Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas daUniversidade Federal da Bahia (PPGCCC - UFBA), no qual frequenta o grupo de pesquisa em Análise deTeleficção (a-tevê). Foi professor substituto das disciplinas Estética da Comunicação e Oficina de ComunicaçãoAudiovisual também pela Universidade Federal da Bahia, e hoje atua como professor e pesquisador emempreendimentos culturais diversos. Dentre esses empreendimentos, na pesquisa, atualmente se destacam acoordenação dos projetos de investigação "Vários Mundos, Uma Bahia: Um Estudo da Ficção Seriada Baiana"(financiado pelo Edital Setorial de Audiovisual do Fundo de Cultura da Bahia, 2019) e "Jogos de Todos os Santos:um estudo da construção de mundos ficcionais nos videogames baianos" (Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020- Premiação Aldir Blanc Bahia). Já na docência, se destacam a atuação contínua junto ao Centro de formação deroteiristas de narrativas seriadas para televisão e internet Estação do Drama (PPGCCC/UFBa), com premiaçõesem editais diversos, e a coordenação pedagógica do projeto "Balão das Letras - Oficinas de AdaptaçãoQuadrinhística" (financiado pelo Edital Setorial de Literatura do Fundo de Cultura da Bahia, 2019). Entre 2008 e2011, também foi membro do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado ao Centro deEstudos Multidisciplinares em Cultura (CULT - UFBA). Suas áreas de interesse são narratologia; ficção seriadatelevisiva; estética, poética, semiótica e linguagem do audiovisual; gêneros ficcionais e tevê; indústrias criativas;narrativas transmídia; mundos e universos ficcionais; gerenciamento de produção televisiva; estilo televisivo; teoria queer e cultura participativa. Supervisors: Maria Carmem Jacob de Souza
Following the research done for Obitel/Brazil by Bahia’s group over the last two biennia (Souza e... more Following the research done for Obitel/Brazil by Bahia’s group over the last two biennia (Souza et al, 2015; 2017), this article continues to focus on Brazilian telenovelas’ fanfictions, understood here from the perspective of our previous research as fans’ autonomous productions, usually in written form, which make reference to one or multiple popularculture texts. In our past Obitel investigations, our focus had been to build a database that would allow us to map out the fanfics dedicated to almost all of the Brazilian telenovelas originally broadcasted between 2010 and 2015 (with the exception of a few children- and teen-oriented shows). Now, we return to some of the fanfics we mapped out previously, selecting the ones that had the most chapters published and the largest numbers of interactions among their readers and commentators, analyzing closely 1) the affective dynamics shared by fic writers and their readers, and 2) the re-creation of telenovelas’ fictional worlds, as operated by fic writers in their narratives. The pleasure of writing love stories inspired by telenovelas’ most beloved characters have made such fanfictions special to our scientific curiosity.
Propondo-se a analisar as estruturas narrativas de Game of Thrones em sua primeira temporada, est... more Propondo-se a analisar as estruturas narrativas de Game of Thrones em sua primeira temporada, este artigo objetiva descortinar as estratégias de que o seriado lança mão para fortalecer o pacto ficcional que estabelece com o seu espectador, levando o mundo ficcional criado na série a ser mais crível e imersível. Nesse sentido, são observadas as abordagens preferidas para a exposição da narrativa da série, as suas estruturas temporais, as dinâmicas envolvidas no estabelecimento dos seus ambientes, e os parâmetros pelos quais seus personagens são construídos. Finalmente, ponderam-se os achados da análise e o que se pode ganhar com este tipo de estudo, argumentando-se a importância de pesquisas assim para que a natureza da relação entre uma obra ficcional e seu espectador seja melhor entendida.
Partindo da premissa de que quaisquer obras de ficção, mesmo aquelas de natureza mais realista, s... more Partindo da premissa de que quaisquer obras de ficção, mesmo aquelas de natureza mais realista, se ambientam em mundos ficcionais, o livro de João Araújo apresenta uma extensa e intrigante discussão sobre este conceito, entendido aqui como referente às estruturas globais imaginárias que organizam os elementos narrativos de uma obra de ficção conforme um conjunto de regras particulares. Se a noção parece, inicialmente, de difícil compreensão, o autor se propõe a destrinchá-la com os leitores, destacando tanto os elementos narrativos – eventos e os enredos e histórias pregressas que eles entretecem; personagens e os grupos em que se organizam; ambientes e as estruturas físicas e sociais que eles deixam ver; e tinturas atmosféricas que colorem uma obra – quanto a articulação entre eles na criação da estrutura organizadora da narrativa que se deseja contar.
A construção de mundos na ficção televisiva brasileira, 2019
Na esteira dos estudos do núcleo baiano do Obitel Brasil ao longo dos últimos dois biênios (Souza... more Na esteira dos estudos do núcleo baiano do Obitel Brasil ao longo dos últimos dois biênios (Souza et al., 2015, 2017), este artigo segue se debruçando sobre as fanfictions de telenovelas brasileiras, aqui entendidas na perspectiva de nossas pesquisas anteriores como produções autônomas de fãs, em geral escritas, associadas a um ou mais textos da cultura midiática. Nas nossas últimas duas pesquisas para o Obitel, o foco foi a construção de bases de dados que mapeassem as fanfics dedicadas a quase todas as telenovelas brasileiras exibidas originalmente entre 2010 e 2015 (excetuando-se apenas algumas produções infanto-juvenis). Agora, voltamos àquelas entre as fanfics mapeadas que tiveram o maior número de publicação de capítulos e de interações suscitadas entre suas leitoras e comentadoras, realizando um mergulho maior: 1) nas dinâmicas de partilha afetiva entre as autoras das fics e tais leitoras; e 2) de recriação dos mundos ficcionais de telenovelas operadas nos próprios textos das fanfics. Aqui, o prazer pela escrita de histórias de amor inspiradas pelas personagens eleitas dos mundos das telenovelas mais vistas tornou tais fics especiais para nossa inquietação científica.
Esta tese investiga a maneira como a arquitetura narrativa e plástica do seriado televisivo The W... more Esta tese investiga a maneira como a arquitetura narrativa e plástica do seriado televisivo The Wire a um só tempo estrutura um mundo ficcional particular à obra e lança sobre este mundo uma ilusão de realidade. O esforço da pesquisa, assim, é duplo. Por um lado, o interesse aqui é o de verificar como a série tomada por corpus produz um mundo narrativo distinto, organizado em torno de regras que governam seu funcionamento interno e caracterizado pelos eventos, ambientes, personagens e atmosferas que emergem ao longo de suas cinco temporadas. Por outro lado, também baliza a pesquisa doutoral que resulta neste escrito o esforço de entender os mecanismos realistas da obra – isto é, os modos como ela lança sobre o mundo ficcional que configura uma impressão intensa de vivacidade, de semelhança com a porção do nosso mundo que a série alegoriza mais diretamente. Nesta jornada, assumimos uma abordagem poética, assinalada pela observação detida de como os recursos expressivos de uma mídia são articulados em um produto específico – embora haja na tese a perspectiva de quebrar certas dicotomias persistentes entre análise interna e análise cultural. Em nosso caso, interessa, sobretudo, entender como os parâmetros criativos que orientam a autoria da obra, as matrizes culturais que ela refigura, os mecanismos pelos quais recria histórias, indivíduos e lugares reais e sobretudo as texturas narrativo-dramáticas, visuais, sonoras e cênicas da ficção seriada televisiva se organizam em The Wire tanto para erigir um universo narrativo único quanto para convocar efeitos de real, suscitando no processo certas leituras da própria realidade que a série alegoriza. Ao longo do trabalho, ganham relevo os diálogos com autores como Paul Ricoeur, Lubomír Doležel, Umberto Eco, Jurij Lotman, Erich Auerbach, Georg Lukács, Walter Benjamin, Ernest Gombrich, David Bordwell, Roland Barthes, André Bazin, Jason Mittell, Linda Williams, Kristin Thompson, Michael Baxandall, Raymond Williams, Mikhail Bakhtin, Roman Ingarden, Marcel Vieira, Benjamin Picado, Maria Carmem Jacob de Souza e Antônio Cândido.
This chapter of The Routledge Companion to Imaginary Worlds deals with the issue of internal and ... more This chapter of The Routledge Companion to Imaginary Worlds deals with the issue of internal and external consistency in regards to fictional worlds
O presente artigo objetiva apresentar e debater a abordagem metodológica utilizada pelo grupo de ... more O presente artigo objetiva apresentar e debater a abordagem metodológica utilizada pelo grupo de pesquisa A-Tevê/UFBA para o levantamento, sistematização e análise dos dados referentes à produção de fanfictions, ou ficções de fãs, inspiradas em telenovelas brasileiras. Para isso, apresentamos o conjunto de ferramentas e abordagens utilizadas pelo grupo em dois levantamentos distintos realizados no interior do projeto Obitel/Brasil, o primeiro compreendendo as fanfics de telenovelas inéditas de redes abertas brasileiras exibidas integralmente entre 2010 e 2013, e o segundo compreendendo aquelas que foram finalizadas em 2014 e 2015. Além de debater as mudanças operadas no método entre as duas varreduras, apresentamos ainda dados e conclusões preliminares obtidas pela comparação entre elas, constatando um crescente letramento do público brasileiro nos meandros da cultura digital e nas linguagens e práticas do fandom de um período para o outro.
Artigo do grupo a-tevê (Laboratório de Análise de Teleficção) para o biênio 2015-2017 do Obitel/B... more Artigo do grupo a-tevê (Laboratório de Análise de Teleficção) para o biênio 2015-2017 do Obitel/Brasil.
Este trabalho busca esboçar as características dos mais importantes modelos de distribuição comer... more Este trabalho busca esboçar as características dos mais importantes modelos de distribuição comercial de séries televisivas originais nos Estados Unidos, nomeadamente: redes abertas, canais básicos de cabo, canais premium e o emergente sistema de produção de conteúdo televisivo para distribuição exclusiva online. O objetivo é apresentar os constrangimentos institucionais e desafios que cada um desses sistemas enfrenta e o impacto destes distintos modelos de negócios sobre os produtos, num en¬quadramento guiado pelos recentes estudos sobre indústrias criativas. Longe de escrutinar em detalhe o mosaico que constitui a paisagem televisiva estadunidense, este estudo tem um caráter cartográfico, centrando sua argumentação em apenas uma empresa ligada a cada um desses sistemas.
In this article, we present results of a survey designed to explore how Brazilian viewers of HBO'... more In this article, we present results of a survey designed to explore how Brazilian viewers of HBO's True Blood interact with its world-building characteristics. The main goal is to understand in depth the viewers and their relations with the series storyworld. The general assumptions of this article, as well as the basis that generated the questions of our survey, are derivative of participatory culture issues. This means that we use the lens of participatory culture theoretical framework to understand how TV viewers interact with the media they consume. The data were obtained with the application of an online survey between March 21 and March 28, 2014. We were able to reach non-fans, regular viewers (0, 7%, n=2), moderate fans (29, 3%, n=83), and hardcore True Blood fans (70%, n=198) as well. Despite the possible sample biases (e.g. people who consume fan-generated content), we believe we could reach a diversified amount of True Blood viewers. In total, we had 283 respondents. Our goal was that the questions of the survey encompassed with special attention the audience’s relationship with the fictional world, and, because of that, we decided to take into account certain theoretical issues that academic works on the theme highlight. The issues chosen were authentication, saturation, consistency, and accessibility, which we believe that it was expressed well through the survey’s questions. To test the possible relationships among the variables considered in this study, we applied a bivariate analysis through the crossing of all quantitative variables, two by two. We calculated Pearson product-moment correlation coefficient to each of such relations, aiming at the verification oftendencies, influences, or coincidences. All the statistical analysis were electronically processes through SPSS - Statistical Package of Social Science.
Neste artigo, sugerimos um proto-modelo para a observação das narrativas continuadas de longo pra... more Neste artigo, sugerimos um proto-modelo para a observação das narrativas continuadas de longo prazo em ficções seriadas televisivas, desenvolvido a partir dos conceitos de fio, trama e tecido narrativos e do esquema actancial de Greimas, e ilustrado por meio de uma análise de Breaking Bad. Enfim, após a apresentação do modelo proposto, observamos ainda algumas das suas limitações, bem como alguns ganhos que ele proporciona, nomeadamente no que diz respeito à observação da modulação das temporadas, da economia e ritmo narrativos e da convocação imersiva.
O presente artigo objetiva mapear, à luz da Teoria do Ator-Rede, as controvérsias em torno de que... more O presente artigo objetiva mapear, à luz da Teoria do Ator-Rede, as controvérsias em torno de quem seria o autor do seriado televisivo Game of Thrones. A partir da observação de diversos actantes que compõem a rede que marca autoralmente o seriado, observamos como quatro distintas posições acerca de sua autoria parecem ser alvo de querelas em diferentes arenas, a saber: a) a de que qualquer mudança em relação à trama da saga literária que dá origem ao seriado televisivo é uma traição de desígnios autorais do escritor dos livros, e que portanto ele (ou melhor, um híbrido entre ele e seus livros, já que nem mesmo ele pode autorizar tais mudanças) seria o autor da série; b) a de que os showrunners, responsáveis pela produção executiva, certamente são as figuras autorais não só nesta, mas em qualquer série televisiva americana; c) a de que bens culturais nas quais trabalham com equipes polivalentes não permitem identificar autores, e que qualquer imposição de autoria nesses produtos é indesejável; e d) a de que a HBO, a própria emissora, ocupa este lugar na ecologia produtiva do seriado.
Anais de textos completos do XIX Encontro da Socine, 2016
Este artigo decompõe a estrutura narrativa de longo prazo do seriado televisivo Breaking Bad. Par... more Este artigo decompõe a estrutura narrativa de longo prazo do seriado televisivo Breaking Bad. Para este fim, recorremos aos conceitos de fio, trama e tecido narrativos conforme desenvolvidos por Mark Wolf. Ao longo do trabalho, buscamos demonstrar que estes conceitos – e a análise narrativa por eles impulsionada – permitem uma maior compreensão de elementos tão diversos quanto os gêneros ficcionais que se plasmam no seriado, seu ritmo e os mapas de relações entre os seus personagens.
Esta dissertação de mestrado investiga o modo como é construído o mundo ficcional onde se desenro... more Esta dissertação de mestrado investiga o modo como é construído o mundo ficcional onde se desenrola a trama do seriado televisivo Breaking Bad, originalmente distribuído pelo canal estadunidense AMC. Para tanto, a dissertação averigua como o seriado se ancora em marcas de gênero, matrizes estilísticas e na Albuquerque real para aos poucos ir construindo um universo singular, dotado de eventos, personagens, ambientes e componentes atmosféricos únicos àquela obra. Nesta perspectiva, o trabalho atenta especialmente para três dimensões relativas ao edifício daquele mundo ficcional: os modos como a obra nos convoca a imergir nele, as estratégias empregadas no seu arranjo, e os elementos específicos que o mobíliam.
Este artigo investiga como os elementos estilísticos operam na criação da atmosfera no piloto de ... more Este artigo investiga como os elementos estilísticos operam na criação da atmosfera no piloto de Breaking Bad. Para tanto, lançamos mão das considerações de Aumont e Bordwell sobre estilo, as deste último adaptadas por Butler para o estudo de das séries televisivas. A atmosfera, por sua vez, é aqui entendida num sentido próximo ao que Gumbrecht dá a Stimmung, conceito que carrega a noção de que tal aspecto de um texto se constrói numa conexão íntima com seus materiais expressivos.
Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira
Artigo do grupo a-tevê (Laboratório de Análise de Teleficção) para o biênio 2013-2015 do Obitel/B... more Artigo do grupo a-tevê (Laboratório de Análise de Teleficção) para o biênio 2013-2015 do Obitel/Brasil.
XII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación
Este artigo apresenta os primeiros passos de um projeto de pesquisa que vem sendo realizado pelo ... more Este artigo apresenta os primeiros passos de um projeto de pesquisa que vem sendo realizado pelo Laboratório de Análise de Teleficção da Universidade Federal da Bahia (Brasil) com o objetivo de estudar as fanfictions produzidas em torno das telenovelas das principais redes abertas brasileiras. O primeiro passo do projeto foi a construção de uma extensa base de dados composta por cerca de 1.720 fanfictions relacionadas a telenovelas do país que estrearam a partir de 2010 até as que terminaram em 2013. O período de coleta de dados foi entre 23/01 e 07/02 de 2014. Neste trabalho, expomos o procedimento metodológico e os primeiros esultados da observação preliminar desse fenômeno, nomeadamente acerca: a) da distribuição de fanfictions entre as diferentes telenovelas; b) das plataformas online de publicação mais utilizadas por quem as escreve; e c) de como elas se acercam dos universos ficcionais dos produtos que as embasam. Ao fim do trabalho, apontamos possíveis desdobramentos dessa investigação.
Este trabalho procura identificar, a partir de uma leitura diacrônica do mapa das mediações de Je... more Este trabalho procura identificar, a partir de uma leitura diacrônica do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero, como o western enquanto gênero ficcional é reconfigurado no seriado televisivo Breaking Bad. O objetivo é discernir de que modo a matriz cultural do western é articulada na série, e como ela reconfigura tal matriz, ampliando o horizonte de expectativas para o gênero. Inicialmente, contudo, o artigo procede a uma breve revisão do pensamento sobre gêneros, que é finalizada com um exame de como os Estudos Culturais se aproximam deste problema. A partir daí, decorre a análise mais específica que esta investigação propõe.
O presente trabalho averigua de que formas o filme O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher & o Amante... more O presente trabalho averigua de que formas o filme O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher & o Amante, de Peter Greenaway, dialoga com a noção de Sublime apresentada por Edmund Burke em seu A Philosophical Inquiry Into The Origin Of Our Ideas Of The Sublime And Beautiful. Longe de tentar forçar associações entre as experimentações estéticas e estilísticas de Greenaway e as qualidades que, segundo Burke, se possuídas por objetos são capazes de despertar a paixão do Sublime nos sujeitos, defende-se que, mesmo não possuindo todas essas qualidades e até contrariando algumas, o filme suscita sensações capazes de evocar a paixão do Sublime conforme as definições mais elementares do empirista.
VI Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação (Coneco)
Este artigo objetiva investigar como é autorado o seriado televisivo Game of Thrones. Atentando p... more Este artigo objetiva investigar como é autorado o seriado televisivo Game of Thrones. Atentando para as dificuldades de atribuição de autoria num modelo de trabalho que envolve uma gama diversa de profissionais – como é o caso da criação de ficções televisivas – e para as particularidades do sistema estadunidense de produção de seriados, exploramos os discursos que atribuem a autoria: a) ao escritor da saga literária que dá origem à série; b) aos showrunners, criadores da série responsáveis pelo roteiro e produção e c) à HBO, emissora que produz o conteúdo. Longe de propor uma resposta fácil para este dilema, o artigo pretende explicitar o debate e o caráter escorregadio da noção de autoria no meio televisivo.
Following the research done for Obitel/Brazil by Bahia’s group over the last two biennia (Souza e... more Following the research done for Obitel/Brazil by Bahia’s group over the last two biennia (Souza et al, 2015; 2017), this article continues to focus on Brazilian telenovelas’ fanfictions, understood here from the perspective of our previous research as fans’ autonomous productions, usually in written form, which make reference to one or multiple popularculture texts. In our past Obitel investigations, our focus had been to build a database that would allow us to map out the fanfics dedicated to almost all of the Brazilian telenovelas originally broadcasted between 2010 and 2015 (with the exception of a few children- and teen-oriented shows). Now, we return to some of the fanfics we mapped out previously, selecting the ones that had the most chapters published and the largest numbers of interactions among their readers and commentators, analyzing closely 1) the affective dynamics shared by fic writers and their readers, and 2) the re-creation of telenovelas’ fictional worlds, as operated by fic writers in their narratives. The pleasure of writing love stories inspired by telenovelas’ most beloved characters have made such fanfictions special to our scientific curiosity.
Propondo-se a analisar as estruturas narrativas de Game of Thrones em sua primeira temporada, est... more Propondo-se a analisar as estruturas narrativas de Game of Thrones em sua primeira temporada, este artigo objetiva descortinar as estratégias de que o seriado lança mão para fortalecer o pacto ficcional que estabelece com o seu espectador, levando o mundo ficcional criado na série a ser mais crível e imersível. Nesse sentido, são observadas as abordagens preferidas para a exposição da narrativa da série, as suas estruturas temporais, as dinâmicas envolvidas no estabelecimento dos seus ambientes, e os parâmetros pelos quais seus personagens são construídos. Finalmente, ponderam-se os achados da análise e o que se pode ganhar com este tipo de estudo, argumentando-se a importância de pesquisas assim para que a natureza da relação entre uma obra ficcional e seu espectador seja melhor entendida.
Partindo da premissa de que quaisquer obras de ficção, mesmo aquelas de natureza mais realista, s... more Partindo da premissa de que quaisquer obras de ficção, mesmo aquelas de natureza mais realista, se ambientam em mundos ficcionais, o livro de João Araújo apresenta uma extensa e intrigante discussão sobre este conceito, entendido aqui como referente às estruturas globais imaginárias que organizam os elementos narrativos de uma obra de ficção conforme um conjunto de regras particulares. Se a noção parece, inicialmente, de difícil compreensão, o autor se propõe a destrinchá-la com os leitores, destacando tanto os elementos narrativos – eventos e os enredos e histórias pregressas que eles entretecem; personagens e os grupos em que se organizam; ambientes e as estruturas físicas e sociais que eles deixam ver; e tinturas atmosféricas que colorem uma obra – quanto a articulação entre eles na criação da estrutura organizadora da narrativa que se deseja contar.
A construção de mundos na ficção televisiva brasileira, 2019
Na esteira dos estudos do núcleo baiano do Obitel Brasil ao longo dos últimos dois biênios (Souza... more Na esteira dos estudos do núcleo baiano do Obitel Brasil ao longo dos últimos dois biênios (Souza et al., 2015, 2017), este artigo segue se debruçando sobre as fanfictions de telenovelas brasileiras, aqui entendidas na perspectiva de nossas pesquisas anteriores como produções autônomas de fãs, em geral escritas, associadas a um ou mais textos da cultura midiática. Nas nossas últimas duas pesquisas para o Obitel, o foco foi a construção de bases de dados que mapeassem as fanfics dedicadas a quase todas as telenovelas brasileiras exibidas originalmente entre 2010 e 2015 (excetuando-se apenas algumas produções infanto-juvenis). Agora, voltamos àquelas entre as fanfics mapeadas que tiveram o maior número de publicação de capítulos e de interações suscitadas entre suas leitoras e comentadoras, realizando um mergulho maior: 1) nas dinâmicas de partilha afetiva entre as autoras das fics e tais leitoras; e 2) de recriação dos mundos ficcionais de telenovelas operadas nos próprios textos das fanfics. Aqui, o prazer pela escrita de histórias de amor inspiradas pelas personagens eleitas dos mundos das telenovelas mais vistas tornou tais fics especiais para nossa inquietação científica.
Esta tese investiga a maneira como a arquitetura narrativa e plástica do seriado televisivo The W... more Esta tese investiga a maneira como a arquitetura narrativa e plástica do seriado televisivo The Wire a um só tempo estrutura um mundo ficcional particular à obra e lança sobre este mundo uma ilusão de realidade. O esforço da pesquisa, assim, é duplo. Por um lado, o interesse aqui é o de verificar como a série tomada por corpus produz um mundo narrativo distinto, organizado em torno de regras que governam seu funcionamento interno e caracterizado pelos eventos, ambientes, personagens e atmosferas que emergem ao longo de suas cinco temporadas. Por outro lado, também baliza a pesquisa doutoral que resulta neste escrito o esforço de entender os mecanismos realistas da obra – isto é, os modos como ela lança sobre o mundo ficcional que configura uma impressão intensa de vivacidade, de semelhança com a porção do nosso mundo que a série alegoriza mais diretamente. Nesta jornada, assumimos uma abordagem poética, assinalada pela observação detida de como os recursos expressivos de uma mídia são articulados em um produto específico – embora haja na tese a perspectiva de quebrar certas dicotomias persistentes entre análise interna e análise cultural. Em nosso caso, interessa, sobretudo, entender como os parâmetros criativos que orientam a autoria da obra, as matrizes culturais que ela refigura, os mecanismos pelos quais recria histórias, indivíduos e lugares reais e sobretudo as texturas narrativo-dramáticas, visuais, sonoras e cênicas da ficção seriada televisiva se organizam em The Wire tanto para erigir um universo narrativo único quanto para convocar efeitos de real, suscitando no processo certas leituras da própria realidade que a série alegoriza. Ao longo do trabalho, ganham relevo os diálogos com autores como Paul Ricoeur, Lubomír Doležel, Umberto Eco, Jurij Lotman, Erich Auerbach, Georg Lukács, Walter Benjamin, Ernest Gombrich, David Bordwell, Roland Barthes, André Bazin, Jason Mittell, Linda Williams, Kristin Thompson, Michael Baxandall, Raymond Williams, Mikhail Bakhtin, Roman Ingarden, Marcel Vieira, Benjamin Picado, Maria Carmem Jacob de Souza e Antônio Cândido.
This chapter of The Routledge Companion to Imaginary Worlds deals with the issue of internal and ... more This chapter of The Routledge Companion to Imaginary Worlds deals with the issue of internal and external consistency in regards to fictional worlds
O presente artigo objetiva apresentar e debater a abordagem metodológica utilizada pelo grupo de ... more O presente artigo objetiva apresentar e debater a abordagem metodológica utilizada pelo grupo de pesquisa A-Tevê/UFBA para o levantamento, sistematização e análise dos dados referentes à produção de fanfictions, ou ficções de fãs, inspiradas em telenovelas brasileiras. Para isso, apresentamos o conjunto de ferramentas e abordagens utilizadas pelo grupo em dois levantamentos distintos realizados no interior do projeto Obitel/Brasil, o primeiro compreendendo as fanfics de telenovelas inéditas de redes abertas brasileiras exibidas integralmente entre 2010 e 2013, e o segundo compreendendo aquelas que foram finalizadas em 2014 e 2015. Além de debater as mudanças operadas no método entre as duas varreduras, apresentamos ainda dados e conclusões preliminares obtidas pela comparação entre elas, constatando um crescente letramento do público brasileiro nos meandros da cultura digital e nas linguagens e práticas do fandom de um período para o outro.
Artigo do grupo a-tevê (Laboratório de Análise de Teleficção) para o biênio 2015-2017 do Obitel/B... more Artigo do grupo a-tevê (Laboratório de Análise de Teleficção) para o biênio 2015-2017 do Obitel/Brasil.
Este trabalho busca esboçar as características dos mais importantes modelos de distribuição comer... more Este trabalho busca esboçar as características dos mais importantes modelos de distribuição comercial de séries televisivas originais nos Estados Unidos, nomeadamente: redes abertas, canais básicos de cabo, canais premium e o emergente sistema de produção de conteúdo televisivo para distribuição exclusiva online. O objetivo é apresentar os constrangimentos institucionais e desafios que cada um desses sistemas enfrenta e o impacto destes distintos modelos de negócios sobre os produtos, num en¬quadramento guiado pelos recentes estudos sobre indústrias criativas. Longe de escrutinar em detalhe o mosaico que constitui a paisagem televisiva estadunidense, este estudo tem um caráter cartográfico, centrando sua argumentação em apenas uma empresa ligada a cada um desses sistemas.
In this article, we present results of a survey designed to explore how Brazilian viewers of HBO'... more In this article, we present results of a survey designed to explore how Brazilian viewers of HBO's True Blood interact with its world-building characteristics. The main goal is to understand in depth the viewers and their relations with the series storyworld. The general assumptions of this article, as well as the basis that generated the questions of our survey, are derivative of participatory culture issues. This means that we use the lens of participatory culture theoretical framework to understand how TV viewers interact with the media they consume. The data were obtained with the application of an online survey between March 21 and March 28, 2014. We were able to reach non-fans, regular viewers (0, 7%, n=2), moderate fans (29, 3%, n=83), and hardcore True Blood fans (70%, n=198) as well. Despite the possible sample biases (e.g. people who consume fan-generated content), we believe we could reach a diversified amount of True Blood viewers. In total, we had 283 respondents. Our goal was that the questions of the survey encompassed with special attention the audience’s relationship with the fictional world, and, because of that, we decided to take into account certain theoretical issues that academic works on the theme highlight. The issues chosen were authentication, saturation, consistency, and accessibility, which we believe that it was expressed well through the survey’s questions. To test the possible relationships among the variables considered in this study, we applied a bivariate analysis through the crossing of all quantitative variables, two by two. We calculated Pearson product-moment correlation coefficient to each of such relations, aiming at the verification oftendencies, influences, or coincidences. All the statistical analysis were electronically processes through SPSS - Statistical Package of Social Science.
Neste artigo, sugerimos um proto-modelo para a observação das narrativas continuadas de longo pra... more Neste artigo, sugerimos um proto-modelo para a observação das narrativas continuadas de longo prazo em ficções seriadas televisivas, desenvolvido a partir dos conceitos de fio, trama e tecido narrativos e do esquema actancial de Greimas, e ilustrado por meio de uma análise de Breaking Bad. Enfim, após a apresentação do modelo proposto, observamos ainda algumas das suas limitações, bem como alguns ganhos que ele proporciona, nomeadamente no que diz respeito à observação da modulação das temporadas, da economia e ritmo narrativos e da convocação imersiva.
O presente artigo objetiva mapear, à luz da Teoria do Ator-Rede, as controvérsias em torno de que... more O presente artigo objetiva mapear, à luz da Teoria do Ator-Rede, as controvérsias em torno de quem seria o autor do seriado televisivo Game of Thrones. A partir da observação de diversos actantes que compõem a rede que marca autoralmente o seriado, observamos como quatro distintas posições acerca de sua autoria parecem ser alvo de querelas em diferentes arenas, a saber: a) a de que qualquer mudança em relação à trama da saga literária que dá origem ao seriado televisivo é uma traição de desígnios autorais do escritor dos livros, e que portanto ele (ou melhor, um híbrido entre ele e seus livros, já que nem mesmo ele pode autorizar tais mudanças) seria o autor da série; b) a de que os showrunners, responsáveis pela produção executiva, certamente são as figuras autorais não só nesta, mas em qualquer série televisiva americana; c) a de que bens culturais nas quais trabalham com equipes polivalentes não permitem identificar autores, e que qualquer imposição de autoria nesses produtos é indesejável; e d) a de que a HBO, a própria emissora, ocupa este lugar na ecologia produtiva do seriado.
Anais de textos completos do XIX Encontro da Socine, 2016
Este artigo decompõe a estrutura narrativa de longo prazo do seriado televisivo Breaking Bad. Par... more Este artigo decompõe a estrutura narrativa de longo prazo do seriado televisivo Breaking Bad. Para este fim, recorremos aos conceitos de fio, trama e tecido narrativos conforme desenvolvidos por Mark Wolf. Ao longo do trabalho, buscamos demonstrar que estes conceitos – e a análise narrativa por eles impulsionada – permitem uma maior compreensão de elementos tão diversos quanto os gêneros ficcionais que se plasmam no seriado, seu ritmo e os mapas de relações entre os seus personagens.
Esta dissertação de mestrado investiga o modo como é construído o mundo ficcional onde se desenro... more Esta dissertação de mestrado investiga o modo como é construído o mundo ficcional onde se desenrola a trama do seriado televisivo Breaking Bad, originalmente distribuído pelo canal estadunidense AMC. Para tanto, a dissertação averigua como o seriado se ancora em marcas de gênero, matrizes estilísticas e na Albuquerque real para aos poucos ir construindo um universo singular, dotado de eventos, personagens, ambientes e componentes atmosféricos únicos àquela obra. Nesta perspectiva, o trabalho atenta especialmente para três dimensões relativas ao edifício daquele mundo ficcional: os modos como a obra nos convoca a imergir nele, as estratégias empregadas no seu arranjo, e os elementos específicos que o mobíliam.
Este artigo investiga como os elementos estilísticos operam na criação da atmosfera no piloto de ... more Este artigo investiga como os elementos estilísticos operam na criação da atmosfera no piloto de Breaking Bad. Para tanto, lançamos mão das considerações de Aumont e Bordwell sobre estilo, as deste último adaptadas por Butler para o estudo de das séries televisivas. A atmosfera, por sua vez, é aqui entendida num sentido próximo ao que Gumbrecht dá a Stimmung, conceito que carrega a noção de que tal aspecto de um texto se constrói numa conexão íntima com seus materiais expressivos.
Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira
Artigo do grupo a-tevê (Laboratório de Análise de Teleficção) para o biênio 2013-2015 do Obitel/B... more Artigo do grupo a-tevê (Laboratório de Análise de Teleficção) para o biênio 2013-2015 do Obitel/Brasil.
XII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación
Este artigo apresenta os primeiros passos de um projeto de pesquisa que vem sendo realizado pelo ... more Este artigo apresenta os primeiros passos de um projeto de pesquisa que vem sendo realizado pelo Laboratório de Análise de Teleficção da Universidade Federal da Bahia (Brasil) com o objetivo de estudar as fanfictions produzidas em torno das telenovelas das principais redes abertas brasileiras. O primeiro passo do projeto foi a construção de uma extensa base de dados composta por cerca de 1.720 fanfictions relacionadas a telenovelas do país que estrearam a partir de 2010 até as que terminaram em 2013. O período de coleta de dados foi entre 23/01 e 07/02 de 2014. Neste trabalho, expomos o procedimento metodológico e os primeiros esultados da observação preliminar desse fenômeno, nomeadamente acerca: a) da distribuição de fanfictions entre as diferentes telenovelas; b) das plataformas online de publicação mais utilizadas por quem as escreve; e c) de como elas se acercam dos universos ficcionais dos produtos que as embasam. Ao fim do trabalho, apontamos possíveis desdobramentos dessa investigação.
Este trabalho procura identificar, a partir de uma leitura diacrônica do mapa das mediações de Je... more Este trabalho procura identificar, a partir de uma leitura diacrônica do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero, como o western enquanto gênero ficcional é reconfigurado no seriado televisivo Breaking Bad. O objetivo é discernir de que modo a matriz cultural do western é articulada na série, e como ela reconfigura tal matriz, ampliando o horizonte de expectativas para o gênero. Inicialmente, contudo, o artigo procede a uma breve revisão do pensamento sobre gêneros, que é finalizada com um exame de como os Estudos Culturais se aproximam deste problema. A partir daí, decorre a análise mais específica que esta investigação propõe.
O presente trabalho averigua de que formas o filme O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher & o Amante... more O presente trabalho averigua de que formas o filme O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher & o Amante, de Peter Greenaway, dialoga com a noção de Sublime apresentada por Edmund Burke em seu A Philosophical Inquiry Into The Origin Of Our Ideas Of The Sublime And Beautiful. Longe de tentar forçar associações entre as experimentações estéticas e estilísticas de Greenaway e as qualidades que, segundo Burke, se possuídas por objetos são capazes de despertar a paixão do Sublime nos sujeitos, defende-se que, mesmo não possuindo todas essas qualidades e até contrariando algumas, o filme suscita sensações capazes de evocar a paixão do Sublime conforme as definições mais elementares do empirista.
VI Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação (Coneco)
Este artigo objetiva investigar como é autorado o seriado televisivo Game of Thrones. Atentando p... more Este artigo objetiva investigar como é autorado o seriado televisivo Game of Thrones. Atentando para as dificuldades de atribuição de autoria num modelo de trabalho que envolve uma gama diversa de profissionais – como é o caso da criação de ficções televisivas – e para as particularidades do sistema estadunidense de produção de seriados, exploramos os discursos que atribuem a autoria: a) ao escritor da saga literária que dá origem à série; b) aos showrunners, criadores da série responsáveis pelo roteiro e produção e c) à HBO, emissora que produz o conteúdo. Longe de propor uma resposta fácil para este dilema, o artigo pretende explicitar o debate e o caráter escorregadio da noção de autoria no meio televisivo.
A partir do mergulho nos três exemplos de “Sonhadores” (Obá Cacauê, 2020), “Aventuras de Amí” (Mo... more A partir do mergulho nos três exemplos de “Sonhadores” (Obá Cacauê, 2020), “Aventuras de Amí” (Movioca e Lanterinha Produções, 2018) e “HUNT” (Olivas Produções, 2019), este livro propõe uma análise das marcas estilísticas e narrativas da ficção seriada audiovisual baiana dos últimos anos. Descrevendo os recursos dramatúrgicos, visuais, sonoros e cênicos das obras examinadas, ele é de relevância não só acadêmica, mas também aos interessados em ingressar no mercado produtivo, lhes fornecendo um guia do que tem funcionado na área regionalmente. Originado da constatação de que as pesquisas que se dedicam aos produtos ficcionais de tevê baianos tendem a ter um caráter mormente mercadológico, sem se debruçar sobre as obras em si, o livro foge a essa tendência e faz, assim, um retrato do cenário da produção ficcional televisiva baiana recente, ajudando a preservar sua memória. Em sua origem, o livro surgiu de um projeto de pesquisa maior homônimo, que envolveu o financiamento da investigação em si e uma palestra de lançamento e divulgação dos resultados.
Uploads
Papers by João Araújo