Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ (2004) e doutorado em Sociologia pelo mesmo programa (2008), com período sanduíche na Columbia University (EUA). Em 2019, concluiu pós-doutorado na Universitat de Barcelona (Espanha). Desde 2009, é docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde é professora associada II do Departamento de Ciências Sociais. Desde 2012, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ, do qual foi vice-coordenadora (2012-2014) e coordenadora (2014-2016). Desde 2011, coordena o Grupo de Trabalho de Sociologia da Arte da Sociedade Brasileira de Sociologia, juntamente com Ligia Dabul (UFF) e Maria Lucia Bueno (UFJF). De 2015 a 2019, foi bolsista Jovem Cientista da FAPERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e Sociologia da Arte.
Dialogos entre arte e sociologia leituras contemporaneas, 2022
Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização expressa da e... more Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização expressa da editora. O conteúdo desta obra, além de autorizações relacionadas à permissão de uso de imagens ou textos de outro(s) autor(es) são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e/ou organizador(es)
Este trabalho reflete sobre os discursos de fundação do Museu de Arte Moderna carioca, buscando e... more Este trabalho reflete sobre os discursos de fundação do Museu de Arte Moderna carioca, buscando entender de que modo as categorias acionadas para justificar sua criação são contemporâneas de um pensamento social próprio e aparecem como expressão de um projeto particular de Brasil. Ao lado dos projetos de desenvolvimento que grassavam na década de 50, o museu se põe, de fato, como projeto de modernidade, um projeto que se quer capaz de fundar novos tipos de relações sociais, mais modernas, racionais e voltadas para a instituição do novo. Trata-se da atualização de um pensamento social que toma o país ora como sociedade tradicional, em que o moderno não consegue se estabelecer, ora como fruto de uma modernidade muito peculiar, que supõe, em seu processo de racionalização, relações sociais não modernas. Esse Brasil que permanece nas relações sociais urbanas é justamente aquele que aparece no MAM como horizonte a ser negado. Palavras-chave: Museu de Arte Moderna, modernização, desenvolv...
Como produzir, fazer circular e proporcionar a recepção de trabalhos de arte em tempos de pandemi... more Como produzir, fazer circular e proporcionar a recepção de trabalhos de arte em tempos de pandemia? Esta é a pergunta chave deste número temático. A partir da suspensão das atividades de centros culturais, casas de espetáculos, cinemas, teatros, museus e toda sorte de equipamentos culturais voltados à circulação de trabalhos artísticos em virtude da disseminação do, já não tão novo, coronavírus, que tem ceifado vidas ao redor do mundo, este dossiê buscou reunir estudos que debatem os efeitos do isolamento social, da gestão da crise em termos políticos e econômicos, bem como as reações do setor artístico e cultural.
Este artigo procura discutir a obra de Mario Pedrosa do ponto de vista de sua recepcao pela criti... more Este artigo procura discutir a obra de Mario Pedrosa do ponto de vista de sua recepcao pela critica de arte contemporânea. Busca-se de entender os modos pelos quais a trajetoria de Pedrosa vem sendo atualmente acionada para justificar diferentes projetos para a arte contemporânea.
Este artigo procura discutir as mudancas na avaliacao de politicas publicas para ciencia e tecnol... more Este artigo procura discutir as mudancas na avaliacao de politicas publicas para ciencia e tecnologia no Brasil a partir de fins de 1990 e seu impacto sobre a qualidade da producao academica do pais. Sao tomadas como ponto de partida as politicas de fomento a pos-graduacao da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior e suas consequencias sobre a pratica de pesquisadores. Palavras-chave: politicas de avaliacao, Capes, producao academica
Resumo Esta contribuição é resultado de reflexões desenvolvidas ao longo do período de isolamento... more Resumo Esta contribuição é resultado de reflexões desenvolvidas ao longo do período de isolamento social, a partir de levantamento de imagens na imprensa, nas exposições virtuais dos museus cariocas, na ArtRio e nos sites especializados em arte. De um lado, as imagens apresentam testemunhos e narrativas coletivas sobre o isolamento e a doença; de outro, implicam tomadas de posição política, em escopo ampliado.
Tendo em vista os crescentes diagnósticos de processos de musealização, de espraiamento de centro... more Tendo em vista os crescentes diagnósticos de processos de musealização, de espraiamento de centros culturais e de valorização da curadoria, este artigo procura investigar o surgimento de instituições museais como instrumentos de políticas públicas para intervenção no espaço urbano. Para tanto, pretendo analisar a fundação do Museu de Arte do Rio (MAR) na Zona Portuária, no contexto do Porto Maravilha. O objetivo deste texto é, ainda, discutir a possibilidade de construção de uma instituição de arte, a partir da formação de redes que agregam diferentes agentes sociais e de negociações para a emergência de um projeto compartilhado. 31 (*) Sabrina Parracho Sant'Anna é Doutora em Sociologia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ @
This essay examines the arising of concretist movement in Rio in the 1950s, from the starting poi... more This essay examines the arising of concretist movement in Rio in the 1950s, from the starting point of the Grupo Frente and the nets of sociabi1ity bui1t in Ivan Serpa's art classes in the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro. It tries to understand the role of the Museum into the modernizing logic of the period, as an institution turned to innovating artistie practices. lt also examines how relations of friendship and affinity are eonstrueted when artists begin to learn their art, so creating collective interpretations of modernity and of Brazil: a Wílltanschaung that is present in the works of art, in the statements about artistic practices and in identity claims thrown against rival groups.
Panoptica Direito Sociedade E Cultura, Mar 13, 2013
RESUMO: A critica a categorias totalizantes como ocidente, nacao e alta cultura tem sido respons... more RESUMO: A critica a categorias totalizantes como ocidente, nacao e alta cultura tem sido responsavel por romper com paradigmas estabelecidos e criar instituicoes que rechacam modelos museais para construir centros culturais do espetaculo ou museus locais e comunitarios. No artigo aqui apresentado, pretendi entender os tipos museais que tem surgido na contemporaneidade, a partir de revisao bibliografica centrada na critica a essas tres dimensoes explicativas da modernidade que nortearam tambem a reflexao academica sobre a memoria. PALAVRAS-CHAVE: Sociologia; Categorias totalizantes; Paradigmas; Museologia; Cultura; Modernidade; Memoria. ABSTRACT: The criticism on totalizing categories such as the West, the nation and the high culture has been responsible for breaking established paradigms and creating institutions that reject already existing patterns in order to build either spectacular cultural centers or local and community museums. In the literature review proposed here, I aimed to understand the museum types that are now emerging in contemporary times, emphasizing the critique to these three different explanatory dimensions of modernity that also guided academic reflection on the memory. KEYWORDS: Sociology; Totalizing categories; Paradigms; Museology; Culture; Modernity; Memory.
This article deals with the foundation of the Museum of Modern Art, MAM, Rio de Janeiro, and anal... more This article deals with the foundation of the Museum of Modern Art, MAM, Rio de Janeiro, and analyzes the various projects that worked together to bring a new institution into the world. The kernel of the thesis centers around the discussions of the concept of modernity ...
Resumo Este artigo se debruça sobre recentes movimentos, constituídos nas cidades do Rio de Janei... more Resumo Este artigo se debruça sobre recentes movimentos, constituídos nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, que constroem uma narrativa em que performances e instalações vêm ganhando espaço dentro e fora das instituições como formas de atuação política, num crescente processo de “artificação” da esfera pública e politização da arte. Argumentamos que o fracasso da fusão arte e vida tão debatido por Peter Bürger parece ter novos desdobramentos. Mais do que a crítica política à instituição, o que parece estar em jogo é a incorporação da política como terceiro termo capaz de efetivamente conferir novo lugar à arte na esfera pública. Ações artísticas estão sendo incorporadas pelos militantes nas ruas e ações políticas estão sendo apropriadas pelas instituições museais. Dessa forma, nossa hipótese é de que em junho de 2013 inaugura-se no Brasil um movimento de transformação da experiência artística em elemento político.
Esta contribuição busca apresentar o breve resumo de uma longa pesquisa baseada nos acontecimento... more Esta contribuição busca apresentar o breve resumo de uma longa pesquisa baseada nos acontecimentos das últimas décadas na cidade do Rio de Janeiro. Este artigo percorre um trajeto que busca prioritariamente compreender o uso de aparelhos culturais e artísticos como ferramentas para um complexo processo de mudanças e perspectivas na cidade. Mudanças estas impulsionas pelo fato da cidade do Rio ter sediado dois megaeventos, a Copa do Mundo FIFA (2014) e as Olimpíadas (2016), com forte impacto nas áreas centrais e/ou turísticas da cidade. A zona portuária figura como o principal campo desta pesquisa, desde a ideia de área abandonada a centro de um polo cultural, com drásticas mudanças visuais, estruturais e simbólicas, tendo como principais exemplos a construção do Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã. Uma retrospectiva da vida política da cidade assim como suas gestões municipais constroem a ideia de que a instrumentalização da arte e seu uso como ferramenta para “revitalizar” ár...
O artigo faz uma análise sobre a proposta de Mário Pedrosa para o Museu de Brasília (1958). O pro... more O artigo faz uma análise sobre a proposta de Mário Pedrosa para o Museu de Brasília (1958). O projeto, apresentado por Pedrosa por meio de uma carta enviada a Oscar Niemeyer, se caracteriza pela recusa em constituir um acervo próprio de obras de arte e pela intenção de utilizar em suas exposições e projetos didáticos reproduções de obras de arte. O artigo procurou estabelecer entendimentos sobre papel desempenhado por tal instituição dentro do projeto de Brasília, mas também como parte de um projeto estético mais amplo, em que eram privilegiadas as potencialidades comunicativas das artes visuais não figurativas, como o abstracionismo geométrico Para compreender como o projeto do museu de reproduções responderia às demandas históricas identificadas por Pedrosa a partir de sua interpretação sobre a função da arte moderna na construção de novas sensibilidades, foram estabelecidas comparações com outros dois projetos institucionais realizados e idealizados por Pedrosa: o Museo de la Sol...
Dialogos entre arte e sociologia leituras contemporaneas, 2022
Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização expressa da e... more Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização expressa da editora. O conteúdo desta obra, além de autorizações relacionadas à permissão de uso de imagens ou textos de outro(s) autor(es) são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e/ou organizador(es)
Este trabalho reflete sobre os discursos de fundação do Museu de Arte Moderna carioca, buscando e... more Este trabalho reflete sobre os discursos de fundação do Museu de Arte Moderna carioca, buscando entender de que modo as categorias acionadas para justificar sua criação são contemporâneas de um pensamento social próprio e aparecem como expressão de um projeto particular de Brasil. Ao lado dos projetos de desenvolvimento que grassavam na década de 50, o museu se põe, de fato, como projeto de modernidade, um projeto que se quer capaz de fundar novos tipos de relações sociais, mais modernas, racionais e voltadas para a instituição do novo. Trata-se da atualização de um pensamento social que toma o país ora como sociedade tradicional, em que o moderno não consegue se estabelecer, ora como fruto de uma modernidade muito peculiar, que supõe, em seu processo de racionalização, relações sociais não modernas. Esse Brasil que permanece nas relações sociais urbanas é justamente aquele que aparece no MAM como horizonte a ser negado. Palavras-chave: Museu de Arte Moderna, modernização, desenvolv...
Como produzir, fazer circular e proporcionar a recepção de trabalhos de arte em tempos de pandemi... more Como produzir, fazer circular e proporcionar a recepção de trabalhos de arte em tempos de pandemia? Esta é a pergunta chave deste número temático. A partir da suspensão das atividades de centros culturais, casas de espetáculos, cinemas, teatros, museus e toda sorte de equipamentos culturais voltados à circulação de trabalhos artísticos em virtude da disseminação do, já não tão novo, coronavírus, que tem ceifado vidas ao redor do mundo, este dossiê buscou reunir estudos que debatem os efeitos do isolamento social, da gestão da crise em termos políticos e econômicos, bem como as reações do setor artístico e cultural.
Este artigo procura discutir a obra de Mario Pedrosa do ponto de vista de sua recepcao pela criti... more Este artigo procura discutir a obra de Mario Pedrosa do ponto de vista de sua recepcao pela critica de arte contemporânea. Busca-se de entender os modos pelos quais a trajetoria de Pedrosa vem sendo atualmente acionada para justificar diferentes projetos para a arte contemporânea.
Este artigo procura discutir as mudancas na avaliacao de politicas publicas para ciencia e tecnol... more Este artigo procura discutir as mudancas na avaliacao de politicas publicas para ciencia e tecnologia no Brasil a partir de fins de 1990 e seu impacto sobre a qualidade da producao academica do pais. Sao tomadas como ponto de partida as politicas de fomento a pos-graduacao da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior e suas consequencias sobre a pratica de pesquisadores. Palavras-chave: politicas de avaliacao, Capes, producao academica
Resumo Esta contribuição é resultado de reflexões desenvolvidas ao longo do período de isolamento... more Resumo Esta contribuição é resultado de reflexões desenvolvidas ao longo do período de isolamento social, a partir de levantamento de imagens na imprensa, nas exposições virtuais dos museus cariocas, na ArtRio e nos sites especializados em arte. De um lado, as imagens apresentam testemunhos e narrativas coletivas sobre o isolamento e a doença; de outro, implicam tomadas de posição política, em escopo ampliado.
Tendo em vista os crescentes diagnósticos de processos de musealização, de espraiamento de centro... more Tendo em vista os crescentes diagnósticos de processos de musealização, de espraiamento de centros culturais e de valorização da curadoria, este artigo procura investigar o surgimento de instituições museais como instrumentos de políticas públicas para intervenção no espaço urbano. Para tanto, pretendo analisar a fundação do Museu de Arte do Rio (MAR) na Zona Portuária, no contexto do Porto Maravilha. O objetivo deste texto é, ainda, discutir a possibilidade de construção de uma instituição de arte, a partir da formação de redes que agregam diferentes agentes sociais e de negociações para a emergência de um projeto compartilhado. 31 (*) Sabrina Parracho Sant'Anna é Doutora em Sociologia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ @
This essay examines the arising of concretist movement in Rio in the 1950s, from the starting poi... more This essay examines the arising of concretist movement in Rio in the 1950s, from the starting point of the Grupo Frente and the nets of sociabi1ity bui1t in Ivan Serpa's art classes in the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro. It tries to understand the role of the Museum into the modernizing logic of the period, as an institution turned to innovating artistie practices. lt also examines how relations of friendship and affinity are eonstrueted when artists begin to learn their art, so creating collective interpretations of modernity and of Brazil: a Wílltanschaung that is present in the works of art, in the statements about artistic practices and in identity claims thrown against rival groups.
Panoptica Direito Sociedade E Cultura, Mar 13, 2013
RESUMO: A critica a categorias totalizantes como ocidente, nacao e alta cultura tem sido respons... more RESUMO: A critica a categorias totalizantes como ocidente, nacao e alta cultura tem sido responsavel por romper com paradigmas estabelecidos e criar instituicoes que rechacam modelos museais para construir centros culturais do espetaculo ou museus locais e comunitarios. No artigo aqui apresentado, pretendi entender os tipos museais que tem surgido na contemporaneidade, a partir de revisao bibliografica centrada na critica a essas tres dimensoes explicativas da modernidade que nortearam tambem a reflexao academica sobre a memoria. PALAVRAS-CHAVE: Sociologia; Categorias totalizantes; Paradigmas; Museologia; Cultura; Modernidade; Memoria. ABSTRACT: The criticism on totalizing categories such as the West, the nation and the high culture has been responsible for breaking established paradigms and creating institutions that reject already existing patterns in order to build either spectacular cultural centers or local and community museums. In the literature review proposed here, I aimed to understand the museum types that are now emerging in contemporary times, emphasizing the critique to these three different explanatory dimensions of modernity that also guided academic reflection on the memory. KEYWORDS: Sociology; Totalizing categories; Paradigms; Museology; Culture; Modernity; Memory.
This article deals with the foundation of the Museum of Modern Art, MAM, Rio de Janeiro, and anal... more This article deals with the foundation of the Museum of Modern Art, MAM, Rio de Janeiro, and analyzes the various projects that worked together to bring a new institution into the world. The kernel of the thesis centers around the discussions of the concept of modernity ...
Resumo Este artigo se debruça sobre recentes movimentos, constituídos nas cidades do Rio de Janei... more Resumo Este artigo se debruça sobre recentes movimentos, constituídos nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, que constroem uma narrativa em que performances e instalações vêm ganhando espaço dentro e fora das instituições como formas de atuação política, num crescente processo de “artificação” da esfera pública e politização da arte. Argumentamos que o fracasso da fusão arte e vida tão debatido por Peter Bürger parece ter novos desdobramentos. Mais do que a crítica política à instituição, o que parece estar em jogo é a incorporação da política como terceiro termo capaz de efetivamente conferir novo lugar à arte na esfera pública. Ações artísticas estão sendo incorporadas pelos militantes nas ruas e ações políticas estão sendo apropriadas pelas instituições museais. Dessa forma, nossa hipótese é de que em junho de 2013 inaugura-se no Brasil um movimento de transformação da experiência artística em elemento político.
Esta contribuição busca apresentar o breve resumo de uma longa pesquisa baseada nos acontecimento... more Esta contribuição busca apresentar o breve resumo de uma longa pesquisa baseada nos acontecimentos das últimas décadas na cidade do Rio de Janeiro. Este artigo percorre um trajeto que busca prioritariamente compreender o uso de aparelhos culturais e artísticos como ferramentas para um complexo processo de mudanças e perspectivas na cidade. Mudanças estas impulsionas pelo fato da cidade do Rio ter sediado dois megaeventos, a Copa do Mundo FIFA (2014) e as Olimpíadas (2016), com forte impacto nas áreas centrais e/ou turísticas da cidade. A zona portuária figura como o principal campo desta pesquisa, desde a ideia de área abandonada a centro de um polo cultural, com drásticas mudanças visuais, estruturais e simbólicas, tendo como principais exemplos a construção do Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã. Uma retrospectiva da vida política da cidade assim como suas gestões municipais constroem a ideia de que a instrumentalização da arte e seu uso como ferramenta para “revitalizar” ár...
O artigo faz uma análise sobre a proposta de Mário Pedrosa para o Museu de Brasília (1958). O pro... more O artigo faz uma análise sobre a proposta de Mário Pedrosa para o Museu de Brasília (1958). O projeto, apresentado por Pedrosa por meio de uma carta enviada a Oscar Niemeyer, se caracteriza pela recusa em constituir um acervo próprio de obras de arte e pela intenção de utilizar em suas exposições e projetos didáticos reproduções de obras de arte. O artigo procurou estabelecer entendimentos sobre papel desempenhado por tal instituição dentro do projeto de Brasília, mas também como parte de um projeto estético mais amplo, em que eram privilegiadas as potencialidades comunicativas das artes visuais não figurativas, como o abstracionismo geométrico Para compreender como o projeto do museu de reproduções responderia às demandas históricas identificadas por Pedrosa a partir de sua interpretação sobre a função da arte moderna na construção de novas sensibilidades, foram estabelecidas comparações com outros dois projetos institucionais realizados e idealizados por Pedrosa: o Museo de la Sol...
Como produzir, fazer circular e proporcionar a recepção de trabalhos de arte em tempos de pandemi... more Como produzir, fazer circular e proporcionar a recepção de trabalhos de arte em tempos de pandemia? Esta é a pergunta chave deste número temático. A partir da suspensão das atividades de centros culturais, casas de espetáculos, cinemas, teatros, museus e toda sorte de equipamentos culturais voltados à circulação de trabalhos artísticos em virtude da disseminação do, já não tão novo, coronavírus, que tem ceifado vidas ao redor do mundo, este dossiê buscou reunir estudos que debatem os efeitos do isolamento social, da gestão da crise em termos políticos e econômicos, bem como as reações do setor artístico e cultural.
Duas ditaduras e uma só liberdade: Mário Pedrosa, o fascismo colonial e o bonapartismo militar Ev... more Duas ditaduras e uma só liberdade: Mário Pedrosa, o fascismo colonial e o bonapartismo militar Everaldo de Oliveira Andrade 32 A trajetória de Mário Pedrosa em suas primeiras apropriações do marxismo (1919-1931) Juliana Rodrigues Alves 54 Gestalttheorie, Mário Pedrosa y el arte concreto argentino: un capítulo de la historia de la psicologización del estudio de la forma y el color en el arte
Uploads
Papers by Sabrina Parracho Sant'Anna