Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2010
O objetivo desta pesquisa foi analisar como conceitos cientificos sao abordados pela Midia. Foi analisada reportagem um periodico do Rio de Janeiro: O Globo. A Divulgacao Cientifica e uma demanda da sociedade aos espacos nao-formais de ensino, um deles o contexto midiatico. O recurso metodologico foi a Analise do Discurso Francesa. Concluiu-se que o conteudo cientifico divulgado pela Midia e descontextualizado e tem como uma de suas causas: as diferencas entre as linguagens das duas instituicoes. E preciso, portanto, desenvolver estudos que analisem como as especificidades da linguagem do jornalismo podem lidar com as especificidades da linguagem da Ciencia, pois existem diferencas que sao determinantes para cada um desses discursos. Palavras-chave: Midia; Saude; Divulgacao Cientifica.
Revista Tecer, 2013
E-Compós
Este artigo analisa a controvérsia científica relativa ao uso da fosfoetanolamina sintética no tratamento de câncer, que ganhou destaque em 2015 e 2016. Por meio de uma análise de conteúdo quantitativa, examinamos 231 textos publicados nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo sobre a chamada “pílula do câncer”. Verificamos que, apesar da cobertura ter se concentrado nas seções de saúde, a abordagem do tema não se limitou a aspectos científicos. Houve destaque para o enfoque político-jurídico e ético-moral, explicitando que a ciência possui desdobramentos que extrapolam o âmbito acadêmico. Várias fontes e vozes foram consultadas, o que refletiu em diferentes posicionamentos e atores sociais.
Revista do EDICC - ISSN 2317-3815, 2020
galaxy.intercom.org.br
Esse trabalho traça algumas problemáticas para a prática profissional e a pesquisa em jornalismo científico e em divulgação científica. A intenção é repertoriar alguns pontos, que nos servirão para balizar as nossas atividades de profissional, professor e pesquisador que tem a preocupação de, a partir de desdobramentos teóricos e empíricos, analisar aspectos da relação entre jornalista e público, da produção à recepção dos conteúdos jornalísticos. Trata-se de construir um referencial teórico capaz de abarcar as práticas profissionais dos jornalistas e os processos de significação dos produtos midiáticos. Para tanto, iniciamos nossas reflexões com o histórico da divulgação científica e do jornalismo científico, os conceitos de divulgação científica e de jornalismo científico e ponderações sobre as fragilidades do estudo sobre a divulgação científica.
Linguagem em (Dis)curso
A Cultural History of Mathematics in the Early Modern Age, 2024
Law, Norms and Freedoms in Cyberspace / Droit, Normes et Libertés dans le Cybermonde. Larcier, 2018., 2018
SPACE LAW 101 FOR BEGINNERS: A BRIEF INTRODUCTION TO SPACE LAW, 2022
Spiritual Exercise in Plotinus: The Deictic Method, 2022
Learning and …, 2010
European Journal of Law Reform, 2015
In: N. Balkowski/K. P. Hofmann/I. A. Hohle/A. Schülke (Hrsg.), Mensch – Körper – Tod. Der Umgang mit menschlichen Überresten im Neolithikum Mitteleuropas (Leiden 2023) 119–136.
APRENDIZAGEM: ALICERCES E RESPONSABILIDADES DA ESCOLA, DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS
Econometric Modeling: Forecasting eJournal, 2018
IEEE Transactions on Applied Superconductivity, 2011
Jurnal Kedokteran Gigi Universitas Padjadjaran, 2022
Supply Chain Management: An International Journal, 2021
PLOS Genetics, 2018
Immunobiology, 2012
World's veterinary journal, 2021
Transactions of the Korean Society of Mechanical Engineers B, 2010
arXiv (Cornell University), 2015