Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
TAW Serviços

Serviços

Como é que podemos te ajudar?
Ir para conteúdo
Se acreditas que é difícil conseguir que o teu site web seja acessível, chegas ao lugar adequado. Gostariamos de te ajudar com isso. ¡Pergunta-nos!

Para apoiar os processos de estandardização e de melhora da acessibilidade dos portais, podemos te acompanhar com os serviços seguintes

Consultoria

A consultoria sobre standares W3C é a base dos serviços oferecidos pela área de standardização do Centro Tecnológico na qual trabalha um grupo de expertos com vasta experiência na sua aplicação.

  • Criação e implantação de sistemas de gestão da acessibilidade Web

    A consultoria sobre standares W3C é a base dos serviços oferecidos pela área de standardização do Centro Tecnológico na qual trabalha um grupo de expertos com vasta experiência na sua aplicação.

  • Diagnóstico de acessibilidade

    É um estudo pormenorizado e sistemático do site web que permete identificar problemas de acessibilidade e propor a forma óptima para os resolver. Unido ao anterior, o diagnóstico permete conhecer o nível real de acessibilidade que atinge um portal, por exemplo, como condição de entrega dum desenvolvimento ou como passo prévio a um processo de certificação.

    Esta validação leva-se a cabo ao longo da totalidade do ciclo de vida do portal, a começar por:

    • O estudo dos moldes nos primeiros estádios do desenvolvimento no qual não só são revisadas questões técnicas sobre a acessibilidade, senão também a usabilidade, standares, contrastes de cores, multimédia, pdfs, etc.
    • Depois, no processo de integração dos distintos elementos da plataforma/CMS e no desenvolvimento sob frameworks específicos.
    • Na fase de produção dos portais, tanto desde o ponto de vista da inserção de conteúdos, como na manutenção ou evolução do portal.
  • Monitorização

    Permete um controle periódico e automático dos portais a través duma ferramenta que facilita o controle e recuperação dos problemas. TAW Monitor é um serviço web que nos permete dispor dum quadro de comandos centralizado no qual ver o estado e evolução da acessibilidade dos nossos portais.

LEMBRA-TE. As ferramentas automáticas são um recurso muito valioso no processo de melhora da acessibilidade dos nossos sites Web. No entanto tens de ter em conta que nenhuma ferramenta deste tipo pode por si mesma validar todas as comprovações que as pautas do W3C WCAG 2.1 recomendam.

Certificação

Os expertos em acessibilidade web de CTIC colaboraram com AENOR no lançamento duma certifição de acessibilidade baseada na UNE-EN 301549, sendo CTIC a entidade prescritora cujos auditores foram homologados por AENOR.

Esta certificação, a única que certifica a norma UNE 139803, certifica que os portais que possuem tal selo cumprem com os níveis de acessibilidade declarados e que estes se adequam à legislação existente (Real Decreto 1112/2007), que obriga todas as administrações e às páginas web financiadas total ou parcialmente com fondos públicos a atingir "como nível mínimo de obrigatório cumprimento as prioridades 1 e 2 da Norma UNE" (níveis 'A' e duplo 'A') e se estabelece.

A quem é que se dirige a certificação?

Além das webs das administrações e as webs financiadas com dinheiro público, o "Real Decreto" obriga a cumprir com os critérios de acessibilidade às entidades e empresas que se encarreguem de administrar serviços públicos, em especial, dos que tenham caráter educativo, sanitário e serviços sociais. Também as empresas com mais de 100 trabalhadores ou que tenham um volume de negócio superior a 6 milhões de euros e consideradas de "especial trascendência económica" como os serviços financeiros (bancos e caixas, empresas gestoras de seguros e planos de aposentadoria), utilities (empresas de abastecimento de água, gas e eletricidade), serviços de agências de viagens, transporte de viajantes, etc.

Neste contexto e para facilitar que as administrações e as empresas possam certificar que os seus sites web são acessíveis de acordo com os requisitos legais, os expertos de acessibilidade de CTIC têm desenvolvido um conjunto de serviços que facilitem a estas entidades atingir o nível de acessibilidade adequado para permitir a sua certificação.

Formação

CTIC e o Escritório Espanhol do W3C têm entre os seus objetivos o fomento do uso das tecnologias standard e abertas. Para isso, além de participar em diferentes eventos e criar material de divulgação e didáctico realiza ações de formação tanto presenciais como de e-Learning. Durante os últimos anos temos formado mais do que 3.000 técnicos e gestores das distintas administrações e empresas do sector TIC.

Os cursos para os que se dão aulas são os seguintes:

  • Formação Presencial. Curso de programação de sites web acessíveis. WCAG 2.1/UNE-EN 301549
  • Formação Presencial. Curso de Avaliação de acessibilidade de sites web
  • Formação presencial. Curso Contribução de conteúdos acessíveis.
  • Teleformação. Curso de programação de sites web acessíveis. WCAG 2.1/UNE 139803:201

Observatório

CTIC leva a cabo para diferentes clientes observatórios de acessibilidade web de sites web nos quais se concretizam relatórios de situação para cada um dos sites web observados que permetem a cada destinatário conhecer o nível de acessibilidade dos seus portais e os problemas a que pôr solução.

Nos observatórios leva-se a cabo um relatório agregado que contém a informação comparativa entre os diferentes portais e segmentos estudiados e também redacção de conclusões para abordar o processo de melhora.

Desenvolvimento

A unidade de acessibilidade trabalha apoiando aos seus clientes em tarefas de desenvolvimento acessível.

  • Desenvolvimento de projectos de I+D para a implementação de acessibilidade web em diferentes plataformas.
  • Adaptação acessível de frameworks de desenvolvimento.
  • Adaptação acessível de CMS
  • Integração de ferramentas TAW em ferramentas web
    Conversamos para desenvolver conjuntamente um projeto. ? Contacta connosco!