Se ainda existiam comerciantes teimosos, que duvidavam do potencial das vendas on-line, a pandemia global iniciada em 2020 os fez mudar de ideia, demonstrando o quanto é importante investir no comércio eletrônico e o quanto as pessoas adoram a praticidade de comprar pelo computador ou celular.
Ou seja, quem ainda não está presente on-line está dando bobeira. Comércios de respeito, que tenham a intenção de crescer, precisam de uma presença na web e um site é a maneira ideal de se fazer isso. Mas aí entra a questão: como fazer um site?
Foi-se o tempo no qual era preciso contratar uma empresa com desenvolvedores e designers. Hoje, existem diversas opções com modelos fáceis de arranjar, com funcionalidade de arrastar e soltar e muitas outras facilidades para que seu site fique lindo, sem que você tenha que gastar muito tempo ou fortunas com isso.
Nunca foi tão fácil! Além de permitir a fácil criação de um site personalizado com seu logotipo, suas cores e sua marca, estes criadores costumam vir equipados com ferramentas para o seu negócio, como processamento de pagamento, SEO e marketing.
Quer você esteja planejando criar seu site na Shopify ou em outro criador, continue lendo para ficar por dentro de tudo que precisa saber antes de começar.
Como criar um site em 9 passos
- Decida qual a finalidade do site
- Escolha qual criador de site usar
- Escolha sua hospedagem
- Decida seu nome de domínio
- Foque no design e layout
- Adicione as páginas relevantes
- Conecte um sistema de pagamento
- Adicione ferramentas para negócios
- Visualize, teste e publique seu site
1. Decida qual a finalidade do site
Antes de qualquer outra coisa, pense no que deseja alcançar ao criar seu site. Isso ajuda na hora de selecionar quais recursos são prioritários para você. Algumas funções comuns são:
- Venda de artigos físicos ou digitais
- Venda de serviços
- Fornecimento de informações sobre a empresa
- Expressar os valores e objetivos de uma marca
- Publicar notícias, novidades e atualizações em um blog
- Destacar resenhas dos consumidores
- Transformar visitantes em leads
- Aumentar o público
Com as metas em mãos, você já pode se concentrar em como atingi-las. Se a ideia é vender produtos tangíveis, por exemplo, considere como organizará o estoque, promoverá produtos e processará os pagamentos.
O importante é lembrar que o desenvolvimento de um site é uma atividade contínua, que não ocorre uma só vez. Dica de ouro: vale muito a pena criar listas de tarefas detalhadas, que ajudam a organizar seu processo enquanto finaliza as etapas.
2. Escolha qual criador de site usar
A maneira mais fácil e rápida de fazer um site é através de um criador.
Os criadores são serviços e ferramentas pensados para criar páginas e adicionar recursos e funcionalidades nelas. É comum que possuam interfaces que permitem arrastar e soltar elementos para que você possa criar e diagramar seu site sem precisar manjar nada de códigos. Os melhores criadores incluem:
- Modelos e temas que economizam seu tempo na hora da criação
- Opções de customização
- Biblioteca de imagens e vídeos
- Ferramentas de arrastar e soltar
- Otimização de site, marketing e vendas
- Ferramentas de criação com inteligência artificial
Com o passar do tempo, é provável que você queira fazer aprimorar seu site básico, adicionando recursos mais sofisticados. Isso pode exigir a alteração dos arquivos HTML e CSS do seu site. Para tanto, é preciso escolher um criador de site que lhe permita alterar o código e tomar o controle, caso isso se faça necessário.
No criador de sites da Shopify, você pode montar todo tipo de site, e não apenas lojas virtuais. Ao criar um site pela Shopify, você ganha acesso a temas totalmente customizáveis e adaptáveis para dispositivos móveis, além de atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Assim, seu site fica do jeitinho que você quer. E, de quebra, a Shopify tem todo o necessário para que você se conecte com seu público sem precisar da intermediação de terceiros. Você pode aceitar pagamentos, capturar leads e dados dos clientes e até automatizar comunicações por e-mail, tudo isso direto da plataforma.
Além da Shopify, existem outros criadores populares como Wix, Squarespace, UOL Host e Wordpress.
Cada plataforma oferece benefícios diferentes. Portanto, informe-se sobre eles e veja se atendem suas metas para o futuro. Compare a facilidade de uso, opções de design, capacidade de customização, preços e atendimento, já que tudo isso faz a diferença lá na frente.
3. Escolha sua hospedagem
Todo site é hospedado num servidor. O serviço de hospedagem é aquele que cuida do espaço no servidor para o seu site e todos os dados relevantes.
Escolher um serviço de hospedagem não é uma tarefa simples, já que cada empresa oferece planos de pagamento diferentes, com diversos limites de transferência, contas de domínio de e-mail e capacidade de armazenamento. Além disso, quando você escolhe sua hospedagem, ainda não sabe ao certo quais serão suas necessidades conforme cresce.
Se procura hospedagem para uma loja on-line, é legal buscar hospedagens focadas no comércio eletrônico, além de conferir se elas oferecem:
- Largura ilimitada de banda, para que nunca apareçam cobranças surpresa quando o tráfego do seu site começar a crescer.
- Certificação PCI, que garante um padrão internacional no processamento de dados de cartões, mantendo a segurança das informações financeiras dos seus clientes.
- Servidores velozes, para que seu site seja carregado rapidamente de qualquer lugar.
- Encaminhamento ilimitado de e-mail, economizando tempo, dinheiro e elevando o aspecto profissional dos seus negócios.
- Seu próprio domínio, para que possa criar e registrar rapidamente o nome de domínio do seu site.
Todo plano na Shopify já vem com hospedagem rápida e de confiança, e inclui nomes de domínio, além de largura de banda e encaminhamento ilimitados. Os servidores da Shopify estão espalhados pelo mundo, o que significa que seu site carrega de forma rápida para os usuários, onde quer que estejam. Saiba mais sobre hospedagem na Shopify.
4. Decida seu nome de domínio
O nome de domínio é o endereço digital do seu site, digamos assim. É através dele que as pessoas encontram você. Ele eleva a credibilidade da sua empresa e, quando bem escolhido, ajuda seu site a aparecer no alto dos resultados da busca para determinadas palavras-chave relacionadas.
Algumas dicas na hora de escolhê-lo são:
- Mantenha o nome de domínio curto e adequado
- Opte por um domínio de topo (TLD), quando isso for possível
- Considere usar domínios específicos de país (.com.br etc.)
- Inclua palavras-chave relacionadas ao seu site
Como registrar seu nome de domínio
Os nomes ficam registrados no sistema de nome de domínios (DNS), que é um sistema global de armazenamento. Ou seja, é preciso verificar se o nome da sua empresa ou site está disponível.Todo provedor permite que você faça essa checagem prévia.
A Shopify possui sua própria ferramenta de busca de nome de domínio.
O nome está disponível? Ótimo! Agora basta registrá-lo com um serviço de hospedagem como Shopify ou outros. Lembre-se que os nomes são universais, ou seja, não importa qual o serviço escolhido, os nomes disponíveis serão os mesmos.
Mas, caso o nome desejado já esteja em uso, você precisará botar a criatividade para funcionar e escolher um que combine com sua marca.
Outras opções são a adição de um sufixo ou extensão diferente, já que são muitas as extensões possíveis. Mas lembre-se de escolher bem, já que após ter um site estabelecido, trocar o nome do domínio pode dar muito trabalho na questão da SEO. E, para ajudar nessa hora, a Shopify oferece um gerador de nome de domínio.
5. Foque no design e layout
Você já tem sua hospedagem e domínio. Agora falta criar o site em si. O primeiro passo é escolher o tema e layout ideal para seu conteúdo e sua marca.
Geralmente, o criador oferece opções gratuitas e pagas de tema. Muitos deles são pensados para utilizações específicas, como blogs ou lojas.
Nada na vida é perfeito, e a combinação entre tema e site também não precisa ser. Não se esqueça que tudo pode ser editado e ajustado posteriormente caso mude de ideia. Mas, de modo geral, o negócio é achar algo que combine com sua marca, setor e catálogo de produtos.
A loja de temas da Shopify traz mais de 100 opções em vários estilos e com muitos recursos diferentes. É possível escolher entre temas gratuitos ou pagos, criados por designers famosos.
E o melhor de tudo é que são todos customizáveis, com interfaces que facilitam para o usuário e possuem funcionalidade de visualização prévia.
Como escolher um tema para seu site:
Opte por um tema que oferece múltiplas variações
Muitos incluem diversas opções de layout, que permitem uma customização ainda mais aprofundada.
Confira se ele possui recursos acoplados
Ao pensar nos recursos, reflita nas suas necessidades e metas. Por exemplo, se trabalha com uma ampla variedade de produtos, um tema com barra de pesquisa de preenchimento automático pode ser ideal. Ou, se deseja destacar prêmios que tenha ganho, escolha um tema com uma seção de imprensa.
Não escolha pensando apenas em cores e fontes
É claro que as cores precisam combinar com a sua marca, mas elementos como tons, fontes e outros detalhes visuais podem ser ajustados depois.
Antes de fechar com um tema, teste vários
E, caso algo não funcione tão bem para você, como por exemplo a visualização em aparelhos de celular, basta instalar um novo tema. Não é preciso recriar todas as páginas.
E, se precisar daquela mãozinha no design da sua loja, contrate um especialista, um profissional disposto a auxiliar sua empresa a conseguir o design dos seus sonhos.
6. Adicione as páginas relevantes
Como não poderia deixar de ser, que é considerado relevante varia de acordo com a natureza dos negócios.
Numa loja, páginas com produtos e coleções são essenciais. Se é dono de um restaurante, as pessoas buscarão seu cardápio e a página de reservas. Um corretor vai criar páginas para os diferentes imóveis disponíveis, além de adicionar dados de contato ou mesmo exibir as vendas recentemente fechadas, com o intuito de atrair novos clientes.
Trace um plano de SEO para o ranking das suas páginas
O importante é sempre manter o conteúdo relevante para o seu segmento e nicho de atuação. Com isso, você inicia o processo de criação de autoridade no seu ramo. Conforme você vai adicionando mais conteúdo e os visitantes interagem com ele, o Google coloca suas páginas em seu diretório.
O processo de adaptar o conteúdo com base na concorrência e o valor agregado aos visitantes é chamado de SEO, ou otimização para mecanismos de busca. Resumidamente, o conteúdo é otimizado ao ser correspondido com temas e palavras-chave comumente usadas nas pesquisas. O mais legal é que existem ferramentas que ajudam você a encontrar estes termos.
Confira uma lista de verificação de SEO para garantir que esteja tudo nos conformes no seu caminho para o sucesso. Geralmente, as páginas de um site padrão incluem:
Página inicial
Pense nela como a porta de entrada do site. Ela deve comunicar quem você é, o que faz e orientar para suas ofertas, produtos e serviços.
Páginas de produto
Nelas, você descreve seus produtos e serviços e informa sobre estoque, resenhas, variações e outros quesitos. É uma boa ideia criar uma página para cada produto ou serviço oferecido. Assim, elas podem ser encontradas mais facilmente nas pesquisas.
Página de contato
Na página de contato, você pode colocar um formulário ou informações para que os visitantes possam falar com você. Dependendo das suas atividades, pode colocar contatos diretos com pessoas responsáveis ou os meios para entrar em contato com o atendimento ao cliente.
Página de perguntas frequentes
Economize seu tempo e paciência, ou dos seus funcionários, ao disponibilizar respostas para as dúvidas mais comuns numa página dedicada.
Página de "quem somos"
É aqui que você fala sobre sua empresa, seus valores, sua história e o que oferece. É uma ótima oportunidade para fomentar a confiança com a sua marca. Também é legal adicionar os links para seus perfis nas redes sociais.
Páginas das suas políticas
Todo negócio precisa seguir determinadas exigências legais com relação às suas políticas, como a política de privacidade do site. É preciso também informar suas políticas de reembolso, devolução, troca e frete, por exemplo.
7. Conecte um sistema de pagamento
Muitas empresas montam seus sites para vender. Para tanto, é preciso facilitar as compras pelo site. Não importa se você trabalha com dropshipping ou vende seus próprios produtos, é imprescindível ter um sistema de pagamento seguro e prático.
A boa notícia é que, hoje em dia, é comum que os criadores de site já possuam essa funcionalidade como recurso nativo ou através de plugins.
Todos os planos da Shopify incluem o Shopify Payments, que permite que os proprietários dos sites aceitem pagamentos em cartão de crédito, sem que seja necessário usar um serviço terceirizado ou intermediário. Você também pode oferecer opções como PayPal, Google Pay, Pix ou boleto.
8. Adicione ferramentas para negócios
A loja de aplicativos da Shopify conta com mais de 8.000 aplicativos que conseguem expandir muito as capacidades dos sites na Shopify. Nela, você encontra aplicativos externos que podem conectar seu site com as redes sociais e canais externos de vendas, elevar a qualidade do seu conteúdo e design e facilitar seu processo de frete, dentre muitas outras coisas.
Muitas dos outros criadores também possuem bibliotecas semelhantes, com extensões e integrações. Existem aplicativos na Shopify que ajudam a:
- Construir uma lista de e-mail marketing
- Encontrar tendências de produtos para comercializar na internet
- Publicar anúncios no Facebook
- Criar pop-ups para geração de leads
- Oferecer atendimento por chat
- Criar programas de fidelidade
- Integrar com sites de venda
- Adicionais mais gateways de pagamento no seu caixa
- Compreender dados do Google Analytics
Tudo isso abre novas oportunidades para você, seu site, suas vendas e a experiência dos seus clientes.
Vale a pena pesquisar para encontrar os aplicativos e os preços certos para as suas necessidades.
9. Visualize, teste e publique seu site
Criar o site para sua empresa é o primeiro passo para estabelecer sua presença na web. Ou seja, seu site é muito importante e por isso é crucial testá-lo, verificando se o conteúdo é carregado corretamente e se os links funcionam direitinho.
Confira rapidamente como se fosse um usuário, garantindo que seus produtos e serviços sejam apresentados da maneira que deseja.
Vale a pena enviar o site para colegas, amigos e familiares para verificar se ele funciona corretamente, obter feedback e corrigir quaisquer problemas eventuais, que podem vir a ocorrer em diferentes dispositivos ou conexões.
Por fim, confira uma última vez para ver se está tudo ok. Tudo perfeito? Agora é hora de concentrar seus esforços para impulsionar seu comércio eletrônico.
Como criar um site gratuitamente na Shopify
Se você almeja criar um site para vender produtos ou promover sua marca, já pode fazer isso de forma eficiente, fácil e imediata no criador de sites da Shopify. E você pode começar testando gratuitamente.
Como a especialidade da Shopify é o comércio eletrônico, além do criador de sites, ela oferece uma série de outros recursos para te colocar no caminho do sucesso, quer você tenha um negócio virtual, físico ou ambos.
1. Abra sua conta na Shopify
Acesse a Shopify e abra uma conta com período de teste grátis. Você só precisa de um endereço de e-mail e uma ideia generalizada do motivo pelo qual quer criar seu site. Caso precise, poderá criar um domínio customizado posteriormente.
A Shopify permite a alteração de algumas das configurações iniciais, auxiliando você no processo de construção do seu site.
2. Adicione informações básicas do site
No criador de lojas, você vê um menu na lateral esquerda. Nele, há links para diversas ferramentas e recursos.
Ao clicar nas configurações, você pode customizar o nome do site, fuso-horário e moeda. Para facilitar, há também um guia que lhe orienta no processo de adição de conteúdo.
Use os guias e recursos passo a passo da Shopify para montar sua loja.
3. Escolha o tema
Você já pode adicionar produtos na loja, ou parar para escolher um tema ao clicar na opção de customização de tema. Todos eles vêm com o recurso de caixa da Shopify, que é líder no setor. Um tema para sua loja é atribuído como padrão.
Caso deseje implementar um aspecto diferente, clique na opção "loja on-line" na barra lateral esquerda e explore todos os temas disponibilizados. Você pode escolher dentre os temas gratuitos ou acessar a loja de temas para escolher designs de profissionais pagos.
Preste atenção em todos os detalhes e leia as resenhas. Só assim você escolhe a opção que melhor se encaixa na sua loja.
4. Customize seu tema
Após escolher o tema, você poderá optar por alterações de cores e fonte, que se aplicam ao site como um todo. Para tanto, clique em "personalizar" após a seleção do tema, e utilize as ferramentas do menu para editar as seções ou configurações de tema do site.
É aqui que você também pode adicionar seu logotipo, escolher o layout e determinar outros recursos. Para alterar cores, fontes e outros aspectos, basta usar o menu de configurações de tema.
5. Adicione páginas e conteúdo
Permaneça na tela do criador ou volte para a área de configuração para adicionar páginas, conteúdo e um menu de navegação. Nesta etapa, você cria o conteúdo para as seções sobre sua empresa e como entrar em contato com ela.
Experimente uma publicação de blog, caso deseje compartilhar informações mais pessoais ou complexas. Isso tende a proporcionar uma sensação mais aprofundada de contexto nos leitores.
6. Adicione produtos
Com o design pronto, chega a hora de apertar o botão de produtos e começar a adicionar as informações relevantes. No processo, você vai colocando títulos, descrições, preços, imagens e vídeos. Você pode organizar tudo em coleções ou categorias.
Aqui, as opções são variadas: você pode adicionar seus produtos, produtos e serviços digitais, ou até mesmo de terceiros.
7. Adicione um método de pagamento
Antes dos clientes poderem comprar no seu site, é preciso adicionar uma prestadora de pagamentos. Nas guias de configuração, acesse pagamentos e ative o Shopify Payments, PayPal ou outra prestadora da sua escolha.
Caso escolha a Shopify Payments, você já aceita todos os principais métodos de pagamento do mercado. Não tem como ser mais prático.
8. Finalize sua loja, e continue na sua jornada de construção contínua!
Faça uma compra de teste. Assim, você verifica se tudo está funcionando bem. Em seguida, escolha um plano para o lançamento completo do seu site.
Conforme vai se ambientando com o criador, explore as opções de frete, marketing, análise e outros recursos essenciais no menu de configurações.
Ok, seu negócio já tem um site. E agora?
Olhe para seu site como algo em constante adaptação, que precisa de manutenção e evolução contínua. Atualizações, novos recursos e conteúdo cada vez mais relevante são coisas que só trazem vantagens.
Quando você já tem o fundamento básico, vai ficando mais fácil focar em recursos mais sofisticados. Respire fundo, e comece a pavimentar seu caminho para o sucesso, acessando todos os recursos, dicas e guias que a Shopify disponibiliza sobre como arrasar no marketing, vendas, escolha de produtos e administração da sua loja.
Perguntas frequentes sobre como criar um site
Dá para criar um site grátis?
Sim, existem plataformas que permitem a criação gratuita de um site básico, como a Shopify. No entanto, para usar seu próprio nome de domínio e recursos de comércio eletrônico, é necessário migrar para um plano pago.
Preciso ter um nome de domínio para criar um site?
Não, isso não é necessário. A Shopify e outros criadores oferecem endereços gratuitos de hospedagem (geralmente no formato seunome.empresadehospedagem.com). Caso queira comprar e usar seu próprio domínio, é possível (e muito fácil!) transferir seu site para um novo endereço.
Como posso obter um domínio para meu site?
Você pode comprá-lo de uma instituição que faz este tipo de registro, e no gerador de domínio da Shopify. Para facilitar, a maioria dos serviços de hospedagem possibilita a compra de domínio junto dos pacotes mais em conta. A maioria dos domínios custa cerca de US$ 30,00 por ano, mas isso pode variar muito dependendo da demanda por cada um.