Papers by Gilberto F R Viana
XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB), Apr 19, 2018
Este estudo tem como objetivo abordar o referencial teorico-pratico do Recordkeeping Informatic s... more Este estudo tem como objetivo abordar o referencial teorico-pratico do Recordkeeping Informatic s - RKI (gerenciamento dos documentos digitais) na perspectiva do Record Continuu m, atraves do grupo de pesquisa da Universidade de Monash. Esta abordagem est a conectada a realidade laboral dos arquivistas, bem como dos demais profissionais da area da Ciencia da Informacao. O estudo esta associado as mudancas tecnologicas, e em especial a do suporte papel, para o suporte digital. Tais mudancas estabeleceram e ainda estabelecem um impacto formativo onde a obsolescencia aflora, na forma de resistencia aos novos referenciais arquivisticos, como o Recordkeeping Informatics. No que tange aos procedimentos metodologicos, este trabalho se classifica como de natureza aplicada, quanto aos objetivos se apresenta como descritivo, quanto a abordagem se enquadra como qualitativo e em relacao aos procedimentos tecnicos se apresenta como uma pesquisa bibliografica. Quanto aos resultados verifica-se uma aproximacao, bem como uma busca por parte dos estudiosos, em abordar e tratar as questoes de atualizacao teorica e pratica dos profissionais arquivistas e demais profissionais da area da Ciencia da Informacao que trabalham no gerenciamento de sistemas que produzem documentos digitais. Portanto considera-se que estes estudos sejam de grande relevância para todo o complexo de profissionais da area da Ciencia da Informacao e de mais areas que trabalham no gerenciamento de documentos em suporte digital. Palavras-Chave: Record Continuum; RecordKeeping Informatic; Documento digital; Gerenciamento de documentos digitais; Sistemas de negocios.
Ibersid: revista de sistemas de información y documentación, 2014
Tem-se como tema deste trabalho a preservação da memória institucional da Universidade Federal de... more Tem-se como tema deste trabalho a preservação da memória institucional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, constituída de projetos desenvolvidos na instituição e considerada patrimônio documental. Os dados destes projetos estão armazenados no banco de dados da instituição, denominado Sistema de Informações para o Ensino – SIE, em funcionamento desde 1992. Este trabalho constitui-se de uma análise da preservação da memória institucional relativa a projetos sob a ótica na norma NBR 15.472, do modelo de referência sistema aberto de arquivamento de informação - SAAI, com ênfase na seção 4, e também com subsídios teóricos sobre memória, banco de dados e suporte digital. A análise propiciou constatações relevantes quanto ao caráter metódico SAAI, assim como similitudes de requisitos que poderiam ser aplicados no SIE e contribuir para a sua confiabilidade, especialmente quando for utilizado como produtor dentro da cadeia SAAI, do futuro repositório institucional.
Este estudo tem como objetivo abordar o referencial teorico-pratico do Recordkeeping Informatic s... more Este estudo tem como objetivo abordar o referencial teorico-pratico do Recordkeeping Informatic s - RKI (gerenciamento dos documentos digitais) na perspectiva do Record Continuu m, atraves do grupo de pesquisa da Universidade de Monash. Esta abordagem est a conectada a realidade laboral dos arquivistas, bem como dos demais profissionais da area da Ciencia da Informacao. O estudo esta associado as mudancas tecnologicas, e em especial a do suporte papel, para o suporte digital. Tais mudancas estabeleceram e ainda estabelecem um impacto formativo onde a obsolescencia aflora, na forma de resistencia aos novos referenciais arquivisticos, como o Recordkeeping Informatics. No que tange aos procedimentos metodologicos, este trabalho se classifica como de natureza aplicada, quanto aos objetivos se apresenta como descritivo, quanto a abordagem se enquadra como qualitativo e em relacao aos procedimentos tecnicos se apresenta como uma pesquisa bibliografica. Quanto aos resultados verifica-se um...
espanolSe aplica el modelo de gestion de documentos Records Continuum (RC) al Sistema de Informac... more espanolSe aplica el modelo de gestion de documentos Records Continuum (RC) al Sistema de Informaciones para el Ensino de la Universidad Federal de Santa Maria (UFSM), ubicada en la ciudad de Santa Maria, de la Comunidad Autonomica de Rio Grande del Sur, a traves de su base de datos, creada en 1992. En el estudio, se trabajan las cuatro dimensiones del RC, considerando ademas las seguridades establecidas de la Ley de Acceso a la Informacion de Brasil, la LAI (Ley 12.527/2011). EnglishThe Records Continuum (RC) model is applied to a database created in 1992, called Education Information System, in the Project Registration module of the Federal University of Santa Maria (UFSM), located in Santa Maria, in the state of Rio Grande do Sul. The four dimensions considered in the RC diagram are applied, also considering the cautions established in the Brazilian Access to Information Law.
Neste artigo, e feito um levantamento sobre o numero de projetos registrados no âmbito do Centro ... more Neste artigo, e feito um levantamento sobre o numero de projetos registrados no âmbito do Centro de Artes e Letras (CAL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no periodo 1992/2008, com tematicas referentes a regiao Platina e/ou ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Para esse levantamento, utilizou-se relatorio solicitado e emitido pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), atraves do Sistema de Informacoes para o Ensino (SIE). Foram levantados os numeros em relacao aos tipos de projetos, situacoes e sua origem – se de graduacao, ou de pos-graduacao, alem de outras informacoes pertinentes a projetos. A analise dessas informacoes foi feita a partir de uma abordagem quantitativa e tratou-se o tema sob enfoque do banco de dados como patrimonio documental. Enfatiza-se que o referido banco de dados deve ser administrado de forma a garantir a autenticidade e a fidedignidade dos documentos, assim como viabilizar o acesso deles a sociedade.
As mudancas sempre vem acompanhadas de elementos de inovacao, gerados por algo ou alguem para ate... more As mudancas sempre vem acompanhadas de elementos de inovacao, gerados por algo ou alguem para atender necessidades ou demandas. Novos processos, produtos, conhecimentos e ferramentas sao criados para viabilizar avancos, perspectivas e condicoes nao existentes. O entendimento dessas mudancas e o conhecimento dos elementos de inovacao, bem como das necessidades e demandas que os impulsionaram, precisam de contextualizacao temporal e situacional a partir de estudos teoricos e metodologicos que, alem de definir, conceituar, descrever e caracterizar pode organizar os conhecimentos de forma reflexiva e critica. Tais estudos propiciam a observacao de problemas, novos caminhos e melhor integracao culturais dos profissionais e sociedade em geral frente aos desafios da “desacomodacao” que as mudancas provocam, embora estejam sempre associadas a melhoria do bem estar social. Selo Editorial:
Este trabalho trata da aplicação da lei de acesso à informação, na perspectiva arquivística da pr... more Este trabalho trata da aplicação da lei de acesso à informação, na perspectiva arquivística da produção institucional dos projetos registrados no período de 1992 a 2012, no Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e armazenada em suporte digital no banco de dados da instituição. Conclui-se que os efeitos da lei de acesso às informações, com relação à produção institucional da UFSM, trarão benefícios a toda a sociedade.
Este trabalho propõe-se a apresentar uma análise e discussão das informações arquivísticas obtida... more Este trabalho propõe-se a apresentar uma análise e discussão das informações arquivísticas obtidas através do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no âmbito do Centro de Processamento de Dados (CPD) e da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), sobre o módulo de registro e alterações de projetos, cujos tipos são: Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional. Também foram realizadas entrevistas com os responsáveis pelo referido sistema. Com base nessas entrevistas e nas demais observações sobre o funcionamento do SIE, foram levantadas algumas situações críticas encontradas e estas foram analisadas no que se refere à autenticidade e à fidedignidade das informações arquivísticas.
Neste artigo, é feito um levantamento sobre o número de projetos
registrados no âmbito do Centro ... more Neste artigo, é feito um levantamento sobre o número de projetos
registrados no âmbito do Centro de Artes e Letras (CAL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período 1992/2008, com temáticas referentes à região Platina e/ou ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Para esse levantamento, utilizou-se relatório solicitado e emitido pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), através do Sistema de Informações para o Ensino (SIE). Foram levantados os
números em relação aos tipos de projetos, situações e sua origem – se de graduação, ou de pós-graduação, além de outras informações pertinentes a projetos. A análise dessas informações foi feita a partir de uma abordagem quantitativa e tratou-se o tema sob enfoque do banco de dados como patrimônio documental. Enfatiza-se que o referido banco de dados deve ser administrado de forma a garantir a autenticidade e a fidedignidade dos documentos, assim como viabilizar o acesso deles à sociedade.
Se ofrece un análisis desde la perspectiva archivísti-
ca de los proyectos de investigación de... more Se ofrece un análisis desde la perspectiva archivísti-
ca de los proyectos de investigación desarrollados y
custodiados en la base de datos de la Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), en el estado de Rio
Grande do Sul, desarrollados de 1992 a 2012 en el
área de artes y letras. Se analizaron la evolución del
número de proyectos concluidos y la repercusión
financiera para las subunidades de investigación y los
efectos académicos en la carrera de los coordinado-
res de los proyectos. Se constató que la base de
datos tiene una importancia fundamental tanto para la
parte de gestión de la institución, como para la aca-
démica; y que, por tanto, cabe establecer una política
de divulgación y socialización de dicha producción
científica institucional, dirigida al conjunto de la socie-
dad.
Conference Presentations by Gilberto F R Viana
XIX ENANCIB - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2018
Resumo: Este estudo tem como objetivo abordar o referencial teórico-prático do Recordkeeping Info... more Resumo: Este estudo tem como objetivo abordar o referencial teórico-prático do Recordkeeping Informatics-RKI (gerenciamento dos documentos digitais) na perspectiva do Record Continuum, a partir do grupo de pesquisa da Universidade de Monash. Essa abordagem está conectada à realidade laboral dos arquivistas, bem como dos demais profissionais da área da Ciência da Informação. O estudo está associado às mudanças tecnológicas dos suportes tradicionais e, em especial, a do suporte papel para o suporte digital. Tais mudanças estabeleceram e ainda estabelecem um impacto formativo no qual a obsolescência aflora na forma de resistência aos novos referenciais arquivísticos, como o Recordkeeping Informatics. No que tange aos procedimentos metodológicos, este trabalho se classifica como de natureza aplicada; quanto aos objetivos se apresenta como descritivo; quanto à abordagem se enquadra como qualitativo; e em relação aos procedimentos técnicos se apresenta como uma pesquisa bibliográfica. Condizente aos resultados, verifica-se uma aproximação, bem como uma busca por parte dos estudiosos, em abordar e tratar as questões de atualização teórica e prática dos profissionais arquivistas e demais profissionais da área da Ciência da Informação que trabalham no gerenciamento de sistemas que produzem documentos digitais. Portanto, considera-se que tais estudos sejam de grande relevância para todo o complexo de profissionais da área da Ciência da Informação e de mais áreas que trabalham no gerenciamento de documentos em suporte digital. Palavras-Chave: Record Continuum; RecordKeeping Informatic; Documento digital; Gerenciamento de documentos digitais; Sistemas de negócios. Abstract: This study aims to address the theoretical-practical reference of Recordkeeping Informatics-RKI (management of digital documents) from the perspective of the Record Continuum, through the research group of Monash University. This approach is connected to the work reality of archivists, as well as other professionals in the area of Information Science. The study is associated with technological changes, and in particular paper support, for digital support. Such changes have established and still establish a formative impact where the obsolescence appears, in the form of
Este trabalho tem como objetivo, a análise na perspectiva arquivística do banco de dados enquanto... more Este trabalho tem como objetivo, a análise na perspectiva arquivística do banco de dados enquanto memória da produção institucional relativa a projetos desenvolvidos e armazenados no respectivo banco de dados da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS, denominado Sistema de Informações para o Ensino-SIE, no período de 1992 a 2012, da área de Artes e Letras. Recorre-se a autores que abordam a legislação, memória, suporte digital, aos documentos que tratam do enfoque arquivístico e o e-ARQ Brasil (2006). Aborda-se também a questão da memória, principalmente o autor Benjamin (1986), no viés de uma instituição pública de ensino superior que produz ciência e tecnologia. Trata-se ainda da fragilidade dessa memória em suporte digital, de acordo com Ferreira (2006) e Dollar (1994), os mesmos teorizam preocupações com a memória em ambiente digital. O presente trabalho foi desenvolvido através de operações de seus aplicativos diretamente no SIE. Inicialmente, descreveu-se a primeira tela de registro de projeto que é estruturada através de metadados. Constatou-se a falta de atualizações do manual do sistema e também se observou a preocupação dos administradores do SIE quanto a segurança, já que o mesmo tem em seu histórico, panes que acarretaram perdas parciais de dados. Sendo assim, conclui-se que o profissional arquivista pode contribuir para que o sistema seja dotado de requisitos que garantam a sua fidedignidade e a sua autenticidade, assim como a acessibilidade das informações referentes a projetos e demais informações que fazem parte do sistema que urge por força de lei, a Lei de Acesso à informação – LAI, Lei 12.527, agregada a uma política de divulgação e socialização da produção institucional, extramuros, tendo como foco a sociedade.
Este trabalho é desenvolvido tendo como foco a descrição e análise do sistema de registro de proj... more Este trabalho é desenvolvido tendo como foco a descrição e análise do sistema de registro de projetos no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, sob o prisma teórico da e-Arq Brasil e o MoREq. A partir da descrição e análise do sistema, constatou-se que o mesmo já sofreu uma pane. Constatou-se também a inexistência de normas que disciplinem os níveis de acesso dos usuários ao sistema. Contudo, observou-se que o sistema está estruturado sob a forma metadados, que o registro e a tramitação dos projetos são eletrônicos e ambos mantidos em suporte digital. Portanto, cabe destacar que a observância das normas e os referenciais teóricos sobre a questão dos documentos arquivísticos em suporte digital, destacando a questão de fidedignidade, autenticidade e de acessibilidade são de fundamental importância para que o sistema seja consistente e confiável.
Este trabalho tem como objetivo, a análise na perspectiva arquivística do banco de dados enquanto... more Este trabalho tem como objetivo, a análise na perspectiva arquivística do banco de dados enquanto memória e patrimônio documental da produção institucional relativa a projetos desenvolvidos e armazenados no respectivo banco de dados da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS, no período de 1992 a 2012, da área de Artes e Letras. Recorre-se a autores, a legislação e a documentos que tratam do enfoque arquivístico, da memória, da cultura e do patrimônio documental. Aborda-se também a questão da memória e do patrimônio documental no viés de uma instituição pública de ensino superior que produz ciência e tecnologia. No tocante à memória e ao patrimônio documental, discorre-se sobre a fragilidade da memória em suporte digital e ao mesmo tempo à importância dessa memória como patrimônio documental. O presente trabalho foi desenvolvido através de operações de seus aplicativos diretamente no sistema. Constatou-se que o banco de dados tem uma importância para os segmentos administrativos e acadêmicos da instituição e que, portanto, cabe também estabelecer uma prática de divulgação e socialização da produção institucional, extramuros, tendo como foco a sociedade.
RESUMO:Este trabalho tem como objetivo, a análise na perspectiva arquivística do banco de dados e... more RESUMO:Este trabalho tem como objetivo, a análise na perspectiva arquivística do banco de dados enquanto memória e patrimônio documental da produção institucional relativa a projetos desenvolvidos e armazenados no respectivo banco de dados da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS, no período de 1992 a 2012, da área de Artes e Letras. Recorre-se a autores, a legislação e a documentos que tratam do enfoque arquivístico, da memória, da cultura e do patrimônio documental. Aborda-se também a questão da memória e do patrimônio documental no viés de uma instituição pública de ensino superior que produz ciência e tecnologia. No tocante à memória e ao patrimônio documental, discorre-se sobre a fragilidade da memória em suporte digital e ao mesmo tempo à importância dessa memória como patrimônio documental. O presente trabalho foi desenvolvido através de operações de seus aplicativos diretamente no sistema. Constatou-se que o banco de dados tem uma importância para os segmentos administrativos e acadêmicos da instituição e que, portanto, cabe também estabelecer uma prática de divulgação e socialização da produção institucional, extramuros, tendo como foco a sociedade. Palavras-chave: banco de dados. patrimônio documental. arquivística.. ABSTRACT:This paper aims to analyze the archival perspective of the database while memory and documentary heritage of institutional production on projects developed and stored in its database, Federal University of Santa Maria-UFSM, RS, from 1992 to 2012, the area of Arts and Letters. Use is made of authors, legislation and documents that deal with archival focus, memory, culture and documentary heritage. It also addresses the issue of memory and documentary heritage bias in a public institution of higher education that produces science and technology. Regarding memory and documentary heritage, talks over the fragility of memory in digital while the importance of memory as documentary heritage. This work was developed through operations of their applications directly in the system. It was found that the database has an importance for the administrative and academic segments of the institution and, therefore, it also establish a practice of disclosure and institutional socialization of production, extramural, focusing on society.
Este trabalho enfoca o estágio dos projetos de pesquisa da área de Arquivologia na Universidade F... more Este trabalho enfoca o estágio dos projetos de pesquisa da área de Arquivologia na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Seu objetivo é mapear o que os pesquisadores da área de Arquivologia da UFSM estão trabalhando em seus respectivos projetos. Os procedimentos para a elaboração do presente trabalho constituíram-se da coleta, análise e classificação dos metadados obtidos através de relatórios referentes: aos projetos de ensino, extensão e pesquisa, no período de 1991 a 2012; aos projetos de pesquisa na situação de cancelado, concluído e em andamento, no período 2007 a 2012 e; aos projetos de pesquisa em andamento período, de 2007 a 2012. Os relatórios sobre os projetos foram extraídos do banco de dados da UFSM, Sistema de Informações para o Ensino – SIE. Quanto à questão métrica utilizada neste trabalho, a tipologia foi infometria; quanto ao método, deu-se através de filtros e da classificação das informações. As etapas desenvolvidas para realização deste trabalho envolveram tanto aspectos qualitativos como quantitativos, definindo-se sua abordagem como quali-quantitativa. A partir da análise dos dados quantitativos e das considerações pensadas sobre os projetos, em especial os de pesquisa em arquivologia na UFSM, constatou-se uma inconsistência nas informações, mas mesmo assim pode-se vislumbrar o estágio da pesquisa da arquivologia na UFSM. Concluiu-se que é relevante a participação e a contribuição do profissional arquivista na construção e validação do banco de dados, para que o sistema seja dotado de informações consistentes e que facilitem a busca de informações por parte de seus usuários e possíveis interessados.
Este trabalho tem como objetivo apresentar o quadro da Arquivologia pós-moderna (pós-cus... more Este trabalho tem como objetivo apresentar o quadro da Arquivologia pós-moderna (pós-custodial) através do modelo Records Continuum (documentos) na abordagem da escola australiana de Frank Upward (1996 e 1997). Permeando o modelo Records Continuum, têm-se as normas com as abordagens arquivísticas ISO e a legislação sobre o acesso à informação, a Lei de Acesso à Informação – LAI –. Tem-se como base de aplicação para este trabalho o banco de dados referente a projetos que é parte da produção institucional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM –. Esse banco de dados, no módulo “projeto” (sistema de registro de projetos), faz parte do Sistema de
Informações para o Ensino – SIE –, cujo módulo foi criado em 1992, estando em pleno
funcionamento. Constatou-se que o SIE é um sistema (banco de dados) de suma importância para o funcionamento da instituição tanto na esfera administrativa como acadêmica; portanto, cabe também estabelecer uma prática de divulgação e socialização da produção institucional, extramuros, tendo como foco a sociedade, pois está legitimada pela condição natural de ser protagonista e corresponsável pela memória institucional e coletiva.
Uploads
Papers by Gilberto F R Viana
registrados no âmbito do Centro de Artes e Letras (CAL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período 1992/2008, com temáticas referentes à região Platina e/ou ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Para esse levantamento, utilizou-se relatório solicitado e emitido pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), através do Sistema de Informações para o Ensino (SIE). Foram levantados os
números em relação aos tipos de projetos, situações e sua origem – se de graduação, ou de pós-graduação, além de outras informações pertinentes a projetos. A análise dessas informações foi feita a partir de uma abordagem quantitativa e tratou-se o tema sob enfoque do banco de dados como patrimônio documental. Enfatiza-se que o referido banco de dados deve ser administrado de forma a garantir a autenticidade e a fidedignidade dos documentos, assim como viabilizar o acesso deles à sociedade.
ca de los proyectos de investigación desarrollados y
custodiados en la base de datos de la Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), en el estado de Rio
Grande do Sul, desarrollados de 1992 a 2012 en el
área de artes y letras. Se analizaron la evolución del
número de proyectos concluidos y la repercusión
financiera para las subunidades de investigación y los
efectos académicos en la carrera de los coordinado-
res de los proyectos. Se constató que la base de
datos tiene una importancia fundamental tanto para la
parte de gestión de la institución, como para la aca-
démica; y que, por tanto, cabe establecer una política
de divulgación y socialización de dicha producción
científica institucional, dirigida al conjunto de la socie-
dad.
Conference Presentations by Gilberto F R Viana
Informações para o Ensino – SIE –, cujo módulo foi criado em 1992, estando em pleno
funcionamento. Constatou-se que o SIE é um sistema (banco de dados) de suma importância para o funcionamento da instituição tanto na esfera administrativa como acadêmica; portanto, cabe também estabelecer uma prática de divulgação e socialização da produção institucional, extramuros, tendo como foco a sociedade, pois está legitimada pela condição natural de ser protagonista e corresponsável pela memória institucional e coletiva.
registrados no âmbito do Centro de Artes e Letras (CAL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período 1992/2008, com temáticas referentes à região Platina e/ou ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Para esse levantamento, utilizou-se relatório solicitado e emitido pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), através do Sistema de Informações para o Ensino (SIE). Foram levantados os
números em relação aos tipos de projetos, situações e sua origem – se de graduação, ou de pós-graduação, além de outras informações pertinentes a projetos. A análise dessas informações foi feita a partir de uma abordagem quantitativa e tratou-se o tema sob enfoque do banco de dados como patrimônio documental. Enfatiza-se que o referido banco de dados deve ser administrado de forma a garantir a autenticidade e a fidedignidade dos documentos, assim como viabilizar o acesso deles à sociedade.
ca de los proyectos de investigación desarrollados y
custodiados en la base de datos de la Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), en el estado de Rio
Grande do Sul, desarrollados de 1992 a 2012 en el
área de artes y letras. Se analizaron la evolución del
número de proyectos concluidos y la repercusión
financiera para las subunidades de investigación y los
efectos académicos en la carrera de los coordinado-
res de los proyectos. Se constató que la base de
datos tiene una importancia fundamental tanto para la
parte de gestión de la institución, como para la aca-
démica; y que, por tanto, cabe establecer una política
de divulgación y socialización de dicha producción
científica institucional, dirigida al conjunto de la socie-
dad.
Informações para o Ensino – SIE –, cujo módulo foi criado em 1992, estando em pleno
funcionamento. Constatou-se que o SIE é um sistema (banco de dados) de suma importância para o funcionamento da instituição tanto na esfera administrativa como acadêmica; portanto, cabe também estabelecer uma prática de divulgação e socialização da produção institucional, extramuros, tendo como foco a sociedade, pois está legitimada pela condição natural de ser protagonista e corresponsável pela memória institucional e coletiva.
de la Universidade Federal de Santa María (UFSM)
de Brasil, que consta de los proyectos desarrollados
en la institución y considerados patrimonio documen-
tal. Los datos de dichos proyectos se almacenan en
la base de datos de la institución, denominada Siste-
ma de Información para la Enseñanza (SIE), en fun-
cionamiento desde 1992. Se analizan las implicacio-
nes teóricas y prácticas de los conceptos de memoria
institucional, base de datos y medios digitales, y de la
aplicación del estándar NBR 15472 que especifica el
modelo del sistema archivo abierto de información
(SAAI), con énfasis en su sección 4.
gerado pelo Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Santa Maria – SIE/UFSM,
sob o enfoque arquivístico contemporâneo, pós-custodial, do Recordkeeping Informatic’s (RKI). A
metodologia utilizada se caracteriza por uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e descritiva. Foi
utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Não se trata de um estudo conclusivo e os
resultados parciais são apresentados em relação às quatro dimensões direcionadas à Recordkeeping
Informatic’s (RKI).
database created in 1992, called Education Infor-
mation System, in the Project Registration module of
the Federal University of Santa Maria (UFSM), locat-
ed in Santa Maria, in the state of Rio Grande do Sul.
The four dimensions considered in the RC diagram
are applied, also considering the cautions established
in the Brazilian Access to Information Law.
banco de dados – SIE (Sistema de Registro de Projetos na UFSM, implantado a partir de 1992 na referida instituição) o que se produz em termos de projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do CAL da UFSM, no período de 1992 a 2012, enfocando os assuntos já mencionados e que se constituem como parte do patrimônio documental da instituição. Visa-se também averiguar a consistência das informações arquivísticas dispostas no sistema.
Os procedimentos para a elaboração do presente trabalho constituem-se da coleta e análise de dados de relatórios referentes aos projetos desenvolvidos e dos grupos e linhas de pesquisa no CAL. No que tange à questão métrica das informações trabalhadas neste artigo, a tipologia é Informétrica e tem como objeto de estudo o banco de dados da UFSM/SIE, cuja variável é a medição da recuperação da informação, que quanto ao método, é por meio de modelos booleanos de recuperação da informação. Pelo fato das etapas desenvolvidas para realização deste trabalho terem envolvido tanto aspectos quantitativos como qualitativos, define-se sua abordagem como quali-quantitativa, conforme Vieira (2004:15).