Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2007, Discurso
O ensaio trata da IV Consideração Extemporânea, Tichard Wagner em Bayreuth, onde Nietzsche, num momento de tensão, procura compreender o sentido do grande empreendimento que era a fundação do Festival de Bayreuth, dedicado exclusivamente à exibição dos gramas musicais de Wagner. Pode-se notar que Nietzsche já está dividido entre a "metafísica do artista" da juventude e a "fisiologia da rte", que constitui o centro de seu pensamento estético tardio.
O artigo analisa passagens nas quais Nietzsche propõe interpretações de duas tragédias de Shakespeare. Uma dessas passagens, retirada de Aurora, defende uma compreensão de Macbeth que escape da avaliação moralista do protagonista. A outra passagem é do primeiro livro de Nietzsche, O nascimento da tragédia, e diz respeito a uma das questões mais debatidas na recepção de Hamlet: o motivo da hesitação do príncipe, sua demora em agir diante das circunstâncias que lhe são apresentadas no primeiro ato da tragédia.
Cadernos Nietzsche, 2013
Minha atual pesquisa concentra-se nos primeiros leitores do Rio da Prata de Nietzsche, entre o final do séc. XIX até meados do séc. XX. Tenho me ocupado com a recepção de seu pensamento na margem oriental do Rio da Prata, mais especificamente no contexto do modernismo. O romancista Carlos Reyles e o ensaísta José Enrique Rodó, são dois exemplos claros das questões e interesses que motivaram a leitura de Nietzsche em 1900 na costa uruguaia, num contexto em que a crise europeia de fin-de-siècle encontrava significativos ecos nestas latitudes. Ao mesmo tempo na margem Argentina, entre os muitos leitores do filósofo, me interessa em especial Jorge Luis Borges, a quem dedico agora minha pesquisa, reconstruindo os segmentos pertinentes da sua "biblioteca ideal". Desta forma, minha exposição centra-se, em precisar as características comuns e específicas desta recepção de Nietzsche, assim como, os pressupostos (metodológicos, de enfoque, etc.) do meu trabalho no contexto dos estud...
2014
Resumo: Este artigo mostra a recepção e a influência de Nietzsche no Uruguai durante os anos de 1890 a 1910. Para tal, o artigo se divide em três partes. Em primeiro lugar, se expõem as diferentes vias pelas quais se introduz Nietzsche, como chega? como era lido? quem o lia? A se-gunda parte investiga as traduções francesas e espanholas que chegaram ao Uruguai. E, por ultimo, se expõem as diferentes revistas culturais da época que abordaram Nietzsche. Palavras chave: Nietzsche-Uruguai-recepção A influência exercida por Nietzsche na cultura ocidental desde a última década do século XIX até os dias de hoje é, sem dúvida, um feito bastante fácil de apreciar. Não obstante, como disse So-bejano em seu livro Nietzsche en España, não é observar, de forma pontual, a realidade dessa influência, quando foi? como foi intro-duzido? por que causas? quem o lia? ou com que resultados? Antes disso, o propósito deste trabalho tentará responder a essas questões a partir de um lugar restrito, Uruguai, e em um tempo delimitado, 1890-1910. É este, por tanto, um trabalho de recepção, pelo qual para sua fundamentação recorreremos à documentação, já que es-tudar a influência é, certamente, prová-la, faze-la ver 1 .
Viso: Cadernos de estética aplicada, 2013
Quase sempre marginal em relação à obra em prosa, a obra poética de Nietzsche ocupa um lugar significativo entre seus escritos. De várias maneiras, seus poemas espelham seu pensamento filosófico, como um prolongamento de sua obra e de sua vida. Neles, Nietzsche destila muitas questões e vivências clássicas que foram apresentadas em seus livros. Este ensaio apresenta as linhas gerais de sua poética, mas não pretende ser uma crítica exaustiva de toda obra em verso. Toma como base o recorte do conjunto de poemas traduzidos por Rubens Rodrigues Torres Filho para o volume “Nietzsche”, da clássica coleção Os Pensadores, selecionados por Gérard Lebrun, e os comenta em duas frentes: aproximando-os de obras publicadas por meio de comentários críticos e propondo uma interpretação musical a partir da tradução poética de Rubens Torres Filho.
Veritas (Porto Alegre)
O objetivo do texto é não apenas explicar a contribuição da filosofia de Nietzsche no atual debate em torno da filosofia das emoções, por meio da aproximação teórica com o emocionismo de Jesse Prinz – especialmente da abordagem das emoções entendidas como sentimento –, mas, sobretudo, defender a tese da compatibilidade da abordagem cognitiva e não cognitiva das emoções. Assim, se por um lado, emoções são acompanhadas de sinais somáticos, por outro lado, emoções também representam preocupações (Prinz) ou avaliações (Nietzsche) sobre algo no mundo. A tese compatibilista auxilia na solução de duas sérias objeções ao sentimentalismo: a determinação do conteúdo das emoções e a individualização das experiências emocionais. Essa conclusão é mais bem compreendida, além disso, por meio da hipótese disposicional.
Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE)
O presente artigo trata da filosofia do jovem Nietzsche e, de maneira específica, da extemporânea conhecido por Wagner em Bayreuth. Por meio dessa obra, percorre os conceitos de arte, vida e música na obra do filósofo, assim como a importância de Richard Wagner para os escritos da mocidade. Também utiliza a estética nietzschiana como pano de fundo para refletir acerca da Pedagogia do teatro trágico, da condição docente e da prática pedagógica.
"A obra de arte total wagneriana é, para Nietzsche, uma lente de aumento a partir da qual será possível diagnosticar a décadence das artes e das sociedades europeias em geral. O diagnóstico nietzschiano evidencia a tensão entre a impossibilidade dos artistas modernos construírem uma grande arte e, ao mesmo tempo, de se contentarem com uma arte pequena, uma 'arte da retidão', o que conduziria, especificamente no caso de Wagner, a forjar a decadência em progresso. Expondo e considerando estes aspectos, o presente artigo problematizará algumas questões referentes ao caso Wagner/Bizet, mostrando como a personagem Carmen pode ser interpretada a partir das questões levantadas por Nietzsche a respeito da " dança moura " , em contraposição à excitação causada pelo narcótico do drama wagneriano. Abstract: The Wagnerian total work of art is, for Nietzsche, a magnifying glass from which it will be possible to diagnose the décadence of European arts and societies in general. The Nietzschean diagnosis denotes the tension between the impossibility for modern artists to construct a great art and at the same time to be content with a small art, an 'art of righteousness', which would lead, specifically in Wagner's case, to forge the decay in progress. At presenting and considering these aspects, the present article aims to put in discuss some questions related to Wagner/Bizet's case, showing how the Carmen character can be interpreted from the questions raised by Nietzsche about the " moorish dancing " , opposing it to the excitement caused by the narcotic of the wagnerian drama.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Proceedings of the First International Symposium The Wall Paintings of Thera, Petros Nomikos Conference Centre, Thera, Hellas, 30 August - 4 September 1997, Vol. I, ed. by S. Sherratt, Athens 2000, 2000
C. Previato - J. Bonetto (eds.) Terra, legno e materiali deperibili nell’architettura antica. Vol. 1: L’età preromana (Costruire nel Mondo Antico, 6). Roma, Edizioni Quasar.Publisher: Edizioni Quasar, 2023
Tradition and Power in the Roman Empire. Proceedings of the Fifteenth Workshop of the International Network Impact of Empire (Nijmegen, 18–20 May 2022), 2024
Vivat Academia, 2003
Estudios de Cultura Náhuatl vol. 68, 2024
Однороженко О. Сфрагістичні пам’ятки Мізоцького скарбу та геральдика князів Острозьких другої половини XIV ст. // Острозька давнина. Науковий збірник. – Випуск VІІ. – Остріг, 2020. – С. 5–19
Açıköğretim Uygulamaları ve Araştırmaları Dergisi AUAd, 2018
Witness: Journal of the Academy of Evangelism in Theological Education, 2016
Srinagarind Medical Journal ศรีนครินทร์เวชสาร, 2008
2018 International Conference on Intelligent and Innovative Computing Applications (ICONIC), 2018
Physical Review B, 1999
andrechevitarese.com
Jurnal Pengabdian Kepada Masyarakat