Possui formação técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) onde de 2012 a 2016 esteve envolvido como voluntário e bolsista (BIC/IFSUL) em projetos de pesquisa e extensão nas áreas do ensino da informática e a produção audiovisual e multimídia para internet. De 2018 a 2022 cursou o bacharelado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde se envolveu como voluntário na realização de obras audiovisuais, e também na execução de oficinas do projeto CineOcupa. Atualmente cursa o mestrado em Literatura Comparada da UNILA como bolsista (CAPES/DS).
This article analyses, from a social-historical perspective, Paul Leduc's
documentary Etnocidio (... more This article analyses, from a social-historical perspective, Paul Leduc's documentary Etnocidio (1976), a film that deals with the reality of the inhabitants of indigenous origin in the Mezquital Valley (Mexico). The aim of our analysis was to understand how socialhistorical elements are treated aesthetically in the feature film, mainly through its fiction (cinematographic montage), and how this does not distance itself from History as a discipline. Using methodologies and theoretical approaches from authors in the fields of history and cinema, we developed the relationships between the discourses in the film. The results highlight the influence of the State as a political agent "mediating" the conflicts represented,
Este artigo analisa, de uma perspectiva histórico-social, o documentário Etnocidio (1976) de Paul... more Este artigo analisa, de uma perspectiva histórico-social, o documentário Etnocidio (1976) de Paul Leduc, filme que aborda a realidade dos habitantes de origem indígena no Vale do Mezquital (México). O objetivo da nossa análise foi compreender como os elementos histórico-sociais são tratados de forma estética no longa-metragem, principalmente através da sua ficção (montagem cinematográfica), e como esta não se distancia da História enquanto disciplina. Através de metodologias e abordagens teóricas de autores das áreas da história e do cinema, desenvolvemos as relações dos discursos na obra. Os resultados destacam a influência do Estado como agente político “mediador” dos conflitos representados.
Neste artigo investigamos as fronteiras literárias do texto digital mediante uma livestream inter... more Neste artigo investigamos as fronteiras literárias do texto digital mediante uma livestream interativa do gênero IRL (In Real Life), realizada pelo streamer Cid Cidoso. Visamos enfocar a questão da Cultura Digital aplicada aos Estudos Literários. Portanto, discutimos como o público desse tipo de transmissão pode, ao mesmo tempo, tornar-se um leitor-digital e co-autor ao expressar-se por meio do chat público de texto, provocando reorganizações simbólicas na transmissão, as quais são abarcadas à construção própria do streamer. Nosso objetivo é compreender as possibilidades criativas que a mídia digital permite introduzir à concepção de literatura e como essa encontra-se cada vez mais próxima da realidade cotidiana. Neste sentido, nos baseamos principalmente nas concepções teóricas de Ludmer (2007) e Manovich (2005). Dentre os resultados encontrados destacamos as estratégias digitais de emancipação do público leitor, convidado a fazer-se presente, construir, e expressar sentidos subjetivos tanto da obra exposta (curadoria de Jorge Takla), quanto da cidade na qual ela se encontra, erguendo assim uma comunidade leitora com seus próprios significados simbólicos.
Grande Sertão: Veredas (1956) originou outra obra literária de nome homônimo: uma minissérie tele... more Grande Sertão: Veredas (1956) originou outra obra literária de nome homônimo: uma minissérie televisiva. Como esta mídia interage com o texto original facultada aos limites de uma "adaptação"? A partir de Hutcheon (2013), Diniz (1999), Bakhtin (2016), Volóchinov (2018), Pasolini (1982), Plaza (2001) e Berque (2016), abarco como o “sertão” se manifesta enquanto paisagem e a relação com o mito de Fausto na obra. Portanto, a análise delimita-se às figurações do momento narrativo em que Riobaldo exclama o nome do demônio nas "Veredas-Mortas”. Finalmente, resulta evidenciada as relações formais que constituem a subjetividade do personagem em cada obra.
Relatório de estágio obrigatório de habilitação profissional, 2017
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, possui 14 unidades distr... more O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, possui 14 unidades distribuídas pelo Rio Grande do Sul, uma delas é o câmpus de Venâncio Aires, onde me encontro concluindo o curso de técnico em informática. Este curso tem como foco a formação de um técnico em informática multifacetado, com uma maior qualificação em desenvolvimento de softwares, uma vez que as disciplinas envolvendo este tema acompanham o aluno durante todos os anos do curso. Mas também o qualifica em outras áreas da informática, como o design gráfico, programação para internet, manutenção de computadores, manutenção de redes e segurança da informação. Como conclusão do curso é requisitado ao aluno a realização de um estágio em uma empresa ou projeto do próprio câmpus, nos quais as atividades realizadas pelo aluno envolvam os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para realização deste estágio utilizei o projeto “Multiletramentos na escola: entrelaçamento entre mídias, cibercultura e educação”; como bolsista de iniciação científica, realizei a construção e manutenção do portal na web do projeto, intitulado “Reverberando”, assim como a criação de todo e qualquer conteúdo multimídia publicado no portal, na sua página no Facebook, YouTube, e também os materiais de divulgação utilizados no câmpus. Para tal trabalho utilizei-me dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, mais especificamente nas disciplinas de informática instrumental, design gráfico, web design, programação para internet, banco de dados e língua estrangeira - inglês. Durante a grande parte do período utilizado para validação do estágio, me dediquei à busca de novos conhecimentos na área da informática e como aplicá-los em busca da elaboração de um portal do projeto que fosse intuitivo, leve, dinâmico e possível de ser administrado por meio de uma interface gráfica; intercaladamente a isso, ainda realizei a criação de conteúdos multimídias que envolviam a comunidade do câmpus, desde a documentação de eventos rotineiros, como palestras e apresentações artísticas até a criação de produções originais, como o vídeo de homenagem aos 5 anos do câmpus Venâncio Aires. Tais registros de fotos e vídeos passaram por uma pós-produção, onde utilizei programas de edição de fotos como Adobe Photoshop, e edição de vídeo, Adobe Premiere Pro, para então serem publicados no portal na web, na página do Facebook, YouTube e nos murais digitais do câmpus.
Repositório Institucional da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2021
Canoa (1976) é um filme que reencena e dramatiza a memória do Massacre de São Miguel Canoa, ocorr... more Canoa (1976) é um filme que reencena e dramatiza a memória do Massacre de São Miguel Canoa, ocorrido em setembro de 1968 no México. Busco através de pesquisas em repositórios acadêmicos, encontrar um contexto maior do período e entender melhor as motivações do massacre. Diante disso, me baseio principalmente nos trabalhos de LIMÓN (2014, 2019) e CHRISMAN (2013). Encontro através destes autores uma forte correspondência de termos com a mise-en-scène de Cazals no longa-metragem. Portanto, realizo uma breve discussão teórica de acordo com BAZIN (2020), BORDWELL (2008) e ASTRUC (2021) a fim de evidenciar como os elementos históricos podem se manifestar na película. Dessa forma, realizo ao longo do terceiro ponto deste artigo uma seleção de figuras que evidenciam de forma magistral os conflitos do período.
Repositório Institucional da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2022
Canoa (1976) é um filme de ficção que trabalha a memória do Massacre de São Miguel Canoa, ocorrid... more Canoa (1976) é um filme de ficção que trabalha a memória do Massacre de São Miguel Canoa, ocorrido em setembro de 1968 no México. O longa-metragem utiliza de características formais comumente associadas a filmes gravados em direto, os chamados “documentários”, colocando seu estatuto enunciatário em xeque e revelando narrativas conflitantes a respeito do evento histórico. Portanto, analiso primordialmente a relação constitutiva entre ficção e documento como abordado por Comolli (2010) e Rancière (2010), e como esta dupla dimensão elabora uma “narração falsificante” (Deleuze, 1990) que modula a noção de verdade imbricada no filme. Dessa maneira busco a partir das reflexões quanto ao figural em Dubois (2012) e Brenez (1998 apud GUIMARÃES; VERAS, 2016) compreender como o filme elabora um pensamento em formas cinematográficas, sem buscar suas correspondências com o fato histórico, mas sim com sua constituição enquanto ato cinematográfico e o que este evoca. Assim, intercalo ao debate teórico uma análise de pontos figurais em Canoa (1976).
This article analyses, from a social-historical perspective, Paul Leduc's
documentary Etnocidio (... more This article analyses, from a social-historical perspective, Paul Leduc's documentary Etnocidio (1976), a film that deals with the reality of the inhabitants of indigenous origin in the Mezquital Valley (Mexico). The aim of our analysis was to understand how socialhistorical elements are treated aesthetically in the feature film, mainly through its fiction (cinematographic montage), and how this does not distance itself from History as a discipline. Using methodologies and theoretical approaches from authors in the fields of history and cinema, we developed the relationships between the discourses in the film. The results highlight the influence of the State as a political agent "mediating" the conflicts represented,
Este artigo analisa, de uma perspectiva histórico-social, o documentário Etnocidio (1976) de Paul... more Este artigo analisa, de uma perspectiva histórico-social, o documentário Etnocidio (1976) de Paul Leduc, filme que aborda a realidade dos habitantes de origem indígena no Vale do Mezquital (México). O objetivo da nossa análise foi compreender como os elementos histórico-sociais são tratados de forma estética no longa-metragem, principalmente através da sua ficção (montagem cinematográfica), e como esta não se distancia da História enquanto disciplina. Através de metodologias e abordagens teóricas de autores das áreas da história e do cinema, desenvolvemos as relações dos discursos na obra. Os resultados destacam a influência do Estado como agente político “mediador” dos conflitos representados.
Neste artigo investigamos as fronteiras literárias do texto digital mediante uma livestream inter... more Neste artigo investigamos as fronteiras literárias do texto digital mediante uma livestream interativa do gênero IRL (In Real Life), realizada pelo streamer Cid Cidoso. Visamos enfocar a questão da Cultura Digital aplicada aos Estudos Literários. Portanto, discutimos como o público desse tipo de transmissão pode, ao mesmo tempo, tornar-se um leitor-digital e co-autor ao expressar-se por meio do chat público de texto, provocando reorganizações simbólicas na transmissão, as quais são abarcadas à construção própria do streamer. Nosso objetivo é compreender as possibilidades criativas que a mídia digital permite introduzir à concepção de literatura e como essa encontra-se cada vez mais próxima da realidade cotidiana. Neste sentido, nos baseamos principalmente nas concepções teóricas de Ludmer (2007) e Manovich (2005). Dentre os resultados encontrados destacamos as estratégias digitais de emancipação do público leitor, convidado a fazer-se presente, construir, e expressar sentidos subjetivos tanto da obra exposta (curadoria de Jorge Takla), quanto da cidade na qual ela se encontra, erguendo assim uma comunidade leitora com seus próprios significados simbólicos.
Grande Sertão: Veredas (1956) originou outra obra literária de nome homônimo: uma minissérie tele... more Grande Sertão: Veredas (1956) originou outra obra literária de nome homônimo: uma minissérie televisiva. Como esta mídia interage com o texto original facultada aos limites de uma "adaptação"? A partir de Hutcheon (2013), Diniz (1999), Bakhtin (2016), Volóchinov (2018), Pasolini (1982), Plaza (2001) e Berque (2016), abarco como o “sertão” se manifesta enquanto paisagem e a relação com o mito de Fausto na obra. Portanto, a análise delimita-se às figurações do momento narrativo em que Riobaldo exclama o nome do demônio nas "Veredas-Mortas”. Finalmente, resulta evidenciada as relações formais que constituem a subjetividade do personagem em cada obra.
Relatório de estágio obrigatório de habilitação profissional, 2017
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, possui 14 unidades distr... more O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, possui 14 unidades distribuídas pelo Rio Grande do Sul, uma delas é o câmpus de Venâncio Aires, onde me encontro concluindo o curso de técnico em informática. Este curso tem como foco a formação de um técnico em informática multifacetado, com uma maior qualificação em desenvolvimento de softwares, uma vez que as disciplinas envolvendo este tema acompanham o aluno durante todos os anos do curso. Mas também o qualifica em outras áreas da informática, como o design gráfico, programação para internet, manutenção de computadores, manutenção de redes e segurança da informação. Como conclusão do curso é requisitado ao aluno a realização de um estágio em uma empresa ou projeto do próprio câmpus, nos quais as atividades realizadas pelo aluno envolvam os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para realização deste estágio utilizei o projeto “Multiletramentos na escola: entrelaçamento entre mídias, cibercultura e educação”; como bolsista de iniciação científica, realizei a construção e manutenção do portal na web do projeto, intitulado “Reverberando”, assim como a criação de todo e qualquer conteúdo multimídia publicado no portal, na sua página no Facebook, YouTube, e também os materiais de divulgação utilizados no câmpus. Para tal trabalho utilizei-me dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, mais especificamente nas disciplinas de informática instrumental, design gráfico, web design, programação para internet, banco de dados e língua estrangeira - inglês. Durante a grande parte do período utilizado para validação do estágio, me dediquei à busca de novos conhecimentos na área da informática e como aplicá-los em busca da elaboração de um portal do projeto que fosse intuitivo, leve, dinâmico e possível de ser administrado por meio de uma interface gráfica; intercaladamente a isso, ainda realizei a criação de conteúdos multimídias que envolviam a comunidade do câmpus, desde a documentação de eventos rotineiros, como palestras e apresentações artísticas até a criação de produções originais, como o vídeo de homenagem aos 5 anos do câmpus Venâncio Aires. Tais registros de fotos e vídeos passaram por uma pós-produção, onde utilizei programas de edição de fotos como Adobe Photoshop, e edição de vídeo, Adobe Premiere Pro, para então serem publicados no portal na web, na página do Facebook, YouTube e nos murais digitais do câmpus.
Repositório Institucional da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2021
Canoa (1976) é um filme que reencena e dramatiza a memória do Massacre de São Miguel Canoa, ocorr... more Canoa (1976) é um filme que reencena e dramatiza a memória do Massacre de São Miguel Canoa, ocorrido em setembro de 1968 no México. Busco através de pesquisas em repositórios acadêmicos, encontrar um contexto maior do período e entender melhor as motivações do massacre. Diante disso, me baseio principalmente nos trabalhos de LIMÓN (2014, 2019) e CHRISMAN (2013). Encontro através destes autores uma forte correspondência de termos com a mise-en-scène de Cazals no longa-metragem. Portanto, realizo uma breve discussão teórica de acordo com BAZIN (2020), BORDWELL (2008) e ASTRUC (2021) a fim de evidenciar como os elementos históricos podem se manifestar na película. Dessa forma, realizo ao longo do terceiro ponto deste artigo uma seleção de figuras que evidenciam de forma magistral os conflitos do período.
Repositório Institucional da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2022
Canoa (1976) é um filme de ficção que trabalha a memória do Massacre de São Miguel Canoa, ocorrid... more Canoa (1976) é um filme de ficção que trabalha a memória do Massacre de São Miguel Canoa, ocorrido em setembro de 1968 no México. O longa-metragem utiliza de características formais comumente associadas a filmes gravados em direto, os chamados “documentários”, colocando seu estatuto enunciatário em xeque e revelando narrativas conflitantes a respeito do evento histórico. Portanto, analiso primordialmente a relação constitutiva entre ficção e documento como abordado por Comolli (2010) e Rancière (2010), e como esta dupla dimensão elabora uma “narração falsificante” (Deleuze, 1990) que modula a noção de verdade imbricada no filme. Dessa maneira busco a partir das reflexões quanto ao figural em Dubois (2012) e Brenez (1998 apud GUIMARÃES; VERAS, 2016) compreender como o filme elabora um pensamento em formas cinematográficas, sem buscar suas correspondências com o fato histórico, mas sim com sua constituição enquanto ato cinematográfico e o que este evoca. Assim, intercalo ao debate teórico uma análise de pontos figurais em Canoa (1976).
Uploads
Papers by Miguel Deitos
documentary Etnocidio (1976), a film that deals with the reality of the inhabitants of indigenous
origin in the Mezquital Valley (Mexico). The aim of our analysis was to understand how socialhistorical elements are treated aesthetically in the feature film, mainly through its fiction
(cinematographic montage), and how this does not distance itself from History as a discipline.
Using methodologies and theoretical approaches from authors in the fields of history and cinema,
we developed the relationships between the discourses in the film. The results highlight the
influence of the State as a political agent "mediating" the conflicts represented,
Como conclusão do curso é requisitado ao aluno a realização de um estágio em uma empresa ou projeto do próprio câmpus, nos quais as atividades realizadas pelo aluno envolvam os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para realização deste estágio utilizei o projeto “Multiletramentos na escola: entrelaçamento entre mídias, cibercultura e educação”; como bolsista de iniciação científica, realizei a construção e manutenção do portal na web do projeto, intitulado “Reverberando”, assim como a criação de todo e qualquer conteúdo multimídia publicado no portal, na sua página no Facebook, YouTube, e também os materiais de divulgação utilizados no câmpus. Para tal trabalho utilizei-me dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, mais especificamente nas disciplinas de informática instrumental, design gráfico, web design, programação para internet, banco de dados e língua estrangeira - inglês. Durante a grande parte do período utilizado para validação do estágio, me dediquei à busca de novos conhecimentos na área da informática e como aplicá-los em busca da elaboração de um portal do projeto que fosse intuitivo, leve, dinâmico e possível de ser administrado por meio de uma interface gráfica; intercaladamente a isso, ainda realizei a criação de conteúdos multimídias que envolviam a comunidade do câmpus, desde a documentação de eventos rotineiros, como palestras e apresentações artísticas até a criação de produções originais, como o vídeo de homenagem aos 5 anos do câmpus Venâncio Aires. Tais registros de fotos e vídeos passaram por uma pós-produção, onde utilizei programas de edição de fotos como Adobe Photoshop, e edição de vídeo, Adobe Premiere Pro, para então serem publicados no portal na web, na página do Facebook, YouTube e nos murais digitais do câmpus.
documentary Etnocidio (1976), a film that deals with the reality of the inhabitants of indigenous
origin in the Mezquital Valley (Mexico). The aim of our analysis was to understand how socialhistorical elements are treated aesthetically in the feature film, mainly through its fiction
(cinematographic montage), and how this does not distance itself from History as a discipline.
Using methodologies and theoretical approaches from authors in the fields of history and cinema,
we developed the relationships between the discourses in the film. The results highlight the
influence of the State as a political agent "mediating" the conflicts represented,
Como conclusão do curso é requisitado ao aluno a realização de um estágio em uma empresa ou projeto do próprio câmpus, nos quais as atividades realizadas pelo aluno envolvam os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para realização deste estágio utilizei o projeto “Multiletramentos na escola: entrelaçamento entre mídias, cibercultura e educação”; como bolsista de iniciação científica, realizei a construção e manutenção do portal na web do projeto, intitulado “Reverberando”, assim como a criação de todo e qualquer conteúdo multimídia publicado no portal, na sua página no Facebook, YouTube, e também os materiais de divulgação utilizados no câmpus. Para tal trabalho utilizei-me dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, mais especificamente nas disciplinas de informática instrumental, design gráfico, web design, programação para internet, banco de dados e língua estrangeira - inglês. Durante a grande parte do período utilizado para validação do estágio, me dediquei à busca de novos conhecimentos na área da informática e como aplicá-los em busca da elaboração de um portal do projeto que fosse intuitivo, leve, dinâmico e possível de ser administrado por meio de uma interface gráfica; intercaladamente a isso, ainda realizei a criação de conteúdos multimídias que envolviam a comunidade do câmpus, desde a documentação de eventos rotineiros, como palestras e apresentações artísticas até a criação de produções originais, como o vídeo de homenagem aos 5 anos do câmpus Venâncio Aires. Tais registros de fotos e vídeos passaram por uma pós-produção, onde utilizei programas de edição de fotos como Adobe Photoshop, e edição de vídeo, Adobe Premiere Pro, para então serem publicados no portal na web, na página do Facebook, YouTube e nos murais digitais do câmpus.