Resumo Discussões sobre arte social e ativismo político, cultural e alimentar são a base deste es... more Resumo Discussões sobre arte social e ativismo político, cultural e alimentar são a base deste estudo, que objetiva explorar o "artevismo alimentar", definido como práticas artísticas, críticas e/ou dialógicas que incorporam o ativismo alimentar inspirado por questões políticas ou socioambientais. Para cumprir esse objetivo, o presente artigo menciona autores que discutem arte social, estudos sobre o ativismo alimentar e projetos de artistas contemporâneos que usam a alimentação e o ativismo alimentar em suas poéticas. A ideia é explorar métodos criativos de abordar questões socioambientais, bem como enfatizar a possibilidade de deslocar problemas que aparentemente pertencem a uma disciplina específica para um espaço de ambiguidade.
International Journal of Contemporary Sociology, 2015
This study is based on relational discussions on Socially Engaged Art (SEA), cultural activism, a... more This study is based on relational discussions on Socially Engaged Art (SEA), cultural activism, and sociology. SEA (or social art) can be defined as the artistic practices of an interventional nature that are participatory and procedural and that can occur in public or private, formal or informal spaces, transforming art into a specific form of sociability. This article aims to problematize those practices and to promote a dialogue with sociology. To fulfil this objective, the text draws on authors involved in the discussion about SEA, cultural activism, and relational art, along with contemporary artists' projects that mobilise social and environmental issues in their poetics. The idea is to explore and discuss more fluid and creative forms and methods of addressing socio-environmental problems in social science.
O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um d... more O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um display com cães com nomes de artistas e proporcionou um encontro ao vivo entre cães e humanos. O evento oportunizou um encontro que será aqui discutido a partir da perspectiva da antropologia das multiespécies e da relação humano-canina. Uma breve discussão sobre humor e arte socialmente engajada também contribuem para a discussão.
Após 25 de maio de 2020, dia da execução de George Floyd, cidadão negro estaduniden- se, pela pol... more Após 25 de maio de 2020, dia da execução de George Floyd, cidadão negro estaduniden- se, pela polícia de Mineápolis, uma série de manifestações se espalhou por diferentes países. Nessa onda de manifestações antirracistas, uma das ações que chamaram a atenção foi o desmantelamento de monumentos públicos. Os alvos foram esculturas que retratavam líderes políticos e econômicos vinculados, de alguma forma, ao racismo, à escravidão e ao colonialismo. Tais acontecimentos revelam certa urgência em reavaliar a configuração da esfera públi- ca e, mais especificamente, o papel da arte nesse espaço.
Creed Número 850: performance e comportamento no espaço institucional, 2014
Starting from the opening scene of Band
à Parte”(1964), film directed by Jean Luc God-
ard, the ... more Starting from the opening scene of Band
à Parte”(1964), film directed by Jean Luc God-
ard, the article explores the contemporary artwork of the English artist Martin Creed, “No.
850”, showed in the Tate Britain, in London, in
2008. The project incorporated sprinting athletes
in the museum. The article analyses the relation
between this artistic project and the exhibition
space, as well as the strategies and institutional
politics related to the performance projects. One
also intends to explore the act of incorporating
the athletes and the induced patterns of behavior
of the public in the museum.
Proposições de Ensino da arte contemporânea: experiência pedagógica com a instalação e a particip... more Proposições de Ensino da arte contemporânea: experiência pedagógica com a instalação e a participação performática Resumo: A partir de aulas realizados no curso de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (CAR/ UFES), o artigo apresenta conteúdos sobre uma proposição para aula de introdução da prática da instalação e da participação performática. O projeto desdobra a célebre obra de Marcel Duchamp, Milha de Fios, de 1942, sob um contexto pedagógico e participativo.
Resumo: o objetivo deste artigo é analisar o comportamento do público nas instituições que abriga... more Resumo: o objetivo deste artigo é analisar o comportamento do público nas instituições que abrigam a arte focando nas interfaces de mediação entre os visitantes e as obras. Entre tais interfaces ressaltam-se o expositivo (display), a informação textual e icônica e os "performers institucionais" (guardas, educadores, recepcionistas). Propõe-se aqui analisar a complexidade dos espaços expositivos e museológicos, partindo do principio que esse conjunto de elementos influencia o visitante e sua forma de participação. Pretende-se explorar as provocações e os curtos circuitos que artistas contemporâneos promovem nessas interfaces. Palavras-chave: interfaces expositivas, performance, museu, participação, arte contemporânea Resume: the aim of this paper is to analyze the behavior of the public in art institutions focusing on the interfaces of mediation between the visitors and the works. Among such interfaces are the exhibition (display), the iconic and textual information and the...
Ossos do Ofício: a antropologia da multiespécie, 2022
O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um ... more O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um display com cães com nomes de artistas e proporcionou um encontro ao vivo entre cães e humanos. O evento oportunizou um encontro que será aqui discutido a partir da perspectiva da antropologia das multiespécies e da relação humano-canina. Uma breve discussão sobre humor e arte socialmente engajada também contribuem para a discussão.
Este trabalho tem como objetivo geral a realizacao de um estudo sistematico sobre o fenomeno deno... more Este trabalho tem como objetivo geral a realizacao de um estudo sistematico sobre o fenomeno denominado Ready Made Performatico (RMP). Esse termo refere-se a uma unidade performatica inserida e incorporada em outra instância da performance e pode ser definido como a inclusao de um feixe de comportamentos performaticos em outro fenomeno performatico. Esse deslocamento muda o contexto do fenomeno, preservando, entretanto, a caracteristica performatica da acao deslocada. O RMP resulta da juncao do conceito de ready made, objeto pronto, e do seu deslocamento para o âmbito da arte, conceito desenvolvido pelo artista plastico Marcel Duchamp, acrescido de ideias sobre a performance do âmbito social dos teatrologos Richard Schechner e Bert O. States e do sociologo Ervin Goffman. O trabalho analisa aspectos da performance e seu valor, incorporados num contexto de arte. A titulo de estudo de caso, o trabalho pretende analisar a adocao da pratica do RMP no espetaculo Apocalipse 1,11 (2000) do ...
Este artigo apresenta conteudos do projeto denominado “Turismo Definitivo: Escultura publica na P... more Este artigo apresenta conteudos do projeto denominado “Turismo Definitivo: Escultura publica na Praca da Se”, realizado no Centro Cultural Banco do Nordeste, na cidade de Fortaleza, Ceara. O projeto se propoe a estimular uma discussao sobre o lugar da obra de arte no espaco publico - sem se instalar no espaco fisico. Entende-se aqui o espaco publico como lugar constituido por discursos e pautado em ideologias e jogos de forcas entre poderes. A partir desse projeto, realiza-se nesse artigo uma reflexao sobre as esferas publicas que apoiam projetos de arte publica; sobre diferentes dimensoes relacionadas a producao contemporânea de obras de arte no espaco publico; sobre a participacao, sobre a ficcionalidade.
Pesquisadores da capoeira destacam a complexidade da capoeira a qual resiste a definicoes conclus... more Pesquisadores da capoeira destacam a complexidade da capoeira a qual resiste a definicoes conclusivas. Mestre Falcao (1998) questiona as projecoes simplistas em relacao a atividade da capoeira, colocando enfase nas diversidades e especificidades das situacoes que envolvem a atividade.
Este artigo elabora conteudo sobre o tema da incorporacao dos espectadores de arte que se tornam ... more Este artigo elabora conteudo sobre o tema da incorporacao dos espectadores de arte que se tornam performers. Tratam-se de artistas contemporâneos que incluem os visitantes no espaco expositivo, atraves do uso da fotografia. Ao fazer o registro do ato de observar obras de arte, os artistas usam variados formatos de percepcao dos visitantes. Alem disso, realiza-se uma tentativa de organizar conceitualmente essa estrategia artistica, na qual se pode observar confrontos entre diferentes modelos de performances nas instituicoes de arte e seus aspectos sociais e temporais, bem como questoes que envolvem relacoes de genero e voyeurismo.
Super Performance: Práticas colaborativas entre artista, curador e visitante Super Performance: Collaborative practices among artist, curator and art visitor, 2013
Resumo: O projeto artístico Super Performance realizado em junho de 2012, no espaço independent... more Resumo: O projeto artístico Super Performance realizado em junho de 2012, no espaço independente Atelier 397, em São Paulo, envolveu a distribuição de múltiplos dos artistas Yuri Firmeza, Daniela Mattos, Orlando Maneschy e Vitor César. Os artistas foram convidados para criar múltiplos de performance destinados à distribuição. Como resultado do processo dialógico promovido entre a curadoria e os artistas Daniela Mattos e Vitor César, surgiu um atravessamento curatorial artístico na forma de um dispositivo de distribuição e oferecimento performático dos múltiplos aos visitantes. O dispositivo foi projetado para alterar a forma de acesso às obras possibilitando que os visitantes fossem presenteados por outros visitantes da mostra, num processo de ‘performatização’ e engajamento do público. Através da descrição e análise desse evento, esse artigo pretende explorar práticas colaborativas entre artistas, curador e visitantes no campo das Artes Visuais. Pretende-se igualmente conhecer os processos dialógicos de co-criação na estrutura de uma exposição e explorar formas de ativação do visitante da arte. Palavras chave: artes visuais, performance, curadoria, participação Abstract: The artistic project Super Performance was exhibited in 2012, at the independent art space Atelier 397, in Sao Paulo. The artists Yuri Firmeza, Daniela Mattos, Orlando Maneschy and Vitor César were invited to create multiples for performance to be freely distributed. As a result of a dialogical process between the curator, Daniela Mattos and Vitor César, a specific display was created. The display was projected to alter the form of access to the art work and to make possible for the visitor to receive a gift through the action of other visitors in the exhibition, promoting participation and performance of the public. Through the analyses of this event, this article intends to explore the collaborative practice between artist, curator and visitor in the field of Visual Arts, as well as the dialogical processes of co-creation and forms of activation Keywords: visual arts, performance, curatorship, participation
Arte e corpo: “Se for pra não causar, eu nem vou”, 2018
O artigo discute a censura e o lugar do corpo nas Artes Visuais de forma a fomentar reflexões c... more O artigo discute a censura e o lugar do corpo nas Artes Visuais de forma a fomentar reflexões criticas e reflexivas sobre o mesmo como desestabilizador social. Tal discussão será realizada através de uma breve introdução ao tema do corpo e da censura em variados momentos, bem como através dos projetos artísticos que fizeram parte da exposição “Só se for no fundo do MAR”, realizada em Vitória, ES, em 2018, que, em seu cerne, propôs a problematização da questão do corpo na arte contemporânea. PALAVRAS-CHAVE: corpo; censura; Artes Visuais ABSTRACT KEYWORDS: body; censorship; Visual Arts
The article discusses the censorship and the place of the body in the Visual Arts in order to bring up critical and reflexive reflections on the body as a social destabilizing. The discussion will be carried out through a brief introduction about the body and censorship and focuses on an exhibition - "Only if it is at the bottom of the Sea/ MAR" - held in 2018, in Vitória, ES., Brazil. At its core, this show proposed a problematization of the issue of the body in contemporary art
RESUMO: O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apre... more RESUMO: O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um display com cães com nomes de artistas e proporcionou um encontro ao vivo entre cães e humanos. O evento oportunizou um encontro que será aqui discutido a partir da perspectiva da antropologia das multiespécies e da relação humano-canina. Uma breve discussão sobre humor e arte socialmente engajada também contribuem para a discussão. Palavras chave: multiespécie; participação; performance ABSTRACT: The event Ossos do Ofício held in Contemporão SP, in September 2019, presented dogs named with artist names and provided a live encounter between dogs and humans. The event provided an opportunity for a meeting that will be discussed here from the perspective of the Multi-species Anthropology and the human-canine bonding. A short debate about humor and socially engaged art also contribute to the discussion. Keywords: multi-species; participation; performance
Revista Farol, 10(12), p. 57–62. doi: 10.47456/rf.v1i12.11264., 2014
Resumo: Este artigo elabora conteúdo sobre o tema da incorporação dos espectadores de arte que se... more Resumo: Este artigo elabora conteúdo sobre o tema da incorporação dos espectadores de arte que se tornam performers. Tratam-se de artistas contemporâneos que incluem os visitantes no espaço expositivo, através do uso da fotografia. Ao fazer o registro do ato de observar obras de arte, os artistas usam variados formatos de percepção dos visitantes. Além disso, realiza-se uma tentativa de organizar conceitualmente essa estratégia artística na qual se pode observar confrontos entre diferentes modelos de performances nas instituições de arte e seus aspectos sociais e temporais, bem como questões que envolvem relações de gênero e voyeurismo. Palavras chave: Incorporação, performance, visitação
Astract: This article approaches the topic of incorporating the art viewers who become performers. The article explores contemporary artists that include visitors in the exhibition space through the use of photography. When registering the act of observing works of art, these artists use various formats of visitors perception. In addition, one tries to organize conceptually this artistic strategy in which one can observe clashes between different models of performance in art institutions and their social and temporal aspects as well as issues involving gender and voyeurism Key Words: Incorporation, performance, visitation
EXPERIÊNCIA, OBSTÁCULOS E PARTICIPAÇÃO PERFORMÁTICA, 2016
O artigo se propõe analisar obras de arte contemporânea a partir da experiência do "real", compl... more O artigo se propõe analisar obras de arte contemporânea a partir da experiência do "real", complexificada através de interrupções, barreiras e dificuldades intencionalmente preparadas pelos artistas. Tais obstáculos envolvem contextos de montagem da mostra (display) e podem ser encontrados na forma de impedimentos físicos (objetos, elementos arquitetônicos); através do uso do corpo do artista; ou da ativação de agentes performáticos contratadas pelos artistas.
O objetivo deste artigo é analisar o comportamento do público nas instituições que abrigam a ... more O objetivo deste artigo é analisar o comportamento do público nas instituições que abrigam a arte focando nas interfaces de mediação entre os visitantes e as obras. Entre tais interfaces ressaltam-se o expositivo (display), a informação textual e icônica e os “performers institucionais” (guardas, educadores, recepcionistas). Propõe-se aqui analisar a complexidade dos espaços expositivos e museológicos, partindo do principio que esse conjunto de elementos influencia o visitante e sua forma de participação. Pretende-se explorar as provocações e os curtos circuitos que artistas contemporâneos promovem nessas interfaces. Palavras-chave: interfaces expositivas, performance, museu, participação, arte contemporânea The aim of this paper is to analyze the behavior of the public in art institutions focusing on the interfaces of mediation between the visitors and the works. Among such interfaces are the exhibition (display), the iconic and textual information and the "institutional performers" (guards, teachers, receptionists). One proposes to analyze the complexity of the exhibition spaces and the museums, considering that this set of elements influence the visitor and his/her form of participation. The text intends to explore the problems and provocations that contemporary artists promote in such interfaces. Keywords: exhibition interfaces, performance, museum, participation, contemporary art.
Resumo Discussões sobre arte social e ativismo político, cultural e alimentar são a base deste es... more Resumo Discussões sobre arte social e ativismo político, cultural e alimentar são a base deste estudo, que objetiva explorar o "artevismo alimentar", definido como práticas artísticas, críticas e/ou dialógicas que incorporam o ativismo alimentar inspirado por questões políticas ou socioambientais. Para cumprir esse objetivo, o presente artigo menciona autores que discutem arte social, estudos sobre o ativismo alimentar e projetos de artistas contemporâneos que usam a alimentação e o ativismo alimentar em suas poéticas. A ideia é explorar métodos criativos de abordar questões socioambientais, bem como enfatizar a possibilidade de deslocar problemas que aparentemente pertencem a uma disciplina específica para um espaço de ambiguidade.
International Journal of Contemporary Sociology, 2015
This study is based on relational discussions on Socially Engaged Art (SEA), cultural activism, a... more This study is based on relational discussions on Socially Engaged Art (SEA), cultural activism, and sociology. SEA (or social art) can be defined as the artistic practices of an interventional nature that are participatory and procedural and that can occur in public or private, formal or informal spaces, transforming art into a specific form of sociability. This article aims to problematize those practices and to promote a dialogue with sociology. To fulfil this objective, the text draws on authors involved in the discussion about SEA, cultural activism, and relational art, along with contemporary artists' projects that mobilise social and environmental issues in their poetics. The idea is to explore and discuss more fluid and creative forms and methods of addressing socio-environmental problems in social science.
O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um d... more O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um display com cães com nomes de artistas e proporcionou um encontro ao vivo entre cães e humanos. O evento oportunizou um encontro que será aqui discutido a partir da perspectiva da antropologia das multiespécies e da relação humano-canina. Uma breve discussão sobre humor e arte socialmente engajada também contribuem para a discussão.
Após 25 de maio de 2020, dia da execução de George Floyd, cidadão negro estaduniden- se, pela pol... more Após 25 de maio de 2020, dia da execução de George Floyd, cidadão negro estaduniden- se, pela polícia de Mineápolis, uma série de manifestações se espalhou por diferentes países. Nessa onda de manifestações antirracistas, uma das ações que chamaram a atenção foi o desmantelamento de monumentos públicos. Os alvos foram esculturas que retratavam líderes políticos e econômicos vinculados, de alguma forma, ao racismo, à escravidão e ao colonialismo. Tais acontecimentos revelam certa urgência em reavaliar a configuração da esfera públi- ca e, mais especificamente, o papel da arte nesse espaço.
Creed Número 850: performance e comportamento no espaço institucional, 2014
Starting from the opening scene of Band
à Parte”(1964), film directed by Jean Luc God-
ard, the ... more Starting from the opening scene of Band
à Parte”(1964), film directed by Jean Luc God-
ard, the article explores the contemporary artwork of the English artist Martin Creed, “No.
850”, showed in the Tate Britain, in London, in
2008. The project incorporated sprinting athletes
in the museum. The article analyses the relation
between this artistic project and the exhibition
space, as well as the strategies and institutional
politics related to the performance projects. One
also intends to explore the act of incorporating
the athletes and the induced patterns of behavior
of the public in the museum.
Proposições de Ensino da arte contemporânea: experiência pedagógica com a instalação e a particip... more Proposições de Ensino da arte contemporânea: experiência pedagógica com a instalação e a participação performática Resumo: A partir de aulas realizados no curso de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (CAR/ UFES), o artigo apresenta conteúdos sobre uma proposição para aula de introdução da prática da instalação e da participação performática. O projeto desdobra a célebre obra de Marcel Duchamp, Milha de Fios, de 1942, sob um contexto pedagógico e participativo.
Resumo: o objetivo deste artigo é analisar o comportamento do público nas instituições que abriga... more Resumo: o objetivo deste artigo é analisar o comportamento do público nas instituições que abrigam a arte focando nas interfaces de mediação entre os visitantes e as obras. Entre tais interfaces ressaltam-se o expositivo (display), a informação textual e icônica e os "performers institucionais" (guardas, educadores, recepcionistas). Propõe-se aqui analisar a complexidade dos espaços expositivos e museológicos, partindo do principio que esse conjunto de elementos influencia o visitante e sua forma de participação. Pretende-se explorar as provocações e os curtos circuitos que artistas contemporâneos promovem nessas interfaces. Palavras-chave: interfaces expositivas, performance, museu, participação, arte contemporânea Resume: the aim of this paper is to analyze the behavior of the public in art institutions focusing on the interfaces of mediation between the visitors and the works. Among such interfaces are the exhibition (display), the iconic and textual information and the...
Ossos do Ofício: a antropologia da multiespécie, 2022
O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um ... more O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um display com cães com nomes de artistas e proporcionou um encontro ao vivo entre cães e humanos. O evento oportunizou um encontro que será aqui discutido a partir da perspectiva da antropologia das multiespécies e da relação humano-canina. Uma breve discussão sobre humor e arte socialmente engajada também contribuem para a discussão.
Este trabalho tem como objetivo geral a realizacao de um estudo sistematico sobre o fenomeno deno... more Este trabalho tem como objetivo geral a realizacao de um estudo sistematico sobre o fenomeno denominado Ready Made Performatico (RMP). Esse termo refere-se a uma unidade performatica inserida e incorporada em outra instância da performance e pode ser definido como a inclusao de um feixe de comportamentos performaticos em outro fenomeno performatico. Esse deslocamento muda o contexto do fenomeno, preservando, entretanto, a caracteristica performatica da acao deslocada. O RMP resulta da juncao do conceito de ready made, objeto pronto, e do seu deslocamento para o âmbito da arte, conceito desenvolvido pelo artista plastico Marcel Duchamp, acrescido de ideias sobre a performance do âmbito social dos teatrologos Richard Schechner e Bert O. States e do sociologo Ervin Goffman. O trabalho analisa aspectos da performance e seu valor, incorporados num contexto de arte. A titulo de estudo de caso, o trabalho pretende analisar a adocao da pratica do RMP no espetaculo Apocalipse 1,11 (2000) do ...
Este artigo apresenta conteudos do projeto denominado “Turismo Definitivo: Escultura publica na P... more Este artigo apresenta conteudos do projeto denominado “Turismo Definitivo: Escultura publica na Praca da Se”, realizado no Centro Cultural Banco do Nordeste, na cidade de Fortaleza, Ceara. O projeto se propoe a estimular uma discussao sobre o lugar da obra de arte no espaco publico - sem se instalar no espaco fisico. Entende-se aqui o espaco publico como lugar constituido por discursos e pautado em ideologias e jogos de forcas entre poderes. A partir desse projeto, realiza-se nesse artigo uma reflexao sobre as esferas publicas que apoiam projetos de arte publica; sobre diferentes dimensoes relacionadas a producao contemporânea de obras de arte no espaco publico; sobre a participacao, sobre a ficcionalidade.
Pesquisadores da capoeira destacam a complexidade da capoeira a qual resiste a definicoes conclus... more Pesquisadores da capoeira destacam a complexidade da capoeira a qual resiste a definicoes conclusivas. Mestre Falcao (1998) questiona as projecoes simplistas em relacao a atividade da capoeira, colocando enfase nas diversidades e especificidades das situacoes que envolvem a atividade.
Este artigo elabora conteudo sobre o tema da incorporacao dos espectadores de arte que se tornam ... more Este artigo elabora conteudo sobre o tema da incorporacao dos espectadores de arte que se tornam performers. Tratam-se de artistas contemporâneos que incluem os visitantes no espaco expositivo, atraves do uso da fotografia. Ao fazer o registro do ato de observar obras de arte, os artistas usam variados formatos de percepcao dos visitantes. Alem disso, realiza-se uma tentativa de organizar conceitualmente essa estrategia artistica, na qual se pode observar confrontos entre diferentes modelos de performances nas instituicoes de arte e seus aspectos sociais e temporais, bem como questoes que envolvem relacoes de genero e voyeurismo.
Super Performance: Práticas colaborativas entre artista, curador e visitante Super Performance: Collaborative practices among artist, curator and art visitor, 2013
Resumo: O projeto artístico Super Performance realizado em junho de 2012, no espaço independent... more Resumo: O projeto artístico Super Performance realizado em junho de 2012, no espaço independente Atelier 397, em São Paulo, envolveu a distribuição de múltiplos dos artistas Yuri Firmeza, Daniela Mattos, Orlando Maneschy e Vitor César. Os artistas foram convidados para criar múltiplos de performance destinados à distribuição. Como resultado do processo dialógico promovido entre a curadoria e os artistas Daniela Mattos e Vitor César, surgiu um atravessamento curatorial artístico na forma de um dispositivo de distribuição e oferecimento performático dos múltiplos aos visitantes. O dispositivo foi projetado para alterar a forma de acesso às obras possibilitando que os visitantes fossem presenteados por outros visitantes da mostra, num processo de ‘performatização’ e engajamento do público. Através da descrição e análise desse evento, esse artigo pretende explorar práticas colaborativas entre artistas, curador e visitantes no campo das Artes Visuais. Pretende-se igualmente conhecer os processos dialógicos de co-criação na estrutura de uma exposição e explorar formas de ativação do visitante da arte. Palavras chave: artes visuais, performance, curadoria, participação Abstract: The artistic project Super Performance was exhibited in 2012, at the independent art space Atelier 397, in Sao Paulo. The artists Yuri Firmeza, Daniela Mattos, Orlando Maneschy and Vitor César were invited to create multiples for performance to be freely distributed. As a result of a dialogical process between the curator, Daniela Mattos and Vitor César, a specific display was created. The display was projected to alter the form of access to the art work and to make possible for the visitor to receive a gift through the action of other visitors in the exhibition, promoting participation and performance of the public. Through the analyses of this event, this article intends to explore the collaborative practice between artist, curator and visitor in the field of Visual Arts, as well as the dialogical processes of co-creation and forms of activation Keywords: visual arts, performance, curatorship, participation
Arte e corpo: “Se for pra não causar, eu nem vou”, 2018
O artigo discute a censura e o lugar do corpo nas Artes Visuais de forma a fomentar reflexões c... more O artigo discute a censura e o lugar do corpo nas Artes Visuais de forma a fomentar reflexões criticas e reflexivas sobre o mesmo como desestabilizador social. Tal discussão será realizada através de uma breve introdução ao tema do corpo e da censura em variados momentos, bem como através dos projetos artísticos que fizeram parte da exposição “Só se for no fundo do MAR”, realizada em Vitória, ES, em 2018, que, em seu cerne, propôs a problematização da questão do corpo na arte contemporânea. PALAVRAS-CHAVE: corpo; censura; Artes Visuais ABSTRACT KEYWORDS: body; censorship; Visual Arts
The article discusses the censorship and the place of the body in the Visual Arts in order to bring up critical and reflexive reflections on the body as a social destabilizing. The discussion will be carried out through a brief introduction about the body and censorship and focuses on an exhibition - "Only if it is at the bottom of the Sea/ MAR" - held in 2018, in Vitória, ES., Brazil. At its core, this show proposed a problematization of the issue of the body in contemporary art
RESUMO: O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apre... more RESUMO: O evento Ossos do Ofício realizado no espaço Contemporão SP, em setembro de 2019, apresentou um display com cães com nomes de artistas e proporcionou um encontro ao vivo entre cães e humanos. O evento oportunizou um encontro que será aqui discutido a partir da perspectiva da antropologia das multiespécies e da relação humano-canina. Uma breve discussão sobre humor e arte socialmente engajada também contribuem para a discussão. Palavras chave: multiespécie; participação; performance ABSTRACT: The event Ossos do Ofício held in Contemporão SP, in September 2019, presented dogs named with artist names and provided a live encounter between dogs and humans. The event provided an opportunity for a meeting that will be discussed here from the perspective of the Multi-species Anthropology and the human-canine bonding. A short debate about humor and socially engaged art also contribute to the discussion. Keywords: multi-species; participation; performance
Revista Farol, 10(12), p. 57–62. doi: 10.47456/rf.v1i12.11264., 2014
Resumo: Este artigo elabora conteúdo sobre o tema da incorporação dos espectadores de arte que se... more Resumo: Este artigo elabora conteúdo sobre o tema da incorporação dos espectadores de arte que se tornam performers. Tratam-se de artistas contemporâneos que incluem os visitantes no espaço expositivo, através do uso da fotografia. Ao fazer o registro do ato de observar obras de arte, os artistas usam variados formatos de percepção dos visitantes. Além disso, realiza-se uma tentativa de organizar conceitualmente essa estratégia artística na qual se pode observar confrontos entre diferentes modelos de performances nas instituições de arte e seus aspectos sociais e temporais, bem como questões que envolvem relações de gênero e voyeurismo. Palavras chave: Incorporação, performance, visitação
Astract: This article approaches the topic of incorporating the art viewers who become performers. The article explores contemporary artists that include visitors in the exhibition space through the use of photography. When registering the act of observing works of art, these artists use various formats of visitors perception. In addition, one tries to organize conceptually this artistic strategy in which one can observe clashes between different models of performance in art institutions and their social and temporal aspects as well as issues involving gender and voyeurism Key Words: Incorporation, performance, visitation
EXPERIÊNCIA, OBSTÁCULOS E PARTICIPAÇÃO PERFORMÁTICA, 2016
O artigo se propõe analisar obras de arte contemporânea a partir da experiência do "real", compl... more O artigo se propõe analisar obras de arte contemporânea a partir da experiência do "real", complexificada através de interrupções, barreiras e dificuldades intencionalmente preparadas pelos artistas. Tais obstáculos envolvem contextos de montagem da mostra (display) e podem ser encontrados na forma de impedimentos físicos (objetos, elementos arquitetônicos); através do uso do corpo do artista; ou da ativação de agentes performáticos contratadas pelos artistas.
O objetivo deste artigo é analisar o comportamento do público nas instituições que abrigam a ... more O objetivo deste artigo é analisar o comportamento do público nas instituições que abrigam a arte focando nas interfaces de mediação entre os visitantes e as obras. Entre tais interfaces ressaltam-se o expositivo (display), a informação textual e icônica e os “performers institucionais” (guardas, educadores, recepcionistas). Propõe-se aqui analisar a complexidade dos espaços expositivos e museológicos, partindo do principio que esse conjunto de elementos influencia o visitante e sua forma de participação. Pretende-se explorar as provocações e os curtos circuitos que artistas contemporâneos promovem nessas interfaces. Palavras-chave: interfaces expositivas, performance, museu, participação, arte contemporânea The aim of this paper is to analyze the behavior of the public in art institutions focusing on the interfaces of mediation between the visitors and the works. Among such interfaces are the exhibition (display), the iconic and textual information and the "institutional performers" (guards, teachers, receptionists). One proposes to analyze the complexity of the exhibition spaces and the museums, considering that this set of elements influence the visitor and his/her form of participation. The text intends to explore the problems and provocations that contemporary artists promote in such interfaces. Keywords: exhibition interfaces, performance, museum, participation, contemporary art.
Arte e monumentos entre o esquecimento e a memoria, 2022
Livro organizado pelos professores Paulo Henrique Duarte-Feitoza e Rubens Pileggi da Silva Sá apr... more Livro organizado pelos professores Paulo Henrique Duarte-Feitoza e Rubens Pileggi da Silva Sá apresenta textos de 13 autores brasileiros, da América do Sul e da Europa em que discutem a arte, a memória e os monumentos situados no espaço público.
Uploads
Papers by Yiftah Peled
Nessa onda de manifestações antirracistas, uma das ações que chamaram a atenção foi o desmantelamento de monumentos públicos. Os alvos foram esculturas que retratavam líderes políticos e econômicos vinculados, de alguma forma, ao racismo, à escravidão e ao colonialismo.
Tais acontecimentos revelam certa urgência em reavaliar a configuração da esfera públi- ca e, mais especificamente, o papel da arte nesse espaço.
à Parte”(1964), film directed by Jean Luc God-
ard, the article explores the contemporary artwork of the English artist Martin Creed, “No.
850”, showed in the Tate Britain, in London, in
2008. The project incorporated sprinting athletes
in the museum. The article analyses the relation
between this artistic project and the exhibition
space, as well as the strategies and institutional
politics related to the performance projects. One
also intends to explore the act of incorporating
the athletes and the induced patterns of behavior
of the public in the museum.
Abstract: The artistic project Super Performance was exhibited in 2012, at the independent art space Atelier 397, in Sao Paulo. The artists Yuri Firmeza, Daniela Mattos, Orlando Maneschy and Vitor César were invited to create multiples for performance to be freely distributed. As a result of a dialogical process between the curator, Daniela Mattos and Vitor César, a specific display was created. The display was projected to alter the form of access to the art work and to make possible for the visitor to receive a gift through the action of other visitors in the exhibition, promoting participation and performance of the public. Through the analyses of this event, this article intends to explore the collaborative practice between artist, curator and visitor in the field of Visual Arts, as well as the dialogical processes of co-creation and forms of activation
Keywords: visual arts, performance, curatorship, participation
PALAVRAS-CHAVE: corpo; censura; Artes Visuais ABSTRACT
KEYWORDS: body; censorship; Visual Arts
The article discusses the censorship and the place of the body in the Visual Arts in order to bring up critical and reflexive reflections on the body as a social destabilizing. The discussion will be carried out through a brief introduction about the body and censorship and focuses on an exhibition - "Only if it is at the bottom of the Sea/ MAR" - held in 2018, in Vitória, ES., Brazil. At its core, this show proposed a problematization of the issue of the body in contemporary art
Palavras chave: multiespécie; participação; performance
ABSTRACT: The event Ossos do Ofício held in Contemporão SP, in September 2019, presented dogs named with artist names and provided a live encounter between dogs and humans. The event provided an opportunity for a meeting that will be discussed here from the perspective of the Multi-species Anthropology and the human-canine bonding. A short debate about humor and socially engaged art also contribute to the discussion.
Keywords: multi-species; participation; performance
Palavras chave: Incorporação, performance, visitação
Astract: This article approaches the topic of incorporating the art viewers who become performers. The article explores contemporary artists that include visitors in the exhibition space through the use of photography. When registering the act of observing works of art, these artists use various formats of visitors perception. In addition, one tries to organize conceptually this artistic strategy in which one can observe clashes between different models of performance in art institutions and their social and temporal aspects as well as issues involving gender and voyeurism
Key Words: Incorporation, performance, visitation
Palavras-chave: interfaces expositivas, performance, museu, participação, arte contemporânea
The aim of this paper is to analyze the behavior of the public in art institutions focusing on the interfaces of mediation between the visitors and the works. Among such interfaces are the exhibition (display), the iconic and textual information and the "institutional performers" (guards, teachers, receptionists). One proposes to analyze the complexity of the exhibition spaces and the museums, considering that this set of elements influence the visitor and his/her form of participation. The text intends to explore the problems and provocations that contemporary artists promote in such interfaces.
Keywords: exhibition interfaces, performance, museum, participation, contemporary art.
Nessa onda de manifestações antirracistas, uma das ações que chamaram a atenção foi o desmantelamento de monumentos públicos. Os alvos foram esculturas que retratavam líderes políticos e econômicos vinculados, de alguma forma, ao racismo, à escravidão e ao colonialismo.
Tais acontecimentos revelam certa urgência em reavaliar a configuração da esfera públi- ca e, mais especificamente, o papel da arte nesse espaço.
à Parte”(1964), film directed by Jean Luc God-
ard, the article explores the contemporary artwork of the English artist Martin Creed, “No.
850”, showed in the Tate Britain, in London, in
2008. The project incorporated sprinting athletes
in the museum. The article analyses the relation
between this artistic project and the exhibition
space, as well as the strategies and institutional
politics related to the performance projects. One
also intends to explore the act of incorporating
the athletes and the induced patterns of behavior
of the public in the museum.
Abstract: The artistic project Super Performance was exhibited in 2012, at the independent art space Atelier 397, in Sao Paulo. The artists Yuri Firmeza, Daniela Mattos, Orlando Maneschy and Vitor César were invited to create multiples for performance to be freely distributed. As a result of a dialogical process between the curator, Daniela Mattos and Vitor César, a specific display was created. The display was projected to alter the form of access to the art work and to make possible for the visitor to receive a gift through the action of other visitors in the exhibition, promoting participation and performance of the public. Through the analyses of this event, this article intends to explore the collaborative practice between artist, curator and visitor in the field of Visual Arts, as well as the dialogical processes of co-creation and forms of activation
Keywords: visual arts, performance, curatorship, participation
PALAVRAS-CHAVE: corpo; censura; Artes Visuais ABSTRACT
KEYWORDS: body; censorship; Visual Arts
The article discusses the censorship and the place of the body in the Visual Arts in order to bring up critical and reflexive reflections on the body as a social destabilizing. The discussion will be carried out through a brief introduction about the body and censorship and focuses on an exhibition - "Only if it is at the bottom of the Sea/ MAR" - held in 2018, in Vitória, ES., Brazil. At its core, this show proposed a problematization of the issue of the body in contemporary art
Palavras chave: multiespécie; participação; performance
ABSTRACT: The event Ossos do Ofício held in Contemporão SP, in September 2019, presented dogs named with artist names and provided a live encounter between dogs and humans. The event provided an opportunity for a meeting that will be discussed here from the perspective of the Multi-species Anthropology and the human-canine bonding. A short debate about humor and socially engaged art also contribute to the discussion.
Keywords: multi-species; participation; performance
Palavras chave: Incorporação, performance, visitação
Astract: This article approaches the topic of incorporating the art viewers who become performers. The article explores contemporary artists that include visitors in the exhibition space through the use of photography. When registering the act of observing works of art, these artists use various formats of visitors perception. In addition, one tries to organize conceptually this artistic strategy in which one can observe clashes between different models of performance in art institutions and their social and temporal aspects as well as issues involving gender and voyeurism
Key Words: Incorporation, performance, visitation
Palavras-chave: interfaces expositivas, performance, museu, participação, arte contemporânea
The aim of this paper is to analyze the behavior of the public in art institutions focusing on the interfaces of mediation between the visitors and the works. Among such interfaces are the exhibition (display), the iconic and textual information and the "institutional performers" (guards, teachers, receptionists). One proposes to analyze the complexity of the exhibition spaces and the museums, considering that this set of elements influence the visitor and his/her form of participation. The text intends to explore the problems and provocations that contemporary artists promote in such interfaces.
Keywords: exhibition interfaces, performance, museum, participation, contemporary art.