emergente hyperpop pode ser caracterizado, mesmo com sua multiplicidade expressiva, para então percebê-lo no diálogo com processos contemporâneos como os de aceleração social e de performance de gênero. Para isso, após a contextualização da formação do gênero musical, foi apresentado o debate sobre a relação entre a formação da modernidade europeia e os processos de aceleração social, além da elaboração narrativa sobre estudos de gênero que podem inspirar análises que dimensionam os procedimentos realizados nas produções do hyperpop com os debates contemporâneos desses campos do conhecimento. Foi possível perceber como o hyperpop se relaciona de forma complexa com esses campos do estudo pois, ao passo que participa de processos que são inerentemente capitalistas, o gênero musical também permite constituir novos imaginários em torno do enquadramento do que se considera humano, atuando no processo de tornar mais vidas passíveis de serem vividas. É indicada a realização de mais estudos sobre o gênero musical, principalmente visando como ele pode se relacionar com outros campos da experiência cotidiana.
Considerando os debates emergentes envolvendo a ecologia, que ressalta a necessidade de trazer o ... more Considerando os debates emergentes envolvendo a ecologia, que ressalta a necessidade de trazer o debate ecológico enquanto elemento que atravessa as análises das realidades contemporâneas, o presente trabalho pretende analisar como diferentes epistemologias abordam essa questão, reinventando as formas de perceber o conhecimento, sua função na realidade, suas condições de constituição e os atores envolvidos na realidade cotidiana. Partindo da obra de Bruno Latour e de diversos autores que podem ser pensados enquanto compartilhando uma epistemologia ecológica decolonial, é refletido se a proposta ecológica nas Ciências Humanas e Sociais pode ser pensada a partir de uma epistemologia comum, ou se as diferenças em decorrência da tradição de pensamento local impossibilitam poder pensar uma proposta comum para a produção de conhecimento. Percebe-se que, ao passo que a descentralização dos agentes humanos é um ponto comum relevante, há limites nos debates sobre política e elementos que devem agregar na crítica ecológica.
Crítica Urbana. Revista de Estudios Urbanos y Territoriales., 2024
O livro Linhas do Tim Ingold permite, por sua qualidade antropológica, compreender diversos fenôm... more O livro Linhas do Tim Ingold permite, por sua qualidade antropológica, compreender diversos fenômenos da experiência humana a partir da história das linhas, e de seus diversos usos, descobertas e atravessamentos nas múltiplas trajetórias de vida, que, inclusive, também podem ser percebidas como linhas. Essa linha da trajetória de vida, porém, como as diversas no livro, não é percebida enquanto conexões de pontos nodais, com rigidez e diretividade entre eventos aparentemente relevantes. O que isso quer dizer? A vida das pessoas não apenas é caracterizada partir de eventos marcantes, como eventos centrais em que o resto é construído em torno, ou por uma sequência de eventos coerentes, que seriam pontos em que uma vida seria traçada por cima, gerando uma lógica ilusória, e apagando as diversas curvas que compõem uma vida. Pode ser feita a analogia desse processo a partir de uma malha, formada a partir do entrelaçamento, sobreposições, intersecções e conexões entre linhas compostas pelas diversas formas de vida. As linhas dos diversos seres vivos são formadas nos seus processos vitais, nas marcas que deixam no território, na cultura, no simbólico e no material, permitindo abandonar o olhar antropocêntrico para novas epistemologias, metodologias e olhares sobre os fenômenos que compõem o cotidiano.
O presente artigo pretende explorar pontos centrais na vivência de sujeitos que residiram de form... more O presente artigo pretende explorar pontos centrais na vivência de sujeitos que residiram de forma solitária, sem compartilhar o ambiente domiciliar, durante a pandemia do Covid-19 no Brasil durante os anos de 2020 e 2021. A pesquisa se deu a partir de entrevistas de cinco participantes, que descreveram, além das transformações de seus cotidianos pela pandemia, suas significações sobre os momentos de estar em silêncio, desde suas concepções sobre o que é estar em silêncio até sobre a função desses momentos em suas vidas. Foi percebido como a experiência do silêncio pode modificar as perspectivas que os sujeitos formavam sobre a própria identidade, e como houve uma reconfiguração de si a partir desse fenômeno. Também foi percebido como, para vários entrevistados, a prática musical se demonstrou central para a experiência do silêncio. Com o trabalho, pretende-se fomentar o debate e promover pontos para o desenvolvimento de possíveis investigações acerca da vivência do silêncio, que foi em geral percebido de forma positiva, e suas potencialidades, na realidade contemporânea. É proposto, também, um debate sobre os limites do que pode ser considerado estar em silêncio.
This article is an exploratory study of the local music scene in the city of Curitiba in the stat... more This article is an exploratory study of the local music scene in the city of Curitiba in the state of Paraná, in Brazil, and the impact Covid-19 has had on local musicians. A case study was carried out, in which three participants answered a semi-structured interview on how the dynamics between musicians and concert-goers have changed during the pandemic. The participants were selected using purposeful sampling and a thematic analysis was conducted through data interviews that were transcribed and analysed. It was possible to note how the music scene crosses different spheres of the lives of its participants, how their social lives and connections with the city are related to local music, and how the pandemic directly affected this consumption, mainly from the difficulties arising from transitioning the local experience to the digital world.
O presente trabalho pretende, a partir de uma revisão sistemática de literatura na língua inglesa... more O presente trabalho pretende, a partir de uma revisão sistemática de literatura na língua inglesa, investigar a produção científica realizada a partir da inserção do Luto Patológico na quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), junto da sua inclusão na décima primeira edição do Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-11). Compreendendo o período entre os anos de 2010 e 2020, o trabalho pretende perceber qual era o estado da arte sobre o conceito de Luto Patológico durante o início da pandemia do COVID-19, fenômeno que traz à tona a urgência de investigações sobre formas de luto e seus manejos. A revisão é realizada seguindo o protocolo PRISMA. Pretende-se, com o presente trabalho, fomentar cada vez mais o debate acerca da relação da sociedade contemporânea ocidental em sua evitação da morte, e de seus possíveis reflexos nos trabalhos psicológicos atuais. Como resultado, foi possível perceber um consenso sobre haver manifestações de luto de forma patológica, acompanhada por uma possível estigmatização, e também diversos relatos na dificuldade de estabelecer critérios diagnósticos para os casos, indicando formas de aprimorar a identificação dos casos. Foram expressadas críticas sobre fatores culturais na identificação dos casos, além do presente estudo ressaltar a necessidade de contemplar o caráter subjetivo da experiência do luto.
As Cozinhas Solidárias são um ativo das ocupações do MTST que oferecem alimentação gratuita. Essa... more As Cozinhas Solidárias são um ativo das ocupações do MTST que oferecem alimentação gratuita. Essas atuam contra a invisibilização do trabalho reprodutivo promovida pelo capitalismo e são exemplo de estratégia coletiva de autogestão que desassocia a reprodução social da acumulação de capital.
O presente ensaio busca, partindo de produções acadêmico-científicas na área da Psicologia acerca... more O presente ensaio busca, partindo de produções acadêmico-científicas na área da Psicologia acerca de processos clínicos contemporâneos, apropriar-se de conceitos do campo da Educação, nomeadamente da produção de bell hooks (amor) e de Paulo Freire (sonho e boniteza), para promover instrumentos teóricos que permitam abordar tópicos clínicos que decorrem de experiências cotidianas. O olhar transdisciplinar para as ciências humanas permite aumentar o leque de ferramentas na intervenção com sujeitos que vivenciam desafios comuns para profissionais que se dispõem a trabalhar com o objeto de relações interpessoais contemporâneas, permitindo que instrumentos sensíveis, afetivos e acessíveis sejam de imensa importância, independentemente do contexto profissional. A presente reflexão espera, além de promover a aplicação dos termos dispostos no trabalho em um contexto clínico, promover cada vez mais reflexões teórico-profissionais transdisciplinares no campo das ciências humanas.
ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, 2022
O presente trabalho pretende debater como um dos maiores potenciais de aprendizado no cotidiano u... more O presente trabalho pretende debater como um dos maiores potenciais de aprendizado no cotidiano urbano pode se configurar a partir de perceber as oportunidades de intervenção nas trajetórias cotidianas dos cidadãos. Considerando a importância do caminhar no que envolve o dia-a-dia dos trabalhadores em espaços urbanos, ocorrendo, por exemplo, em decorrência do uso do transporte público, torna-se essencial refletir acerca das potencialidades de intervenção nesses contextos a partir de práticas culturais, buscando democratização no acesso sobre uma educação que vai além dos limites institucionalizados. Portanto, após realizar uma revisão de literatura narrativa, apoiada por uma análise documental de notícias municipais curitibanas, sobre práticas de caminhada e processos educativos com enfoque no contexto urbano, é proposto refletir, partindo do exemplo da cidade de Curitiba-PR, como políticas municipais podem vir a afetar as possibilidades de promoção de ações culturais, que possuem como resultado uma educação popular, e a importância da correlação entre um pensar crítico sobre o espaço, a cultura e a educação. Com o trabalho, é possível perceber a relevância de olhar de forma descentralizada das instituições formas nas cidades urbanas brasileiras, permitindo complexificar essas práticas a partir da educação não-formal vinculada com o próprio fazer cultural que advém da realidade local.
O presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a produção teórica do pediatra e psicanali... more O presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a produção teórica do pediatra e psicanalista inglês Donald Woods Winnicott e do sociólogo francês Pierre Bourdieu, estruturando um campo comum a partir de suas respectivas propostas teórico-metodológicas com um enfoque na correlação entre seus conceitos de espaço potencial e espaço social. Partindo de um breve resumo dos principais pontos das obras de ambos os autores, o trabalho busca construir um olhar no qual as suas respectivas abordagens epistemológicas deixam de ser conflitantes mas tornam-se complementares nas análises dos escritos dos autores, sendo possível complementar as dinâmicas estruturais sociais e culturais com perspectivas psicodinâmicas e viceversa. Percebendo a formulação de ambos os espaços enquanto constructos que advém da estrutura social, na qual o indivíduo está inserido e que é apresentado e assegurado em primeira instância pela dinâmica familiar, ressalta-se a importância de descentralizar as análises dos cotidianos e seus respectivos afetos de uma estrutura puramente sociológica ou puramente psicanalítica.
O presente trabalho pretende, a partir de uma contextualização de características que compõem o p... more O presente trabalho pretende, a partir de uma contextualização de características que compõem o panorama das psicoterapias ocidentais contemporâneas, se apropriando do exemplo da Psicologia Positiva, debater os perigos de intervenções psicoterápicas que anulam o olhar sobre o sofrimento do sujeito. Para isso, é abordada a obra A Metamorfose, de Franz Kafka, enquanto uma narrativa com diversos potenciais de debate e de leituras para estabelecer diálogos sobre a importância do diálogo sobre o sofrimento e as transformações do sujeito que o vivencia, apresentando leituras possíveis da Fenomenologia e da Psicanálise para demonstrar outras formas de dialogar com casos de pacientes que buscam a psicoterapia. Espera-se, com o presente trabalho, fomentar debates acerca da instrumentalização de imagens e narrativas da literatura para a abordagem de casos clínicos contemporâneos, além de recuperar a importância de uma leitura crítica sobre o sofrimento contemporâneo na clínica em Psicologia.
Contradição - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais, 2022
O presente ensaio pretende, a partir da proposta fenomenológica do conceito contato vital de Eugè... more O presente ensaio pretende, a partir da proposta fenomenológica do conceito contato vital de Eugène Minkowski, e do olhar materialista acerca do conceito boniteza formulado por Paulo Freire, propor um olhar transdisciplinar em que ambos os termos são dinamizados entre si para perceber sua complementaridade possível. Sejam por seus respectivos caráteres afetivos ou por suas dinâmicas inerentemente interpessoais, busca-se reiterar o potencial de interação entre ambos os conceitos para intervenções na realidade das Ciências Humanas em suas diversas esferas como, no presente caso, em torno da psicoterapia e de processos educacionais. Espera-se, ao final desse ensaio, gerar uma melhor compreensão acerca de potenciais contatos entre diferentes epistemologias, além de fomentar maiores debates em torno dos dois autores presentemente discutidos.
O presente trabalho pretende discutir, a partir de reflexos decorrentes de um imaginário hegemôni... more O presente trabalho pretende discutir, a partir de reflexos decorrentes de um imaginário hegemônico brasileiro, com suas diversas especificidades de elementos de raça e classe, por exemplo, como há impedimentos para a criação de um sentimento de comunidade nas classes exploradas e periféricas. Pensar essa dinâmica é essencial, antes de iniciar qualquer trabalho de mudança estrutural nas realidades territoriais locais, o que leva ao uso de referências como Paulo Freire e bell hooks, para buscar elaborar ferramentas que possam resolver ou mitigar as desigualdades presentes em dinâmicas urbanas, gerando um ambiente que visa à emancipação opressiva da realidade, respeitando sua pluralidade. A partir das experiências da prática extensionista, metodologias de formação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e modelos alternativos de gestão de posse, como o Community Land Trust (CLT), alicerçado em uma base em torno de um arcabouço teórico pautado em práticas educacionais, espera-se fomentar o debate acerca do desenvolvimento de ferramentas em comunidade para realidades historicamente oprimidas no território urbano brasileiro.
O presente trabalho busca, a partir de uma ótica transdisciplinar de contato entre a Psicologia e... more O presente trabalho busca, a partir de uma ótica transdisciplinar de contato entre a Psicologia e a Educação, estabelecer um contato entre as conceitualizações em torno do termo amor entre o psicanalista Donald W. Winnicott e a educadora bell hooks para estabelecer uma ponte entre suas perspectivas: uma concepção de formação do sujeito a partir dos modos de vinculações afetivos parentais e um olhar do amor enquanto instrumento ativo emancipatório e crítico para transformação da realidade. O contato entre ambos os campos torna-se necessário para compreender os sujeitos cotidianos da sociedade contemporânea junto de seu potencial de transformação, centralizando no termo amor, conceito corriqueiro com grande potencial, para demonstrar a emergência dos contatos transdisciplinares para transformação da realidade. Busca-se, portanto, fomentar os debates que aproximem as formulações teóricas na Psicanálise, na Psicologia e na Educação para promover novas ferramentas de trabalho da realidade para ambos os campos do conhecimento.
O presente artigo se dispõe a discutir acerca das possíveis simbolizações a partir do evento de G... more O presente artigo se dispõe a discutir acerca das possíveis simbolizações a partir do evento de Gilberto Gil compor a música-tema da obra Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. A discussão se baseia a partir da complexidade que envolve o ato de um músico negro, reconhecido inclusive pela sua luta pela valorização da negritude, compor uma música para uma obra que possui diversos elementos racistas, resultando em diversas possíveis subversões no ato. A reflexão se apresenta após uma breve apresentação da biografia de Gilberto Gil e de Monteiro Lobato, além do disco Refavela de Gil, que em seu relançamento a música foi inserida como uma faixa extra, e da obra Sítio do Picapau Amarelo. Espera-se fomentar um debate acerca da subversão de obras e símbolos profundamente inseridos no cotidiano brasileiros, permitindo outros olhares e significações.
O presente trabalho se propõe a explorar como o consumo de discos de vinil atua na reconstrução i... more O presente trabalho se propõe a explorar como o consumo de discos de vinil atua na reconstrução identitária de seus consumidores, compreendendo suas demandas subjetivas e seus comportamentos vinculados com essa prática. A justificativa da pesquisa está atrelada ao aumento dos consumos de discos na contemporaneidade, tanto a nível nacional quanto global, exibindo novas características em seu consumo por conta das demandas atuais que revestem essas práticas. Partindo desse princípio, os principais fatores a serem investigados são os de memória, nostalgia e saudade, fenômenos vinculados intrinsecamente aos sentimentos sobre o passado, sendo ele vivenciado ou não, e como eles são atrelados com as práticas musicais a partir dos discos. O procedimento metodológico é estruturado a partir da coleta de dados por via de entrevistas, sendo a análise alinhada com a metodologia de análise de conteúdo. Espera-se, a partir do desenvolvimento da investigação, seja possível compreender de melhor forma as demandas subjetivas desse grupo social, caracterizado pelos consumidores, acerca da sua vivência cotidiana, e de que forma os discos atuam como ferramentas de reconstrução identitária nesse contexto.
O presente artigo radica na possibilidade de –a partir das letras de canções–, explorar diversas ... more O presente artigo radica na possibilidade de –a partir das letras de canções–, explorar diversas expressões urbanas subversivas e marginalizadas socialmente. Assim, e considerando o rap, especificamente a obra dos Racionais MC’s, partimos da proposição de que as suas narrativas são simultaneamente um espelho, mas também uma representação dos contextos brasileiros de marginalidade urbana avançada. A partir da escolha de uma canção de cada álbum de estúdio dos Racionais MC’s, foi realizada uma análise de conteúdo acerca das diversas dimensões da vida cotidiana das metrópoles brasileiras expressas pelo grupo –jovens delinquentes, desempregados, habitantes de guetos, negros, mulheres. Concomitantemente, e pela narração da sua complexidade vivencial e dos seus modos de sobrevivência, assumem as canções como forma de compreensão das diversas realidades, apresentando relatos diretos que dialogam com seus pares e com toda a estrutura social na qual estão inseridos.
O presente ensaio busca discutir como, a partir de trabalhos realizados acerca das relações entre... more O presente ensaio busca discutir como, a partir de trabalhos realizados acerca das relações entre infância, território e educação na cidade de CuritibaPR, é possível criar hipóteses de investigação acerca das dinâmicas de inserção no ensino superior na cidade. É possível perceber, a partir das desigualdades sociais que existem no território da cidade, que ainda há uma correlação forte entre local de moradia e condições de inserção na educação, além de possibilidades de lazer e cultura promovidos pelo município. Considerando que a cidade possui uma forte propaganda interna e externa de desenvolvimentismo e de alta qualidade de vida, cria-se no ambiente, em decorrência das ações afirmativas e de reparação histórica dos anos 2000 e 2010, as condições para perceber como se dá a inserção de indivíduos marginalizados em um contexto previamente dominado por quem vive nas áreas centrais da cidade. Busca-se, a partir dessa reflexão, promover investigações que pensem o sentimento de pertencimento no ensino superior e o fenômeno de permanência estudantil a partir dessa ótica.
Este artículo se basa en la posibilidad –a partir la letra de las canciones– de explorar las dive... more Este artículo se basa en la posibilidad –a partir la letra de las canciones– de explorar las diversas expresiones urbanas subversivas y socialmente marginadas. Así, y considerando el rap, específicamente el trabajo de Racionais Mc’s, partimos de la proposición de que sus narrativas son, simultáneamente, un espejo y también una representación de los contextos de la marginalidad urbana brasileña avanzada. A partir de la elección de una canción del disco de estudio de Racionais Mc’s, se realizó un análisis de contenido sobre las diferentes dimensiones de la vida cotidiana en las metrópolis brasileñas que expresa el grupo –jóvenes delincuentes, desempleados, guetos, negros, mujeres. Concomitantemente, y para la narración de su complejidad vivencial y sus formas de supervivencia, se abordan las canciones como una forma de entender las diferentes realidades, presentando subordinados directos que dialogan con sus pares y con toda la estructura social en la que viven.
O futuro se revela como uma entidade cada vez mais nebulosa e incerta para a sociedade contemporâ... more O futuro se revela como uma entidade cada vez mais nebulosa e incerta para a sociedade contemporânea. Diversos fenômenos contemporâneos estão na gênese da desesperança, no olhar limitado ao futuro, intrinsecamente modificando as formas de vivência social e de atitudes presentes. Na busca por esse futuro, a memória surge como uma ferramenta que, alicerçada na atividade musical, permite a ressignificação do presente e do passado, permitindo novos sentidos sobre o futuro. O presente artigo propõe uma análise de como diversas áreas do conhecimento agregam nessa correlação de memória, atividade musical e sentido, e de como esse diálogo é essencial para gerar reconfigurações identitárias possíveis para construir novos hori-zontes sobre o futuro.
O presente projeto pretende compreender como a vivência da cena musical alternativa curitibana no... more O presente projeto pretende compreender como a vivência da cena musical alternativa curitibana nos últimos 5 anos reconfigura as representações dos músicos acerca dos seus gêneros e subgêneros musicais, dos seus protagonistas, dos seus espaços de representação, e das suas instâncias de legitimação. Para atingir o presente objetivo, foi desenhada uma metodologia qualitativa, propondo para coleta de dados o instrumento de entrevista semi-estruturada, alicerçando a análise dos dados principalmente ao método de análise de conteúdos. O perfil dos entrevistados foi definido enquanto músicos que possuem sua carreira principalmente aterrada em Curitiba, mesmo que realizem apresentações em outros locais, mas que sua produção, vivência, oportunidades e projetos musicais dialogam, de forma central, com a cidade. Por conta de fenômenos contemporâneos que atravessam a realidade musical brasileira, que torna-se cada vez mais híbrida acerca dos gêneros musicais, serão abarcados projetos musicais que possam vir a mesclar o rock, hip-hop, r&b, música experimental e música brasileira, agrupando essas manifestações sobre o conceito guarda-chuva de música alternativa. Partindo dessa míriade de apropriações musicais, busca-se, também, uma variedade de olhares distintos que permitam novas óticas acerca das manifestações musicais curitibanas, recuperando discursos que abarcam diversas identidades e vivências sociais, com diferentes gêneros, etnias e sexualidades. Para encontrar esses indivíduos, é proposto o método de “bola de neve”, consistindo em, a partir de um contato inicial com membros da cena musical curitibana, realizar o pedido de indicações de outros membros para entrevistas. Espera-se, ao final do trabalho, identificar e mapear os músicos/projetos musicais no que diz respeito aos seus gêneros e subgêneros, demarcar e delimitar as pretensas territoriais e as redes entre os entrevistados, explicando e compreendendo a formação de cena(s) musical(is) alternativa(s) curitibana(s) nos últimos cinco anos, de caráter local, translocal virtual e/ou afetiva.
Uploads
Papers by Gabriel Barth da Silva