Resumo: Este artigo investiga a formação de redes de compadrio na freguesia de Viamão do século X... more Resumo: Este artigo investiga a formação de redes de compadrio na freguesia de Viamão do século XVIII, buscando investigar como estas reproduziam as relações de diferenciação, hierarquia e interdependência constituídas por indivíduos de famílias abastadas da região. Conforme aponta João Fragoso, a sociedade constituída no Brasil do período colonial foi marcada por uma "hierarquia social costumeira”, constituída por intrincadas relações entre indivíduos de diferentes estratos sociais. Assim, este artigo foi dividido em três partes: na primeira, apresentaremos o método adotado; a seguir, é realizada uma breve revisão a respeito dos estudos sobre o compadrio no Brasil. Finalmente, o mapeamento destas redes de ‘compadres’ foi realizado através da sistematização dos registros de batismo da região de Viamão, no período de 1747 a 1759, recorrendo-se às ferramentas conceituais da metodologia da Análise de Redes Sociais para fins de análise e crítica dos resultados.: This article invest...
O artigo enfoca o envolvimento do governador da Colonia do Sacramento, Luiz Garcia de Bivar (1749... more O artigo enfoca o envolvimento do governador da Colonia do Sacramento, Luiz Garcia de Bivar (1749- 1760), com os negocios ilicitos realizados com os dominios espanhois, possibilitados pelos contatos mercantis mantidos com Buenos Aires. Alem dos generos tradicionais (manufaturas europeias, produtos do Brasil e fazendas) que faziam parte do comercio com Buenos Aires, na decada de 1750, a praca portuguesa especializou-se no fornecimento de escravos africanos para a regiao platina. Esse comercio era realizado por uma comunidade mercantil bastante expressiva e fortemente conectada com seus pares do Rio de Janeiro. Traca-se um breve perfil desse grupo mercantil, mostrando sua relacao com as atividades de contrabando protegidas pelo governador.
A general overview of the economy and society in the southern part of Portuguese America from the... more A general overview of the economy and society in the southern part of Portuguese America from the late 17th century to the early 19th century (c. 1680–1820) must address three interconnected areas of colonization: the commercial and military settlement of Colonia de Sacramento, located on the banks of the La Plata River within the borders of modern-day Uruguay, and the captaincies of Santa Catarina and Rio Grande de São Pedro, Brazil. Originally founded as a Portuguese effort to penetrate the mercantile markets of Spanish America, the La Plata settlement was highly disputed until it was definitively conquered by the Spanish in 1777. In contrast, the Portuguese were able to effectively colonize the southern captaincies, which became relatively stable by the end of the 18th century, reflecting the Crown’s relatively successful implementation of a policy of targeted settlement. The economic formation of the southernmost areas of Portuguese America underwent a change in pattern at the t...
Com base na trajetória social e nas ações políticas dos governadores nomeados para os estabelecim... more Com base na trajetória social e nas ações políticas dos governadores nomeados para os estabelecimentos coloniais de Santa Catarina, Rio Grande de São Pedro e Colônia do Sacramento, assim como na atuação dos camaristas das vilas, os autores buscam traçar um panorama do longo processo de consolidação dos domínios portugueses no sul da América Meridional, entre finais do século XVII e princípios do século XIX. Observam que esse processo, marcado externamente por avanços e recuos na disputa com os domínios espanhóis, tem de ser compreendido, também, pelo complexo jogo de forças e interesses internos travados entre o poder monárquico português e o poder dos grupos locais.
Resumo Uma epidemia de varíola que vitimou fatalmente 1% da população de Porto Alegre em 1874 é o... more Resumo Uma epidemia de varíola que vitimou fatalmente 1% da população de Porto Alegre em 1874 é o tema deste artigo. Com base em ampla pesquisa documental e no cruzamento de informações produzidas por ocasião da morte dos indivíduos atingidos durante o evento, buscamos problematizar as razões pelas quais a varíola apresentou-se em formato epidêmico na cidade. De posse dos mapas de vacinados nos anos anteriores à eclosão da epidemia, pudemos constatar a baixa adesão da população de Porto Alegre ao preventivo, cujo benefício poderia ser ignorado pelos distintos grupos sociais que teciam relações dentro da cidade. Com a chegada de soldados doentes, oriundos de outras localidades, a moléstia se espalhou rapidamente pela cidade, causando a morte de centenas de pessoas.
Pretende-se discutir a noção de fronteira no Rio Grande do Sul colonial, onde sugerimos uma visão... more Pretende-se discutir a noção de fronteira no Rio Grande do Sul colonial, onde sugerimos uma visão alternativa do povoamento sulino, baseados nos registros paroquiais do século XVIII. Parece ser mais apropriado considerar o espaço fronteiriço colonial enquanto uma "fronteira em movimento", com intensa circulação humana e econômica, dentro de um contexto demográfico diversificado.
Com base na trajetória social e nas ações políticas dos governadores nomeados para os estabelecim... more Com base na trajetória social e nas ações políticas dos governadores nomeados para os estabelecimentos coloniais de Santa Catarina, Rio Grande de São Pedro e Colônia do Sacramento, assim como na atuação dos camaristas das vilas, os autores buscam traçar um panorama do longo processo de consolidação dos domínios portugueses no sul da América Meridional, entre finais do século XVII e princípios do século XIX. Observam que esse processo, marcado externamente por avanços e recuos na disputa com os domínios espanhóis, tem de ser compreendido, também, pelo complexo jogo de forças e interesses internos travados entre o poder monárquico português e o poder dos grupos locais.
This article examines a smallpox epidemic which killed 1% of the population of Porto Alegre in 18... more This article examines a smallpox epidemic which killed 1% of the population of Porto Alegre in 1874. Through extensive documentary research and comparison with data from those who died, we problematize why smallpox manifested as an epidemic in the city. Maps showing vaccination in the years preceding the outbreak reveal that only low levels of the population of Porto Alegre participated in prevention efforts, and the benefits of these efforts were ignored by the different social groups which were interconnected within the city. As sick soldiers arrived from other places, the disease spread rapidly through the city and caused the death of hundreds of people.
Este artigo investiga a formação de redes de compadrio na freguesia de Viamão do século XVIII, bu... more Este artigo investiga a formação de redes de compadrio na freguesia de Viamão do século XVIII, buscando investigar como estas reproduziam as relações de diferenciação, hierarquia e interdependência constituídas por indivíduos de famílias abastadas da região. Conforme aponta João Fragoso, a sociedade constituída no Brasil do período colonial foi marcada por uma "hierarquia social costumeira”, constituída por intrincadas relações entre indivíduos de diferentes estratos sociais. Assim, este artigo foi dividido em três partes: na primeira, apresentaremos o método adotado; a seguir, é realizada uma breve revisão a respeito dos estudos sobre o compadrio no Brasil. Finalmente, o mapeamento destas redes de ‘compadres’ foi realizado através da sistematização dos registros de batismo da região de Viamão, no período de 1747 a 1759, recorrendo-se às ferramentas conceituais da metodologia da Análise de Redes Sociais para fins de análise e crítica dos resultados.
/
This article investigates the formation of compadrazgo networks in the parish of Viamão in the 18th century. It focuses on how they reproduced dynamics of differentiation, hierarchy and interdependence constituted by individuals from families of the region. According to João Fragoso, the society constituted in Brazil from the colonial period was marked by a "customary social hierarchy", constituted by intricate relationships among individuals from different social strata. This article was divided in three parts: in the first, we will present the method adopted; next, is a brief review of studies on compadrazgo in Brazil. Finally, the mapping of these networks was carried out, through the systematization of baptismal records of the Viamão region from 1747 to 1759, and using the tools of the Social Network Analysis methodology to perform the analysis of the results.
Abordamos o papel estrutural do comércio ilegal de escravos na historia da Colônia do Sacramento ... more Abordamos o papel estrutural do comércio ilegal de escravos na historia da Colônia do Sacramento durante o século XVIII. Inicialmente fazemos uma avaliação da dimensão da população escrava na povoação platina, mostrando que os números apontam para contingentes muito superiores às necessidades efetivas de mão de obra na localidade. Isto leva ao destaque dado às redes trans imperiais de contrabando de escravos, acionadas a partir do entreposto lusitano. Em seguida colocamos à prova o potencial informativo das fontes paroquiais para a análise da dinâmica de funcionamento do tráfico de escravos, evidenciando que os registros de batismos e óbitos de africanos adultos são um indicador confiável das conexões entre o Rio da Prata e a América portuguesa através principalmente dos portos negreiros da cidade da Bahia e do Rio de Janeiro.
O artigo procura mostrar como se construiu a hegemonia portuguesa
no contrabando de escravos para... more O artigo procura mostrar como se construiu a hegemonia portuguesa no contrabando de escravos para o Rio da Prata durante a primeira metade o século XVIII. Na década de 1730 iniciou-se uma nova conjuntura, marcada por mudanças no contexto político e nova guerra anglo-espanhola que interrompeu as operações da South Sea Company no rio da Prata. Isso abriu caminho para o predomínio português, sendo que os traficantes luso-brasileiros passaram a tomar conta paulatinamente do negócio negreiro estabelecendo as conexões atlânticas necessárias para formação de uma rede de agentes envolvidos no comércio ilícito de cativos. O contrabando trans-imperial de escravos conectou os traficantes luso-brasileiros que operavam na Colônia do Sacramento aos dois principais portos negreiros da América portuguesa (Rio de Janeiro e Salvador).
Don Diogo Martim de Souza Teles de Menezes, governor and captain general of the captaincy of Rio ... more Don Diogo Martim de Souza Teles de Menezes, governor and captain general of the captaincy of Rio Grande do Sul between 1809 and 1814, administered a frontier that came into turmoil after the events of May 1810. The period of his rule was marked by the rise of Artigas in the Banda Oriental, which raised a number of challenges for Portuguese and Luso-Brazilian elites established in Rio Grande de São Pedro. After the transfer of the Court of King João to Brazil in 1808, the Lusitanian revalued the importance of the captaincy of Rio Grande do Sul because of its border enclave and importance to the expansionist policy in the region cisplatin. In this paper, we address concerns related tothe portuguese intervention in the Banda Oriental in 1811-1812, which had as one of his executors the governor said. We also investigate, albeit incidental, the increased slave trade to the captaincy of Rio Grande and into the region cisplatin region, which seems to have energized during the administration of Don Diogo de Souza.
The article examines some aspects of the formation of the mercantile group of Colonia del Sacrame... more The article examines some aspects of the formation of the mercantile group of Colonia del Sacramento throughout the eighteenth century. It is divided into four parts: the first part analyze the patterns of recruitment and the size of the merchant community. In the second part, I discuss the access of some members of the group to the mechanisms of "gentrification" existing in the Old Regime Portuguese world, taking into account the peculiarities and limitations of Colonia del Sacramento. In the third part I approach the involvement of Sacramento traders in the local administrative structure, not only occupying the leading positions of colonial militias, but also positions available in the Royal Treasury. It was evident that many commercial agents were part of factions, connected in some way to the powerful governors of Colonia. In the fourth and final part, I tried to recover some fragments of the commercial networks in which these merchants were involved. The information in the slave death records have brought us more detailed data on their involvement in the slave trade, making it possible to know who were the local dealers and the owners of the consignments of slaves coming from Rio de Janeiro and Bahia.
O estudo da administração colonial voltou a adquirir importância nos últimos anos, tendo gerado u... more O estudo da administração colonial voltou a adquirir importância nos últimos anos, tendo gerado um profícuo debate historiográfico, que tem renovado este campo dos estudos históricos. O conceito de “pacto colonial” vem sendo revisto, enfatizando-se a dinâmica da negociação entre os colonos e a Coroa portuguesa. O próprio “antigo sistema colonial” vem sendo confrontado com a noção de um “Antigo Regime nos trópicos”, o que levou a que fossem repensados vários aspectos da fase inicial da história do Brasil. Um dos pontos centrais a ser investigado no artigo refere-se à natureza das relações que eram estabelecidas entre as principais autoridades régias da colônia (vice-reis, governadores, provedores e ouvidores) e os poderes locais (câmaras e ordenanças), procurando verificar como se viabilizava a governabilidade da América lusa. Dentro desse vasto espaço geográfico, o foco da análise irá recair sobre o processo de integração na estrutura administrativa colonial dos espaços de fronteira, particularmente o Rio Grande de São Pedro e a Colônia do Sacramento.
Resumo: Este artigo investiga a formação de redes de compadrio na freguesia de Viamão do século X... more Resumo: Este artigo investiga a formação de redes de compadrio na freguesia de Viamão do século XVIII, buscando investigar como estas reproduziam as relações de diferenciação, hierarquia e interdependência constituídas por indivíduos de famílias abastadas da região. Conforme aponta João Fragoso, a sociedade constituída no Brasil do período colonial foi marcada por uma "hierarquia social costumeira”, constituída por intrincadas relações entre indivíduos de diferentes estratos sociais. Assim, este artigo foi dividido em três partes: na primeira, apresentaremos o método adotado; a seguir, é realizada uma breve revisão a respeito dos estudos sobre o compadrio no Brasil. Finalmente, o mapeamento destas redes de ‘compadres’ foi realizado através da sistematização dos registros de batismo da região de Viamão, no período de 1747 a 1759, recorrendo-se às ferramentas conceituais da metodologia da Análise de Redes Sociais para fins de análise e crítica dos resultados.: This article invest...
O artigo enfoca o envolvimento do governador da Colonia do Sacramento, Luiz Garcia de Bivar (1749... more O artigo enfoca o envolvimento do governador da Colonia do Sacramento, Luiz Garcia de Bivar (1749- 1760), com os negocios ilicitos realizados com os dominios espanhois, possibilitados pelos contatos mercantis mantidos com Buenos Aires. Alem dos generos tradicionais (manufaturas europeias, produtos do Brasil e fazendas) que faziam parte do comercio com Buenos Aires, na decada de 1750, a praca portuguesa especializou-se no fornecimento de escravos africanos para a regiao platina. Esse comercio era realizado por uma comunidade mercantil bastante expressiva e fortemente conectada com seus pares do Rio de Janeiro. Traca-se um breve perfil desse grupo mercantil, mostrando sua relacao com as atividades de contrabando protegidas pelo governador.
A general overview of the economy and society in the southern part of Portuguese America from the... more A general overview of the economy and society in the southern part of Portuguese America from the late 17th century to the early 19th century (c. 1680–1820) must address three interconnected areas of colonization: the commercial and military settlement of Colonia de Sacramento, located on the banks of the La Plata River within the borders of modern-day Uruguay, and the captaincies of Santa Catarina and Rio Grande de São Pedro, Brazil. Originally founded as a Portuguese effort to penetrate the mercantile markets of Spanish America, the La Plata settlement was highly disputed until it was definitively conquered by the Spanish in 1777. In contrast, the Portuguese were able to effectively colonize the southern captaincies, which became relatively stable by the end of the 18th century, reflecting the Crown’s relatively successful implementation of a policy of targeted settlement. The economic formation of the southernmost areas of Portuguese America underwent a change in pattern at the t...
Com base na trajetória social e nas ações políticas dos governadores nomeados para os estabelecim... more Com base na trajetória social e nas ações políticas dos governadores nomeados para os estabelecimentos coloniais de Santa Catarina, Rio Grande de São Pedro e Colônia do Sacramento, assim como na atuação dos camaristas das vilas, os autores buscam traçar um panorama do longo processo de consolidação dos domínios portugueses no sul da América Meridional, entre finais do século XVII e princípios do século XIX. Observam que esse processo, marcado externamente por avanços e recuos na disputa com os domínios espanhóis, tem de ser compreendido, também, pelo complexo jogo de forças e interesses internos travados entre o poder monárquico português e o poder dos grupos locais.
Resumo Uma epidemia de varíola que vitimou fatalmente 1% da população de Porto Alegre em 1874 é o... more Resumo Uma epidemia de varíola que vitimou fatalmente 1% da população de Porto Alegre em 1874 é o tema deste artigo. Com base em ampla pesquisa documental e no cruzamento de informações produzidas por ocasião da morte dos indivíduos atingidos durante o evento, buscamos problematizar as razões pelas quais a varíola apresentou-se em formato epidêmico na cidade. De posse dos mapas de vacinados nos anos anteriores à eclosão da epidemia, pudemos constatar a baixa adesão da população de Porto Alegre ao preventivo, cujo benefício poderia ser ignorado pelos distintos grupos sociais que teciam relações dentro da cidade. Com a chegada de soldados doentes, oriundos de outras localidades, a moléstia se espalhou rapidamente pela cidade, causando a morte de centenas de pessoas.
Pretende-se discutir a noção de fronteira no Rio Grande do Sul colonial, onde sugerimos uma visão... more Pretende-se discutir a noção de fronteira no Rio Grande do Sul colonial, onde sugerimos uma visão alternativa do povoamento sulino, baseados nos registros paroquiais do século XVIII. Parece ser mais apropriado considerar o espaço fronteiriço colonial enquanto uma "fronteira em movimento", com intensa circulação humana e econômica, dentro de um contexto demográfico diversificado.
Com base na trajetória social e nas ações políticas dos governadores nomeados para os estabelecim... more Com base na trajetória social e nas ações políticas dos governadores nomeados para os estabelecimentos coloniais de Santa Catarina, Rio Grande de São Pedro e Colônia do Sacramento, assim como na atuação dos camaristas das vilas, os autores buscam traçar um panorama do longo processo de consolidação dos domínios portugueses no sul da América Meridional, entre finais do século XVII e princípios do século XIX. Observam que esse processo, marcado externamente por avanços e recuos na disputa com os domínios espanhóis, tem de ser compreendido, também, pelo complexo jogo de forças e interesses internos travados entre o poder monárquico português e o poder dos grupos locais.
This article examines a smallpox epidemic which killed 1% of the population of Porto Alegre in 18... more This article examines a smallpox epidemic which killed 1% of the population of Porto Alegre in 1874. Through extensive documentary research and comparison with data from those who died, we problematize why smallpox manifested as an epidemic in the city. Maps showing vaccination in the years preceding the outbreak reveal that only low levels of the population of Porto Alegre participated in prevention efforts, and the benefits of these efforts were ignored by the different social groups which were interconnected within the city. As sick soldiers arrived from other places, the disease spread rapidly through the city and caused the death of hundreds of people.
Este artigo investiga a formação de redes de compadrio na freguesia de Viamão do século XVIII, bu... more Este artigo investiga a formação de redes de compadrio na freguesia de Viamão do século XVIII, buscando investigar como estas reproduziam as relações de diferenciação, hierarquia e interdependência constituídas por indivíduos de famílias abastadas da região. Conforme aponta João Fragoso, a sociedade constituída no Brasil do período colonial foi marcada por uma "hierarquia social costumeira”, constituída por intrincadas relações entre indivíduos de diferentes estratos sociais. Assim, este artigo foi dividido em três partes: na primeira, apresentaremos o método adotado; a seguir, é realizada uma breve revisão a respeito dos estudos sobre o compadrio no Brasil. Finalmente, o mapeamento destas redes de ‘compadres’ foi realizado através da sistematização dos registros de batismo da região de Viamão, no período de 1747 a 1759, recorrendo-se às ferramentas conceituais da metodologia da Análise de Redes Sociais para fins de análise e crítica dos resultados.
/
This article investigates the formation of compadrazgo networks in the parish of Viamão in the 18th century. It focuses on how they reproduced dynamics of differentiation, hierarchy and interdependence constituted by individuals from families of the region. According to João Fragoso, the society constituted in Brazil from the colonial period was marked by a "customary social hierarchy", constituted by intricate relationships among individuals from different social strata. This article was divided in three parts: in the first, we will present the method adopted; next, is a brief review of studies on compadrazgo in Brazil. Finally, the mapping of these networks was carried out, through the systematization of baptismal records of the Viamão region from 1747 to 1759, and using the tools of the Social Network Analysis methodology to perform the analysis of the results.
Abordamos o papel estrutural do comércio ilegal de escravos na historia da Colônia do Sacramento ... more Abordamos o papel estrutural do comércio ilegal de escravos na historia da Colônia do Sacramento durante o século XVIII. Inicialmente fazemos uma avaliação da dimensão da população escrava na povoação platina, mostrando que os números apontam para contingentes muito superiores às necessidades efetivas de mão de obra na localidade. Isto leva ao destaque dado às redes trans imperiais de contrabando de escravos, acionadas a partir do entreposto lusitano. Em seguida colocamos à prova o potencial informativo das fontes paroquiais para a análise da dinâmica de funcionamento do tráfico de escravos, evidenciando que os registros de batismos e óbitos de africanos adultos são um indicador confiável das conexões entre o Rio da Prata e a América portuguesa através principalmente dos portos negreiros da cidade da Bahia e do Rio de Janeiro.
O artigo procura mostrar como se construiu a hegemonia portuguesa
no contrabando de escravos para... more O artigo procura mostrar como se construiu a hegemonia portuguesa no contrabando de escravos para o Rio da Prata durante a primeira metade o século XVIII. Na década de 1730 iniciou-se uma nova conjuntura, marcada por mudanças no contexto político e nova guerra anglo-espanhola que interrompeu as operações da South Sea Company no rio da Prata. Isso abriu caminho para o predomínio português, sendo que os traficantes luso-brasileiros passaram a tomar conta paulatinamente do negócio negreiro estabelecendo as conexões atlânticas necessárias para formação de uma rede de agentes envolvidos no comércio ilícito de cativos. O contrabando trans-imperial de escravos conectou os traficantes luso-brasileiros que operavam na Colônia do Sacramento aos dois principais portos negreiros da América portuguesa (Rio de Janeiro e Salvador).
Don Diogo Martim de Souza Teles de Menezes, governor and captain general of the captaincy of Rio ... more Don Diogo Martim de Souza Teles de Menezes, governor and captain general of the captaincy of Rio Grande do Sul between 1809 and 1814, administered a frontier that came into turmoil after the events of May 1810. The period of his rule was marked by the rise of Artigas in the Banda Oriental, which raised a number of challenges for Portuguese and Luso-Brazilian elites established in Rio Grande de São Pedro. After the transfer of the Court of King João to Brazil in 1808, the Lusitanian revalued the importance of the captaincy of Rio Grande do Sul because of its border enclave and importance to the expansionist policy in the region cisplatin. In this paper, we address concerns related tothe portuguese intervention in the Banda Oriental in 1811-1812, which had as one of his executors the governor said. We also investigate, albeit incidental, the increased slave trade to the captaincy of Rio Grande and into the region cisplatin region, which seems to have energized during the administration of Don Diogo de Souza.
The article examines some aspects of the formation of the mercantile group of Colonia del Sacrame... more The article examines some aspects of the formation of the mercantile group of Colonia del Sacramento throughout the eighteenth century. It is divided into four parts: the first part analyze the patterns of recruitment and the size of the merchant community. In the second part, I discuss the access of some members of the group to the mechanisms of "gentrification" existing in the Old Regime Portuguese world, taking into account the peculiarities and limitations of Colonia del Sacramento. In the third part I approach the involvement of Sacramento traders in the local administrative structure, not only occupying the leading positions of colonial militias, but also positions available in the Royal Treasury. It was evident that many commercial agents were part of factions, connected in some way to the powerful governors of Colonia. In the fourth and final part, I tried to recover some fragments of the commercial networks in which these merchants were involved. The information in the slave death records have brought us more detailed data on their involvement in the slave trade, making it possible to know who were the local dealers and the owners of the consignments of slaves coming from Rio de Janeiro and Bahia.
O estudo da administração colonial voltou a adquirir importância nos últimos anos, tendo gerado u... more O estudo da administração colonial voltou a adquirir importância nos últimos anos, tendo gerado um profícuo debate historiográfico, que tem renovado este campo dos estudos históricos. O conceito de “pacto colonial” vem sendo revisto, enfatizando-se a dinâmica da negociação entre os colonos e a Coroa portuguesa. O próprio “antigo sistema colonial” vem sendo confrontado com a noção de um “Antigo Regime nos trópicos”, o que levou a que fossem repensados vários aspectos da fase inicial da história do Brasil. Um dos pontos centrais a ser investigado no artigo refere-se à natureza das relações que eram estabelecidas entre as principais autoridades régias da colônia (vice-reis, governadores, provedores e ouvidores) e os poderes locais (câmaras e ordenanças), procurando verificar como se viabilizava a governabilidade da América lusa. Dentro desse vasto espaço geográfico, o foco da análise irá recair sobre o processo de integração na estrutura administrativa colonial dos espaços de fronteira, particularmente o Rio Grande de São Pedro e a Colônia do Sacramento.
Uploads
Papers by Fábio Kühn
and the benefits of these efforts were ignored by the different social groups which were interconnected within the city. As sick soldiers arrived from other places, the disease spread rapidly through the city and caused the death of hundreds of people.
/
This article investigates the formation of compadrazgo networks in the parish of Viamão in the 18th century. It focuses on how they reproduced dynamics of differentiation, hierarchy and interdependence constituted by individuals from families of the region. According to João Fragoso, the society constituted in Brazil from the colonial period was marked by a "customary social hierarchy", constituted by intricate relationships among individuals from different social strata. This article was divided in three parts: in the first, we will present the method adopted; next, is a brief review of studies on compadrazgo in Brazil. Finally, the mapping of these networks was carried out, through the systematization of baptismal records of the Viamão region from 1747 to 1759, and using the tools of the Social Network Analysis methodology to perform the analysis of the results.
no contrabando de escravos para o Rio da Prata durante a primeira metade o século XVIII. Na década de 1730 iniciou-se uma nova conjuntura, marcada por mudanças no contexto político e nova guerra anglo-espanhola que interrompeu as operações da South Sea Company no rio da Prata. Isso abriu caminho para o predomínio português, sendo que os traficantes luso-brasileiros passaram a tomar conta paulatinamente do negócio negreiro estabelecendo as conexões
atlânticas necessárias para formação de uma rede de agentes envolvidos no comércio ilícito de cativos. O contrabando trans-imperial de escravos conectou os traficantes luso-brasileiros que operavam na Colônia do Sacramento aos dois principais portos negreiros da América portuguesa (Rio de Janeiro e Salvador).
and Luso-Brazilian elites established in Rio Grande de São Pedro. After the transfer of the Court of King João to Brazil in 1808, the Lusitanian revalued the importance of the captaincy of Rio Grande do Sul because of its border enclave and importance to the expansionist policy in the region cisplatin. In this paper, we address concerns related tothe portuguese intervention in the Banda Oriental in 1811-1812, which had as one of his executors the governor said. We also investigate, albeit incidental, the increased slave trade to the captaincy of Rio Grande and into the region cisplatin region, which seems to have energized during the administration of Don Diogo de Souza.
and the benefits of these efforts were ignored by the different social groups which were interconnected within the city. As sick soldiers arrived from other places, the disease spread rapidly through the city and caused the death of hundreds of people.
/
This article investigates the formation of compadrazgo networks in the parish of Viamão in the 18th century. It focuses on how they reproduced dynamics of differentiation, hierarchy and interdependence constituted by individuals from families of the region. According to João Fragoso, the society constituted in Brazil from the colonial period was marked by a "customary social hierarchy", constituted by intricate relationships among individuals from different social strata. This article was divided in three parts: in the first, we will present the method adopted; next, is a brief review of studies on compadrazgo in Brazil. Finally, the mapping of these networks was carried out, through the systematization of baptismal records of the Viamão region from 1747 to 1759, and using the tools of the Social Network Analysis methodology to perform the analysis of the results.
no contrabando de escravos para o Rio da Prata durante a primeira metade o século XVIII. Na década de 1730 iniciou-se uma nova conjuntura, marcada por mudanças no contexto político e nova guerra anglo-espanhola que interrompeu as operações da South Sea Company no rio da Prata. Isso abriu caminho para o predomínio português, sendo que os traficantes luso-brasileiros passaram a tomar conta paulatinamente do negócio negreiro estabelecendo as conexões
atlânticas necessárias para formação de uma rede de agentes envolvidos no comércio ilícito de cativos. O contrabando trans-imperial de escravos conectou os traficantes luso-brasileiros que operavam na Colônia do Sacramento aos dois principais portos negreiros da América portuguesa (Rio de Janeiro e Salvador).
and Luso-Brazilian elites established in Rio Grande de São Pedro. After the transfer of the Court of King João to Brazil in 1808, the Lusitanian revalued the importance of the captaincy of Rio Grande do Sul because of its border enclave and importance to the expansionist policy in the region cisplatin. In this paper, we address concerns related tothe portuguese intervention in the Banda Oriental in 1811-1812, which had as one of his executors the governor said. We also investigate, albeit incidental, the increased slave trade to the captaincy of Rio Grande and into the region cisplatin region, which seems to have energized during the administration of Don Diogo de Souza.