A escrita da dança labaniana foi uma das mais bem sucedidas propostas de notação do movimento do ... more A escrita da dança labaniana foi uma das mais bem sucedidas propostas de notação do movimento do século XX tornando possível uma relação peculiar entre o executante e o movimento de maneira geral e tornando possível a execução de uma partitura coreográfica sem vícios e cacoetes. Ao acreditar que o movimento humano seguiria padrões específicos e universais, Rudolf Laban passou a crer ser possível criar uma forma de notação que desse conta de descrever com precisão os movimentos do corpo. Também foi capaz de, a partir da descrição por motivos (Motif) do movimento ampliar as possibilidades do dançar para a área da educação por meio de uma ideia geral do movimento de um tema ou cena específica de dança. Essa escrita parte da pesquisa qualitativa descritiva como abordagem metodológica sob o viés da revisão de literatura e tem por objetivo apresentar conceitos básicos sobre a Labanotation e a Motif Writing como uma aproximação primeira dessas escritas de dança. Palavras-chavesDança. Laban...
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes
O presente artigo traça um relato histórico da ABRACE –Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Gr... more O presente artigo traça um relato histórico da ABRACE –Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas que em 2018 completou 20 anos de existência. Rememorar a trajetória da ABRACE em seus aspectos nostálgicos, políticos, éticos e estéticos foi a tônica dessa mesa comemorativa que partilhou através da memória alheia a trajetória dessa Associação. Certamente que nessas memórias fatos se perderam, outros foram esquecidos, pessoas desapareceram e foi selecionado aquilo que interessava ser lembrado. Além dessas memórias traz um relato sucinto do que a Associação tem realizado além das reuniões cientificas e dos congressos, bem como levanta a questão de como a ABRACE tem discutido a questão docente e o fortalecimento do ensino de Arte, em especial das Artes Cênicas no país.
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes
A tríade Dança, Pintura e Filosofia lança um olhar sobre as imbricações dessas duas manifestações... more A tríade Dança, Pintura e Filosofia lança um olhar sobre as imbricações dessas duas manifestações artísticas com a Filosofia, em especial do fenomenólogo Merleau-Ponty em seus escritos sobre pintura. Considera-se o corpo em seu não movimento, mas registrado sob o formato de pintura de artistas como Degas, Matisse e Toulouse-Lautrec que em suas pinturas registraram a Dança como premissa para se pensar o corpo. Tal propósito se fará a partir do singular encontro entre os trabalhos de pintores que trazem em suas obras a dança. Propõe como objetivo compreender como a percepção/sensação de um corpo que dança pode expressar-se também na pintura, bem como refletir sobre o estatuto do corpo e da dança nas artes visuais, em especial na pintura a partir da fenomenologia. A natureza da pesquisa é qualitativa descritiva tendo como abordagem metodológica a fenomenologia no que diz respeito a estesiologia e seus sentidos buscando tal compreensão no sensível e nas vozes do silêncio.
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes
Trata-se de uma reflexão a partir do corpo maduro que dança como um ato de potência que amplia su... more Trata-se de uma reflexão a partir do corpo maduro que dança como um ato de potência que amplia suas experiências de movimento e texturas de dança. O texto objetiva refletir sobre os corpos amadurecidos na dança e para materializá-lo partiu-se da pesquisa qualitativa sob o viés da análise do discurso. O corpo na dança, independentemente de sua linguagem também envelhece. Para esses bailarinos/dançarinos a dança na maturidade valoriza as qualidades pessoais de cada artista, o virtuosismo técnico dá lugar ao trabalho do corpo como um todo e este é reinventado a cada movimento poético que é ético e estético. Esse corpo amadurecido por via da idade procura outra forma de dançar em que está presente o repouso e a lentidão.
O texto objetiva refletir o lugar de fala na formação dos estudantes de grupos teatrais em projet... more O texto objetiva refletir o lugar de fala na formação dos estudantes de grupos teatrais em projetos de extensão do Departamento de Artes da UFRN. A metodologia aqui desenvolvida se baseou na dinâmica de uma pesquisa qualitativa, num método descritivo, a partir das observações e a análise de conteúdo. Os projetos de extensão existentes na UFRN são oriundos de pesquisas desenvolvidas pelos professores, os quais divulgam uma espécie de ementa de seu projeto e assim ampliam a busca de participantes através do sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA.
Este artigo apresenta a escrita e as reflexões a cerca do trabalho docente vivenciado com o compo... more Este artigo apresenta a escrita e as reflexões a cerca do trabalho docente vivenciado com o componente curricular Arte, especificamente com a linguagem artística da Dança, com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno, da Escola Municipal Professor José de Patrocínio, localizada na zona norte de Natal, Rio Grande do Norte. O texto objetiva refletir a prática pedagógica em Arte/Dança de uma professora dessa modalidade de ensino da educação básica assim como apresentar possibilidades de abordar os conteúdos da Dança na EJA, a partir da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2008). A metodologia utilizada é de natureza qualitativa descritiva tendo como método a ação participante, estudada a partir de THIOLLENT (184) e SILVA (1986). Este estudo concluiu que os conteúdos de Arte/Dança podem contribuir na construção do corpo social dos estudantes da EJA, extrapolando práticas estreitas que enfatizam apenas as Artes Visuais, verificando que é possível inserir...
Tendo como apoio os documentos nacionais das Diretrizes de Bases da Educação Brasileira e Parâmet... more Tendo como apoio os documentos nacionais das Diretrizes de Bases da Educação Brasileira e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), somados aos discursos de dança nas áreas de Arte e Educação Física, o artigo focaliza os diálogos possíveis entre essa duas áreas de conhecimento partindo de uma abordagem fenomenológica merlaupontyana do mundo vivido. Objetiva identificar a relação entre o conhecimento da dança na Arte e na Educação Física.
O Pastoril é uma dança de representação dramática, transformado em sincretismo profanoreligioso q... more O Pastoril é uma dança de representação dramática, transformado em sincretismo profanoreligioso que encontra boa receptividade principalmente na região nordeste do Brasil criando raízes em novas re-elaborações dos personagens como o Velho, as Mestras e Contramestras do bailado. O presente texto tem por objetivo compreender o corpo e a gestualidade do brincante popular, em especial o brincante de Pastoril. Apresentamos a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty como referência metodológica.
O que a estética da ars erotica significa para pensarmos as Artes Cênicas na atualidade? Com base... more O que a estética da ars erotica significa para pensarmos as Artes Cênicas na atualidade? Com base nesse questionamento apresentamos as peças teatrais Medéia de Eurípides e Romeu e Julieta de Shakespeare, como significativas para se pensar a ars erotica neste texto. Essas obras abrempossibilidades de vivenciarmos outras estéticas na contemporaneidade seja no teatro, na dança ou no cinema. Investigamos a ars erotica buscando compreender como a mesma pode contribuir para a reflexão sobre o corpo e sexualidade no contexto das Artes Cênicas. Utilizamos como referencial metodológico a análise de imagens a partir de representações cênicas e cinematográficas.
O presente artigo propõe-se a discutir a importância e urgência das ações artivistas nos tempos a... more O presente artigo propõe-se a discutir a importância e urgência das ações artivistas nos tempos atuais, especialmente no que se refere à dança. Para tanto, lançamos mão da categoria “hegemonia” nos termos propostos pelo pensador marxista italiano Antônio Gramsci, além da ideia de política como o diálogo entre o privado e o público, através da negociação da diversidade e em busca da liberdade/emancipação dos sujeitos, o texto traz reflexões sobre as possíveis potências ativistas da arte e, ao mesmo tempo, as alterações que esta pode sofrer pelos direcionamentos ativistas que a atravessam. Nesse caminho, a pesquisa revela um cenário complexo, móvel e frutífero na relação entre arte e política, de fazeres e dizeres diversos, em que a arte, sofrendo rebatimentos e tensionamentos da política, também os produz, criando espaços que potencializam sua natureza contra hegemônica.
RESUMO O presente texto apresenta algumas contribuições da pedagogia de Delsarte para a dança mod... more RESUMO O presente texto apresenta algumas contribuições da pedagogia de Delsarte para a dança moderna. Revolucionário do movimento e do gesto para as artes cênicas, o delsartismo contribuiu significativamente para a emancipação da dança na América e na Europa. Mesmo não tendo criado um sistema especificamente para a dança, este foi difundido por seus discípulos e influenciou uma geração de dançarinos modernos. Este texto objetiva refletir a influência da pedagogia de François Delsarte para a dança, bem como contribuir para um pensamento de dança (moderna) renovador. A abordagem metodológica utilizada para a reflexão do tema proposto parte da análise de conteúdo.
Resumo: Entende-se a Educação Somática como um campo interdisciplinar que se interessa pela consc... more Resumo: Entende-se a Educação Somática como um campo interdisciplinar que se interessa pela consciência do corpo e seu movimento e que se propõe a uma descoberta pessoal de seus próprios movimentos, de suas próprias sensações. O presente artigo objetiva propor uma reflexão por meio de notas sobre o conceito de Educação Somática, Soma e Corpo, bem como destacar duas abordagens somáticas que são incorporadas nas práticas da temática em voga como caminhos possíveis para pensar o campo em estudo na dança. Parte de uma abordagem fenomenológica pautada nos estudos de Merleau-Ponty (1999), tomando como técnica de pesquisa a descrição merleaupontyana.
A escrita da dança labaniana foi uma das mais bem sucedidas propostas de notação do movimento do ... more A escrita da dança labaniana foi uma das mais bem sucedidas propostas de notação do movimento do século XX tornando possível uma relação peculiar entre o executante e o movimento de maneira geral e tornando possível a execução de uma partitura coreográfica sem vícios e cacoetes. Ao acreditar que o movimento humano seguiria padrões específicos e universais, Rudolf Laban passou a crer ser possível criar uma forma de notação que desse conta de descrever com precisão os movimentos do corpo. Também foi capaz de, a partir da descrição por motivos (Motif) do movimento ampliar as possibilidades do dançar para a área da educação por meio de uma ideia geral do movimento de um tema ou cena específica de dança. Essa escrita parte da pesquisa qualitativa descritiva como abordagem metodológica sob o viés da revisão de literatura e tem por objetivo apresentar conceitos básicos sobre a Labanotation e a Motif Writing como uma aproximação primeira dessas escritas de dança. Palavras-chavesDança. Laban...
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes
O presente artigo traça um relato histórico da ABRACE –Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Gr... more O presente artigo traça um relato histórico da ABRACE –Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas que em 2018 completou 20 anos de existência. Rememorar a trajetória da ABRACE em seus aspectos nostálgicos, políticos, éticos e estéticos foi a tônica dessa mesa comemorativa que partilhou através da memória alheia a trajetória dessa Associação. Certamente que nessas memórias fatos se perderam, outros foram esquecidos, pessoas desapareceram e foi selecionado aquilo que interessava ser lembrado. Além dessas memórias traz um relato sucinto do que a Associação tem realizado além das reuniões cientificas e dos congressos, bem como levanta a questão de como a ABRACE tem discutido a questão docente e o fortalecimento do ensino de Arte, em especial das Artes Cênicas no país.
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes
A tríade Dança, Pintura e Filosofia lança um olhar sobre as imbricações dessas duas manifestações... more A tríade Dança, Pintura e Filosofia lança um olhar sobre as imbricações dessas duas manifestações artísticas com a Filosofia, em especial do fenomenólogo Merleau-Ponty em seus escritos sobre pintura. Considera-se o corpo em seu não movimento, mas registrado sob o formato de pintura de artistas como Degas, Matisse e Toulouse-Lautrec que em suas pinturas registraram a Dança como premissa para se pensar o corpo. Tal propósito se fará a partir do singular encontro entre os trabalhos de pintores que trazem em suas obras a dança. Propõe como objetivo compreender como a percepção/sensação de um corpo que dança pode expressar-se também na pintura, bem como refletir sobre o estatuto do corpo e da dança nas artes visuais, em especial na pintura a partir da fenomenologia. A natureza da pesquisa é qualitativa descritiva tendo como abordagem metodológica a fenomenologia no que diz respeito a estesiologia e seus sentidos buscando tal compreensão no sensível e nas vozes do silêncio.
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes
Trata-se de uma reflexão a partir do corpo maduro que dança como um ato de potência que amplia su... more Trata-se de uma reflexão a partir do corpo maduro que dança como um ato de potência que amplia suas experiências de movimento e texturas de dança. O texto objetiva refletir sobre os corpos amadurecidos na dança e para materializá-lo partiu-se da pesquisa qualitativa sob o viés da análise do discurso. O corpo na dança, independentemente de sua linguagem também envelhece. Para esses bailarinos/dançarinos a dança na maturidade valoriza as qualidades pessoais de cada artista, o virtuosismo técnico dá lugar ao trabalho do corpo como um todo e este é reinventado a cada movimento poético que é ético e estético. Esse corpo amadurecido por via da idade procura outra forma de dançar em que está presente o repouso e a lentidão.
O texto objetiva refletir o lugar de fala na formação dos estudantes de grupos teatrais em projet... more O texto objetiva refletir o lugar de fala na formação dos estudantes de grupos teatrais em projetos de extensão do Departamento de Artes da UFRN. A metodologia aqui desenvolvida se baseou na dinâmica de uma pesquisa qualitativa, num método descritivo, a partir das observações e a análise de conteúdo. Os projetos de extensão existentes na UFRN são oriundos de pesquisas desenvolvidas pelos professores, os quais divulgam uma espécie de ementa de seu projeto e assim ampliam a busca de participantes através do sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA.
Este artigo apresenta a escrita e as reflexões a cerca do trabalho docente vivenciado com o compo... more Este artigo apresenta a escrita e as reflexões a cerca do trabalho docente vivenciado com o componente curricular Arte, especificamente com a linguagem artística da Dança, com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno, da Escola Municipal Professor José de Patrocínio, localizada na zona norte de Natal, Rio Grande do Norte. O texto objetiva refletir a prática pedagógica em Arte/Dança de uma professora dessa modalidade de ensino da educação básica assim como apresentar possibilidades de abordar os conteúdos da Dança na EJA, a partir da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2008). A metodologia utilizada é de natureza qualitativa descritiva tendo como método a ação participante, estudada a partir de THIOLLENT (184) e SILVA (1986). Este estudo concluiu que os conteúdos de Arte/Dança podem contribuir na construção do corpo social dos estudantes da EJA, extrapolando práticas estreitas que enfatizam apenas as Artes Visuais, verificando que é possível inserir...
Tendo como apoio os documentos nacionais das Diretrizes de Bases da Educação Brasileira e Parâmet... more Tendo como apoio os documentos nacionais das Diretrizes de Bases da Educação Brasileira e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), somados aos discursos de dança nas áreas de Arte e Educação Física, o artigo focaliza os diálogos possíveis entre essa duas áreas de conhecimento partindo de uma abordagem fenomenológica merlaupontyana do mundo vivido. Objetiva identificar a relação entre o conhecimento da dança na Arte e na Educação Física.
O Pastoril é uma dança de representação dramática, transformado em sincretismo profanoreligioso q... more O Pastoril é uma dança de representação dramática, transformado em sincretismo profanoreligioso que encontra boa receptividade principalmente na região nordeste do Brasil criando raízes em novas re-elaborações dos personagens como o Velho, as Mestras e Contramestras do bailado. O presente texto tem por objetivo compreender o corpo e a gestualidade do brincante popular, em especial o brincante de Pastoril. Apresentamos a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty como referência metodológica.
O que a estética da ars erotica significa para pensarmos as Artes Cênicas na atualidade? Com base... more O que a estética da ars erotica significa para pensarmos as Artes Cênicas na atualidade? Com base nesse questionamento apresentamos as peças teatrais Medéia de Eurípides e Romeu e Julieta de Shakespeare, como significativas para se pensar a ars erotica neste texto. Essas obras abrempossibilidades de vivenciarmos outras estéticas na contemporaneidade seja no teatro, na dança ou no cinema. Investigamos a ars erotica buscando compreender como a mesma pode contribuir para a reflexão sobre o corpo e sexualidade no contexto das Artes Cênicas. Utilizamos como referencial metodológico a análise de imagens a partir de representações cênicas e cinematográficas.
O presente artigo propõe-se a discutir a importância e urgência das ações artivistas nos tempos a... more O presente artigo propõe-se a discutir a importância e urgência das ações artivistas nos tempos atuais, especialmente no que se refere à dança. Para tanto, lançamos mão da categoria “hegemonia” nos termos propostos pelo pensador marxista italiano Antônio Gramsci, além da ideia de política como o diálogo entre o privado e o público, através da negociação da diversidade e em busca da liberdade/emancipação dos sujeitos, o texto traz reflexões sobre as possíveis potências ativistas da arte e, ao mesmo tempo, as alterações que esta pode sofrer pelos direcionamentos ativistas que a atravessam. Nesse caminho, a pesquisa revela um cenário complexo, móvel e frutífero na relação entre arte e política, de fazeres e dizeres diversos, em que a arte, sofrendo rebatimentos e tensionamentos da política, também os produz, criando espaços que potencializam sua natureza contra hegemônica.
RESUMO O presente texto apresenta algumas contribuições da pedagogia de Delsarte para a dança mod... more RESUMO O presente texto apresenta algumas contribuições da pedagogia de Delsarte para a dança moderna. Revolucionário do movimento e do gesto para as artes cênicas, o delsartismo contribuiu significativamente para a emancipação da dança na América e na Europa. Mesmo não tendo criado um sistema especificamente para a dança, este foi difundido por seus discípulos e influenciou uma geração de dançarinos modernos. Este texto objetiva refletir a influência da pedagogia de François Delsarte para a dança, bem como contribuir para um pensamento de dança (moderna) renovador. A abordagem metodológica utilizada para a reflexão do tema proposto parte da análise de conteúdo.
Resumo: Entende-se a Educação Somática como um campo interdisciplinar que se interessa pela consc... more Resumo: Entende-se a Educação Somática como um campo interdisciplinar que se interessa pela consciência do corpo e seu movimento e que se propõe a uma descoberta pessoal de seus próprios movimentos, de suas próprias sensações. O presente artigo objetiva propor uma reflexão por meio de notas sobre o conceito de Educação Somática, Soma e Corpo, bem como destacar duas abordagens somáticas que são incorporadas nas práticas da temática em voga como caminhos possíveis para pensar o campo em estudo na dança. Parte de uma abordagem fenomenológica pautada nos estudos de Merleau-Ponty (1999), tomando como técnica de pesquisa a descrição merleaupontyana.
Uploads
Papers by Marcilio Vieira