Master in Education, with the dissertation "In Hero's Tracks: Comics & formative itineraries"(Education University/USP-2016). Graduate in History from the University of São Paulo. Researcher at GEIFEC (Group of Studies on Education and Culture) and member of ASPAS (Association of Researchers in Sequential Art).Coordinator of the nucleus of experiments in comics in Lab_arte (Experimental laboratory of art-education & culture) since 2011.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017
O livro é uma coletânea que reúne investigações ligadas, direta ou indiretamente, a dois grupos d... more O livro é uma coletânea que reúne investigações ligadas, direta ou indiretamente, a dois grupos de pesquisa: o Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura - GEIFEC e o Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura - Lab_Arte, ambos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tendo em foco um amplo e impreciso território que abarca arte, educação, comunicação e mídias, a obra apresenta o modo como alguns professores/as e pesquisadores/as, com diferentes formações e orientações teóricas, conjugam e promovem a diversidade de processos formativos entrecruzados com outros modos de expressão cultural. Assim, mais do que um conjunto de reflexões ou testemunhos sobre a cultura contemporânea, trata-se de desenrolar, por meio de vozes distintas, alguns fluxos culturais que nos perfazem.
Ensaio sobre a relação da pesquisa em quadrinhos, com a autoformação enquanto leitora, colecionad... more Ensaio sobre a relação da pesquisa em quadrinhos, com a autoformação enquanto leitora, colecionadora e a representatividade feminina. Publicado na antologia Mulheres & quadrinhos: universidade, organizada por Dani Marino; Laluña Machado e disponibilizada gratuitamente, com acesso em https://drive.google.com/file/d/193FUj_qgcu_59MExGRKChZqfBbOXd0tT/view
Este breve relato propõe um olhar sobre a correlação entre a linguagem dos quadrinhos e o registr... more Este breve relato propõe um olhar sobre a correlação entre a linguagem dos quadrinhos e o registro de vivências, memórias e reflexões em quadrinhos, por pessoas de diferentes idades e contextos, em mediações propostas em diferentes espaços de oficinas. Partindo das produções feitas pelos participantes, teceremos algumas considerações acerca das potencialidades criativas e registros de experiências de vida e percepções sobre si, utilizando os quadrinhos como meio de comunicação e criação autônoma.
Texto em co autoria com Marcio Sno, publicado em Quadrinhos & Educação volume 4. Amaro Xavier Braga Junir; Thiago Modenesi (org). Jaboatão dos Quararapes: SOCEC, 2018. ISBN 9788584692019
Resumo: O que a memória vegetal tem a dizer de nós mesmos? Esta é a premissa na qual o presente e... more Resumo: O que a memória vegetal tem a dizer de nós mesmos? Esta é a premissa na qual o presente ensaio se ancora, tomando duas obras de Umberto Eco: seu romance ilustrado A Misteriosa Chama da rainha Loana (2005) e a antologia A memória Vegetal e outros escritos sobre bibliofilia (2014), das quais destacaremos a presença dos quadrinhos no processo autoformativo do protagonista/autor. Em A misteriosa chama é o encontro com uma revista em quadrinhos do Mickey Mouse que fornece o fio de Ariadne, e reaviva uma misteriosa chama no labirinto nebuloso da mente desmemoriada do sexagenário protagonista. Seguiremos com Mickey, Donald, Flash Gordon e Dick Tracy pela juventude vivida em meio à ascensão fascista na Itália, na qual o narrador encarna um duplo do caminho autoformativo do próprio autor.
Fluxos culturais: arte, educação, comunicação e mídias, 2017
Este ensaio busca revelar os elementos presentes na obra de animação Mononoke Hime que dialogam c... more Este ensaio busca revelar os elementos presentes na obra de animação Mononoke Hime que dialogam com as concepções mitoecológicas por meio de uma trama fabulosa, na qual animus e anima dialogam.
Ensaio que aborda a História em quadrinhos O jogo das andorinhas, de autoria da libanesa Zeina Ab... more Ensaio que aborda a História em quadrinhos O jogo das andorinhas, de autoria da libanesa Zeina Abirached e as correlações entre a moradia, as narrativas de histórias de vida e a constituição da memória.
Este artigo apresenta as reflexões acerca da importância de espaços de criação e experimentação a... more Este artigo apresenta as reflexões acerca da importância de espaços de criação e experimentação artística na formação docente, partindo das vivências e impressões obtidas durante os trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Histórias em Quadrinhos (HQ) do lab_arte (Laboratório de Arte Educação da Faculdade de Educação da USP). Ao longo dos encontros nota-se que, através do conhecimento e contato com elementos da linguagem própria das HQ, os participantes tornam-se agentes criadores capazes de se expressar criativamente através deste veículo, e instrumentalizados a estender suas experiências de criação à sua prática docente.
From the Divine Pen fell the first drop of ink: The narrative as a journey for life in Habibi
R... more From the Divine Pen fell the first drop of ink: The narrative as a journey for life in Habibi
Resumo O estudo busca analisar na obra Habibi como se estruturam as narrativas da personagem Dodola, enquanto contadora de histórias e narradora de sua própria história, e como o narrar está intimamente conectado ao existir e ao sobreviver para a personagem. O objetivo principal é o de verificar como, a luz das dinâmicas da jornada do herói, o ato de narrar se configura como um reduto da memória e guardião da imaginação simbólica, e, extrapolando a função de resgate do passado, age como salvação da própria personagem em uma aproximação contemporânea a uma Scherazade quadrinizada, permeada pela mítica islâmica e pelo poder da palavra. Palavras-chave: Imaginário Simbólico. Jornada do Herói. Narrativa. Abstract This study will analyze in Habibi how the character Dodola's narratives are structured, as a storyteller and narrator of her own history, and how the action of narrate is intimate connect to exist and survive to this character. The principal objective is investigate
A jornada do herói é uma trajetória autoformativa presente em narrativas ancestrais que, ultrapas... more A jornada do herói é uma trajetória autoformativa presente em narrativas ancestrais que, ultrapassando barreiras espaços-temporais, ainda ecoam nas produções contemporâneas, sem perder suas potencialidades simbólicas. Seguindo pelas trilhas do Imaginário Simbólico, acompanharemos protagonistas das obras em quadrinhos É um pássaro, de Steven T. Seagle e Teddy Kristiansen, Daytripper, de Gabriel Bá e Fábio Moon, e Habibi, de Craig Thompson, que trilham seus caminhos através do labiríntico processo de conhecimento do mundo e de si. Partindo dos caminhos metodológicos da Mitopoética e da mitologia comparada, seguiremos em busca dos fios que compõem o tornar-se quem se é, mescla itinerários autoformativos ficcionais presentes nas Histórias em Quadrinhos, destacando a valorização da experiência, o papel das narrativas na constituição de si e as tessituras com a Pedagogia da Escolha, bem como as relações entre a composição artística dos quadrinhos, sua relação com a jornada heroica e os processos educativos.
Palavras- chave: Histórias em Quadrinhos. Jornada do herói. Imaginário. Hermenêutica simbólica. Pedagogia da Escolha.
ABSTRACT
"Th h r ’ j r y lf-formative path present in ancestral narratives which, going beyond space-time barriers, still echo in contemporary productions without losing its symbolic potential. Following the paths of the structure of imaginary Symbol , w ’ll k the protagonists of the comics It’s a bird, from Steven T. Seagle and Teddy Kristiansen, Daytripper, created by Gabriel Bá e Fábio Moon, e Habibi, from Craig Thompson, who tread their way through the labyrinthine of world knowledge process and of itself. From the methodological ways of mythopoetic and comparative mythology, we will searching for the threads that indicates “h w b wh ”, in a poetic investigation that merges processes of self-formatives itineraries in comic books, highlighting the value of the experience, the role of narrative in the constitution itself and the tessitura with the Pedagogy of choice , as well as relations between the artistic composition of the comic, the relationship with the heroic journey and educational processes. Keywords: Comics. Graphic novels. H r ’ journey. Imaginary. Symbolical hermeneutics. Pedagogy of choice.
Resenha da obra O Jogo das Andorinhas, de autoria de Zeina Abirached
Revista exclusivamente de ... more Resenha da obra O Jogo das Andorinhas, de autoria de Zeina Abirached
Revista exclusivamente de análise que visa contribuir para a discussão sobre a Comunicação e as Artes. O uso das imagens visa apenas o estudo, de acordo com o artigo 46 da lei 9610. Os direitos dos textos e imagens pertencem a seus autores ou detentores.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017
O livro é uma coletânea que reúne investigações ligadas, direta ou indiretamente, a dois grupos d... more O livro é uma coletânea que reúne investigações ligadas, direta ou indiretamente, a dois grupos de pesquisa: o Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura - GEIFEC e o Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura - Lab_Arte, ambos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tendo em foco um amplo e impreciso território que abarca arte, educação, comunicação e mídias, a obra apresenta o modo como alguns professores/as e pesquisadores/as, com diferentes formações e orientações teóricas, conjugam e promovem a diversidade de processos formativos entrecruzados com outros modos de expressão cultural. Assim, mais do que um conjunto de reflexões ou testemunhos sobre a cultura contemporânea, trata-se de desenrolar, por meio de vozes distintas, alguns fluxos culturais que nos perfazem.
Ensaio sobre a relação da pesquisa em quadrinhos, com a autoformação enquanto leitora, colecionad... more Ensaio sobre a relação da pesquisa em quadrinhos, com a autoformação enquanto leitora, colecionadora e a representatividade feminina. Publicado na antologia Mulheres & quadrinhos: universidade, organizada por Dani Marino; Laluña Machado e disponibilizada gratuitamente, com acesso em https://drive.google.com/file/d/193FUj_qgcu_59MExGRKChZqfBbOXd0tT/view
Este breve relato propõe um olhar sobre a correlação entre a linguagem dos quadrinhos e o registr... more Este breve relato propõe um olhar sobre a correlação entre a linguagem dos quadrinhos e o registro de vivências, memórias e reflexões em quadrinhos, por pessoas de diferentes idades e contextos, em mediações propostas em diferentes espaços de oficinas. Partindo das produções feitas pelos participantes, teceremos algumas considerações acerca das potencialidades criativas e registros de experiências de vida e percepções sobre si, utilizando os quadrinhos como meio de comunicação e criação autônoma.
Texto em co autoria com Marcio Sno, publicado em Quadrinhos & Educação volume 4. Amaro Xavier Braga Junir; Thiago Modenesi (org). Jaboatão dos Quararapes: SOCEC, 2018. ISBN 9788584692019
Resumo: O que a memória vegetal tem a dizer de nós mesmos? Esta é a premissa na qual o presente e... more Resumo: O que a memória vegetal tem a dizer de nós mesmos? Esta é a premissa na qual o presente ensaio se ancora, tomando duas obras de Umberto Eco: seu romance ilustrado A Misteriosa Chama da rainha Loana (2005) e a antologia A memória Vegetal e outros escritos sobre bibliofilia (2014), das quais destacaremos a presença dos quadrinhos no processo autoformativo do protagonista/autor. Em A misteriosa chama é o encontro com uma revista em quadrinhos do Mickey Mouse que fornece o fio de Ariadne, e reaviva uma misteriosa chama no labirinto nebuloso da mente desmemoriada do sexagenário protagonista. Seguiremos com Mickey, Donald, Flash Gordon e Dick Tracy pela juventude vivida em meio à ascensão fascista na Itália, na qual o narrador encarna um duplo do caminho autoformativo do próprio autor.
Fluxos culturais: arte, educação, comunicação e mídias, 2017
Este ensaio busca revelar os elementos presentes na obra de animação Mononoke Hime que dialogam c... more Este ensaio busca revelar os elementos presentes na obra de animação Mononoke Hime que dialogam com as concepções mitoecológicas por meio de uma trama fabulosa, na qual animus e anima dialogam.
Ensaio que aborda a História em quadrinhos O jogo das andorinhas, de autoria da libanesa Zeina Ab... more Ensaio que aborda a História em quadrinhos O jogo das andorinhas, de autoria da libanesa Zeina Abirached e as correlações entre a moradia, as narrativas de histórias de vida e a constituição da memória.
Este artigo apresenta as reflexões acerca da importância de espaços de criação e experimentação a... more Este artigo apresenta as reflexões acerca da importância de espaços de criação e experimentação artística na formação docente, partindo das vivências e impressões obtidas durante os trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Histórias em Quadrinhos (HQ) do lab_arte (Laboratório de Arte Educação da Faculdade de Educação da USP). Ao longo dos encontros nota-se que, através do conhecimento e contato com elementos da linguagem própria das HQ, os participantes tornam-se agentes criadores capazes de se expressar criativamente através deste veículo, e instrumentalizados a estender suas experiências de criação à sua prática docente.
From the Divine Pen fell the first drop of ink: The narrative as a journey for life in Habibi
R... more From the Divine Pen fell the first drop of ink: The narrative as a journey for life in Habibi
Resumo O estudo busca analisar na obra Habibi como se estruturam as narrativas da personagem Dodola, enquanto contadora de histórias e narradora de sua própria história, e como o narrar está intimamente conectado ao existir e ao sobreviver para a personagem. O objetivo principal é o de verificar como, a luz das dinâmicas da jornada do herói, o ato de narrar se configura como um reduto da memória e guardião da imaginação simbólica, e, extrapolando a função de resgate do passado, age como salvação da própria personagem em uma aproximação contemporânea a uma Scherazade quadrinizada, permeada pela mítica islâmica e pelo poder da palavra. Palavras-chave: Imaginário Simbólico. Jornada do Herói. Narrativa. Abstract This study will analyze in Habibi how the character Dodola's narratives are structured, as a storyteller and narrator of her own history, and how the action of narrate is intimate connect to exist and survive to this character. The principal objective is investigate
A jornada do herói é uma trajetória autoformativa presente em narrativas ancestrais que, ultrapas... more A jornada do herói é uma trajetória autoformativa presente em narrativas ancestrais que, ultrapassando barreiras espaços-temporais, ainda ecoam nas produções contemporâneas, sem perder suas potencialidades simbólicas. Seguindo pelas trilhas do Imaginário Simbólico, acompanharemos protagonistas das obras em quadrinhos É um pássaro, de Steven T. Seagle e Teddy Kristiansen, Daytripper, de Gabriel Bá e Fábio Moon, e Habibi, de Craig Thompson, que trilham seus caminhos através do labiríntico processo de conhecimento do mundo e de si. Partindo dos caminhos metodológicos da Mitopoética e da mitologia comparada, seguiremos em busca dos fios que compõem o tornar-se quem se é, mescla itinerários autoformativos ficcionais presentes nas Histórias em Quadrinhos, destacando a valorização da experiência, o papel das narrativas na constituição de si e as tessituras com a Pedagogia da Escolha, bem como as relações entre a composição artística dos quadrinhos, sua relação com a jornada heroica e os processos educativos.
Palavras- chave: Histórias em Quadrinhos. Jornada do herói. Imaginário. Hermenêutica simbólica. Pedagogia da Escolha.
ABSTRACT
"Th h r ’ j r y lf-formative path present in ancestral narratives which, going beyond space-time barriers, still echo in contemporary productions without losing its symbolic potential. Following the paths of the structure of imaginary Symbol , w ’ll k the protagonists of the comics It’s a bird, from Steven T. Seagle and Teddy Kristiansen, Daytripper, created by Gabriel Bá e Fábio Moon, e Habibi, from Craig Thompson, who tread their way through the labyrinthine of world knowledge process and of itself. From the methodological ways of mythopoetic and comparative mythology, we will searching for the threads that indicates “h w b wh ”, in a poetic investigation that merges processes of self-formatives itineraries in comic books, highlighting the value of the experience, the role of narrative in the constitution itself and the tessitura with the Pedagogy of choice , as well as relations between the artistic composition of the comic, the relationship with the heroic journey and educational processes. Keywords: Comics. Graphic novels. H r ’ journey. Imaginary. Symbolical hermeneutics. Pedagogy of choice.
Resenha da obra O Jogo das Andorinhas, de autoria de Zeina Abirached
Revista exclusivamente de ... more Resenha da obra O Jogo das Andorinhas, de autoria de Zeina Abirached
Revista exclusivamente de análise que visa contribuir para a discussão sobre a Comunicação e as Artes. O uso das imagens visa apenas o estudo, de acordo com o artigo 46 da lei 9610. Os direitos dos textos e imagens pertencem a seus autores ou detentores.
Uploads
Papers by Sabrina Paixão
Publicado na antologia Mulheres & quadrinhos: universidade, organizada por Dani Marino; Laluña Machado e disponibilizada gratuitamente, com acesso em https://drive.google.com/file/d/193FUj_qgcu_59MExGRKChZqfBbOXd0tT/view
Texto em co autoria com Marcio Sno, publicado em Quadrinhos & Educação volume 4. Amaro Xavier Braga Junir; Thiago Modenesi (org). Jaboatão dos Quararapes: SOCEC, 2018. ISBN 9788584692019
Resumo O estudo busca analisar na obra Habibi como se estruturam as narrativas da personagem Dodola, enquanto contadora de histórias e narradora de sua própria história, e como o narrar está intimamente conectado ao existir e ao sobreviver para a personagem. O objetivo principal é o de verificar como, a luz das dinâmicas da jornada do herói, o ato de narrar se configura como um reduto da memória e guardião da imaginação simbólica, e, extrapolando a função de resgate do passado, age como salvação da própria personagem em uma aproximação contemporânea a uma Scherazade quadrinizada, permeada pela mítica islâmica e pelo poder da palavra. Palavras-chave: Imaginário Simbólico. Jornada do Herói. Narrativa. Abstract This study will analyze in Habibi how the character Dodola's narratives are structured, as a storyteller and narrator of her own history, and how the action of narrate is intimate connect to exist and survive to this character. The principal objective is investigate
Palavras- chave: Histórias em Quadrinhos. Jornada do herói. Imaginário. Hermenêutica simbólica. Pedagogia da Escolha.
ABSTRACT
"Th h r ’ j r y lf-formative path present in ancestral narratives which, going beyond space-time barriers, still echo in contemporary productions without losing its symbolic potential. Following the paths of the structure of imaginary Symbol , w ’ll k the protagonists of the comics It’s a bird, from Steven T. Seagle and Teddy Kristiansen, Daytripper, created by Gabriel Bá e Fábio Moon, e Habibi, from Craig Thompson, who tread their way through the labyrinthine of world knowledge process and of itself. From the methodological ways of mythopoetic and comparative mythology, we will searching for the threads that indicates “h w b wh ”, in a poetic investigation that merges processes of self-formatives itineraries in comic books, highlighting the value of the experience, the role of narrative in the constitution itself and the tessitura with the Pedagogy of choice , as well as relations between the artistic composition of the comic, the relationship with the heroic journey and educational processes.
Keywords: Comics. Graphic novels. H r ’ journey. Imaginary. Symbolical hermeneutics. Pedagogy of choice.
Book Reviews by Sabrina Paixão
Revista exclusivamente de análise que visa contribuir para a discussão sobre a Comunicação e as Artes. O uso das imagens visa apenas o estudo, de acordo com o artigo 46 da lei 9610. Os direitos dos textos e imagens pertencem a seus autores ou detentores.
Publicado na antologia Mulheres & quadrinhos: universidade, organizada por Dani Marino; Laluña Machado e disponibilizada gratuitamente, com acesso em https://drive.google.com/file/d/193FUj_qgcu_59MExGRKChZqfBbOXd0tT/view
Texto em co autoria com Marcio Sno, publicado em Quadrinhos & Educação volume 4. Amaro Xavier Braga Junir; Thiago Modenesi (org). Jaboatão dos Quararapes: SOCEC, 2018. ISBN 9788584692019
Resumo O estudo busca analisar na obra Habibi como se estruturam as narrativas da personagem Dodola, enquanto contadora de histórias e narradora de sua própria história, e como o narrar está intimamente conectado ao existir e ao sobreviver para a personagem. O objetivo principal é o de verificar como, a luz das dinâmicas da jornada do herói, o ato de narrar se configura como um reduto da memória e guardião da imaginação simbólica, e, extrapolando a função de resgate do passado, age como salvação da própria personagem em uma aproximação contemporânea a uma Scherazade quadrinizada, permeada pela mítica islâmica e pelo poder da palavra. Palavras-chave: Imaginário Simbólico. Jornada do Herói. Narrativa. Abstract This study will analyze in Habibi how the character Dodola's narratives are structured, as a storyteller and narrator of her own history, and how the action of narrate is intimate connect to exist and survive to this character. The principal objective is investigate
Palavras- chave: Histórias em Quadrinhos. Jornada do herói. Imaginário. Hermenêutica simbólica. Pedagogia da Escolha.
ABSTRACT
"Th h r ’ j r y lf-formative path present in ancestral narratives which, going beyond space-time barriers, still echo in contemporary productions without losing its symbolic potential. Following the paths of the structure of imaginary Symbol , w ’ll k the protagonists of the comics It’s a bird, from Steven T. Seagle and Teddy Kristiansen, Daytripper, created by Gabriel Bá e Fábio Moon, e Habibi, from Craig Thompson, who tread their way through the labyrinthine of world knowledge process and of itself. From the methodological ways of mythopoetic and comparative mythology, we will searching for the threads that indicates “h w b wh ”, in a poetic investigation that merges processes of self-formatives itineraries in comic books, highlighting the value of the experience, the role of narrative in the constitution itself and the tessitura with the Pedagogy of choice , as well as relations between the artistic composition of the comic, the relationship with the heroic journey and educational processes.
Keywords: Comics. Graphic novels. H r ’ journey. Imaginary. Symbolical hermeneutics. Pedagogy of choice.
Revista exclusivamente de análise que visa contribuir para a discussão sobre a Comunicação e as Artes. O uso das imagens visa apenas o estudo, de acordo com o artigo 46 da lei 9610. Os direitos dos textos e imagens pertencem a seus autores ou detentores.