Doutoramento (PhD). Universidade do Minho. Estudos da Criança - Literatura para a Infância. Mestrado. Universidade Aberta. Estudos Portugueses Multidisciplinares. Licenciatura. ESE Porto.
E-Revista de Estudos Interculturais do CEI-ISCAP, 2024
O presente exercício intenta estudar, por uma via exploratória literária hermenêutica, as represe... more O presente exercício intenta estudar, por uma via exploratória literária hermenêutica, as representações da cidade de Macau e, também, das figuras autóctones quando concretizadas por narradores deslocados e estrangeiros. Com o intuito de
Nas narrativas de Luís Cardoso, as movimentações, efectivas ou simbólicas, sãopoderosas e logram ... more Nas narrativas de Luís Cardoso, as movimentações, efectivas ou simbólicas, sãopoderosas e logram colocar em evidência todo o tipo de polarizações: diferenças étnicas ereligiosas; clivagens sociais e políticas; o mito e facto; a possibilidade e a impossibilidade. Oexercício, que aqui se apresenta, analisa o percurso evolutivo das personagens masculinascardosianas (Takas, Lucas Santiago, Pigafetta e Evaristo de Aquino) à luz dos binómiosanteriores e, também, enquadrando tais deslocações em diferentes planos: o da própriaviagem; o da fragmentação do eu; o da identidade e o do exílio. É de crer que a análise dasdiferentes personagens permita revisitar um mosaico polifónico sobre o que foram asvivências e as experiências de muitos timorenses nos últimos quartéis do século XX e nasprimeiras décadas do presente século.
Luis Cardoso's recent novel, Where do cats go when they die? is part of a sequence of narrati... more Luis Cardoso's recent novel, Where do cats go when they die? is part of a sequence of narratives that create a literary mosaic of special value for the panorama of Portuguese literature and, particularly, for East literature written in language Portuguese.This exercise aims to analyze the production of the Timorese author, basing the interpretation of the work in the native cultural codes and, also, in the articulation with the globality of the written universe created by Cardoso. In this sense, it is assumed as a key for structuring the analysis, a reflection around the continuity and rupture that this novel by Cardoso allows.
Este trabalho reflete sobre a escrita humana de textos quando apoiada por uma inteligência artifi... more Este trabalho reflete sobre a escrita humana de textos quando apoiada por uma inteligência artificial (IA) que utilize o Processamento de Linguagem Natural. Após uma breve contextualização teórica, concretiza-se o desenho metodológico. Este procedimento requer que o chatbot "CHATGPT" escreva uma introdução para um artigo científico com base em um determinado abstract. De seguida, é realizada uma análise qualitativa entre a obra do autor humano e o texto gerado pelo ChatGPT, que implementa modelos de linguagem natural. Finalmente, as capacidades do ChatGPT como ferramenta auxiliar para a escrita académica são avaliadas e comparadas.
Ao examinar a produção estética de Henrique de Senna Fernandes, e especialmente sua representação... more Ao examinar a produção estética de Henrique de Senna Fernandes, e especialmente sua representação de personagens femininas, este trabalho visa identificar, explicar e contextualizar conflitos enraizados em questões de género. A metodologia adotada é a da análise literária hermenêutica, influenciada pelos estudos de identidade, de imagologia, de comunicação intercultural, da relação entre literatura e história e também pelo estudo das assimetrias entre géneros. O exercício pretende contribuir para a construção de conhecimento sobre a representação feminina a Oriente; para uma melhor leitura de códigos culturais e históricos; para o estabelecimento de um diálogo entre diferentes espaços e pessoas que se expressam em português; e para o autoconhecimento dos povos.
O presente exercício intenta colocar em diálogo dois autores do universo lusógrafo, Tatiana S. Le... more O presente exercício intenta colocar em diálogo dois autores do universo lusógrafo, Tatiana S. Levy e Luís Cardoso, assim como as suas mais recentes produções romanescas: Vista Chinesa e O plantador de abóboras. As temáticas e a proximidade cronológica do ano de edição permitem perceber uma crescente preocupação, de feição mais global, pela condição feminina. Neste sentido, assume-se como pertinente a leitura de ambas as obras destacando, como chave de leitura central, o estudo de mulheres que sofrem, em diferentes latitudes, episódios violentos e fraturantes: violações, confrontos físicos e psicológicos, crises identitárias e silenciamentos. Como metodologia, apresenta-se, numa fase inicial os dois livros e seus autores, contextualizando a produção. Num segundo momento, procede-se à análise literária salientando o resgate da memória e a escrita do Eu como possibilidade de metanoia. Por fim, estabelece-se uma linha comparativa temática e explícita entre os dois autores. É de crer que o exercício se revele relevante na produção de conhecimento sobre literaturas e culturas em língua portuguesa e, muito particularmente, se mostre útil no estudo de textos que dão a conhecer um olhar interno para o universo feminino em situações fraturantes.
literária, em contextos de ensino formais, plurilingues e pluriculturais, na promoção de indivídu... more literária, em contextos de ensino formais, plurilingues e pluriculturais, na promoção de indivíduos mais aptos a lidar com a diferença étnica. Para cumprir o intuito, o exercício intelectual debruça- se, primeiramente, sobre conceitos amplamente imbricados com a temática: a identidade, a alteridade e a interculturalidade. Num segundo momento, é partilhada, criticamente, uma experiência pedagógica autêntica, em Macau, num ambiente linguístico de PLNM e onde se promoveu a leitura literária de livros densos no tratamento de temas como a guerra e a deslocação forçada de migrantes. O foco exploratório incidiu, exclusivamente, na alusão ao outro como potencializador de situações favoráveis para a comunidade que o acolhe.
Maria Ondina Braga (1922-2003), escritora portuguesa itinerante e contemporânea,convoca, frequent... more Maria Ondina Braga (1922-2003), escritora portuguesa itinerante e contemporânea,convoca, frequentemente, os temas da viagem e da alteridade para a sua estética literária.A par destas linhas temáticas, a obra em estudo, Estátua de Sal (1983), constitui-se comoautobiografia romanceada onde a experiência biográfica de Ondina Braga é ficcionada,literarizada e, sobretudo, autoanalisada. O presente artigo, debruçando-se exclusivamentesobre o livro referido, intenta o seguinte: (i) num primeiro momento, revisitar aspetos dateoria literária enquadrando, por um lado, especificidades da escrita do Eu em MariaOndina Braga e, por outro, apresentando genericamente a obra; (ii) de seguida, doisobjetivos primordiais. O primeiro é o de problematizar a arquitetura da memória, ou ditode forma diferente, o modo como a memória é estruturada no espaço da narração epartilhada com o leitor; o segundo aspeto relaciona-se com a concretização de umaprimeira análise dos excertos textuais selecionados; (iii) num terceiro quadro, o exercício explora a revisitação e a partilha do mundo interior da personagem à luz de uma linha deleitura que entende a escrita como espaço de denúncia e de crítica de vetores sociais e culturais.
Este trabalho reflete sobre a escrita humana de textos quando apoiada por uma inteligência artifi... more Este trabalho reflete sobre a escrita humana de textos quando apoiada por uma inteligência artificial (IA) que utilize o Processamento de Linguagem Natural. Após uma breve contextualização teórica, concretiza-se o desenho metodológico. Este procedimento requer que o chatbot "CHATGPT" escreva uma introdução para um artigo científico com base em um determinado abstract. De seguida, é realizada uma análise qualitativa entre a obra do autor humano e o texto gerado pelo ChatGPT, que implementa modelos de linguagem natural. Finalmente, as capacidades do ChatGPT como ferramenta auxiliar para a escrita académica são avaliadas e comparadas.
Resumo: Com recurso a um corpus literário composto por obras de dois proeminentes autores associa... more Resumo: Com recurso a um corpus literário composto por obras de dois proeminentes autores associados à literatura de Macau em português, Henrique de Senna Fernandes e Rodrigo Leal de Carvalho, o presente estudo intenta debruçar-se sobre a encenação literária da mulher estrangeira (chinesa e russa) e problematizar: (i) o modo como as diferentes etnias são representadas; (ii) analisar diferentes relações amorosas interétnicas e, muito particularmente, eventuais conflitos e as suas resoluções. É de crer que o exercício se mostre relevante, por um lado, na construção de conhecimento sobre o universo feminino a Oriente e, por outro, no contributo para o estudo de romances mais periféricos destes autores.
Recorrendo a um corpus literário constituído por produções romanescas de Luís Cardoso e de Rodrig... more Recorrendo a um corpus literário constituído por produções romanescas de Luís Cardoso e de Rodrigo Leal de Carvalho, o presente artigo coloca em diálogo literaturas de Macau e de Timor - países que experienciaram, às mãos de um opressor comum, o drama da guerra. O objetivo é o de explicitar e de contextualizar a representação literária que ambos os escritores fazem dos ambientes bélicos da Guerra do Pacífico, mas muito singularmente, atender à representação da figura feminina durante este período. O estudo da figuração feminil é particularmente relevante porque contribui para: (i) a explicitação de imagótipos femininos localizados histórica, social e culturalmente – contrariando a invisibilidade feminina nas sociedades patriarcais; (ii) para construção de conhecimento sobre culturas e literaturas em português – muito particularmente Macau e Timor-Leste; (iii) para o estudo de autores ainda periféricos no panorama académico português.
Resumo: A literatura de Macau em língua portuguesa tem vindo a registar um preocupante decréscimo... more Resumo: A literatura de Macau em língua portuguesa tem vindo a registar um preocupante decréscimo produtivo nas últimas décadas. No entanto, importantes relatos ficcionais surgiram desde 1990. Tais obras apresentam uma visão profunda e detalhada do modo de vida autóctoneespecialmente durante o século XIX e a primeira metade do século XX. Ao contextualizar as vivências das personagens numa baliza temporal muito específica, o narrador exibe qualidade etnográficas ao longo dos romancespermitindo, ao leitor, entender e conhecer tais experiências. Embora a produção estética e literária de Macau seja apresentada com elevada qualidade e relevância literária, a sua atenção académica permanece um tanto periférica nos estudos académicos atuais. Acresce, a este tópico, o défice na análise de imagótipos femininos, especialmente a Orienteo que agrava o cenário investigativo. Neste quadro, assume especial relevância uma revisão crítica da literatura macaense e, em particular, de Rodrigo Leal de Carvalho. Sobretudo porque o autor concede especial ênfase a personagens femininas nos romances selecionados e que se situam num cronótopo idêntico: Macau durante a Guerra do Pacífico. Através das obras literárias de Carvalho, "A mãe" e "Requiem por Irina Ostrokoff", este artigo visa explicar e contextualizar as representações femininas em ambientes bélicos. Este exercício revela-se pertinente porque (i) contribui para a construção de conhecimento sobre a literatura em português e seus espaços; (ii) fornece perspetivas sobre alguns escritores periféricos no quadro da literatura em português; (iii) explica estereótipos femininos localizados histórica, social e culturalmente; (iv) expande os estudos de género sobre a literatura em português a Oriente.
A produção romanesca de Luís Cardoso torna literária a experiência biográfica de muitos timorense... more A produção romanesca de Luís Cardoso torna literária a experiência biográfica de muitos timorenses, a qual se caracteriza, entre outros aspetos, por processos de desterritorialização e reterritorialização. As movimentações representadas, efetivas ou simbólicas, logram colocar em evidência todo o tipo de polarizações: diferenças étnicas e religiosas; clivagens sociais e políticas; o mito e o facto; a possibilidade e a impossibilidade. O exercício, que aqui se apresenta, analisa o percurso evolutivo das personagens cardosianas (Takas, Lucas Santiago, Pigafetta, Evaristo de Aquino e a narradora anónima d'O Plantador de Abóboras) à luz dos binómios anteriores e, também, enquadrando tais deslocações em diferentes planos: o da própria viagem; o da fragmentação do eu; o da identidade e o do exílio. É de crer que a análise das diferentes personagens permita revisitar um mosaico polifónico e caleidoscópico do que foram as vivências e as experiências de muitos timorenses-especialmente ao longo do século XX e nas primeiras décadas do presente séculocontribuindo, ainda num sentido mais amplo, para a construção de conhecimento sobre países da lusografia.
Luís Cardoso e Senna Fernandes são importantes escritores no panorama literário português e forne... more Luís Cardoso e Senna Fernandes são importantes escritores no panorama literário português e fornecem, sobre o Oriente, escritos únicos que permitem ampliar a experiência lusófona em vários vetores: social, étnico, histórico, cultural e literário. Concomitantemente, ambos partilham, por meio da literatura, representações da figura feminina que povoa os espaços multiculturais de Timor e de Macau. Neste quadro, o presente artigo intenta três ações nucleares: i) estabelecer uma aproximação sobre as particularidades técnico-compositivas e temáticas dos autores; ii) explicitar a figura da mulher na literatura de expressão portuguesa a Oriente, conferindo-lhe uma atenção académica que se tem revelado parca; iii) contribuir para o estudo literário de autores de literatura de expressão portuguesa e, assim, ampliar o conhecimento sobre os países e zonas que têm a língua portuguesa como língua oficial.
Senna Fernandes and Luis Cardoso are important writers in the Portuguese literary panorama and pr... more Senna Fernandes and Luis Cardoso are important writers in the Portuguese literary panorama and provide literary pictures about the Orient that allow the reader to expand the Lusophone experience in various perspectives: social, ethnic, historical, cultural and literary. This exercise brings a literary approach that makes the relationship between Macau and Timor more visible. Synchronously, focusing on the moments spent at the table, the analysis makes explicit identity clashes, ethnic and religious conflicts and certain historical moments that occurred between the characters in the first half of the 20 th century.
Sob o prisma da multiculturalidade e da identidade, a produção literária macaense é rica na parti... more Sob o prisma da multiculturalidade e da identidade, a produção literária macaense é rica na partilha de densas figuras que povoam e habitam os universos ficcionados da cidade de Macau, nos séculos XIX e XX. Restringindo o corpus literário à produção macaense na forma de conto, intenta-se aceder e explicitar as características das mulheres aqui presentes, buscando, posteriormente, a construção de um imagótipo feminino por meio da decorrente análise literária das obras de três autores nucleares: Deolinda da Conceição, Maria Ondina Braga e Senna Fernandes. O presente exercício logra, desta forma, contribuir para o diálogo cultural do espaço lusófono ao promover leituras que dão a conhecer: a produção literária macaense e figurações da mulher que são lidas por meio de chaves de leitura abeiradas da cultura nativa.
No presente artigo pretende-se refletir sobre o panorama atual da Educação Literária nos primeiro... more No presente artigo pretende-se refletir sobre o panorama atual da Educação Literária nos primeiros ciclos de ensino em Portugal. Neste sentido, numa primeira fase e com o intuito de enquadrar o tema, lança-se um olhar sobre os documentos normativos, sobre as orientações tutelares e sobre o que a literatura entende por "educação literária". Posteriormente, é promovida a leitura dos mesmos documentos em articulação com a problematização da operacionalização da educação literária dentro do quadro global da práxis escolar. Inevitavelmente, para a concretização deste exercício atende-se, ainda, à análise do papel do professor naquilo que é atinente à promoção da leitura, à selecção do corpus literário e ao delineamento e concretização das estratégias e dos objetivos da leitura e do estudo de literatura em sala de aula. O objetivo fulcral do trabalho é compreender os fatores decisivos que condicionam ou contribuem para concretização da educação literária em sala de aula e, simultaneamente, perceber possíveis coordenadas que favorecem a leitura literária.
E-Revista de Estudos Interculturais do CEI-ISCAP, 2024
O presente exercício intenta estudar, por uma via exploratória literária hermenêutica, as represe... more O presente exercício intenta estudar, por uma via exploratória literária hermenêutica, as representações da cidade de Macau e, também, das figuras autóctones quando concretizadas por narradores deslocados e estrangeiros. Com o intuito de
Nas narrativas de Luís Cardoso, as movimentações, efectivas ou simbólicas, sãopoderosas e logram ... more Nas narrativas de Luís Cardoso, as movimentações, efectivas ou simbólicas, sãopoderosas e logram colocar em evidência todo o tipo de polarizações: diferenças étnicas ereligiosas; clivagens sociais e políticas; o mito e facto; a possibilidade e a impossibilidade. Oexercício, que aqui se apresenta, analisa o percurso evolutivo das personagens masculinascardosianas (Takas, Lucas Santiago, Pigafetta e Evaristo de Aquino) à luz dos binómiosanteriores e, também, enquadrando tais deslocações em diferentes planos: o da própriaviagem; o da fragmentação do eu; o da identidade e o do exílio. É de crer que a análise dasdiferentes personagens permita revisitar um mosaico polifónico sobre o que foram asvivências e as experiências de muitos timorenses nos últimos quartéis do século XX e nasprimeiras décadas do presente século.
Luis Cardoso's recent novel, Where do cats go when they die? is part of a sequence of narrati... more Luis Cardoso's recent novel, Where do cats go when they die? is part of a sequence of narratives that create a literary mosaic of special value for the panorama of Portuguese literature and, particularly, for East literature written in language Portuguese.This exercise aims to analyze the production of the Timorese author, basing the interpretation of the work in the native cultural codes and, also, in the articulation with the globality of the written universe created by Cardoso. In this sense, it is assumed as a key for structuring the analysis, a reflection around the continuity and rupture that this novel by Cardoso allows.
Este trabalho reflete sobre a escrita humana de textos quando apoiada por uma inteligência artifi... more Este trabalho reflete sobre a escrita humana de textos quando apoiada por uma inteligência artificial (IA) que utilize o Processamento de Linguagem Natural. Após uma breve contextualização teórica, concretiza-se o desenho metodológico. Este procedimento requer que o chatbot "CHATGPT" escreva uma introdução para um artigo científico com base em um determinado abstract. De seguida, é realizada uma análise qualitativa entre a obra do autor humano e o texto gerado pelo ChatGPT, que implementa modelos de linguagem natural. Finalmente, as capacidades do ChatGPT como ferramenta auxiliar para a escrita académica são avaliadas e comparadas.
Ao examinar a produção estética de Henrique de Senna Fernandes, e especialmente sua representação... more Ao examinar a produção estética de Henrique de Senna Fernandes, e especialmente sua representação de personagens femininas, este trabalho visa identificar, explicar e contextualizar conflitos enraizados em questões de género. A metodologia adotada é a da análise literária hermenêutica, influenciada pelos estudos de identidade, de imagologia, de comunicação intercultural, da relação entre literatura e história e também pelo estudo das assimetrias entre géneros. O exercício pretende contribuir para a construção de conhecimento sobre a representação feminina a Oriente; para uma melhor leitura de códigos culturais e históricos; para o estabelecimento de um diálogo entre diferentes espaços e pessoas que se expressam em português; e para o autoconhecimento dos povos.
O presente exercício intenta colocar em diálogo dois autores do universo lusógrafo, Tatiana S. Le... more O presente exercício intenta colocar em diálogo dois autores do universo lusógrafo, Tatiana S. Levy e Luís Cardoso, assim como as suas mais recentes produções romanescas: Vista Chinesa e O plantador de abóboras. As temáticas e a proximidade cronológica do ano de edição permitem perceber uma crescente preocupação, de feição mais global, pela condição feminina. Neste sentido, assume-se como pertinente a leitura de ambas as obras destacando, como chave de leitura central, o estudo de mulheres que sofrem, em diferentes latitudes, episódios violentos e fraturantes: violações, confrontos físicos e psicológicos, crises identitárias e silenciamentos. Como metodologia, apresenta-se, numa fase inicial os dois livros e seus autores, contextualizando a produção. Num segundo momento, procede-se à análise literária salientando o resgate da memória e a escrita do Eu como possibilidade de metanoia. Por fim, estabelece-se uma linha comparativa temática e explícita entre os dois autores. É de crer que o exercício se revele relevante na produção de conhecimento sobre literaturas e culturas em língua portuguesa e, muito particularmente, se mostre útil no estudo de textos que dão a conhecer um olhar interno para o universo feminino em situações fraturantes.
literária, em contextos de ensino formais, plurilingues e pluriculturais, na promoção de indivídu... more literária, em contextos de ensino formais, plurilingues e pluriculturais, na promoção de indivíduos mais aptos a lidar com a diferença étnica. Para cumprir o intuito, o exercício intelectual debruça- se, primeiramente, sobre conceitos amplamente imbricados com a temática: a identidade, a alteridade e a interculturalidade. Num segundo momento, é partilhada, criticamente, uma experiência pedagógica autêntica, em Macau, num ambiente linguístico de PLNM e onde se promoveu a leitura literária de livros densos no tratamento de temas como a guerra e a deslocação forçada de migrantes. O foco exploratório incidiu, exclusivamente, na alusão ao outro como potencializador de situações favoráveis para a comunidade que o acolhe.
Maria Ondina Braga (1922-2003), escritora portuguesa itinerante e contemporânea,convoca, frequent... more Maria Ondina Braga (1922-2003), escritora portuguesa itinerante e contemporânea,convoca, frequentemente, os temas da viagem e da alteridade para a sua estética literária.A par destas linhas temáticas, a obra em estudo, Estátua de Sal (1983), constitui-se comoautobiografia romanceada onde a experiência biográfica de Ondina Braga é ficcionada,literarizada e, sobretudo, autoanalisada. O presente artigo, debruçando-se exclusivamentesobre o livro referido, intenta o seguinte: (i) num primeiro momento, revisitar aspetos dateoria literária enquadrando, por um lado, especificidades da escrita do Eu em MariaOndina Braga e, por outro, apresentando genericamente a obra; (ii) de seguida, doisobjetivos primordiais. O primeiro é o de problematizar a arquitetura da memória, ou ditode forma diferente, o modo como a memória é estruturada no espaço da narração epartilhada com o leitor; o segundo aspeto relaciona-se com a concretização de umaprimeira análise dos excertos textuais selecionados; (iii) num terceiro quadro, o exercício explora a revisitação e a partilha do mundo interior da personagem à luz de uma linha deleitura que entende a escrita como espaço de denúncia e de crítica de vetores sociais e culturais.
Este trabalho reflete sobre a escrita humana de textos quando apoiada por uma inteligência artifi... more Este trabalho reflete sobre a escrita humana de textos quando apoiada por uma inteligência artificial (IA) que utilize o Processamento de Linguagem Natural. Após uma breve contextualização teórica, concretiza-se o desenho metodológico. Este procedimento requer que o chatbot "CHATGPT" escreva uma introdução para um artigo científico com base em um determinado abstract. De seguida, é realizada uma análise qualitativa entre a obra do autor humano e o texto gerado pelo ChatGPT, que implementa modelos de linguagem natural. Finalmente, as capacidades do ChatGPT como ferramenta auxiliar para a escrita académica são avaliadas e comparadas.
Resumo: Com recurso a um corpus literário composto por obras de dois proeminentes autores associa... more Resumo: Com recurso a um corpus literário composto por obras de dois proeminentes autores associados à literatura de Macau em português, Henrique de Senna Fernandes e Rodrigo Leal de Carvalho, o presente estudo intenta debruçar-se sobre a encenação literária da mulher estrangeira (chinesa e russa) e problematizar: (i) o modo como as diferentes etnias são representadas; (ii) analisar diferentes relações amorosas interétnicas e, muito particularmente, eventuais conflitos e as suas resoluções. É de crer que o exercício se mostre relevante, por um lado, na construção de conhecimento sobre o universo feminino a Oriente e, por outro, no contributo para o estudo de romances mais periféricos destes autores.
Recorrendo a um corpus literário constituído por produções romanescas de Luís Cardoso e de Rodrig... more Recorrendo a um corpus literário constituído por produções romanescas de Luís Cardoso e de Rodrigo Leal de Carvalho, o presente artigo coloca em diálogo literaturas de Macau e de Timor - países que experienciaram, às mãos de um opressor comum, o drama da guerra. O objetivo é o de explicitar e de contextualizar a representação literária que ambos os escritores fazem dos ambientes bélicos da Guerra do Pacífico, mas muito singularmente, atender à representação da figura feminina durante este período. O estudo da figuração feminil é particularmente relevante porque contribui para: (i) a explicitação de imagótipos femininos localizados histórica, social e culturalmente – contrariando a invisibilidade feminina nas sociedades patriarcais; (ii) para construção de conhecimento sobre culturas e literaturas em português – muito particularmente Macau e Timor-Leste; (iii) para o estudo de autores ainda periféricos no panorama académico português.
Resumo: A literatura de Macau em língua portuguesa tem vindo a registar um preocupante decréscimo... more Resumo: A literatura de Macau em língua portuguesa tem vindo a registar um preocupante decréscimo produtivo nas últimas décadas. No entanto, importantes relatos ficcionais surgiram desde 1990. Tais obras apresentam uma visão profunda e detalhada do modo de vida autóctoneespecialmente durante o século XIX e a primeira metade do século XX. Ao contextualizar as vivências das personagens numa baliza temporal muito específica, o narrador exibe qualidade etnográficas ao longo dos romancespermitindo, ao leitor, entender e conhecer tais experiências. Embora a produção estética e literária de Macau seja apresentada com elevada qualidade e relevância literária, a sua atenção académica permanece um tanto periférica nos estudos académicos atuais. Acresce, a este tópico, o défice na análise de imagótipos femininos, especialmente a Orienteo que agrava o cenário investigativo. Neste quadro, assume especial relevância uma revisão crítica da literatura macaense e, em particular, de Rodrigo Leal de Carvalho. Sobretudo porque o autor concede especial ênfase a personagens femininas nos romances selecionados e que se situam num cronótopo idêntico: Macau durante a Guerra do Pacífico. Através das obras literárias de Carvalho, "A mãe" e "Requiem por Irina Ostrokoff", este artigo visa explicar e contextualizar as representações femininas em ambientes bélicos. Este exercício revela-se pertinente porque (i) contribui para a construção de conhecimento sobre a literatura em português e seus espaços; (ii) fornece perspetivas sobre alguns escritores periféricos no quadro da literatura em português; (iii) explica estereótipos femininos localizados histórica, social e culturalmente; (iv) expande os estudos de género sobre a literatura em português a Oriente.
A produção romanesca de Luís Cardoso torna literária a experiência biográfica de muitos timorense... more A produção romanesca de Luís Cardoso torna literária a experiência biográfica de muitos timorenses, a qual se caracteriza, entre outros aspetos, por processos de desterritorialização e reterritorialização. As movimentações representadas, efetivas ou simbólicas, logram colocar em evidência todo o tipo de polarizações: diferenças étnicas e religiosas; clivagens sociais e políticas; o mito e o facto; a possibilidade e a impossibilidade. O exercício, que aqui se apresenta, analisa o percurso evolutivo das personagens cardosianas (Takas, Lucas Santiago, Pigafetta, Evaristo de Aquino e a narradora anónima d'O Plantador de Abóboras) à luz dos binómios anteriores e, também, enquadrando tais deslocações em diferentes planos: o da própria viagem; o da fragmentação do eu; o da identidade e o do exílio. É de crer que a análise das diferentes personagens permita revisitar um mosaico polifónico e caleidoscópico do que foram as vivências e as experiências de muitos timorenses-especialmente ao longo do século XX e nas primeiras décadas do presente séculocontribuindo, ainda num sentido mais amplo, para a construção de conhecimento sobre países da lusografia.
Luís Cardoso e Senna Fernandes são importantes escritores no panorama literário português e forne... more Luís Cardoso e Senna Fernandes são importantes escritores no panorama literário português e fornecem, sobre o Oriente, escritos únicos que permitem ampliar a experiência lusófona em vários vetores: social, étnico, histórico, cultural e literário. Concomitantemente, ambos partilham, por meio da literatura, representações da figura feminina que povoa os espaços multiculturais de Timor e de Macau. Neste quadro, o presente artigo intenta três ações nucleares: i) estabelecer uma aproximação sobre as particularidades técnico-compositivas e temáticas dos autores; ii) explicitar a figura da mulher na literatura de expressão portuguesa a Oriente, conferindo-lhe uma atenção académica que se tem revelado parca; iii) contribuir para o estudo literário de autores de literatura de expressão portuguesa e, assim, ampliar o conhecimento sobre os países e zonas que têm a língua portuguesa como língua oficial.
Senna Fernandes and Luis Cardoso are important writers in the Portuguese literary panorama and pr... more Senna Fernandes and Luis Cardoso are important writers in the Portuguese literary panorama and provide literary pictures about the Orient that allow the reader to expand the Lusophone experience in various perspectives: social, ethnic, historical, cultural and literary. This exercise brings a literary approach that makes the relationship between Macau and Timor more visible. Synchronously, focusing on the moments spent at the table, the analysis makes explicit identity clashes, ethnic and religious conflicts and certain historical moments that occurred between the characters in the first half of the 20 th century.
Sob o prisma da multiculturalidade e da identidade, a produção literária macaense é rica na parti... more Sob o prisma da multiculturalidade e da identidade, a produção literária macaense é rica na partilha de densas figuras que povoam e habitam os universos ficcionados da cidade de Macau, nos séculos XIX e XX. Restringindo o corpus literário à produção macaense na forma de conto, intenta-se aceder e explicitar as características das mulheres aqui presentes, buscando, posteriormente, a construção de um imagótipo feminino por meio da decorrente análise literária das obras de três autores nucleares: Deolinda da Conceição, Maria Ondina Braga e Senna Fernandes. O presente exercício logra, desta forma, contribuir para o diálogo cultural do espaço lusófono ao promover leituras que dão a conhecer: a produção literária macaense e figurações da mulher que são lidas por meio de chaves de leitura abeiradas da cultura nativa.
No presente artigo pretende-se refletir sobre o panorama atual da Educação Literária nos primeiro... more No presente artigo pretende-se refletir sobre o panorama atual da Educação Literária nos primeiros ciclos de ensino em Portugal. Neste sentido, numa primeira fase e com o intuito de enquadrar o tema, lança-se um olhar sobre os documentos normativos, sobre as orientações tutelares e sobre o que a literatura entende por "educação literária". Posteriormente, é promovida a leitura dos mesmos documentos em articulação com a problematização da operacionalização da educação literária dentro do quadro global da práxis escolar. Inevitavelmente, para a concretização deste exercício atende-se, ainda, à análise do papel do professor naquilo que é atinente à promoção da leitura, à selecção do corpus literário e ao delineamento e concretização das estratégias e dos objetivos da leitura e do estudo de literatura em sala de aula. O objetivo fulcral do trabalho é compreender os fatores decisivos que condicionam ou contribuem para concretização da educação literária em sala de aula e, simultaneamente, perceber possíveis coordenadas que favorecem a leitura literária.
Figurações da infância e da velhice na literatura, 2022
No presente texto, intenta-se perspetivar diferentes figurações da criança no quadro da literatur... more No presente texto, intenta-se perspetivar diferentes figurações da criança no quadro da literatura em língua portuguesa a Oriente. Para o efeito, convoca-se a obra de dois importantes romancistas: Luís Cardoso, timorense, e Senna Fernandes, macaense. Para além da reconhecida qualidade literária, ambos os escritores evidenciam marcas estilísticas semelhantes, de onde se destaca a permeabilização da encenação literária com elementos factuais do universo da experiência. Este aspeto permite, ao leitor, aceder a imagótipos literários que espelham a cosmovisão, a história, a religião, a política e a cultura da época. O que é proposto, neste exercício intelectual, é, pois, a concretização de dois objetivos preponderantes: i) a explicitação das representações das crianças, desde a sua meninice até à idade adulta, situando-se o percurso de vida dos jovens à luz das coordenadas culturais vigentes na época; ii) contribuir para lançar luz sobre o modo como a infância era perspetivada na época colonial portuguesa.
Uploads
Papers by Pedro d'Alte