Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2021
A venda de determinados NFTs por milhões de dólares chamaram muita atenção sobre essa tecnologia, que já existia há aproximadamente uma década. Pessoas envolvidas com direito autoral parecem ter ficado particularmente interessadas pelo conceito, pela intuitiva ligação que esses tokens teriam com a proteção jusautoral das obras de arte que eles referenciam. Uma grande confusão passou a ser feita misturando direitos autorais com NFTs como se fossem necessariamente ligados, o que parece ser um grande equívoco. Para contribuir com essa discussão e tentar resolver algumas das ambiguidades sobre o tema, fazemos um paralelo com as chamadas “esculturas imateriais” de Salvatore Garau, explicando a seguir o que é o objeto de proteção do direito autoral. Em seguida, abordamos de forma muito breve a relação do direito autoral com o mercado da arte e as tecnologias que estão na base dos NFTs. Finalmente, explicamos com mais detalhes o que realmente são esses tokens não-fungíveis artísticos e porque eles não parecem ser protegidos pelo direito autoral, embora essa relação possa ser intencionalmente criada por diferentes meios, inclusive com potencialidades muito benéficas. Notamos, na verdade, não ser sequer necessária essa relação para que os NFTs continuem sendo muito bem valorados no mercado da arte.
Anais do Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: convergências entre arte, ciência, tecnologias & realidades mistas, 2021
O presente artigo aproxima a teoria crítica do valor e o materialismo para realizar uma leitura dos Non-Fungible Tokens (NFT) dentro do intercâmbio de produção artística no mercado, incorporando categorias como capital, trabalho, mercadoria, valor de uso e troca, representação, entre outras. São analisadas as transformações dos meios de produção poética mediados pelos modos de produção de valor. Para tanto, é oferecido um breve cenário de definições e eventos, bem como obras destinadas a NFT's e seus contextos de produção, compra, venda e especulação financeira. Atreladas ao controverso espaço de interação econômica digital das blockchains, tais obras têm seu valor dinamizado, ampliando-se em sua fetichização econômica.
Revista Pessoa, 2021
NFTs: arte e especulação na era digital Em fevereiro de 2021 uma curiosa sigla invadiu o universo da arte: NFTs, abreviação de non fungible tokens, que na tradução literal significa códigos não fungíveis. Dizia-se que um novo formato de arte havia sido criado: a criptoarte. Os NFTs abriam
Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia
Este artigo é resultado da transcrição de conferência proferida na Sala Paulo Freire (MAE/USP), visando apresentar reflexões sobre a cultura imaterial e seus processos simbólicos desde um ponto de vista da hermenêutica simbólica envolvendo uma noção mais dinâmica e processual de cultura pautada sobre a criação, a transmissão, a apropriação e a interpretação dos bens simbólicos e suas relações. Assim, a jornada interpretativa – diferentemente da técnica interpretativa de caráter mais instrumental – nos remete ao diálogo mais profundo com a noção de ancestralidade.
As condições modais de uma mensagem e as suas vertentes de transferência influenciam a percepção do significado; artefatos imateriais criados por um gerador para produzir sentido em outro são interiorizados de acordo com as possibilidades de elaboração do pensamento dentro de determinado fluxo de conhecimento. Uma ponderação do filosofo Jean-François Lyotard sobre a estrutura e o fluxo da informação tomou forma explicita em uma exibição denominada “Les Immatériuax” que ocorreu durante 1984 e 1985 no Centro Georges Pompidou em Paris. A imagem do texto é de Saul Landell
Revista Digital do LAV, 2013
2011
A partir deste texto iremos explorar o significado semântico e ideológico dos conceitos de património cultural bem como as problemáticas que a dicotomia património material/imaterial encerra nos debates em torno da questão patrimonial. Esta dicotomia parece afigurar-se como uma falsa questão uma vez que o património cultural é uno e indivisível. Um objeto incorpora a dimensão material, ou o suporte da informação, e a dimensão imaterial, ou o significado que lhe foi atribuído e que o conduziu à inclusão na categoria património (Telles, 2010: 122).
Revista internacional de folkcomunicação, 2021
Manuscrítica: Revista de Crítica Genética
O presente trabalho foi escrito a muitas mãos no contexto do Grupo de Pesquisa de Processos de Criação da PUC-SP, diante do desafio permanente colocado pela expansão dos arquivos da criação. O ponto de partida foi uma publicação no perfil do Instagram do Ateliê Carlos Vergara, em que o artista registra (e posta) a queima de arquivos, como um “exercício de rigor”. A postagem foi detonadora de vários questionamentos sobre a materialidade dos arquivos, especialmente no contexto digital e das redes sociais. Assuntos como transformação das materialidades; acumulação e convivência entre as práticas de registro; performances de processo; especificidades do registro audiovisual e das redes sociais são alguns dos pontos abordados pelo artigo.
Annali della Scuola Normale Superiore di Pisa, 2024
This study focuses on a large wooden group by Giovanni Battista Foggini located in a room within the church of Santo Stefano dei Cavalieri in Pisa. The sculptures were made in 1682 for the celebrations of the translation of St Stephen's relics. They were conceived both as ephemeral sculptures for the celebrations and as large models for the main altar. The wooden sculptures remained on the altar for over twenty years, until they were replaced by others carved in marble according to a new design by Foggini. Although the sculptures were never made to last, they miraculously survived destruction after their removal and are now a unique example of this type of work. New archival material has also brought to light several aspects of Foggini's working methods in the execution of this wooden group, providing information on the various costs, the type of wood used to make the sculptures and the names of all the sculptors involved in their creation.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Buddhistdoor en Espanol, 2024
Children, Dogs and Education, 2018
Effect of Airfoil Thickness on Flow Over the Symmetric Airfoils: Part I-Experimental Analysis, 2023
Environmental Science and Pollution Research, 2015
2009
Survey of Ophthalmology, 1989
Global Language Review, 2018
Jundishapur Journal of Natural Pharmaceutical Products, 2015