Professor no Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB). Diretor de Finanças na Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador Adjunto do LATICOM - Rede de Pesquisa em Comunicação Política e Comportamento Eleitoral da ALACIP - Associação Latinoamericana de Ciência Política. Foi pesquisador visitante no Departamento de Ciência Política do ITAM - Instituto Tecnológico Autónomo de México.
À medida que nos aproximamos do marco dos 100 anos dos estudos de
Comunicação Política e Opinião ... more À medida que nos aproximamos do marco dos 100 anos dos estudos de Comunicação Política e Opinião Pública, dentro dos domínios da Sociologia e da Ciência Política, torna-se imperativo refletir sobre o papel da comunicação política nos processos de democratização e na erosão da confiança nas instituições democráticas, bem como compreender como os ambientes digitais podem estar contribuindo para esses e outros fenômenos. Ao longo dessas décadas, os estudos sobre Comunicação Política e Opinião Pública expandiram-se e diversificaram-se, tanto em relação aos objetos de estudo quanto às fontes de referência nos campos disciplinares. Com esse objetivo, reunimos nesta edição artigos que contribuem significativamente para o debate nos planos teóricos e metodológicos.
Relatamos nossas experiências docentes enquanto professores substitutos na licenciatura plena em ... more Relatamos nossas experiências docentes enquanto professores substitutos na licenciatura plena em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí, com as percepções pessoais e inquietações, através das quais, inspirados em Paulo Freire, possamos contribuir com uma pedagogia da esperança para o tema do ensino de ciências sociais, acrescentando reflexões sobre os desafios apresentados para professores temporários, entre as precariedades e fragilidades do cargo, junto com suas possibilidades e horizontes de atuação. Além disso, o texto é assinado por um antropólogo, um cientista político e um sociólogo, o que reforça a importância das Ciências Sociais enquanto eixo formativo para esses três campos do saber.
Nos últimos anos, o cenário da Comunicação Política no Brasil tem passa-
do por transformações si... more Nos últimos anos, o cenário da Comunicação Política no Brasil tem passa- do por transformações significativas, impulsionadas por fatores diversos, como avanços tecnológicos, mudanças sociais e a dinâmica política do país. Com o intuito de entender a consolidação desse campo e explorar suas novas questões e tendências, buscamos a perspectiva de reconhecidos acadêmicos na área, sendo eles Fernando Azevedo (UFSCAR), Mara Telles (UFMG) e Vera Chaia (PUC/SP). A seguir, destacamos os propósitos fundamentais dessas entrevistas, que visam a entender sobre a consolidação do campo ao longo do tempo, as mudanças que o moldaram, os desafios e oportunidades que o futuro reserva, além de explorar as novas tendências e temas que estão despontando.
Neste artigo analisamos como se deu a polarização na campanha eleitoral para governador em 2022 e... more Neste artigo analisamos como se deu a polarização na campanha eleitoral para governador em 2022 em torno das duas figuras políticas tensionadoras, Bolsonaro e Lula. Para tanto foram analisadas todas as publicações realizadas no Twitter durante a campanha eleitoral de primeiro turno pelos governadores brasileiros. A questão central é, como os governadores estaduais se posicionaram na disputa eleitoral regional em consonância com os alinhamen- tos na disputa eleitoral nacional? A captura dos tweets foi feita a partir do software Netlytic. Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva a partir do Excel e análise dos discursos a partir do aplicativo Iramutec para linguagem R. A partir da pesquisa concluímos que, diferentemente da polarização vista no nível nacional, nas campanhas estaduais houve um arrefecimento do tensionamento e uma reacomodação dos discursos das elites políticas no sentido de evitar fricções e abordar a temática políticas públicas.
Na última década (2010-2020) novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos convert... more Na última década (2010-2020) novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos convertendo a visibilidade nas mídias sociais digitais para a representação política. Este artigo analisa a interação entre lideranças políticas digitais e seus seguidores durante os mandatos. A partir de mineração de dados, foram estudados os casos de Kim Kataguiri e Joyce Hasselmann (Brasil) e Samuel Garcia (México). Os resultados apontam que essas lideranças mantêm o discurso antissistema e forte personalismo político nos espaços de representação política e discute esse novo tipo de representante político no conturbado contexto de acirramento da crise de representação e de aumento da população conectada às mídias sociais digitais.
O objetivo do presente trabalho centra-se em discutir as tematicas da informacao, da transparenci... more O objetivo do presente trabalho centra-se em discutir as tematicas da informacao, da transparencia e da participacao politica nos ambientes digitais providos institucionalmente. O trabalho discorre objetivamente sobre a analise de sites governamentais em nivel subnacional no Brasil, agregando aos dados empiricos uma discussao teorica sobre as relacoes do Estado e dos governos com a internet, pensando nas instituicoes das unidades estaduais brasileiras e nos atores proeminentes nesse amplo debate sobre a relacao internet e politica. A discussao teorica e basilar na estruturacao desse trabalho. Buscou-se a utilizacao dos dados empiricos para fins de constatacao do quantitativo e qualitativo uso da internet pelos governos subnacionais brasileiros e para testar algumas aplicacoes reais da rede mundial de computadores para fins de gestao do Estado e de ampliacao dos espacos democraticos institucionalizados. Tomamos como consideracoes que o uso da internet pelo Estado e pelos governos subnacionais ainda e um tema em aberto para maiores reflexoes e que, sua aplicacao pratica, ao mesmo tempo em que pode contribuir na alteracao de toda uma estrutura de Estado e ampliar os espacos democraticos, ainda sofre com problemas de conjunturas institucionais, com o papel de atores politicos e com questoes externas, a exemplo da democratizacao tecnologica e da cultura politica.
Na última década (2010-2020), novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos conver... more Na última década (2010-2020), novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos convertendo a visibilidade nas mídias sociais digitais em representação política. Este artigo analisa a interação entre lideranças políticas digitais e seus seguidores durante seus mandatos. A partir da mineração de dados, foram estudados os casos de Kim Kataguiri, Joyce Hasselmann (Brasil) e Samuel Garcia (México). Os resultados apontam que essas lideranças mantêm o discurso antissistema e o forte personalismo político nos espaços onde atuam. Em seguida é discutido esse novo tipo de representante político no conturbado contexto de acirramento da crise de representação e de aumento da população conectada às mídias sociais digitais. Palavras-chave: crise da representação; mídias sociais digitais; opinião pública.
O objetivo do artigo é discutir os índices de comparecimento eleitoral nos pequenos municípios br... more O objetivo do artigo é discutir os índices de comparecimento eleitoral nos pequenos municípios brasileiros. Quais fatores interferem na participação das zonas eleitorais locais? Os contextos socioeconômico e demográfico podem ser considerados variáveis para compreensão dos índices de participação eleitoral? Se sim, como? Analisamos os casos dos municípios com maior abstenção, e os municípios com maior comparecimento nas eleições de 2016. Foram analisados dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e realizada uma regressão linear múltipla a partir das variáveis disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE). A hipótese é que o desenvolvimento socioeconômico do município influencia nos índices de participação eleitoral local. A partir dos resultados, o artigo traça algumas reflexões sobre a influência das características sociodemográficas nas taxas de comparecimento e abstenção eleitoral.
O objetivo do presente trabalho centra-se em discutir as tematicas da informacao, da transparenci... more O objetivo do presente trabalho centra-se em discutir as tematicas da informacao, da transparencia e da participacao politica nos ambientes digitais providos institucionalmente. O trabalho discorre objetivamente sobre a analise de sites governamentais em nivel subnacional no Brasil, agregando aos dados empiricos uma discussao teorica sobre as relacoes do Estado e dos governos com a internet, pensando nas instituicoes das unidades estaduais brasileiras e nos atores proeminentes nesse amplo debate sobre a relacao internet e politica. A discussao teorica e basilar na estruturacao desse trabalho. Buscou-se a utilizacao dos dados empiricos para fins de constatacao do quantitativo e qualitativo uso da internet pelos governos subnacionais brasileiros e para testar algumas aplicacoes reais da rede mundial de computadores para fins de gestao do Estado e de ampliacao dos espacos democraticos institucionalizados. Tomamos como consideracoes que o uso da internet pelo Estado e pelos governos sub...
espanolJair Bolsonaro: 46%; Fernando Haddad: 29,3%. Los resultados de la primera vuelta de las el... more espanolJair Bolsonaro: 46%; Fernando Haddad: 29,3%. Los resultados de la primera vuelta de las elecciones presidenciales brasilenas no hablan por si solos. Son fruto de un contexto de crisis de representacion, amplia desinformacion, y mucho sentimiento de miedo y odio. En sintesis, las elecciones brasilenas de 2018 son un campo fructifero para estudios de comportamiento y comunicacion politica. EnglishJair Bolsonaro: 46%; Fernando Haddad: 29.3%. The results of the first round of the Brazilian presidential elections do not speak for themselves. They are the result of a crisis of representation, widespread disinformation, and a lot of fear and hatred. In short, the Brazilian elections of 2018 are a fruitful field for studies of behavior and political communication.
Las mediciones sobre sentimientos partidarios (partidismo y anti partidismo) ayudan en la identif... more Las mediciones sobre sentimientos partidarios (partidismo y anti partidismo) ayudan en la identificación de tendencias electorales, y en distintas coyunturas pueden confoyrmarse como el más fuerte predictor del voto. Pero la teoría que refleja sobre el voto personalista apunta la figura personal del liderazgo como un fuerte predictor de los resultados electorales y hasta mismo en la conformación de la adhesión partidista. A pesar de los hallazgos de investigación en esta dirección, la literatura acerca del comportamiento político aún no ha cerrado los vacíos teóricos y empíricos para una mensuración diferenciadora de indicadores de partidismo y de personalismo. Así, el reto de este estudio es retomar conceptualizaciones de partidismo y personalismo y evaluar indicadores de estos conceptos, haciendo mensurable el personalismo además del partidismo. Basada en los datos del Comparative National Elections Project (CNEP) sobre las elecciones mexicanas 2018, la investigación empírica apun...
The Brazilian Access to Information Law (LAI) had been in effect for six years in 2017, but there... more The Brazilian Access to Information Law (LAI) had been in effect for six years in 2017, but there had still been few longitudinal and qualitative studies on the subject. This article performs a quantitative cross-sectional analysis in three time periods: 2010 (before the LAI), 2012 (during the implementation of the open data policy enshrined in the LAI) and 2017 (after the implementation of LAI policies). Qualitatively, it presents results of requests for information via governmental websites (Bahia, Sao Paulo and Santa Catarina) in the years 2012 and 2017, a test of the passive availability of information. The results indicate the importance, in the medium run, of the LAI regarding active transparency, and explain the reasons for the low quality of the sites to which the transparency assessment policy applied in 2012. Comparatively, in 2012, the results of the assessment of the passive availability of data are used once in the analysis done for 2017, but there is still a deficit in...
The paper revisits the debate on personalism, updating it to the contemporary context of represen... more The paper revisits the debate on personalism, updating it to the contemporary context of representation crisis in Latin America from the second decade of the 2000s. The central question of research is: what are the possibilities for the development of personalism in Latin America? The theme is justified by bringing to the Latin American context the debate on growing political personalism in countries such as Spain, Italy, Germany, United Kingdon and the United States in the present decade. Using data on cultural culture and political behavior as values of traditionalism x self-expression, adherence to democracy, interpersonal trust, trust in parties and trust in the media and with a theoretical contribution on populism and personalism, we analyze whether there are possibilities for development of personalities in Latin America. The results reinforce previous works that show that the political culture and the political behavior common to the great part of the Latin American peoples t...
espanolLa ley brasilena de acceso a la informacion (LAI) cumplio seis anos de vigencia en 2017, p... more espanolLa ley brasilena de acceso a la informacion (LAI) cumplio seis anos de vigencia en 2017, pero todavia hay pocos estudios longitudinales y cualitativos sobre el tema. Este articulo realiza un analisis cross-section, analizando cuantitativa- mente tres periodos temporales: 2010 (antes de la LAI), 2012 (durante la imple- mentacion de la politica de datos abiertos derivada de la LAI) y 2017 (despues del proceso de implementacion de politicas de LAI) y cualitativamente, presenta resultados de pruebas de solicitud de informacion a los gobiernos estudiados (Bahia, Sao Paulo y Santa Catarina) en los anos 2012 y 2017, con el fin de verifi- car la disponibilidad pasiva de informacion. Los resultados apuntan la importan- cia cuantitativa a medio plazo de la LAI para la transparencia activa, y explica las razones de la baja calidad de los sitios web gubernamentales en transparencia en la evaluacion de 2012. En comparacion con 2012, los resultados de la eval- uacion de la disponibilidad d...
O presente artigo analisa como os governos estaduais brasileiros têm utilizado dos seus sites gov... more O presente artigo analisa como os governos estaduais brasileiros têm utilizado dos seus sites governamentais considerando três grandes conjuntos de variáveis: informação, participação e transparência, avaliando a existência e o funcionamento de mecanismos digitais nos sites a fim de promover o que se denomina democracia digital. A partir dessa avaliação buscou traçar uma análise de relação desses resultados com o partido político que encabeça a formação governamental, tendo como amostra governos de diferentes composições ideológicas. A discussão retoma o papel da comunicação governamental e o uso da internet para fins de ampliação dos espaços democráticos. Os resultados apresentam a fraca influência dos partidos, independentemente do perfil ideológico, em oferecer os mecanismos que possam suscitar possibilidades efetivas de aproximação entre representantes e representados e propõe algumas perspectivas de pensar o objeto de estudo.
À medida que nos aproximamos do marco dos 100 anos dos estudos de
Comunicação Política e Opinião ... more À medida que nos aproximamos do marco dos 100 anos dos estudos de Comunicação Política e Opinião Pública, dentro dos domínios da Sociologia e da Ciência Política, torna-se imperativo refletir sobre o papel da comunicação política nos processos de democratização e na erosão da confiança nas instituições democráticas, bem como compreender como os ambientes digitais podem estar contribuindo para esses e outros fenômenos. Ao longo dessas décadas, os estudos sobre Comunicação Política e Opinião Pública expandiram-se e diversificaram-se, tanto em relação aos objetos de estudo quanto às fontes de referência nos campos disciplinares. Com esse objetivo, reunimos nesta edição artigos que contribuem significativamente para o debate nos planos teóricos e metodológicos.
Relatamos nossas experiências docentes enquanto professores substitutos na licenciatura plena em ... more Relatamos nossas experiências docentes enquanto professores substitutos na licenciatura plena em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí, com as percepções pessoais e inquietações, através das quais, inspirados em Paulo Freire, possamos contribuir com uma pedagogia da esperança para o tema do ensino de ciências sociais, acrescentando reflexões sobre os desafios apresentados para professores temporários, entre as precariedades e fragilidades do cargo, junto com suas possibilidades e horizontes de atuação. Além disso, o texto é assinado por um antropólogo, um cientista político e um sociólogo, o que reforça a importância das Ciências Sociais enquanto eixo formativo para esses três campos do saber.
Nos últimos anos, o cenário da Comunicação Política no Brasil tem passa-
do por transformações si... more Nos últimos anos, o cenário da Comunicação Política no Brasil tem passa- do por transformações significativas, impulsionadas por fatores diversos, como avanços tecnológicos, mudanças sociais e a dinâmica política do país. Com o intuito de entender a consolidação desse campo e explorar suas novas questões e tendências, buscamos a perspectiva de reconhecidos acadêmicos na área, sendo eles Fernando Azevedo (UFSCAR), Mara Telles (UFMG) e Vera Chaia (PUC/SP). A seguir, destacamos os propósitos fundamentais dessas entrevistas, que visam a entender sobre a consolidação do campo ao longo do tempo, as mudanças que o moldaram, os desafios e oportunidades que o futuro reserva, além de explorar as novas tendências e temas que estão despontando.
Neste artigo analisamos como se deu a polarização na campanha eleitoral para governador em 2022 e... more Neste artigo analisamos como se deu a polarização na campanha eleitoral para governador em 2022 em torno das duas figuras políticas tensionadoras, Bolsonaro e Lula. Para tanto foram analisadas todas as publicações realizadas no Twitter durante a campanha eleitoral de primeiro turno pelos governadores brasileiros. A questão central é, como os governadores estaduais se posicionaram na disputa eleitoral regional em consonância com os alinhamen- tos na disputa eleitoral nacional? A captura dos tweets foi feita a partir do software Netlytic. Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva a partir do Excel e análise dos discursos a partir do aplicativo Iramutec para linguagem R. A partir da pesquisa concluímos que, diferentemente da polarização vista no nível nacional, nas campanhas estaduais houve um arrefecimento do tensionamento e uma reacomodação dos discursos das elites políticas no sentido de evitar fricções e abordar a temática políticas públicas.
Na última década (2010-2020) novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos convert... more Na última década (2010-2020) novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos convertendo a visibilidade nas mídias sociais digitais para a representação política. Este artigo analisa a interação entre lideranças políticas digitais e seus seguidores durante os mandatos. A partir de mineração de dados, foram estudados os casos de Kim Kataguiri e Joyce Hasselmann (Brasil) e Samuel Garcia (México). Os resultados apontam que essas lideranças mantêm o discurso antissistema e forte personalismo político nos espaços de representação política e discute esse novo tipo de representante político no conturbado contexto de acirramento da crise de representação e de aumento da população conectada às mídias sociais digitais.
O objetivo do presente trabalho centra-se em discutir as tematicas da informacao, da transparenci... more O objetivo do presente trabalho centra-se em discutir as tematicas da informacao, da transparencia e da participacao politica nos ambientes digitais providos institucionalmente. O trabalho discorre objetivamente sobre a analise de sites governamentais em nivel subnacional no Brasil, agregando aos dados empiricos uma discussao teorica sobre as relacoes do Estado e dos governos com a internet, pensando nas instituicoes das unidades estaduais brasileiras e nos atores proeminentes nesse amplo debate sobre a relacao internet e politica. A discussao teorica e basilar na estruturacao desse trabalho. Buscou-se a utilizacao dos dados empiricos para fins de constatacao do quantitativo e qualitativo uso da internet pelos governos subnacionais brasileiros e para testar algumas aplicacoes reais da rede mundial de computadores para fins de gestao do Estado e de ampliacao dos espacos democraticos institucionalizados. Tomamos como consideracoes que o uso da internet pelo Estado e pelos governos subnacionais ainda e um tema em aberto para maiores reflexoes e que, sua aplicacao pratica, ao mesmo tempo em que pode contribuir na alteracao de toda uma estrutura de Estado e ampliar os espacos democraticos, ainda sofre com problemas de conjunturas institucionais, com o papel de atores politicos e com questoes externas, a exemplo da democratizacao tecnologica e da cultura politica.
Na última década (2010-2020), novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos conver... more Na última década (2010-2020), novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos convertendo a visibilidade nas mídias sociais digitais em representação política. Este artigo analisa a interação entre lideranças políticas digitais e seus seguidores durante seus mandatos. A partir da mineração de dados, foram estudados os casos de Kim Kataguiri, Joyce Hasselmann (Brasil) e Samuel Garcia (México). Os resultados apontam que essas lideranças mantêm o discurso antissistema e o forte personalismo político nos espaços onde atuam. Em seguida é discutido esse novo tipo de representante político no conturbado contexto de acirramento da crise de representação e de aumento da população conectada às mídias sociais digitais. Palavras-chave: crise da representação; mídias sociais digitais; opinião pública.
O objetivo do artigo é discutir os índices de comparecimento eleitoral nos pequenos municípios br... more O objetivo do artigo é discutir os índices de comparecimento eleitoral nos pequenos municípios brasileiros. Quais fatores interferem na participação das zonas eleitorais locais? Os contextos socioeconômico e demográfico podem ser considerados variáveis para compreensão dos índices de participação eleitoral? Se sim, como? Analisamos os casos dos municípios com maior abstenção, e os municípios com maior comparecimento nas eleições de 2016. Foram analisados dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e realizada uma regressão linear múltipla a partir das variáveis disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE). A hipótese é que o desenvolvimento socioeconômico do município influencia nos índices de participação eleitoral local. A partir dos resultados, o artigo traça algumas reflexões sobre a influência das características sociodemográficas nas taxas de comparecimento e abstenção eleitoral.
O objetivo do presente trabalho centra-se em discutir as tematicas da informacao, da transparenci... more O objetivo do presente trabalho centra-se em discutir as tematicas da informacao, da transparencia e da participacao politica nos ambientes digitais providos institucionalmente. O trabalho discorre objetivamente sobre a analise de sites governamentais em nivel subnacional no Brasil, agregando aos dados empiricos uma discussao teorica sobre as relacoes do Estado e dos governos com a internet, pensando nas instituicoes das unidades estaduais brasileiras e nos atores proeminentes nesse amplo debate sobre a relacao internet e politica. A discussao teorica e basilar na estruturacao desse trabalho. Buscou-se a utilizacao dos dados empiricos para fins de constatacao do quantitativo e qualitativo uso da internet pelos governos subnacionais brasileiros e para testar algumas aplicacoes reais da rede mundial de computadores para fins de gestao do Estado e de ampliacao dos espacos democraticos institucionalizados. Tomamos como consideracoes que o uso da internet pelo Estado e pelos governos sub...
espanolJair Bolsonaro: 46%; Fernando Haddad: 29,3%. Los resultados de la primera vuelta de las el... more espanolJair Bolsonaro: 46%; Fernando Haddad: 29,3%. Los resultados de la primera vuelta de las elecciones presidenciales brasilenas no hablan por si solos. Son fruto de un contexto de crisis de representacion, amplia desinformacion, y mucho sentimiento de miedo y odio. En sintesis, las elecciones brasilenas de 2018 son un campo fructifero para estudios de comportamiento y comunicacion politica. EnglishJair Bolsonaro: 46%; Fernando Haddad: 29.3%. The results of the first round of the Brazilian presidential elections do not speak for themselves. They are the result of a crisis of representation, widespread disinformation, and a lot of fear and hatred. In short, the Brazilian elections of 2018 are a fruitful field for studies of behavior and political communication.
Las mediciones sobre sentimientos partidarios (partidismo y anti partidismo) ayudan en la identif... more Las mediciones sobre sentimientos partidarios (partidismo y anti partidismo) ayudan en la identificación de tendencias electorales, y en distintas coyunturas pueden confoyrmarse como el más fuerte predictor del voto. Pero la teoría que refleja sobre el voto personalista apunta la figura personal del liderazgo como un fuerte predictor de los resultados electorales y hasta mismo en la conformación de la adhesión partidista. A pesar de los hallazgos de investigación en esta dirección, la literatura acerca del comportamiento político aún no ha cerrado los vacíos teóricos y empíricos para una mensuración diferenciadora de indicadores de partidismo y de personalismo. Así, el reto de este estudio es retomar conceptualizaciones de partidismo y personalismo y evaluar indicadores de estos conceptos, haciendo mensurable el personalismo además del partidismo. Basada en los datos del Comparative National Elections Project (CNEP) sobre las elecciones mexicanas 2018, la investigación empírica apun...
The Brazilian Access to Information Law (LAI) had been in effect for six years in 2017, but there... more The Brazilian Access to Information Law (LAI) had been in effect for six years in 2017, but there had still been few longitudinal and qualitative studies on the subject. This article performs a quantitative cross-sectional analysis in three time periods: 2010 (before the LAI), 2012 (during the implementation of the open data policy enshrined in the LAI) and 2017 (after the implementation of LAI policies). Qualitatively, it presents results of requests for information via governmental websites (Bahia, Sao Paulo and Santa Catarina) in the years 2012 and 2017, a test of the passive availability of information. The results indicate the importance, in the medium run, of the LAI regarding active transparency, and explain the reasons for the low quality of the sites to which the transparency assessment policy applied in 2012. Comparatively, in 2012, the results of the assessment of the passive availability of data are used once in the analysis done for 2017, but there is still a deficit in...
The paper revisits the debate on personalism, updating it to the contemporary context of represen... more The paper revisits the debate on personalism, updating it to the contemporary context of representation crisis in Latin America from the second decade of the 2000s. The central question of research is: what are the possibilities for the development of personalism in Latin America? The theme is justified by bringing to the Latin American context the debate on growing political personalism in countries such as Spain, Italy, Germany, United Kingdon and the United States in the present decade. Using data on cultural culture and political behavior as values of traditionalism x self-expression, adherence to democracy, interpersonal trust, trust in parties and trust in the media and with a theoretical contribution on populism and personalism, we analyze whether there are possibilities for development of personalities in Latin America. The results reinforce previous works that show that the political culture and the political behavior common to the great part of the Latin American peoples t...
espanolLa ley brasilena de acceso a la informacion (LAI) cumplio seis anos de vigencia en 2017, p... more espanolLa ley brasilena de acceso a la informacion (LAI) cumplio seis anos de vigencia en 2017, pero todavia hay pocos estudios longitudinales y cualitativos sobre el tema. Este articulo realiza un analisis cross-section, analizando cuantitativa- mente tres periodos temporales: 2010 (antes de la LAI), 2012 (durante la imple- mentacion de la politica de datos abiertos derivada de la LAI) y 2017 (despues del proceso de implementacion de politicas de LAI) y cualitativamente, presenta resultados de pruebas de solicitud de informacion a los gobiernos estudiados (Bahia, Sao Paulo y Santa Catarina) en los anos 2012 y 2017, con el fin de verifi- car la disponibilidad pasiva de informacion. Los resultados apuntan la importan- cia cuantitativa a medio plazo de la LAI para la transparencia activa, y explica las razones de la baja calidad de los sitios web gubernamentales en transparencia en la evaluacion de 2012. En comparacion con 2012, los resultados de la eval- uacion de la disponibilidad d...
O presente artigo analisa como os governos estaduais brasileiros têm utilizado dos seus sites gov... more O presente artigo analisa como os governos estaduais brasileiros têm utilizado dos seus sites governamentais considerando três grandes conjuntos de variáveis: informação, participação e transparência, avaliando a existência e o funcionamento de mecanismos digitais nos sites a fim de promover o que se denomina democracia digital. A partir dessa avaliação buscou traçar uma análise de relação desses resultados com o partido político que encabeça a formação governamental, tendo como amostra governos de diferentes composições ideológicas. A discussão retoma o papel da comunicação governamental e o uso da internet para fins de ampliação dos espaços democráticos. Os resultados apresentam a fraca influência dos partidos, independentemente do perfil ideológico, em oferecer os mecanismos que possam suscitar possibilidades efetivas de aproximação entre representantes e representados e propõe algumas perspectivas de pensar o objeto de estudo.
Este artigo apresenta resultados da pesquisa sobre lideranças políti- cas digitais que ascenderam... more Este artigo apresenta resultados da pesquisa sobre lideranças políti- cas digitais que ascenderam na última década na América Latina (2012 a 2022), em contexto de agravamento da crise de representação. O objetivo é demonstrar como os valores de cultura política são articulados por essas lideranças políticas emergentes – que aqui denominamos de lideranças políticas digitais – através de narrativas com desinformação política para ascenderem ao poder e para permanecerem como representantes políticos.
Uploads
Papers by Joscimar Souza Silva
Comunicação Política e Opinião Pública, dentro dos domínios da Sociologia e da Ciência Política, torna-se imperativo refletir sobre o papel da comunicação política nos processos de democratização e na erosão da confiança nas instituições democráticas, bem como compreender como os ambientes digitais podem estar contribuindo para esses e outros fenômenos. Ao longo dessas décadas, os estudos sobre Comunicação Política e Opinião Pública expandiram-se e diversificaram-se, tanto em relação aos objetos de estudo quanto às fontes de referência nos campos disciplinares. Com esse objetivo, reunimos nesta edição
artigos que contribuem significativamente para o debate nos planos teóricos e metodológicos.
do por transformações significativas, impulsionadas por fatores diversos, como avanços tecnológicos, mudanças sociais e a dinâmica política do país. Com o intuito de entender a consolidação desse campo e explorar suas novas questões e tendências, buscamos a perspectiva de reconhecidos acadêmicos na área, sendo eles Fernando Azevedo (UFSCAR), Mara Telles (UFMG) e Vera Chaia (PUC/SP). A seguir, destacamos os propósitos fundamentais dessas entrevistas, que visam a entender sobre a consolidação do campo ao longo do tempo, as mudanças que o moldaram, os desafios e oportunidades que o futuro reserva, além de explorar as novas tendências e temas que estão despontando.
duas figuras políticas tensionadoras, Bolsonaro e Lula. Para tanto foram analisadas todas as publicações realizadas
no Twitter durante a campanha eleitoral de primeiro turno pelos governadores brasileiros. A questão central é,
como os governadores estaduais se posicionaram na disputa eleitoral regional em consonância com os alinhamen-
tos na disputa eleitoral nacional? A captura dos tweets foi feita a partir do software Netlytic. Para a análise dos
dados foi utilizada estatística descritiva a partir do Excel e análise dos discursos a partir do aplicativo Iramutec
para linguagem R. A partir da pesquisa concluímos que, diferentemente da polarização vista no nível nacional,
nas campanhas estaduais houve um arrefecimento do tensionamento e uma reacomodação dos discursos das
elites políticas no sentido de evitar fricções e abordar a temática políticas públicas.
diferentes composições ideológicas. A discussão retoma o papel da comunicação governamental e o uso da internet para fins de ampliação dos espaços democráticos. Os resultados apresentam a fraca influência dos partidos, independentemente do perfil ideológico, em oferecer os mecanismos que possam suscitar possibilidades efetivas de aproximação entre representantes e representados e propõe algumas perspectivas de pensar o objeto de estudo.
Comunicação Política e Opinião Pública, dentro dos domínios da Sociologia e da Ciência Política, torna-se imperativo refletir sobre o papel da comunicação política nos processos de democratização e na erosão da confiança nas instituições democráticas, bem como compreender como os ambientes digitais podem estar contribuindo para esses e outros fenômenos. Ao longo dessas décadas, os estudos sobre Comunicação Política e Opinião Pública expandiram-se e diversificaram-se, tanto em relação aos objetos de estudo quanto às fontes de referência nos campos disciplinares. Com esse objetivo, reunimos nesta edição
artigos que contribuem significativamente para o debate nos planos teóricos e metodológicos.
do por transformações significativas, impulsionadas por fatores diversos, como avanços tecnológicos, mudanças sociais e a dinâmica política do país. Com o intuito de entender a consolidação desse campo e explorar suas novas questões e tendências, buscamos a perspectiva de reconhecidos acadêmicos na área, sendo eles Fernando Azevedo (UFSCAR), Mara Telles (UFMG) e Vera Chaia (PUC/SP). A seguir, destacamos os propósitos fundamentais dessas entrevistas, que visam a entender sobre a consolidação do campo ao longo do tempo, as mudanças que o moldaram, os desafios e oportunidades que o futuro reserva, além de explorar as novas tendências e temas que estão despontando.
duas figuras políticas tensionadoras, Bolsonaro e Lula. Para tanto foram analisadas todas as publicações realizadas
no Twitter durante a campanha eleitoral de primeiro turno pelos governadores brasileiros. A questão central é,
como os governadores estaduais se posicionaram na disputa eleitoral regional em consonância com os alinhamen-
tos na disputa eleitoral nacional? A captura dos tweets foi feita a partir do software Netlytic. Para a análise dos
dados foi utilizada estatística descritiva a partir do Excel e análise dos discursos a partir do aplicativo Iramutec
para linguagem R. A partir da pesquisa concluímos que, diferentemente da polarização vista no nível nacional,
nas campanhas estaduais houve um arrefecimento do tensionamento e uma reacomodação dos discursos das
elites políticas no sentido de evitar fricções e abordar a temática políticas públicas.
diferentes composições ideológicas. A discussão retoma o papel da comunicação governamental e o uso da internet para fins de ampliação dos espaços democráticos. Os resultados apresentam a fraca influência dos partidos, independentemente do perfil ideológico, em oferecer os mecanismos que possam suscitar possibilidades efetivas de aproximação entre representantes e representados e propõe algumas perspectivas de pensar o objeto de estudo.