Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

A peste do capitalismo: coronavírus e a luta de classes
A peste do capitalismo: coronavírus e a luta de classes
A peste do capitalismo: coronavírus e a luta de classes
E-book37 páginas21 minutos

A peste do capitalismo: coronavírus e a luta de classes

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Décima obra da coleção Pandemia Capital, A peste do capitalismo, do escritor Mike Davis, traz ao leitor um inédito e inflamado ensaio sobre os impactos do coronavírus sobre as populações do mundo. O autor faz uma breve introdução abordando algumas das doenças mortais que assolaram o mundo desde o começo do século XX como a gripe espanhola, ebola e influenzas: "Essa história – especialmente as consequências desconhecidas das interações com subnutrição e infecções pré-existentes – deveria nos alertar para o fato de que a covid-19 pode tomar um caminho diferente e mais letal nas favelas densas e insalubres da África e do Sul Asiático".

O livro propõe um diagnóstico e um prognóstico da evolução da crise sanitária e social em desdobramento. Com especial atenção ao descontrole da pandemia nos Estados Unidos, Davis escancara a fragilidade do acesso à saúde no país, que não conta com sistema universal de atendimento. Quarenta e cinco por cento da força de trabalho estadunidense não tem acesso a ausências remuneradas por motivos de saúde: "essas pessoas são, portanto, virtualmente compelidas a optar entre transmitir a infecção ou abrir mão de suas rendas mensais". Para o autor só grandes movimentos sociais terão alguma chance de quebrar o poder das grandes corporações farmacêuticas e criar um sistema de atendimento à saúde organizado não em função do lucro, mas com prioridade à vida.

Pandemia Capital é uma série especial de obras digitais curtas, objetivas e com preços acessíveis, que aborda a crise atual, agravada pelo novo coronavírus, e suas implicações na sociedade, na psicologia e na economia. Os direitos autorais das obras serão revertidos para movimentos sociais e organizações dedicadas a oferecer apoio humanitário a populações em situação de emergência no Brasil e no mundo.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento18 de ago. de 2020
ISBN9786557170083
A peste do capitalismo: coronavírus e a luta de classes

Leia mais títulos de Mike Davis

Relacionado a A peste do capitalismo

Ebooks relacionados

Ideologias Políticas para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de A peste do capitalismo

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    A peste do capitalismo - Mike Davis

    O coronavírus e a luta de classes: o monstro bate à nossa porta

    [a]

    O coronavírus[1] é o velho filme a que temos assistido repetidas vezes desde que o livro Zona quente, de Richard Preston, nos introduziu, em 1995, ao demônio exterminador nascido em uma misteriosa caverna de morcegos na África Central, conhecido como ebola. Aquela foi apenas a primeira de toda uma sucessão de novas doenças irrompendo no campo virgem (esse é o termo adequado) dos sistemas imunes inexperientes da humanidade. Depois do vírus ebola, logo se seguiu a influenza aviária, que os humanos pegaram em 1997, e a Sars, que surgiu no final de 2002. Nesses dois casos, a doença surgiu primeiro em Guangzhou, o polo manufatureiro mundial.

    Hollywood, é claro, abraçou com força esses surtos e produziu uma série de filmes para nos provocar e amedrontar – Contágio (2001), dirigido por Steven Soderbergh, se destaca pela precisão científica e pela espantosa antecipação do caos atual. Além dos filmes e dos inúmeros romances lúgubres, centenas de livros e milhares de artigos científicos responderam a cada surto, muitos sublinhando o estado deplorável de preparação de emergência global para prevenir, detectar e reagir a tais tipos de novas doenças.

    Caos numérico

    Assim, o coronavírus atravessa nossa porta da frente como um monstro já familiar. Sequenciar seu genoma (aliás, muito semelhante ao de sua irmã, a amplamente estudada Sars) foi moleza. Ainda nos faltam, no entanto, pedaços vitais de informação. À medida que pesquisadores trabalham noite e dia para conseguir caracterizar o surto, eles enfrentam três enormes desafios. Em primeiro lugar, a continuada escassez de kits para diagnóstico da infecção viral, especialmente nos Estados Unidos e na África, tem impedido a projeção de estimativas precisas de parâmetros-chave, tais como a taxa de reprodução, o tamanho da população infectada e a quantidade de

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1