Direitos Humanos sob a perspectiva do direito à vida, da antropologia forense e da justiça no caso de violações, 2022
O capítulo analisa os desaparecimentos de pessoas em Goiás (Brasil) e em Vera Cruz (México). O ob... more O capítulo analisa os desaparecimentos de pessoas em Goiás (Brasil) e em Vera Cruz (México). O objetivo é compreender as práticas e dificuldades enfrentadas pelos familiares diante dos desaparecimentos.
Os trabalhos aqui apresentados foram frutos de várias pesquisas
de mestrado e de doutorado em pro... more Os trabalhos aqui apresentados foram frutos de várias pesquisas de mestrado e de doutorado em programas de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). A publicação dos trabalhos em formato de capítulos de livro é mais uma etapa que se espera daqueles que fazem um mestrado e doutorado, que publiquem e publicizem os resultados das pesquisas de forma que a sociedade possa ter acesso aos resultados.
O artigo discute possibilidades para pensar uma nova política de desarmamento no Brasil. Com o ce... more O artigo discute possibilidades para pensar uma nova política de desarmamento no Brasil. Com o cenário de polarização política ocorreu um processo de intensificação de compras de armas. O modelo anterior previsto no Estatuto do Desarmamento precisa ser revisto. Se propõe que um passo importante seja o de pensar um novo modelo de cadastro, mas também de taxação da posse de armas de fogo.
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com agentesresponsáveis pelas medidas restrit... more Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com agentesresponsáveis pelas medidas restritivas de liberdade em centros deinternação do socioeducativo de Goiânia. Trata-se de uma análise sobreas percepções desses profissionais a respeito da experiência deseu trabalho, da relação que estabelecem com os/as adolescentes, dasexplicações que elaboram sobre os motivos de os/as internos/as seenvolverem em atos infracionais, além da representação que fazem dalegislação sobre crianças e adolescentes. Por meio de uma abordagemqualitativa, considerou-se um conjunto de entrevistas com esses profissionais como fonte de dados para a análise. Foram utilizadas também,apenas contextualmente, informações quantitativas que descrevemo quadro geral do sistema socioeducativo. Com base nesse contexto,observou-se o modo como esses/as agentes constroem narrativas quedão sentido às suas ações e, por meio delas, elaboram categorias queos diferenciam dos mais jovens enquanto rotulam estes adolescentes.Re...
The prison system in Brazil is overcrowded, with rights violations and high rates of recurrence. ... more The prison system in Brazil is overcrowded, with rights violations and high rates of recurrence. The problem lies in the ineffectiveness of the public policies directed at the penal institutions in the country, which is not worthy of conditions for people in situations of liberty deprivation. However, since 1970, alternative methodologies, such as the Nations by the Protection and Assistance to Convicted Association (APAC), have been showing positive results regarding the re-socialization of prisoners. In this work we intend to analyze the methodologies applied by APAC through a review of the literature on prison experience.
EnglishEvery year hundreds of corpses are discovered in the State of Goias, Brazil. The violent d... more EnglishEvery year hundreds of corpses are discovered in the State of Goias, Brazil. The violent death cases are forwarded to the IML (Institute of Forensic Medicine) and go through an identification process riddled with obstacles. This paper’s goal is to discuss the identification process of bodies considered “indigent” or “ignored”, i.e. corpses found with no identification. To accomplish the task, we will investigate the data available on “indigent” or “ignored” bodies discovered in the State of Goias between the years of 2010 and 2016, collating them with debates on the possibilities and obstacles in the identification process in specialized literature. We begin with the hypothesis that the lack of identification of such corpses is correlated to problems such as the maintenance of the indigent status, the low solution of homicides, impunity and the increase in the sense of insecurity. We understand that the lack of assurance of the right to confirm the death of a family member ha...
O trabalho analisa as possibilidades de construção do currículo de sociologia no ensino médio e s... more O trabalho analisa as possibilidades de construção do currículo de sociologia no ensino médio e sua relação com o tema da Educação em Direitos Humanos.
A contraface do mundo do trabalho: narrativas sobre vidas e direitos de pessoas em situação de ru... more A contraface do mundo do trabalho: narrativas sobre vidas e direitos de pessoas em situação de rua na cidade de Goiânia The other side of the world of work: narratives about lives and rights of homeless people in the city of Goiânia La otra cara del mundo del trabajo: narraciones sobre las vidas y los derechos de las personas sin hogar en la ciudad de Goiânia Resumo Este texto procura desenvolver uma análise das narrativas de pessoas em situação de rua em Goiânia, capital do Estado de Goiás. Portanto, analisaremos a promessa de inclusão no contrato moderno via a educação para o trabalho abstrato. Para realizar esse trabalho tomamos com referência os dados do Censo e Perfil da População de Rua realizado em Goiânia (2015), mais particularmente, nove entrevistas sobre trajetórias de vida. A partir dos dados pudemos observar que os valores morais do trabalho são parte do universo das pessoas, contudo, o trabalho mudou e suas mudanças interferiram de forma radical a vida das pessoas. A ideia foi se aproximar dos processos primeiramente descritos como necessários à educação para o trabalho abstrato, para depois, buscar compreender, como ainda hoje, por meio de suas próprias narrativas, esses outros sujeitos, presentes nas sombras desses acontecimentos que deram forma ao mundo do trabalho moderno, e que povoaram as cidades e burgos europeus dos séculos XV ao XVIII, voltam a dominar a paisagem das áreas centrais das grandes cidades. Agora, esse sujeito, já disciplinado, vê-se, ao não participar do mundo do trabalho para qual foi educado, como um excluído da sociedade. O que era estranhamento e resistência, agora é desejo que não insiste em não se concretizar. Palavras-chave: população em situação de rua, trabalho, direitos, educação Resumen Ese texto busca desarrollar un análisis de las narrativas de personas en situación de calle en Goiânia, capital de la provincia de Goiás. En ese sentido, analizamos la promesa de inclusión en contrato moderno por medio de la educación para el trabajo abstracto. Para
Resumo Este artigo discute as práticas de violência do Estado em Moçambique. Enfatiza que desde a... more Resumo Este artigo discute as práticas de violência do Estado em Moçambique. Enfatiza que desde a independência política alcançada em 1975 e posterior constituição do Estado moçambicano, os cidadãos têm questionado sobre o papel deste na segurança pública, assim como na garantia dos direitos humanos já que, em determinados momentos em que as tensões sociais se agudizam, este mesmo Estado, por intermédio da polícia, utiliza a violência como meio para silenciá-las. Parte do pressuposto de que as diferentes práticas de violências e, particularmente, as violências do Estado têm assumido um protagonismo especial e, com ele, o agravamento do sentimento de insegurança pública. Para efetivação deste trabalho, recorreu(-se) a material bibliográfico Por fim, constata que o Estado moçambicano tem utilizado a violência como forma para reprimir essas tensões sociais. Palavras-chave: Moçambique. Segurança pública. Violência de Estado. Abstract This article, intends to discuss the practices of State violence in Mozambique. Since the political independence achieved in 1975 and the subsequent constitution of the Mozambican State, citizens have questioned its role in public security, as well as in the guarantee of human rights, since, at certain times when social tensions become more acute, this same State, through the police, uses violence as a means of silencing them. It starts from the assumption that the different practices of violence and, particularly, the violence of the State have assumed a special role and with it the aggravation of the feeling of public insecurity. For the effectiveness of this work, bibliographic material of specialist authors on violence and works on the situation of public security in Mozambique from political independence to the present were used. Finally, it shows that the Mozambican State has used violence as a way to repress these social tensions.
Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com agentes responsáveis pelas medidas... more Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com agentes responsáveis pelas medidas restritivas de liberdade em centros de internação do socioeducativo de Goiânia. Trata-se de uma análise so-bre as percepções desses profissionais a respeito da experiência de seu trabalho, da relação que estabelecem com os/as adolescentes, das explicações que elaboram sobre os motivos de os/as internos/as se envolverem em atos infracionais, além da representação que fazem da legislação sobre crianças e adolescentes. Por meio de uma abordagem qualitativa, considerou-se um conjunto de entrevistas com esses profis-sionais como fonte de dados para a análise. Foram utilizadas também, apenas contextualmente, informações quantitativas que descrevem o quadro geral do sistema socioeducativo. Com base nesse contexto, observou-se o modo como esses/as agentes constroem narrativas que dão sentido às suas ações e, por meio delas, elaboram categorias que os diferenciam dos mais jovens enquanto rotulam estes adolescentes. Resultou desse esforço analítico a compreensão de que o meio fechado reproduz o problema da sujeição criminal. Palavras-chave: Sujeição Criminal. Adolescentes. Sistema Socioeducativo.
Direitos Humanos sob a perspectiva do direito à vida, da antropologia forense e da justiça no caso de violações, 2022
O capítulo analisa os desaparecimentos de pessoas em Goiás (Brasil) e em Vera Cruz (México). O ob... more O capítulo analisa os desaparecimentos de pessoas em Goiás (Brasil) e em Vera Cruz (México). O objetivo é compreender as práticas e dificuldades enfrentadas pelos familiares diante dos desaparecimentos.
Os trabalhos aqui apresentados foram frutos de várias pesquisas
de mestrado e de doutorado em pro... more Os trabalhos aqui apresentados foram frutos de várias pesquisas de mestrado e de doutorado em programas de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). A publicação dos trabalhos em formato de capítulos de livro é mais uma etapa que se espera daqueles que fazem um mestrado e doutorado, que publiquem e publicizem os resultados das pesquisas de forma que a sociedade possa ter acesso aos resultados.
O artigo discute possibilidades para pensar uma nova política de desarmamento no Brasil. Com o ce... more O artigo discute possibilidades para pensar uma nova política de desarmamento no Brasil. Com o cenário de polarização política ocorreu um processo de intensificação de compras de armas. O modelo anterior previsto no Estatuto do Desarmamento precisa ser revisto. Se propõe que um passo importante seja o de pensar um novo modelo de cadastro, mas também de taxação da posse de armas de fogo.
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com agentesresponsáveis pelas medidas restrit... more Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com agentesresponsáveis pelas medidas restritivas de liberdade em centros deinternação do socioeducativo de Goiânia. Trata-se de uma análise sobreas percepções desses profissionais a respeito da experiência deseu trabalho, da relação que estabelecem com os/as adolescentes, dasexplicações que elaboram sobre os motivos de os/as internos/as seenvolverem em atos infracionais, além da representação que fazem dalegislação sobre crianças e adolescentes. Por meio de uma abordagemqualitativa, considerou-se um conjunto de entrevistas com esses profissionais como fonte de dados para a análise. Foram utilizadas também,apenas contextualmente, informações quantitativas que descrevemo quadro geral do sistema socioeducativo. Com base nesse contexto,observou-se o modo como esses/as agentes constroem narrativas quedão sentido às suas ações e, por meio delas, elaboram categorias queos diferenciam dos mais jovens enquanto rotulam estes adolescentes.Re...
The prison system in Brazil is overcrowded, with rights violations and high rates of recurrence. ... more The prison system in Brazil is overcrowded, with rights violations and high rates of recurrence. The problem lies in the ineffectiveness of the public policies directed at the penal institutions in the country, which is not worthy of conditions for people in situations of liberty deprivation. However, since 1970, alternative methodologies, such as the Nations by the Protection and Assistance to Convicted Association (APAC), have been showing positive results regarding the re-socialization of prisoners. In this work we intend to analyze the methodologies applied by APAC through a review of the literature on prison experience.
EnglishEvery year hundreds of corpses are discovered in the State of Goias, Brazil. The violent d... more EnglishEvery year hundreds of corpses are discovered in the State of Goias, Brazil. The violent death cases are forwarded to the IML (Institute of Forensic Medicine) and go through an identification process riddled with obstacles. This paper’s goal is to discuss the identification process of bodies considered “indigent” or “ignored”, i.e. corpses found with no identification. To accomplish the task, we will investigate the data available on “indigent” or “ignored” bodies discovered in the State of Goias between the years of 2010 and 2016, collating them with debates on the possibilities and obstacles in the identification process in specialized literature. We begin with the hypothesis that the lack of identification of such corpses is correlated to problems such as the maintenance of the indigent status, the low solution of homicides, impunity and the increase in the sense of insecurity. We understand that the lack of assurance of the right to confirm the death of a family member ha...
O trabalho analisa as possibilidades de construção do currículo de sociologia no ensino médio e s... more O trabalho analisa as possibilidades de construção do currículo de sociologia no ensino médio e sua relação com o tema da Educação em Direitos Humanos.
A contraface do mundo do trabalho: narrativas sobre vidas e direitos de pessoas em situação de ru... more A contraface do mundo do trabalho: narrativas sobre vidas e direitos de pessoas em situação de rua na cidade de Goiânia The other side of the world of work: narratives about lives and rights of homeless people in the city of Goiânia La otra cara del mundo del trabajo: narraciones sobre las vidas y los derechos de las personas sin hogar en la ciudad de Goiânia Resumo Este texto procura desenvolver uma análise das narrativas de pessoas em situação de rua em Goiânia, capital do Estado de Goiás. Portanto, analisaremos a promessa de inclusão no contrato moderno via a educação para o trabalho abstrato. Para realizar esse trabalho tomamos com referência os dados do Censo e Perfil da População de Rua realizado em Goiânia (2015), mais particularmente, nove entrevistas sobre trajetórias de vida. A partir dos dados pudemos observar que os valores morais do trabalho são parte do universo das pessoas, contudo, o trabalho mudou e suas mudanças interferiram de forma radical a vida das pessoas. A ideia foi se aproximar dos processos primeiramente descritos como necessários à educação para o trabalho abstrato, para depois, buscar compreender, como ainda hoje, por meio de suas próprias narrativas, esses outros sujeitos, presentes nas sombras desses acontecimentos que deram forma ao mundo do trabalho moderno, e que povoaram as cidades e burgos europeus dos séculos XV ao XVIII, voltam a dominar a paisagem das áreas centrais das grandes cidades. Agora, esse sujeito, já disciplinado, vê-se, ao não participar do mundo do trabalho para qual foi educado, como um excluído da sociedade. O que era estranhamento e resistência, agora é desejo que não insiste em não se concretizar. Palavras-chave: população em situação de rua, trabalho, direitos, educação Resumen Ese texto busca desarrollar un análisis de las narrativas de personas en situación de calle en Goiânia, capital de la provincia de Goiás. En ese sentido, analizamos la promesa de inclusión en contrato moderno por medio de la educación para el trabajo abstracto. Para
Resumo Este artigo discute as práticas de violência do Estado em Moçambique. Enfatiza que desde a... more Resumo Este artigo discute as práticas de violência do Estado em Moçambique. Enfatiza que desde a independência política alcançada em 1975 e posterior constituição do Estado moçambicano, os cidadãos têm questionado sobre o papel deste na segurança pública, assim como na garantia dos direitos humanos já que, em determinados momentos em que as tensões sociais se agudizam, este mesmo Estado, por intermédio da polícia, utiliza a violência como meio para silenciá-las. Parte do pressuposto de que as diferentes práticas de violências e, particularmente, as violências do Estado têm assumido um protagonismo especial e, com ele, o agravamento do sentimento de insegurança pública. Para efetivação deste trabalho, recorreu(-se) a material bibliográfico Por fim, constata que o Estado moçambicano tem utilizado a violência como forma para reprimir essas tensões sociais. Palavras-chave: Moçambique. Segurança pública. Violência de Estado. Abstract This article, intends to discuss the practices of State violence in Mozambique. Since the political independence achieved in 1975 and the subsequent constitution of the Mozambican State, citizens have questioned its role in public security, as well as in the guarantee of human rights, since, at certain times when social tensions become more acute, this same State, through the police, uses violence as a means of silencing them. It starts from the assumption that the different practices of violence and, particularly, the violence of the State have assumed a special role and with it the aggravation of the feeling of public insecurity. For the effectiveness of this work, bibliographic material of specialist authors on violence and works on the situation of public security in Mozambique from political independence to the present were used. Finally, it shows that the Mozambican State has used violence as a way to repress these social tensions.
Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com agentes responsáveis pelas medidas... more Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com agentes responsáveis pelas medidas restritivas de liberdade em centros de internação do socioeducativo de Goiânia. Trata-se de uma análise so-bre as percepções desses profissionais a respeito da experiência de seu trabalho, da relação que estabelecem com os/as adolescentes, das explicações que elaboram sobre os motivos de os/as internos/as se envolverem em atos infracionais, além da representação que fazem da legislação sobre crianças e adolescentes. Por meio de uma abordagem qualitativa, considerou-se um conjunto de entrevistas com esses profis-sionais como fonte de dados para a análise. Foram utilizadas também, apenas contextualmente, informações quantitativas que descrevem o quadro geral do sistema socioeducativo. Com base nesse contexto, observou-se o modo como esses/as agentes constroem narrativas que dão sentido às suas ações e, por meio delas, elaboram categorias que os diferenciam dos mais jovens enquanto rotulam estes adolescentes. Resultou desse esforço analítico a compreensão de que o meio fechado reproduz o problema da sujeição criminal. Palavras-chave: Sujeição Criminal. Adolescentes. Sistema Socioeducativo.
Violência policial: a necropolítica como negação do direito à vida, 2023
Capítulo analisa os dados da violência policial no Estado de Goiás e destaca que as instituições ... more Capítulo analisa os dados da violência policial no Estado de Goiás e destaca que as instituições policiais do Estado se pautam pela prática de extemínio de pessoas como forma de estruturação de uma suposta "política de segurança pública".
Este livro é de 1999. Foi feito para o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e tentou pro... more Este livro é de 1999. Foi feito para o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e tentou produzir um primeiro perfil dos desaparecimentos de pessoas no Brasil.
Adolescência : saberes contemporâneos sobre a socioeducação, 2019
Nesse trabalho procuraremos discutir a situação real vivida pelas crianças e adolescentes no Esta... more Nesse trabalho procuraremos discutir a situação real vivida pelas crianças e adolescentes no Estado de Goiás. Entendemos como situação real os aspectos que norteiam a vida das crianças e dos jovens, nesse sentido, importa saber como eles apresentam seus perfis socioeconômicos, bem como suas relações com a família e a escola.
Discute sobre o tema da violência na Universidade Federal de Goiás (UFG). O trabalho é resultado ... more Discute sobre o tema da violência na Universidade Federal de Goiás (UFG). O trabalho é resultado de uma pesquisa intitulada “Violência, conflitos e crimes na Universidade Federal de Goiás” e que teve como objetivo compreender a relação entre vitimização e sentimento de insegurança nos campus universitários da UFG, Goiás.
Analisa as ações que envolve a tentativa de golpe dos bolsonaristas no dia 08 de janeiro de 2023 ... more Analisa as ações que envolve a tentativa de golpe dos bolsonaristas no dia 08 de janeiro de 2023 em Brasília.
Uploads
Papers by Dijaci Oliveira
de mestrado e de doutorado em programas de pós-graduação
da Universidade Federal de Goiás (UFG). A publicação
dos trabalhos em formato de capítulos de livro é mais uma etapa
que se espera daqueles que fazem um mestrado e doutorado, que publiquem e publicizem os resultados das pesquisas de
forma que a sociedade possa ter acesso aos resultados.
de mestrado e de doutorado em programas de pós-graduação
da Universidade Federal de Goiás (UFG). A publicação
dos trabalhos em formato de capítulos de livro é mais uma etapa
que se espera daqueles que fazem um mestrado e doutorado, que publiquem e publicizem os resultados das pesquisas de
forma que a sociedade possa ter acesso aos resultados.
intitulada “Violência, conflitos e crimes na Universidade Federal de Goiás” e que teve como objetivo compreender a relação entre vitimização e sentimento de insegurança nos
campus universitários da UFG, Goiás.