Papers by Guilherme Rocha Formicki
FÓRUM SP 23 - Caderno de Resumos, 2023
Este artigo apresenta a Cota de Responsabilidade, proposta desenvolvida pelo Gabinete da Cidade e... more Este artigo apresenta a Cota de Responsabilidade, proposta desenvolvida pelo Gabinete da Cidade e outras Organizações da Sociedade Civil (OSC) no âmbito da revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo. O objetivo da proposta, pensada como um rearranjo da Cota de Solidariedade, é estimular a construção de unidades de Habitação de Interesse Social (HIS) na Macroárea de Estruturação Metropolitana (MEM) e na Macroárea de Urbanização Consolidada (MUC). Outro objetivo é fortalecer a locação social na cidade. No artigo, apresenta-se também um diagnóstico sobre os problemas da aplicação atual da Cota de Solidariedade, bem como a mobilização das organizações citadas para garantir a modificação da legislação de acordo com a pressão popular.
Pesquisa de Iniciação Científica realizada na FAUUSP e voltada para a transformação do presídio d... more Pesquisa de Iniciação Científica realizada na FAUUSP e voltada para a transformação do presídio do Carandiru em Parque da Juventude. Undergraduate research on the transformation of Carandiru prison into the Juventude Park. Carried out at FAUUSP (Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo)
Anais do XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR Blumenau -SC -Brasil, 2022
Este trabalho parte da proposição que o território influencia a forma como o empreendedorismo soc... more Este trabalho parte da proposição que o território influencia a forma como o empreendedorismo socioambiental se manifesta. Nosso objetivo é verificar a aplicabilidade e a relevância das definições do Brasil e da literatura de negócios de impacto socioambiental para empreendimentos das periferias de São Paulo, dados os contextos destes territórios. Em um estudo de casos múltiplos com as empresas Enjoy Alimentação Orgânica e Jaubra pudemos compreender como as características de negócios de impacto socioambiental precisam ser estudadas dentro do contexto em que eles estão inseridos. Propomos também em um framework teórico que a partir do reconhecimento dos negócios como soluções de impacto socioambiental é possível potencializar a legitimidade destas organizações e, consequentemente, os resultados dos negócios e do ecossistema local nas periferias.
Revista TEL, 2022
Este ensaio visa desconstruir a relação epistemológica tradicional entre o "outro" da favela e o ... more Este ensaio visa desconstruir a relação epistemológica tradicional entre o "outro" da favela e o "eu" pesquisador. Propõe-se um exercício em que o objeto de estudo da favela se torna sujeito de diálogo com o pesquisador do asfalto. Espera-se que os pontos trazidos sirvam de baliza para acadêmicos treinados em escolas eurocêntricas e para gestores habituados às práticas normativas do Estado.
Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2021 : Brasília, DF), 2021
Na competição global por predominância econômica, cultural e política, nem todas as cidades conse... more Na competição global por predominância econômica, cultural e política, nem todas as cidades conseguem protagonismo. Para conquistá-lo, São Paulo está apostando em megaprojetos urbanos como as Operações Urbanas, que consolidam regiões propícias à exploração do mercado imobiliário. Nesse caso, atuam agentes do mercado financeiro mundial e do poder público municipal. Em uma possível rota de colisão com esses agentes, está a população residente nas favelas das áreas de intervenção. Neste artigo, analisaremos a participação das populações dessas favelas na competição mundial entre cidades. Nossa hipótese é que elas exercem uma participação passiva nesse jogo. Discutiremos as suas regras e as suas consequências sobre os residentes das favelas e sobre a dinâmica social dessas áreas.
Berkeley Planning Journal, 2018
Favelas in São Paulo, Brazil have been undergoing major transformations since the 1980s with the ... more Favelas in São Paulo, Brazil have been undergoing major transformations since the 1980s with the rise of upgrading programs. These programs are widely seen as ways of alleviating urban vulnerability. However, the fact that they change the political structure of favelas, causing power imbalances, goes often untold. This article discusses the outcomes of upgrading efforts in Favela do Sapé, placing a special emphasis on the social actors involved in the upgrading. Characters such as favela dwellers, governments, and parallel powers are assessed through a power planning lens. The present analysis also focuses on the social actors’ relational possibilities that are aimed at changing the power scenarios of favelas.
A atual política habitacional da Prefeitura de São Paulo inclui principalmente a urbanização de f... more A atual política habitacional da Prefeitura de São Paulo inclui principalmente a urbanização de favelas, que implica
construir unidades residenciais em assentamentos precários urbanizados. No entanto, essas unidades geralmente não
são construídas em uma velocidade que cubra os déficits habitacionais gerados pelas obras de urbanização. Dessa
forma, surge o modelo de locação social, que representa uma alternativa ainda embrionária à questão habitacional
paulistana e à garantia do direito à cidade no Brasil. Este trabalho analisa o estudo de caso do Palacete dos Artistas,
que é um exemplo de empreendimento de subsídio ao aluguel e que foi implementado para atender a uma população
específica e vulnerável no Centro de São Paulo. Apesar de sua viabilidade econômica ser comprometida, fatores
políticos e sociais deste caso apontam êxito no projeto de requalificação física e no alcance da justiça social embutida
nesse atendimento habitacional. Este artigo deixa espaço para a reflexão: existe a possibilidade de uma inflexão na
lógica de provisão de moradias em São Paulo?
Esse artigo escrito para a Revista Contraste (publicação organizada por estudantes da FAUUSP) rel... more Esse artigo escrito para a Revista Contraste (publicação organizada por estudantes da FAUUSP) relata como o processo de estágio na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB) e como a confecção do Trabalho Final de Graduação (TFG) chamado "Sapé, Favela, Cidade" influenciaram um estudante de Arquitetura e Urbanismo no aprendizado de Planejamento Urbano.
This publication from Urban Magazine (edited by students from Columbia University's Graduate Scho... more This publication from Urban Magazine (edited by students from Columbia University's Graduate School of Architecture, Planning and Preservation) sheds light on different contexts of urban/housing improvements carried out in Brazil and Chile. Slum upgrading and resettling are here discussed.
Este capítulo do livro "Barrios populares Medellín: favelas São Paulo"(organizado por Maria de Lo... more Este capítulo do livro "Barrios populares Medellín: favelas São Paulo"(organizado por Maria de Lourdes Zuquim, Liliana María Sánchez Mazo e com colaboração de Yvonne Mautner) destaca a visão de alunos de graduação da FAUUSP sobre as políticas de urbanização de favelas do município de São Paulo (segue o link do livro completo).
Artigo apresentado ao II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetu... more Artigo apresentado ao II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ENANPARQ), realizado em São Paulo. O objetivo deste trabalho é estudar a substituição da Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru) pelo Parque da Juventude e, principalmente, as implicações desses acontecimentos no Distrito de Santana. Também se propõe avaliar o êxito dessa área enquanto parque público e urbano. Por fim, também se tem como meta a identificação de problemas nesse parque e a proposta de diretrizes que possam solucionar os problemas identificados. Para tal, foram feitas pesquisas de cunho histórico e fotográfico, bem como pesquisas de campo e entrevistas. Conclui-se que o Parque da Juventude tem êxito quando se trata de integrar seus usuários e de se integrar à sua região. No entanto, ainda falta estabelecer um melhor diálogo entre os usuários do parque, moradores do entorno e a administração. A questão da segurança dentro das dependências desse parque e de sua manutenção são alguns dos pontos que mais merecem atenção. A chegada do Parque da Juventude a Santana leva à valorização de imóveis da região e à consolidação desta como polo de atração imobiliário.
Artigo apresentado ao II Seminário de Urbanização de Favelas, em 2016 no Rio de Janeiro. Este art... more Artigo apresentado ao II Seminário de Urbanização de Favelas, em 2016 no Rio de Janeiro. Este artigo visa refletir sobre os processos de urbanização de favelas, através da experiência de seus técnicos na região sudoeste do Município de São Paulo. O Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura tem como premissa “transformar
favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal.” Entretanto, apesar das benesses prometidas pela urbanização, ao implantar infraestrutura nessas áreas de cidade e/ou sanar situações de risco para sua futura regularização é necessário deparar-se com a questão da remoção de moradias. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Habitação, ao planejar as intervenções, trabalha com duas formas de urbanização: remoção parcial, como nas favelas Jd. Olinda, Sapé e Viela da Paz, e remoção total, como no exemplo do Real Parque. Para subsidiar a reflexão sobre as duas modalidades, serão apresentados critérios propostos para
avaliação quanto à remoção das moradias. Após a caracterização e reflexão sobre os processos de urbanização, será apresentada a percepção dos Conselhos Gestores sobre as intervenções. Também será analisada a efetiva inserção dessas áreas na cidade e a sua relação com o entorno. Por fim, será apresentada uma síntese dos avanços e das contrariedades dos processos de urbanização relatados.
Artigo apresentado no II CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CO... more Artigo apresentado no II CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS III SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLITICAS SOCIAIS II CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Originado do Trabalho Final de Graduação "Sapé, Favela, Cidade", apresentado à FAUUSP em dezembro de 2016 e orientado pela professora Dra. Maria de Lourdes Zuquim.
Paper presented at II CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS III SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLITICAS SOCIAIS II CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL, at Universidade Estadual de Londrina (UEL). This paper came from an Undergraduate Final Thesis called "Sapé, Favela, Cidade", presented at FAUUSP in December, 2016 and advised by professor Maria de Lourdes Zuquim.
Trabalho Final de Graduação apresentado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de... more Trabalho Final de Graduação apresentado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Parte do ambiente urbano e de uma forma específica de cidade: a favela. Ao longo do trabalho, essa forma de cidade é analisada sob perspectivas urbanísticas, estatísticas e sociais. Até que se chega a um estudo de caso, a Favela do Sapé. Ela é compreendida com base no processo de urbanização pelo qual vem passando desde 2011. Ao fim do trabalho, um desenho urbano e arquitetônico é proposto para o assentamento, sempre de modo a completar o trabalho iniciado em 2011 e como meio de se chegar a um entendimento sobre a favela e suas diversas abordagens.
Orientação: Professora Maria de Lourdes Zuquim
Final Undergraduate Paper presented to the School of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (FAUUSP). It is about the urban environment and a specific type of city: the slum. This Final Paper analyses this type of city under urban, statistical and social perspectives and considers a case study: Sapé Slum (Favela do Sapé), which has been going through an upgrading process since 2011. At the end of this paper an urban and architectural design is proposed for Sapé settlement as a means to complement the upgrading works and as a means to reach an understanding about the slum and the different approaches towards it.
Advisor: Professor Maria de Lourdes Zuquim
Pesquisa de Iniciação Científica realizada na FAUUSP e voltada para a transformação do presídio d... more Pesquisa de Iniciação Científica realizada na FAUUSP e voltada para a transformação do presídio do Carandiru em Parque da Juventude.
Undergraduate research on the transformation of Carandiru prison into the Juventude Park. Carried out at FAUUSP (Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo)
Thesis Chapters by Guilherme Rocha Formicki
Public-private favela-upgrading schemes in São Paulo (known as Urban Operations) manage to collec... more Public-private favela-upgrading schemes in São Paulo (known as Urban Operations) manage to collect and allocate more funds than the conventional public upgrading. It would thus be safe to assume that favela-upgrading interventions financially backed by Urban Operations are more successful in bringing up indicators related to infrastructure and public services than the conventional public schemes. It might as well be assumed that public-private upgrading also provides economic opportunities and more perceived safety. This is what I have investigated in this thesis. My methods for this research entailed the conduction of semi-structured interviews and informal talks, the consultation of government reports, census data, and real-estate information, as well as taking on-site pictures and the conduction of non-participant observations.
I selected one case study for each type of upgrading scheme. My findings mostly point to the fact that conventionally-funded upgrading and Urban Operations-backed favela interventions achieved similar results in the selected cases, especially when it comes to providing housing affordability, as well as public services, facilities, and infrastructure. Perceived levels of safety also evolved similarly in the studied communities. Economic and real-estate development followed different paths, which nevertheless also resulted in a few similarities. Overall, my analysis showed that the rationale of favela upgrading has reasonably evolved throughout the last decades. Yet, the reality of the upgraded communities that I studied still seems to be unmet by either type of intervention, especially when it comes to the affordability conundrum.
Conference Presentations by Guilherme Rocha Formicki
A crise urbana é em parte ilustrada pelos assentamentos precários e informais, como as favelas. E... more A crise urbana é em parte ilustrada pelos assentamentos precários e informais, como as favelas. Essa crise em São Paulo vai além da escassez de moradias não precárias; ela se estende às barreiras que os custos da regularização fundiária e da formalização de serviços impõem aos residentes de favelas urbanizadas. Nesse artigo, eu argumento a partir do caso do Real Parque que, mesmo em se tratando de uma urbanização com recursos abundantes (vinculados à Operação Urbana Faria Lima) e capaz de eliminar o déficit de moradias nesse assentamento, a sua urbanização
se transformou em um grande paradoxo. Seus resultados podem ser a longo prazo opostos aos esperados, já que muitas famílias podem se mudar dali por não conseguirem pagar os custos das novas moradias. Discuto também se, ainda que o objetivo das operações urbanas em São
Paulo não seja prover moradias, esse mecanismo pode interessar às populações vulneráveis no contexto da crise urbana.
Uploads
Papers by Guilherme Rocha Formicki
construir unidades residenciais em assentamentos precários urbanizados. No entanto, essas unidades geralmente não
são construídas em uma velocidade que cubra os déficits habitacionais gerados pelas obras de urbanização. Dessa
forma, surge o modelo de locação social, que representa uma alternativa ainda embrionária à questão habitacional
paulistana e à garantia do direito à cidade no Brasil. Este trabalho analisa o estudo de caso do Palacete dos Artistas,
que é um exemplo de empreendimento de subsídio ao aluguel e que foi implementado para atender a uma população
específica e vulnerável no Centro de São Paulo. Apesar de sua viabilidade econômica ser comprometida, fatores
políticos e sociais deste caso apontam êxito no projeto de requalificação física e no alcance da justiça social embutida
nesse atendimento habitacional. Este artigo deixa espaço para a reflexão: existe a possibilidade de uma inflexão na
lógica de provisão de moradias em São Paulo?
favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal.” Entretanto, apesar das benesses prometidas pela urbanização, ao implantar infraestrutura nessas áreas de cidade e/ou sanar situações de risco para sua futura regularização é necessário deparar-se com a questão da remoção de moradias. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Habitação, ao planejar as intervenções, trabalha com duas formas de urbanização: remoção parcial, como nas favelas Jd. Olinda, Sapé e Viela da Paz, e remoção total, como no exemplo do Real Parque. Para subsidiar a reflexão sobre as duas modalidades, serão apresentados critérios propostos para
avaliação quanto à remoção das moradias. Após a caracterização e reflexão sobre os processos de urbanização, será apresentada a percepção dos Conselhos Gestores sobre as intervenções. Também será analisada a efetiva inserção dessas áreas na cidade e a sua relação com o entorno. Por fim, será apresentada uma síntese dos avanços e das contrariedades dos processos de urbanização relatados.
Paper presented at II CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS III SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLITICAS SOCIAIS II CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL, at Universidade Estadual de Londrina (UEL). This paper came from an Undergraduate Final Thesis called "Sapé, Favela, Cidade", presented at FAUUSP in December, 2016 and advised by professor Maria de Lourdes Zuquim.
Orientação: Professora Maria de Lourdes Zuquim
Final Undergraduate Paper presented to the School of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (FAUUSP). It is about the urban environment and a specific type of city: the slum. This Final Paper analyses this type of city under urban, statistical and social perspectives and considers a case study: Sapé Slum (Favela do Sapé), which has been going through an upgrading process since 2011. At the end of this paper an urban and architectural design is proposed for Sapé settlement as a means to complement the upgrading works and as a means to reach an understanding about the slum and the different approaches towards it.
Advisor: Professor Maria de Lourdes Zuquim
Undergraduate research on the transformation of Carandiru prison into the Juventude Park. Carried out at FAUUSP (Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo)
Thesis Chapters by Guilherme Rocha Formicki
I selected one case study for each type of upgrading scheme. My findings mostly point to the fact that conventionally-funded upgrading and Urban Operations-backed favela interventions achieved similar results in the selected cases, especially when it comes to providing housing affordability, as well as public services, facilities, and infrastructure. Perceived levels of safety also evolved similarly in the studied communities. Economic and real-estate development followed different paths, which nevertheless also resulted in a few similarities. Overall, my analysis showed that the rationale of favela upgrading has reasonably evolved throughout the last decades. Yet, the reality of the upgraded communities that I studied still seems to be unmet by either type of intervention, especially when it comes to the affordability conundrum.
Conference Presentations by Guilherme Rocha Formicki
se transformou em um grande paradoxo. Seus resultados podem ser a longo prazo opostos aos esperados, já que muitas famílias podem se mudar dali por não conseguirem pagar os custos das novas moradias. Discuto também se, ainda que o objetivo das operações urbanas em São
Paulo não seja prover moradias, esse mecanismo pode interessar às populações vulneráveis no contexto da crise urbana.
construir unidades residenciais em assentamentos precários urbanizados. No entanto, essas unidades geralmente não
são construídas em uma velocidade que cubra os déficits habitacionais gerados pelas obras de urbanização. Dessa
forma, surge o modelo de locação social, que representa uma alternativa ainda embrionária à questão habitacional
paulistana e à garantia do direito à cidade no Brasil. Este trabalho analisa o estudo de caso do Palacete dos Artistas,
que é um exemplo de empreendimento de subsídio ao aluguel e que foi implementado para atender a uma população
específica e vulnerável no Centro de São Paulo. Apesar de sua viabilidade econômica ser comprometida, fatores
políticos e sociais deste caso apontam êxito no projeto de requalificação física e no alcance da justiça social embutida
nesse atendimento habitacional. Este artigo deixa espaço para a reflexão: existe a possibilidade de uma inflexão na
lógica de provisão de moradias em São Paulo?
favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal.” Entretanto, apesar das benesses prometidas pela urbanização, ao implantar infraestrutura nessas áreas de cidade e/ou sanar situações de risco para sua futura regularização é necessário deparar-se com a questão da remoção de moradias. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Habitação, ao planejar as intervenções, trabalha com duas formas de urbanização: remoção parcial, como nas favelas Jd. Olinda, Sapé e Viela da Paz, e remoção total, como no exemplo do Real Parque. Para subsidiar a reflexão sobre as duas modalidades, serão apresentados critérios propostos para
avaliação quanto à remoção das moradias. Após a caracterização e reflexão sobre os processos de urbanização, será apresentada a percepção dos Conselhos Gestores sobre as intervenções. Também será analisada a efetiva inserção dessas áreas na cidade e a sua relação com o entorno. Por fim, será apresentada uma síntese dos avanços e das contrariedades dos processos de urbanização relatados.
Paper presented at II CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS III SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLITICAS SOCIAIS II CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL, at Universidade Estadual de Londrina (UEL). This paper came from an Undergraduate Final Thesis called "Sapé, Favela, Cidade", presented at FAUUSP in December, 2016 and advised by professor Maria de Lourdes Zuquim.
Orientação: Professora Maria de Lourdes Zuquim
Final Undergraduate Paper presented to the School of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (FAUUSP). It is about the urban environment and a specific type of city: the slum. This Final Paper analyses this type of city under urban, statistical and social perspectives and considers a case study: Sapé Slum (Favela do Sapé), which has been going through an upgrading process since 2011. At the end of this paper an urban and architectural design is proposed for Sapé settlement as a means to complement the upgrading works and as a means to reach an understanding about the slum and the different approaches towards it.
Advisor: Professor Maria de Lourdes Zuquim
Undergraduate research on the transformation of Carandiru prison into the Juventude Park. Carried out at FAUUSP (Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo)
I selected one case study for each type of upgrading scheme. My findings mostly point to the fact that conventionally-funded upgrading and Urban Operations-backed favela interventions achieved similar results in the selected cases, especially when it comes to providing housing affordability, as well as public services, facilities, and infrastructure. Perceived levels of safety also evolved similarly in the studied communities. Economic and real-estate development followed different paths, which nevertheless also resulted in a few similarities. Overall, my analysis showed that the rationale of favela upgrading has reasonably evolved throughout the last decades. Yet, the reality of the upgraded communities that I studied still seems to be unmet by either type of intervention, especially when it comes to the affordability conundrum.
se transformou em um grande paradoxo. Seus resultados podem ser a longo prazo opostos aos esperados, já que muitas famílias podem se mudar dali por não conseguirem pagar os custos das novas moradias. Discuto também se, ainda que o objetivo das operações urbanas em São
Paulo não seja prover moradias, esse mecanismo pode interessar às populações vulneráveis no contexto da crise urbana.