Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Revista de Educação Popular, 2021
O livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, é um fenômeno da literatura contemporânea no Brasil. Sua importância está não apenas em uma escrita fluida e interessante, mas também na temática atual a que se dedica. Uma questão social que aparece na narrativa é a construção de uma escola na comunidade de Água Negra e a partir dali duas questões se colocam: Bibiana vê na educação uma possibilidade de alcançar as melhorias necessárias para seu povo e deseja se tornar professora. Por outro lado, Belonísia enxerga na educação formal uma perda de tempo, pois não se enxerga inserida nas atividades escolares guiadas por dona Lourdes, a professora que vem ensinar em Água Negra. As duas formas de enxergar a educação podem ilustrar a importância da teoria freiriana e a necessidade de uma educação inclusiva e libertadora. Para este trabalho, buscou-se encontrar no enredo da obra, ilustrações para a educação bancária e para a educação humanista, conforme a teoria de Freire. Para isso, foram feit...
Afro-Ásia, 2021
Revista do Trubinal Federal da Primeira Região, 2023
O romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, ambientado na Chapada Diamantina, região noroeste da Bahia, narra a história de Belonísia e Bibiana, irmãs de idades muito próximas que devido a um acidente com uma faca pertencente a Donana, avó das meninas, ficam ainda mais unidas. A luta pela terra, as relações raciais e a identidade quilombola são abordadas pelo autor. É possível identificar na obra a referência ao ADCT, art. 68; partindo desta menção, esse dispositivo ambiciona explicitar os pontos de contato entre a obra de Itamar Vieira Júnior e o direito constitucional desde sujeitos subalternizados marcados pela zona do não-ser (CARNEIRO, 2005), favorecendo o entendimento de identidades e fluxo de poder para a construção das identidades constitucionais.Palavras-chaves: constitucionalismo; direito; literatura; quilombos; Torto Arado.
Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários
Em Torto Arado (2019), observa-se a narrativa das irmãs Bibiana e Belonísia, duas mulheres negras que vivem em uma fazenda dominada por latifundiários e reivindicada pelos seus trabalhadores como propriedade histórica do povo negro. O enredo coleciona alguns mistérios, como o tempo em que se passa no século XX e alguns detalhes sobre o “incidente com a lâmina de Donana”. Com isso, o autor aborda temas que envolvem o legado da escravidão no Brasil; os direitos da população afrodescendente brasileira; memória coletiva; o poder da linguagem; espaço; vozes femininas; maternidade e a luta pela terra. Posto isso, esta pesquisa visa analisar tais questões com foco na relação entre a terra e os personagens, enfatizando o simbolismo das casas locais e a postura feminina no romance. Para tal, toma-se como referencial teórico, principalmente, Bachelard (1978), Tuan (2011), e Ramos (2022) em um trabalho de pesquisa bibliográfica.
BOCA, 2022
O presente trabalho trata-se de uma resenha do livro “Torto Arado”, publicadaoriginalmente em Portugal em 2018 e posteriormente no Brasil em2019. Escrito porItamar Vieira Júniorestequalificadoromancenão apenas recebeu diferentes prêmios, mas tambémconseguiu vender mais de 100.000 exemplares em funçãode retratar com enorme sensibilidade a realidade do Brasil Rural em um contextoem que o ensino, a ciência e a leitura sofrem ataques nopaís.
Eutomia
O presente artigo tem como principal determinação, a partir do enredo da obra Torto Arado, estudar a pertinência de uma perspectiva de segunda pessoa para a compreensão do mental. Partindo da referida obra, abordamos as perspectivas de primeira e de terceira pessoa, identificando, em seguida, a perspectiva de segunda pessoa, juntamente com sua relevância na explicação da comunicação que ocorre entre as personagens do romance. Estes dois primeiros passos são relevantes para que seja possível perceber as diferenças e semelhanças entre cada uma das perspectivas e para evidenciar a maneira como Torto Arado demonstra a centralidade da perspectiva de segunda pessoa. Na parte final do artigo argumenta-se que a perspectiva de segunda pessoa é a única que possibilita uma explicação para todas as formas de comunicação humana pois, entre outros fatores, ela é a base de uma linguagem complexa e articulada, assim como ela admite a possibilidade de conhecer os estados mentais de outras pessoas de...
2022
“Torto arado: perspectivas críticas” consolida-se como o primeiro livro de crítica literária sobre o romance “Torto arado”. A coletânea foi organizada pelas doutorandas em Estudos Literários (PPGEL/Unemat), Luciene Candia e Rayssa Duarte Marques Cabral. Ao longo de mais de um ano, reuniram-se trabalhos críticos sobre o romance de Itamar Vieira Junior, “Torto arado”, obra literária mais vendida no Brasil em 2021, e já traduzida em dezenas de países. “Torto arado: perspectivas críticas” conta com prefácio da professora doutora Vera Maquêa, idealizadora do projeto, além dos nove capítulos de variados recortes sobre a premiada obra de Itamar Vieira Junior. A coletânea traz, também, duas entrevistas que contribuem para a ampliação das discussões. A primeira é com o professor, crítico e entusiasta da literatura afro-brasileira, Eduardo de Assis Duarte. Já a segunda, tem como entrevistado o professor, escritor e poeta Joe Sales, da cidade de Rondonópolis, que abordou temas presentes no livro, mas também no cenário afro-brasileiro em Mato Grosso. A capa foi elaborada pelo artista cacerense Rauni Vilasboas. A editora responsável pela publicação é a Bordô-Grená (Bahia). O lançamento está previsto para ocorrer no Seminário de Dissertações e Teses do PPGEL, este ano. E-book disponível para download gratuito no site da Editora Bordô-Grená.
2024
International Journal of Environmental Research and Public Health, 2023
Undying Tales: Mythologies of Species on the Verge of Extinction, 2024
La antropología feminista como desafío, 2023
XIX. Türk Tarih Kongresi, Kongreye Sunulan Bildiriler, 2023
DaF und DaZ im Zeichen von Tradition und Innovation ,47. Jahrestagung des Fachverbandes Deutsch als Fremd- und Zweitsprache an der Universität Marburg 2020, 2020
Теоретическая и математическая физика, 2004
Journal of Instrumentation, 2010
Environmental Toxicology and Chemistry, 2008
Appetite, 2006
Biological Psychiatry, 1997
Advanced Materials, 2002