I am in charge of the Center for Environmental History, Culture & Technology (CHAT) at Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Parana, Brazil. I am Productivity Researcher of the Brazilian National Council for Science, and Technology (Pq2-CNPq), and I also teach at the History Department, and at the Graduate Program in Interdisciplinary Community Development (Unicentro). In 2017 I was visiting researcher at Freie Universität, Berlin. Since 2022, I am chief-editor of Esboços: Histórias em Contextos Globais, and I am tutor in the Graduate Program in History, State University of Santa Catarina (Udesc). Supervisors: Eunice S. Nodari Phone: 55 42 991125525 Address: Unicentro - CHAT - Salvatore Renna 875 Santa Cruz - 85015-430 Guarapuava, Parana, Brazil
Imagina se a gente conseguisse controlar o surgimento de várias zoonoses? Covid-19 não existiria ... more Imagina se a gente conseguisse controlar o surgimento de várias zoonoses? Covid-19 não existiria e você ainda estaria saindo normalmente… será?
Mesa de abertura do I Encontro Virtual de Grupos de Pesquisa e Laboratórios de História Ambiental... more Mesa de abertura do I Encontro Virtual de Grupos de Pesquisa e Laboratórios de História Ambiental do Brasil. Representei o Laboratório de História Ambiental e Estudos de Comunidade, da Unicentro.
Buscamos refletir sobre a contribuição d'O Conto da Aia, de Margaret Atwood (1985) e de suas lite... more Buscamos refletir sobre a contribuição d'O Conto da Aia, de Margaret Atwood (1985) e de suas literariedades para a reflexão sobre os riscos políticos e sociais que a mudança climática pode gerar, tais como a emergência de um regime político ecofascista. Fazemos apontamentos sobre o livro publicado em 1985 e da série iniciada em 2017, prestando atenção na natureza de cada uma das produções. Entendemos a obra como um produto de cultura da mídia e como um texto ambiental que pode ser interpretado a partir de uma leitura que articula análise histórica e ecocrítica, no contexto contemporâneo de ecoansiedade. A obra permite perceber como produções culturais podem ser importantes meios para perceber como o tema da mudança climática e da crise ambiental têm gerado metáforas sobre os riscos da mudança climática no passado e no presente e suas consequências sociopolíticas.
Este artigo discute a noção de entrelugar, seus limites e possibilidades para a reflexão sobre a ... more Este artigo discute a noção de entrelugar, seus limites e possibilidades para a reflexão sobre a delimitação espacial em estudos de história ambiental. O artigo posiciona a discussão a partir de documentos sobre a expedição de García de Loaísa às Molucas (1525), em cotejo com produção historiográfica e interdisciplinar sobre espacialidades, considerando esses documentos como textos ambientais que apresentam narrativas nômades. Os textos ambientais de expedições mostram, assim, o agenciamento de linguagem heterotópica construída sobre lugares novos no deslocamento ambiental dos olhares de quem observa uma nova paisagem.
Centro de História Ambiental, Cultura & Tecnologia (Cieg-Unicentro), 2022
Na discussão sobre a busca por alternativas de futuros ambientalmente viáveis, a análise das rela... more Na discussão sobre a busca por alternativas de futuros ambientalmente viáveis, a análise das relações históricas entre humanos e animais têm permitido recuperar e preservar saberes, práticas e experiências de co-constituição de vivências entre espécies, apontando para a valorização cultural, ecológica e histórica da sociobiodiversidade. No Brasil, a convivência de pessoas e abelhas desde os anos1950 representa um importante ponto de convergência histórica desses saberes, práticas e experiências. Esta pesquisa busca coletar, narrar e interpretar histórias de convivência de pessoas e abelhas no Brasil desde os anos 1950 considerando os impactos globais da dispersão transatlântica de abelhas, acompanhada por processos de modernização da cadeia do mel em todo o país. Trata-se de uma pesquisa da área de história ambiental, onde essas convivências serão historicizadas com base em fontes primárias a partir de análise de discurso e realização de entrevistas com base nas abordagens teórico-metodológicas de história oral de vida e história oral temática.
Analisa-se a institucionalização da prevenção e defesa contra tecnodesastres no Brasil, com atenç... more Analisa-se a institucionalização da prevenção e defesa contra tecnodesastres no Brasil, com atenção ao deslocamento histórico da defesa civil entre os anos 1970 e 2010. A leitura está ligada à percepção do papel que o desenvolvimento exerceu na grande aceleração brasileira desde os anos 1950, considerando a tecnologia de força bruta como categoria de análise para a interpretação. A emergência de paisagens “arriscadas” também está atrelada à perspectiva de um estado controlador de recursos naturais, e que passou, ao longo do século XX, a não medir esforços para a construção de instrumentos e percepções (leis, aparelhos burocráticos) que se ampararam na ideia de governo da técnica sobre recursos. Para isso, trabalhamos com a leitura de documentos legislativos e técnicos. A partir deles, tecemos uma análise documental, tendo o cuidado de prestar atenção, também, para os discursos, à luz do cotejo com uma discussão mais ampla sobre sociedade de risco.
Neste artigo discuto o impacto da política estadual de educação ambiental do Paraná no redimensio... more Neste artigo discuto o impacto da política estadual de educação ambiental do Paraná no redimensionamento das matrizes curriculares dos cursos de graduação em História das universidades estaduais paranaenses. Para isso, discuto problemas, desafios e perspectivas de encontro entre história ambiental e educação ambiental a partir de documentos institucionais e de críticas atuais sobre ambos os campos do conhecimento
Este artigo discute a fabricação do Município de Cubatão, Brasil, como espaço tóxico e de poluiçã... more Este artigo discute a fabricação do Município de Cubatão, Brasil, como espaço tóxico e de poluição na década de 1980. Entende-se a toxicidade como uma construção ao mesmo tempo material e discursiva, baseada nas ansiedades da sociedade industrial. Para discutir a questão, utiliza-se o jornal A Tribuna de Santos, que foi o principal espaço de publicação de matérias sobre desastres ambientais na região. O texto discute o tema levando em consideração a relação entre desastres ambientais e perspectivas desenvolvimentistas articuladas durante o mais recente regime autoritário brasileiro.
espanolEste articulo presenta reflexiones sobre una historia ambiental de las monoculturas de soy... more espanolEste articulo presenta reflexiones sobre una historia ambiental de las monoculturas de soya y frutas de clima temperado en el Sur de Brasil desde los anos 1950. Busca puntualizar algunos conceptos teorico-metodologicos y fuentes relacionadas a la fruticultura del clima templado y a la cultura de la soya en la region. Se pretende establecer un dialogo entre historia ambiental, historia de la tecnologia e historia rural, trazando los puntos de interseccion entre esos campos a partir de casos de la historia ambiental regional EnglishThis article presents thoughts about an environmental history on monocultures of soy and fruits in the temperate climate of Southern Brazil since the 1950s. It looks to discuss some theoretical-methodological concepts and sources related to fruit farming in temperate climate and of the culture of soy in the region. This article attempts to establish a dialogue between environmental, technological and rural history, connecting the intersecting points ...
Este artigo apresenta a história da tecnologia em suas especificidades. Mais do que discutir caso... more Este artigo apresenta a história da tecnologia em suas especificidades. Mais do que discutir casos de história da tecnologia, este artigo está voltado à apresentação da história da tecnologia como campo específico do conhecimento histórico, apartado da história das ciências. Apresento uma discussão sobre a história da tecnologia, abrindo espaço para a leitura da categoria de análise Tecnologia de Força Bruta como fundamental para ler a história global contemporânea
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 2017
Este artigo discute o processo de sojização da agricultura no estado do Paraná sob a perspectiva ... more Este artigo discute o processo de sojização da agricultura no estado do Paraná sob a perspectiva de uma história ambiental das práticas agrícolas modernas. Argumentamos que a sojização da agricultura – ou seja, a radical substituição de outras culturas tradicionalmente plantadas pela soja em meio à agricultura moderna – não é apenas o último capítulo da modernização da atividade agrícola mas sim que com ela evidenciou-se a consolidação de um duplo movimento da segunda metade do século XX, marcado por apropriações da biologia pela política e vice-versa. A soja também tem representado um desafio intelectual interessante do ponto de vista da história ambiental numa época de unificação biológica do mundo. Para pensar a sojização da agricultura no Paraná, acompanhamos a produção jornalística regional do estado à época da expansão, por entender que a imprensa regional agrega e institui na esfera pública do Paraná projetos políticos, científicos e tecnológicos de transformação.
This article explores connections between the “domestication” of apples in Southern Brazil, the p... more This article explores connections between the “domestication” of apples in Southern Brazil, the polemic on contaminated apples in 1989, and the reactions of the apple industry to the news published in the press on the use of pesticides in Brazilian orchards. The issue is viewed in the wider context of notions of toxicity and “danger”, nature control, correction of nature, and temperate climate agriculture in Brazil, which have become very influential both in the public consciousness and in individual awareness, in connection with aspirations to healthier and safer food. The article states that apple producers’ responses to the issue can be much better understood through a historical examination of the agroecology of the apple monoculture, as well as the structures, agents, and discourses informing perceptions of the environment in apple-producing regions.
Imagina se a gente conseguisse controlar o surgimento de várias zoonoses? Covid-19 não existiria ... more Imagina se a gente conseguisse controlar o surgimento de várias zoonoses? Covid-19 não existiria e você ainda estaria saindo normalmente… será?
Mesa de abertura do I Encontro Virtual de Grupos de Pesquisa e Laboratórios de História Ambiental... more Mesa de abertura do I Encontro Virtual de Grupos de Pesquisa e Laboratórios de História Ambiental do Brasil. Representei o Laboratório de História Ambiental e Estudos de Comunidade, da Unicentro.
Buscamos refletir sobre a contribuição d'O Conto da Aia, de Margaret Atwood (1985) e de suas lite... more Buscamos refletir sobre a contribuição d'O Conto da Aia, de Margaret Atwood (1985) e de suas literariedades para a reflexão sobre os riscos políticos e sociais que a mudança climática pode gerar, tais como a emergência de um regime político ecofascista. Fazemos apontamentos sobre o livro publicado em 1985 e da série iniciada em 2017, prestando atenção na natureza de cada uma das produções. Entendemos a obra como um produto de cultura da mídia e como um texto ambiental que pode ser interpretado a partir de uma leitura que articula análise histórica e ecocrítica, no contexto contemporâneo de ecoansiedade. A obra permite perceber como produções culturais podem ser importantes meios para perceber como o tema da mudança climática e da crise ambiental têm gerado metáforas sobre os riscos da mudança climática no passado e no presente e suas consequências sociopolíticas.
Este artigo discute a noção de entrelugar, seus limites e possibilidades para a reflexão sobre a ... more Este artigo discute a noção de entrelugar, seus limites e possibilidades para a reflexão sobre a delimitação espacial em estudos de história ambiental. O artigo posiciona a discussão a partir de documentos sobre a expedição de García de Loaísa às Molucas (1525), em cotejo com produção historiográfica e interdisciplinar sobre espacialidades, considerando esses documentos como textos ambientais que apresentam narrativas nômades. Os textos ambientais de expedições mostram, assim, o agenciamento de linguagem heterotópica construída sobre lugares novos no deslocamento ambiental dos olhares de quem observa uma nova paisagem.
Centro de História Ambiental, Cultura & Tecnologia (Cieg-Unicentro), 2022
Na discussão sobre a busca por alternativas de futuros ambientalmente viáveis, a análise das rela... more Na discussão sobre a busca por alternativas de futuros ambientalmente viáveis, a análise das relações históricas entre humanos e animais têm permitido recuperar e preservar saberes, práticas e experiências de co-constituição de vivências entre espécies, apontando para a valorização cultural, ecológica e histórica da sociobiodiversidade. No Brasil, a convivência de pessoas e abelhas desde os anos1950 representa um importante ponto de convergência histórica desses saberes, práticas e experiências. Esta pesquisa busca coletar, narrar e interpretar histórias de convivência de pessoas e abelhas no Brasil desde os anos 1950 considerando os impactos globais da dispersão transatlântica de abelhas, acompanhada por processos de modernização da cadeia do mel em todo o país. Trata-se de uma pesquisa da área de história ambiental, onde essas convivências serão historicizadas com base em fontes primárias a partir de análise de discurso e realização de entrevistas com base nas abordagens teórico-metodológicas de história oral de vida e história oral temática.
Analisa-se a institucionalização da prevenção e defesa contra tecnodesastres no Brasil, com atenç... more Analisa-se a institucionalização da prevenção e defesa contra tecnodesastres no Brasil, com atenção ao deslocamento histórico da defesa civil entre os anos 1970 e 2010. A leitura está ligada à percepção do papel que o desenvolvimento exerceu na grande aceleração brasileira desde os anos 1950, considerando a tecnologia de força bruta como categoria de análise para a interpretação. A emergência de paisagens “arriscadas” também está atrelada à perspectiva de um estado controlador de recursos naturais, e que passou, ao longo do século XX, a não medir esforços para a construção de instrumentos e percepções (leis, aparelhos burocráticos) que se ampararam na ideia de governo da técnica sobre recursos. Para isso, trabalhamos com a leitura de documentos legislativos e técnicos. A partir deles, tecemos uma análise documental, tendo o cuidado de prestar atenção, também, para os discursos, à luz do cotejo com uma discussão mais ampla sobre sociedade de risco.
Neste artigo discuto o impacto da política estadual de educação ambiental do Paraná no redimensio... more Neste artigo discuto o impacto da política estadual de educação ambiental do Paraná no redimensionamento das matrizes curriculares dos cursos de graduação em História das universidades estaduais paranaenses. Para isso, discuto problemas, desafios e perspectivas de encontro entre história ambiental e educação ambiental a partir de documentos institucionais e de críticas atuais sobre ambos os campos do conhecimento
Este artigo discute a fabricação do Município de Cubatão, Brasil, como espaço tóxico e de poluiçã... more Este artigo discute a fabricação do Município de Cubatão, Brasil, como espaço tóxico e de poluição na década de 1980. Entende-se a toxicidade como uma construção ao mesmo tempo material e discursiva, baseada nas ansiedades da sociedade industrial. Para discutir a questão, utiliza-se o jornal A Tribuna de Santos, que foi o principal espaço de publicação de matérias sobre desastres ambientais na região. O texto discute o tema levando em consideração a relação entre desastres ambientais e perspectivas desenvolvimentistas articuladas durante o mais recente regime autoritário brasileiro.
espanolEste articulo presenta reflexiones sobre una historia ambiental de las monoculturas de soy... more espanolEste articulo presenta reflexiones sobre una historia ambiental de las monoculturas de soya y frutas de clima temperado en el Sur de Brasil desde los anos 1950. Busca puntualizar algunos conceptos teorico-metodologicos y fuentes relacionadas a la fruticultura del clima templado y a la cultura de la soya en la region. Se pretende establecer un dialogo entre historia ambiental, historia de la tecnologia e historia rural, trazando los puntos de interseccion entre esos campos a partir de casos de la historia ambiental regional EnglishThis article presents thoughts about an environmental history on monocultures of soy and fruits in the temperate climate of Southern Brazil since the 1950s. It looks to discuss some theoretical-methodological concepts and sources related to fruit farming in temperate climate and of the culture of soy in the region. This article attempts to establish a dialogue between environmental, technological and rural history, connecting the intersecting points ...
Este artigo apresenta a história da tecnologia em suas especificidades. Mais do que discutir caso... more Este artigo apresenta a história da tecnologia em suas especificidades. Mais do que discutir casos de história da tecnologia, este artigo está voltado à apresentação da história da tecnologia como campo específico do conhecimento histórico, apartado da história das ciências. Apresento uma discussão sobre a história da tecnologia, abrindo espaço para a leitura da categoria de análise Tecnologia de Força Bruta como fundamental para ler a história global contemporânea
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 2017
Este artigo discute o processo de sojização da agricultura no estado do Paraná sob a perspectiva ... more Este artigo discute o processo de sojização da agricultura no estado do Paraná sob a perspectiva de uma história ambiental das práticas agrícolas modernas. Argumentamos que a sojização da agricultura – ou seja, a radical substituição de outras culturas tradicionalmente plantadas pela soja em meio à agricultura moderna – não é apenas o último capítulo da modernização da atividade agrícola mas sim que com ela evidenciou-se a consolidação de um duplo movimento da segunda metade do século XX, marcado por apropriações da biologia pela política e vice-versa. A soja também tem representado um desafio intelectual interessante do ponto de vista da história ambiental numa época de unificação biológica do mundo. Para pensar a sojização da agricultura no Paraná, acompanhamos a produção jornalística regional do estado à época da expansão, por entender que a imprensa regional agrega e institui na esfera pública do Paraná projetos políticos, científicos e tecnológicos de transformação.
This article explores connections between the “domestication” of apples in Southern Brazil, the p... more This article explores connections between the “domestication” of apples in Southern Brazil, the polemic on contaminated apples in 1989, and the reactions of the apple industry to the news published in the press on the use of pesticides in Brazilian orchards. The issue is viewed in the wider context of notions of toxicity and “danger”, nature control, correction of nature, and temperate climate agriculture in Brazil, which have become very influential both in the public consciousness and in individual awareness, in connection with aspirations to healthier and safer food. The article states that apple producers’ responses to the issue can be much better understood through a historical examination of the agroecology of the apple monoculture, as well as the structures, agents, and discourses informing perceptions of the environment in apple-producing regions.
The Age of Soybean: An Environmental History of Soy During the Great Acceleration , 2022
Brazil and Paraguay share a recent soyfarming envirotech history. The transit of soybean varietie... more Brazil and Paraguay share a recent soyfarming envirotech history. The transit of soybean varieties, people, money, pathogens, techniques, and money between Brazil and Paraguay is discussed in this book chapter considering the role of brute force technology since the 1970s.
Nesta comunicação, busco discutir o papel da pesquisa e do desenvolvimento agrícolas na consolida... more Nesta comunicação, busco discutir o papel da pesquisa e do desenvolvimento agrícolas na consolidação dos deslocamentos históricos que a soja apresenta entre os séculos XX e XXI, com especial atenção para os casos do Brasil e dos EUA e suas agências de pesquisa. A partir de uma abordagem de história agroambiental de cunho tecnológico, defendo a ideia de que para discutirmos a história da soja como planta(ção) global é necessário prestar atenção à constituição da pesquisa que a acompanha. É esse sistema tecnológico que passou a operar alguns dos maiores deslocamentos de arquitetura, funcionalidade e sentido uma planta e de uma dada ideia de modernização agrícola com reflexos socioambientais e ecopolíticos globais.
I Encontro Virtual de Grupos de Pesquisa e Laboratórios de História Ambiental do Brasil, 2020
Apresento as atividades e a trajetória do Laboratório e Hstória Ambiental e Estudos de Comunidade... more Apresento as atividades e a trajetória do Laboratório e Hstória Ambiental e Estudos de Comunidade, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) do Paraná, em Guarapuava desde 2011.
Uploads
Videos by Jo Klanovicz
Papers by Jo Klanovicz