Artigos by Rafael Martins
Plura, Revista de Estudos de Religião, 2023
Destacamos os aspectos terapêuticos num movimento social de base religiosa que ocorreu em Ja-guar... more Destacamos os aspectos terapêuticos num movimento social de base religiosa que ocorreu em Ja-guaripe, Bahia, no século XVI, identificando e analisando a sequência de eventos que levaram um jovem indígena a se separar de seu grupo e se converter ao cristianismo por meio dos ensinamentos religiosos jesuíticos e, mais uma vez, se separar da vida cotidiana fugindo para o Sertão. Ele voltou a se incorporar à sociedade local após profunda transição, apropriação de elaborada retórica e fun-dação de uma complexa seita ameríndia que angariou seguidores entre pessoas indígenas, pessoas negras escravizadas e libertos, assim como caraíbas. Consideramos que a experiência de sofrimento social e a promessa de renovação de vida constituíram fatores fundamentais para a unificação de todos na referida crença, buscando uma nova compreensão do movimento conhecido por “Santi-dade de Jaguaripe” pela comparação com processos assemelhados e interpretações teóricas em outros estudos.
Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, 2021
O presente artigo se insere no campo de estudos sobre políticas públicas de segurança, circunscre... more O presente artigo se insere no campo de estudos sobre políticas públicas de segurança, circunscrevendo este tema mais amplo ao problema público da “juventude violenta” enquanto objeto de um tipo particular de intervenção: os projetos de prevenção da violência e criminalidade destinados às periferias urbanas brasileiras. Mais precisamente, o objetivo principal é apresentar o esboço de uma abordagem tópica sobre os efeitos práticos dessas políticas e projetos na dinâmica social local e nas trajetórias dos/das jovens que compõem seu público-alvo.
Revista de Ciências Sociais — Fortaleza, 2021
O presente artigo debruça-se sobre o tema do transplante de órgãos
e, mais especificamente, sobre... more O presente artigo debruça-se sobre o tema do transplante de órgãos
e, mais especificamente, sobre a vida de receptores após
o transplante. O objetivo é compreender modificações nos modos
de subjetivação e na sociabilidade, considerando que, embora
a incorporação de elementos prático-cognitivos advindos
da biomedicina seja um elemento-chave da análise, sua apreensão
deve ser realizada a partir de situações biograficamente
determinadas. Para tanto, a partir de dados etnográficos produzidos
em pesquisa de campo, o artigo apresenta e analisa as
trajetórias de dois transplantados, destacando transformações
no estilo de vida, visão de mundo e relações sociais associadas
ao transplante de órgãos. Ao final, o artigo propõe uma
avaliação crítica do conceito de biossociabilidade.
Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpo, Emociones y Sociedad, 2020
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir, a partir de dados etnográficos, como pessoas que... more O objetivo deste artigo é apresentar e discutir, a partir de dados etnográficos, como pessoas que realizaram transplantes de órgãos reconstroem suas trajetórias e relações sociais mediante a incorporação de uma ética de conduta marcada por parâmetros biomédicos, privilegiando, para tanto, não somente o fato de receber um transplante, mas o de viver com um órgão transplantado ao longo do tempo. O corpo do indivíduo transplantado deve ser produzido cotidianamente, alvo de uma vigilância constante e de uma ação contínua. Após a cirurgia ele será o responsável pela manutenção do tênue equilíbrio entre seu corpo e o órgão doado, administrando a rejeição, o que envolve modificações no comportamento, no estilo de vida e no cuidado de si. Esse cuidado da saúde coloca em evidência a questão do “como viver?”, isto é, das diferentes maneiras de conduzir a vida, situando o indivíduo em um complexo campo de relações interpessoais.
Prelúdios, 2019
O presente artigo se insere no campo de estudos sobre políticas públicas de segurança, circunscre... more O presente artigo se insere no campo de estudos sobre políticas públicas de segurança, circunscrevendo este tema mais amplo ao problema público da “juventude violenta” enquanto objeto de um tipo particular de intervenção: os projetos de prevenção da violência e criminalidade destinados aos jovens das periferias urbanas brasileiras. Seu objetivo principal é identificar e apresentar, a partir do exame de documentos oficiais, os principais pressupostos normativos presentes na formulação do projeto Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) ação integrante do extinto Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), para, em seguida, analisar alguns efeitos decorrentes da implementação desses pressupostos em um contexto local. A análise desses efeitos foi empiricamente restrita a execução do protejo no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas (Bahia), entre os anos de 2009 e 2011. Trata-se, portanto, de uma análise ex post facto. Na primeira parte do artigo, apresento sucintamente o projeto enquanto uma ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, enfatizando o entrelaçamento singular entre política de segurança e política social. Em seguida, após delinear os traços gerais do paradigma da “segurança cidadã”, descrevo e analiso situações ocorridas durante a realização do referido projeto, nas quais a atualização local deste paradigma gerou efeitos diversos daqueles esperados, sobretudo no que diz respeito ao propósito de efetivação do ideal político-jurídico de igualdade cristalizado na noção de cidadania.
Intratextos, 2017
Este artigo tem por objetivo principal fornecer subsídios à compreensão crítica do papel atribuíd... more Este artigo tem por objetivo principal fornecer subsídios à compreensão crítica do papel atribuído à participação dos jovens nos projetos de prevenção da violência e criminalidade nas periferias urbanas, delineando suas limitações e, na medida do possível, sugerindo possíveis caminhos para superá-las. Em razão do seu caráter exploratório, o escopo da análise foi circunscrito a um estudo de caso, o programa “Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz” realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO no Brasil, entre os anos de 2000 e 2006. Na primeira parte do artigo, após apresentar seus antecedentes, descreve-se o funcionamento e os objetivos do programa, destacando o papel da participação nas atividades esportivas, artísticas e culturais enquanto uma estratégia de socialização para a cidadania. A partir dessa descrição, a seção subsequente aborda as bases cognitivas (conceituais) que têm orientado a elaboração de projetos de prevenção e suas relações com teorias/explicações sobre desorganização social. Por fim, na conclusão, recorre-se a uma definição justiça social para avaliar o programa.
Capítulos de Livros by Rafael Martins
Carlos Caroso (Org.). Cultura, Tecnologias em Saúde e Medicina: Perspectiva Antropológica, 2008
Esse artigo apresenta e discute lembranças, memórias, esquecimentos e versões contraditórias e co... more Esse artigo apresenta e discute lembranças, memórias, esquecimentos e versões contraditórias e complementares sobre a trajetória ocupacional e as tecnologias terapêuticas utilizadas por João Caipó, que manteve intensas atividades religiosas e terapêuticas na ilha de Itaparica, Bahia, entre os anos 40 até 1982, quando veio a morrer. Os dados discutidos no presente artigo são predominantemente constituídos por narrativas contemporâneas de pessoas que foram tratadas por ele ou que tiveram conhecimento dos seus feitos excepcionais, estabelecendo, em alguns momentos, diálogo com o estudo realizado por Carlo Castaldi entre 1953/54. Assim é que, passado mais de meio século desde o estudo de Castaldi e cerca de um quarto de século da morte de João Caipó, em 1982, nos dedicamos a reconstruir sua trajetória pessoal, as tecnologias médicas por ele utilizadas e suas práticas na atenção à saúde.
Na primeira parte do texto, apresentamos uma etnografia focalizada sobre a trajetória deste terapeuta religioso, que abrange, basicamente, duas dimensões: uma relativa aos aspectos terapêuticos e outra, mais ampla, relacionada a contextos de relações sociais em que ele viveu e interagiu com as pessoas em seu entorno. Isto feito, a argumentação do texto volta-se para a definição das condições de objetivação que, ao transformarem lembranças, memórias e esquecimentos antes não questionados, em problemas, como resultado das indagações dirigidas aos nossos interlocutores, permitem definir o solo comum das diversas narrativas sobre as tecnologias e práticas em saúde utilizadas por João Caipó. Tal problematização apresenta-se sob a forma de uma tensão entre os conhecimentos biomédicos e aqueles provenientes da tradição afro-brasileira, que perpassa as narrativas das pessoas que falam sobre sua vida e de suas práticas voltadas para atendimento em saúde.
Antonio Carlos de Souza Lima; Maria Macedo Barroso. (Org.). O projeto trilhas de conhecimentos e o ensino superior de indígenas no Brasil: uma experiência de fomento e investigação para ações afirmativas, 2018
Este capítulo relata os debates que ocorreram durante o seminário Formação Universitária Indígena... more Este capítulo relata os debates que ocorreram durante o seminário Formação Universitária Indígena em Saúde: Desafios para uma Educação Superior para os Povos Indígenas no Brasil, realizado em Porto Seguro, Bahia, entre os dias 16 e 19 de maio de 2007, seguido dos encaminhamentos que resultaram do intenso trabalho colaborativo que constituiu a dinâmica do evento, com participação de membros de universidades e instituições de pesquisa no país, associações científicas e profissionais, lideranças e estudantes indígenas, profissionais e agentes de saúde indígenas e não indígenas envolvidos com os cuidados em saúde dos povos indígenas, representantes de instituições governamentais, membros de ONGs, entre outros.
Papers by Rafael Martins
Destacamos os aspectos terapêuticos num movimento social de base religiosa que ocorreu em Jaguari... more Destacamos os aspectos terapêuticos num movimento social de base religiosa que ocorreu em Jaguaripe, Bahia, no século XVI, identificando e analisando a sequência de eventos que levaram um jovem indígena a se separar de seu grupo e se converter ao cristianismo por meio dos ensinamentos religiosos jesuíticos e, mais uma vez, se separar da vida cotidiana fugindo para o Sertão. Ele voltou a se incorporar à sociedade local após profunda transição, apropriação de elaborada retórica e fundação de uma complexa seita ameríndia que angariou seguidores entre pessoas indígenas, pessoas negras escravizadas e libertos, assim como caraíbas. Consideramos que a experiência de sofrimento social e a promessa de renovação de vida constituíram fatores fundamentais para a unificação de todos na referida crença, buscando uma nova compreensão do movimento conhecido por “Santidade de Jaguaripe” pela comparação com processos assemelhados e interpretações teóricas em outros estudos.
The objective of this article is to present and discuss, from ethnographic data, how people who p... more The objective of this article is to present and discuss, from ethnographic data, how people who performed organ transplants reconstruct their trajectories and social relationships by incorporating an ethic of conduct marked by biomedical parameters, privileging, for that, not only the fact to receive a transplant, but to live with a transplanted organ over time. The body of the transplanted individual must be produced daily, the target of constant vigilance and continuous action. After surgery he will be responsible for maintaining the tenuous balance between his body and the donated organ, administering rejection, which involves changes in behavior, lifestyle and self-care. This health care highlights the question of "how to live" that is, of the different ways of conducting life, placing the individual in a complex field of interpersonal relationships.O objetivo deste artigo é apresentar e discutir, a partir de dados etnográficos, como pessoas que realizaram transplantes...
Revista Intratextos
Este artigo tem por objetivo principal fornecer subsídios à compreensão crítica do papel atribuíd... more Este artigo tem por objetivo principal fornecer subsídios à compreensão crítica do papel atribuído à participação dos jovens nos projetos de prevenção da violência e criminalidade nas periferias urbanas, delineando suas limitações e, na medida do possível, sugerindo possíveis caminhos para superá-las. Em razão do seu caráter exploratório, o escopo da análise foi circunscrito a um estudo de caso, o programa “Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz” realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO no Brasil, entre os anos de 2000 e 2006. Na primeira parte do artigo, após apresentar seus antecedentes, descreve-se o funcionamento e os objetivos do programa, destacando o papel da participação nas atividades esportivas, artísticas e culturais enquanto uma estratégia de socialização para a cidadania. A partir dessa descrição, a seção subsequente aborda as bases cognitivas (conceituais) que têm orientado a elaboração de projetos de prevençã...
Revista Prelúdios
O presente artigo se insere no campo de estudos sobre políticas públicas de segurança, circunscre... more O presente artigo se insere no campo de estudos sobre políticas públicas de segurança, circunscrevendo este tema mais amplo ao problema público da “juventude violenta” enquanto objeto de um tipo particular de intervenção: os projetos de prevenção da violência e criminalidade destinados aos jovens das periferias urbanas brasileiras. Seu objetivo principal é identificar e apresentar, a partir do exame de documentos oficiais, os principais pressupostos normativos presentes na formulação do projeto Proteção de Jovens em Território Vulnerável – Protejo (ação integrante do extinto Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci), para, em seguida, analisar alguns efeitos decorrentes da implementação desses pressupostos em um contexto local. A análise desses efeitos foi empiricamente restrita a execução do Protejo no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas (Bahia), entre os anos de 2009 e 2011. Trata-se, portanto, de uma análise ex post facto. Na primeira parte do artigo, apr...
Revista Prelúdios
O presente artigo se insere no campo de estudos sobre políticas públicas de segurança, circunscre... more O presente artigo se insere no campo de estudos sobre políticas públicas de segurança, circunscrevendo este tema mais amplo ao problema público da “juventude violenta” enquanto objeto de um tipo particular de intervenção: os projetos de prevenção da violência e criminalidade destinados aos jovens das periferias urbanas brasileiras. Seu objetivo principal é identificar e apresentar, a partir do exame de documentos oficiais, os principais pressupostos normativos presentes na formulação do projeto Proteção de Jovens em Território Vulnerável – Protejo (ação integrante do extinto Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci), para, em seguida, analisar alguns efeitos decorrentes da implementação desses pressupostos em um contexto local. A análise desses efeitos foi empiricamente restrita a execução do Protejo no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas (Bahia), entre os anos de 2009 e 2011. Trata-se, portanto, de uma análise ex post facto. Na primeira parte do artigo, apr...
Books by Rafael Martins
A pesquisa teve por objetivo principal de conhecer os perfis, as condições de vida e o acesso a d... more A pesquisa teve por objetivo principal de conhecer os perfis, as condições de vida e o acesso a direitos dessas crianças, adolescentes e jovens, nas diversas regiões do país, em municípios de diferentes portes, e as causas que os/as levaram a essa situação.
A partir de metodologias qualitativas e quantitativas investigou-se a situação de acesso a direitos de crianças, adolescentes e jovens ainda em cuidados alternativos (abrigo institucional e casa-lar). Também se realizou escuta de atores corresponsáveis pela proteção integral em diferentes âmbitos e temporalidades, buscando conhecer as eventuais especificidades do período de pandemia de covid-19 e suas consequências no que diz respeito ao risco de rupturas de vínculos e atendimento a crianças, adolescentes e jovens em cuidados alternativos.
Por fim, a pesquisa buscou contribuir para a atualização coletiva em curso do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, trazendo mais vozes, inclusive vozes de crianças, adolescentes e jovens, muitas vezes não escutadas, para qualificar as ações e possibilitar uma vida melhor para estes.
A pesquisa teve por objetivo principal de conhecer os perfis, as condições de vida e o acesso a d... more A pesquisa teve por objetivo principal de conhecer os perfis, as condições de vida e o acesso a direitos dessas crianças, adolescentes e jovens, nas diversas regiões do país, em municípios de diferentes portes, e as causas que os/as levaram a essa situação.
A partir de metodologias qualitativas e quantitativas investigou-se a situação de acesso a direitos de crianças, adolescentes e jovens ainda em cuidados alternativos (abrigo institucional e casa-lar). Também se realizou escuta de atores corresponsáveis pela proteção integral em diferentes âmbitos e temporalidades, buscando conhecer as eventuais especificidades do período de pandemia de covid-19 e suas consequências no que diz respeito ao risco de rupturas de vínculos e atendimento a crianças, adolescentes e jovens em cuidados alternativos.
Por fim, a pesquisa buscou contribuir para a atualização coletiva em curso do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, trazendo mais vozes, inclusive vozes de crianças, adolescentes e jovens, muitas vezes não escutadas, para qualificar as ações e possibilitar uma vida melhor para estes.
‘Cultural strategies as alternatives for the social inclusion of vulnerable populations in the fi... more ‘Cultural strategies as alternatives for the social inclusion of vulnerable populations in the field of mental health public policies: a case study in the community of Manguinhos’ is a project developed in partnership with the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz), the Getúlio Vargas Foundation (FGV), and Queen Mary University of London (QMUL). It aims to understand sociocultural experiences, interpreting them as valuable mechanisms for care, social inclusion and the consolidation of rights.
We recognise that participation in arts and cultural projects or in activities focused on professional development, work, the solidarity economy or social participation is part of a fundamental strategy for social support and creating (healthy) lives in communities. Thus, we present here the results of a study that sought to map arts and culture initiatives developed in Manguinhos (RJ) during 2021 and 2022. Cultural initiatives constitute places of memory because of their importance to the development and conservation of local traditions, community connections and cultural expressions that provide a space for discussing gender, ethnic-racial, sexuality and generational issues, as well as for cultivating networks of solidarity and mutual support.
O projeto “Estratégias culturais como alternativas de inclusão social de populações vulnerabiliza... more O projeto “Estratégias culturais como alternativas de inclusão social de populações vulnerabilizadas no campo das políticas públicas sobre saúde mental: estudo de caso na comunidade de Manguinhos” foi desenvolvido em parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Queen Mary University of London (QMUL). Tem como objetivo compreender experiências socioculturais, interpretando-as como dispositivos privilegiados de cuidado, inclusão social e construção de direitos.
Entendemos que a participação em projetos de arte e cultura ou em experiências voltadas para profissionalização, trabalho, economia solidária ou a participação social se apresenta como estratégia fundamental para o suporte social e para a produção de vida (e saúde) em comunidade. Assim, apresentamos aqui o resultado de um levantamento on-line que buscou mapear iniciativas voltadas para arte e cultura desenvolvidas em Manguinhos (RJ) durante os anos de 2021 e 2022. As iniciativas culturais se constituem como lugares de memória devido a sua importância para o desenvolvimento e para a manutenção de tradições locais, para o desenvolvimento de pertencimento comunitário e para o desenvolvimento de manifestações culturais que abrem espaço para discussões sobre gênero, questões étnico-raciais, sexualidade e geracionais, assim como para o cultivo de redes de solidariedade e de apoio mútuo.
Uploads
Artigos by Rafael Martins
e, mais especificamente, sobre a vida de receptores após
o transplante. O objetivo é compreender modificações nos modos
de subjetivação e na sociabilidade, considerando que, embora
a incorporação de elementos prático-cognitivos advindos
da biomedicina seja um elemento-chave da análise, sua apreensão
deve ser realizada a partir de situações biograficamente
determinadas. Para tanto, a partir de dados etnográficos produzidos
em pesquisa de campo, o artigo apresenta e analisa as
trajetórias de dois transplantados, destacando transformações
no estilo de vida, visão de mundo e relações sociais associadas
ao transplante de órgãos. Ao final, o artigo propõe uma
avaliação crítica do conceito de biossociabilidade.
Capítulos de Livros by Rafael Martins
Na primeira parte do texto, apresentamos uma etnografia focalizada sobre a trajetória deste terapeuta religioso, que abrange, basicamente, duas dimensões: uma relativa aos aspectos terapêuticos e outra, mais ampla, relacionada a contextos de relações sociais em que ele viveu e interagiu com as pessoas em seu entorno. Isto feito, a argumentação do texto volta-se para a definição das condições de objetivação que, ao transformarem lembranças, memórias e esquecimentos antes não questionados, em problemas, como resultado das indagações dirigidas aos nossos interlocutores, permitem definir o solo comum das diversas narrativas sobre as tecnologias e práticas em saúde utilizadas por João Caipó. Tal problematização apresenta-se sob a forma de uma tensão entre os conhecimentos biomédicos e aqueles provenientes da tradição afro-brasileira, que perpassa as narrativas das pessoas que falam sobre sua vida e de suas práticas voltadas para atendimento em saúde.
Papers by Rafael Martins
Books by Rafael Martins
A partir de metodologias qualitativas e quantitativas investigou-se a situação de acesso a direitos de crianças, adolescentes e jovens ainda em cuidados alternativos (abrigo institucional e casa-lar). Também se realizou escuta de atores corresponsáveis pela proteção integral em diferentes âmbitos e temporalidades, buscando conhecer as eventuais especificidades do período de pandemia de covid-19 e suas consequências no que diz respeito ao risco de rupturas de vínculos e atendimento a crianças, adolescentes e jovens em cuidados alternativos.
Por fim, a pesquisa buscou contribuir para a atualização coletiva em curso do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, trazendo mais vozes, inclusive vozes de crianças, adolescentes e jovens, muitas vezes não escutadas, para qualificar as ações e possibilitar uma vida melhor para estes.
A partir de metodologias qualitativas e quantitativas investigou-se a situação de acesso a direitos de crianças, adolescentes e jovens ainda em cuidados alternativos (abrigo institucional e casa-lar). Também se realizou escuta de atores corresponsáveis pela proteção integral em diferentes âmbitos e temporalidades, buscando conhecer as eventuais especificidades do período de pandemia de covid-19 e suas consequências no que diz respeito ao risco de rupturas de vínculos e atendimento a crianças, adolescentes e jovens em cuidados alternativos.
Por fim, a pesquisa buscou contribuir para a atualização coletiva em curso do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, trazendo mais vozes, inclusive vozes de crianças, adolescentes e jovens, muitas vezes não escutadas, para qualificar as ações e possibilitar uma vida melhor para estes.
We recognise that participation in arts and cultural projects or in activities focused on professional development, work, the solidarity economy or social participation is part of a fundamental strategy for social support and creating (healthy) lives in communities. Thus, we present here the results of a study that sought to map arts and culture initiatives developed in Manguinhos (RJ) during 2021 and 2022. Cultural initiatives constitute places of memory because of their importance to the development and conservation of local traditions, community connections and cultural expressions that provide a space for discussing gender, ethnic-racial, sexuality and generational issues, as well as for cultivating networks of solidarity and mutual support.
Entendemos que a participação em projetos de arte e cultura ou em experiências voltadas para profissionalização, trabalho, economia solidária ou a participação social se apresenta como estratégia fundamental para o suporte social e para a produção de vida (e saúde) em comunidade. Assim, apresentamos aqui o resultado de um levantamento on-line que buscou mapear iniciativas voltadas para arte e cultura desenvolvidas em Manguinhos (RJ) durante os anos de 2021 e 2022. As iniciativas culturais se constituem como lugares de memória devido a sua importância para o desenvolvimento e para a manutenção de tradições locais, para o desenvolvimento de pertencimento comunitário e para o desenvolvimento de manifestações culturais que abrem espaço para discussões sobre gênero, questões étnico-raciais, sexualidade e geracionais, assim como para o cultivo de redes de solidariedade e de apoio mútuo.
e, mais especificamente, sobre a vida de receptores após
o transplante. O objetivo é compreender modificações nos modos
de subjetivação e na sociabilidade, considerando que, embora
a incorporação de elementos prático-cognitivos advindos
da biomedicina seja um elemento-chave da análise, sua apreensão
deve ser realizada a partir de situações biograficamente
determinadas. Para tanto, a partir de dados etnográficos produzidos
em pesquisa de campo, o artigo apresenta e analisa as
trajetórias de dois transplantados, destacando transformações
no estilo de vida, visão de mundo e relações sociais associadas
ao transplante de órgãos. Ao final, o artigo propõe uma
avaliação crítica do conceito de biossociabilidade.
Na primeira parte do texto, apresentamos uma etnografia focalizada sobre a trajetória deste terapeuta religioso, que abrange, basicamente, duas dimensões: uma relativa aos aspectos terapêuticos e outra, mais ampla, relacionada a contextos de relações sociais em que ele viveu e interagiu com as pessoas em seu entorno. Isto feito, a argumentação do texto volta-se para a definição das condições de objetivação que, ao transformarem lembranças, memórias e esquecimentos antes não questionados, em problemas, como resultado das indagações dirigidas aos nossos interlocutores, permitem definir o solo comum das diversas narrativas sobre as tecnologias e práticas em saúde utilizadas por João Caipó. Tal problematização apresenta-se sob a forma de uma tensão entre os conhecimentos biomédicos e aqueles provenientes da tradição afro-brasileira, que perpassa as narrativas das pessoas que falam sobre sua vida e de suas práticas voltadas para atendimento em saúde.
A partir de metodologias qualitativas e quantitativas investigou-se a situação de acesso a direitos de crianças, adolescentes e jovens ainda em cuidados alternativos (abrigo institucional e casa-lar). Também se realizou escuta de atores corresponsáveis pela proteção integral em diferentes âmbitos e temporalidades, buscando conhecer as eventuais especificidades do período de pandemia de covid-19 e suas consequências no que diz respeito ao risco de rupturas de vínculos e atendimento a crianças, adolescentes e jovens em cuidados alternativos.
Por fim, a pesquisa buscou contribuir para a atualização coletiva em curso do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, trazendo mais vozes, inclusive vozes de crianças, adolescentes e jovens, muitas vezes não escutadas, para qualificar as ações e possibilitar uma vida melhor para estes.
A partir de metodologias qualitativas e quantitativas investigou-se a situação de acesso a direitos de crianças, adolescentes e jovens ainda em cuidados alternativos (abrigo institucional e casa-lar). Também se realizou escuta de atores corresponsáveis pela proteção integral em diferentes âmbitos e temporalidades, buscando conhecer as eventuais especificidades do período de pandemia de covid-19 e suas consequências no que diz respeito ao risco de rupturas de vínculos e atendimento a crianças, adolescentes e jovens em cuidados alternativos.
Por fim, a pesquisa buscou contribuir para a atualização coletiva em curso do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, trazendo mais vozes, inclusive vozes de crianças, adolescentes e jovens, muitas vezes não escutadas, para qualificar as ações e possibilitar uma vida melhor para estes.
We recognise that participation in arts and cultural projects or in activities focused on professional development, work, the solidarity economy or social participation is part of a fundamental strategy for social support and creating (healthy) lives in communities. Thus, we present here the results of a study that sought to map arts and culture initiatives developed in Manguinhos (RJ) during 2021 and 2022. Cultural initiatives constitute places of memory because of their importance to the development and conservation of local traditions, community connections and cultural expressions that provide a space for discussing gender, ethnic-racial, sexuality and generational issues, as well as for cultivating networks of solidarity and mutual support.
Entendemos que a participação em projetos de arte e cultura ou em experiências voltadas para profissionalização, trabalho, economia solidária ou a participação social se apresenta como estratégia fundamental para o suporte social e para a produção de vida (e saúde) em comunidade. Assim, apresentamos aqui o resultado de um levantamento on-line que buscou mapear iniciativas voltadas para arte e cultura desenvolvidas em Manguinhos (RJ) durante os anos de 2021 e 2022. As iniciativas culturais se constituem como lugares de memória devido a sua importância para o desenvolvimento e para a manutenção de tradições locais, para o desenvolvimento de pertencimento comunitário e para o desenvolvimento de manifestações culturais que abrem espaço para discussões sobre gênero, questões étnico-raciais, sexualidade e geracionais, assim como para o cultivo de redes de solidariedade e de apoio mútuo.