Tenha uma navegação realmente privada com o Avast Secure Browser
- Segurança
- Privacidade
- Desempenho
Compartilhar nossas vidas online significa que amigos, familiares, ex-namorados e até mesmo completos estranhos sabem mais sobre nós do que provavelmente imaginamos, deixando-nos vulneráveis a bisbilhoteiros e até perseguidores digitais. Veja como funciona a perseguição no espaço digital e como você pode reduzir este risco e encobrir seus rastros online com a ajuda de um navegador seguro.
A perseguição digital é o assédio persistente de uma vítima por meio de comunicações angustiantes enviadas pela Internet ou outros meios eletrônicos. A perseguição na Internet pode acontecer por email, mensagem de texto, mídia social, fóruns da web, rastreadores GPS ou qualquer tipo de comunidade digital, canal ou outra ferramenta online.
Este artigo contém :
Mas o que a perseguição digital significa legalmente e como difere do aborrecimento mais mundano que é a trollagem na Internet? A perseguição digital é definido pela repetição de abuso, que é um crime grave em muitas jurisdições. A perseguição incessante por computador pode provocar uma série de problemas de saúde mental, incluindo transtorno de estresse, ansiedade e depressão.
Infelizmente, a perseguição online não é rara. O Departamento de Justiça dos EUA estima que 14 em cada 1.000 adultos são vítimas de perseguição todos os anos. Mas apenas cerca de um quarto dessas vítimas relatam alguma forma de perseguição digital, na maioria das vezes por email e mensagens instantâneas.
Os perseguidores assediam as vítimas através de várias plataformas de comunicação online.
Exemplos específicos de perseguição digital variam. Alguns você já deve ter ouvido falar que aconteceu com outras pessoas ou até mesmo experimentou em primeira mão. Os mais comuns incluem:
O rastreamento por GPS refere-se ao uso de ferramentas de GPS para rastrear a localização física de alguém sem sua permissão.
Catfishing envolve a criação de contas falsas de mídia social para se passar por alguém e abordar as vítimas online.
Perseguição em mídia social refere-se a seguir a vida social online de uma vítima para monitorar o comportamento e a localização física.
Sites falsos são blogs ou sites criados com informações falsas sobre uma vítima.
O sequestro de webcam envolve invadir a webcam de uma pessoa para espioná-la.
Espionagem digital significa instalar spyware no telefone ou no dispositivo de uma pessoa para espionar suas comunicações eletrônicas ou roubar dados confidenciais.
A perseguição digital é ofensa criminal em muitos países, e quase todos os estados dos EUA proíbem a perseguição ou o assédio online. Os estatutos e as penalidades específicas variam, mas a perseguição online pode resultar em prisão para infratores graves ou reincidentes.
Os EUA também têm leis federais contra a perseguição digital, incluindo a Lei sobre a Violência Contra as Mulheres, que classifica a infração como parte do estatuto federal e interestadual de perseguição, tornando-a um crime cibernético federal.
Na Europa, a perseguição digital é ofensa criminal na Polônia e no Reino Unido, e a Espanha criou meios para denúncia anônima de crimes cibernéticos, incluindo a perseguição.
Mas as linhas ficam difusas quando se trata de bullying virtual e doxxing. Em algumas jurisdições, essas formas de assédio online podem ser crimes em si, ou têm o potencial de se transformar em perseguição digital criminosa. Em outros estados, a lei pode ser menos rígida ou ambígua.
O primeiro passo a ser dado ao sofrer bullying virtual ou perseguição digital depende do seu próprio estado mental e do contexto do abuso. Se você é menor de idade ou se sente vulnerável, é melhor alertar imediatamente um familiar ou amigo de confiança para que ele possa apoiá-lo.
Veja o que fazer se você estiver sendo perseguido digitalmente:
Preocupar-se em como lidar com a perseguição digital pode ser assustador, por isso é melhor começar com as etapas mais fáceis. Dizer à pessoa que está fazendo o contato indesejado para parar pode ou não ter o efeito desejado, mas certamente evita que ela finja ignorância mais tarde. Expresse-se de forma clara e simples e não aja da mesma forma que ele.
Se as comunicações indesejadas continuarem, bloqueie a pessoa nos canais que ela usa para entrar em contato com você. Cada plataforma de mídia social tem a opção de bloquear um usuário e todos os smartphones podem bloquear contatos específicos.
Inicie o aplicativo Telefone, toque em Recente e encontre o número que quer bloquear.
Toque no ícone Informações (“i” minúsculo em um círculo).
Role até a parte inferior e toque em Bloquear este autor da chamada.
Confirme tocando em Bloquear contato.
Toque no número de telefone que você quer bloquear.
Role até a parte inferior e toque em Bloquear número.
Siga um caminho semelhante para bloquear um SMS em qualquer telefone. Vá para a mensagem de texto e procure as opções Informações ou Bloquear autor da chamada.
Faça login no Facebook e clique na seta para baixo no canto superior direito
Clique em Configurações e privacidade e selecione Configurações novamente.
No painel da esquerda, clique em Bloquear.
Aqui você pode bloquear usuários específicos do Facebook, mensagens, convites para eventos e muito mais.
Vá para a página do perfil que você quer bloquear.
Clique em Mais na página do perfil.
Selecione Bloquear e confirme.
Isso impedirá o usuário de enviar mensagens diretas, ver seu perfil quando estiver conectado ao Twitter ou interagir com seus tweets. Mas um perseguidor ainda pode ignorar o recurso de bloqueio por meio de contas alternativas ou aplicativos de terceiros, especialmente se você não tiver o recurso Tweets protegidos ativado.
Uma resposta de qualquer tipo pode encorajar o perseguidor e enfraquecer sua alegação de que as comunicações dele equivalem a perseguição online. Para seu próprio bem-estar e segurança mental, evite ler mensagens de assédio se elas ainda conseguirem chegar até você. Isso se aplica a mensagens privadas e àquelas enviadas em fóruns públicos.
Se necessário, você pode dificultar ainda mais o contato do perseguidor digital desativando todas as contas que eles usam para entrar em contato e assediar você. É uma etapa frustrante remover-se de uma comunidade, aplicativo ou canal que você gosta, mas proteger-se impedindo a capacidade do perseguidor de entrar em contato com você é a principal prioridade.
Todas as plataformas de mídia social têm a opção de excluir sua conta para sempre e muitas têm a opção de suspendê-la temporariamente. Ambas as opções removerão seu perfil, comentários e interações com outras pessoas da plataforma.
Se a perseguição e o bullying aumentarem, não hesite em entrar em contato com as autoridades. O primeiro ponto de contato deve ser a autoridade local, como o departamento de polícia. Também pode ser necessário relatar ao Centro de Reclamações sobre Crimes na Internet do FBI.
Para denunciar efetivamente a perseguição digital, você deve coletar evidências do assédio. Por isso, por mais tentador que seja, não apague o texto, emails ou comentários feitos pelo perseguidor. Em vez disso, documente isso fazendo capturas de tela das comunicações e salvando-as no dispositivo ou imprimindo-as. Poder acessar essas evidências pode ser fundamental para embasar seu caso.
É difícil prever se e quando a perseguição digital se transformará em assédio físico ou violência. Criar um plano de segurança é uma forma prudente de se proteger enquanto resolve a situação. Planejar como reagir a novos contatos indesejados também vai ajudá-lo a permanecer consistente e confiante em sua abordagem.
Ao criar seu plano de segurança contra a perseguição digital, considere o seguinte:
Tenha uma pessoa de confiança, conte-lhe sobre seu plano de segurança e mantenha-a atualizada à medida que a situação se desenvolve.
Crie uma lista de causas/consequências e tenha pontos de ação prontos. Esteja preparado para se adaptar se o perseguidor se tornar mais agressivo.
Você pode receber críticas de amigos ou familiares que acham isso um exagero. Confie em seus instintos e pense em como responder com força, mas de forma construtiva.
Identifique contatos de emergência entre amigos, familiares e autoridades locais confiáveis no caso da perseguição digital aumentar ainda mais.
Agora é hora de levar o perseguidor à justiça. Existem várias leis nos EUA, Reino Unido e UE para ajudá-lo:
Depois de entrar em contato com as autoridades locais e denunciar o crime, peça a elas mais orientação e apoio na busca de uma ação legal.
A melhor prevenção é o controle das informações pessoais que você torna públicas online. O compartilhamento excessivo pode deixá-lo vulnerável não apenas a perseguidores, mas também a hackers, ataques de phishing e outras ameaças, portanto, sempre siga as melhores práticas de segurança e privacidade digital e use VPNs e outras ferramentas de segurança cibernética sempre que necessário.
Perseguidores online são oportunistas, portanto, gerenciar sua presença pública virtual e entender a privacidade pode ajudar bastante a impedir que o assédio comece ou aumente. Isso significa manter a segurança no Wi-Fi público, desconectar todos os aplicativos, ocultar seu endereço IP, navegar anonimamente com um navegador privado e proteger dispositivos móveis com os melhores aplicativos de privacidade e segurança para iPhones e Android.
Seu telefone ou computador pode estar fornecendo informações sobre suas roupas físicas devido às configurações de sua câmera ou aplicativo de mídia social, ou devido a uma infecção por spyware. Primeiro, tome medidas para remover spyware do PC ou do iPhone e ajuste as configurações do telefone para desativar a geolocalização nos aplicativos.
Encontre as configurações de geolocalização em seu telefone e ative ou desative os serviços de localização, dependendo de suas necessidades e se aplicativos específicos realmente precisam de acesso à sua localização física.
Apesar das leis de perseguição de mídia social, a perseguição digital e a mídia social andam de mãos dadas, e a perseguição social é facilitada pela natureza das plataformas. Mesmo que você não esteja passando por uma perseguição no Facebook, altere suas configurações de privacidade no aplicativo e atualize suas configurações de privacidade do Instagram para controlar quem pode ver o quê.
Mantenha-se atualizado sobre as melhores extensões de segurança e privacidade para o Google Chrome e garanta a autenticação de dois fatores estabelecida em importantes pontos de acesso digital. Crie senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas online.
Pode haver uma tonelada de informações sobre você prontamente disponíveis para um perseguidor digital vasculhar, por isso é importante saber como encontrar e remover informações pessoais da Internet. Tente pesquisar seu próprio nome online e veja o que você encontra. Se fotos ou informações que você pensava serem privadas são compartilhadas online, esse é um dos sinais mais claros de perseguição digital.
Se você vir algo de que não gosta, poderá solicitar que o Google o remova dos resultados de pesquisa ou pedir que excluam todas as suas fotos do Google Fotos. Se seu caso se enquadrar no Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR), você também tem o direito de saber quais dados pessoais as organizações e empresas têm sobre você e solicitar que sejam apagados. E não se esqueça de saber como o Google usa seus dados pessoais..
Os perseguidores digitais podem invadir seu sistema por meio de software desatualizado. Faça uma verificação de integridade de todos os programas que existem no seu PC ou Mac. Se você não os usa, abandone-os. Se usa, atualize-os. E se você não tiver um software antivírus instalado, baixe-o hoje.
Entre perseguidores digitais, anunciantes, sites e até mesmo seu provedor de serviços de internet, sempre há alguém tentando coletar seus dados e rastrear sua atividade online. Mas graças ao Avast Secure Browser, você pode recuperar o controle do seu espaço digital e manter os bisbilhoteiros à distância.
Projetado desde o início com sua privacidade como prioridade máxima, o Avast Secure Browser vem com recursos integrados para mascarar sua identidade digital e impedir o rastreamento online. Graças à proteção por senha, bloqueio automático de sites maliciosos e downloads e integração VPN perfeita, a navegação nunca foi tão segura.
Baixe grátis o Avast Secure Browser para bloquear o rastreamento na web, proteger seus dados e obter uma navegação verdadeiramente privada.
Baixe grátis o Avast Secure Browser para bloquear o rastreamento na web, proteger seus dados e obter uma navegação verdadeiramente privada.
Instale grátis o Avast Secure Browser para bloquear o rastreamento na web, proteger seus dados e obter uma navegação verdadeiramente privada.
Instale grátis o Avast Secure Browser para bloquear o rastreamento na web, proteger seus dados e obter uma navegação verdadeiramente privada.
Tenha uma navegação realmente privada com o Avast Secure Browser
Tenha uma navegação realmente privada com o Avast Secure Browser