Articles, Artigos by Edilson Pereira
Religião & Sociedade, 2023
In recent years, we have witnessed countless monuments whose public functions have been called in... more In recent years, we have witnessed countless monuments whose public functions have been called into question. At the same time, there has been an increase in the study of monuments from new critical perspectives, analysing not only their age, conservation and cultural durability, but also their contestation and transformation. Burning monuments are removed from their pedestals, demolished or, if abandoned, graffitied and creatively repurposed by actors interested in making politics through aesthetic intervention. Cases of iconoclasm are on the rise in various countries, while new monuments are being erected and some existing monuments are attempting to revive the ideology that justified their construction, or even the opposite. There are conservative movements that seek to revive the ideologies that justified their erection or, on the contrary, the creation of counter-monuments that challenge official history in favour of anti-racist and decolonial agendas. As part of this reflexive movement, the journal Religiao & Sociedade published an original document on religion and (anti)monuments. In order to stimulate scholarly interest in the topic, this introduction systematises the points of connection between monuments, memory, religion, art and the processes of their (de)making in public space.
Religião & Sociedade, 2023
Nos últimos anos, assistimos ao questionamento de inúmeros monumentos que tiveram suas funções pú... more Nos últimos anos, assistimos ao questionamento de inúmeros monumentos que tiveram suas funções públicas revistas. Em sintonia com essa agitação, houve um aumento das reflexões sobre os monumentos, observando-os sob nova luz crítica, analisando não apenas sua antiguidade, conservação e persistência cultural, mas suas contestações e transformações. Monumentos em chamas, retirados de seus pedestais, derrubados ou, quando mantidos em pé, pichados e reapropriados de maneira criativa por atores interessados nas formas de fazer política por meio de intervenções estéticas. Enquanto aumentam os casos de iconoclastia em vários países, novos monumentos têm sido erigidos e, dentre os já existentes, há movimentos conservadores que tentam reanimar as ideologias que justificaram a sua ereção ou, ao contrário, observa-se a criação de contramonumentos que questionam a história oficial, em prol de pautas antirracistas e decoloniais. É como parte desse movimento reflexivo que a revista Religião & Sociedade apresenta um dossiê inédito sobre o tema religiões e (contra)monumentos. Com o intuito de estimular o interesse acadêmico no tema, apresentamos nesta introdução ao dossiê Religiões e (contra)monumentos uma sistematização de pontos de conexão entre os processos de (des)feitura dos monumentos, da memória, da religião, da nação, da arte e do espaço público.
Horizontes Antropológicos, 2023
O artigo recupera a trama histórica e as controvérsias em torno da imagem de Anastácia, acompanha... more O artigo recupera a trama histórica e as controvérsias em torno da imagem de Anastácia, acompanhando sua passagem e transformação entre registros históricos: de memória da escravidão, mágico-religiosos, políticos e de consciência racial, até chegar em um caso exemplar da arte contemporânea brasileira, com o trabalho do artista negro LGBTQIA+ carioca Yhuri Cruz. Tema de interesse de outros pesquisadores ao longo das últimas décadas, as reproduções e apropriações da imagem de Anastácia são analisadas para explorar a intersecção entre arte e política, em um movimento de análise que culmina em ações artísticas de contramemória e de “fabulação crítica”, viabilizando a conversão da “Escrava Anastácia” em “Anastácia Livre”.
Campos, 2022
Qual efeito o rosto e o retrato produzem na experiência sagrada? Para responder a essa questão, a... more Qual efeito o rosto e o retrato produzem na experiência sagrada? Para responder a essa questão, apresentamos um conjunto de imagens de pessoas, artefatos e situações heterogêneas entre si para traçar uma cartografia das relações entre rosto, sua captura fotográfica e as formas sensíveis de expressão do sagrado, em suas manifestações religiosas e festivas. Por meio do registro de certos personagens em espaços e tempos rituais, seja dentro ou fora do país, e em diálogo com reflexões do campo da antropologia, mapeamos aquilo que unificaria as diferentes modalidades de relação estabelecidas com a face humana e sua potência comunicativa.
Palavras-chave: Antropologia visual; sagrado; retrato; ritual; Carnaval.
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 2022
The collapse of the Vale dam in Brumadinho, Minas Gerais, in 2019 is considered one of the bigges... more The collapse of the Vale dam in Brumadinho, Minas Gerais, in 2019 is considered one of the biggest social and environmental disasters and work accidents in the country's history. While victims were fighting for the right to reparation a year later, news began circulating regarding the construction of the "Memorial Brumadinho", financed by Vale S.A. This article analyzes the relationships surrounding the construction of this memorial to question what is being proposed amid the catastrophe as "public memory" and how it connects to the landscape and local heritage. If the region where the memorial will be built is historically known for its long history of mining activity, with the memory around the activity classified as Brazilian Heritage in the early 20th century and valued since then, in contrast, we observe the specificities of the recognition of a "sensitive memory site" where suffering is the keynote of the current narrative.
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 2022
Resumo: O rompimento da barragem da Vale S.A. na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019, ... more Resumo: O rompimento da barragem da Vale S.A. na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019, é considerado um dos maiores desastres socioambientais e o maior acidente trabalhista da história do país. Um ano depois, enquanto as vítimas lutavam pelo direito à reparação, começou a circular a notícia sobre a construção do 'Memorial Brumadinho', financiado pela Vale S.A. Neste artigo, analisamos as relações em torno da construção desse memorial para colocar em questão a memória pública que está sendo proposta em meio à catástrofe e como ela se conecta à paisagem e aos patrimônios locais. Se a região onde será construído o memorial é historicamente conhecida pela sua longa trajetória de atividade mineira, com a memória em torno da atividade sendo patrimonializada no início do século XX e valorizada desde então, observamos, em contraponto, quais são as especificidades do reconhecimento de um 'sítio de memória sensível', onde o sofrimento é a tônica da narrativa atual.
Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 35, nº 76, p.267-288, Maio-Agosto, 2022
O artigo recompõe parte da trajetória de Lucio Costa, sobretudo nas décadas iniciais de sua carre... more O artigo recompõe parte da trajetória de Lucio Costa, sobretudo nas décadas iniciais de sua carreira, para abordar a perspectiva estética do fenômeno urbano no Brasil. A análise enfoca sua articulação a projetos coletivos em um “campo de possibilidades” da arquitetura e do patrimônio nacional, atentando às relações mantidas com seus pares. A biografia de um personagem central do urbanismo nacional permite esmiuçar os sentidos da consagração moderna da arquitetura como belas-artes. Além disso, ela revela os efeitos dos arranjos entre vanguarda e desvio, tradição e modernidade nas políticas patrimoniais do Estado brasileiro.
Revista De Antropologia, 2022
O artigo revisita a obra de Pierre Verger para analisar as condições de formação do seu olhar, ac... more O artigo revisita a obra de Pierre Verger para analisar as condições de formação do seu olhar, acompanhando-o desde a França até o Brasil, o Benin e a Nigéria. Com apoio na literatura especializada, analiso os usos sociais da fotografia e abordo quatro modulações da alteridade expressas pela fotografia de Verger e de seus contemporâneos: indo da tipificação científica-moderna; passando pelo objeto de interesse etnográfico/antropológico; seguindo pelo englobamento da perspectiva religiosa e ritual; até o tratamento estereotipado do candomblé pelo mercado editorial. Considero, enfim, a contribuição de Verger para a transformação da cultura visual associada aos cultos afro no país.
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, 2022
Foto-ensaio dos bastidores do desfile da escola de samba Mangueira em 2020, com o enredo “A verda... more Foto-ensaio dos bastidores do desfile da escola de samba Mangueira em 2020, com o enredo “A verdade vos fará livre!”. A escola propunha uma leitura atualizada e carnavalizada da vida de Cristo, atribuindo-lhe as faces de grupos subalternizados do Brasil atual. Mais do que uma documentação, as imagens do ensaio buscam ser uma reinterpretação da visualidade proposta para o desfile, oferecendo uma leitura antropológica de um caso exemplar de carnavalização do religioso, ao mesmo tempo
que apontam para as dimensões da “montagem” da performance festiva e da crítica social que ela engloba.
GIS - Gesto Imagem e Som - Revista de Antropologia, 2022
Foto-ensaio dos bastidores do desfile da escola de samba Mangueira em 2020, com o enredo “A verda... more Foto-ensaio dos bastidores do desfile da escola de samba Mangueira em 2020, com o enredo “A verdade vos fará livre!”. A escola propunha uma leitura atualizada e carnavalizada da vida de Cristo, atribuindo-lhe as faces de grupos subalternizados do Brasil atual. Mais do que uma documentação, as imagens do ensaio buscam ser uma reinterpretação da visualidade proposta para o desfile, oferecendo uma leitura antropológica de um caso exemplar de carnavalização do religioso, ao mesmo tempo que apontam para as dimensões da “montagem” da performance festiva e da crítica social que ela engloba.
GIS, 2022
A photo essay containing images taken behind the scenes of the Mangueira
samba school parade from... more A photo essay containing images taken behind the scenes of the Mangueira
samba school parade from 2020, whose theme was “The Truth Will Set
You Free!” The school proposed a modern carnivalized reading of the life
of Christ, depicting him with faces from subalternized groups of contemporary Brazil. More than a documentation, the images in this essay offer a reinterpretation of the parade’s visuality, providing an anthropological
reading of an exemplary case of carnivalization of the religious, while
also highlighting the ‘staged’ aspects of the festive performance and the
social critique that it encompasses.
Arte & Ensaios, 2021
Este ensaio aborda uma forma monumental antiga e muito disseminada no mundo-o obelisco e suas var... more Este ensaio aborda uma forma monumental antiga e muito disseminada no mundo-o obelisco e suas variações-para refletir sobre a importância desse artefato estético e sociocultural até o último século, quando passa a interagir com questões oriundas dos debates propostos pela "arte pública". Considerando os usos históricos e contemporâneos dos monumentos verticais não figurativos, abordo algumas intervenções e instalações artísticas, focalizando monumentos públicos, para mapear as estratégias de subversão das formas e sentidos a eles atribuídos. Demonstro que certos monumentos são objeto de várias intervenções ao longo do tempo, enquanto algumas instalações artísticas se apresentam como contramonumentos em sintonia com os princípios de participação e debate público que animam os valores democráticos.
Revista Intolerância Religiosa , 2021
Descrição do projeto de Extensão da UFRJ "Sagrados" e de sua atuação nas redes sociais.
Cadernos de Arte e Antropologia, 2020
Apresento neste foto-ensaio o percurso da pesquisa etnográfica realizada sobre a Semana Santa em ... more Apresento neste foto-ensaio o percurso da pesquisa etnográfica realizada sobre a Semana Santa em Ouro Preto, Minas Gerais, e seu posterior desdobramento ao acompanhar a mesma festa na cidade de Sevilha, Espanha. Analiso a preeminência das imagens no contexto ritual e descrevo a utilização das ferramentas de pesquisa audiovisuais, com destaque para a fotografia. Debato os limites da mensagem fotográfica considerando não só o que elas apresentam, mas também o que podem ocultar, e passo a observar a performance ritual dos “costaleros” de Sevilha: os homens que são responsáveis por carregar as imagens religiosas em procissão. Como atores de um teatro às avessas, eles atuam na parte interna, oculta, dos andores que destacam as figuras cristãs.
O texto aborda a prática ritual do vestir-se como uma figura da tradição cristã. Com base em pesq... more O texto aborda a prática ritual do vestir-se como uma figura da tradição cristã. Com base em pesquisa realizada sobre a celebração da Semana Santa em Ouro Preto, MG, descrevo as referências iconográficas e os parâmetros que orientam a performance do “figurado bíblico” na cidade – um grupo efêmero de moradores que participam das procissões da época vestindo-se como personagens do Antigo e do Novo Testamento. Coloco em questão o uso da fotografia como parte do investimento etnográfico sobre atividades rituais que se valem da aparência e fisicalidade humanas para representar e atualizar imagens religiosas. Junto ao texto, apresento uma série de retratos cuja produção buscou levar em consideração as formas de expressão e dramatização nativas para orientar sua linguagem estética.
Editorial: Religião, Arte e Cultura, 2018
Apresentação ao Dossiê Religião, Arte e Cultura, organizado por Edilson Pereira e Roger Sansi, em... more Apresentação ao Dossiê Religião, Arte e Cultura, organizado por Edilson Pereira e Roger Sansi, em Religião & Sociedade. vol.38 no.3 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2018.
Link: http://www.carmah.berlin/reflections/auto-draft-14/
. Notes from the Symposium ... more Link: http://www.carmah.berlin/reflections/auto-draft-14/
. Notes from the Symposium "Otherwise - Rethinking Museums and Heritage" (2017) at the Centre for Anthropological Research on Museums and Heritage - CARMAH, in Berlin.
Vibrant - Virtual Brazilian Anthropology, 2017
In this article, I analyze the enactments of the Passion of Christ that occur during the celebrat... more In this article, I analyze the enactments of the Passion of Christ that occur during the celebrations of Holy Week in Ouro Preto (Minas Gerais, Brazil). I follow the actors who perform the protagonist's role and their different forms of rehearsal in more peripheral urban regions. The conceptions of their practices – including how they distinguish a religious performance from a theatrical enactment – are explored through the idea of a continuum between the domains of ritual and theater identified by Victor Turner and Richard Schechner. I discuss the limits of the notion of performance proposed by the two authors and argue that, from a heuristic point of view, its semantic scope remains insufficient to explore ethnographic settings in which other agencies transcend the actor-audience duality. The analysis of the actors who play the role of Christ reveals different agencies (and intentionalities) that intervene in their performances and emphasizes the importance of the body as a primary locus of action. Resumo Neste artigo, analiso as práticas de encenação da Paixão de Cristo que ocorrem durante as celebrações da Semana Santa em Ouro Preto (Minas Gerais). Acompanho as experiências de ensaio e atuação dos moradores que encarnam o papel do protagonista em regiões mais periféricas da cidade. As concepções sobre tais práticas e como eles diferenciam uma performance " religiosa " de uma " teatral " serão exploradas por meio do continuum que Victor Turner e Richard Schechner identificaram entre os domínios do ritual e do teatro. Discuto os limites heurísticos da noção de performance proposta por tais autores e argumento que sua amplitude semântica não impede que ela se revele insuficiente para dar conta de situações etnográficas nas quais outras agências transcendem a dualidade ator-público. A análise das atuações dos moradores no papel de Cristo revela as diferentes agências (e intencionalidades) que afetam tais performances e destaca a importância do corpo como lócus privilegiado de ação.
Debates do NER, 2017
Comentário ao artigo de Michel Leiris (1938) que foi traduzido para o português.
artigo publicado em Etnográfica - Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia. vol.... more artigo publicado em Etnográfica - Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia. vol. 20 (2) | 2016.
Uploads
Articles, Artigos by Edilson Pereira
Palavras-chave: Antropologia visual; sagrado; retrato; ritual; Carnaval.
que apontam para as dimensões da “montagem” da performance festiva e da crítica social que ela engloba.
samba school parade from 2020, whose theme was “The Truth Will Set
You Free!” The school proposed a modern carnivalized reading of the life
of Christ, depicting him with faces from subalternized groups of contemporary Brazil. More than a documentation, the images in this essay offer a reinterpretation of the parade’s visuality, providing an anthropological
reading of an exemplary case of carnivalization of the religious, while
also highlighting the ‘staged’ aspects of the festive performance and the
social critique that it encompasses.
. Notes from the Symposium "Otherwise - Rethinking Museums and Heritage" (2017) at the Centre for Anthropological Research on Museums and Heritage - CARMAH, in Berlin.
Palavras-chave: Antropologia visual; sagrado; retrato; ritual; Carnaval.
que apontam para as dimensões da “montagem” da performance festiva e da crítica social que ela engloba.
samba school parade from 2020, whose theme was “The Truth Will Set
You Free!” The school proposed a modern carnivalized reading of the life
of Christ, depicting him with faces from subalternized groups of contemporary Brazil. More than a documentation, the images in this essay offer a reinterpretation of the parade’s visuality, providing an anthropological
reading of an exemplary case of carnivalization of the religious, while
also highlighting the ‘staged’ aspects of the festive performance and the
social critique that it encompasses.
. Notes from the Symposium "Otherwise - Rethinking Museums and Heritage" (2017) at the Centre for Anthropological Research on Museums and Heritage - CARMAH, in Berlin.
Muro das Imitações é o resultado de uma pesquisa multissituada, iniciada em 2015, que investiga as zonas de transição e fronteira entre judaísmo, catolicismo e o neopentecostalismo evangélico da Igreja Universal. O ensaio investe na linguagem do retrato para acessar os imaginários e estéticas que vinculam coletivos e cidades do Brasil e além com histórias, símbolos e personagens da Terra Santa.
O nome do ensaio, inspirado no Muro das Lamentações, em Israel, sinaliza o processo inerentemente criativo que envolve a produção de qualquer cópia (Taussig, 1993). Junto à reprodução, o ato de imitar estabelece novas formas de relação e tradução entre protótipos e réplicas. Nesse processo, muros literais e cenários, roupas e figurinos, técnicas corporais e a própria fotografia são conjugados para conectar os tempos bíblicos com lugares e rituais no presente.
Imagens e fotografia assumem aqui um triplo papel. Primeiro, como instrumentos antropológicos para decifrar os modos de reapropriação de materialidades e performances na experiência religiosa contemporânea. Segundo, fazendo com que sua composição formal responda aos diferentes regimes de visualidade abordados, gerando retratos individuais, coletivos ou anti-retratos, de costas. Finalmente, as fotografias do ensaio podem ser entendidas, elas mesmas, como novas cópias da dinâmica cultural que se quer compreender.
chamado patrimônio imaterial e cultural. No quadro de uma cidade “histórica” cujo passado material é um importante estímulo para a produção de renda econômica no presente, através do turismo, busca-se compreender como se dá a relação com os conteúdos imateriais e
transitórios que são característicos de festas populares, como aquelas que se realizam durante a Semana Santa – uma época considerada importante pelos moradores da cidade. Nesse sentido, conjugando materialidade e imaterialidade do patrimônio cultural, busca-se observar as dinâmicas de reconstituição de outras versões sobre o passado local, menos centradas na predominância de seu conjunto histórico-arquitetônico, e mais voltadas à experiência social e à memória coletiva elaboradas no presente. Busca-se, ao fim, contribuir para uma desnaturalização de classificações analíticas pautadas na oposição entre tradições “genuínas” ou “inventadas”, em prol de uma perspectiva etnográfica de compreensão do que se concebe como “tradicional” segundo os próprios moradores e determinadas conjunturas festivas como a Semana Santa.
in recent parades of the Estação Primeira de Mangueira samba school,
especially for the 2020 carnival – the last before the festival was suspended
due to the Covid-19 global pandemic. In particular, we explore the
backstage context of the show performance, extending from the barracão
(warehouse), where costumes and floats are made, to the concentração
(concentration) – that is, the moment that immediately precedes and conditions
the school’s entrance into the Marquês de Sapucaí Sambadrome
during the champions parade. Given the magnitude of the event, we
present an essay with alternative images to those disseminated in the
commercial media, which are taken at the climax of the festival and
perpetuate its monumental scale. What we propose is not an aesthetic
appreciation of the parade but an analysis of how the images and performances
of ‘religion’ are articulated and appear in a research field like
carnival that is seen, a priori, as profane.