Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Festival Eurovisão da Canção 1981

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 1981
26° edição
Datas
Final 4 de abril de 1981
Anfitrião
Local RDS Simmonscourt Pavilion, Dublin, Irlanda
Apresentador(es) República da Irlanda Doireann Ní Bhriain
Maestro República da Irlanda Noel Kelehan
Diretor República da Irlanda Ian McGarry
Supervisor executivo Suíça Frank Naef
Estação Anfitriã Raidió Teilifís Éireann
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 20 países
Países estreantes  Chipre
Países de regresso  Israel
 Iugoslávia
Países de saída  Itália
Marrocos Marrocos
Países desclassificados Nenhum
Actuações
Actuações nos intervalos Planxty com "Timedance" dançado por Dublin City Ballet
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países Participantes

     Países que participaram no passado, mas não em 1981

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Votos nulos  Noruega
Vencedor(a)
1980Festival Eurovisão da Canção1982

O Festival Eurovisão da Canção 1981 (em inglês: Eurovision Song Contest 1981, em francês: Concours Eurovision de la chanson 1981 e em irlandês: Comórtas Amhránaíochta na hEoraifíse 1981) foi o 26º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 4 de abril de 1981 em Dublin. A apresentadora foi Doireann Ní Bhriain. Os Bucks Fizz foram os vencedores desse ano com a canção "Making Your Mind Up".

Mais sobre a cidade anfitriã : Dublin
O RDS Simmonscourt Pavilion, em Dublin, na Irlanda.

O Festival Eurovisão da Canção 1981 ocorreu em Dublin, na Irlanda. Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. O nome em inglês deriva da palavra irlandesa "Dubhlinn" (ocasionalmente também grafada Duibhlinn ou Dubh Linn), que significa "Lago Negro". Localiza-se na província de Leinster próxima ao ponto mediano da costa leste da Irlanda, sendo cortada pelo Rio Liffey e o centro da região de Dublin. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Tem uma população de 527 612 habitantes na cidade, e sua área metropolitana tem 1 804 156 habitantes. Fundada como um assentamento viquingue, foi o centro do Reino de Dublin e se tornou a principal cidade da Ilha após a invasão dos Normandos. A cidade cresceu de maneira rápida durante o século XVII; se tornou na época a segunda maior cidade do Império Britânico e a quinta maior da Europa. Dublin entrou em um período de estagnação após o Ato de União de 1800, mas continuou o centro econômico da Ilha. Após a Partição da Irlanda em 1922, virou a capital do Estado Livre Irlandês, e mais tarde, da República da Irlanda. Dublin é reconhecida como uma cidade global, com um ranking "Alpha-", colocando a cidade entre as 30 mais globalizadas do mundo. Atualmente é o principal centro histórico, cultural, econômico, industrial e educacional da Irlanda.

O festival em si realizou-se no RDS Simmonscourt Pavilion, uma sala polivalente, pertencente ao complexo de recreação da Royal Dublin Society e destina-se a sediar festivais equestres e agrícolas. O pavilhão pode acomodar até 7 000 pessoas.[1]

Formato e visual

[editar | editar código-fonte]

O vídeo introdutório foi sobre o encontro entre o passado e o presente da Irlanda.[2] Misturou imagens de vestígios arqueológicos, paisagens irlandesas, castelos, falésias, episódios de vida social e cultural, percorrendo assim a história do país, da Antiguidade ao período contemporâneo.

A orquestra de 46 membros, dirigida por Noel Kelehan, causou certos problemas para algumas canções por não ter nenhum instrumento de sopro, pois Kelehan não acreditava que o instrumento seria orquestral, o que causou grande preocupação com a música do Reino Unido, pois um saxofone aparecia na parte instrumental da música. Andy Hill - o produtor do single - disse que, se soubesse, eles teriam retirado um dos dois coristas para ser substituídos por um saxofonista, pois na gravação no estúdio foram usados dois

Do ponto de vista da produção, esta edição é considerada um ponto sem volta na história, pois a RTÉ aumentou de forma gigantesca o evento, e foi construído o maior palco até então. A decoração de Michael Grogan foi dividida em três partes distintas. Pela primeira vez a orquestra foi colocada em uma arquibanca. Esta parte foi delimitada por uma escadaria curva cujas bordas dos degraus eram luminosas. Os maestros tiveram que descer para chegar a um círculo. Acima da orquestra pendia uma faixa curva. No centro estava o palco em que os artistas se apresentavam. Consistia em três círculos interligados, sustentando cinco pódios circulares de diferentes alturas, interligados por degraus. Círculos, degraus e pódios tinham bordas brilhantes. A decoração por trás dos artistas era uma representação estilizada de um motivo tradicional celta. Era uma faixa curva, dividida em quartos e sustentando quatro círculos simétricos. Este elemento foi atravessado por costelas, às quais foram anexadas lâmpadas. Todo o conjunto assumia cores diferentes, dependendo das atuações. À direita, finalmente, estava o comitê e o placar, localizado no topo de um arco curvo. Dois pódios foram desenhados, um para a apresentadora e outro para a mesa do supervisor. No arco, logo abaixo da mesa, havia uma porta de correr que deveria abrir no final da votação para deixar o vencedor entrar.

Outro ponto sem volta, foi a criação da "Green-room" (Sala Verde), local onde os artistas participantes aguardavam a sua passagem no palco e os resultados. A cor verde está associada ao país e a esperança da vitória. Foi também criada a "Eurovision Village", um local onde os artistas poderiam se divertir, interagir com o público e se apresentar com músicas de seu repertório. A RTÉ queria mostrar o frenesi que a realização do evento no país e não somente a realização de um mero programa de televisão.

A apresentadora foi Doireann Ní Bhriain,[2] que falou aos espectadores em irlandês, inglês e francês.

Os cartões postais começaram com uma visão de um globo estilizado. O país participante cresceu então, até ocupar a tela inteira. Vídeos então mostraram os artistas e compositores passeando por Dublin, entre os ensaios.

O intervalo foi ocupado pelo grupo folk Plantxy e sua composição "Timedance".[2] Paralelamente ao vídeo introdutório, o intervalo encenou a cultura irlandesa através dos tempos e explorou em três pinturas,todos os aspectos do evento por meio de manifestações. A música foi especialmente projetada para a ocasião por Bill Whelan. A coreografia foi feita por Iain Montague e executada pelos bailarinos da Dublin City Ballet. A primeira pintura foi uma peça neolítica; a segunda, uma peça inédita composta no estilo dos harpistas tradicionais; a terceira, uma peça que destaca a influência da música contemporânea na música folclórica. Após a competição, o Timedance alcançou o terceiro lugar em vendas recordes na Irlanda.[3]

Cada país tinha um júri composto por 11 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas.

O supervisor executivo da EBU foi Frank Naef.

A votação foi marcada por três situações. Em primeiro lugar, o júri austríaco votou com a ordem dos países alterados, e o supervisor (Frank Naef) pediu-lhe para dar os votos em ordem crescente. Em segundo lugar, quando a apresentadora fez o contato com o júri da Jugoslávia e pediu os votos, a porta-voz (Helga Vlahović, apresentadora da edição de 1990) respondeu "não os tenho" e a apresentadora agradeceu. Finalmente, num dos momentos em que a Irlanda, o país anfitrião, acrescentou pontos, por engano eles levantaram mais de 300 pontos para o placar, o que provocou o riso do público.[2]

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, Jean Gabilou, Sheeba, Bucks Fizz e Lena Valaitis apareceram.

Participações

[editar | editar código-fonte]
  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Johnny Blue" Lena Valaitis Ein lied für Dublin 1981 28 de fevereiro de 1981
Johnny Blue Alemão
 Áustria "Wenn du da bist" Marty Brem Österreichische Vorausscheidung 1981 26 de fevereiro de 1981
Quando estás aqui Alemão
 Bélgica "Samson" Emly Starr Eurosong 1981 7 de março de 1981
Sansão Holandês
 Chipre "Monika" (Μόνικα) Island Seleção interna -
Mónica Grego
 Dinamarca "Krøller eller ej" Debbie Cameron e Tommy Seebach Dansk Melodi Grand-Prix 1981 28 de fevereiro de 1981
Cabelos encaracolados ou não Dinamarquês
 Espanha "Y sólo tú" Bacchelli Seleção Interna -
E só tu Castelhano
 Finlândia "Reggae OK" Riki Sorsa Euroviisut 1981 21 de fevereiro de 1981
Reggae OK Finlandês
 França "Humanahum" Jean Gabilou Concours de la Chanson Française pour l'Eurovision 1981 8 de março de 1981
Olá, Olá Senhores e Senhoras Francês
 Grécia "Feggari kalokerino" (Φεγγάρι καλοκαιρινό) Yiannis Dimitras Seleção Interna -
Lua de verão Grego
 Irlanda "Horoscopes" Sheeba Irish Final 1981 1 de março de 1981
Os horóscopos Inglês
 Israel "Halayla" (הלילה) Hakol Over Habibi Kdam Eurovision 1981 3 de março de 1981
Esta noite Hebraico
 Iugoslávia "Lejla" (Лејла) Vajta Pjesma Eurovizije 1981 28 de fevereiro de 1981
Lejla Bósnio
 Luxemburgo "C'est peut-être pas l'Amérique" Jean-Claude Pascal Seleção interna -
Isto não pode ser a América Francês
 Noruega "Aldri i livet" Finn Kalvik Melodi Grand Prix 1981 7 de março de 1981
Nunca na minha vida Norueguês
 Países Baixos "Het is een wonder" Linda Williams Nationaal Songfestival 1981 11 de março de 1981
É um milagre Holandês
 Portugal "Playback" Carlos Paião Festival RTP da Canção 1981 7 de março de 1981
Playback Português
 Reino Unido "Making Your Mind Up" Bucks Fizz A song for Europe 1981 11 de março de 1981
Decide-te Inglês
 Suécia "Fångad i en dröm" Björn Skifs Melodifestivalen 1981 21 de fevereiro de 1981
Apanhado num sonho Sueco
 Suíça "Io senza te" Peter, Sue & Marc Finale Suisse 1981 21 de fevereiro de 1981
Eu sem ti Italiano
 Turquia "Dönme Dolap" Modern Folk Trio & Ayseg Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 1981 14 de fevereiro de 1981
O carrossel Turco
# País Idioma[4] Artista Canção Lugar Pontuação
 Áustria Alemão Marty Brem "Wenn du da bist" 17º 20
 Turquia Turco Modern Folk Trio & Ayseg "Dönme Dolap" 18º 9
 Alemanha Alemão Lena Valaitis "Johnny Blue" 132
 Luxemburgo Francês Jean-Claude Pascal "C'est peut-être pas l'Amérique" 11º 41
 Israel Hebraico Hakol Over Habibi "Halayla" (הלילה) 56
 Dinamarca Dinamarquês Debbie Cameron e Tommy Seebach "Krøller eller ej" 11º 41
 Iugoslávia Bósnio Vajta "Lejla" (Лејла) 15º 35
 Finlândia Finlandês Riki Sorsa "Reggae OK" 16º 27
 França Francês Jean Gabilou "Humanahum" 125
10º  Espanha Castelhano Bacchelli "Y sólo tú" 14º 38
11º  Países Baixos Holandês Linda Williams "Het is een wonder" 51
12º  Irlanda Inglês Sheeba "Horoscopes" 105
13º  Noruega Norueguês Finn Kalvik "Aldri i livet" 20º 0
14º  Reino Unido Inglês Bucks Fizz "Making your mind up" 136
15º  Portugal Português Carlos Paião "Playback" 18º 9
16º  Bélgica Holandês Emly Starr "Samson" 13º 40
17º  Grécia Grego Yiannis Dimitras "Feggari kalokerino" (Φεγγάρι καλοκαιρινό) 55
18º  Chipre Grego Island "Monika" ("Μόνικα") 69
19º  Suíça Italiano Peter, Sue & Marc "Io senza te" 121
20º  Suécia Sueco Björn Skifs "Fångad i en dröm" 10º 50

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1981, foi a seguinte:[5]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Áustria Turquia Alemanha Luxemburgo Israel Dinamarca República Socialista Federativa da Iugoslávia Finlândia França Espanha Países Baixos República da Irlanda Noruega Reino Unido Portugal Bélgica Grécia Chipre Suíça Suécia
 Áustria 5 10 8 12 3 7 4 1 6 2
 Turquia 6 12 1 4 10 5 3 8 7 2
 Alemanha 5 1 12 3 6 4 8 2 7 10
 Luxemburgo 1 3 4 7 12 10 5 6 8 1
 Israel 8 3 2 7 6 4 10 12 1
 Dinamarca 1 8 2 7 12 10 6 5 4 5
 Iugoslávia 3 2 4 5 10 8 1 3 12 7
 Finlândia 5 7 4 6 8 10 3 2 6 12 1
 França 5 8 3 4 1 2 6 7 10 12
 Espanha 6 12 1 3 2 7 5 8 10 4
 Países Baixos 3 7 2 5 6 4 10 12 8 1
 Irlanda 6 7 2 5 4 3 10 1 8 12
 Noruega 4 8 1 5 10 3 2 7 12 6
 Reino Unido 7 4 5 1 6 3 8 10 12 3
 Portugal 12 4 5 2 1 10 3 7 6 8
 Bélgica 10 12 5 3 2 1 8 6 7 4
 Grécia 5 2 8 3 10 6 1 7 12 4
 Chipre 8 3 7 2 12 4 5 6 10 1
 Suíça 6 4 10 5 12 2 1 8 7 3
 Suécia 2 12 5 3 4 6 10 7 8 1
Total 20 9 132 41 56 41 35 27 125 38 51 105 0 136 9 40 55 69 121 50
Lugar 17º 18º 11º 11º 15º 16º 14º 20º 18º 13º 10º
Países Votantes Áustria Turquia Alemanha Luxemburgo Israel Dinamarca República Socialista Federativa da Iugoslávia Finlândia França Espanha Países Baixos República da Irlanda Noruega Reino Unido Portugal Bélgica Grécia Chipre Suíça Suécia
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Áustria Turquia Alemanha Luxemburgo Israel Dinamarca República Socialista Federativa da Iugoslávia Finlândia França Espanha Países Baixos República da Irlanda Noruega Reino Unido Portugal Bélgica Grécia Chipre Suíça Suécia
 Áustria 0 0 5 10 8 0 0 0 12 0 3 7 0 4 0 1 6 0 2 0
 Turquia 6 0 17 10 8 1 4 0 12 10 8 10 0 12 0 8 6 0 4 0
 Alemanha 6 0 17 15 8 2 4 0 24 10 11 16 0 16 8 8 8 0 11 10
 Luxemburgo 6 1 20 15 12 9 4 0 36 10 11 26 0 21 8 8 14 0 19 11
 Israel 6 1 28 18 12 9 4 2 43 16 15 36 0 33 8 9 14 0 19 11
 Dinamarca 7 1 36 18 12 9 4 2 45 16 22 48 0 43 8 15 14 5 23 16
 Iugoslávia 7 4 38 18 12 9 4 2 49 16 22 53 0 53 8 23 15 8 35 23
 Finlândia 7 9 45 22 18 9 12 2 59 16 22 53 0 56 8 25 15 14 47 24
 França 12 9 53 25 18 13 12 3 59 16 24 59 0 63 8 25 15 14 57 36
 Espanha 18 9 65 26 18 16 12 5 59 16 31 64 0 71 8 25 25 14 61 36
 Países Baixos 18 9 68 26 25 18 12 10 65 20 31 74 0 83 8 25 25 22 62 36
 Irlanda 18 9 74 26 32 18 14 15 69 23 31 74 0 93 8 25 26 30 74 36
 Noruega 18 9 78 26 40 18 15 15 74 33 31 74 0 96 8 25 28 37 86 42
 Reino Unido 18 9 85 26 44 23 15 15 75 33 37 74 0 96 8 28 36 47 98 45
 Portugal 18 9 97 30 49 25 15 16 85 36 44 74 0 102 8 28 36 47 106 45
 Bélgica 18 9 107 30 49 37 20 16 88 36 46 75 0 110 8 28 42 54 106 49
 Grécia 18 9 112 30 49 37 22 16 96 36 49 85 0 116 9 35 42 66 110 49
 Chipre 18 9 120 30 49 37 25 16 103 36 51 97 0 120 9 40 48 66 120 50
 Suíça 18 9 120 36 53 37 35 21 115 38 51 98 0 128 9 40 55 69 120 50
 Suécia 20 9 132 41 56 41 35 27 125 38 51 105 0 136 9 40 55 69 121 50
Lugar 17º 18º 11º 11º 15º 16º 14º 20º 18º 13º 10º
Países Votantes Áustria Turquia Alemanha Luxemburgo Israel Dinamarca República Socialista Federativa da Iugoslávia Finlândia França Espanha Países Baixos República da Irlanda Noruega Reino Unido Portugal Bélgica Grécia Chipre Suíça Suécia
Países Pontuados

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
5  Suíça Finlândia, Jugoslávia, Irlanda, Noruega, Reino Unido
4  França Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Suíça
 Alemanha Espanha, Portugal, Suécia, Turquia
2  Irlanda Chipre, Dinamarca
 Reino Unido Israel, Países Baixos
1  Chipre Grécia
 Dinamarca Bélgica
 Suécia França

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Áustria Richard Österreicher
 Turquia Onno Tunç
 Alemanha Wolfgang Rödelberger
 Luxemburgo Joël Rocher
 Israel Eldad Shrim
 Dinamarca Allan Botschinsky
 Iugoslávia Ranko Rihtman
 Finlândia Henrik Otto Donner
 França David Sprinfield
 Espanha Juan Barcons
 Países Baixos Rogier van Otterloo
 Irlanda Noel Kelehan
 Noruega Sigurd Jansen
 Reino Unido John Coleman
 Portugal Shegundo Galarza
 Bélgica Giuseppe Marchese
 Grécia Yiorgos Niarchos
 Chipre Michalis Rozakis
 Suíça Rolf Zuckowski
 Suécia Anders Berglund

Artistas repetentes

[editar | editar código-fonte]

Em 1981, os repetentes foram:

País (1981) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Luxemburgo Jean-Claude Pascal ESC 1961 Luxemburgo "Nous les amoureux" Nós os amorosos 31
 Suíça Peter, Sue & Marc ESC 1971 Suíça "Les illusions de nos vingt ans" As ilusões dos nossos vinte anos 78 12º
ESC 1976 Suíça "Djambo, Djambo" Djambo, Djambo 91
ESC 1979 Suíça "Trödler und Co" Folgazão e Cia 60 10º
 Irlanda Maxi (como parte das Sheeba) ESC 1973 Irlanda "Do I Dream" Eu sonho 80 10º
 Suécia Björn Skifs ESC 1978 Suécia "Det blir alltid värre framåt natten" Isso torna-se sempre pior ao anoitecer 26 14º
 Reino Unido Cheryl Baker (como parte dos Bucks Fizz) ESC 1978 Reino Unido (como parte dos Co-Co) "The bad old days" Os maus velhos tempos 61 11º
 Dinamarca Tommy Seebach (com Debbie Cameron) ESC 1979 Dinamarca "Disco Tango" Disco Tango 76
 Áustria Marty Brem ESC 1980 Áustria (como parte dos Blue Danube) "Du bist Musik" Tu és música 64
  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 10 de agosto de 2018. Arquivado do original em 18 de agosto de 2012 
  2. a b c d «Dublin 1981». eurovision.tv (em inglês). Consultado em 27 de abril de 2024 
  3. «Ceolas: Planxty». www.ceolas.org. Consultado em 27 de abril de 2024 
  4. «Eurovision Song Contest 1981». The Diggiloo Thrush. Consultado em 4 de março de 2012 
  5. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1981