Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2018, EDITORA KOTEV, SÉRIE AFRICANIDADES 8/ INSTITUTO PORTAL AFRO (SÃO PAULO)
As Magníficas Bibliotecas do Império do Mali é um artigo digital motivacional para cursos de iniciação e de capacitação em afro-educação, primeiramente disponibilizado na home-page do Instituto Portal Afro em 30 de Março de 2016. A presente edição deste texto foi masterizada em 2017 pela Editora Kotev para fins de acesso livre na Internet (Kotev ©). A presente edição deste texto foi masterizada em Junho de 2017 pela Editora Kotev (Kotev ©), para fins de acesso livre na Internet (Kotev ©). A edição de 2017 foi levemente ampliada e inclui novas imagens, incorporando também as regras atualmente vigentes quanto à norma culta da língua portuguesa, cautelas de estilo e normatizações editoriais inerentes ao formato PDF. As Magníficas Bibliotecas do Império do Mali é um material gratuito, sendo vedada qualquer modalidade de reprodução comercial e de divulgação sem aprovação prévia da Editora Kotev (Kotev©). A citação do material deve obrigatoriamente incorporar referências ao autor e apensos editoriais de acordo com o padrão modelar que segue: WALDMAN, Maurício. As Magníficas Bibliotecas do Império do Mali. Série Africanidades Nº. 8. São Paulo (SP): Editora Kotev. 2018.
Catálogo dos livros de Magia até 1800 na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
RESUMO Nesta comunicação, pretendemos dar a conhecer alguns dos resultados preliminares da escavação que tem vindo a ser efectuada na área de ampliação da Biblioteca Municipal de Mértola. A escavação ainda não terminou e até agora não foi realizado o estudo final dos materiais arqueológicos recuperados. Contudo, podemos já assegurar uma sequência estratigráfica que inclui uma olaria do fim da Idade Média e inícios do Período Moderno, um enterramento da Baixa Idade Média, níveis habitacionais islâmicos, estruturas Tardo-Romanas, e um importante complexo de muralhas e níveis a elas associados de época Romana-Republicana e Idade do Ferro. No entanto, este artigo irá incidir apenas nos níveis islâmicos, os quais já se encontram concluídos. Serão apresentados os contextos habitacionais de época almóada, tal como alguns materiais cerâmicos exumados dos mesmos. ABSTRACT In this communication, we want to make known some of the preliminary results of the excavation that are being carried out in the area of the extension of Mértola's Municipal Library. The excavation has still not terminated and the final study of the archaeological material recovered has not been carried out as yet. Nevertheless, we can guarantee a strata graphical sequence that includes a pottery dating from the end of the Middle Ages and the beginning of the Modern period, a burial ground from the Lower Middle Ages, levels of Islamic habitations, late Roman structures and an importance complex of walls and levels associated with them from the Roman Republic epoch and the Iron Age. However, this article will focus only the Islamic levels, which are now complete. The habitations contexts of Almohads period will be presented, as well as some exhumed ceramic materials. LOCALIZAÇÃO Mértola situa-se no Sul de Portugal, no Baixo Alentejo, perto da fronteira com Espanha, numa zona em que o Rio Guadiana deixa de ser navegável devido à geografia do terreno e todas as ligações fluviais aqui enlaçavam com as rotas terrestres (figuras 1 e 2). Por este percurso fluvial, chegavam as rotas comerciais do Mediterrâneo, mas Mértola era também o extremo de vários itinerários terrestres que a ligavam à rica região cerealífera de Beja e às localidades mineiras de Aljustrel e São Domingos. Mértola, tornou-se assim, desde tempos mais antigos no último porto fluvial do Ocidente do Mediterrâneo, chegando até aqui abundantes influências e mercadorias vindas de várias partes do Mediterrâneo Central e Oriental.
Antropolítica, 2019
Trata-se da resenha do livro Territorios de control policial: Gestión de ilegalismos en la Ciudad de Buenos Aires, organizado por María Victoria Pita e María Inés Pacecca
Catálogo dos livros sobre o Brasil na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
Revista Tempo e argumento, 2010
O Relíquias de Casa Velha foi o último livro organizado por Machado de Assis. Nele, o autor quis arejar sua casa ao expor as relíquias de um tempo passado, vivido e testemunhado por ele. Na leitura dos contos e dos outros textos não-ficcionais, é possível perceber uma relação entre o passado imperial e o presente republicano, época da organização do livro. Logo, esse artigo pretende discutir essa relação através de uma leitura mais atenta dos contos e problematizar os valores destacados pelo autor para seu tempo, por exemplo, patriotismo, modernidade, progresso e trabalho, e que seriam as relíquias do Império para a República.
Programa de Pós Graduação em História Social, UFRJ, 2015
Esta dissertação apresenta uma análise de trinta e duas iluminuras provenientes de quatro livros de horas pertencentes à Real Biblioteca Portuguesa, cujo tema é a vida da Virgem Maria. Os livros são datados do século XV, sendo três de origem francesa e um de Bruges. Um estudo sobre tais manuscritos que inclua suas iluminuras jamais foi realizado a fundo, lacuna que esta pesquisa pretende começar a preencher, ainda que de forma preliminar. Para tanto, travar-se-ão discussões acerca das origens desses manuscritos, seu conteúdo e seus possíveis usos e funções, aliando a análise iconográfica e artística à sociocultural. Ainda no contexto da análise sociocultural identifica-se uma mudança, plenamente consolidada no século XV, no que diz respeito à piedade e religiosidade dos fiéis: eles desejam ser mais ativos, participar e expressar de forma mais contundente sua fé e sua devoção, estabelecendo relações diretas e pessoais com o mundo divino. Tais mudanças são cruciais para compreender a emergência dos livros de horas, as funções e usos das iluminuras que se conformam em novas práticas devocionais, tais como a leitura silenciosa associada à oração pessoal e a devoção privada.
Vers un écodéveloppement participatif; L'Hramattan, 1993
Revista de Processo, 2020
ORGANIZATION AND MANAGEMENT, 2019
Cumhuriyetin 100. Yılında Uluslararası Tarih, Kültür, ve Sanat Bağlamında Bitlis Sempozyumu, 2023
Libro de Actas CIT2016. XII Congreso de Ingeniería del Transporte, 2016
International Webinar on Demonology in South and Southeast Asian Sculptural ArtAt: Department of Archaeology, University of Kerala, Thiruvananthapuram, Kerala, 2023
POLICY BREIF , 2024
Fruit of Knowledge, Wheel of Learning (Vol I), 2023
Women’s Studies Quarterly, 2017
International Journal of Molecular Sciences
Journal of Comparative Neurology, 1985
SSRN Electronic Journal, 2012
Estudios Demográficos y Urbanos, 2018
Biochemistry and Molecular Biology Education, 2007
Phytochemistry Letters, 2015
Temas Em Psicologia, 2011