Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 2
Aluno: Ana Carolina Belinelli Madeira
Curso: Licenciatura em História
Disciplina: Política e Organização da Educação no Brasil Professor: Raquel Gomes D'Alexandre
Produção Virtual – Educação e Políticas Educacionais
Escreva um texto com os seguintes itens:
a) Descreva a organização da educação nacional (níveis, etapas e modalidades) b) Descreva a formação requisitada para a educação básica e a modalidade de educação especial e qual o impacto dessa formação na carreira docente. Para este item, lembrem-se de consultar a Lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDBEN – Lei nº 9394/96, arts. 59 e 62.
A educação no Brasil é organizada conforme definido na Constituição Federal de
1988 e a LDBEN de 1996. O país possui um sistema de ensino sob responsabilidade das três esferas do poder público (federal, estadual e municipal) e organizado em dois grandes níveis: educação básica e educação superior. A educação básica é dividida em três etapas, sendo elas: 1) Educação Infantil: sob responsabilidade municipal, compreende a creche (até 3 anos) e a pré-escola (4 e 5 anos), sendo obrigatória a partir da pré-escola. 2) Ensino Fundamental: sob responsabilidade municipal e estadual, tem duração de nove anos, a partir dos 6 anos. Tem por objetivo o domínio da leitura, escrita, cálculo e a compreensão do ambiente natural e social. 3) Ensino Médio: sob responsabilidade estadual, tem duração de três anos. O ensino superior se divide em cursos de graduação, cursos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) e cursos de extensão ou sequenciais. Além da educação básica e da educação superior, o sistema de ensino brasileiro apresenta, ainda, as seguintes modalidades de ensino: educação profissional técnica, educação de jovens e adultos (EJA), educação especial, educação do campo, educação escolar indígena, educação escolar quilombola e educação a distância. A LDBEN de 1996 também define a formação necessária para o docente na educação básica e na modalidade de educação especial. O artigo 61 define que são considerados profissionais da educação básica os professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. Já o artigo 59 define que para a educação especial serão assegurados professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. Cabe comentar que ainda não é obrigatório o ensino superior para o exercício da docência no Brasil, sendo muitas vezes o professor formado apenas em nível médio e ainda não há um programa de formação continuada implantado.
REFERÊNCIAS
ALVES, Caio Augusto Carvalho. Políticas e organização da educação no Brasil. São
Paulo: Editora Senac, 2021.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30.abr.2023