Anais do Women in Information Technology (WIT), 2018
Uma realidade comum de muitas adolescentes e jovens é a dificuldade ou impossibilidade de continu... more Uma realidade comum de muitas adolescentes e jovens é a dificuldade ou impossibilidade de continuar os estudos após uma gravidez porque assumirão responsabilidades de cuidar de seus filhos em tempo integral ou de trabalhar para sustentá-los. Com o objetivo de oferecer a essas jovens e a outras estudantes que tenham interesse em aprender programação uma possibilidade de formação profissional a domicílio, desenvolvemos o Moodle de Lovelace, um curso a distância de programação Python com conteúdos essenciais de programação, atividades planejadas com metodologias ativas e aplicações práticas no mundo real. A contribuição deste curso para atrair as jovens mulheres para a carreira de computação é oferecer a cada uma delas a oportunidade de estudar programação de qualquer lugar e em seu próprio tempo.
Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), 2018
A programação de computadores é um conhecimento complexo porque para ser aprendido demanda a oper... more A programação de computadores é um conhecimento complexo porque para ser aprendido demanda a operacionalização de várias habilidades. No caso de estudantes surdos, o desafio é ainda maior pois a aprendizagem é dificultada pelas limitações no domínio da segunda língua que impactam diretamente nas habilidades de interpretação textual, na compreensão do problema, na sequenciação lógica de algoritmos, na escrita e na depuração de programas, que são habilidades fundamentais no processo de programação. Considerando os desafios do ensino de programação para surdos, este trabalho recomenda ações e tecnologias assistivas, propõe a extensão de um curso de programação a distância a partir de vídeos assistivos produzidos dinamicamente no ensino presencial e apresenta relatos de experiências de produção de vídeos assistivos para um curso de programação a distância.
Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), 2017
A aprendizagem de programação é um domínio de conhecimento considerado de difícil aprendizagem. N... more A aprendizagem de programação é um domínio de conhecimento considerado de difícil aprendizagem. No entanto, embora as dificuldades de ensino e de aprendizagem de programação sejam temáticas recorrentes em discussões acadêmicas, poucas soluções de fato têm sido desenvolvidas para compreender essas dificuldades e nelas intervir de acordo. Com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica em uma perspectiva multidimensional a partir da análise minuciosa de códigos-fontes desenvolvidos por alunos e de histórico de desempenhos, este trabalho apresenta alguns instrumentos de visualização de informação para auxiliar professores no acompanhamento da aprendizagem de seus alunos na prática da programação. Os resultados de aplicação desses instrumentos em uma turma de programação a distância demonstram que é possível reconhecer sob diferentes variáveis indicadores de dificuldades de aprendizagem e diferentes classes de perfis de alunos.
Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE), 2018
Como citar este artigo:
OLIVEIRA, Márcia G. et al. Recomendações de ações e tecnologias para a ac... more Como citar este artigo: OLIVEIRA, Márcia G. et al. Recomendações de ações e tecnologias para a acessibilidade de surdos em um curso de Programação a distância. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação e XXIV Workshop de Informática na Educação. Fortaleza, 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7915
Abstract Programming of computers is a complex knowledge because to be learned it demands the operationalization of several skills. In the case of the deaf, programming learning is more difficult in relation to the language domain, whose limitations impact on textual interpretation, problem comprehension, logical sequencing of algorithms, writing and debugging of programs, which are fundamental skills in programming process. Considering the challenges to be overcome to teach programming to the deaf, this work recommends actions and assistive technologies, proposes the extension of a distance programming course from dynamically produced assistive videos in face-to-face teaching and presents reports of experiences of production of assistive videos for a distance programming course.
Anais do V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância - Concefor, 2018
Como citar este artigo:
LOPES, Monica F. S. et al. Desenvolvendo habilidades básicas de programaç... more Como citar este artigo: LOPES, Monica F. S. et al. Desenvolvendo habilidades básicas de programação para promover acessibilidade de surdos em um curso de programação a distância. V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, Vitória, 2018. Disponível em: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/Vitoria_03/concefor5/paper/view/4707
Resumo As dificuldades de aprendizagem de programação têm sido alvo de várias pesquisas, o que leva esse campo do saber a ser apontado como uma das disciplinas mais complexas na área de computação, uma vez que requer dos discentes conhecimentos abstratos, que normalmente não estão presentes em suas rotinas de estudo. Outro ponto que também é levantado como barreira na aprendizagem por parte dos professores é a defasagem apresentada por uma grande parcela de alunos no que se refere às habilidades básicas para programação como a lógica e a interpretação textual, as quais se configuram em pilares no processo de ensino de programação. Transformar esse ensino por meio de uma metodologia híbrida que leve em consideração as especificidades dos canais de aprendizagem tanto oral e auditivo para ouvintes, quanto visual para surdos se mostra um grande desafio pela tarefa de pensar formas de aprendizagem do conteúdo sob outras perspectivas o que provoca inquietações entre professores e pesquisadores tanto no ensino presencial quanto a distância nos últimos anos. Nesse contexto, a criação de cursos de programação que se apropriem dessas novas metodologias de ensino tornaram-se necessárias em consonância com as novas políticas de ações afirmativas.
Uma realidade comum de muitas adolescentes e jovens é a dificuldade ou impossibilidade de continu... more Uma realidade comum de muitas adolescentes e jovens é a dificuldade ou impossibilidade de continuar os estudos após uma gravidez porque assumirão responsabilidades de cuidar de seus filhos em tempo integral ou de trabalhar para sustentá-los. Com o objetivo de oferecer a essas jovens e a outras estudantes que tenham interesse em aprender programação uma possibilidade de formação profissional a domicílio, desenvolvemos o Moodle de Lovelace, um curso a distância de programação Python com conteúdos essenciais de programação, atividades planejadas com metodologias ativas e aplicações práticas no mundo real. A contribuição deste curso para atrair as jovens mulheres para a carreira de computação é oferecer a cada uma delas a oportunidade de estudar programação de qualquer lugar e em seu próprio tempo.
RESUMO As dificuldades de aprendizagem de programação têm sido alvo de várias pesquisas, o que le... more RESUMO As dificuldades de aprendizagem de programação têm sido alvo de várias pesquisas, o que leva esse campo do saber a ser apontado como uma das disciplinas mais complexas na área de computação, uma vez que requer dos discentes conhecimentos abstratos, que normalmente não estão presentes em suas rotinas de estudo. Outro ponto que também é levantado como barreira na aprendizagem por parte dos professores é a defasagem apresentada por uma grande parcela de alunos no que se refere às habilidades básicas para programação como a lógica e a interpretação textual, as quais se configuram em pilares no processo de ensino de programação. Transformar esse ensino por meio de uma metodologia híbrida que leve em consideração as especificidades dos canais de aprendizagem tanto oral e auditivo para ouvintes, quanto visual para surdos se mostra um grande desafio pela tarefa de pensar formas de aprendizagem do conteúdo sob outras perspectivas o que provoca inquietações entre professores e pesquisadores tanto no ensino presencial quanto a distância nos últimos anos. Nesse contexto, a criação de cursos de programação que se apropriem dessas novas metodologias de ensino tornaram-se necessárias em consonância com as novas políticas de ações afirmativas.
Programming learning is a domain of knowledge considered difficult to learn. However, although th... more Programming learning is a domain of knowledge considered difficult to learn. However, although the difficulties of teaching and learning programming are recurrent themes in academic discussions, few solutions have actually been developed to understand these difficulties and intervene accordingly. In order to perform a diagnostic assessment in a multidimensional perspective based on the careful analysis of source codes developed by students and performance history, this work presents some information visualization tools to assist teachers in the follow-up of their students' learning in the programming practice. The results of applying these instruments in a distance programming class demonstrate that it is possible to recognize, under different variables, indicators of learning difficulties and different student profiles classes.
Anais do Women in Information Technology (WIT), 2018
Uma realidade comum de muitas adolescentes e jovens é a dificuldade ou impossibilidade de continu... more Uma realidade comum de muitas adolescentes e jovens é a dificuldade ou impossibilidade de continuar os estudos após uma gravidez porque assumirão responsabilidades de cuidar de seus filhos em tempo integral ou de trabalhar para sustentá-los. Com o objetivo de oferecer a essas jovens e a outras estudantes que tenham interesse em aprender programação uma possibilidade de formação profissional a domicílio, desenvolvemos o Moodle de Lovelace, um curso a distância de programação Python com conteúdos essenciais de programação, atividades planejadas com metodologias ativas e aplicações práticas no mundo real. A contribuição deste curso para atrair as jovens mulheres para a carreira de computação é oferecer a cada uma delas a oportunidade de estudar programação de qualquer lugar e em seu próprio tempo.
Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), 2018
A programação de computadores é um conhecimento complexo porque para ser aprendido demanda a oper... more A programação de computadores é um conhecimento complexo porque para ser aprendido demanda a operacionalização de várias habilidades. No caso de estudantes surdos, o desafio é ainda maior pois a aprendizagem é dificultada pelas limitações no domínio da segunda língua que impactam diretamente nas habilidades de interpretação textual, na compreensão do problema, na sequenciação lógica de algoritmos, na escrita e na depuração de programas, que são habilidades fundamentais no processo de programação. Considerando os desafios do ensino de programação para surdos, este trabalho recomenda ações e tecnologias assistivas, propõe a extensão de um curso de programação a distância a partir de vídeos assistivos produzidos dinamicamente no ensino presencial e apresenta relatos de experiências de produção de vídeos assistivos para um curso de programação a distância.
Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), 2017
A aprendizagem de programação é um domínio de conhecimento considerado de difícil aprendizagem. N... more A aprendizagem de programação é um domínio de conhecimento considerado de difícil aprendizagem. No entanto, embora as dificuldades de ensino e de aprendizagem de programação sejam temáticas recorrentes em discussões acadêmicas, poucas soluções de fato têm sido desenvolvidas para compreender essas dificuldades e nelas intervir de acordo. Com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica em uma perspectiva multidimensional a partir da análise minuciosa de códigos-fontes desenvolvidos por alunos e de histórico de desempenhos, este trabalho apresenta alguns instrumentos de visualização de informação para auxiliar professores no acompanhamento da aprendizagem de seus alunos na prática da programação. Os resultados de aplicação desses instrumentos em uma turma de programação a distância demonstram que é possível reconhecer sob diferentes variáveis indicadores de dificuldades de aprendizagem e diferentes classes de perfis de alunos.
Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE), 2018
Como citar este artigo:
OLIVEIRA, Márcia G. et al. Recomendações de ações e tecnologias para a ac... more Como citar este artigo: OLIVEIRA, Márcia G. et al. Recomendações de ações e tecnologias para a acessibilidade de surdos em um curso de Programação a distância. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação e XXIV Workshop de Informática na Educação. Fortaleza, 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7915
Abstract Programming of computers is a complex knowledge because to be learned it demands the operationalization of several skills. In the case of the deaf, programming learning is more difficult in relation to the language domain, whose limitations impact on textual interpretation, problem comprehension, logical sequencing of algorithms, writing and debugging of programs, which are fundamental skills in programming process. Considering the challenges to be overcome to teach programming to the deaf, this work recommends actions and assistive technologies, proposes the extension of a distance programming course from dynamically produced assistive videos in face-to-face teaching and presents reports of experiences of production of assistive videos for a distance programming course.
Anais do V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância - Concefor, 2018
Como citar este artigo:
LOPES, Monica F. S. et al. Desenvolvendo habilidades básicas de programaç... more Como citar este artigo: LOPES, Monica F. S. et al. Desenvolvendo habilidades básicas de programação para promover acessibilidade de surdos em um curso de programação a distância. V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, Vitória, 2018. Disponível em: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/Vitoria_03/concefor5/paper/view/4707
Resumo As dificuldades de aprendizagem de programação têm sido alvo de várias pesquisas, o que leva esse campo do saber a ser apontado como uma das disciplinas mais complexas na área de computação, uma vez que requer dos discentes conhecimentos abstratos, que normalmente não estão presentes em suas rotinas de estudo. Outro ponto que também é levantado como barreira na aprendizagem por parte dos professores é a defasagem apresentada por uma grande parcela de alunos no que se refere às habilidades básicas para programação como a lógica e a interpretação textual, as quais se configuram em pilares no processo de ensino de programação. Transformar esse ensino por meio de uma metodologia híbrida que leve em consideração as especificidades dos canais de aprendizagem tanto oral e auditivo para ouvintes, quanto visual para surdos se mostra um grande desafio pela tarefa de pensar formas de aprendizagem do conteúdo sob outras perspectivas o que provoca inquietações entre professores e pesquisadores tanto no ensino presencial quanto a distância nos últimos anos. Nesse contexto, a criação de cursos de programação que se apropriem dessas novas metodologias de ensino tornaram-se necessárias em consonância com as novas políticas de ações afirmativas.
Uma realidade comum de muitas adolescentes e jovens é a dificuldade ou impossibilidade de continu... more Uma realidade comum de muitas adolescentes e jovens é a dificuldade ou impossibilidade de continuar os estudos após uma gravidez porque assumirão responsabilidades de cuidar de seus filhos em tempo integral ou de trabalhar para sustentá-los. Com o objetivo de oferecer a essas jovens e a outras estudantes que tenham interesse em aprender programação uma possibilidade de formação profissional a domicílio, desenvolvemos o Moodle de Lovelace, um curso a distância de programação Python com conteúdos essenciais de programação, atividades planejadas com metodologias ativas e aplicações práticas no mundo real. A contribuição deste curso para atrair as jovens mulheres para a carreira de computação é oferecer a cada uma delas a oportunidade de estudar programação de qualquer lugar e em seu próprio tempo.
RESUMO As dificuldades de aprendizagem de programação têm sido alvo de várias pesquisas, o que le... more RESUMO As dificuldades de aprendizagem de programação têm sido alvo de várias pesquisas, o que leva esse campo do saber a ser apontado como uma das disciplinas mais complexas na área de computação, uma vez que requer dos discentes conhecimentos abstratos, que normalmente não estão presentes em suas rotinas de estudo. Outro ponto que também é levantado como barreira na aprendizagem por parte dos professores é a defasagem apresentada por uma grande parcela de alunos no que se refere às habilidades básicas para programação como a lógica e a interpretação textual, as quais se configuram em pilares no processo de ensino de programação. Transformar esse ensino por meio de uma metodologia híbrida que leve em consideração as especificidades dos canais de aprendizagem tanto oral e auditivo para ouvintes, quanto visual para surdos se mostra um grande desafio pela tarefa de pensar formas de aprendizagem do conteúdo sob outras perspectivas o que provoca inquietações entre professores e pesquisadores tanto no ensino presencial quanto a distância nos últimos anos. Nesse contexto, a criação de cursos de programação que se apropriem dessas novas metodologias de ensino tornaram-se necessárias em consonância com as novas políticas de ações afirmativas.
Programming learning is a domain of knowledge considered difficult to learn. However, although th... more Programming learning is a domain of knowledge considered difficult to learn. However, although the difficulties of teaching and learning programming are recurrent themes in academic discussions, few solutions have actually been developed to understand these difficulties and intervene accordingly. In order to perform a diagnostic assessment in a multidimensional perspective based on the careful analysis of source codes developed by students and performance history, this work presents some information visualization tools to assist teachers in the follow-up of their students' learning in the programming practice. The results of applying these instruments in a distance programming class demonstrate that it is possible to recognize, under different variables, indicators of learning difficulties and different student profiles classes.
Uploads
Papers by Anne Caroli
OLIVEIRA, Márcia G. et al. Recomendações de ações e tecnologias para a acessibilidade de surdos em um curso de Programação a distância. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação e XXIV Workshop de Informática na Educação. Fortaleza, 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7915
Abstract
Programming of computers is a complex knowledge because to be learned it demands the operationalization of several skills. In the case of the deaf, programming learning is more difficult in relation to the language domain, whose limitations impact on textual interpretation, problem comprehension, logical sequencing of algorithms, writing and debugging of programs, which are fundamental skills in programming process. Considering the challenges to be overcome to teach programming to the deaf, this work recommends actions and assistive technologies, proposes the extension of a distance programming course from dynamically produced assistive videos in face-to-face teaching and presents reports of experiences of production of assistive videos for a distance programming course.
LOPES, Monica F. S. et al. Desenvolvendo habilidades básicas de programação para promover acessibilidade de surdos em um curso de programação a distância. V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, Vitória, 2018. Disponível em: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/Vitoria_03/concefor5/paper/view/4707
Resumo
As dificuldades de aprendizagem de programação têm sido alvo de várias pesquisas, o que leva esse campo do saber a ser apontado como uma das disciplinas mais complexas na área de computação, uma vez que requer dos discentes conhecimentos abstratos, que normalmente não estão presentes em suas rotinas de estudo. Outro ponto que também é levantado como barreira na aprendizagem por parte dos professores é a defasagem apresentada por uma grande parcela de alunos no que se refere às habilidades básicas para programação como a lógica e a interpretação textual, as quais se configuram em pilares no processo de ensino de programação. Transformar esse ensino por meio de uma metodologia híbrida que leve em consideração as especificidades dos canais de aprendizagem tanto oral e auditivo para ouvintes, quanto visual para surdos se mostra um grande desafio pela tarefa de pensar formas de aprendizagem do conteúdo sob outras perspectivas o que provoca inquietações entre professores e pesquisadores tanto no ensino presencial quanto a distância nos últimos anos. Nesse contexto, a criação de cursos de programação que se apropriem dessas novas metodologias de ensino tornaram-se necessárias em consonância com as novas políticas de ações afirmativas.
Palavras-chave: Ensino, Programação, EaD, Acessibilidade
OLIVEIRA, Márcia G. et al. Recomendações de ações e tecnologias para a acessibilidade de surdos em um curso de Programação a distância. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação e XXIV Workshop de Informática na Educação. Fortaleza, 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7915
Abstract
Programming of computers is a complex knowledge because to be learned it demands the operationalization of several skills. In the case of the deaf, programming learning is more difficult in relation to the language domain, whose limitations impact on textual interpretation, problem comprehension, logical sequencing of algorithms, writing and debugging of programs, which are fundamental skills in programming process. Considering the challenges to be overcome to teach programming to the deaf, this work recommends actions and assistive technologies, proposes the extension of a distance programming course from dynamically produced assistive videos in face-to-face teaching and presents reports of experiences of production of assistive videos for a distance programming course.
LOPES, Monica F. S. et al. Desenvolvendo habilidades básicas de programação para promover acessibilidade de surdos em um curso de programação a distância. V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, Vitória, 2018. Disponível em: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/Vitoria_03/concefor5/paper/view/4707
Resumo
As dificuldades de aprendizagem de programação têm sido alvo de várias pesquisas, o que leva esse campo do saber a ser apontado como uma das disciplinas mais complexas na área de computação, uma vez que requer dos discentes conhecimentos abstratos, que normalmente não estão presentes em suas rotinas de estudo. Outro ponto que também é levantado como barreira na aprendizagem por parte dos professores é a defasagem apresentada por uma grande parcela de alunos no que se refere às habilidades básicas para programação como a lógica e a interpretação textual, as quais se configuram em pilares no processo de ensino de programação. Transformar esse ensino por meio de uma metodologia híbrida que leve em consideração as especificidades dos canais de aprendizagem tanto oral e auditivo para ouvintes, quanto visual para surdos se mostra um grande desafio pela tarefa de pensar formas de aprendizagem do conteúdo sob outras perspectivas o que provoca inquietações entre professores e pesquisadores tanto no ensino presencial quanto a distância nos últimos anos. Nesse contexto, a criação de cursos de programação que se apropriem dessas novas metodologias de ensino tornaram-se necessárias em consonância com as novas políticas de ações afirmativas.
Palavras-chave: Ensino, Programação, EaD, Acessibilidade