Papers by João Pedro da Luz Neto
Teoliterária, 2022
O presente artigo pretende mostrar como o filósofo e ensaísta de sobrenome árabe, origem judia e ... more O presente artigo pretende mostrar como o filósofo e ensaísta de sobrenome árabe, origem judia e religião católica Fabrice Hadjadj se utiliza de dois autores italianos, a saber, Dante Alighieri e Lorenzo da Ponte, para aprofundar as suas reflexões sobre a noção de Paraíso. No primeiro caso, Hadjadj elabora um encontro entre Dante e Nietzsche, articulando uma compreensão de Paraíso que, na perspectiva hadjadjiana, ultrapassaria as críticas de Friedrich Nietzsche. No segundo, o autor explora o conceito de “redenção”, presente na ópera “Don Giovanni”.
Após a exposição da interpretação do filósofo em cada caso, constatamos que a leitura de Dante promove, para Hadjadj, um deslocamento do paraíso do exterior para o interior e que Don Giovanni explicita, segundo Hadjadj, a dinâmica redentora do Paraíso, à medida em que o convite à máxima felicidade não é fruto de uma conquista pessoal ou do cumprimento de um preceito moral, mas um dom que vem do Alto. Finalmente, constatamos o caráter transdisciplinar da leitura que Hadjadj faz de Da Ponte e Dante, considerando-os como autores cujas obras exprimem realidades profundas que precisam ser desveladas e que podem envolver e auxiliar àqueles que leem o texto contemporaneamente.
Diálogos sobre História Antiga e Medieval, 2022
We address some of the highlights of Augustine's thought,
highlighting the author's philosophical... more We address some of the highlights of Augustine's thought,
highlighting the author's philosophical themes. We will start with
a presentation of Augustine`s biography and intellectual
trajectory, and we will highlight some elements of its historical
context, namely, the fragmentation of the Roman Empire and the
nascent Christianity. We then address five philosophical problems
that are part of the vast Augustinian discussion: 1) his critique of
academic skepticism; 2) free will; 3) the problem of evil; 4)
memory and time. As an epilogue, 5) we approach the intertwined
relationships between faith and reason in Augustinian thought.
REB - Revista Eclesiástica Brasileira, 2021
Na exortação apostólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco traça uma relação de clara interdepen... more Na exortação apostólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco traça uma relação de clara interdependência entre a missão evangelizadora da comunidade eclesial e a experiência de alegria que ela realiza na fé em Jesus Cristo. Este trabalho apresenta contribuições da teologia de Alexander Schmemann, em For the Life of the World, e da filosofia de Fabrice Hadjadj, em O paraíso à porta, que podem enriquecer a recepção desse documento programático do pontificado de Francisco. Nesse percurso, individuamos quatro pontos de convergência entre a visão dos dois autores: a redescoberta da dimensão eucarística da alegria, enquanto experiência de um dom que se prolonga como ação de graças; da sua dimensão pascal, que atravessa o mal e a dor fecundando-os sem negá-los; da sua dimensão epifânica, como olhar que permite reconhecer no cotidiano a proximidade do mistério; e da sua dimensão transformadora, enquanto gratuidade que se transborda em um serviço verdadeiramente desinteressado.
Basilíade - Revista de Filosofia, 2021
Questionando a respeito dos motivos que levaram Agostinho a tratar do tempo, tema frequentemente ... more Questionando a respeito dos motivos que levaram Agostinho a tratar do tempo, tema frequentemente associado à metafísica e cosmologia, em sua obra Confissões, cujo caráter é autobiográfico, aventamos a hipótese de que o tema pertença ao projeto unitário da obra, cujas chaves de leitura seriam 1) a finalidade da vida humana e 2) a distinção entre Deus e as criaturas. Ao analisar a argumentação agostiniana, percebe-se que é possível inserir o debate em questão no âmbito geral da narrativa desta obra em específico. Percebe-se, ainda, que a partir desta ótica a abordagem psicológica não está necessariamente ligada à uma compreensão do tempo sob um aspecto meramente subjetivista, uma vez que a preocupação central da discussão não é com o aspecto metafísico/cosmológico e sim com a análise interior.
ABSTRACT: Questioning the reasons that led Augustine to reflect about time, a theme often associated with metaphysics and cosmology, in his work Confessions, which main character is autobiographical, we hypothesize that the theme belongs to the unitary project of the work, whose keys of reading would be 1) the purpose of human life and 2) the distinction between God and creatures. When analyzing the Augustinian argument, it is noticed that it is possible to insert the debate in question in the general scope of the narrative of this specific work. It is also noticed that, from this perspective, the psychological approach is not necessarily linked to an understanding of time from a purely subjectivist aspect, since the central concern of the discussion is not with the metaphysical / cosmological aspect, but with the analysis interior.
REB - Revista Eclesiástica Brasileira, 2020
Através da análise da terceira carta de Heloísa a Abelardo, inserida
no contexto maior da discuss... more Através da análise da terceira carta de Heloísa a Abelardo, inserida
no contexto maior da discussão da correspondência pessoal e na
discussão filosófica/teológica que perpassa a obra do palatino, percebe-se que há uma tríplice possibilidade de leitura: a primeira, relacionada
diretamente com o conteúdo da carta, critica o ambiente monástico
feminino do século XII; a segunda, inserindo-se no contexto da correspondência pessoal, permite a descoberta de um fio condutor na discussão de todas as cartas de Heloísa, apesar da aparente ruptura temática entre a segunda e a terceira carta; a terceira, insere o corpo feminino como o ponto de partida da experiência pessoal cristã de Heloísa, e por isso serve de contestação ao modelo de corpo como algo “desprezível e rejeitado”, conforme a proposição inicial de Pedro Abelardo.
Revista Brasileira de Filosofia da Religião, 2018
O presente artigo pretende discutir a fundamentação do argumento teleológico a partir da obra do ... more O presente artigo pretende discutir a fundamentação do argumento teleológico a partir da obra do físico e filósofo espanhol Mariano Artigas. Após observar a prolífica produção de vários cientistas sobre o tema, nota-se que o conceito de “finalidade” deve ser matizado, e verifica-se de que modos podem ser compreendidos pelas ciências empíricas e também pelo pensamento filosófico. Em seguida, encontra-se uma harmonização entre as noções de acaso e finalidade do universo, demonstrando que ambos os aspectos não são incompatíveis. Durante todo o processo, frisa-se a necessidade de avaliar corretamente os avanços das ciências experimentais, de modo a não extrapolar seus estatutos próprios. Ao final, tendo observado de que modo Artigas responde tais questões, o autor do artigo comenta sobre os desdobramentos éticos que ressoam a partir do conceito de finalidade.
Revista Vernáculo, 2010
O presente trabalho, através de uma perspectiva da história cultural, procura compreender melhor ... more O presente trabalho, através de uma perspectiva da história cultural, procura compreender melhor os motivos do declínio da teologia da libertação.
Revista Primordium, 2016
O presente artigo tem como objetivo apresentar o argumento do filósofo espanhol Juan Manuel Burgo... more O presente artigo tem como objetivo apresentar o argumento do filósofo espanhol Juan Manuel Burgos sobre a existência de uma filosofia, em voga no século XX e que possui como base a reflexão sobre a pessoa, denominada personalismo. Esta corrente de pensamento se vale de um conceito moderno do termo " pessoa ". Percebe-se que o autor apresenta novos rumos para esta corrente filosófica, distanciando-se de seus fundadores (especialmente a figura de Emmanuel Mounier), bem como apresentando uma síntese para essa filosofia, que também é uma espécie de chave de leitura para todos os filósofos considerados personalistas ou de inspiração personalista.
The main of this article is present the argument of the Spanish philosopher Juan Manuel Burgos about the philosophy called personalism, original from XX th century and based on a meditation about the person. This new outline of philosophy is based on a modern concept of " person ". It's realized that the author presents a new way to think this philosophical tendency, straying its founders (especially Emmanuel Mounier), as well as presenting a synthesis for it, that is a key for reading all philosophers that are called personalists or have it as an inspiration.
Trabalhos Completos em Anais de Eventos by João Pedro da Luz Neto
Book Reviews by João Pedro da Luz Neto
Revista Aquinate, 2017
Resumo do livro "Abelardo e Heloísa" do autor José Carlos Estêvão, publicado pelas editoras Paulu... more Resumo do livro "Abelardo e Heloísa" do autor José Carlos Estêvão, publicado pelas editoras Paulus e Discurso Editorial em 2015
Uploads
Papers by João Pedro da Luz Neto
Após a exposição da interpretação do filósofo em cada caso, constatamos que a leitura de Dante promove, para Hadjadj, um deslocamento do paraíso do exterior para o interior e que Don Giovanni explicita, segundo Hadjadj, a dinâmica redentora do Paraíso, à medida em que o convite à máxima felicidade não é fruto de uma conquista pessoal ou do cumprimento de um preceito moral, mas um dom que vem do Alto. Finalmente, constatamos o caráter transdisciplinar da leitura que Hadjadj faz de Da Ponte e Dante, considerando-os como autores cujas obras exprimem realidades profundas que precisam ser desveladas e que podem envolver e auxiliar àqueles que leem o texto contemporaneamente.
highlighting the author's philosophical themes. We will start with
a presentation of Augustine`s biography and intellectual
trajectory, and we will highlight some elements of its historical
context, namely, the fragmentation of the Roman Empire and the
nascent Christianity. We then address five philosophical problems
that are part of the vast Augustinian discussion: 1) his critique of
academic skepticism; 2) free will; 3) the problem of evil; 4)
memory and time. As an epilogue, 5) we approach the intertwined
relationships between faith and reason in Augustinian thought.
ABSTRACT: Questioning the reasons that led Augustine to reflect about time, a theme often associated with metaphysics and cosmology, in his work Confessions, which main character is autobiographical, we hypothesize that the theme belongs to the unitary project of the work, whose keys of reading would be 1) the purpose of human life and 2) the distinction between God and creatures. When analyzing the Augustinian argument, it is noticed that it is possible to insert the debate in question in the general scope of the narrative of this specific work. It is also noticed that, from this perspective, the psychological approach is not necessarily linked to an understanding of time from a purely subjectivist aspect, since the central concern of the discussion is not with the metaphysical / cosmological aspect, but with the analysis interior.
no contexto maior da discussão da correspondência pessoal e na
discussão filosófica/teológica que perpassa a obra do palatino, percebe-se que há uma tríplice possibilidade de leitura: a primeira, relacionada
diretamente com o conteúdo da carta, critica o ambiente monástico
feminino do século XII; a segunda, inserindo-se no contexto da correspondência pessoal, permite a descoberta de um fio condutor na discussão de todas as cartas de Heloísa, apesar da aparente ruptura temática entre a segunda e a terceira carta; a terceira, insere o corpo feminino como o ponto de partida da experiência pessoal cristã de Heloísa, e por isso serve de contestação ao modelo de corpo como algo “desprezível e rejeitado”, conforme a proposição inicial de Pedro Abelardo.
The main of this article is present the argument of the Spanish philosopher Juan Manuel Burgos about the philosophy called personalism, original from XX th century and based on a meditation about the person. This new outline of philosophy is based on a modern concept of " person ". It's realized that the author presents a new way to think this philosophical tendency, straying its founders (especially Emmanuel Mounier), as well as presenting a synthesis for it, that is a key for reading all philosophers that are called personalists or have it as an inspiration.
Trabalhos Completos em Anais de Eventos by João Pedro da Luz Neto
Book Reviews by João Pedro da Luz Neto
Após a exposição da interpretação do filósofo em cada caso, constatamos que a leitura de Dante promove, para Hadjadj, um deslocamento do paraíso do exterior para o interior e que Don Giovanni explicita, segundo Hadjadj, a dinâmica redentora do Paraíso, à medida em que o convite à máxima felicidade não é fruto de uma conquista pessoal ou do cumprimento de um preceito moral, mas um dom que vem do Alto. Finalmente, constatamos o caráter transdisciplinar da leitura que Hadjadj faz de Da Ponte e Dante, considerando-os como autores cujas obras exprimem realidades profundas que precisam ser desveladas e que podem envolver e auxiliar àqueles que leem o texto contemporaneamente.
highlighting the author's philosophical themes. We will start with
a presentation of Augustine`s biography and intellectual
trajectory, and we will highlight some elements of its historical
context, namely, the fragmentation of the Roman Empire and the
nascent Christianity. We then address five philosophical problems
that are part of the vast Augustinian discussion: 1) his critique of
academic skepticism; 2) free will; 3) the problem of evil; 4)
memory and time. As an epilogue, 5) we approach the intertwined
relationships between faith and reason in Augustinian thought.
ABSTRACT: Questioning the reasons that led Augustine to reflect about time, a theme often associated with metaphysics and cosmology, in his work Confessions, which main character is autobiographical, we hypothesize that the theme belongs to the unitary project of the work, whose keys of reading would be 1) the purpose of human life and 2) the distinction between God and creatures. When analyzing the Augustinian argument, it is noticed that it is possible to insert the debate in question in the general scope of the narrative of this specific work. It is also noticed that, from this perspective, the psychological approach is not necessarily linked to an understanding of time from a purely subjectivist aspect, since the central concern of the discussion is not with the metaphysical / cosmological aspect, but with the analysis interior.
no contexto maior da discussão da correspondência pessoal e na
discussão filosófica/teológica que perpassa a obra do palatino, percebe-se que há uma tríplice possibilidade de leitura: a primeira, relacionada
diretamente com o conteúdo da carta, critica o ambiente monástico
feminino do século XII; a segunda, inserindo-se no contexto da correspondência pessoal, permite a descoberta de um fio condutor na discussão de todas as cartas de Heloísa, apesar da aparente ruptura temática entre a segunda e a terceira carta; a terceira, insere o corpo feminino como o ponto de partida da experiência pessoal cristã de Heloísa, e por isso serve de contestação ao modelo de corpo como algo “desprezível e rejeitado”, conforme a proposição inicial de Pedro Abelardo.
The main of this article is present the argument of the Spanish philosopher Juan Manuel Burgos about the philosophy called personalism, original from XX th century and based on a meditation about the person. This new outline of philosophy is based on a modern concept of " person ". It's realized that the author presents a new way to think this philosophical tendency, straying its founders (especially Emmanuel Mounier), as well as presenting a synthesis for it, that is a key for reading all philosophers that are called personalists or have it as an inspiration.