El artículo hace un análisis histórico de la política, la economía y la sociedad en Brasil desde ... more El artículo hace un análisis histórico de la política, la economía y la sociedad en Brasil desde los años noventa, cuando se instauró el neoliberalismo como sistema político dominante en el país. Estudia las principales políticas públicas implementadas durante este periodo hasta años más recientes, a fin de demostrar que aunque las ideologías neoliberales parecían imperar, también se llevaron a cabo políticas progresistas que permitieron grandes avances sociales gracias a la resistencia al neoliberalismo.
No artigo procura-se evidenciar como os avanços verificados no país entre 2004 e 2013 resultam de... more No artigo procura-se evidenciar como os avanços verificados no país entre 2004 e 2013 resultam de uma combinação virtuosa de fatores que se expressam claramente pelo do desempenho geral da economia, pelo dinamismo do mercado de trabalho, pelo crescimento da renda e pela redução da desigualdade. Além disso, chama-se a atenção para os desafios que estão colocados para dar continuidade a esse processo nesta segunda década do século XXI, quando fica cada vez mais clara a dificuldade de se manter a vitalidade do setor industrial brasileiro que, em especial nos últimos cinco anos, tem sofrido forte concorrência dos importados e perdido participação relativa no produto e absoluta no emprego.
A Nota Técnica discute as discrepâncias entre a PNAD-Contínua e o Novo Caged no que diz respeito ... more A Nota Técnica discute as discrepâncias entre a PNAD-Contínua e o Novo Caged no que diz respeito à medição do emprego formal ao longo do período de pandemia da Covid-19.
Desde os anos 1970 do século passado, os interesses dos rentistas têm subordinado a maioria dos g... more Desde os anos 1970 do século passado, os interesses dos rentistas têm subordinado a maioria dos governos ao redor do planeta a manejarem as políticas econômicas para garantir-lhes o máximo de rentabilidade, com o mínimo de risco. A esses afortunados que ex-traem sua renda da valorização de sua riqueza velha, pouco importa se aquela gramática oportunista esteja destruindo as bases civilizatórias que a duras penas vinham sendo erigidas, por uma secular trajetória de lutas sociais. No Brasil, desde quando a ditadu-ra militar (1964-1985) abriu espaço para jogadas financeiras inescrupulosas primeiro intermediando a dívida externa, depois operando o dinheiro dos ricos no "over night" a classe rentista ganhou demasiada importância, se apropriando dos aparatos estatais que conduzem a política econômica, das empresas de mídia que conformam a opinião pública e de boa parte da classe política que depende de sua ajuda financeira para se manter no poder. Aqui, a supremacia rentista dá as cartas há décadas. E, mais do que nunca, com o golpe de 2016 e com a eleição de Jair Messias Bolsonaro, apresenta todas as suas armas para evitar o avanço das políticas emancipatórias que prometiam devolver o país à soberania popular.
O objetivo desse estudo é analisar as características do trabalho de motoristas e de entregadores... more O objetivo desse estudo é analisar as características do trabalho de motoristas e de entregadores por aplicativos no Brasil. Parte-se da observação da evolução dessas ocupações ao longo dos últimos anos para, em seguida, analisar esses trabalhos no contexto da pandemia de Covid-19.
Em meio às múltiplas crises que se sobrepõem nestes primeiros meses de 2020, é fato notório o des... more Em meio às múltiplas crises que se sobrepõem nestes primeiros meses de 2020, é fato notório o descaso do governo brasileiro com o segmento dos pequenos negócios 2. Não apenas o Ministro da Economia explicitou essa posição na fatídica reunião ministerial do dia 22 de abril 3 , como a insuficiência e ineficácia das políticas de apoio emergencial às empresas de menor porte constituem um dos aspectos mais disruptivos da grave crise econômica e social que nos abarca.
No contexto da sobredeterminação financeira que governa o capitalismo contemporâneo, o ciclo de d... more No contexto da sobredeterminação financeira que governa o capitalismo contemporâneo, o ciclo de desenvolvimento brasileiro que perdurou de 2003 a 2014 constitui uma experiência bastante particular, limitada e contraditória. Na presente tese, procurou-se lançar mão da Teoria das Estruturas Sociais de Acumulação a fim de poder abordar aquele processo sob três prismas distintos e articulados: o das instituições políticas forjadas no esforço de redemocratização do país, que constituíram sua ossatura; o da dinâmica econômico-financeira em um período de preços internacionais favoráveis e expansão do consumo interno, que orientou as estratégias de valorização do capital no período; e o das políticas de Estado centradas no atendimento das demandas dos trabalhadores e dos estratos sociais mais vulneráveis (sem agredir os interesses das elites econômicas nacionais) que lograram galvanizar uma agenda minimamente coerente – a qual, embora precária e de fôlego curto, foi capaz de mudar de forma importante o panorama social brasileiro.
espanolExaminamos la evolucion de la economia brasilena y sus impactos en el trabajo en dos perio... more espanolExaminamos la evolucion de la economia brasilena y sus impactos en el trabajo en dos periodos diferentes: 1994-2002 y 2003-2014, cuando dos proyectos contrastantes se desenvolvieron. El analisis de los resultados macroeconomicos y su impacto sobre la desigualdad y las condiciones de vida a lo largo de estos veinte anos permite afirmar que el neoliberalismo fue confrontado, si bien de manera incompleta. La desigualdad disminuyo y por mas de diez anos los beneficios del crecimiento alcanzaron a toda la estructura social. De esta forma, la historia reciente muestra la necesidad de una intervencion gubernamental en el centro del proceso de desarrollo economico, junto con esfuerzos sostenidos para reducir la brecha de desigualdad que existe en este pais. Los acontecimientos recientes muestran que la educacion politica y la participacion popular tambien deben formar parte integral de un conjunto de politicas economicas y sociales orientadas a colocar a Brasil en una trayectoria de ...
This article examines the evolution of labour informality in Brazil between 2003 and 2019, a peri... more This article examines the evolution of labour informality in Brazil between 2003 and 2019, a period marked by strong political, economic and social inflections. In the first section, we offer a brief reflection on the terms of the historical debate on informality and its relation to the transformations of the Brazilian economy. In section two we describe the remarkable process of labour formalisation that took place in the country between 2003 and 2014, pointing out its exceptionality and principal determinants. In section three, we note the reversal of this formalisation trend. With the recession of 2015–2016, informal and precarious work increased sharply, exacerbated by newly flexible labour laws and the emergence of new precarious labour relations. We conclude that the Brazilian experience in this new century shows that the formalisation of labour relations is strongly related to more general conditions of economic development and the solidity of public institutions. Furthermore...
Recent tragedies in Bangladesh and Pakistan have led to greater public attention on the garment a... more Recent tragedies in Bangladesh and Pakistan have led to greater public attention on the garment and textile industry. Hence, this study is timely and provides insights into the current working conditions, organizing efforts, and the changing organization and structure of the industry in question. Our central question in this study is the extent to which worker organization can improve monitoring and enforcement of labor standards in subcontracted and home-based work in the garment and textile sectors in Brazil, China, India, and South Africa. Existing research literature suggests that in at least some cases of informalized and casualized work, formation and mobilization of worker organizations can do much in this regard. The research has particularly pointed to the importance of innovative and alternative forms of organization that depart from standard trade union models—in line with the departure of whole sections of the world of work from standard forms of work organization. While...
Neste trabalho procura-se demonstrar as particularidades dos sistemas de informações sociais que ... more Neste trabalho procura-se demonstrar as particularidades dos sistemas de informações sociais que constituem importantes aparatos de auxílio às inovadoras práticas de enfrentamento à pobreza que têm sido implementadas nos respectivos “Sistemas de Proteção Social” do Chile e do Brasil. Apresentamos as principais características de cada um dos Programas de Transferência de Renda Condicionada dos países e demonstramos as articulações funcionais associadas aos Sistemas de Informações Sociais que lhes dão suporte (a Ficha de Protección Social, no caso do Chile, e o Cadastro Único, no caso do Brasil). Em nossa argumentação, enfatizamos especialmente os aspectos históricos e institucionais que estiveram envolvidos em cada uma das trajetórias de desenvolvimento daqueles sistemas. Mais do que apresentar as arquiteturas acabadas de cada experiência, estivemos preocupados em demonstrar os passos e contra-passos do percurso e analisá-los de forma comparada, ante a experiência do outro. Desse esf...
O artigo aponta para o processo de relativa desconcentração econômica que vem ocorrendo no estado... more O artigo aponta para o processo de relativa desconcentração econômica que vem ocorrendo no estado de São Paulo, em detrimento da Região Metropolitana da Capital e em favor dos eixos que se estendem sobre as três principais rodovias que cruzam o estado.
El artículo hace un análisis histórico de la política, la economía y la sociedad en Brasil desde ... more El artículo hace un análisis histórico de la política, la economía y la sociedad en Brasil desde los años noventa, cuando se instauró el neoliberalismo como sistema político dominante en el país. Estudia las principales políticas públicas implementadas durante este periodo hasta años más recientes, a fin de demostrar que aunque las ideologías neoliberales parecían imperar, también se llevaron a cabo políticas progresistas que permitieron grandes avances sociales gracias a la resistencia al neoliberalismo.
No artigo procura-se evidenciar como os avanços verificados no país entre 2004 e 2013 resultam de... more No artigo procura-se evidenciar como os avanços verificados no país entre 2004 e 2013 resultam de uma combinação virtuosa de fatores que se expressam claramente pelo do desempenho geral da economia, pelo dinamismo do mercado de trabalho, pelo crescimento da renda e pela redução da desigualdade. Além disso, chama-se a atenção para os desafios que estão colocados para dar continuidade a esse processo nesta segunda década do século XXI, quando fica cada vez mais clara a dificuldade de se manter a vitalidade do setor industrial brasileiro que, em especial nos últimos cinco anos, tem sofrido forte concorrência dos importados e perdido participação relativa no produto e absoluta no emprego.
A Nota Técnica discute as discrepâncias entre a PNAD-Contínua e o Novo Caged no que diz respeito ... more A Nota Técnica discute as discrepâncias entre a PNAD-Contínua e o Novo Caged no que diz respeito à medição do emprego formal ao longo do período de pandemia da Covid-19.
Desde os anos 1970 do século passado, os interesses dos rentistas têm subordinado a maioria dos g... more Desde os anos 1970 do século passado, os interesses dos rentistas têm subordinado a maioria dos governos ao redor do planeta a manejarem as políticas econômicas para garantir-lhes o máximo de rentabilidade, com o mínimo de risco. A esses afortunados que ex-traem sua renda da valorização de sua riqueza velha, pouco importa se aquela gramática oportunista esteja destruindo as bases civilizatórias que a duras penas vinham sendo erigidas, por uma secular trajetória de lutas sociais. No Brasil, desde quando a ditadu-ra militar (1964-1985) abriu espaço para jogadas financeiras inescrupulosas primeiro intermediando a dívida externa, depois operando o dinheiro dos ricos no "over night" a classe rentista ganhou demasiada importância, se apropriando dos aparatos estatais que conduzem a política econômica, das empresas de mídia que conformam a opinião pública e de boa parte da classe política que depende de sua ajuda financeira para se manter no poder. Aqui, a supremacia rentista dá as cartas há décadas. E, mais do que nunca, com o golpe de 2016 e com a eleição de Jair Messias Bolsonaro, apresenta todas as suas armas para evitar o avanço das políticas emancipatórias que prometiam devolver o país à soberania popular.
O objetivo desse estudo é analisar as características do trabalho de motoristas e de entregadores... more O objetivo desse estudo é analisar as características do trabalho de motoristas e de entregadores por aplicativos no Brasil. Parte-se da observação da evolução dessas ocupações ao longo dos últimos anos para, em seguida, analisar esses trabalhos no contexto da pandemia de Covid-19.
Em meio às múltiplas crises que se sobrepõem nestes primeiros meses de 2020, é fato notório o des... more Em meio às múltiplas crises que se sobrepõem nestes primeiros meses de 2020, é fato notório o descaso do governo brasileiro com o segmento dos pequenos negócios 2. Não apenas o Ministro da Economia explicitou essa posição na fatídica reunião ministerial do dia 22 de abril 3 , como a insuficiência e ineficácia das políticas de apoio emergencial às empresas de menor porte constituem um dos aspectos mais disruptivos da grave crise econômica e social que nos abarca.
No contexto da sobredeterminação financeira que governa o capitalismo contemporâneo, o ciclo de d... more No contexto da sobredeterminação financeira que governa o capitalismo contemporâneo, o ciclo de desenvolvimento brasileiro que perdurou de 2003 a 2014 constitui uma experiência bastante particular, limitada e contraditória. Na presente tese, procurou-se lançar mão da Teoria das Estruturas Sociais de Acumulação a fim de poder abordar aquele processo sob três prismas distintos e articulados: o das instituições políticas forjadas no esforço de redemocratização do país, que constituíram sua ossatura; o da dinâmica econômico-financeira em um período de preços internacionais favoráveis e expansão do consumo interno, que orientou as estratégias de valorização do capital no período; e o das políticas de Estado centradas no atendimento das demandas dos trabalhadores e dos estratos sociais mais vulneráveis (sem agredir os interesses das elites econômicas nacionais) que lograram galvanizar uma agenda minimamente coerente – a qual, embora precária e de fôlego curto, foi capaz de mudar de forma importante o panorama social brasileiro.
espanolExaminamos la evolucion de la economia brasilena y sus impactos en el trabajo en dos perio... more espanolExaminamos la evolucion de la economia brasilena y sus impactos en el trabajo en dos periodos diferentes: 1994-2002 y 2003-2014, cuando dos proyectos contrastantes se desenvolvieron. El analisis de los resultados macroeconomicos y su impacto sobre la desigualdad y las condiciones de vida a lo largo de estos veinte anos permite afirmar que el neoliberalismo fue confrontado, si bien de manera incompleta. La desigualdad disminuyo y por mas de diez anos los beneficios del crecimiento alcanzaron a toda la estructura social. De esta forma, la historia reciente muestra la necesidad de una intervencion gubernamental en el centro del proceso de desarrollo economico, junto con esfuerzos sostenidos para reducir la brecha de desigualdad que existe en este pais. Los acontecimientos recientes muestran que la educacion politica y la participacion popular tambien deben formar parte integral de un conjunto de politicas economicas y sociales orientadas a colocar a Brasil en una trayectoria de ...
This article examines the evolution of labour informality in Brazil between 2003 and 2019, a peri... more This article examines the evolution of labour informality in Brazil between 2003 and 2019, a period marked by strong political, economic and social inflections. In the first section, we offer a brief reflection on the terms of the historical debate on informality and its relation to the transformations of the Brazilian economy. In section two we describe the remarkable process of labour formalisation that took place in the country between 2003 and 2014, pointing out its exceptionality and principal determinants. In section three, we note the reversal of this formalisation trend. With the recession of 2015–2016, informal and precarious work increased sharply, exacerbated by newly flexible labour laws and the emergence of new precarious labour relations. We conclude that the Brazilian experience in this new century shows that the formalisation of labour relations is strongly related to more general conditions of economic development and the solidity of public institutions. Furthermore...
Recent tragedies in Bangladesh and Pakistan have led to greater public attention on the garment a... more Recent tragedies in Bangladesh and Pakistan have led to greater public attention on the garment and textile industry. Hence, this study is timely and provides insights into the current working conditions, organizing efforts, and the changing organization and structure of the industry in question. Our central question in this study is the extent to which worker organization can improve monitoring and enforcement of labor standards in subcontracted and home-based work in the garment and textile sectors in Brazil, China, India, and South Africa. Existing research literature suggests that in at least some cases of informalized and casualized work, formation and mobilization of worker organizations can do much in this regard. The research has particularly pointed to the importance of innovative and alternative forms of organization that depart from standard trade union models—in line with the departure of whole sections of the world of work from standard forms of work organization. While...
Neste trabalho procura-se demonstrar as particularidades dos sistemas de informações sociais que ... more Neste trabalho procura-se demonstrar as particularidades dos sistemas de informações sociais que constituem importantes aparatos de auxílio às inovadoras práticas de enfrentamento à pobreza que têm sido implementadas nos respectivos “Sistemas de Proteção Social” do Chile e do Brasil. Apresentamos as principais características de cada um dos Programas de Transferência de Renda Condicionada dos países e demonstramos as articulações funcionais associadas aos Sistemas de Informações Sociais que lhes dão suporte (a Ficha de Protección Social, no caso do Chile, e o Cadastro Único, no caso do Brasil). Em nossa argumentação, enfatizamos especialmente os aspectos históricos e institucionais que estiveram envolvidos em cada uma das trajetórias de desenvolvimento daqueles sistemas. Mais do que apresentar as arquiteturas acabadas de cada experiência, estivemos preocupados em demonstrar os passos e contra-passos do percurso e analisá-los de forma comparada, ante a experiência do outro. Desse esf...
O artigo aponta para o processo de relativa desconcentração econômica que vem ocorrendo no estado... more O artigo aponta para o processo de relativa desconcentração econômica que vem ocorrendo no estado de São Paulo, em detrimento da Região Metropolitana da Capital e em favor dos eixos que se estendem sobre as três principais rodovias que cruzam o estado.
Desde os anos 1970 do século pas-sado, os interesses dos rentistas têm subordinado a maioria dos ... more Desde os anos 1970 do século pas-sado, os interesses dos rentistas têm subordinado a maioria dos governos ao redor do planeta a manejarem as políticas econômi-cas para garantir-lhes o máximo de rentabilidade, com o mínimo de risco. A esses afortunados que ex-traem sua renda da valorização de sua riqueza velha, pouco importa se aquela gramática oportunista esteja destruindo as bases civiliza-tórias-que a duras penas vinham sendo erigidas-, por uma secular trajetória de lutas sociais. No Brasil, desde quando a ditadu-ra militar (1964-1985) abriu espaço para jogadas financeiras inescrupu-losas-primeiro intermediando a dívida externa, depois operando o dinheiro dos ricos no "over night"-a classe rentista ganhou demasiada importância, se apropriando dos aparatos estatais que conduzem a política econômica, das empresas de mídia que conformam a opinião pública e de boa parte da classe política que depende de sua ajuda financeira para se manter no poder. Aqui, a supremacia rentista dá as cartas há décadas. E, mais do que nunca, com o golpe de 2016 e com a eleição de Jair Messias Bolsonaro, apresenta todas as suas armas para evitar o avanço das políticas emancipatórias que prometiam devolver o país à soberania popular.
Desde os anos 1970 do século passado, os interesses dos rentistas têm subordinado a maioria dos g... more Desde os anos 1970 do século passado, os interesses dos rentistas têm subordinado a maioria dos governos ao redor do planeta a manejarem as políticas econômicas para garantir-lhes o máximo de rentabilidade, com o mínimo de risco. A esses afortunados que ex-traem sua renda da valorização de sua riqueza velha, pouco importa se aquela gramática oportunista esteja destruindo as bases civilizatórias que a duras penas vinham sendo erigidas, por uma secular trajetória de lutas sociais. No Brasil, desde quando a ditadu-ra militar (1964-1985) abriu espaço para jogadas financeiras inescrupulosas primeiro intermediando a dívida externa, depois operando o dinheiro dos ricos no "over night" a classe rentista ganhou demasiada importância, se apropriando dos aparatos estatais que conduzem a política econômica, das empresas de mídia que conformam a opinião pública e de boa parte da classe política que depende de sua ajuda financeira para se manter no poder. Aqui, a supremacia rentista dá as cartas há décadas. E, mais do que nunca, com o golpe de 2016 e com a eleição de Jair Messias Bolsonaro, apresenta todas as suas armas para evitar o avanço das políticas emancipatórias que prometiam devolver o país à soberania popular.
Este livro traz uma coletânea de artigos sobre a corrupção, tema que atravessa os tempos carregad... more Este livro traz uma coletânea de artigos sobre a corrupção, tema que atravessa os tempos carregado de contradições e dilemas. Repleto de dados, casos presentes na História e análises mais aprofundadas, os textos formam um conjunto robusto que busca contribuir com o debate político brasileiro. Problematiza a corrupção e seus laços indissociáveis com o poder e o dinheiro, ultrapassando a questão ético-moral; chega, assim, às bases do sistema capitalista e sua intrínseca lógica da acumulação de capital.
A economia brasileira apresentou fraco desempenho no primeiro ano de mandato do presidente Jair B... more A economia brasileira apresentou fraco desempenho no primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro. O lento crescimento da economia, de apenas 1,1% em 2019, não expressou as expectativas otimistas da equipe econômica comandada pelo ministro Paulo Guedes. Relevante considerar que a estagnação econômica, anterior à crise provocada pela COVID-19, não se resume ao primeiro ano de mandato do atual Presidente 1. O Brasil entrou na atual crise sanitária sem romper com a longa trajetória de estagnação econômica iniciada em 2015. Muito ao contrário, "entramos na crise em crise". As dificuldades em grande parte dos setores econômicos, assim como dos trabalhadores expostos, não somente ao elevado desemprego, mas a crescente desorganização do mercado, eram enormes antes da pandemia da COVID-19.
Dezembro de 2020 TR ABALHO E JUST IÇA SOCIAL Este artigo busca indicar uma nova agenda para mudar... more Dezembro de 2020 TR ABALHO E JUST IÇA SOCIAL Este artigo busca indicar uma nova agenda para mudar a realidade atual do trabalho, considerando que a crise ins-talada pela pandemia tende a agravar tendências já em cur-so e acelerar mudanças. A questão central que orienta a reflexão é a permanência de um excedente estrutural de força de trabalho com um avanço da precarização do trabalho. Para enfrentar esses proble-mas é necessária uma altera-ção política profunda que su-pere o atual regime de acumulação, redefina o papel do Estado e o lugar do traba-lho na sociedade. No caso do Brasil, é preciso considerar que se trata de um país de capita-lismo tardio e periférico e sem um mercado de trabalho es-truturado. PERSPECT I VA UTOPIAS DO TRABALHO Desafios e perspectivas para o pós pandemia
Uploads
Papers by Marcelo Manzano