Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 1999
Antíteses,, 2009
Antíteses, vol. 2, n. 4, jul.-dez. de 2009, pp. 569-595http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses
Revista Brasileira de Educação Médica, 2008
INTRODUÇÃO: as situações de trote excessivo se confrontam com a importância do trote para a integração dos alunos; este deixa de ser apenas uma brincadeira e se torna um meio de auto-afirmação e hierarquização, ferindo o direito individual do calouro. OBJETIVO: verificar a existência de influências socioeconômicas e de gênero. METODOLOGIA: questionário quantitativo com tabulação em Excel e análise estatística por meio do software Microstat. POPULAÇÃO: estudantes de primeiro, segundo e terceiro ano de 2006 e primeiro ano de 2007 do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. RESULTADOS: os homens aplicam mais trote e recebem menos de mulheres; os homens recebem os piores trotes de homens, e as mulheres recebem de mulheres; os homens concordam mais com a função integrativa do trote; o trote pode se expressar como uma forma de violência, independentemente do gênero; o trote é considerado de leve a moderado pelos homens, e de pesado a muito pesado pelas mulheres; ...
Educacao Realidade, 2011
Revista Direito em Ação, 2016
Revista Brasileira de Educação Médica, 2012
Os relacionamentos dos estudantes entre si e destes com seus professores podem se tornar difíceis em diferentes momentos. O ingresso na universidade parece ser um período especialmente tenso em função dos trotes sofridos nesta fase da vida acadêmica. Este estudo apresenta uma revisão da literatura a respeito do trote, em especial aquele realizado nas escolas médicas, tentando identificar as características ritualísticas e os fatores mantenedores deste. Paralelamente, constrói uma metáfora com o mito do vampiro, propondo esta lenda como um paradigma para compreender as relações humanas nas faculdades de Medicina. São discutidas as características comuns entre vampiros e vítimas, encontradas no mito e nas inter-relações presentes nas escolas médicas, abordando-se possíveis estratégias de manejo.
Bullying e trote universitário: considerações dialéticas sobre educação e civilização na barbárie, 2022
Resultado de uma pesquisa de longa duração, do Bullying ao Trote universitário tem como ponto partida o trabalho educativo desenvolvido com os alunos e alunas dos cursos de licenciatura na área das ciências físico-naturais, da humanidades e artes, nas últimas duas décadas. Toma ambas as temáticas como mediadoras para refletir aspectos relativos à formação humana no campo da educação, em especial aqueles que tratam da dimensão ontológica (o que é o humano) e gnosiológica (o que é o conhecimento), tendo por horizonte a tríade educação, civilização e barbárie.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Iranian Journal of Archaeological Studies, 2022
Oxford Handbooks, 2014
Sz. Bíró (ed.): Pannonia Underground. Proceedings of the international conference held at Szombathely, 25-26 November 2021, 2022
Enigma, no. 113., 2023
Journal of Cranio-Maxillofacial Surgery, 2008
PACHA. Revista de Estudios Contemporáneos del Sur Global, 2024
International Journal of Clinical and Diagnostic Pathology, 2020
International Emergency Nursing, 2009
Aesthetic Plastic Surgery, 2020
Environmental Toxicology and Pharmacology, 2017
The Journal of Chemical Physics, 2007