Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Didática na Educação Cristã
Didática na Educação Cristã
Didática na Educação Cristã
E-book104 páginas1 hora

Didática na Educação Cristã

Nota: 5 de 5 estrelas

5/5

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

A educação cristã é um processo em que ensino e aprendizado estão interligados. A eficiência no ensino não se avalia com base apenas no que o professor faz, mas no que o aluno é capaz de fazer, em decorrência da prática didática.
Este trabalho é uma coletânea de estudos ministrados em Congressos e Treinamentos da Editora Cristã Evangélica sobre temas centrais neste assunto tão importante.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento26 de mai. de 2020
ISBN9786587161143
Didática na Educação Cristã

Leia mais títulos de Editora Cristã Evangélica

Relacionado a Didática na Educação Cristã

Títulos nesta série (9)

Visualizar mais

Ebooks relacionados

Cristianismo para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Didática na Educação Cristã

Nota: 5 de 5 estrelas
5/5

2 avaliações0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Didática na Educação Cristã - Editora Cristã Evangélica

    (líderes)

    UNIDADE I

    DEFINIÇÕES DE CONCEITOS E

    CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

    Ouvimos educadores e leigos alardearem a falta de didática dos professores no ensino nas escolas, nas universidades, nos seminários, nas igrejas; a ausência do domínio de técnicas pertinentes à prática em sala de aula.

    Muitos educandos chegam a afirmar que o professor x possui muito conhecimento, mas não consegue passar aos alunos, pois ninguém entende o que ele diz.

    Para entender esta questão é importante conhecer alguns conceitos básicos em torno da didática e a contextualização da didática na história, contribuindo, assim, para um maior entendimento de questões atreladas aos aspectos teóricos que estão ligados à prática docente.

    1. DEFINIÇÕES E REFERENCIAIS DIDÁTICOS NA HISTÓRIA

    Antes de definir o que é didática, é necessário analisar o que é pedagogia, o que remete ao conceito de educação.

    1.1 Educação

    A Bíblia diz muito sobre o processo de educação. Em Deuteronômio, Moisés fala da importância de ensinar a lei de Deus aos filhos (Dt 6.4-9 - Shemá). Deuteronômio 6.4 ainda é citado em sinagogas até os dias de hoje. Moisés ensina o povo contando histórias, aplicando leis, pregando e exortando o povo a viver a vontade de Deus. Moisés insiste em ligar obediência a amor e vice-versa.

    A educação deve começar em casa, os pais devem criar os filhos no Senhor (Ef 6.4), e a palavra grega paideia (criação) traz consigo a ideia de formação, educação, instrução e disciplina. Na medida em que as crianças aprendem sobre Deus, elas têm a oportunidade de honrar os seus pais com sabedoria, e a base dessa honra é o processo contínuo de educação e aplicação do que é aprendido. Salomão diz que a base de todo o conhecimento verdadeiro é o temor do Senhor (Pv 1.7). A palavra temor aqui não carrega a ideia de terror ou medo, mas sim respeito e reverência pela santidade e majestade de Deus e uma relutância de decepcionar ou desobedecer-Lhe. Jesus disse que quando conhecermos a verdade, ela nos libertará (Jo 8.32). Estar livre do temor vem de ser educado na verdade.

    E educação não está ligada só às crianças, mas aos adultos também. Somos eternos aprendizes, estamos em permanente processo de formação.

    Em sentido amplo, a educação poderia ser definida como socialização do conhecimento acumulado pela humanidade, englobando, portanto, a produção, transmissão e assimilação de informações. O que extrapola o âmbito escolar, sendo produzida a partir das necessidades imediatas da vida, sendo registrada também de maneira informal (sem forma ou norma), não possuindo critérios, horários, hierarquia ou sistema de avaliação.

    Em contrapartida, temos a educação formal, institucionalizada pelo sistema escolar, onde o conhecimento é sistematizado, transmitido a partir de critérios e métodos, constituindo um saber cientifico.

    Libâneo (Didática, 2011) relata sobre os tipos de educação:

    • NÃO INTENCIONAL – Influências do contexto social e do meio ambiente.

    • INTENCIONAL – Refere-se àquelas que têm objetivos e intenções definidas.

    1.2 Pedagogia

    Na Grécia Antiga, por volta do século IX a.C., o legislador Licurgo organiza o Estado e a Educação... (ARANHA, História da Educação, p. 38).

    A palavra pedagogia se originou de paidos (da criança) e agein (conduzir). Pedagogos eram os escravos que acompanhavam as crianças à escola.

    Na Grécia, havia dois tipos de educação: formação intelectual (Atenas) e formação guerreira e autoritária (Esparta). A Grécia clássica influenciou por muitos anos os conceitos e formas educacionais.

    A península grega ficou sob domínio romano a partir de 146 a.C. A educação em Roma dava ênfase à formação moral e física (formação do guerreiro); o ideal de direitos e deveres.

    Na Idade Média, a igreja era a única responsável pela organização e manutenção da educação.

    Na Reforma Protestante em 31 de outubro de 1517 (século XVI), Martinho Lutero fixou nas portas da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses contra a venda de indulgências. Houve um avanço na educação, quando foi destacada a importância de colocar a Bíblia acessível às pessoas. E o avanço da imprensa de Gutenberg que começou a imprimir cópias da Bíblia.

    1.3. Didática

    No século XVII iniciam-se debates no campo da educação com foco na importância de atualizar os processos pedagógicos. Vários nomes se destacam, como JOÃO AMÓS COMENIUS – bispo protestante, educador, cientista e escritor checo. Escreveu: Didactica Magna (1627) e estabeleceu uma ponte entre o conteúdo e a necessidade do aluno. É considerado o pai da didática moderna.

    Na obra de Comenius é destacada uma maneira de ensinar de forma direta e clara, mostrando a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas para explicar os princípios gerais, tudo em seu devido tempo, aproximando o homem de Deus.

    Deriva da expressão grega techné didaktik – ARTE OU TÉCNICA DE ENSINAR. A didática é uma arte, uma vez que dá sentido ao conhecimento, mas é também técnica, já que constitui de um conjunto procedimentos que busca atingir objetivos, alcançar resultados práticos.

    Daí podermos fazer a ligação entre educação, pedagogia e didática, pois já vimos que a educação engloba a produção, transmissão e assimilação de informações.

    A pedagogia seria um conjunto de doutrinas, princípios e métodos da educação; um ponto de encontro e de construção de metodologias visando possibilitar a transmissão e assimilação de conhecimentos.

    pedagogia, sendo método, é um sistema de orientação, indicando caminhos para compor teorias, propostas de explicação para os fenômenos observados, levantando hipóteses, problemáticas e soluções. No entanto, para se efetivar como método, a pedagogia precisa da didática, portanto, técnicas, conjuntos de procedimentos.

    A técnica seria, justamente, a prática necessária para efetivar o método, compondo o domínio de procedimentos e instrumentos. Assim, a pedagogia diz aonde ir e por onde passar para

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1