Com uma renda per capita anual de 7.090 dólares americanos, o Uruguai ostenta uma das maiores rendas per capita e uma das menores taxas de pobreza da América Latina, aliando a isso um índice de analfabetismo dos mais baixos da região.
Com uma população de 3,3 milhões, o país é pioneiro na América do Sul na adoção de políticas sociais e foi o primeiro da região a criar um sistema de previdência. Além de seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano frente aos demais países do continente, o Uruguai também é um modelo no setor de assistência aos idosos, que formam parte significativa da população.
Construída ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera, foi o arquiteto Carlos Páez Vilaró quem a desenhou, com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânea de Santorini. Mas, o arquiteto geralmente referia-se ao forneiro, um pássaro típico do Uruguai, para explicar o tipo de construção.
A estrutura tem também um restaurante, chamado Las Terrazas (Os Terraços), que segue o estilo da construção original e oferece um saboroso cardápio internacional. Apresenta também uma homenagem a Carlos Miguel, filho do artista, e um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Voo 571 que caiu nos Andes, em 13 de outubro de 1972. A loja do museu recebeu algumas das mais importantes personalidades do mundo político e cultural.
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Uruguai na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.