Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Pesquisa e atua nas áreas de políticas públicas de educação, avaliação, educação de jovens e adultos e ensino de História. Realiza assessorias para a construção de currículos na área de ciências humanas e na educação de jovens e adultos. Atua como professor convidado do magister em Educação de Jovens e Adultos da Universidade Play Ancha (UPLA), Valparaíso, Chile. É coordenador Executivo Adjunto da ONG Ação Educativa e coordenador do curso de Educação Profissional do Colégio Santa Cruz.
Situada no contexto histórico, político e social de nosso país, a educação de jovens e adultos (E... more Situada no contexto histórico, político e social de nosso país, a educação de jovens e adultos (EJA) é apresentada, estabelecendo-se um diálogo com a prática em sala de aula dessa modalidade negligenciada e tão fundamental para a construção de um país mais justo. O livro volta-se para futuros professores que se preparam para atuar na educação de jovens e adultos e para educadores que já atuam na área e que precisam ampliar sua formação para enfrentar novos e velhos desafios. Uma obra afinada com as mudanças necessárias para transformar o país que temos no país que queremos.
Análise dos programas de alfabetização desenvolvidos pelo governo federal entre os anos 1970 e 20... more Análise dos programas de alfabetização desenvolvidos pelo governo federal entre os anos 1970 e 2010, com ênfase nos resultados obtidos pelos mesmos e seu restrito alcance.
New Directions for Adult and Continuing Education, 2021
This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. I... more This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. It provides principles and frameworks for anti-racist youth and adult education.
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 2016
CATELLI JR., R.; HADDAD, S.; RIBEIRO, V. M. (orgs.) A EJA em Xeque - Desafios das políticas de Ed... more CATELLI JR., R.; HADDAD, S.; RIBEIRO, V. M. (orgs.) A EJA em Xeque - Desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI. São Paulo: Global, 2014
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 2016
Ao longo dos anos a educação de jovens e adultos foi se constituindo como espaço de inclusão e en... more Ao longo dos anos a educação de jovens e adultos foi se constituindo como espaço de inclusão e enfrentamento das desigualdades tanto no Brasil como no campo internacional, tal qual indicam os documentos das Conferências de Educação de Adultos (CONFINTEA). Neste artigo, destacamos o desafio da inclusão do grupo de pessoas LGBT, especialmente travestis e transexuais, na agenda de debate, pesquisa e ação para o movimento de defesa da modalidade. Analisamos os resultados de estudos qualitativos que mostram o grande processo de exclusão vivido pela população LGBT dos espaços escolares e a necessidade de trazermos novos dados de pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de reafirmar o lugar da EJA como estratégia fundamental para a garantia do direito humano à educação, incluindo-se o grupo LGBT. PALAVRAS-CHAVE: Educação de jovens e adultos; inclusão social; LGBT
Este artigo discute o processo de criação e os resultados de uma experiência de avaliação sobre o... more Este artigo discute o processo de criação e os resultados de uma experiência de avaliação sobre o domínio de habilidades científicas de jovens e adultos em situações cotidianas. O caráter inovador da proposta está em avaliar práticas sociais de uso da linguagem científica por meio da criação de um indicador de letramento científico. Não se trata, portanto, de uma avaliação de conhecimentos construídos em contextos escolares.
Este artigo busca aprofundar as discussões sobre usos da linguagem em contexto de trabalho para e... more Este artigo busca aprofundar as discussões sobre usos da linguagem em contexto de trabalho para elucidar aspectos importantes no processo de concepção e de execução de propostas educacionais para jovens e adultos trabalhadores. Para tanto, apresenta os principais resultados de uma experiência de educação não escolar em uma indústria petroquímica, elaborada com foco no desenvolvimento de práticas de letramento e de numeramento situadas de acordo com o contexto de vida e de trabalho dos sujeitos envolvidos. Em linhas gerais, este artigo aponta que jovens e adultos trabalhadores possuem vivências e trajetórias de vida que favorecem(eram) o domínio de práticas de letramento e de numeramento próprias a determinadas realidades e que não necessariamente são práticas intercambiáveis, ou seja, aponta a necessidade de aproximação entre propostas formativas e o cotidiano dos sujeitos a que se dirigem.
Com base no levantamento de documentos e da bibliografia existente, na análise de dados quantitat... more Com base no levantamento de documentos e da bibliografia existente, na análise de dados quantitativos e entrevistas qualitativas com gestores públicos, o artigo discute o processo de criação e implementação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em um cenário de disputas políticas sobre os caminhos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil a partir de 2002. Sistematiza informações existentes sobre o Encceja e utiliza os dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na perspectiva de contribuir para o debate público sobre o tema da certificação na EJA.
New Directions for Adult and Continuing Education, 2021
This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. I... more This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. It provides principles and frameworks for anti-racist youth and adult education.
This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. I... more This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. It provides principles and frameworks for anti-racist youth and adult education.
O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e a... more O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e adulta paulistana, analisa a evolução da cobertura escolar nessa modalidade educativa e faz recomendações para a política educacional do município de São Paulo. Por meio de levantamento de dados referentes às matrículas, evasão e desempenho dos estudantes jovens e adultos na rede municipal no período de 2014 a 2016, além dos dados sobre analfabetismo na cidade, verifica-se que pequena parte da demanda é atendida. Embora exista uma positiva diversidade de formas de atendimento, há grande concentração em um único modelo, o que faz com que não se consiga, efetivamente, atrair a diversidade de sujeitos presentes nas diferentes regiões da cidade. Palavras-chave: Prova Brasil, Mineração de Dados, Políticas Educacionais, Rendimento Escolar. La política paulistana de eja: territorios y desigualdadesEl artículo realiza un diagnóstico de los niveles de alfabetización y escolaridad de la población j...
Conferência proferida em Buenos aires acerca da situação da Educação de Jovens e Adultos na Améri... more Conferência proferida em Buenos aires acerca da situação da Educação de Jovens e Adultos na América Latina no contexto de retrocesso da democracia e dos direitos humanos.
O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e a... more O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e adulta paulistana, analisa a evolução da cobertura escolar nessa modalidade educativa e faz recomendações para a política educacional do município de São Paulo. Por meio de levantamento de dados referentes às matrículas, evasão e desempenho dos estudantes jovens e adultos na rede municipal no período de 2014 a 2016, além dos dados sobre analfabetismo na cidade, verifica-se que pequena parte da demanda é atendida. Embora exista uma positiva diversidade de formas de atendimento, há grande concen-tração em um único modelo, o que faz com que não se consiga, efetivamente, atrair a diversidade de sujeitos presentes nas diferentes regiões da cidade.
O artigo destaca o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) como medida para o nível de alfabeti... more O artigo destaca o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) como medida para o nível de alfabetismo de jovens e adultos. Leva em consideração o uso da leitura, da escrita e da matemática na vida social.
Resumen Como estudio especial del Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) buscamos establecer l... more Resumen Como estudio especial del Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) buscamos establecer las relaciones entre alfabetismo y el mundo del trabajo. Además de lo que se constituye como aprendizaje en los espacios escolares, investigamos en qué medida el mundo del trabajo es un espacio de múltiples prácticas de literacia y de numeracia de personas trabajadoras, afectando las condiciones de alfabetismo de determinados segmentos poblacionales insertados en los más diferentes campos profesionales. Los resultados permiten afirmar que hay claras distinciones en los grupos de alfabetismo teniendo en cuenta diferentes profesiones y actividades laborales. Se observa que tales diferencias deben tener en cuenta variables como escolaridad, renta y otros posibles elementos asociados a los grupos de alfabetismo. En el estudio se observa que en la mayoría de las profesiones y casos analizados, los espacios de trabajo no demandan el uso intensivo de la lectura, la escritura y la resolución de problemas. Palabras claves: Alfabetismo; Literacia; Educación de Jóvenes y Adultos.
The objective of the 2015 edition of the National Indicator of Functional Literacy (Inaf) was to ... more The objective of the 2015 edition of the National Indicator of Functional Literacy (Inaf) was to analyze literacy levels in the digital context. The survey sought to understand to what degree the use of forms of communication such as social networking websites, e-mail, and the various uses of the Internet can help develop new skills and produce different outcomes relative to literacy levels, in comparison with more conventional forms of reading and writing, such as books, newspapers, and magazines. The results of the study showed that a greater number of people with low literacy levels participated in activities related to the reading and writing universe when carrying out certain activities linked to the digital context. However, this expansion referred to a restricted number of actions, such as reading and " liking " messages on Facebook, or sending messages via WhatsApp.
Destaca o conceito de alfabetismo e seu desenvolvimento nas últimas décadas no contexto internaci... more Destaca o conceito de alfabetismo e seu desenvolvimento nas últimas décadas no contexto internacional e brasileiro. Discute o significado destas avaliações para a construção de currículos na educação de jovens e adultos.
Situada no contexto histórico, político e social de nosso país, a educação de jovens e adultos (E... more Situada no contexto histórico, político e social de nosso país, a educação de jovens e adultos (EJA) é apresentada, estabelecendo-se um diálogo com a prática em sala de aula dessa modalidade negligenciada e tão fundamental para a construção de um país mais justo. O livro volta-se para futuros professores que se preparam para atuar na educação de jovens e adultos e para educadores que já atuam na área e que precisam ampliar sua formação para enfrentar novos e velhos desafios. Uma obra afinada com as mudanças necessárias para transformar o país que temos no país que queremos.
Análise dos programas de alfabetização desenvolvidos pelo governo federal entre os anos 1970 e 20... more Análise dos programas de alfabetização desenvolvidos pelo governo federal entre os anos 1970 e 2010, com ênfase nos resultados obtidos pelos mesmos e seu restrito alcance.
New Directions for Adult and Continuing Education, 2021
This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. I... more This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. It provides principles and frameworks for anti-racist youth and adult education.
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 2016
CATELLI JR., R.; HADDAD, S.; RIBEIRO, V. M. (orgs.) A EJA em Xeque - Desafios das políticas de Ed... more CATELLI JR., R.; HADDAD, S.; RIBEIRO, V. M. (orgs.) A EJA em Xeque - Desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI. São Paulo: Global, 2014
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 2016
Ao longo dos anos a educação de jovens e adultos foi se constituindo como espaço de inclusão e en... more Ao longo dos anos a educação de jovens e adultos foi se constituindo como espaço de inclusão e enfrentamento das desigualdades tanto no Brasil como no campo internacional, tal qual indicam os documentos das Conferências de Educação de Adultos (CONFINTEA). Neste artigo, destacamos o desafio da inclusão do grupo de pessoas LGBT, especialmente travestis e transexuais, na agenda de debate, pesquisa e ação para o movimento de defesa da modalidade. Analisamos os resultados de estudos qualitativos que mostram o grande processo de exclusão vivido pela população LGBT dos espaços escolares e a necessidade de trazermos novos dados de pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de reafirmar o lugar da EJA como estratégia fundamental para a garantia do direito humano à educação, incluindo-se o grupo LGBT. PALAVRAS-CHAVE: Educação de jovens e adultos; inclusão social; LGBT
Este artigo discute o processo de criação e os resultados de uma experiência de avaliação sobre o... more Este artigo discute o processo de criação e os resultados de uma experiência de avaliação sobre o domínio de habilidades científicas de jovens e adultos em situações cotidianas. O caráter inovador da proposta está em avaliar práticas sociais de uso da linguagem científica por meio da criação de um indicador de letramento científico. Não se trata, portanto, de uma avaliação de conhecimentos construídos em contextos escolares.
Este artigo busca aprofundar as discussões sobre usos da linguagem em contexto de trabalho para e... more Este artigo busca aprofundar as discussões sobre usos da linguagem em contexto de trabalho para elucidar aspectos importantes no processo de concepção e de execução de propostas educacionais para jovens e adultos trabalhadores. Para tanto, apresenta os principais resultados de uma experiência de educação não escolar em uma indústria petroquímica, elaborada com foco no desenvolvimento de práticas de letramento e de numeramento situadas de acordo com o contexto de vida e de trabalho dos sujeitos envolvidos. Em linhas gerais, este artigo aponta que jovens e adultos trabalhadores possuem vivências e trajetórias de vida que favorecem(eram) o domínio de práticas de letramento e de numeramento próprias a determinadas realidades e que não necessariamente são práticas intercambiáveis, ou seja, aponta a necessidade de aproximação entre propostas formativas e o cotidiano dos sujeitos a que se dirigem.
Com base no levantamento de documentos e da bibliografia existente, na análise de dados quantitat... more Com base no levantamento de documentos e da bibliografia existente, na análise de dados quantitativos e entrevistas qualitativas com gestores públicos, o artigo discute o processo de criação e implementação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em um cenário de disputas políticas sobre os caminhos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil a partir de 2002. Sistematiza informações existentes sobre o Encceja e utiliza os dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na perspectiva de contribuir para o debate público sobre o tema da certificação na EJA.
New Directions for Adult and Continuing Education, 2021
This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. I... more This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. It provides principles and frameworks for anti-racist youth and adult education.
This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. I... more This article focuses on the intersection of youth and adult education (YAE) and race in Brazil. It provides principles and frameworks for anti-racist youth and adult education.
O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e a... more O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e adulta paulistana, analisa a evolução da cobertura escolar nessa modalidade educativa e faz recomendações para a política educacional do município de São Paulo. Por meio de levantamento de dados referentes às matrículas, evasão e desempenho dos estudantes jovens e adultos na rede municipal no período de 2014 a 2016, além dos dados sobre analfabetismo na cidade, verifica-se que pequena parte da demanda é atendida. Embora exista uma positiva diversidade de formas de atendimento, há grande concentração em um único modelo, o que faz com que não se consiga, efetivamente, atrair a diversidade de sujeitos presentes nas diferentes regiões da cidade. Palavras-chave: Prova Brasil, Mineração de Dados, Políticas Educacionais, Rendimento Escolar. La política paulistana de eja: territorios y desigualdadesEl artículo realiza un diagnóstico de los niveles de alfabetización y escolaridad de la población j...
Conferência proferida em Buenos aires acerca da situação da Educação de Jovens e Adultos na Améri... more Conferência proferida em Buenos aires acerca da situação da Educação de Jovens e Adultos na América Latina no contexto de retrocesso da democracia e dos direitos humanos.
O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e a... more O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e adulta paulistana, analisa a evolução da cobertura escolar nessa modalidade educativa e faz recomendações para a política educacional do município de São Paulo. Por meio de levantamento de dados referentes às matrículas, evasão e desempenho dos estudantes jovens e adultos na rede municipal no período de 2014 a 2016, além dos dados sobre analfabetismo na cidade, verifica-se que pequena parte da demanda é atendida. Embora exista uma positiva diversidade de formas de atendimento, há grande concen-tração em um único modelo, o que faz com que não se consiga, efetivamente, atrair a diversidade de sujeitos presentes nas diferentes regiões da cidade.
O artigo destaca o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) como medida para o nível de alfabeti... more O artigo destaca o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) como medida para o nível de alfabetismo de jovens e adultos. Leva em consideração o uso da leitura, da escrita e da matemática na vida social.
Resumen Como estudio especial del Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) buscamos establecer l... more Resumen Como estudio especial del Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) buscamos establecer las relaciones entre alfabetismo y el mundo del trabajo. Además de lo que se constituye como aprendizaje en los espacios escolares, investigamos en qué medida el mundo del trabajo es un espacio de múltiples prácticas de literacia y de numeracia de personas trabajadoras, afectando las condiciones de alfabetismo de determinados segmentos poblacionales insertados en los más diferentes campos profesionales. Los resultados permiten afirmar que hay claras distinciones en los grupos de alfabetismo teniendo en cuenta diferentes profesiones y actividades laborales. Se observa que tales diferencias deben tener en cuenta variables como escolaridad, renta y otros posibles elementos asociados a los grupos de alfabetismo. En el estudio se observa que en la mayoría de las profesiones y casos analizados, los espacios de trabajo no demandan el uso intensivo de la lectura, la escritura y la resolución de problemas. Palabras claves: Alfabetismo; Literacia; Educación de Jóvenes y Adultos.
The objective of the 2015 edition of the National Indicator of Functional Literacy (Inaf) was to ... more The objective of the 2015 edition of the National Indicator of Functional Literacy (Inaf) was to analyze literacy levels in the digital context. The survey sought to understand to what degree the use of forms of communication such as social networking websites, e-mail, and the various uses of the Internet can help develop new skills and produce different outcomes relative to literacy levels, in comparison with more conventional forms of reading and writing, such as books, newspapers, and magazines. The results of the study showed that a greater number of people with low literacy levels participated in activities related to the reading and writing universe when carrying out certain activities linked to the digital context. However, this expansion referred to a restricted number of actions, such as reading and " liking " messages on Facebook, or sending messages via WhatsApp.
Destaca o conceito de alfabetismo e seu desenvolvimento nas últimas décadas no contexto internaci... more Destaca o conceito de alfabetismo e seu desenvolvimento nas últimas décadas no contexto internacional e brasileiro. Discute o significado destas avaliações para a construção de currículos na educação de jovens e adultos.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender, a partir de uma perspectiva comparada, as políticas ... more Esta pesquisa tem como objetivo compreender, a partir de uma perspectiva comparada, as políticas públicas de certificação de jovens e adultos por meio de exames nacionais para pessoas jovens e adultas desenvolvidas no Brasil, Chile e México. A análise leva em conta também a inserção dessas políticas em uma governança internacional, mediada por organismos como o Banco Mundial, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), responsável pela organização das Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEA).
La Educación de Personas Jóvenes y Adultas como estrategia para enfrentar las desigualdades en América Latina: de las políticas a las prácticas, 2022
Desde 2002 o Brasil mantém uma proposta de certificação para adultos com base em aplicação de pro... more Desde 2002 o Brasil mantém uma proposta de certificação para adultos com base em aplicação de provas nacionais que possibilitam concluir a educação básica sem que seja necessário frequentar uma escola. A partir de 2013 constitui-se também uma modalidade de avaliação específica do Exame Nacional de Certificação de Competências para Jovens e Adultos (ENCCEJA) para pessoas que vivem em situação de privação de liberdade. Este artigo analisa os resultados obtidos pelos estudantes nestes exames entre 2014 e 2019, tendo em vista os microdados de desempenho e perfil dos candidatos que realizaram os exames neste período. Coloca-se como pergunta a própria pertinência e relevância deste exame para estes públicos tendo em vista os resultados obtidos pelos candidatos.
Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC, 2019
Analisa a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no que se refere à Educação de Jovens e Adultos q... more Analisa a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no que se refere à Educação de Jovens e Adultos que não foi incluída na versão final aprovada. Trata-se de classificar esta ausência como mais um capítulo do lugar marginal que a educação de jovens e adultos ocupa nas políticas públicas de educação.
Pedagogía en contextos de encierro en América Latina, 2018
Artigo sobre a construção de uma política de educação em prisões no Brasil. Analisamos em que med... more Artigo sobre a construção de uma política de educação em prisões no Brasil. Analisamos em que medida a legislação criada foi capaz de criar condições adequadas para o desenvolvimento da educação em prisões no país. Levantamos dados para analisar em que medida os estados brasileiros desenvolveram planos políticos pedagógicos para atender a especificidade da educação em prisões e se criaram condições para que a educação de jovens e adultos ocorresse nestes espaços.
Discute a formulação de currículos na área de ciências humanas para a educação de jovens e adulto... more Discute a formulação de currículos na área de ciências humanas para a educação de jovens e adultos tendo em vista a perspectiva dos direitos humanos.
A edição de 2015 do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) teve como um de seus objetivos anal... more A edição de 2015 do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) teve como um de seus objetivos analisar os níveis de alfabetismo em contextos digitais. Buscamos compreender em que medida o uso de formas de comunicação como as redes sociais, e-mail e os vários possíveis usos da Internet podem desenvolver novas habilidades e trazer resultados diferentes, no que se refere ao nível de alfabetismo, quando comparados com as formas de leitura e escrita mais convencionais, como livros, jornais e revistas. Os resultados do estudo mostram que um maior número de pessoas com baixo nível de alfabetismo participa de atividades relacionadas ao universo da leitura e da escrita quando desempenham determinadas atividades ligadas ao contexto digital. Verifica-se, entretanto, que essa ampliação se refere a um número restrito de ações, como ler e curtir mensagens no Facebook ou enviar mensagens via WhatsApp.
O texto traça um painel política pública de educação de jovens e adultos no Brasil após o fim da ... more O texto traça um painel política pública de educação de jovens e adultos no Brasil após o fim da Ditadura Militar no Brasil, em 1985, até os dias atuais, estabelecendo uma análise crítica das formulações realizadas no período.
Análise dos programas de alfabetização desenvolvidos pelo governo federal entre os anos 1970 e 20... more Análise dos programas de alfabetização desenvolvidos pelo governo federal entre os anos 1970 e 2010, com ênfase nos resultados obtidos pelos mesmos e seu restrito alcance.
Análise das diretrizes operacionais para EJA e sua relação com a BNCC. Discute a artificialidade ... more Análise das diretrizes operacionais para EJA e sua relação com a BNCC. Discute a artificialidade das diretrizes para o contexto da EJA.
Uploads
Papers by Roberto Catelli Jr.