Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente
Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do livro The Natural House (1954), de Frank Lloyd Wright. O objetivo da atividade de projeto foi relacionar Teoria, ou seja, os escritos do arquiteto e seus ensinamentos, com Projeto de Arquitetura, onde a partir destes ensinamentos e princípios contido no livro, os estudantes desenvolveram um projeto e teve seu processo documentado. Acreditamos que o livro se apresenta como um Tratado Moderno de Arquitetura Orgânica de Wright. Se considerarmos que os Tratados Clássicos tinham como objetivo especialmente organizar, sistematizar e documentar um conhecimento a partir de uma prática de projeto e construção, este livro de Wright corresponde a este desígnio em seu contexto do século XX.
CLAUDIANI WAIANDT cwaiandt@ig.com.br TÂNIA FISCHER universidade federal da bahia RESUMO O ensino de Estudos Organizacionais (EO) na Administração constrói-se a partir de mudanças econômicas, políticas, e socioculturais que determinam ideologias e olhares diferenciados que conformam o campo. O professor possui autonomia para organizar, desenvolver e avaliar esse ensino, todavia esta autonomia é relativa aos conhecimentos, aos hábitos, às habilidades e aos valores vivenciados na prática pedagógica, que sobremaneira são influenciados pelas contingências institucionais. Portanto, o currículo é inequivocadamente uma construção social. Buscando construir essa realidade, propôs-se a análise de como se ensina o campo dos EO nos cursos de mestrado e doutorado em nove Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de análise documental dos currículos e planos de ensino de dezessete professores de pós-graduação, bem como entrevistas semiestruturadas. Como resultado, verificou-se que o ensino dos EO não é determinado isoladamente por docentes, mas construído com os seus pares; que se constitui em eixo estruturante dos mestrados; que o conhecimento está reunido em basicamente três formas de organização (histórico, por tópicos ou diálogos), que a diversidade de autores referenciados reflete a pluralidade da formação acadêmica e interdisciplinar do corpo docente. ABSTRACT Teaching Organizational Studies (OS) in Management is based on the economic, political, and socio-cultural changes that determined special ideologies and points of view that shape the field. The teacher has autonomy to organize, develop and evaluate this teaching, but this autonomy is limited by the knowledge, habits, skills and values experienced in their teaching practice, which are heavily influenced by institutional contingencies. There is, therefore, no doubt that the curriculum is a social construction. An examination of how OS is taught in nine graduate degree programs in Brazil was proposed, in order to build this reality. To this end, we carried out exploratory, qualitative research through documentary analysis of curricula and teaching plans of seventeen graduate professors, as well as semi-structured interviews. The results indicate that the teaching of OS: is not determined solely by the professors, but built in conjunction with their peers; is constituted of the structural axis of the Masters' degrees; has knowledge that is basically grouped in three organizational forms (historic, by topic or dialogues); has a diversity of academic and interdisciplinary faculty that reflects the diversity of the authors referenced.
2022
Duas raízes epistemológicas distintas se encontram através de fenômenos similares descritos e observados entre o comportamento de ratos e seres humanos. Objetivando apresentar uma reflexão sobre os curiosos experimentos de Calhoun, à luz da acurada percepção do psiquiatra Viktor Frankl acerca da condição humana, foi realizada uma revisão das principais obras de Frankl, com ênfase nos fundamentos antropológicos de sua Logoterapia, em diálogo com outros autores. Calhoun desenvolveu estudos experimentais peculiares com ratos e verificou um processo de morte do "espírito" desses animais. Por sua vez, Frankl enxergou uma morte parecida nos campos de concentração e diagnosticou o mal do nosso tempo como o vazio existencial. Aspectos como competitividade excessiva, quebra do comportamento maternal, ideologias e o ambiente do espaço urbano foram apontados como possíveis fatores que contribuem à formação do vazio existencial. Por fim, lembramos que, embora existam semelhanças entre os aspectos observados com os roedores e o rumo que a nossa sociedade tem se direcionado, em última instância, seres humanos não estão deterministicamente submetidos a esses comportamentos, senão mais sujeitos a agir conforme os instintos quando deprimidos pela falta de sentido.
The Challenge of Catholic-Jewish Theological Dialogue, 2024
The Tale of an Unextinguished Moon , 2024
Estudio de las Instituciones Indianas, 2015
Introduccion a la ciencia de datos, 2024
Being Jewish in 21st-Century Germany, 2015
Benjamins Translation Library, 2007
ACS applied materials & interfaces, 2017
Regional Studies in Marine Science
Journal of the American Society of Cytopathology, 2018
Inorganic Chemistry Communications, 2012
Acta Crystallographica Section A Foundations of Crystallography, 2002