Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Skip to main content

Cristina Maia

As Ciências Humanas e Sociais e as Ciências Físicas e Naturais são quase sempre referidas como dois mundos distintos: na comunicação social, nas conversas do dia-a-dia, nas tutelas institucionais e governamentais, nas revistas... more
As Ciências Humanas e Sociais e as Ciências Físicas e Naturais são quase sempre referidas como dois mundos distintos: na comunicação social, nas conversas do dia-a-dia, nas tutelas institucionais e governamentais, nas revistas profissionais e respetivas comunidades, nas escolas, e na própria formação de educadores e professores.
Apresenta-se neste trabalho um modelo implementado na ESEPP na formação de educadores e professores do 1.º CEB, que valoriza a dimensão interdisciplinar, aproximando e colocando em diálogo as ciências humanas e sociais e as ciências físicas e naturais, através da abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Apesar de ser compreensível a necessidade de evidenciar as especificidades de cada área científica, consideramos que é também necessário o esforço em promover a articulação entre estas áreas na formação de educadores e professores.
Esta proposta utiliza uma abordagem centrada na metodologia de trabalho de projeto. Durante as sessões os estudantes foram incentivados a identificar temáticas enquadradas nos documentos orientadores oficiais da Educação de Infância e do 1.º CEB e a abordá-las numa perspetiva de articulação disciplinar. Durante as suas atividades os estudantes: i) efetuaram pesquisas de trabalhos científicos sobre as temáticas por eles selecionadas nas duas áreas científicas propostas; ii) refletiram sobre possíveis articulações entre as Ciências Humanas e Sociais e as Ciências Físicas e Naturais no tratamento dessas temáticas; iii) apontaram caminhos no sentido de essas articulações se refletirem em abordagens pedagógico-didáticas, quer em contexto do Educação Pré-Escolar, quer em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Apresentam-se alguns resultados relativos às perceções de estudantes sobre a articulação entre as duas áreas científicas, assim como alguns exemplos das temáticas por eles trabalhadas.
Procuramos com este trabalho contribuir para a resolução do problema associado a esta desarticulação, e consideramos que o nosso modelo de formação de Educadores e Professores aqui apresentado contribui para a promoção de literacia científica, mostrando que o tratamento das temáticas selecionadas pelos estudantes sai enriquecido com esta articulação científica e disciplinar.
Research Interests:
Este estudo pretende revelar alguns aspectos marcantes da evolução da Escola Normal do Porto, desde a sua fundação em 1882. Instituição de referência no sistema de Ensino português desde finais do século XIX, a Escola Normal do Porto... more
Este estudo pretende revelar alguns aspectos marcantes da evolução da Escola Normal do Porto, desde a sua fundação em 1882.
Instituição de referência no sistema de Ensino português desde finais do século XIX, a Escola Normal do Porto legou-nos um espólio documental de grande riqueza, essencial para a percepção das suas fases evolutivas e, no limite, da sua transformação em instituição de ensino superior, bem como do seu próprio papel na estrutura de ensino nacional. Esta comunicação parte de um trabalho de organização do arquivo histórico da Escola Normal, realizado no âmbito de projecto de investigação que actualmente se desenvolve na Escola Superior de Educação do Porto, envolvendo docentes, bolseiros, estagiários e investigadores, numa plataforma colaborativa.
Distribuída por várias áreas temáticas, como seria de esperar de um arquivo com duração centenária, a documentação revela facetas interessantes e importantes que enquadram a linha de investigação em que esta comunicação se integra: cultura, património, educação e construção de identidades no âmbito da Educação e do Ensino. Começando por uma breve apresentação do trabalho realizado até ao momento, a nossa investigação tentará abordar questões-chave nestes domínios, procurando reflectir sobre temas que nos parecem essenciais nesta temática abordando o que cada uma das diferentes tipologias documentais tem para nos oferecer.
Considerando as diferentes áreas cobertas pelo arquivo, este estudo compreenderá abordagens sumárias à questão dos agentes educacionais, designadamente professores e estudantes, a cultura material escolar e os espaços escolares (sua distribuição, organização e finalidade educativa), a gestão financeira da instituição e as relações estabelecidas entre a instituição e os organismos de poder (central, regional e local), bem como com outras instituições educativas, neste caso privilegiando a perspectiva comparativa, que nos parece essencial para a total apreensão do fenómeno educacional português.
Research Interests: