Portal:Áustria
Portal da Áustria |
Artigos selecionados Viena (em alemão: Wien [viːn] (ⓘ)) é a capital da Áustria e um dos nove estados austríacos. Com mais de 1,8 milhão de habitantes, de acordo com dados da Eurostat em 2013, é a cidade mais populosa na Áustria contando, ainda, com 2,6 milhões de habitantes em sua região metropolitana - o que equivale a cerca de um quarto da população total do país. Viena é, ainda, a sétima maior cidade da União Europeia e a segunda maior cidade de língua alemã no mundo, depois de Berlim. A cidade é basicamente uma das muitas comunidades da Áustria, mas também é uma cidade legal na classificação de um distrito político e, desde 29 de dezembro de 1921, a "lei da separação" constitucional classifica-a como um estado, sua posição original mantida até hoje. Viena foi durante séculos a capital imperial da Casa de Habsburgo e, assim como a capital do Sacro Império Romano-Germânico, serviu também como capital do Império Austríaco, além de ter sido uma das duas principais cidades da Áustria-Hungria, como um centro cultural e político da Europa. Chegou a ser a quinta maior cidade do mundo, depois de Londres, Nova Iorque, Paris e Chicago, atingindo mais de dois milhões de habitantes por volta de 1910. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a cidade perdeu, no entanto, cerca de um quarto de sua população.
Biografia selecionada Maria Teresa Walburga Amalia Cristina da Áustria (em alemão: Maria Theresia Walburga Amália Christina von Österreich, em húngaro: Habsburg Mária Terézia) (13 de maio de 1717–29 de novembro de 1780) foi a primeira e única mulher a governar sobre os domínios da casa de Habsburgo e a sua última chefe (a partir de seu casamento a dinastia passou a denominar-se Casa de Habsburgo-Lorena). Foi arquiduquesa e soberana da Áustria, Hungria, Boêmia, Croácia, Mântua, Milão, Galícia e Lodomeria, Parma e Países Baixos Austríacos, de 1740 até a sua morte. Pelo casamento, tornou-se duquesa da Lorena, grã-duquesa da Toscana e imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico. É considerada um dos "déspotas esclarecidos". Chefiou um dos Estados mais importantes de seu tempo, governando grande parte da Europa Central. Iniciou seu reinado de 40 anos com a morte de seu pai, Carlos VI, Sacro Imperador Romano-Germânico, em outubro de 1740. Isto só tornou-se possível com a adesão do imperador à Pragmática Sanção de 1713, visto que os territórios Habsburgo eram regidos pela Lei Sálica, que impedia a sucessão feminina. Entretanto, com sua morte, Saxônia, Prússia, Baviera e França rejeitaram o documento que haviam reconhecido como legítimo até então. A Prússia invadiu a província da Silésia, provocando um conflito de nove anos conhecido como a Guerra da Sucessão Austríaca. Mais tarde, Maria Teresa tentaria, sem sucesso, reconquistar a Silésia durante a Guerra dos Sete Anos.
Imagem selecionada
Sabia que? ... que o primeiro registro com o nome "Áustria" é de 996 onde está escrito como Ostarrîchi, referindo-se ao território da Marca de Babenberg? ... que a Áustria produz atualmente mais de metade da sua eletricidade através de energia hidroelétrica?
Predefinições
WikiProjetos
Geografia
Categorias
Como colaborar Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Áustria na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.
Portais relacionados
Associados Wikimedia
Áustria no Commons
Imagens e mídia Áustria no Wikcionário Definições Áustria no Wikilivros Livros didáticos e manuais Áustria no Wikinotícias Notícias Áustria no Wikiquote Citações Áustria no Wikisource Biblioteca Áustria na Wikiversidade Recursos de aprendizado
|