Abjad
Um abjad, também conhecido como consonantário, é um sistema de escrita no qual os símbolos das letras que representam as consoantes quando lidos, podem ser lidos como que acompanhados com uma ou mais silabas.
Como exemplos, podem ser citados as escritas aramaica, siríaca, ugarítica, árabe e hebraica.
Quase todos os abjads conhecidos estão relacionados à família semítica de sistemas de escrita. Este fato é relacionado à estrutura morfêmica das línguas semíticas, que em muitos casos, desde que conheçam o som das palavras e o assunto em pauta, torna-se desnecessária (redundante) a denotação de vogais.
Em diversos abjads podem ser adicionadas, opcionalmente, indicações de vogais, embora não seja a prática na leitura atual. Para isso, utilizam-se sinais diacríticos , pequenos traços e/ou pontos colocados abaixo ou acima das consoantes no sentido de conduzir a leitura ao assunto abordado. Um exemplo deste tipo de intervenção, pode ser encontrado no hebraico, onde são muito utilizados os diacríticos vocálicos em livros didáticos de iniciação à escrita ou em exemplares da Torá que foram inseridos posteriormente.
Origem do termo
O termo abjad é um acrônimo derivado das quatro primeiras letras - Âlif, Bâ, Jîm, Dâl - de uma antiga ordenação do alfabeto árabe, denominada ordem abjadi.