Doutor em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto de literaturas de língua portuguesa na Universidade Federal do Amapá. Professor do Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (Profsocio). Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Estudos Literários – NUPEL. E-mail: marcospaulo@unifap.br.
O artigo intitulado Memórias e Identidades em Narrativas Afro-Amazônicas: Resíduos, Resistências ... more O artigo intitulado Memórias e Identidades em Narrativas Afro-Amazônicas: Resíduos, Resistências e Ensino de História Comunitária investiga o Marabaixo como uma prática cultural afroamapaense que ressignifica memória, identidade e resistência. Através da análise dos ladrões de Marabaixo, o estudo examina como elementos históricos e simbólicos são incorporados e preservados, funcionando como arquivos culturais que mantêm viva a tradição comunitária. O texto defende que o ensino de história nas comunidades quilombolas, longe dos moldes tradicionais escolares, se fundamenta na contracolonialidade — um movimento de defesa identitária que propõe uma leitura de mundo que se opõe aos valores coloniais impostos, evocando moldes estéticos, políticos, sociais e religiosos alternativos. O conceito de Residualidade Literária e Cultural é aplicado para entender como as práticas performáticas do Marabaixo preservam e transformam esses resíduos culturais ao longo do tempo, fortalecendo a identidade coletiva afrodescendente e promovendo uma dinâmica contínua de recriação e resistência. Dessa forma, o artigo sugere que o Marabaixo representa uma forma viva de construção histórica, articulando memória, cultura e resistência como pilares fundamentais para a preservação e reinvenção das narrativas afro-amazônicas.
Objetivo deste trabalho é compreender como ocorrem as criações de identidades desenvolvidas pelo ... more Objetivo deste trabalho é compreender como ocorrem as criações de identidades desenvolvidas pelo personagem Conde Olaf, na obra Desventuras em Série. Tomamos como corpus a adaptação em formato de série, na Netflix. A escolha dessa obra foi feita porque a mesma possui um personagem que, durante as três temporadas da série, desenvolve várias identidades, adotando perspectivas distintas mediante atos específicos. No eixo teórico, utiliza-se de conceitos de Paul Ricoeur (1991), que delineou as lides de Identidade Narrativa; por Zygmunt Bauman (2001), de Identidade Líquida; e os de Suzi Frankl Sperber (2009), de Pulsão de Ficção. Buscamos compreender como as identidades fluidas de Olaf podem ser matizadas para além do simples disfarce, pois essas não se tratam somente de emprego de indumentárias e acessórios, porém de uma nova essência, de um devir balizado pela intriga da narrativa.
Resumo: O movimento Hip Hop, sobretudo o Rap, é uma expressão de lutas sociais por meio das narra... more Resumo: O movimento Hip Hop, sobretudo o Rap, é uma expressão de lutas sociais por meio das narrativas contidas nas canções. O corpus desta pesquisa é o álbum Sobrevivendo no inferno (1997), dos Racionais MC's, analisando aspectos de identidade narrativa nas canções como forma de subverter a opressão social sofrida pelas periferias negras. A pesquisa realizada analisou três canções da obra: Capítulo 4, versículo 3, Mágico de Oz e Fórmula mágica da paz. As canções retratam as agruras da vida nas periferias brasileiras e as estratégias de sobrevivência nessa realidade marcada pela violência racial. Diante do silenciamento social imposto pelo racismo, a expressão artística engajada, como o Rap, tem potencial de quebrar esse silenciamento e explicitar estruturas sociais injustas para suas vítimas bem como agir para subvertê-las.
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar a constituição do campo simbólico empregado p... more RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar a constituição do campo simbólico empregado por Ariano Suassuna à ilustração de suas obras, principalmente aquelas que compõem o Romance d'A Pedra do Reino, no que tange à presença de um caráter ameríndio cosmogônico ressignificado pela interpretação mítica cariri que se instaurara em seu discurso, constituído por resíduos de memória e de mentalidades redivivos em rastros significativos que integralizam obras plásticas (eruditas e populares) e sinais rupestres em sua obra literária. Objetiva-se, ainda, debater a forma como esses rastros são constituídos num todo partilhado, distinto de sua origem, em marcador residual de presença de mentalidade ameríndia canibalizada em sua obra literária.
Este artigo se dedica à análise do conto de Paulo Tarso Barros “O Benzedor de Espingarda”, a fim ... more Este artigo se dedica à análise do conto de Paulo Tarso Barros “O Benzedor de Espingarda”, a fim de compreender como sinais religiosos, culturais, de tradição e de memória forem empregados à tessitura de uma identidade narrativa que cristaliza a mentalidade do homem amazônico. Para tanto, municiamo-nos dos escritos de Clifford Geertz (1997; 2008), Stuart Hall (1997; 2000), Homi K. Bhabha (2013) e Paul Ricoeur (1997; 2006; 2014), entre outros, seguindo o fio de que o fato narrado pelo autor, capturado pela efabulação, fora ressignificado em imaginário e em intriga narrativa, numa enunciação responsável por tornar a prática de benzedura numa releitura do que há de humano nessa tradição, constituindo relações e significados do sujeito em contextos religiosos e culturais que legitimam e difundem não somente a prática, mas todo o campo simbólico que esta coaduna.
Este estudo lança mão de discussões e análises acerca do processo de construção e corporificação ... more Este estudo lança mão de discussões e análises acerca do processo de construção e corporificação de elementos históricos, culturais, identitários e de religiosidade nos ladrões de Marabaixo-poesia de base oral musicalizada e entoada nas festi-vidades de grupos de Marabaixo, no Estado do Amapá, com ênfase na cidade de Macapá. Um dos objetivos é a compreensão das relações estabelecidas entre es-ses versos de ladrões com elementos históricos, de identidade cultural e religiosos da sociedade amapaense. Buscou-se também debater questões como a tradição oral, a memória coletiva, os estigmas, a ancestralidade e a performance cultural. Palavras-chave: Identidade Cultural. História. Memória. Religiosidade. O presente estudo objetiva debater e analisar os ladrões 1 de Marabaixo 2 a partir de questões de identidade cultural, memória, contexto histórico e religioso, além de aspectos concernentes à performance e à tradição oral que se fazem pre
RESUMO: Hannah Arendt, intelectual de origem germânica e judaica, apresenta, em suas obras, temas... more RESUMO: Hannah Arendt, intelectual de origem germânica e judaica, apresenta, em suas obras, temas contundentes e caros ao século XX, tais como as relações entre poder e estado e entre política e homem. Embora muitos a estudem no campo da filosofia, Arendt recusa este rótulo, preferindo que suas obras sejam recebidas no campo da teoria política. As obras Origens do Totalitarismo (1989), A Condição Humana (1999) e Eichmann em Jerusalém (2004) permitem uma reflexão e uma análise de discursos contemporâneos nos quais a temática das identidades ressignificam relações de alteridade na concepção do humano e na simbólica da banalização do mal em discursos de intolerância étnico-religiosa. A partir de um corpus eleito da seção "comentários dos leitores" de notícia no site g1.globo.com, "Jovem mulçumana é agredida em hospital nos Estados Unidos", estuda-se, neste estudo, a forma como estas informações são recebidas pelos leitores da página eletrônica de mídia. Selecionamos textos que evidenciam o preconceito de ordem étnico-religiosa em relação ao estrangeiro e que, além da perpetuação do ódio, potencializam a negação do Outro, as diversas identidades e alteridades, comumente incompreendidas no Ocidente. Para tal pesquisa, percebemos que as teses de Hannah Arendt acerca do ódio, ainda que dirigidas a
Perspectivismo Ameríndio nos Discursos Mitificados do Catolicismo Popular na Amazônia Resumo: O p... more Perspectivismo Ameríndio nos Discursos Mitificados do Catolicismo Popular na Amazônia Resumo: O presente artigo tem por objetivo problematizar, mediante os aportes teóricos dos estudos pós-coloniais, o projeto colonizador da Igreja Católica para com expressões do catolicismo popular da Amazônia Amapaense, a exemplo do Mito da Cobra Grande, constituído como projeto centrado em pressupostos eurocêntricos e judaico-cristãos em detrimentos das expressões afro-ameríndias identitárias, cultural e religiosamente, das comunidades católicas da zona urbana e rural da Amazônia brasileira. A população amazônica desenvolve estratégias de resistência e reexistência com o intuito de manutenção das suas tradições religiosas em torno da festa dos santos, romarias, festejos, terços, quermesses, e outras atividades como fundação de origem ou retorno às origens para a instauração de identidade narrativa. Palavras-chave: Catolicismo Popular; Religiões e Religiosidades na Amazônia Amapaense; Identidade Narrativa; Pós-colonialismo. Amerindian Perspectivism in the Mythicized Discourses of Popular Catholicism in the Amazon Abstract: This article aims to problematize, through the theoretical contributions of the post-colonial studies, the catholic church"s colonization project towards the Amapaense Amazon"s popular catholicism-such as the Myth of Cobra Grande-constituted as a project evolved around eurocentric and judeo-christian assumptions to the detriment of afro-amerindian cultural, identity and religious expressions, of catholic communities in the urban and rural areas of the brazilian Amazon. The amazonian population develops strategies of resistance and re-existence in order to maintain their religious traditions around festa dos santos (festival of saints), pilgrimages, festivities, rosaries, quermesses, and other activities as forms of origins establishment or origins return for the foundation of a narrative identity. Perspectivismo amerindio en los discursos míticos del catolicismo popular en la Amazonía Resumen: Este artículo tiene como objetivo problematizar, a través de las contribuciones teóricas de los estudios poscoloniales, el proyecto de colonización de la iglesia católica hacia el catolicismo popular amapaense de la Amazonía, como el Mito de la Cobra Grande, constituido como un proyecto desarrollado alrededor del eurocentrismo y el judeocristiano. supuestos en detrimento de las expresiones culturales, de identidad y religiosas afro-amerindias, de las comunidades católicas en las zonas urbanas y rurales de la Amazonía brasileña. La población amazónica desarrolla estrategias de resistencia y re-existencia con el fin de mantener sus tradiciones religiosas en torno a la fiesta de los santos, peregrinaciones, festividades, rosarios, quermesses y otras actividades como formas de establecimiento de orígenes u orígenes que regresan a la fundación. de una identidad narrativa. Amapá se encuentra en la región de Plato das Guianas. Palabras clave: catolicismo popular; Religiones y religiosidades en la Amazonía amapaense; Identidad narrativa; Postcolonialismo. Recebido em: 13/05/2020 Aprovado em: 22/07/2020
O presente estudo tem por objetivo analisar a representação efabulada de onça na tessitura da obr... more O presente estudo tem por objetivo analisar a representação efabulada de onça na tessitura da obra Romance d´A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, de Ariano Suassuna, a fim de compreender como o campo simbólico ulterior à metamorfose e às caçadas de Quaderna foram matizadas pelo contágio, pelo resíduo, pela permanência de uma mentalidade perspectivista ameríndia no ethos do narrador e personagem central dessa obra. Defendo que seus trajes, atitudes e gestualidades, sua constituição e sua astúcia não se perfazem por deformação de espírito, mas por marcadores de corporalidade teriomórfica pela posição que ocupa dentro das tramas do enredo no qual atua, numa condição cambiante não do ser, e sim do estar na cadeia trófica desse discurso cosmogônico do sertão nordestino.
ABSTRACT: The following study aims to analyze jaguar's fable-like representation amongst the Romance d'A Pedra do Reino e o Principe do Sangue do vai-e-volta, Ariano Suassuna's works, in order to understand the symbolic field subsequent to the metamorphosis, and how the Quaderna games were shaded by contamination, by the residue, by the permanence of an Amerindian perspectivist mentality in the narrator's ethos and central character of this work. Defending its clothing, attitudes and gestures, its constitution and its cunning are not made up by spirit deformity, but by markers of teriomorphic corporeality position it occupies within the plot, in changing conditions of not being, and rather, being in the trophic chain of this cosmogonic discourse in the northeastern sertão.
O artigo intitulado Memórias e Identidades em Narrativas Afro-Amazônicas: Resíduos, Resistências ... more O artigo intitulado Memórias e Identidades em Narrativas Afro-Amazônicas: Resíduos, Resistências e Ensino de História Comunitária investiga o Marabaixo como uma prática cultural afroamapaense que ressignifica memória, identidade e resistência. Através da análise dos ladrões de Marabaixo, o estudo examina como elementos históricos e simbólicos são incorporados e preservados, funcionando como arquivos culturais que mantêm viva a tradição comunitária. O texto defende que o ensino de história nas comunidades quilombolas, longe dos moldes tradicionais escolares, se fundamenta na contracolonialidade — um movimento de defesa identitária que propõe uma leitura de mundo que se opõe aos valores coloniais impostos, evocando moldes estéticos, políticos, sociais e religiosos alternativos. O conceito de Residualidade Literária e Cultural é aplicado para entender como as práticas performáticas do Marabaixo preservam e transformam esses resíduos culturais ao longo do tempo, fortalecendo a identidade coletiva afrodescendente e promovendo uma dinâmica contínua de recriação e resistência. Dessa forma, o artigo sugere que o Marabaixo representa uma forma viva de construção histórica, articulando memória, cultura e resistência como pilares fundamentais para a preservação e reinvenção das narrativas afro-amazônicas.
Objetivo deste trabalho é compreender como ocorrem as criações de identidades desenvolvidas pelo ... more Objetivo deste trabalho é compreender como ocorrem as criações de identidades desenvolvidas pelo personagem Conde Olaf, na obra Desventuras em Série. Tomamos como corpus a adaptação em formato de série, na Netflix. A escolha dessa obra foi feita porque a mesma possui um personagem que, durante as três temporadas da série, desenvolve várias identidades, adotando perspectivas distintas mediante atos específicos. No eixo teórico, utiliza-se de conceitos de Paul Ricoeur (1991), que delineou as lides de Identidade Narrativa; por Zygmunt Bauman (2001), de Identidade Líquida; e os de Suzi Frankl Sperber (2009), de Pulsão de Ficção. Buscamos compreender como as identidades fluidas de Olaf podem ser matizadas para além do simples disfarce, pois essas não se tratam somente de emprego de indumentárias e acessórios, porém de uma nova essência, de um devir balizado pela intriga da narrativa.
Resumo: O movimento Hip Hop, sobretudo o Rap, é uma expressão de lutas sociais por meio das narra... more Resumo: O movimento Hip Hop, sobretudo o Rap, é uma expressão de lutas sociais por meio das narrativas contidas nas canções. O corpus desta pesquisa é o álbum Sobrevivendo no inferno (1997), dos Racionais MC's, analisando aspectos de identidade narrativa nas canções como forma de subverter a opressão social sofrida pelas periferias negras. A pesquisa realizada analisou três canções da obra: Capítulo 4, versículo 3, Mágico de Oz e Fórmula mágica da paz. As canções retratam as agruras da vida nas periferias brasileiras e as estratégias de sobrevivência nessa realidade marcada pela violência racial. Diante do silenciamento social imposto pelo racismo, a expressão artística engajada, como o Rap, tem potencial de quebrar esse silenciamento e explicitar estruturas sociais injustas para suas vítimas bem como agir para subvertê-las.
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar a constituição do campo simbólico empregado p... more RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar a constituição do campo simbólico empregado por Ariano Suassuna à ilustração de suas obras, principalmente aquelas que compõem o Romance d'A Pedra do Reino, no que tange à presença de um caráter ameríndio cosmogônico ressignificado pela interpretação mítica cariri que se instaurara em seu discurso, constituído por resíduos de memória e de mentalidades redivivos em rastros significativos que integralizam obras plásticas (eruditas e populares) e sinais rupestres em sua obra literária. Objetiva-se, ainda, debater a forma como esses rastros são constituídos num todo partilhado, distinto de sua origem, em marcador residual de presença de mentalidade ameríndia canibalizada em sua obra literária.
Este artigo se dedica à análise do conto de Paulo Tarso Barros “O Benzedor de Espingarda”, a fim ... more Este artigo se dedica à análise do conto de Paulo Tarso Barros “O Benzedor de Espingarda”, a fim de compreender como sinais religiosos, culturais, de tradição e de memória forem empregados à tessitura de uma identidade narrativa que cristaliza a mentalidade do homem amazônico. Para tanto, municiamo-nos dos escritos de Clifford Geertz (1997; 2008), Stuart Hall (1997; 2000), Homi K. Bhabha (2013) e Paul Ricoeur (1997; 2006; 2014), entre outros, seguindo o fio de que o fato narrado pelo autor, capturado pela efabulação, fora ressignificado em imaginário e em intriga narrativa, numa enunciação responsável por tornar a prática de benzedura numa releitura do que há de humano nessa tradição, constituindo relações e significados do sujeito em contextos religiosos e culturais que legitimam e difundem não somente a prática, mas todo o campo simbólico que esta coaduna.
Este estudo lança mão de discussões e análises acerca do processo de construção e corporificação ... more Este estudo lança mão de discussões e análises acerca do processo de construção e corporificação de elementos históricos, culturais, identitários e de religiosidade nos ladrões de Marabaixo-poesia de base oral musicalizada e entoada nas festi-vidades de grupos de Marabaixo, no Estado do Amapá, com ênfase na cidade de Macapá. Um dos objetivos é a compreensão das relações estabelecidas entre es-ses versos de ladrões com elementos históricos, de identidade cultural e religiosos da sociedade amapaense. Buscou-se também debater questões como a tradição oral, a memória coletiva, os estigmas, a ancestralidade e a performance cultural. Palavras-chave: Identidade Cultural. História. Memória. Religiosidade. O presente estudo objetiva debater e analisar os ladrões 1 de Marabaixo 2 a partir de questões de identidade cultural, memória, contexto histórico e religioso, além de aspectos concernentes à performance e à tradição oral que se fazem pre
RESUMO: Hannah Arendt, intelectual de origem germânica e judaica, apresenta, em suas obras, temas... more RESUMO: Hannah Arendt, intelectual de origem germânica e judaica, apresenta, em suas obras, temas contundentes e caros ao século XX, tais como as relações entre poder e estado e entre política e homem. Embora muitos a estudem no campo da filosofia, Arendt recusa este rótulo, preferindo que suas obras sejam recebidas no campo da teoria política. As obras Origens do Totalitarismo (1989), A Condição Humana (1999) e Eichmann em Jerusalém (2004) permitem uma reflexão e uma análise de discursos contemporâneos nos quais a temática das identidades ressignificam relações de alteridade na concepção do humano e na simbólica da banalização do mal em discursos de intolerância étnico-religiosa. A partir de um corpus eleito da seção "comentários dos leitores" de notícia no site g1.globo.com, "Jovem mulçumana é agredida em hospital nos Estados Unidos", estuda-se, neste estudo, a forma como estas informações são recebidas pelos leitores da página eletrônica de mídia. Selecionamos textos que evidenciam o preconceito de ordem étnico-religiosa em relação ao estrangeiro e que, além da perpetuação do ódio, potencializam a negação do Outro, as diversas identidades e alteridades, comumente incompreendidas no Ocidente. Para tal pesquisa, percebemos que as teses de Hannah Arendt acerca do ódio, ainda que dirigidas a
Perspectivismo Ameríndio nos Discursos Mitificados do Catolicismo Popular na Amazônia Resumo: O p... more Perspectivismo Ameríndio nos Discursos Mitificados do Catolicismo Popular na Amazônia Resumo: O presente artigo tem por objetivo problematizar, mediante os aportes teóricos dos estudos pós-coloniais, o projeto colonizador da Igreja Católica para com expressões do catolicismo popular da Amazônia Amapaense, a exemplo do Mito da Cobra Grande, constituído como projeto centrado em pressupostos eurocêntricos e judaico-cristãos em detrimentos das expressões afro-ameríndias identitárias, cultural e religiosamente, das comunidades católicas da zona urbana e rural da Amazônia brasileira. A população amazônica desenvolve estratégias de resistência e reexistência com o intuito de manutenção das suas tradições religiosas em torno da festa dos santos, romarias, festejos, terços, quermesses, e outras atividades como fundação de origem ou retorno às origens para a instauração de identidade narrativa. Palavras-chave: Catolicismo Popular; Religiões e Religiosidades na Amazônia Amapaense; Identidade Narrativa; Pós-colonialismo. Amerindian Perspectivism in the Mythicized Discourses of Popular Catholicism in the Amazon Abstract: This article aims to problematize, through the theoretical contributions of the post-colonial studies, the catholic church"s colonization project towards the Amapaense Amazon"s popular catholicism-such as the Myth of Cobra Grande-constituted as a project evolved around eurocentric and judeo-christian assumptions to the detriment of afro-amerindian cultural, identity and religious expressions, of catholic communities in the urban and rural areas of the brazilian Amazon. The amazonian population develops strategies of resistance and re-existence in order to maintain their religious traditions around festa dos santos (festival of saints), pilgrimages, festivities, rosaries, quermesses, and other activities as forms of origins establishment or origins return for the foundation of a narrative identity. Perspectivismo amerindio en los discursos míticos del catolicismo popular en la Amazonía Resumen: Este artículo tiene como objetivo problematizar, a través de las contribuciones teóricas de los estudios poscoloniales, el proyecto de colonización de la iglesia católica hacia el catolicismo popular amapaense de la Amazonía, como el Mito de la Cobra Grande, constituido como un proyecto desarrollado alrededor del eurocentrismo y el judeocristiano. supuestos en detrimento de las expresiones culturales, de identidad y religiosas afro-amerindias, de las comunidades católicas en las zonas urbanas y rurales de la Amazonía brasileña. La población amazónica desarrolla estrategias de resistencia y re-existencia con el fin de mantener sus tradiciones religiosas en torno a la fiesta de los santos, peregrinaciones, festividades, rosarios, quermesses y otras actividades como formas de establecimiento de orígenes u orígenes que regresan a la fundación. de una identidad narrativa. Amapá se encuentra en la región de Plato das Guianas. Palabras clave: catolicismo popular; Religiones y religiosidades en la Amazonía amapaense; Identidad narrativa; Postcolonialismo. Recebido em: 13/05/2020 Aprovado em: 22/07/2020
O presente estudo tem por objetivo analisar a representação efabulada de onça na tessitura da obr... more O presente estudo tem por objetivo analisar a representação efabulada de onça na tessitura da obra Romance d´A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, de Ariano Suassuna, a fim de compreender como o campo simbólico ulterior à metamorfose e às caçadas de Quaderna foram matizadas pelo contágio, pelo resíduo, pela permanência de uma mentalidade perspectivista ameríndia no ethos do narrador e personagem central dessa obra. Defendo que seus trajes, atitudes e gestualidades, sua constituição e sua astúcia não se perfazem por deformação de espírito, mas por marcadores de corporalidade teriomórfica pela posição que ocupa dentro das tramas do enredo no qual atua, numa condição cambiante não do ser, e sim do estar na cadeia trófica desse discurso cosmogônico do sertão nordestino.
ABSTRACT: The following study aims to analyze jaguar's fable-like representation amongst the Romance d'A Pedra do Reino e o Principe do Sangue do vai-e-volta, Ariano Suassuna's works, in order to understand the symbolic field subsequent to the metamorphosis, and how the Quaderna games were shaded by contamination, by the residue, by the permanence of an Amerindian perspectivist mentality in the narrator's ethos and central character of this work. Defending its clothing, attitudes and gestures, its constitution and its cunning are not made up by spirit deformity, but by markers of teriomorphic corporeality position it occupies within the plot, in changing conditions of not being, and rather, being in the trophic chain of this cosmogonic discourse in the northeastern sertão.
Uploads
Papers by Marcos Paulo Torres Pereira
um personagem que, durante as três temporadas da série, desenvolve várias identidades, adotando perspectivas distintas mediante atos específicos. No eixo teórico, utiliza-se de conceitos de Paul Ricoeur (1991), que delineou as lides de Identidade Narrativa; por Zygmunt Bauman (2001), de Identidade Líquida; e os de Suzi Frankl Sperber (2009), de Pulsão de Ficção. Buscamos compreender como as identidades fluidas de Olaf podem ser matizadas para além do simples disfarce, pois essas não se tratam somente de emprego de indumentárias e acessórios, porém de uma nova essência, de um devir balizado pela intriga da narrativa.
ABSTRACT: The following study aims to analyze jaguar's fable-like representation amongst the Romance d'A Pedra do Reino e o Principe do Sangue do vai-e-volta, Ariano Suassuna's works, in order to understand the symbolic field subsequent to the metamorphosis, and how the Quaderna games were shaded by contamination, by the residue, by the permanence of an Amerindian perspectivist mentality in the narrator's ethos and central character of this work. Defending its clothing, attitudes and gestures, its constitution and its cunning are not made up by spirit deformity, but by markers of teriomorphic corporeality position it occupies within the plot, in changing conditions of not being, and rather, being in the trophic chain of this cosmogonic discourse in the northeastern sertão.
um personagem que, durante as três temporadas da série, desenvolve várias identidades, adotando perspectivas distintas mediante atos específicos. No eixo teórico, utiliza-se de conceitos de Paul Ricoeur (1991), que delineou as lides de Identidade Narrativa; por Zygmunt Bauman (2001), de Identidade Líquida; e os de Suzi Frankl Sperber (2009), de Pulsão de Ficção. Buscamos compreender como as identidades fluidas de Olaf podem ser matizadas para além do simples disfarce, pois essas não se tratam somente de emprego de indumentárias e acessórios, porém de uma nova essência, de um devir balizado pela intriga da narrativa.
ABSTRACT: The following study aims to analyze jaguar's fable-like representation amongst the Romance d'A Pedra do Reino e o Principe do Sangue do vai-e-volta, Ariano Suassuna's works, in order to understand the symbolic field subsequent to the metamorphosis, and how the Quaderna games were shaded by contamination, by the residue, by the permanence of an Amerindian perspectivist mentality in the narrator's ethos and central character of this work. Defending its clothing, attitudes and gestures, its constitution and its cunning are not made up by spirit deformity, but by markers of teriomorphic corporeality position it occupies within the plot, in changing conditions of not being, and rather, being in the trophic chain of this cosmogonic discourse in the northeastern sertão.