Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 2
LAUDO TÉCNICO DE CONTROLE DE
MATERIAIS DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO
CX CONTABILIDADE LTDA EDIFICIO COMERCIAL RUA ITAJAÍ Nº 351 CENTRO JOINVILLE SC 1. OBJETIVO Laudo de Coeficiente de Atrito de Piso atesta as reais condições do piso em relação a resistência ao escorregamento, normalmente o Corpo de Bombeiros é o órgão o qual solicita este laudo técnico. É comprovada a propriedade antiderrapante, dos materiais de revestimento da escada conforme Tabela de classificação de pisos com relação ao coeficiente de atrito dinâmico, de acordo com a NBR 13.818, quando o piso é ensaiado com a superfície molhada com água. 2. FUNDAMENTAÇÃO NORMATIVA Considera-se meio de comprovação da propriedade não propagante e/ou retardante dos materiais usados em piso, previstos , o material que obter uma densidade crítica de fluxo de energia térmica superior a 8 kW/m², ensaiado conforme NBR 8660. Admite-se ainda como meio de comprovação da propriedade não propagante e/ou retardante dos materiais, a apresentação de laudo ou de ensaio, com o respectivo TRT no Corpo de Bombeiros de alguns estados. Quando for aplicado algum produto sobre o material de revestimento ou acabamento, com a finalidade de proporcionar propriedade não propagante e/ou retardante ao material, deverá ser apresentado o laudo do produto e o laudo da aplicação do produto, com a indicação da validade da aplicação do produto. 3. CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO APLICADOS NA EDIFICAÇÃO OU ÁREA DE RISCO DE INCÊNDIO PISO ANTIDERRAPANTE NA ESCADA
O Laudo de Coeficiente de Atrito de Piso atesta as reais condições do piso em relação a
resistência ao escorregamento, normalmente o Corpo de Bombeiros. É considerado meio de comprovação da propriedade antiderrapante, dos materiais a apresentação de laudo ou ensaio de coeficiente de atrito dinâmico. A Tabela 01 apresenta a classificação de pisos com relação ao coeficiente de atrito dinâmico, de acordo com a NBR 13.818, quando o piso é ensaiado com a superfície molhada com água. Este piso em questão é considerados aprovado pois alcançou coeficiente de atrito dinâmico ≥ 0,4 de classificação "antiderrapante". O coeficiente de atrito dinâmico do piso está atestdo neste laudo. Sendo o piso constituído de concreto bruto ou cimentado com piso cerâmico aplicado em sua superfícia.
M.A CARDOSO ENGENHARIA E PROJETOS EIRELI ME CNPJ 15.751.403/0001-40
Eng. Marcos Antonio Cardoso CREA-SC 050820-3 Rua. Pres. Heuze nº 113 Iririu Joinville 4. CONCLUSÃO Em análise às presentes informações e aos respectivos documentos técnicos comprobatórios, conclui-se que os materiais do piso de revestimento aplicados na escada da edificação cumprem rigorosamente a legislação e normas técnicas vigentes, oferecendo segurança aos usuários desta de acordo com a eficiência prevista nas normativas elencadas.
Local de aplicação dos materiais de Descrição
acabamento e de revestimento PISOS Anti derrapante nas escadas
MAT. APLICADOS NAS SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Conforme legislação vigente
5. VALIDADE DO LAUDO TÉCNICO
As informações prestadas no presente Laudo Técnico são verdadeiras. Os relatórios técnicos, laudos de ensaios, especificações técnicas de produto, entre outros documentos comprobatórios da classificação dos materiais de revestimento e a correta aplicação destes na edificação foram entregues ao proprietário/responsável pelo uso, identificado no processo, o qual atesta a plena ciência deste mesmo Laudo Técnico. O presente Laudo Técnico tem validade enquanto permanecerem inalterados os materiais e as condições de aplicação descritas.
Joinville, 02 de junho e 2024
Eng. Civil MARCOS ANTONIO CARDOSO CREA-SC 050820-3
M.A CARDOSO ENGENHARIA E PROJETOS EIRELI ME CNPJ 15.751.403/0001-40