Proteja seu Android contra ameaças
com o Avast Mobile Security
Existem muitos tipos diferentes de vírus de computador e todos eles podem ser devastadores. À medida que se espalham, podem roubar informações pessoais, prejudicar o desempenho do computador e causar outros estragos. Continue lendo para saber o que é um vírus de computador. Em seguida, saiba como se proteger contra vírus e outras ameaças online com um software antivírus poderoso.
Um vírus de computador é um tipo de malware que se liga a outros programas, se autorreplica e se espalha de um computador para outro. Quando um vírus infecta um computador, ele faz cópias de si mesmo e anexa a outros arquivos ou documentos. Ele depois modifica esses arquivos e continua a se espalhar.
Este artigo contém :
Os vírus infectam os computadores discretamente e, muitas vezes, são projetados para destruir arquivos pessoais ou obter o controle de dispositivos. Ao fazer cópias de si mesmos, os vírus de computador se espalham por dispositivos e redes, como vírus biológicos, que passam de pessoa em pessoa. Assim como as versões biológicas, alguns vírus de computador são simplesmente irritantes, enquanto outros podem causar grandes danos.
Um vírus de computador é um tipo de software malicioso que se liga a outros programas, se autorreplica e se espalha para outros computadores.
Então, qual é a diferença entre um vírus e um malware (software malicioso)? Vírus é muitas vezes um termo genérico usado para se referir a qualquer tipo de software criado para ser prejudicial. Mas um vírus é apenas um tipo de malware, e é definido como um programa de computador que pode se autorreplicar, infectar outros programas e se espalhar para outros computadores.
“Vírus de computador” é um termo abrangente que inclui muitos tipos diferentes de vírus, mecanismos de entrega e impactos. Para entender o funcionamento exato dos vírus de computador, podemos dividi-los em duas categorias: aqueles que começam a infectar e a se replicar assim que entram em um computador e os que ficam dormentes, esperando serem ativados aguardando que você execute o código sem perceber.
Um vírus de computador pode começar a infectar o computador imediatamente ou pode esperar ser acionado involuntariamente.
Os vírus de computador têm quatro fases (inspiradas na classificação dos biólogos do ciclo de vida de um vírus real).
Fase dormente: quando o vírus fica oculto no seu sistema, aguardando.
Fase de propagação: é o estágio viral, quando o vírus começa a se autorreplicar, armazenando cópias de si mesmo em arquivos, programas ou outras partes do disco. Os clones podem ser levemente alterados na tentativa de evitar a sua detecção e essas cópias também podem se autorreplicar para criar ainda mais clones que continuam a se copiar e espalhar.
Fase de ativação: geralmente, é necessária uma ação específica para acionar ou ativar o vírus. Pode ser uma ação do usuário, como clicar em um ícone ou abrir um aplicativo. Outros vírus são programados para ganhar vida após certo período, como uma bomba lógica projetada para disparar após certo número de inicializações do computador (isso é feito para ofuscar a origem do vírus).
Fase de execução: agora o programa do vírus é executado e libera sua carga, o código malicioso que danifica o dispositivo.
Normalmente, os vírus de computador se espalham por meio de downloads online maliciosos, anexos de e-mail infectados ou pela conexão com um hardware infectado, como um pendrive. Os vírus de computador podem se espalhar por quase qualquer método de compartilhamento de arquivos, desde que o vírus possa evitar a detecção por programas antivírus.
Veja algumas maneiras comuns pelas quais os vírus de computador se espalham e podem acabar no seu:
E-mails: um método de ataque comum de cibercriminosos, e-mails como os usados em ataques de phishing podem conter anexos prejudiciais, links maliciosos ou até mesmo uma infecção diretamente no HTML do corpo do e-mail.
Downloads: cibercriminosos podem esconder vírus em aplicativos, documentos enviados por serviços de compartilhamento de arquivos, plug-ins e em muitos outros lugares em que arquivos estão disponíveis para download.
Serviços de mensagens: Os vírus podem se espalhar por SMS ou serviços de mensagens, como Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram. Como nos e-mails, eles também vêm na forma de links maliciosos, anexos ou arquivos executáveis.
Software antigo: se você não atualizar seus aplicativos ou o sistema operacional, poderá se expor a vulnerabilidades que os cibercriminosos podem explorar para espalhar vírus de computador.
Malvertising: vírus podem ser escondidos em anúncios online, como anúncios de banner entregues durante trocas de anúncios. O malvertising permite aos criminosos ocultar código malicioso mesmo em sites legítimos e confiáveis, como provam as infecções do New York Times e da BBC.
Uma boa higiene do computador e ferramentas antimalware podem proteger contra todos esses vetores de ataque. Por isso, é importante manter seus softwares atualizados, usar senhas fortes e proteger seu dispositivo com um software de segurança cibernética forte.
Os vírus de computador sequestram o código e os recursos do seu sistema para replicar, causando problemas de desempenho em todos os tipos de dispositivos. Quando executado, um vírus de computador libera a carga e inicia o ataque. Quase imediatamente, você começará a ver o impacto dos vírus de computador.
O que os vírus podem fazer com seu computador? Veja alguns dos efeitos que eles podem desencadear:
Deixar o desempenho lento ou com falhas
Arquivos corrompidos ou excluídos
Pop-ups de adware incessantes
Falha de programa e panes do sistema operacional
HD que não para de girar
Mau funcionamento de aplicativos, arquivos e outros programas
Além de causar esses problemas de desempenho, os vírus de computador também podem roubar dados pessoais, como nomes de usuário, senhas e dados de cartão de crédito. Alguns vírus podem enviar spam a todos os seus contatos para tentar baixá-los, criando uma outra forma de se espalhar.
Todos os dispositivos, inclusive Macs, podem contrair vírus. iPhones e Androids também. Na verdade, qualquer dispositivo que tenha acesso à internet pode ser infectado por malware, até mesmo dispositivos inteligentes como cafeteiras IoT!
Mas vale lembrar a diferença entre malware e vírus: um vírus é apenas um tipo de malware. Há muitos tipos de infecções que podem danificar seu dispositivo, roubar seus dados e causar danos irreparáveis.
Não importa se a ameaça é um ransomware, um spyware ou um cavalo de Troia, é importante proteger todos os seus dispositivos contra as mais nocivas variedades de malware. Felizmente, muitas dessas ameaças podem ser eliminadas e evitadas com um software antivírus gratuito confiável.
Mesmo se estivéssemos falando somente sobre vírus (e não sobre outras formas de malware), a verdade é que existem muitos tipos dessa ameaça.
Veja aqui alguns tipos diferentes de vírus de computador que foram encontrados se espalhando pela internet:
Esse é o tipo mais comum de vírus e o mais fácil de criar. Eles entram no computador, causam o caos (geralmente anexando-se a muitos arquivos .COM ou .EXE) e depois se excluem.
O famoso vírus Viena procurava arquivos .COM para infectá-los e/ou destruí-los. Embora tenha sido o primeiro vírus a ser derrotado por um programa antivírus em 1987, a correção não estava disponível nos regimes comunistas. Em 1988, o cofundador da Avast, Pavel Baudis, também derrotou o vírus e ofereceu a solução às pessoas que não tiveram acesso à primeira correção.
Como o nome sugere, esses vírus se infiltram no setor de inicialização (responsável por carregar o sistema operacional do computador na inicialização) para infectar sua memória imediatamente. Esses tipos de vírus eram tradicionalmente disseminados por hardware, como disquetes, unidades USB e CDs. À medida que esses dispositivos se tornam obsoletos, esse tipo de vírus também estão desaparecendo.
Uma variedade remanescente, que surgiu em 2014, é chamada de vírus Stoner, porque exibia mensagens na tela em apoio à legalização da maconha.
Um vírus residente é outro tipo de vírus que infecta a memória e se instala na RAM (memória de acesso aleatório), o que permite que ele persista mesmo que você remova o infectante original. Um exemplo notável foi o vírus Magistr, que se espalha enviando spam para toda a lista de contatos. Ele também exclui arquivos e destrói a memória da placa-mãe do computador.
Esses vírus são brutais por ter maior poder, pois infectam seus arquivos e o espaço de inicialização. Eles são muito difíceis de eliminar porque podem se ocultar em arquivos ou no espaço de inicialização. O vírus Invader é um exemplo. Ele começava a sobrescrever seu disco rígido assim que você pressionava CTRL + ALT + DEL para tentar se livrar dele.
Outro tipo difícil, os vírus polimórficos se escondem mudando de forma. Conforme se replicam, eles criam clones que são ligeiramente diferentes, o que também ajuda a evitar detecção. Um exemplo é o vírus VirLock, que muda de forma e incorpora alguns elementos típicos de um ransomware. Ele bloqueia seus arquivos e exige o pagamento de um resgate para liberá-los.
Os vírus de macro ficam escondidos em arquivos de documentos do Word, como .DOC ou .DOCX. Ao baixar o arquivo, será solicitada a ativação dos macros. Se isso for feito, você acionará o vírus de computador. Macros infectados também foram usados em ransomwares, como na variedade Locky, que atacava instituições de saúde para criptografar arquivos e exigir pagamento para liberá-los.
Em qualquer tipo de malware, a prevenção é o melhor remédio. Uma boa higiene digital e hábitos de navegação sensatos podem ajudar a evitar as ameaças de vírus de computador mais recentes. Veja algumas outras dicas para ter em mente:
Desconfiança na medida certa: tome cuidado com ofertas especiais, links ou anexos que você não esperava em e-mails e outras mensagens. Use descontos legítimos e ofertas especiais sempre que possível.
Não use software pirata: mídias piratas, como músicas ou filmes que você pode baixar de plataformas de compartilhamento de arquivos, podem conter malware. Você nunca sabe o que pode vir junto com arquivos de fontes não verificadas. Se precisar, use uma VPN confiável otimizada para rede P2P.
Tenha cuidado ao baixar aplicativos: embora o Google Play Store e a App Store da Apple monitorem a segurança dos aplicativos que oferecem, algumas vezes, malwares conseguem se infiltrar. Antes de baixar um novo aplicativo ou programa, verifique se o site do desenvolvedor do aplicativo é seguro.
Cuidado com anúncios e pop-ups: os ataques de publicidade maliciosa plantam vírus ou outros códigos maliciosos em anúncios, portanto, tenha cuidado ao interagir com anúncios online. Se você tiver interesse em um produto, acesse o site oficial da empresa.
Instale atualizações: ao vir notificações sobre a atualização do sistema operacional ou outros programas, tome uma atitude. Essas atualizações podem conter correções de segurança que removem vulnerabilidades críticas, por isso, é importante aplicá-las imediatamente. Mas tenha cuidado com os golpes de suporte técnico que alegam corrigir problemas que você realmente não tem.
Use software de segurança cibernética confiável: Não importa se você tem muita experiência online. Às vezes, os vírus podem passar despercebidos. Proteja seu dispositivo e seus dados com um antivírus gratuito que pode identificar os vírus antes que possam infectar o sistema.
Um sinal óbvio de que seu computador está infectado por um vírus é seus amigos começarem a receber mensagens suspeitas enviadas da sua conta de e-mail. Uma forma clássica de propagação de vírus é enviar spam à lista de contatos de um dispositivo infectado, por e-mail, texto ou outro serviço de mensagens, e tentar enganar os destinatários para que baixem o malware.
Existem vários outros sintomas de um vírus de computador a serem observados, incluindo:
Aplicativos que travam ou param de funcionar
Lentidão
Arquivos corrompidos ou excluídos
Mudanças inexplicadas nas configurações de conta e do dispositivo
Uma ferramenta gratuita de remoção de malware monitorará o dispositivo em tempo real para detectar, bloquear e remover vírus e outros malwares.
Se você acha que já tem um vírus ou outro malware no seu sistema, faça uma verificação rápida e remova-o com nossa premiada ferramenta gratuita de remoção de vírus. Nossas verificações de vírus garantirão que seu computador permaneça livre de vírus e outros malwares.
Para ver as etapas detalhadas para se livrar de vírus e outros códigos maliciosos em seu computador ou telefone celular, confira nossos guias dedicados de remoção de vírus:
Agora que você conhece os vírus de computador, deve entender bem a importância de prevenir que os vírus infectem seu dispositivo. A rede avançada de detecção de ameaças da Avast bloqueia dezenas de milhões de ameaças todos os dias, detectando automaticamente vírus e malware e impedindo-os de chegar ao seu computador.
Junto com a prevenção, o Avast Free Antivirus ajudará a encontrar e remover qualquer vírus ou outro malware que já esteja no sistema. Além disso, você terá proteção extra contra links e downloads maliciosos, sites inseguros e ameaças à sua rede. Baixe o Avast e nunca mais se preocupe com infecções por um vírus de computador.
Baixe o Avast Free Antivirus para proteger seu Mac em tempo real contra vírus, malwares e outras ameaças.
Baixar o Avast Security grátis para Mac para proteger seu Mac em tempo real contra vírus, malwares e outras ameaças.
Instale o Avast Mobile Security grátis para proteger seu Android em tempo real contra vírus, malwares e outras ameaças.
O Avast Mobile Security para iOS é muito mais do que um antivírus, entregando proteção completa e em tempo real para o seu iPhone ou iPad.
Proteja seu Android contra ameaças
com o Avast Mobile Security
Proteja seu iPhone contra ameaças
com o Avast Mobile Security